Ola a todos,
Acabei de colocar Gas Natural no meu Vitara 1.6 8v. Notei que depois de ter colocado, quando esta no Gas o marcador do RPM fica no ZERO e quando ligo o ar-condicionado o carro fica estancando direto. Alguem ja teve este problema?/
OBS: Na gasolina o RPM ficar normal no 1.
Ola a todos,
Acabei de colocar Gas Natural no meu Vitara 1.6 8v. Notei que depois de ter colocado, quando esta no Gas o marcador do RPM fica no ZERO e quando ligo o ar-condicionado o carro fica estancando direto. Alguem ja teve este problema?/
OBS: Na gasolina o RPM ficar normal no 1.
Desde ja grato pela atenção
Eriko Bezerra
Xi!!!!!!!!!!!!!!!! Acabou de botar o GNV e já está criando a "estranheza".... Como o MAF que causou mt problemas no Vitara ou Grand... Procure o tópico que falam sobre o MAF ... MAF é um sistema do ar algo assim e queima... queima rápido!!!!!!
Absssssssssssss
Baeta's Off Road! Samurai 1.3 1993 de trilha
GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!
Fala João!
Cara infelizmente não posso te ajudar nesse problema, mas estou aqui para te dar uma alerta. Vc colocou o sistema eletrônico??
Bom, o fato é que o sistema eletrônico é mais eficiente e evita que o carro fique pipocando (aumenta tb o rendimento em potência e autonomia), pois se tiver uma contra explosão (pipoco) pode estourar o sensor de massa de ar...Aí meu amigo....Comece a coçar o bolso....Preço:R$1500,00!!!!!!!!!
Abs
Fala João!
Cara infelizmente não posso te ajudar nesse problema, mas estou aqui para te dar uma alerta. Vc colocou o sistema eletrônico??
Bom, o fato é que o sistema eletrônico é mais eficiente e evita que o carro fique pipocando (aumenta tb o rendimento em potência e autonomia), pois se tiver uma contra explosão (pipoco) pode estourar o sensor de massa de ar...Aí meu amigo....Comece a coçar o bolso....Preço:R$1500,00!!!!!!!!!
Abs
Fala! Eu nunca uso o GNV no Suzuki! E deus me livre a colocar! Abssssssssssssss
Baeta's Off Road! Samurai 1.3 1993 de trilha
GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!
O Vitarinha 1.6 8V não usa sensor MAF (que fica após o filtro de ar nos Sidekick e nos Grands) e sim o MAP que fica na vão do painel corta fogo ligado ao coletor de admissão por uma mangueirinha.
O sinal do rpm é originado do sistema de ignição, que no vitarinha é composto por módulo de ignição acoplado à bobina e um sensor localizado dentro do distribuidor que informa à central eletrônica a rotação e PMS (ponto motor superior dos pistões).
É possível que, se instalador usou um variador de avanço de ignição, tenha ocorrido algum problema com a perda desse sinal - o variador só atua quando vc muda a chave para o GNV.
Caso o seu kit GNV não tenha o variador de avanço não consigo entender lógica no fato do tacômetro deixar de funcionar quando no GNV - seria um mistério a ser desvendado.
Conforme o depoimento anterior, apenas reforço que não importa marca, modelo, se recomendado pela fábrica ou não - todo kit de GNV é um improviso. Não existe no nosso país carro (ou jipe) que tenha um motor especialmente projetado para usar GNV. Os fabricantes não lançaram ainda nenhum carro com kit ORIGINAL de GNV - todos são instalados por terceiros após o carro sair da linha de montagem, sendo que na maioria dos casos é instalado nas concessionárias. Se o kit fosse bom porque os fabricantes não lançaram até hoje?
Mas não é o caso, o seu jipe já tem o kit. Para evitar maiores dores de cabeça:
Exija o uso de analisador de gases para regular o kit (para que a mistura não fique pobre demais e rache o seu cabeçote a médio prazo). A longo prazo danos no cabeçote, como guias de válvulas e retentores são esperados;
Procure usar um pouco do combustível líquido (principalmente até o aquecimento e pouco antes de desligar);
Não se deixe enganar pelo óleo de aparência limpa, troque-o como manda o figurino;
Cuidado com a sobrecarga, pois existe o peso adicional do cilindro;
Redobre a atenção quanto a temperatura do motor, sendo que em situações de elevado graus de diversão (subindo uma duna, por exemplo) use gasolina;
Use velas e cabos adequados - a tensão de ignição no GNV sobe consideravelmente devido a diferente razão dielétrica nos gases de combustão quando o motor queima GNV. Isso reduz a vida útil de velas, cabos, bobina e distribuidor. A vida útil menor do bobina, rotor e tampa do distribuidor é algo esperado;
Tudo isso pode ser superado pela economia do seu Vitara 5 cilindros (4 no motor e 1 no porta luva traseiro) principalmente se vc roda muito. Mas que a manutenção aumentará, não tenha dúvida.
