Ver Versão Completa : Respiro no Distribuidor! Como fazer?
Lucas Nassif
27/01/2007, 17:24
Boa noite a todos!
Bom, estou precisando fazer um respiro no distribuidor do meu jeep urgente, pois ele só tá inxendo o saco até agora! Ja fiquei 2 trilhas com o jeep ratiando por causa das gotinhas na tampa!!! Entrar agua não está entrando, ou se tiver, entra pouquissimo, mas o jeep falha é 15 a 20 minutos depois que atravessa a agua! Tambem vou vedar o distr., mas preciso fazer o respiro primeiro, que é o que ta dando mais trabalho! Alguem sabe como fazer? Tem que furar a tampa do distr. né? Onde furar, e como furar??
Absssss
Caro Lucas Nassif!
Tudo bem?
A tampa do distribuidor quando trinca já ocasiona um monte de problemas.
Portanto não mecha nela, ou sua vida será um transtorno nas trilhas.
Verifique se não há trincos na que vc tem, como relata que está tendo problemas.
Faça um isolante com luva de borracha como um forista fez, sendo que em dois dos dedos da luva passe dois cabos.
Prenda a borracha dos dedos nos cabos com lingua de sogra (presilha plástica).
No punho da luva, prenda com uma lingua de sogra no pé do distribuidor.
Mas antes verifique a tampa da sua viatura.
Abraços.
Kim.
Boa noite a todos!
Bom, estou precisando fazer um respiro no distribuidor do meu jeep urgente, pois ele só tá inxendo o saco até agora! Ja fiquei 2 trilhas com o jeep ratiando por causa das gotinhas na tampa!!! Entrar agua não está entrando, ou se tiver, entra pouquissimo, mas o jeep falha é 15 a 20 minutos depois que atravessa a agua! Tambem vou vedar o distr., mas preciso fazer o respiro primeiro, que é o que ta dando mais trabalho! Alguem sabe como fazer? Tem que furar a tampa do distr. né? Onde furar, e como furar??
Absssss
Ou vc pode tentar isso, mais infelizmente achei o valor um pouco puxado pelo que é em si...
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=516085
m.vinicius
28/01/2007, 04:38
nem um nem outro, porque são descartaveis em muito pouco tempo. use uma penela de pressão de fibra ou até mesmo como já foi falado no forum, com tubo de pvc. tenho no meu jeep a uns 6 anos e nunca me encheu o saco. como uso ignição eletronica no bf desde antes disso, só abri umas 4 vezes até hoje. e usado ontem numa enchente de minha cidade junto a defesa civil e continou afirmando é bom!
leopoldo
28/01/2007, 07:44
eu é que estou quebrando a cabeça para entender porque é que vc quer por um respiro.
- vc quer por um respiro porque acha que isso evitará do vapor se formar na tampa ?
então, pode chorar porque respiro não serve para isso.
- vc quer o distribuidor sempre sequinho depois de atravessar alagados ?
então, as opções já te foram passadas aí nos comentários.
Ou vc pode tentar isso, mais infelizmente achei o valor um pouco puxado pelo que é em si...
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=516085
Cara... o pessoal do Donatti tá copiando as idéias dos foristas?
A idéia da luva foi descrita por outro forista e eu descrivi a ideia aqui, e a empresa já comercializa.
Que coisa heimmmm!
Abraços.
Kim.
Milton Quindim
28/01/2007, 09:24
Bem , eu tive uma ideia que deu certo ateh agora.
Estava com o mesmo problema, acabei vedadndo o meu distribuidor todo com silicone, ai apareceram as gotas. Solucionei fazendo o seguinte, fiz um furo do lado da entrada do cabo da bobina e coloquei uma tampa de avanço de qquer carburador, desde que seja de material não metálico, ai vedei ela tbm na tampa com silicone. Peguei uma mangueirinha destas de borracha revestida de pano que vem em qquer motor e encaixei virando a ponta da mangueira para cima ateh a pleura do motor(tampa de valvula). Soh q ai houve mais problema pois o vapor condensava dentro da mangueira e voltava em forma de enxurrada cada vez que eu desligava o motor. Ai enrolei a mangueira envolta do pé do distribuidor e virei para baixo...hehehe...deu certo pois a agua de qquer lugar naum tem pressão para entrar de baixo para cima pois o furo eh pequeno na tampa e a mangueira eh suficientemente comprida para deixar respirar...tipo um snorkel , mas para baixo...naum tive mais problema entaum eh isso. facil e barato.:parede:
Lucas Nassif
28/01/2007, 11:15
Bom, obrigado a todos pela ajuda...
Como sempre, estou com mais dúvidas!
Kim, a tampa do distr. é nova, sem trincas, já verifiquei!
CJ60, outro dia estava olhando essa capa no site da donatti e até gostei dela, mas o povo falou que ela não veda direito, então não quis arriscar!!
m.vinicius, essa idéia da panela de pressão foi a que eu menos dava atenção ate agora, mas pelo que estou vendo, vou ter que partir pra uma tbm...Como é a panela do seu Jeep? Comprou aonde? Essa que vende na Donatti, é boa??
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=452890
Meu jeep tá com ignição eletronica, e cabos de silicone 8.0 mm! É essa panela mesmo? Sei que é cara, e dá pra fazer com tubo de PVC, mas quero saber se essa da Donatti funciona!!
Leopoldo, tirando a panela de pressão, qual o melhor jeito de fazer com que o distribuidor não fique com gotinhas na tampa?
