PDA

Ver Versão Completa : Jipeiro de primeira viagem.

FlavioBenedetti
25/01/2007, 14:44
Gostaria de parabenizar a atenção que todos os integrantes do forum dispensam para ajudar a responder a duvidas e oferecer sujestões. Tenho lido muito os topicos que me interessam, porem ainda possuo muitas duvidas.
Possuo um Jeep 69, original, esta encima do cavalete a no minimo 15 anos, este ano resolvi coloca-lo para andar, porem o dinheiro é curto, assim sendo minha primeira pergunta é bem simples, quem pode indicar o serviço de guincho e é claro um bom mecânico em São Paulo, de preferencia na zona Oeste. Obrigado.

Tia Mi
25/01/2007, 16:05
E que sua reforma e posteriormente seu jeep te tragam muitas alegrias.

Quanto ao guincho, estou verificando com um amigo meu que trabalha na Tomé, para ver se ele indica alguém. Assim que tiver um retorno te passo, blz?

Abraços!

alexrib2005
25/01/2007, 20:55
Grande camarada, primeiro seja bem vindo ao maior grupo de off road do Brasil, e segundo achei a terceira pessoa que tem a viatura do ano de 69, como eu digo no bom sentido, seja bem vindo, se fosse na minha região te ajudaria, mas estamos um pouco longe, mas precisando manda ver amigo, e seja bem vindo e boa reforma.

Paulo Sabra
26/01/2007, 07:22
Bem vindo Flévio,
Sampa, oferece uma infinidade de opções para quem é amante do Jeep.
Sugiro que você faça uma visita aos sites abaixo, para obter informações de uma oficina confiavel.
www.josewal.4x4.com.br
www.pontomilitar4x4.com.br
www.paulista4x4.com.br
www.portugues4x4.com.br
E quando puder compre a revista 4x4&cia, que sempre vem recheada de anuncios e materias muito interessantes para iniciantes.
Um abraço.

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
26/01/2007, 09:46
Gostaria de parabenizar a atenção que todos os integrantes do forum dispensam para ajudar a responder a duvidas e oferecer sujestões. Tenho lido muito os topicos que me interessam, porem ainda possuo muitas duvidas.
Possuo um Jeep 69, original, esta encima do cavalete a no minimo 15 anos, este ano resolvi coloca-lo para andar, porem o dinheiro é curto, assim sendo minha primeira pergunta é bem simples, quem pode indicar o serviço de guincho e é claro um bom mecânico em São Paulo, de preferencia na zona Oeste. Obrigado.

Para os Jeeps dessa safra... que tal após a reforma/pintura colocar o novo logotipo 4x4?...
Veja modelo anexo, muito manjado, mas!!!...
Ei, é só uma sugestão
Alexandrino

FlavioBenedetti
29/01/2007, 15:59
Obrigado pelas dicas, realmente o ano é sujestivo. Já arrumei um mecanico em Osasco, gostaria de saber se é legal trazer o jeep rebocado pela estrada, ou tem que ser elevado.

Abraços, vou pensar bem no adesivo.

megadeth
29/01/2007, 18:15
Boa noite FlavioBenedetti e seja bem vindo.

Cara, vc disse que arrumou um mecânico em Osasco. Se for um tal de Poca, caia fora.
Ele como mecânico pode até ser bom, mas pisou na bola e muito feio comigo, portanto não recomendo seus serviços.
Me indicou um jeep arrebentado por um preço elevado por causa que o antigo dono era amigo dele e eu um total iniciante. Fui na emoção de andar no jeep e me dei muito mal posteriormente. Recomendo o Jair, da CJ Check-Up. Gente boa, honesto e sabe muito. Se quiser te passo o telefone dele, é em Osasco tb.

[]s

alexrib2005
29/01/2007, 19:42
Ah medida que for fazendo a reforma vai postando fotos para nos acompanhar-mos...

Cacá
29/01/2007, 23:27
Obrigado pelas dicas, realmente o ano é sujestivo. Já arrumei um mecanico em Osasco, gostaria de saber se é legal trazer o jeep rebocado pela estrada, ou tem que ser elevado.

Opa, bem-vindo Flávio:concordo:
Se não estiver documentado, tem que ser elevado, agora se estiver tudo em ordem, em breve aparece alguma boa alma pra te puxar até o meca. :palmas: :palmas: :palmas:

[s], té logo mais.

