Postado originalmente por
Marcelo Macedo
Valeu,
Hoje desmontei, gastei 40 minutos e a COROA já estava na mão, tá gasta no último. A minha realmente não tem cabo de aço, tem somente o gerado de pulsos que acopla no pinhão.
Será que acho outra nova somente na concessionária FORD, o retentor danificou não teve jeito para tira-ló tive que fude-ló. Vou na casa do Retentor aqui em campinas comprar outro tem 49mm ext. e 41mm int.
O meu pinhão é de 19 dentes. Agora uma dúvida se eu for colocar pneus com diametrô maior terei que colocar pinhão com menos dentes, ou seja, o de 17 dentes, com menos dentes daria uma volta mais rápida, e compensaria para que o velocimetrô não fique marcando a menos??????
Aqui em Campinas tem uma oficina que conserta velocimetrô e eles me disseram que teria que desmontar a caixa de transferência para conseguir extrair a COROA, é o fim, só se os engenheiros da FORD tivessem ficados todos loucos. Queiram R$400,00 pelo serviço. Fala sério.
Sem querer te desanimar, essa coroa é bem difícil de achar... eu so consegui numa t-case de troller q um amigo ia colocar numa gaiola, então não precisava de velocímetro 
Quanto ao pinhão, é isso mesmo! Vc usa a fórmula:
Novo = (Velho x leitura velocimetro)/velocidade real
Assim, se vc tá andando a 100km/h no gps, mas o velocimetro marca 90km/h:
Novo=(19x90)/100=17.1 ->arredonda para 17
Seba