Milton Quindim, como vc furou a tampa, o jeep num fica ratiando não? (escapando centelha)
Absss a todosss
leopoldo
28/01/2007, 13:50
A Melhor e Definitiva forma é comprar um distribuidor selado do tipo usado no jeep (CJ5) M38A1 com distribuidor blindado + Cabos blindados + Velas especiais, do tipo de avião a pistão .
Só que para 6 cilindros, vc só acha nos EUA.
Por aqui, mais barato e simples mesmo é o truque da luva, se seu motor é 4 cilindros, ou a panelinha, para o 6 cilindros.
De outra forma, o certo é analisar o problema:
As gotas são condensação da água que entra pelas frestas e junção do avança a vácuo.
Pois bem, se vc veda tudo mesmo com a panelina ou luva, e ainda tem problema da humidade, eu colocaria uma mangueira que succione o vapor .... uma mangueira até o carburador, mas que fique DEPOIS do filtro de ar. Nesta região, há depressão e o carbura "chupa" o ar pela mangueira. O ar que entra, vem do carter do motor, subindo pelo eixo do distribuidor. Assim, vc cria uma ventilação dentro do motor. Só é necessário verificar se há passagem de "ar" entre a base do distribuidor e o carter, observando que deve ser antes do Oring de vedação da base. Se não há, uma operação cuidadosa de furação na base do distribuidor resolve o problema, sempre observando a posição do Oring.
A mangueira, pode ser conectada em um furo no corpo do distribuidor ou panelinha. Não fure a tampa, mas o corpo, que é metálico e onde vc pode rosquear um nipple.
Lucas Nassif
28/01/2007, 15:26
Leopoldo,
as gotinhas se formam num é pq o distr. tá quente e passa na agua fria nao?? Se colocar a panela de pressão, acaba com o problema, pois a agua nao vai pegar diretamente no distr., estou certo?
OBS.: meu motor é o BF-161, 6cc
ABsssssssssssss
No meu caso vedei todo o distribuidor, todo mesmo, o ideal é você retirá-lo por completo (não somente a tampa), passar silicone ali próximo o avanço colocá-lo no lugar, fazer um furo na tampa colocar uma mangueira, vedar com silicone, eu coloquei a ponta da mangueira dentro da tomada de ar que fica dentro do jipe, assim evita que o ar condense dentro da mangueira, pois toda hora o filtro de ar esta puxando, to rodando a mais de 8 messes sem precisar abrir o distribuidor passamos em águas que o motor fica completamente submerso e ele nunca falhou nem na hora nem depois, por aqui em natal não usamos a panela de presão sempre é essa solução que uso ou o pessoal faz com câmara de ar que ao meu ver dificuta uma posivel manutenção na trilha, pois pra precisar fazer a vedação novamente na trilha fica mais difícil, enquanto que a solução que utilizo, tanto é fácil de abrir o distribuidor como de refazer a vedação em plena trilha, como todos sabemos gosto não se discuti!
[]´s
Lucas Nassif
28/01/2007, 17:08
Vc tem fotos do distribuidor e o respiro??
ABsssssssss
va a uma casa de eletronicos e peça um repelente de umidade , normalmente vendido em spray , sempre q for fazer uma trilha abra a tampa do distribuidor e jogue o produto , nunca tive problemas .
leopoldo
28/01/2007, 20:30
1-as gotinhas se formam num é pq o distr. tá quente e passa na agua fria nao??
2- Se colocar a panela de pressão, acaba com o problema, pois a agua nao vai pegar diretamente no distr., estou certo?
1- Sim
2- Não ... o ar atmosférico contém água. Mesmo que vc feche e vede, a condensação se forma. Para impedir, ou diminuir, a ventilação é a melhor solução. E o repelente de água citado também ajuda, pois pelo menos na tampa, fazendo a faisca espalhar é que não vai ficar.
Lucas Nassif
28/01/2007, 20:34
Pessoal e a tentativa de jogar desemgripante na tampa, do lado de dentro e depois vedar tudo com silicone! Fica bom?
Kim, explica melhor pra eles, oq vc me explicou hoje!!
ABsssssssssssssss
m.vinicius
29/01/2007, 04:33
lucas a panela é essa mesmo, mas não comprei na donatti, foi em uma loja que anunciava na 4x4&cia lá no sul off-road acessorios não tenho mais o tel e o preço foi algo parecido.
Explicando o que passei ao Lucas, pai do Cascão.
Material:
Desingripante spray;
Silicone, de preferencia do preto que tem uma abrasividade menor, mais veda igualmente o transparente;
Gasolina, um pouco menos de 1/2 tampa de refrigerante pet;
Fósforo ou isqueiro;
Estopa ou pano para limpesa.
Procedimento:
Abra o distribuidor;
Passe desingripante na parte de baixo do distribuidor (parte metálica);
Segure-o de boca para cima;
Coloque um pouco de gasolina, pouco mesmo;
Coloque fogo não se preucupe, não derrete, caso comece a ficar muito quente é só abafar com a outra mão;
Passe o desingripante assim que apagar o fogo, observando se não há mais fogo para não acontecer um acidente;
Retire o excesso, mais deixando humido de óleo;
Passe silicone onde a parte de plastico (acho que é fibra) encaixa na parte metálica do distribuidor, para vedar;
Trave as garras;
Retire um cabo de vela da tampa do distribuidor, coloque silicone dentro do orificio até quase a metade e recoloque o cabo, procedendo nos demais.