Cacá

Kim
30/01/2007, 19:59
Caro amigo!

Para te ajudar nesta empreitada, fica difícil, pois estou no Paraná.

Mais agora você poderia documentar a raforma do 69 para nós vermos...

Então...........

FotinFotinFotinFotinFotinFotinFotinFotin:mrgreen: :mrgreen:

Totalmente viciado em imagens.

Abraços.

Kim.

Cacá
30/01/2007, 22:54
Kim, como assim a foto do 69?

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

alexrib2005
31/01/2007, 08:26
Flavio, e as fotos do 69, claro as do Jeep, amigo onde andam, estamos na expectativa...

FlavioBenedetti
31/01/2007, 10:48
Megadeth, obrigado pela dica, estou me cobrindo de todas as possibilidades de problemas, de qualquer forma me passa o telefone do Jair, pelo menos é mais um para comparar preços e visitar.
Assim que iniciar a reforma começo a mandar fotos!
Quanto ao reboque o jeep esta com os documentos OK, portanto, carta branca pra trazer rebocado, isso é bom.

Abraços.

Kim
31/01/2007, 11:05
Ow, são as fotos do Jeep!!!:shock:

Manda umas imagens do Jeep 1969 para nos aí!:mrgreen: :mrgreen:

Abraços.

Kim.

megadeth
01/02/2007, 10:07
Megadeth, obrigado pela dica, estou me cobrindo de todas as possibilidades de problemas, de qualquer forma me passa o telefone do Jair, pelo menos é mais um para comparar preços e visitar.
Assim que iniciar a reforma começo a mandar fotos!
Quanto ao reboque o jeep esta com os documentos OK, portanto, carta branca pra trazer rebocado, isso é bom.

Abraços.

Vou mandar público mesmo pq o cara merece:

CJ CheckUp - 36826066 - Jair

[]s

Cacá
01/02/2007, 10:14
Vou mandar público mesmo pq o cara merece:
CJ CheckUp - 36826066 - Jair[]s
Oi Megadeth, isso é SP?

[s],

Cacá - Valinhos.SP

FlavioBenedetti
01/02/2007, 16:45
Valeu, já liguei pro Jair, gente boa, assim que puder vou tomar um cafezinho lá. Fica aqui em Osasco mesmo, perto da minha casa.

Megadeth, o que ele fez por você? Tens fotos do JEEP?

Abraços.

megadeth
01/02/2007, 16:54
Cacá, sim, é SP/Osasco, como o Flavio disse.

Então Flávio, como te disse, o Poca me passou uma rasteira se aproveitando do meu conhecimento zero em relação à condição de motor e minha inocência (mecânico que mora a duas quadras de sua casa não vai mentir né??) me empurrou minha viatura com motor a beira da morte pelo preço de uma viatura muito boa. Me garantiu que o jeep era bom de tudo, e em menos de 1 mes o OHC dele parou de vez. Constatei posteriormente em outra oficina a má fé do cabra e prometí pra mim mesmo sempre alertar os amigos que possam ir até lá e ser enganados como eu fui . Aí procurava um mecânico pra adaptar um GM151 álcool (que tenho hj no jeep), e foi nessa que eu encontrei o Jair. Não tive problemas com as coisas e ainda por cima me ensinou o que estava fazendo, passo a passo. Foi honesto e poderia ter me enganado como o Poca fez, mas ele me explicava o que precisava e o que não precisava e PORQUE. Preço justo, nem barateiro, nem caro, o justo. Procure por GEMA lá no frota 4x4 que vc vai encontrar minha viatura, inclusive com as fotos desta adaptação.

[]s

FlavioBenedetti
02/02/2007, 10:44
Valeu mesmo por passar sua experiencia.

Agora vou contar a todos a historia do Jeep na familia. Nossa familia sempre que viajava procurava por campings, foi um tempo muito bom, então meu pai com a vocação campista, resolveu trocar sua moto por um jeepinho todo arrebentado, tristeza para mamãe e alegria para as crianças. Como foi triste o dia que ele vendeu, mesmo depois de ter deixado o jeep ageitadinho, eu ainda era pequeno, so lembro que meu pai chamava o jeep de cara de cavalo, depos de grande que fui compreender.

