Ver Versão Completa : Limpeza do radiador
Humberto Barbosa
19/04/2004, 18:47
Pessoal,
Chegou a hora de trocar o oleo do motor do jeep (BF161).
Um tempo atrás ouvi dizer de um produto da lumobrás (fabricante das consagradas graxas Molykote) que serve para limpeza interna do motor, o TUNAP 327.
Segundo informações da embalagem, basta adicionar ao oleo velho, já aquecido, e deixar o motor funcionando por 10 minutos. Como vou fazer a limpeza do carter, pensei em usar.
Pergunto: alguém conhece? Aprova ou desaprova?
Outra:
Também vi um tal de RADIADOR FLUX, para limpeza do radiador.
Se alguém conhecer o produto e puder dar opinião, eu agradeço.
Um forte abraço a todos
Humberto
CJ66 São Paulo
Thiago Serpa
21/04/2004, 15:59
Humberto, certa vez utilzei um desses fluidos de limpeza para radiador em um gol, vende nos postos.. Não tive problemas e rosolveu meu problema. Acredito que sirva para o radiador do jeep sem problemas
LuizCabral
26/04/2004, 18:35
esqueça esses produtos.
Use o "engine flush" da STP. Voce vai no posto, manda o cara colocar o produto no oleo velho, deixa funcionar por 5 min, baixa o oleo, coloca o oleo novo e seja feliz.
Se quiser pode colocar outros aditivos da STP com o óleo novo, vale a pena.
Zeca - PVH
30/01/2007, 22:30
Olá Pessoal!
O "Mutante" baixou na oficina + uma vez - desta vez para fazer o motor (um dia ele fica bom - do jeito que eu quero, eh, he, he). E aproveitando o desmonte, notei que o radiador, embora aparentemente novo, está muito sujo por dentro. Daí, aproveitando a ajuda dos amigos do FORUM, preciso de informações de como e quais produtos utilizar para a lavagem do mesmo. A propósito, hoje à tarde, em conversa como o "meca" que está fazendo o motor, ele me disse que o jeito mais eficiente de se limpar o radiador e as galerias do motor é colocar um pouco de querosene no radiador e funcionar o motor por um tempo, depois drenar tudo e o sistema estará limpo. Alguém confirma essa informação ou alguém tem um método mais eficiente para limpar o radiador.
Abraços.
Zeca - PVH
"Mutante" - CJ - 5 / 82 "JeePala" GM - 151 S (No estaleiro)
"Negona" Ranger Storm - ano 2004
Grande Zeca, eu fiz a limpeza do meu assim:
1) Esgotei toda a água do radiador
2) Coloquei nova água, funcionei e esgotei de novo.
3) Coloquei água com Rad-Clean e andei uma semana
4) Esgotei tudo de novo e coloquei água com Paraflu (ou outro aditivo de manutenção)
Tá limpinho e cheiroso.
Quanto ao querosene, sei não. Ja ouvi falar, mas não tive coragem de colocar. O agente de limpeza (RadClean) é relativamente barato... compra-se em Autopeças por 4 pilas (ou no posto por 8...).
Abração, boa semana.:concordo:
Cacá
Só lembrando para a agua circular melhor.....principalmente se for fazer a circulação da solução com o carro parado, é retirar a valvula termostatica, AI NÃO É PRECISO ATINGIR A TEMPERATURA PARA ELA COMEÇAR A CIRCULAR.......
lucciano amaral
31/01/2007, 19:03
Um amigo meu meu limpou seu radiador usando coca cola, e um outro usando soda caustica na agua, ambos deram bons resultados.
alexrib2005
31/01/2007, 19:11
Bom deixa eu meter meu pitaco, o problema de usar querosene, este pode atacar as mangueiras, pois isso e um problema.
Quanto a Coca Cola, está tem carater ácido como o vinagre, então ele funciona e ainda previne a corrosão devido ao ácido fosforico usado como conservante.