Se funciona?
Fiz no motor 4cc que tinha e no 6cc que está hoje, pode ir ao posto, lavar completo, que vou embora como se nada houvesse acontecido.
Recomendo o silicone de cor preta, pois este émenos abrasivo, se precisar desmontar, não oferece tanta resistência quanto aquele incolor, que quando seco fira rijo, dificultando o processo de desmontar.
Bem acho que é isso.
Abraços.
Kim.
ps.: quando desmontar o distribuidor, retirem o rotor e coloquem óleo de motor no eixo do mesmo, dentro, pois são dois eixos, um interno que vem do motor, e outro externo, que é onde o rotor é preso, faz parte do sistema de avanço centrífugo.
alexrib2005
29/01/2007, 11:51
Essa dica do Kim, acredito que funcione só tenho algumas restrições, melhor dúvidas, será que a gasolina e o fogo não danificam os contatos da tampa, e outra coisa será que o dengripante utilizado não tem umidade também.
E onde consigo esse silicone preto só conheço o incolor.
Caro alexrib2005!
Quanto ao fogo, não estraga não.
Durante muito tempo minha família foi proprietária de posto de gasolina, e faziamos o serviço de lavagem de veículos. Quando tinhamos problemas de distribuição molhada, principalmente com tampa trincada, aqueciamos a tampa com fogo, éra comum, principalmente nas VW variantes TL.
Auqi estou indicando para que retire toda a humidade antes de fechar.
Se começar a esquentar muito é só colocar a mão em cima que abafa, o fogo não é tão intenso que cause queimadura.
O desingripante pode conter um pouco de água, mais a maior parte é óleo, e como estará quente, esta evaporara.
O silicone e vendido em casa de ferragens (pelomenos na minha cidade), é na forma de bisnaga igual a cola 3M, não precisa ser o de tubo igual a de vidraceiro que a quantia é grande.
Segue as fotos dos produtos, sendo que não há necessidade de ser o de construção.
Na foto 1, é a pistola de borracha de silicona para construção; a foto 2 é adesivo à base de silicone, uso nas juntas do Brancão; a foto 3 é para os casos mais difíceis, bem como outros serviços domésticos (rsrsrsrsrs) cola 3M.
Abraços.
Kim.
alexrib2005
29/01/2007, 19:37
Valeu grande Kim, muito obrigado pelos esclarecimentos, amigo desculpe a ignorancia...
Lucas Nassif
29/01/2007, 21:34
Kim, a tampa do distr. já secou, e agora não está mais falhando! Lembra dakeles dois furos que vc me falou que lá tem? Pois é, não axei lá nao!!
Hj eu num mexi em nada nele, mas amanha vo ve se vedo lá, SEM O FOGO!!
Abssssssss
O seu jipe tem ig. eletr. não tem os dois furos!!!!!
Lucas, esse procedimento que o Kim descreveu é o que faço no Jipo (com exceção do fogo, que fiz uma vez só com uma tampa velha que eu tinha) e não tem erro.
Andei fazendo umas trilhas 'meio molhadas' e de tanto fazer distribuidor voltar a funcionar tavam me chamando de 'Tia do distribuidor'... risos! Na trilha, o segredo para secar (se não quiser tacar fogo) é secar muito bem com papel higiênico, nunca com pano (mulher tem mais paciência para isso , né? :wink: ). Manda WD40 (ou similar de qualidade) sem dó, e dá-lhe borracha de silicone (Kim, eu uso a vermelha, para ficar mais fácil de ver).
Mais uma dica: eu sempre deito embaixo do jeep para também vedar de baixo para cima, não ficar nada de fora.
Teste sob pressão? Antes de desmontar o jeep para a reforma passamos metade do dia lavando ele com compressor usado para lavar por baixo de ônibus e arrancamos o couro do jeep. Depois dessa aguaceira toda foi só dar partida e o danado funcionou belezinha! Detalhe: o Jipo ainda era platinado!
Procure fazer isso antes de furar sua tampa. Pelo pouquinho que sei, você terá ainda mais dor de cabeça, como já disseram aqui!
Abraços!
PS: Kim, parece que tivemos a mesma escola... risos! Já é a segunda vez que você descreve uma técnica antiga que eu também conheço...
Cara Tia Mi!
Muito obrigado, mais o conhecimento é empírico, para não falar que é da vida mesmo, cada cabeçada é uma linha memorizada!!!
Abraços.
Kim.
Lucas Nassif
30/01/2007, 19:20
Lucas, esse procedimento que o Kim descreveu é o que faço no Jipo (com exceção do fogo, que fiz uma vez só com uma tampa velha que eu tinha) e não tem erro.
Andei fazendo umas trilhas 'meio molhadas' e de tanto fazer distribuidor voltar a funcionar tavam me chamando de 'Tia do distribuidor'... risos! Na trilha, o segredo para secar (se não quiser tacar fogo) é secar muito bem com papel higiênico, nunca com pano (mulher tem mais paciência para isso , né? :wink: ). Manda WD40 (ou similar de qualidade) sem dó, e dá-lhe borracha de silicone (Kim, eu uso a vermelha, para ficar mais fácil de ver).
Mais uma dica: eu sempre deito embaixo do jeep para também vedar de baixo para cima, não ficar nada de fora.
Teste sob pressão? Antes de desmontar o jeep para a reforma passamos metade do dia lavando ele com compressor usado para lavar por baixo de ônibus e arrancamos o couro do jeep. Depois dessa aguaceira toda foi só dar partida e o danado funcionou belezinha! Detalhe: o Jipo ainda era platinado!