Passaram os anos e meu pai comprou novamente outro Jeep, detalhe, o coitado estava todo desmontado, então começou todo o trabalho de restauração, como eu era bem menor só ajudava meu pai a pegar e recolher as ferramentas, mas não via a hora de andar novamente de jeep. Enfim o carro ficou pronto, tudo perfeito, era só colocar gazolina e andar. Aproveitamos poucos momentos, a situação financeira estava dificil, meu pai não vendeu o jeep mais o colocou no cavalete e dali não saiu mais.

Depois de algum tempo, uns 5 anos, comecei a trabalhar e me ofereci a recuperar o jeep, meu pai não aceitou, era a menina dos olhos dele, então comprei uma Bandeirantes 89, era o bicho, vocês imaginam, 20 aninhos solteiro e viajando pra tudo quanto é lado com um caminhaozinho daqueles, muito bom, mas confesso nada igual ao CJ.

Para completar meu relato, este ano apos 15 anos de espera e insistencia com meu pai, ele resolveu me vender o tão desejado jeep, mas com uma condição, reforma-lo e não vende-lo, o motivo é obvio, ele faz parte da familia.

Espero não ter sido chato, só queria passar a importancia que este carro tem para mim (meu pai e meu irmão tambem), dai minha grande preocupação em encontrar colegas que dêem sujestões boas para deixa-lo do jeito que tem que ser, andando e de preferencia com muita lama, coitado, ele não merecia todo este tempo de ferias.

Abraços

Kim
02/02/2007, 11:08
Caro FlavioBenedetti!

Sua história se confunde com muitas aqui no forum.:concordo:

A paixão por essas máquinas vem de criança.

E como somos crianças com brinquedos grande...:mrgreen:

A história continuará com nossos filhos.:dance:

Abraços.

Kim.

ps.: cuide bem dessa preciosidade que tem, nem que seje para ficar mais muitos anos no cavalete!

Cacá
02/02/2007, 12:21
A história continuará com nossos filhos.:dance:

Já está continuando... e poderia ser diferente?

:concordo:

Cacá - Valinhos

FlavioBenedetti
05/02/2007, 14:49
Galera, estou com duvidas a respeito dos procedimentos que devo ter em relação aos gastos que terei com o Jeep. Gostaria de pedir a vocês que possuem experiência, visto que meu jeep esta parado ha no minimo 10 anos, o que eu devo pedir para o mecânico fazer?

Não manjo nada de mecânica, e tenho medo de ser enrolado, apesar de tratar com mecânicos indicados.
Por exemplo, o que o mecanico vai fazer para fazer o motor voltar a funcionar?
Apesar do jeep estar parado a tanto tempo, ele foi para o estacionamento funcionando, portanto quais revisoes devo fazer?

Putz, não é facil!

Abraços.

Cacá
05/02/2007, 15:13
Opa, blz Flávio?
Se o Jeep tá andando, já é um bom começo, agora vc precisa conhecer o bichinho, experimentar, antes de parar no Meca. Olha, ja que ficou esse tempão parado, sugiro que vc faça o que eu fiz com o meu, que ficou 2 anos parado:

- Troque o óleo e filtros (de oleo, ar e comb)
- Troque as velas
- Troque a água do radiador
- Troque as mangueiras (as duas do radiador + combustível)
- Limpe o bura e verifique platinado
- Verifique os freios (lonas/pastilha e flexiveis)
- Ande, ande, ande e aí vc vê o que precisa fazer

Abração procê!

Cacá

Kim
05/02/2007, 20:00
Caros amigos!

Seguindo o que o PRK-JEEP passou, quando retirar as velas, coloque um pouco de fluido de freio dentro do cilindro de combustão pelo buraco da vela.

Então rode o motor com a mão devagar, um pouco para cada lado, sem forçar muito, até conseguir rodar umas duas voltas.

Feito isso, então rode o motor na chave de partida, mais sem as velas.

O fluido de freio serve para limpar a possivel ferrugem da parede dos cilindros.

Aprendi isso com um mecânico.

Não terá interferência no posterior funcionamento do motor.

Coloque aroximadamente 5ml por cilindro.

De mais, siga as instruções do PRK-JEEP!

Abraços.

Kim.

FlavioBenedetti
12/02/2007, 15:43
Neste carnaval vou visitar o Jeep na chacara, com certeza tirarei algumas fotos para posta-las a todos.

Vou realizar todas as dicas dadas e quem sabe o motor pega de primeira.
Dificil mas não impossivel.

Até lá, não vejo a hora de traze-lo pra casa.

Abraços.

FlavioBenedetti
22/02/2007, 17:16
E ai galera!