Quanto a soda essa também é problema, pois em doses muito elevadas isso causa corrosão também.
Sugiro o uso de produtos comerciais especificos para isso, pois não devemos arriscar, porque um radiador não e barato...
Um abraço a todos e desculpe a extensão do texto.
4) Esgotei tudo de novo e coloquei água com Paraflu (ou outro aditivo de manutenção)
Tá limpinho e cheiroso.
Quanto ao querosene, sei não. Ja ouvi falar, mas não tive coragem de colocar. O agente de limpeza (RadClean) é relativamente barato... compra-se em Autopeças por 4 pilas (ou no posto por 8...).
Cacá
X2 :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:
Esse é o melhor caminho, como também o mais garantido!
RadClean não permite que se forme novamente a borra escura e evita a corrosão do bloco!
Abraços.
Kim.
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
31/01/2007, 21:37
Bom deixa eu meter meu pitaco, o problema de usar querosene, este pode atacar as mangueiras, pois isso e um problema.
Quanto a Coca Cola, está tem carater ácido como o vinagre, então ele funciona e ainda previne a corrosão devido ao ácido fosforico usado como conservante.
Quanto a soda essa também é problema, pois em doses muito elevadas isso causa corrosão também.
Sugiro o uso de produtos comerciais especificos para isso, pois não devemos arriscar, porque um radiador não e barato...
Um abraço a todos e desculpe a extensão do texto.
X2 x 1.000.000!
Querosene, neca! Ataca as mangueiras e não limpa nada, os depósitos geralmente são calcários e o querosene não atua neles.
Coca, neca! Apesar de os depósitos serem calcàrios (portanto alcalinos) e serem neutralizados pelo ácido fosfórico da Coca (ou qualquer outro ácido) o efeito desagregante é pequeno e prejudicado pelo xarope que se vai acumular nas paredes dos dutos. A longo prazo trará problemas. A primeira vítima será a válvula termostática a segunda o próprio radá...
A soda cáustica também não é aconselhável. É uma base!
Há produtos específicos e baratos, já estudados por químicos e aprovados. Pra quê inventar modas?
Os radiadores têm uma pequena válvula (torneira) e alguns motores (Continental, Hurrycane, BF...) têm outra (próximo ao distribuidor). Essas 'torneiras' costumam abrir ao contrário. Abra as ditas e, com a água da mangueira correndo pela boca do Radá, deixe o motor funcionando e a água vazando por essas válvulas até sair limpa. Faz uma sujeira danada no piso!
Nos manuais de manutenção está tudo descrito de forma bem sucinta.
Abraço
Alexandrino
X2 x 1.000.000!
Querosene, neca! Ataca as mangueiras e não limpa nada, os depósitos geralmente são calcários e o querosene não atua neles.
Coca, neca! Apesar de os depósitos serem calcàrios (portanto alcalinos) e serem neutralizados pelo ácido fosfórico da Coca (ou qualquer outro ácido) o efeito desagregante é pequeno e prejudicado pelo xarope que se vai acumular nas paredes dos dutos. A longo prazo trará problemas. A primeira vítima será a válvula termostática a segunda o próprio radá...
A soda cáustica também não é aconselhável. É uma base!
Há produtos específicos e baratos, já estudados por químicos e aprovados. Pra quê inventar modas?
Os radiadores têm uma pequena válvula (torneira) e alguns motores (Continental, Hurrycane, BF...) têm outra (próximo ao distribuidor). Essas 'torneiras' costumam abrir ao contrário. Abra as ditas e, com a água da mangueira correndo pela boca do Radá, deixe o motor funcionando e a água vazando por essas válvulas até sair limpa. Faz uma sujeira danada no piso!
Nos manuais de manutenção está tudo descrito de forma bem sucinta.
Abraço
Alexandrino
x 10.000 (palavra de química! :wink: )
Zeca - PVH
01/02/2007, 05:39
Valeu rapaziada!