Procure fazer isso antes de furar sua tampa. Pelo pouquinho que sei, você terá ainda mais dor de cabeça, como já disseram aqui!
Abraços!
PS: Kim, parece que tivemos a mesma escola... risos! Já é a segunda vez que você descreve uma técnica antiga que eu também conheço...
E aí Tia Mi!
num vo furar a tampa mais não! Como o Kim disse, vou jogar desengripante no lado interno dela e passar silicone pra vedar tudo! E espero que dê certo :roll:
Outra coisa: é necessario vedar os cabos que conectam nas velas, no cabeçote???
Kim, só axei o silicone transparente, então vai ele mesmo, tem problema?
ABssssssssss
Outra coisa: é necessario vedar os cabos que conectam nas velas, no cabeçote???
ABssssssssss
Usa o cachimbo da Honda XLX 350 ou 250, acho q é o mesmo, é tiro e queda.. bem vedado..
abç
Lucas Nassif
30/01/2007, 19:32
Tem fotos deles??
Absss
E aí grande Lucas!
Tudo bem?
Já que só tem o incolor, vai ele mesmo, mais já previnindo que para abrir o distribuidor será um pouco chato, mais não impossível, sem problema.
Usa ele mesmo.
A sugestão do CJ 60 é muito boa, mais se quise e, como já está com o silicone a disposição, passe dentro dos caximbos e então encaixe na vela que também ficará vedado ali também.
Do mais, bom serviço.
Abraços.
Kim.
Tem fotos deles??
Absss
ta aí.. :concordo:
abç
Wilson
Lucas Nassif
30/01/2007, 20:25
Blza Wilson, valeu!!
Abssssssssssssssssssssss
Lucas Nassif
30/01/2007, 20:40
Ja que estou com o silicone 'na mao', vou passar ele nos cabos de vela, se nun der certo, compro os cachimbos, ok?
Absssssss
alexrib2005
30/01/2007, 20:58
Acredito que agora o Lucas vai resolver o problema dele não de um todo, mas em grende parte pois tem mais que uma solução para o problema...
Lucas Nassif
30/01/2007, 21:01
O problema é axar a solução com melhor custo x beneficio! Nesse caso, axo o silicone!! Se nao der certo, vai ficar entrando agua toda trilha, pois nao vou mexer mais!!
Abssssss
m.vinicius
31/01/2007, 04:49
lucas o silicone é uma solução paleativa mas dá certo. não se esqueça que ajuda muito no caso é a chapa defletora em baixo do motor, se não tiver, pode até vedar a parte de baixo do cofre do motor com uma borracha felixivel evitanto a entrada de um pouco de água. observe "um pouco" não significa alagados.
vai que dá
Lucianom38a1
31/01/2007, 08:36
Mesmo os distribuidores blindados dos Willys possuem um sistema de ventilação forçado.
Existe uma mangueira de cobre de entrada e uma de saída de ar:
* A mangueira de entrada, retira ar atmosférico direto do filtro de ar (os filtros militares possuem orifícios traseiros para essas conexões.
* A mangueira de saída possui um redutor, e vai ligada ao coletor de vácuo na base do carburador, de modo que uma pequena quantidade de ar passe pelo tubo.
Dessa maneira sempre tem um pequeno fluxo de ar, que teoricamente manteria o distribuidor seco.
[]'s
Lucas Nassif
31/01/2007, 17:28
não se esqueça que ajuda muito no caso é a chapa defletora em baixo do motor
A minha tem essa chapa abaixo do distr...
Vedei ele hoje e vou testar nesse fim de semana numa trilha pequene, antes da trilha OFICIAL no dia 10!
Abssss
Vedou bem parceiro? Senão depois não adianta chorar... risos!
Não economiza no silicone, heim?
Lucas Nassif
31/01/2007, 22:04
Vedou bem parceiro? Senão depois não adianta chorar... risos!
Não economiza no silicone, heim?
Axo que sim né, vou ver na trilha sabado!
Agora entra agua nos filtros, carburador e até no motor, mas no distr. num entra mais nao!!:D
Abssssssssssss
m.vinicius
01/02/2007, 04:37
galera, o tópico tá ficando longo e não me lembro se foi falado que o silicone o ideal é aquele de alta temoperatura, para vedar motores e caixas, aqui na minha city acho em lojas de auto peças, é vermelho.
alexrib2005
01/02/2007, 08:09
Putz, e verdade tah ficando compriido que nem esperança de pobre... Mas acho M.Vinicius que alguém comentou...
Milton Quindim
01/02/2007, 11:10
Eu furei a tampa do distribuidor com uma broquinha de 1,5 mm aço rápido que naum esquenta o braquelite(material doa tampa) e naum coloquei nada nele. A faísca soh escaparia se tivesse onde entrar ela naum voa tem que ter um terra para ela ir senaum ele naum vai. Como expliquei antes , em cima do furinho eu coloquei uma pecinha de avanço do carburador, esta peça eh plastica entaum naum conduz a faisca, virei o caninho para baixo e coloquei uma mangueirinha de borracha revbestida com pano entrelaçado destas que sobram no chaum de qquer oficina...vou ver se consigo tirar e fotografar passo a passo dai posto aqui soh q naum entro sempre entaum aguardem...abraços.
