Ver Versão Completa : Marcha ré e motor de arranque em MiniBaja motr XL250
gostaria de saber se alguem sabe como adaptar uma narcha ré e um motor de arranque em um mini baja com motor da XL 250?
ANDERSON DE BRITO
23/02/2007, 08:10
Amigão eu nunca vi este tipo de adaptação mais acho que não é impossível.
Manda umas fotos do seu baja pra gente dar uma olhada !!!
Eu também tenho um "veja as fotos no forum" porem meu baja esta com problema no esticador da corrente ! Já coloquei um esticador de moto mais ele é muito fraco, não consegue esticar legal a corrente. Agora estou fazendo outro sistema de esticador bem mais forte. e o seu esticador funciona bem ?
Abraço.
Vamos tentar ajudar, vc pode usar o mesmo tipo de acionamento utilizado nos mini-bugres, ou seja, o motor de arranque fica preso em uma plataforma basculante, que acionada por uma alavanca, se move para frente e para tras, encostando ou nao na correia (no seu caso na corrente) para dar marcha à ré. não sei se conseguiu entender, mas procure uma loja que venda mini-bugres, e veja como é, o sistema é bem simples e funciona muito bem. Espero ter ajudado!
Flávio Cadore
23/02/2007, 21:37
Legal essa de colocar um motor por cima da corrente para dar o ré, se não escapar os dentes do pinhão!!!!
Eu fiz uma caixa de marchas com reduzida, marcha normal e ré...usei a 1, 2 e o ré de uma caixa de Passat...é meio trabalhoso de fazer mas não impossível...
E por que não 4x4???? eu comprei um diferencial de Omega para fazer uma gaiola 4x4 com motor de carro e notei que a relação do diferencial é a mesma que eu uso na minha gaiolinha... diferencial 3,15 para 1...e na gaiola uso coroa 38 e pinhão 12... para colocar 4x4 basta fazer um acoplamento à 90 graus para o pinhão e puxar um cardan para o diferencial dianteiro...alguém se atreve????
Flávio...
Flávio Cadore
23/06/2007, 15:07
Aqui estão as fotos da caixa com reduzida e ré.
henrique mendel
30/06/2007, 16:20
uma fez achei isto num album dum orkut, nao sei se isso ajuda muito...
E dai...pessoal ..usa odesenho do Mendel só coloca um pinhão igual no motor de arranque..ele fica girando em falso e quando aciona a bobina ele puxa o carro..o único porém é..tem que ter alternador no bichinho...acho que funciona....valeu
vitorgirardi
27/11/2010, 20:58
modifiquei há imagem para entender melhor.
vitorgirardi
27/11/2010, 21:02
MALS AE, CLIQUEI SEM QUERER PRA POSTAR, ARRUMEI UM NEGOCIO NA IMAGEM, NÃO OLHEM AKELE POST, OLHA ESSE !
é um sistema simples, mais eficiente, aki no forum tem um topico com a idéia para a ré, adaptei umas coisas para melhor compreenção !
Componentes: possui dois pinhoes com corrente (lado esquerdo) para que o giro do eixo continue o mesmo, e 2 engrenagens ( lado direito) para que o giro do eixo mude ( ré ). No disco do meio, poe-se 2 ( ou + ) parafusos, sendo que eles temque encaixar dentro de um buraco ( furar ) na engrenagem ou no pinhão. O disco do meio, é o unico componente "preso" no eixinho, sendo ke oque irá prender ele é um parafuso, pois ele temq ir de um lado para o outro, e o eixo possui um corte no meio para caber o parafuso. No eixo de sima, o pinhão e a engrenagem estarão "soutas" (ou sobre rolamentos). No de baixo, ambos estaram fixados no eixo.
Uma breve explicação:
com ré : levando o cambio para a direita, a peça ( disco ) do meio é levada para a direita, encaixando na engrenagem furada, que irá faser enverter o giro do eixo (ré).
sem ré, girando normal : levando o cambio para a esquerda, a peça ( disco ) do meio é levada para a esquerda, encaixando no pinhão furado, que irá rodar o outro pinhão através da corrente, sem enverter o giro do eixo.
bom, qualquer duvida to ae, lembrando, essa idéia não é minha, é de um nerd da 4x4, só adptei algumas coisas !
fsantos_cb
31/07/2014, 22:53
MALS AE, CLIQUEI SEM QUERER PRA POSTAR, ARRUMEI UM NEGOCIO NA IMAGEM, NÃO OLHEM AKELE POST, OLHA ESSE !
é um sistema simples, mais eficiente, aki no forum tem um topico com a idéia para a ré, adaptei umas coisas para melhor compreenção !
Componentes: possui dois pinhoes com corrente (lado esquerdo) para que o giro do eixo continue o mesmo, e 2 engrenagens ( lado direito) para que o giro do eixo mude ( ré ). No disco do meio, poe-se 2 ( ou + ) parafusos, sendo que eles temque encaixar dentro de um buraco ( furar ) na engrenagem ou no pinhão. O disco do meio, é o unico componente "preso" no eixinho, sendo ke oque irá prender ele é um parafuso, pois ele temq ir de um lado para o outro, e o eixo possui um corte no meio para caber o parafuso. No eixo de sima, o pinhão e a engrenagem estarão "soutas" (ou sobre rolamentos). No de baixo, ambos estaram fixados no eixo.
Uma breve explicação:
com ré : levando o cambio para a direita, a peça ( disco ) do meio é levada para a direita, encaixando na engrenagem furada, que irá faser enverter o giro do eixo (ré).
sem ré, girando normal : levando o cambio para a esquerda, a peça ( disco ) do meio é levada para a esquerda, encaixando no pinhão furado, que irá rodar o outro pinhão através da corrente, sem enverter o giro do eixo.
bom, qualquer duvida to ae, lembrando, essa idéia não é minha, é de um nerd da 4x4, só adptei algumas coisas !
Alguém desenvolveu e testou este projeto?