Analisando as respostas dos amigos já me decidi. Vou usar os produtos comerciais disponíveis no mercado próprios para limpar radiador. Lembrando que o "barato" pode custar muito caro.
A proprósito, conforme citado pelo Alexandrino sobre a existência de torneira ou dreno de água em motores, alguém sabe se o motor do opala possui esse sistema?
Grato.
Zeca - PVH
"Mutante" - CJ 5 - 82 / GM 151 S - no estaleiro
"Negona" - Ford Ranger Storm - 2004
NovatoF75
03/05/2010, 15:51
Olá a todos!! Sei q o tópico é um pouco antigo, mas preferi postar aqui ao invés de abrir um novo... Mas...
... ALGUÉM SABE ME DIZER ONDE É O DRENO DE ÁGUA DO BLOCO, DO MOTOR OHC??
No manual diz que é do lado direito do bloco... mas não achei....
Desde já grato!!
Felipe
Yuri Rodrigues
03/05/2010, 16:10
Aproveitando , qual a quantidade do RadClean indicada para o radiador do Jeep ?
Tem que deixar, agir por horas /dias antes de lavar todo sistema ?
Obrigado
Yuri
Aproveitando , qual a quantidade do RadClean indicada para o radiador do Jeep ?
Tem que deixar, agir por horas /dias antes de lavar todo sistema ?
Obrigado
Yuri
Boa tarde prezado ! o Radclean é dose única, você lava o sistema e coloca o Radclean, roda uns dias - não lembro quantos - na embalagem está especificado, se não me falha a memória, lava de novo e coloca o Radcool se for o caso . . . um abraço !
rodrigo.hoffman
03/05/2010, 18:42
Olá a todos!! Sei q o tópico é um pouco antigo, mas preferi postar aqui ao invés de abrir um novo... Mas...
Desde já grato!!
Felipe
Ae Felipe
Fiquei aqui pensando na sua pergunta e pensei comigo.. "Que p#@%a de dreno esse cara ta falando" :mrgreen:.. Ai lembrei que no coletor de admissão do OHC tem um parafuso logo abaixo do carburador, como se fosse um bujão bem proximo da vareta de óleo.. Ali vc consegue drenar a agua, mas acredito que nao vai drenar por completo, pois ela e meio alta.. A melhor maneira de tirar a agua toda é soltando a mangueira inferior do radiador :)..
[ ]´s
Julio Rebello
03/05/2010, 18:55
Ae Felipe
Fiquei aqui pensando na sua pergunta e pensei comigo.. "Que p#@%a de dreno esse cara ta falando" :mrgreen:.. Ai lembrei que no coletor de admissão do OHC tem um parafuso logo abaixo do carburador, como se fosse um bujão bem proximo da vareta de óleo.. Ali vc consegue drenar a agua, mas acredito que nao vai drenar por completo, pois ela e meio alta.. A melhor maneira de tirar a agua toda é soltando a mangueira inferior do radiador :)..
[ ]´s
Talvez ele esteja falando do Bf-161, pois ele tem um dreno no loco do motor.
Sds4x4.
Julio CJ
CARLOS SP
03/05/2010, 19:33
Saudações a todos.
Também não sou muito fã de fórmulas domésticas ou ensinadas por (in)gênios...
Acho preferível produtos industrializados, formulados sob supervisão de químicos ou outros técnicos igualmente competentes(pelo menos deveria). Mas recomendo cautela àqueles que irão utilizar o RADCLEAN e os FLUSHS da vida. Não que sejam ruins. Justamente por serem bons demais, são bastante agressivos e podem "limpar" além do que gostaríamos. Não se esqueçam, proprietários de CJ's, que nossos motores são antigos e requerem cuidados especiais. No meu jeep, lavo o radiador e bloco com o bom e velho SOLVENTE UNIVERSAL, que é a nossa boa e conhecida água. Lubrificante: retiro o cárter para limpeza e no bloco, não mexo com o que está quieto. Para os que quiserem mesmo usar o RADCLEAN, recomendo trocar a água do sistema, adicionar o RADCLEAN e ir dar umas voltas aí de uns 20 ou 30 km. Não precisa mais que isso. Deixe a viatura esfriar, lave todo o sistema com água pura e quando estiver saindo só agua limpa, complete e pronto. Quanto menos invenção melhor para nossos bolsos. Abs.