Lucas Nassif
04/02/2007, 18:46
Pessoal,
vedei o distr com silicone nele todo...tudo q tinha eu vedei! Ficou bom o serviço, realmente nao economizei no silicone! Pois bem, ontem com ele quente eu joguei agua no distr e coloquei ele na garagem! Até aí normal!!
Hoje fui brincar com o jeep depois da chuva q deu aki, num barrinho bao, e la ele começo a ratiar!!!!! Isso mesmo, ratiou...pode ter sido pela condensação? Molhei com o distr quente e desliguei o jeep....pode ter formado gotinhas na tampa...hoje, eu ao liga-lo, a condensação pode ter dado efeito!!!!
E agora, o que faço???
[]' com MUITA RAIVA do BF-161
m.vinicius
05/02/2007, 04:47
lucas duas saídas
- panela de pressão
-panela de pressão
Caro Luca!
Não consigo entender o que possa ter acontecido!
Pois no GM que tenho, fiz o serviço e não tive mais problema e, basicamente é a mesma coisa entre este e o BF.
Não éra para ter condensado água no distribuidor, pois estava tudo seco e vedado.
Sinceramete não entendo.
Abraços.
Kim.
m.vinicius
05/02/2007, 08:25
lucas
cabos de vela, bobina também tem que vedar, não tem como ter dado errado!
Lucas Nassif
05/02/2007, 13:38
Pessoal tava tudo vedado...vedei tudim...até as conexoes do alternador eu vedei (num sei pra que)!!!
Kim, ontem na brincadeira meu jeep fico muito inclinado! Estive cv com o Bachir e ele me falo que o dele quanto fica inclinado também começa a ratiar! Mas pára logo em seguida, ao sair da inclinação!
O meu tava normal, até eu chegar no lugar pra brincar...foi o jeep inclinar e ficar acelerado, patinando que ele começou a zuera!!! Agora, se tivesse ratiado só por estar inclinado, ao pegar um asfalto ele não tinha que parar e ficar normal de nvo (igual o do de Bachir)???? O que que acontece com o jeep em inclinaçoes? Pq que ele rateia?? Da falta ou excesso de gasolina??
Peguei o asfalto e o jeep tava aparentemente normal, marcha lenta espetacular, andando até bem, mas era pegar um morro de asfalto e pisar fundo no acelerador que ele ratiava (escutava o som na descarga tof tof tof tof tof tof tof tof tof tof tof tof tof......................
Nao intendo mais, e nao sei mais o que fazer....nao sei se foi condensação ou por o jeep ter inclinado!!!
M.vinicius, a panela de pressão parece até boa, mas nao vale a pena mais pra mim, já que pretendo trocar de motor ainda este ano!! Ela é cara, e nao vou ter o retorno ao trocar o motor....então fico só nessas vedações baratas aí mesmo, nem que seja com sacola de supermercado!!
[]'s precisando de mais ajuda do que nunca!!
m.vinicius
06/02/2007, 04:48
ah bom, o topico tá tão loongo que fica alguma para o esquecimento.
em inclinações falha por falta ou por excesso, depende para qual lado a boia trava. essa sua falha em alta pode ser o avanço do vácuo também. o problema que está todo melecado de silicone. lucas o ideal seria antes de vedar tudo vc tesse uma geral bem geral no distribuidor, só depois vedar tudo.
Lucas Nassif
06/02/2007, 12:08
lucas o ideal seria antes de vedar tudo vc tesse uma geral bem geral no distribuidor, só depois vedar tudo.
m.vinicius, esse distr é novo, tem 1 mês q tá no Jeep! Outra coisa, ele falha mais qdo pisa fundo no acelerador! Será que ele afogou nas inclinações?
Uma coisa que eu observei tbm, foi o seguinte: Se o jeep fica enclinado com a frente pra baixo (em descidas), mesmo sendo ingrimes, a lenta fica normal...nunca morre! Já em subidas, qlquer inclinaçãozinha que pega, ele nao segura marcha lenta! Isso ajuda em algo?? O desborbulhador resolve issso???
Absssssssssssss
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
06/02/2007, 17:27
m.vinicius, esse distr é novo, tem 1 mês q tá no Jeep! Outra coisa, ele falha mais qdo pisa fundo no acelerador! Será que ele afogou nas inclinações?
Uma coisa que eu observei tbm, foi o seguinte: Se o jeep fica enclinado com a frente pra baixo (em descidas), mesmo sendo ingrimes, a lenta fica normal...nunca morre! Já em subidas, qlquer inclinaçãozinha que pega, ele nao segura marcha lenta! Isso ajuda em algo?? O desborbulhador resolve issso???
Absssssssssssss
Amigos... este tópico é distribuidor ou carburador?... O distribuidor não tem nada a ver com as inclinações (para isto é carburador - veja boia, altura e se a mesma está bem presa e centrada no eixo, sem folga).
"RESRIRO" no distribuidor - desculpem todos por discordar disso. Não adianta nada fazer um furo na tampa. Ainda que não acreditem, isso só vai piorar a centelha. Para dissipar a água condensada não terá efeito algum, ainda mais com furo de 1,5 mm.
Podem criticar à vontade! Ok?
Considerando água no distribuidor: de onde ela vem?
1- Você passou num charco e inundou o tudo, lá dentro? Simplesmente enxugue com um pano seco e seque com um jato de ar. A tampa está úmida?
Tenha uma tampa seca (e rotor) de reserva. Sequem os cabos também. Cabos de silicone ajudam, sim, (e as capas dos terminais também) porque o silicone é hidro-repelente (todos os plásticos o são em maior ou menor grau).