O Jeep ta funcionando, fiz todas as coisas que vocês falaram, e o jeep pegou de primeira, o motorzão tá redondo. troquei apenas bomba de combustivel e uma pecinha que atarracha na entrada de gasolina do carburador, limpei o tanque, troquei as velas e bateria e beleza. Agora vou vazer a limpeza geral, lataria, estofado, capota esta tudo muito sujo, minha maior preocupação agora e lavar a capota sem ofender a lona (aceito dicas da melhor forma de lavar e tirar todo o mofo que formou).

Percebi tambem que a viatura ta meio travadona, vou dar umas voltas para ver se começa a girar sem dificuldade.

É incrivel que apos todos os anos parado o jeepão funciona direitinho, é meu pai cuidou direitinho dele mesmo. A outra coisa, me enganei no ano do jeep não é 69 e sim 66.

As fotos, assim que baixar pro micro as envio.

Abraços

Sergio Rocha
22/02/2007, 17:21
E ai galera!

O Jeep ta funcionando, fiz todas as coisas que vocês falaram, e o jeep pegou de primeira, o motorzão tá redondo. troquei apenas bomba de combustivel e uma pecinha que atarracha na entrada de gasolina do carburador, limpei o tanque, troquei as velas e bateria e beleza. Agora vou vazer a limpeza geral, lataria, estofado, capota esta tudo muito sujo, minha maior preocupação agora e lavar a capota sem ofender a lona (aceito dicas da melhor forma de lavar e tirar todo o mofo que formou).

Percebi tambem que a viatura ta meio travadona, vou dar umas voltas para ver se começa a girar sem dificuldade.

É incrivel que apos todos os anos parado o jeepão funciona direitinho, é meu pai cuidou direitinho dele mesmo. A outra coisa, me enganei no ano do jeep não é 69 e sim 66.

Abraços

Não se espante.Isso não é um Jipe ele é um Jeep.

Vc ainda vai se espantar muito mais.Ande bastante e siga os conselhos dos mais experientes.

[]´

Cacá
22/02/2007, 17:31
E ai galera!
O Jeep ta funcionando... vou dar umas voltas para ver se começa a girar sem dificuldade.
É isso aí, Flávio, sempre que vc perceber algo diferente no Jeep, é bom dar umas voltas mesmo pra ver se esta tudo certo. Quando eu calibro os pneus, por exemplo, eu dou uma volta pra ver se ficou bom. Se reaperto algum parafuso, também dou mas voltas pra ver se ficou bom. Quando eu acho que tem algum vazamento aparecendo, dou umas voltas pra ver se tá tudo bem. E quando eu limpei o banco, ontem, também dei umas voltas pra ver se estava legal. Ah, e se não tiver motivo, vou dar umas voltas pra ver se aparece algum...

:dance:

[s] e não esquece das fotos.

PS: como chama mesmo o seu Jeep?

Kim
22/02/2007, 17:39
[s] e não esquece das fotos.

PS: como chama mesmo o seu Jeep?

É isso aí, sempre dê umas voltas, para saber se está tudo bem, ou somente para andar.

Que bom que as dicas funcionaram:pensativo:

Bem sempre que precisar, estamos aqui, para ajudar os amigos.

Vá treinando com seu brinquedo, logo logo, estará ensinando outras pessoas, pois terá seus problemas específicos, que ajudará oputro jipeiro.

Tenho uma dica para você: Curta sua viatura, Curta sua viatura, Curta sua viatura, Curta sua viatura, Curta sua viatura, Curta sua viatura, Curta sua viatura, Curta sua viatura, Curta sua viatura.:mrgreen: :mrgreen:

abraços.

Kim.

joão k. chikui
22/02/2007, 18:02
Flávio
Quando passar no seu Jair,pergunte se ele já aprendeu a atravessar rio sobre pinguela. Quase afoguei o homem na trilha do passa 15, pior que só depois que o resgatamos ele nos alertou que não sabe nadar...
Muito boa gente, ele e seu filho Rodrigo bração.

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
23/02/2007, 06:34
E ai galera!

Abraços

66 é um ano bom para jeep e combina com o seu carro, já que nele tudo é seis: 6 cilindros; 66 Km/l (lubrificante); 6 Km/l (gasolina); seis marchas (prà frente)...
Você poderia até chamá-lo de "MEIA-MEIA"... (sabe aquelas meias femininas que ficam pelo meio da perna?), além de que, duas meias (dúzias) fazem uma inteira e o jeep está inteiro...