NovatoF75
04/05/2010, 16:16
Que coisa... no manual do OHC fala que o bujão pra drenar o sistema de arrefecimento fica do lado direito do bloco... mas NINGUÉM SABE, NINGUÉM VIU esse bujão... nem eu... hehehe
Pelo jeito o melhor é drenar tirando a mangueira de baixo do radiador mesmo né...
rodrigo.hoffman
04/05/2010, 21:23
Que coisa... no manual do OHC fala que o bujão pra drenar o sistema de arrefecimento fica do lado direito do bloco... mas NINGUÉM SABE, NINGUÉM VIU esse bujão... nem eu... hehehe
Pelo jeito o melhor é drenar tirando a mangueira de baixo do radiador mesmo né...
Cara
Eu olhei o manual que tenho aqui e não achei essa informação :pensativo:.. Bota ai a parte que fala isso pra gente dar uma olhada. Voltando ao assunto da limpeza, tirando a mangueira fica 100% pra limpar..
[ ]´s
NovatoF75
05/05/2010, 17:53
Cara
Eu olhei o manual que tenho aqui e não achei essa informação :pensativo:.. Bota ai a parte que fala isso pra gente dar uma olhada. Voltando ao assunto da limpeza, tirando a mangueira fica 100% pra limpar..
[ ]´s
Oi Rodrigo!
Dá uma olhada na parte 3 do capítulo arrefecimento, parágrafo "drenagem do sistema de arrefecimento". Diz: "Para drenar o radiador, soltar a mangueira localizada na parte inferior do mesmo. O bloco do motor é drenado tirando-se o respectivo bujão localizado em sua parte inferior, do lado direito".
Esse manual foi postado pelo leopoldo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=6478&d=1098748897
a página com a informação está no arquivo 4 da pasta arrefecimento. No arquivo 7 fala também do limite de torque do tal bujão.
Abraço!
Limpeza do sistema:
Gente o problema é o seguinte:
Comprei dois BF-161
Um parado ha 1/4 de seculo em situação lastimável e 1 parado ha uns 5 anos (acho)
Ambos os dois juntos estão com uma crosta nas galerias de agua.
O mais desgraçado desmontei inteiro para tirar umas peçinhas e aprender a mexer no BF.
proveitei e passei uma lava-jato pelos furos do bloco que dão nas galerias do bloco. Puts !
Saiu aproximadamente 2 copos de "cimento" de dentro das galerias.
Mas vejam que por mais que se cutuque com o jata dágua, a agua não faz curva, então vai
sempre ter uns cantinhos escondidos encrostados.
O bloco melhor, estava com a junta queimada entre os cilindros 4 e 5 e esta começando a queimar entre o 2 e 3.
Este bloco eu não desmontei ! Como os cilindros ainda apresentam um restinho do brunimento
pensei em remontar e usar uns tempos enquanto reformo o BF que esta na viatura.
A ideia era:
Plainar o cabeçote por via das duvidas,
Trocar todo o jogo de juntas
Arrumar um prisoneiro do escape que esta quebrado
Revisar a bomba de oleo
Assentar valvulas de admissão e escape
Limpar o carter
Colocar uma bomba de gasolina nova
trocar todos os selos do bloco e do cabeçote.
MAS.....
Antes de mandar o cabeçote pra plaina, resolvi tirar os dois selos do cabeçote, assim na hora do banho quimico ja limpa mais alguma coisa.
Fiz um furo de uns 8mm em cada selo, enfiei uma barra de ferro ali, dei uma torcida e saiu o selo.