2- Água da condensação? O distribuidor, se não for vedado, não apresenta problema com isto porque essa umidade sai naturalmente.
Acontece que vocês querem andar com o distribuidor submerso e o vedam com silicone, luva de médico, etc. Até ajuda quando cai o primeiro borrifo em cima dele, mas o excesso de umidade vai provocar um aumento na condensação. Lembram das lições? O motor (e tudo em volta dele) está quente e a água em estado de vapor. Quando arrefece o vapor condensa e escorre. Se não tem por onde sair a água só se acumula... e aí o furo na tampa não ajuda?... Não! Em nada mesmo! A água condensada sai por baixo (escorre) e não por cima. O ar tem umidade e o distribuidor precisa de funcionar no ar, não no vácuo. Toda a centelha elétrica gera ozônio e este, se não sair, prejudica a eficiência.
Utilizamos em alguns jeeps militares um kit de vedação (os GPAs tinham isso). Todo o sistema era estanque até os terminais para as velas eram roscados. Querem saber?... Passávamos num rio (só em manobras de treinamento) com snorkels e tudo o mais. No dia seguinte nenhum pegava se não secássemos os distribuidores depois da 'vadiagem'... mó zon@!
Como fazer então? Se o motor é um GM (Opala 4 ou 6) pode alongar o eixo do distribuidor de modo a deixá-lo mais alto. (BFs, neca! Sai enviesado e não dá). Reparem que os nichos das velas nos GMs têm inclinação que favorece a drenagem. (BFs, neca!).
Para os BFs e todos, um defletor de plástico (pode cortar de um balde) ajuda muito nas trilhas. Mas então caimos na 'panela de pressão' (bem que esses caras podiam fazê-la menos feia, né?).
Agora, gente... para mergulhar usem um submarino.
Alexandrino (sperando as pedradas...)
Lucas Nassif
06/02/2007, 20:26
Amigos... este tópico é distribuidor ou carburador?... O distribuidor não tem nada a ver com as inclinações (para isto é carburador - veja boia, altura e se a mesma está bem presa e centrada no eixo, sem folga).
"RESRIRO" no distribuidor - desculpem todos por discordar disso. Não adianta nada fazer um furo na tampa. Ainda que não acreditem, isso só vai piorar a centelha. Para dissipar a água condensada não terá efeito algum, ainda mais com furo de 1,5 mm.
Podem criticar à vontade! Ok?
Considerando água no distribuidor: de onde ela vem?
1- Você passou num charco e inundou o tudo, lá dentro? Simplesmente enxugue com um pano seco e seque com um jato de ar. A tampa está úmida?
Tenha uma tampa seca (e rotor) de reserva. Sequem os cabos também. Cabos de silicone ajudam, sim, (e as capas dos terminais também) porque o silicone é hidro-repelente (todos os plásticos o são em maior ou menor grau).
2- Água da condensação? O distribuidor, se não for vedado, não apresenta problema com isto porque essa umidade sai naturalmente.
Acontece que vocês querem andar com o distribuidor submerso e o vedam com silicone, luva de médico, etc. Até ajuda quando cai o primeiro borrifo em cima dele, mas o excesso de umidade vai provocar um aumento na condensação. Lembram das lições? O motor (e tudo em volta dele) está quente e a água em estado de vapor. Quando arrefece o vapor condensa e escorre. Se não tem por onde sair a água só se acumula... e aí o furo na tampa não ajuda?... Não! Em nada mesmo! A água condensada sai por baixo (escorre) e não por cima. O ar tem umidade e o distribuidor precisa de funcionar no ar, não no vácuo. Toda a centelha elétrica gera ozônio e este, se não sair, prejudica a eficiência.
Utilizamos em alguns jeeps militares um kit de vedação (os GPAs tinham isso). Todo o sistema era estanque até os terminais para as velas eram roscados. Querem saber?... Passávamos num rio (só em manobras de treinamento) com snorkels e tudo o mais. No dia seguinte nenhum pegava se não secássemos os distribuidores depois da 'vadiagem'... mó zon@!
Como fazer então? Se o motor é um GM (Opala 4 ou 6) pode alongar o eixo do distribuidor de modo a deixá-lo mais alto. (BFs, neca! Sai enviesado e não dá). Reparem que os nichos das velas nos GMs têm inclinação que favorece a drenagem. (BFs, neca!).
Para os BFs e todos, um defletor de plástico (pode cortar de um balde) ajuda muito nas trilhas. Mas então caimos na 'panela de pressão' (bem que esses caras podiam fazê-la menos feia, né?).
Agora, gente... para mergulhar usem um submarino.
Alexandrino (sperando as pedradas...)
Antonio Luis, eu estava axando que podia ser carburador, em vez de distr...pq? bem, o jeep tava normal até eu chegar no lugar da brincadeira! Foi forçar ele nas inclinações, pisar fundo que ele começou a zuera! Se fosse condensação ele falhava desde qdo liguasse ele, nao? Será que pode ter afogado e ratiou? ontem cedo, um dia depois da brincadeira, liguei o jeep e ele normal de novo!!
