Conectar

Ver Versão Completa : Explorer 97 4x4 - Coroa E Pinhão Velocimetro

Marcelo Macedo
30/01/2007, 23:13
Pessoal,

O Velocimetro Da Minha Exlporer Fica Com O Ponteiro Da Velocidade Instavel Tem Momentos Que Bate No Zero E Volta a Oscilar Na Velocidade, Antes Da Troca Do Pinhão Não Funcionava, E Agora Que Troquei O Pinhão O Ponteiro Fica Oscilando, Ou Seja, Não Estabiliza.
Me Disseram Que Tenho Que Trocar A Coroa Também, Pois A Mesma Deve Estar Gasta. Gostaria De Saber Como Devo Trocar A Coroa, Seria Apenas Soltar A Cruzeta Da Caixa De Transferencia E Sacar A Flange Do Final Da Caixa De Transferencia. Após Isto Já Teria Acesso A Coroa?????? Ajudem

Grato
Marcelo Macedo

j.sebastian
31/01/2007, 11:38
Sacando o garfo/flange traseiro (dá um certo trampo e precisa de pneumatica ou alavancona) e o retentor q vem logo depois, vc tem acesso à coroa q gira o pinhãozinho do velocimetro... talvez precise trocar o retentor se danificar ao tirar..

Mas antes de fazer isso, dá para vc olhar, com um espelho, pelo buraco onde entra o pinhão, para ver o estado da coroa, que é de plástico...

Se o pinhão e coroa estão danificando, melhor trocar o cabo, q deve estar prendendo e criando resistência. Verifique q ele não faça curvas muito fechadas tbem e lubrifique ele por dentro da capa...

Seba

j.sebastian
31/01/2007, 11:44
Ah! Quando eu troquei a coroa, ela tinha estragado pq o anel metálico q prende o pinhão, estava mal encaixado e foi comendo os dentes dela... cuidado com isso...

Ah2! Existem pinhoes de diferentes quantidades de dentes, q servem para regular o velocímetro qdo trocamos os tamanhos dos pneus... 17, 19, 21 dentes... a coroa tem 7 se não me engano...

Seba

Márcio T
31/01/2007, 15:34
Só um detalhe, que não muda muito o procedimento: Acho que na Explorer 97 já não existe o cabo do velocímetro propriamente dito (cabo de aço), mas um par de fios que sai do gerador de pulsos. O sistema passou de torção para eletrônico.

Abraços.

Márcio

j.sebastian
31/01/2007, 17:37
Só um detalhe, que não muda muito o procedimento: Acho que na Explorer 97 já não existe o cabo do velocímetro propriamente dito (cabo de aço), mas um par de fios que sai do gerador de pulsos. O sistema passou de torção para eletrônico.

Abraços.

Márcio

Vero! :concordo:

Nas "pré-95" tbem tem o par de fios, q saem do sensor e vão pra centralina, mas tem o cabo de aço, q não existe após 95...

Seba

Marcelo Macedo
31/01/2007, 23:00
Valeu,

Hoje desmontei, gastei 40 minutos e a COROA já estava na mão, tá gasta no último. A minha realmente não tem cabo de aço, tem somente o gerado de pulsos que acopla no pinhão.

Será que acho outra nova somente na concessionária FORD, o retentor danificou não teve jeito para tira-ló tive que fude-ló. Vou na casa do Retentor aqui em campinas comprar outro tem 49mm ext. e 41mm int.

O meu pinhão é de 19 dentes. Agora uma dúvida se eu for colocar pneus com diametrô maior terei que colocar pinhão com menos dentes, ou seja, o de 17 dentes, com menos dentes daria uma volta mais rápida, e compensaria para que o velocimetrô não fique marcando a menos??????

Aqui em Campinas tem uma oficina que conserta velocimetrô e eles me disseram que teria que desmontar a caixa de transferência para conseguir extrair a COROA, é o fim, só se os engenheiros da FORD tivessem ficados todos loucos. Queiram R$400,00 pelo serviço. Fala sério.

j.sebastian
01/02/2007, 08:28
Valeu,

Hoje desmontei, gastei 40 minutos e a COROA já estava na mão, tá gasta no último. A minha realmente não tem cabo de aço, tem somente o gerado de pulsos que acopla no pinhão.

Será que acho outra nova somente na concessionária FORD, o retentor danificou não teve jeito para tira-ló tive que fude-ló. Vou na casa do Retentor aqui em campinas comprar outro tem 49mm ext. e 41mm int.

O meu pinhão é de 19 dentes. Agora uma dúvida se eu for colocar pneus com diametrô maior terei que colocar pinhão com menos dentes, ou seja, o de 17 dentes, com menos dentes daria uma volta mais rápida, e compensaria para que o velocimetrô não fique marcando a menos??????

Aqui em Campinas tem uma oficina que conserta velocimetrô e eles me disseram que teria que desmontar a caixa de transferência para conseguir extrair a COROA, é o fim, só se os engenheiros da FORD tivessem ficados todos loucos. Queiram R$400,00 pelo serviço. Fala sério.

Sem querer te desanimar, essa coroa é bem difícil de achar... eu so consegui numa t-case de troller q um amigo ia colocar numa gaiola, então não precisava de velocímetro :(

Quanto ao pinhão, é isso mesmo! Vc usa a fórmula:

Novo = (Velho x leitura velocimetro)/velocidade real

Assim, se vc tá andando a 100km/h no gps, mas o velocimetro marca 90km/h:

Novo=(19x90)/100=17.1 ->arredonda para 17

Seba

Marcelo Macedo
02/02/2007, 19:45
Pessoal,

Na Concessionaria me disseram que a ford cancelou a coroa, não fornece mais.

Fui até a RODOFOR, é uma loja paralela só de peças ford, consegui uma da F1000, que é igualzinha somente a capa onde estão os dentes. A minha já não era original, pois tinha uma luva de ferro por dentro. Dai comprei a da F1000, tirei a luva de ferro da antiga levei no meu torneiro pois precisou abaixar 4mm, e entrou prensado na nova capa.

RESULTADO POSITIVO O VELOCIMETRO DORMIU COMO UMA CRIANÇA. RSRSRS

j.sebastian
02/02/2007, 21:32
Pessoal,

Na Concessionaria me disseram que a ford cancelou a coroa, não fornece mais.

Fui até a RODOFOR, é uma loja paralela só de peças ford, consegui uma da F1000, que é igualzinha somente a capa onde estão os dentes. A minha já não era original, pois tinha uma luva de ferro por dentro. Dai comprei a da F1000, tirei a luva de ferro da antiga levei no meu torneiro pois precisou abaixar 4mm, e entrou prensado na nova capa.

RESULTADO POSITIVO O VELOCIMETRO DORMIU COMO UMA CRIANÇA. RSRSRS

Ótimo!

A original tem metal por dentro, sim... depois vou tirar uma foto da velha e posto...

Qto morreu$$ na de Fmir?

Seba
curioso...

Marcelo Macedo
05/02/2007, 16:21
J. Sebastian,

Paguei R$15,00 no da F1000, vem o conjunto pinhão/Coroa. Mais R$15,00 do torneiro. TOTARRR R$30,00 rsrsrsrs. Então a minha era original, pois a original tem metal interno.

Marcelo Macedo