Amigão no seu caso acho que falta apenas uma pequena regulagem.
Na verdade pelo que você esta dizendo também acontece comigo, a lenta esta muito baixa e as vezes o carro chega até a morrer, tem que levar no instalador e pedir pra ele regular a lenta... Geralmente quando esta usando GNV a lenta altera um pouco quando roda na estrada, depois da uma parada ou então pega muito engarrafamento, não é como na gasolina que a lenta dificilmente fica alterada.
É só isso!!!
... todo kit de GNV é um improviso. Não existe no nosso país carro (ou jipe) que tenha um motor especialmente projetado para usar GNV. Os fabricantes não lançaram ainda nenhum carro com kit ORIGINAL de GNV - todos são instalados por terceiros após o carro sair da linha de montagem, sendo que na maioria dos casos é instalado nas concessionárias. Se o kit fosse bom porque os fabricantes não lançaram até hoje?...
Só um correçãozinha ... A Fiat lançou o Fiat Siena 1.4 Tetrafuel® – o primeiro veículo do mundo a rodar com quatro combustíveis: álcool hidratado; gasolina brasileira (que atualmente possui 20% de álcool); gasolina pura, como a existente em outros países da América Latina e Europa; e Gás Natural Veicular, ou GNV.
Ola Julio Camera,
O problema maior é so na macha lenta, pois andanto ate ficou melhor do que eu esperava. O estranho que tenho um amigo com o mesmo vitarinha e mesmo motor e ele colocou a um mes atras o gas e o dele ficou normal na macha lenta. Outra coisa o tacômetro ele nao para de funcionar, ele fica no zero com quando o carro esta no ponto-morto.
Qual o tipo de vela e cabo que posso usar?
E em relação da temperatura, no gas ele fica mais elevada? pq?
Voce acha que tenho que fazer regulagem eletronica para isso? Tem alguma coisa haver?
Fala! Eu nunca uso o GNV no Suzuki! E deus me livre a colocar! Abssssssssssssss
É infelizmente tenho que colocar , pois o cosumo é um pouco alto e ando muito para trabalhar, mas na praia e trinha tem que ser mesmo na gasolina.
Agraço
Eriko Bezerra
Pelo que tinha sido relatado imaginava que o conta giros não funcionava em nenhuma rotação. Nesse caso o que esqueçam o que eu disse. Basta regular a marcha lenta, que no sistema GNV é mantida por uma regulagem específica em uma pressão de gás diferente de outros regimes, o que é feita pelo regular de gás.
Os fabricantes de cabos de vela e vela têm uma linha especial para veículos GNV, no caso vc terá que encontrar modelo que se adapte ao seu jipe.
Com relação ao Siena realmente a FIAT inovou,mas ainda não representa percentagem significativa do mix de produção, sendo instalado por parceiros (Magnetti Marelli e White martins) no final da linha de montagem. Não creio que vingue pelo custo do kit (só é interessante aos taxistas devido a isenção de impostos) e pela incerteza futura de abastecimento de gnv.
se eu não me engano, a Ford acabou de lançar uma versão da Ranger Gasolina com motor adaptado ao GNV. Fica a cargo do cliente somente a instalação do cilindro.
Os fabricantes estão realmente se mobilizando, mas é de forma tímida e incipiante, conforme relata notícia abaixo. A contrário do que eu disse, apurei que a FIAT já entrega o Siena convertido, o ranger é convertida posteriormente.
"Ao apagar das luzes de 2006, a Ford apresenta uma opção inédita no mercado: um picape médio com kit de gás natural veicular (GNV) homologado de fábrica. O Ranger GNV, como a Ford o nomeou, estará disponível ao consumidor de forma gradativa em três etapas. Em fevereiro começa a ser vendido na Grande São Paulo, na cidade do Rio de Janeiro e em Salvador. No segundo passo, em março, chega ao interior de São Paulo, ao Paraná e ao Rio Grande do Sul, para finalmente, em setembro, estar disponível nas demais regiões do País.
Esse planejamento de distribuição se fez necessário por vários motivos. A Ford precisa treinar sua rede de concessionárias e a rede de distribuidores da BRC/White Martins, fabricante do kit e parceira da Ford nessa empreita. A parceria existe porque os kits não acompanham o carro desde sua fabricação, na Argentina, sendo instalados após a aquisição do veículo a gasolina. "