Outra coisa, a ultima trilha foi com muiiiiita chuva, lama, muitas travessias d rios! O jeep tava até indo bem, mas eu me empolguei e tentei fazer um pouco mais que os outros, e "levei ferro" (vejam na foto)!! Pois bem, depois que ele ficou inclinado, ele começou a ratiar!! Rodamos um bom tempo antes dele ratiar e tava andando q é uma maravilha! Então continuamos com ele ratiando! Depois de mais de 30 min. ratiando, o jeep voltou ao normal! Resolvemos pegar a BR para procurar um restaurante! Depois, decidimos voltar pela trilha mesmo, em vez de ser pela BR. Na volta, choveu mais ainda, passamos nos mesmos lugares e o Jeep normal...cheguei com ele em casa funcionando uma maravilha! Contei para o meca e ele disse que na hora do jeep inclinar dimais (foto), pode ter afogado, por isso ele ratiou!
Q que vcs axam?? Pode ser tanto distribuidor, como carburador! Por isso estou falando dos dois aki!
[]'s ratiando
(BFs, neca! Sai enviesado e não dá). Reparem que os nichos das velas nos GMs têm inclinação que favorece a drenagem. (BFs, neca!).
Opaaaa discordo.. :dance:
eis a prova..
Abç..
Wilson
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
07/02/2007, 00:53
Opaaaa discordo.. :dance:
eis a prova..
Abç..
Wilson
Oba!!!... Era isso mesmo que eu tava querendo... imaginava um tipo de cardã ou engrenagem, mas nem sabia que existia. Onde achou? Claro, se não for secreto.
Abç
Alexandrino
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
07/02/2007, 01:58
Antonio Luis, eu estava axando que podia ser carburador, em vez de distr...pq? bem, o jeep tava normal até eu chegar no lugar da brincadeira! Foi forçar ele nas inclinações, pisar fundo que ele começou a zuera! Se fosse condensação ele falhava desde qdo liguasse ele, nao? Será que pode ter afogado e ratiou? ontem cedo, um dia depois da brincadeira, liguei o jeep e ele normal de novo!!
Outra coisa, a ultima trilha foi com muiiiiita chuva, lama, muitas travessias d rios! O jeep tava até indo bem, mas eu me empolguei e tentei fazer um pouco mais que os outros, e "levei ferro" (vejam na foto)!! Pois bem, depois que ele ficou inclinado, ele começou a ratiar!! Rodamos um bom tempo antes dele ratiar e tava andando q é uma maravilha! Então continuamos com ele ratiando! Depois de mais de 30 min. ratiando, o jeep voltou ao normal! Resolvemos pegar a BR para procurar um restaurante! Depois, decidimos voltar pela trilha mesmo, em vez de ser pela BR. Na volta, choveu mais ainda, passamos nos mesmos lugares e o Jeep normal...cheguei com ele em casa funcionando uma maravilha! Contei para o meca e ele disse que na hora do jeep inclinar dimais (foto), pode ter afogado, por isso ele ratiou!
Q que vcs axam?? Pode ser tanto distribuidor, como carburador! Por isso estou falando dos dois aki!
[]'s ratiando
Retiro o que disse: "BFs, neca! Sai enviesado e não dá" O CJ 60 já provou o contrário embora, no meu caso, não vá ajudar muito porque o motor que estou comprando é o do Itamaraty 3000 que tem o coletor limitando. Aí vou ter de colocar um cabeçote de Maveco.
Lucas, não é do distribuidor. Se o seu carburador é Dfv, cheque os seguintes itens:
1- Eixo da boia (pouco provável, mas possível) - este eixo tem de estar bem firme e solidário com a boia. Retire o eixo e dobre as duas extremidades e o centro da chapinha metálica da boia de modo que o eixo fique firme. Agora force o eixo no lugar e deixe bem centrado. Se você pega o eixo por uma das pontas e gira, a boia tem de vir junto. O movimento sobe-desce da boia é garantido pelas sedes do eixo nos cantos da cuba. Nas inclinações a boia frouxa pode vir a encostar na parede da cuba e o motor rateia.
2- Se o seu filtro é a óleo, a causa mais provável é nível alto: a ventoinha borrifa a água para dentro do cofre. O carburador aspira essa água que se deposita no fundo do depósito elevando o nível. Nas inclinações o óleo passa para os cilindros umedece as velas e o motor falha. Depois de certo tempo tudo volta ao normal.
Mas eu nem sei que motor e carburador você tem.
Abçs
Alexandrino
m.vinicius
07/02/2007, 04:38
lucas, seu caso agora já virou carburador mesmo! regulagem altura da boia e ajuda um desborbulhador
Lucas Nassif
07/02/2007, 12:06
Retiro o que disse: "BFs, neca! Sai enviesado e não dá" O CJ 60 já provou o contrário embora, no meu caso, não vá ajudar muito porque o motor que estou comprando é o do Itamaraty 3000 que tem o coletor limitando. Aí vou ter de colocar um cabeçote de Maveco.
Lucas, não é do distribuidor. Se o seu carburador é Dfv, cheque os seguintes itens:
1- Eixo da boia (pouco provável, mas possível) - este eixo tem de estar bem firme e solidário com a boia. Retire o eixo e dobre as duas extremidades e o centro da chapinha metálica da boia de modo que o eixo fique firme. Agora force o eixo no lugar e deixe bem centrado. Se você pega o eixo por uma das pontas e gira, a boia tem de vir junto. O movimento sobe-desce da boia é garantido pelas sedes do eixo nos cantos da cuba. Nas inclinações a boia frouxa pode vir a encostar na parede da cuba e o motor rateia.