Para minha surpresa atras do selo tinha um tijolo !!!! Só com a marca da broca da furadeira que usei para furar o selo !
Peguei uma chave de fenda e fui cutucando até tirar os demais tijolos !!! Toda a lateral do cabeçote estava cheia deste material ! Interessante que era justamente no ponto onde a junta queimou ou estava quimando ! Logico que o cabeçote é mais larguinho naquele ponto por causa do coletor de admissão integrado ao cabeçote, mas achei a coincidencia muito interessante !
Liguei pro cara da plaina e perguntei para ele se no "banho" os tijolos iam sair...Ele disse que sim!
Ai perguntei para ele como limpar as galerias do bloco, MAS sem desmontar o virabrequim, aneis e pistão !
Nesta hora falou a padronização tecnica "só se desmontar para por no tanque"
Então ai vai a duvida efetiva....
Como limpar o bloco ?
sem desmontar o virabrequim, pistões e aneis
sem colocar um produto e rodar um pouco pois o motor esta fora do carro
passar lava-jato é complicado pois vai acabar molhando o que não deve
O mecanico não quis contar o produto que usam.....(viado !)
A meu ver, já que está fora do jeep, desmonte o motor (cabeçote e tampa do cárter) mande dar um jato de areia para limpar tudo aquilo que for possivel, tirando sujeiras mais dificeis de sair. Troque as juntas, pois devem estar ressecadas. Monte e antes de funcionar, deixe um pouco de tempo com aquele produto de limpar radiadores. Te falo porque fiz isso em um motor de opala 4cc, que estava uns 5 anos sem funcionar, parado, tomando chuva, e foi fazer isto que te falei e sair pra galera. Ah, dei um passe no cabeçote so pra ver se realmente não estava empenado. E troquei a bomba de oleo também, pois vai que ela estragasse e eu tivesse que desmontar tudo de novo pra trocar ela. Vai saber né.
mas...jato de areia por fora tudo bem, se bem que no meu caso por fora esta limpo...e nas galerias do motor como fica ? meu problem é esta crosta toda se soltar quando o motor funcionar vai voltar a entupir o cabeçote novamente, o radiador e assim vai...
Fabiano Willys CJ5 1959
15/06/2011, 20:46
ALL !!
Edgar, com certeza o material que tem aparência de "tijolo" é ferrugem acumulada com o tempo devido à falta de manutenção do sistema de arrefecimento (limpeza).
Se vc quer fazer algo pra não lhe incomodar, o correto é dar banho quimico tanto no cabeçote como no bloco, ambos desmontados para limpar corretamente as galerias e não haver ataque ao tratamento das demais peças.
Caso use deste jeito (sem limpar) com o tempo a sujeira irá se acumular no radiados (lodo).
Fabiano, tem ideia de que produtos compõe o banho quimico ? Queria fazer isto em casa mesmo, afinal ja tenho 3 motores para "lavar". Mas lavar por dentro, a parte externa é detalhe.
Fabiano Willys CJ5 1959
16/06/2011, 12:42
Fala Edgar !!
De pronto não sei lhe indicar nada pra fazer em casa.
Vi em algum topico aqui no forum mas não lembro qual, um colega jipeiro de Ctba que indicou alguns produtos quimicos para este fim/trabalho.
Só que no meu ponto de vista eles não vão lhe dar o mesmo resultado que um banho quimico especializado que remove toda a ferrugem, e outro problema é que o pessoal da retifica não revela onde eles levam pra fazer isto.
Rodolfo Ourique
16/06/2011, 13:31
A água que deveria ser usada em radiadores é a água desmineralizada, a mesma usada em caldeiras, porém você só encontra em grandes indústrias que possuem sistema de tratamento de água. Sendo assim o ideal para evitar depósitos, resíduos e corrosões é mesmo trocar a água com periodicidade e se tiver acesso a aditivos que reduzem a dureza da água tb pode usar, mas aí cabe uma análise da água pra saber a quantidade exata a ser adicionada.