Brincadeiras à parte... esse jeep está original e é relíquia, portanto deveria ser conservado dentro desses padrões. Para limpeza da capota, você tem de considerar o tipo de 'lona' e incrustação da sujeira/mofo (até onde esse mofo foi). Não retire a capota do jeep porque ela certamente está rígida e será danificada. Leve o jeep para o sol e deixe esquentar a lona. Após o que, uma solução de água com vinagre (a 10 %), geralmente resolve sem agredir o tecido, depois é conveniente colocar uma solução de amoníaco num borrifador (daqueles de plantas) e aspergir na lona. Finalmente retire a capota e deixe no sol do lado avesso e lave com detergente neutro. Há muitos produtos no mercado que podem até funcionar melhor, mas atenção: cada um deles tem especificações. Se a capota for de 'napa' (aquele plástico com lona) pode ser danificada por produtos à base de solventes minerais. Outros produtos agridem a lona. Se você conhece alguma empresa especializada em limpeza de estofados, deve consultar. EM NENHUMA HIPÓTESE VOCÊ PODE CAIR MATANDO DE VAP !!!
Abraço
Alexandrino

FlavioBenedetti
27/02/2007, 14:14
Nossa, so agora li suas indicações, é que eu cai matando no VAP, felizmente não aconteceu nada, ou melhor, so tirou a sujeira e o mofo mas não rasgou nada. Espero que essa atitude não venha ter consequencias futuras! De qualquer forma obrigado.

Agora vou traze-lo para SP, mas tenho uma duvida, é até ridicula mas lá vai, tenho que instalar cinto de segurança?:oops:

Outra pergunta, a algum tempo atras fui ao pacaembu ver os jeeps, depois fiquei sabendo que os jepeiros não se encontravam mais lá, e então, onde há as reuniões agora, gostaria de saber as opniões de vocês a respeito desses encontros e de jeep clubs, vale a pena participar?:?:

Abraços a todos

Cacá
27/02/2007, 14:24
Flávio,
Apear de um Jeep ser um carro extremamente seguro, estável e confortável, é recomendado instalar o cinto sim senhor. Há um ponto de ancoragem do cinto bem ao lado dos bancos, no tobogã da caixa de rodas e outros dois pontos centrais. Todavia, se vc for mexer em santantonio, não compre o cinto definitivo, compre um quebra galho - abdominal mesmo - no FV que custa uns R$ 10,00 o jogo e depois vc colocas os Huzi ou outro retrátil, 4 pontos e tal.
Quanto ao Paca: nao sou de SP, mas até o fim do ano passado lia os posts do pessoal que costumava se encontrar por lá. Procure pelo colega NeRo, parece que ele era o número zero a chegar por lá.

Falow! Ah... e as fotinhos do CJ 66?

FlavioBenedetti
27/02/2007, 14:27
É essas fotos estão de rosca, o computador de casa pifou e aqui no serviço não posso instalar o sofware para captar as fotos, mais uma hora vai.

Valeu.

FlavioBenedetti
12/03/2007, 13:03
:dance:Boas pessal,

Ontem trouxe o jeep para São Paulo, apesar de durar 3 horas uma viagem de 100km valeu a pena. Só assim pra gente dar valor as paisagens, que a mais de 120km/h não sao possiveis de contemplar.

No inicio da viagem pensei que não ia aguentar, subestimei o Jeep, so vim ter problemas aqui em Alphaville, do nada o carro morreu, virei e revirei a causa, porem sozinho não consegui descobrir a causa.

:palmas:Gostaria de deixar registrado a ajuda de um recente amigo, Ricardo, apreciador de jeeps e de mecânica, liguei pra ele as 18:00 do domingão, e sem medir esforços me socorreu na Castelo Branco com seu Engesa, me guinchando até em casa. Ricardo, fico te devendo essa! Obrigado.

:pensativo:Ainda não descobrimos o motivo do problema, eu acredito que uma especie de vacuo formou-se no tanque de gasolina, não deixando puxar a mesma, esta semana vou fazer uma revisão nos caninhos.

:concordo:Estou afim de colocar uns pneus 750X16 pra deixar o jeep com uma cara mais agressiva, vocês podem indicar qual a melhor marca, preços bons e melhores locais para compra.