2- Se o seu filtro é a óleo, a causa mais provável é nível alto: a ventoinha borrifa a água para dentro do cofre. O carburador aspira essa água que se deposita no fundo do depósito elevando o nível. Nas inclinações o óleo passa para os cilindros umedece as velas e o motor falha. Depois de certo tempo tudo volta ao normal.
Mas eu nem sei que motor e carburador você tem.
Abçs
Alexandrino
Em princípio estava achando que era o distr., porém está existindo uma bela de uma coincidência! Pode ser o carb. e estou axando q é distr. :mrgreen:
Antonio Luis, tenho no JEEP o BF-161, com carburador DFV-228 original! A bóia é nova, tem uns 4 meses, ou 5, por aí!! Se tem folgas eu nao sei, mas tenho certeza que quando eu pego nas extremidades do eixo da boia e rodo, a boia nao roda junto!!! O eixo "gira em falso"! Isso é errado???
A boia tem uma "certa folguinha" com o eixo, nao ficando 100% firme!
Outra coisa, o fitro de ar era a oleo, mas agora coloquei um seco, do opala 4cc!!!
Agora nao entendi essa parte sua que vc falo de ajustar a boia com o eixo, dobrando as pontas....fiquei meio confuso!!
[]'s com a boia frouxa
Lucas Nassif
07/02/2007, 12:08
lucas, seu caso agora já virou carburador mesmo! regulagem altura da boia e ajuda um desborbulhador
O desborbulhador ia ser colocado essa semana, antes da trilha d sábado! Mas vou deixar pra colocar na semana que vem, pois ta meio dificil d levar o jeep pro meca agora! E vou tentar resolver esse problema do eixo com a boia!!
[]'s
Oba!!!... Era isso mesmo que eu tava querendo... imaginava um tipo de cardã ou engrenagem, mas nem sabia que existia. Onde achou? Claro, se não for secreto.
Abç
Alexandrino
Segredo? claro q não, vmos compartilhar.. só q é o seguinte essa foto é de um amigo nosso aki do forum o Dr. Alexandre, eu perdi a "receita", nas minhas msgs privadas em resumo usava a cruzeta da direção do fiat 147 se nao me engano pra fazer e um bom torneiro pra fazer a peça, vou ver se consigo lembrar quem tbm tinha fabricado um na época.. com o distribuidor elevado da pra fazer uma panela mais econômica com tubos de pvc
Abç.
Wilson
Lucas Nassif
08/02/2007, 12:03
para isso tem que aumentar o eixo do distr, certo? como que aumenta?
[]'s
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
08/02/2007, 16:08
[]'s
Lucas, dê uma olhada no tópico "respiro no distribuidor" de agosto passado. Tem fotos ali e uma descrição. Aquilo é para Opalas... para BFs vamos estudar aquele do CJ 60. É mais complicado porque exige um cardã e uma tampa.
Abraço
Alexandrino
Lucas Nassif
08/02/2007, 17:32
OK!
Como faço pra deixar a boia justinha com o eixo, sem folgas?
[]'ss
[]'s
C vc prestar atenção na foto vai perceber que precisa alongar primeiramente o corpo do distribuiidor original, como disse lá pra fazer o alongamentodo eixo vc usa uma cruzeta da direção do fiat 147 se nao me engano, pronto vc ja prolongou o eixo do distribuidor e matou o problema da curva no mais é isso...
abç.
Wilson
Lucas Nassif
08/02/2007, 18:40
Beleza camarada, valeu!!
[]'sss
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
08/02/2007, 20:25
OK!
Como faço pra deixar a boia justinha com o eixo, sem folgas?
[]'ss
Bem Lucas, já que o tópico bagunçou... você retira a boia do bura. A boia tem uma chapinha onde vai o eixo. Há dois tipos, um que a chapinha termina enrolada como se fosse um caninho. O outro tipo, parece como que um garfo espalmado. Retire o eixo.
Se for do primeiro tipo, simplesmente dê uma pequena amassada no centro do tubo com um alicate, aí força o eixo através desse 'caninho'. Se é do segundo tipo (mais comum) é só entortar um pouco as pontas e o centro contra a cama do eixo. Deixe o eixo centrado e monte no bura. Veja bem que, se entortar a chapa, vai alterar a regulagem da boia. Mas não se preocupe, que tudo isso é intuitivo e você vai perceber. Se você comprar uma boia nova o eixo virá justo, mas é provável que tenha de regular a altura.
Abraço
Alexandrino.
Lucas Nassif
08/02/2007, 21:26
Bem Lucas, já que o tópico bagunçou... você retira a boia do bura. A boia tem uma chapinha onde vai o eixo. Há dois tipos, um que a chapinha termina enrolada como se fosse um caninho. O outro tipo, parece como que um garfo espalmado. Retire o eixo.
Se for do primeiro tipo, simplesmente dê uma pequena amassada no centro do tubo com um alicate, aí força o eixo através desse 'caninho'. Se é do segundo tipo (mais comum) é só entortar um pouco as pontas e o centro contra a cama do eixo. Deixe o eixo centrado e monte no bura. Veja bem que, se entortar a chapa, vai alterar a regulagem da boia. Mas não se preocupe, que tudo isso é intuitivo e você vai perceber. Se você comprar uma boia nova o eixo virá justo, mas é provável que tenha de regular a altura.
Abraço
Alexandrino.
Amigo, como faço pra regular a altura NA BÓIA??
[]'s
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
10/02/2007, 20:09
Amigo, como faço pra regular a altura NA BÓIA??
[]'s
Respondi naquele tópico que você abriu "Jeep falhando em inclinações"