Só vale lembrar que produtos como Radcool e Paraflu são "Etilenoglicol" que nada mais são do que elevadores de ponto de ebulição da água, ou seja, nenhum deles vai evitar corrosão ou desgaste, apenas vão reduzir a chance de ferver o carro em trabalho pesado (temperatura elevada).
Rafaminc
16/06/2011, 17:12
Fabiano, tem ideia de que produtos compõe o banho quimico ? Queria fazer isto em casa mesmo, afinal ja tenho 3 motores para "lavar". Mas lavar por dentro, a parte externa é detalhe.
Acho que vc tem duas opções: Ou faz o banho químico, desmonta tudo, troca anéis e dá uma brunida e gasta uns 400 conto, ou parte para os métodos caseiros, colocando aditivo para limpeza, trocando a água diversas vezes... Eu já testei até colocar 1 tubo de limpol misturado na água no meu Uno véio e rodei por algumas horas (parece que limpou um pouco). Fora isso dá pra testar, óleo desengripante, sabão em pó, coca-cola...hehe...brincadeiras a parte, mas vai que alguma destas coisas funciona?
No máximo vc vai detonar o rolamento da bomba dágua. Só não coloque produtos químicos que desmanchem seu radiador, junta do cabeçote (alumínio) ou o fefo do motor...
Não sei se é o produto ideal, mas acredito que ajuda e muito a tirar um pouco a ferrugem. Eu limpei algumas partes do jeep que vieram enferrujadas quando comprei ele, e ficaram boas. Dê uma olhada, quem sabe te serve. Eu vi hoje ele em uma loja em que compro ferramentas, mas deve ter também em loja de tintas, com certeza. O valor era R$11,00.
Allchem Química (http://www.allchem.com.br/index2.php?lng=&selecQ=4&selecsubQ=13&lkpaginaQ=produtos/produto_auto.php&idprod=12&bg=1)
ta ai uma ideia, conheço este treco verdo como ferlicom. tenho la na loja, amanha vou por um rotor de bomba dagua de molho nele, se soltar a crosta ja ta valendo.
se num me engano da para dissolver em agua, talvez demore mais, mas tambem rende mais....
Fabiano Willys CJ5 1959
16/06/2011, 20:56
Vixi Edgar.....cuidado.
Me corrijam os demais colegas, mas acho que o ferlicon não vai limpar nada da ferrugem !! Ferlicon é um reagente à base de fósforo/fosfato, ou seja, ele irá "cauterizar" a ferrugem sobre o ferro da mesma forma que o TF-7 (conversor de ferugem em primer).
Aguardando os demais comentários..................
Fabiano Willys CJ5 1959
16/06/2011, 21:02
ALL !!
Deem uma olhada aqui => TF7 Qumica do Brasil - Veja como funciona (http://www.tf7.com.br/portugues/funciona2.html)
O objetivo é gerar discussões e encontrar um produto que atenda as nossas necessidades.
Abraço,
Bão.....o rotor da bomba dagua ja esta ha 2 horas no ferlicon (o liquido verde fedorento)
Solta espuma branca, parece realmente reação do acido fosforico, mas até agora não vi alguma parte sem crosta.
Vou observando de hora em hora. Se não limpar até as 18hs....vai ficar até amanha cedo !
Achei em caxias do sul (RS) . IKG Química . (http://www.ikgquimica.com.br/produtos_decapante.php)
Dicap Fe
Descrição: Decapante indicado para desenferrujar, desoxidar e desengraxar por simples imersão, peças avulsas ou em quantidade. Pode ser usado em ferro-gusa (cinza), ferro enferrujado, aços, como também para latão e cobre. Não ataca o metal base e não ocorre hidrogenação das peças, isto é, não ficam quebradiças evitando o tratamento posterior em forno. Dicap Fe retira as ferrugens grossas, oxidações e graxas (mesmo o óleo queimado proveniente do tratamento térmico) ao mesmo tempo não deixa ação decapante residual. Em geral é desnecessário o movimento mecânico na decapagem.
Mandei um email para eles, sem frete da 10 pilas o kg......
O laboratorio deles respondeu o que esta abaixo, depois que falei que ia botar o bloco de ferro fundido do motor de molho ali dentro !
Bom dia Edgar.
Na verdade o Dicap Fe é usado puro, para ter melhor eficiência, ele limpa ferrugens e carepas deixando o material base claro.
Porém já foram feito testes de resultado positivo usando o Dicap Fe na seguinte proporção, até para baratear um pouco o custo, também depende da quantidade que o Sr. vai usar.
30 % de água
30 % de Ácido Muriárico
40 % de Dicap Fe
Já que tem Ácido na composição, sempre aconselhamos a usar óculos de proteção, Luvas de PVC (se tiver muito contato, senão pode ser a nitrilo verde), avental para se acaso respingar na roupa pode manchar e bota de borracha.
Robertux
20/06/2011, 19:45
Bom, no meu eu tirava a mangueira de baixo, esgotava toda a agua suja, reconectava a mangueira, completava com agua, ligava o motor fazia circular um pouco e repetia o procedimento até a agua ficar totalmente limpa, depois completava com agua e colocava um copo de óleo solúvel, que mantinha o sistema limpo e se ferrugem por um bom tempo.
Quando comecava a sujar eu repetia o processo. Quando abri o motor para retificar, estava limpinho sem ferrugem nos dutos.
A vantagem do óleo solúvel é que é bem mais barato que os aditivos e, para motores velhos e radiadores nao selados que jogam a agua fora, funciona muito bem. Ele era usado pelas montadoras na decada de 60.
eliasFerreira
21/06/2011, 10:55
Robertux, beleza?
Que óleo solúvel seria este? Alguma marca específica?
Valeu.
lucciano amaral
21/06/2011, 13:02
Elias esse oleo soluvel é muito bom mesmo, e eu comprei em loja de lubrificantes, me venderam em litro e me informaram que era oleo soluvel tambem usado em tornearias, assim é facil de achar. Ah o oleo soluvel é diluido na agua, assim pode comprar, se venderem, meio litro ou no maximo 1 litro que rende muitoooooooooo;
Robertux
21/06/2011, 13:14
É exatamente isso, eu também comprei em uma loja de lubrificantes, eles recebem em tambor de 200L e vendem picado. Eu comprei um litro. Um copo no radiador é suficiente, portanto com um litro você faz pelo menos 4 trocas de água do radiador e custa mmmuuuuuiiiiittttooooo mais barato que os aditivos.
Para os motores velhos, de ferro, acho até que é mais eficiente, já que os adtitivos modenos são desenvolvidos para motores modernos, em sua maioria de ligas de alumínio.
Como disse o colega Luciano esse óleo é usado em máquinas operatrizes, tipo torno, freza, furadeiras, quando trabalhando em metal.
Ele se chama óleo soluvel extamente porque é soluvel em água e quando diluído a agua fica branca, como leite.
eliasFerreira
21/06/2011, 13:26
Opa!
Aprendi mais uma!
Valeu Robertux e lucciano.
eliasFerreira
07/08/2011, 20:39
Pessoal, boa noite.
Eu estou fazendo a troca da água do radiador/motor para tirar toda a ferrugem do sistema de arrefecimento. Já estou na 3ª troca e a água já está bem limpa.
Minha idéia é seguir os conselhos do Robertux e do Lucciano, e colocar o óleo soluvel já na 4ª ou 5ª troca d'água. Já mandei um amigo comprar um litro.
Antes eu estava pensando em somente trocar a água suja de ferrugem e em seguida adicionar o óleo sóluvel, mas agora estou pensando em colocar o Bardahl Rad Clean antes do óleo.
Andei pesquisando mais profundamente aqui no fórum e vi que algumas coisas ruins como abrir furos no radiador velho e soltar os selos do motor podem acontecer, dentre outras coisas.
Meu motor é o velhinho BF-161, e está standard, um "relógio suiço". Nunca viu um aditivo, removedor de ferrugem ou coisa parecida em todos esses anos.
Estou com receio de dar alguma zica no motor.
Faço o que eu pensava antes: troca da água e depois o óleo solúvel...
ou troco a água, coloco o Rad Clean e só deois o óleo solúvel.
O quê vcs acham?
Valeu galera.
Rafaminc
08/08/2011, 08:32
Pessoal, boa noite.
Eu estou fazendo a troca da água do radiador/motor para tirar toda a ferrugem do sistema de arrefecimento. Já estou na 3ª troca e a água já está bem limpa.
Minha idéia é seguir os conselhos do Robertux e do Lucciano, e colocar o óleo soluvel já na 4ª ou 5ª troca d'água. Já mandei um amigo comprar um litro.
Antes eu estava pensando em somente trocar a água suja de ferrugem e em seguida adicionar o óleo sóluvel, mas agora estou pensando em colocar o Bardahl Rad Clean antes do óleo.
Andei pesquisando mais profundamente aqui no fórum e vi que algumas coisas ruins como abrir furos no radiador velho e soltar os selos do motor podem acontecer, dentre outras coisas.
Meu motor é o velhinho BF-161, e está standard, um "relógio suiço". Nunca viu um aditivo, removedor de ferrugem ou coisa parecida em todos esses anos.
Estou com receio de dar alguma zica no motor.
Faço o que eu pensava antes: troca da água e depois o óleo solúvel...
ou troco a água, coloco o Rad Clean e só deois o óleo solúvel.
O quê vcs acham?
Valeu galera.
Olha, se o motor não está aquecendo mais que o normal, eu colocaria o óleo solúvel no máximo (já que comprou, não custa experimentar).
O meu Jeep 66 nunca viu aditivo e nem vai ver, rsss. Já uso a mesma bomba a mais de 10 anos e não tive problemas, então prefiro deixar quieto, só completando a água 1x por mês.
Sydney66
10/09/2011, 11:41
Desde já grato!!
Felipe
Pessoal, minha contribuição para o famoso e desconhecido dreno do motor OHC.
Grande abraço a todos.
Pessoal, minha contribuição para o famoso e desconhecido dreno do motor OHC.
Grande abraço a todos.
Quero ver achar isso com o motor no lugar...ahahahaha!!
num sabia dessa não
douglasfrener
15/08/2014, 15:33
Tá limpinho e cheiroso.
Cacá
Cacá, é apenas retirar a agua e colocar outra e ligar o jeep para deixar trabalhar, ou precisa sangrar para retirar o ar que está dentro, minha viatura tem motor de opala 4cc a alcool.
kaiser64
15/08/2014, 19:20
Só tira a gua.. completa.. liga.. e vai colocando mais agua se baixar o nivel com o motor ligado mesmo.. mas sempre com cuidado..
douglasfrener
15/08/2014, 19:52
Só tira a gua.. completa.. liga.. e vai colocando mais agua se baixar o nivel com o motor ligado mesmo.. mas sempre com cuidado..
Bom saber, pois esses tempos mandei trocar todo o sistema da agua de meu fiesta e o meca teve que sangrar, por isso a minha pergunta a cima.
Então esses motor de opala 4cc não precisa fazer isso certo.
Adriano M
18/08/2014, 09:25
O meu eu ando bem com ele próximo os 80 graus quando paro ele joga água fora e a temperatura sobe para os 90 graus e nunca chegou aos 100, meu motor é um continental funciona redondo, ja coloquei aditivo não alterou nada vou experimentar óleo solúvel.
eliasFerreira
18/08/2014, 10:04
Óleo solúvel é bom, eu uso há um tempo.