Abraços.

p.peleje
12/03/2007, 13:33
:pensativo:Ainda não descobrimos o motivo do problema, eu acredito que uma especie de vacuo formou-se no tanque de gasolina, não deixando puxar a mesma, esta semana vou fazer uma revisão nos caninhos.

:concordo:Estou afim de colocar uns pneus 750X16 pra deixar o jeep com uma cara mais agressiva, vocês podem indicar qual a melhor marca, preços bons e melhores locais para compra.

Abraços.

Se ainda não tem, faça um respiro no tanque, nem que seja um furinho no bocal do tanque, coloca uma mangueirinha, veda direitinho e acabou seu problema.

POde ser tb, bomba de gasolina. Essas bombas que são vendidas por ai não valem R$1.

Já que vai mexer nisso, compre um desborbulhador e instale tb.

Pneu: precisa ver seu uso, qto petende investir....

[]s e boa sorte

Peleje

FlavioBenedetti
12/03/2007, 13:52
Pneu: precisa ver seu uso, qto petende investir....

[]s e boa sorte

Peleje

O Jeep é para uso misto, tanto na estrada, como dia-dia para o trabalho e é claro trilhas leves.

p.peleje
12/03/2007, 16:59
O Jeep é para uso misto, tanto na estrada, como dia-dia para o trabalho e é claro trilhas leves.

Tem que ser 750x16?
Nesta medida só o argentino mesmo.
Em alguma medida equivalente, tipo 215 80 R16, vc acha alguns outros desenhos como o ernest da 3k que não é tão agressivo, mas infinitamente superior ao argentino.

[]s

Peleje

joão k. chikui
12/03/2007, 20:31

Flávio, veja o good year super trail ou algo parecido, 7,50-16.

Ramone
12/03/2007, 20:43
Amigo, pegue uns 750x16 Fate-O, o famoso Argentino. São excelentes para uso misto.
Não tão bom no asfalto quanto no barro. Mas quem fala mal é pq não soube aproveitá-los.

É um excelente custo benefício. Uns novos devem sair por volta de 400 pau. Mas não opte por pneus ressolados.

Mas se vc quiser investir mais, eu recomendaria os BFGoodrich All Terrain 31" ou 33". Pneu misto melhor que esse não tem.
Quem sabe um dia ainda terei um jogo desses 33". :D

Abraços,

felipemendes
12/03/2007, 22:18
Tem que ser 750x16?
Nesta medida só o argentino mesmo.
Em alguma medida equivalente, tipo 215 80 R16, vc acha alguns outros desenhos como o ernest da 3k que não é tão agressivo, mas infinitamente superior ao argentino.

Dúvida que eu sempre tive: qual a equivalência de pneus? Até onde sei (corrijam-me se estiver errado), quando se fala 215, trata-se do perímetro em centímetros. Logo, um pneu 215 tem aproximadamente 84 polegadas de perímetro (215/2,54), portanto um diâmetro de 27 polegadas. No outro sistema, o diâmetro do aro é 16 polegadas e a altura da banda é 7.5 polegadas, fazendo um total de 31 (16+7.5+7.5). É isso? Se for, um pneu 215 é menor que um 600x16...

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
13/03/2007, 01:10
Dúvida que eu sempre tive: qual a equivalência de pneus? Até onde sei (corrijam-me se estiver errado), quando se fala 215, trata-se do perímetro em centímetros. Logo, um pneu 215 tem aproximadamente 84 polegadas de perímetro (215/2,54), portanto um diâmetro de 27 polegadas. No outro sistema, o diâmetro do aro é 16 polegadas e a altura da banda é 7.5 polegadas, fazendo um total de 31 (16+7.5+7.5). É isso? Se for, um pneu 215 é menor que um 600x16...

Não é isso Felipe. Esse '215' seria a medida (em milímetros) da secção do pneu.

Se você tem um pneu 215/75-15 e quer saber o diâmetro nominal dele, faça isto: 215 mm = largura da secção; 75 significa 75% da secção (altura da borracha até o aro), portanto 215 x 0,75 = 161,25 mm. Como você tem duas alturas destas (uma em baixo e outra em cima do aro)
terá 161,25 x 2 = 322,5 mm

Agora vamos ao 15: Esse 15 é o diâmetro do aro em polegadas, portanto:

15" x 25,4 mm = 381 mm

Se você somar 381 + 322,5 = 703,5 mm (diâmetro nominal do pneu)

Os tais 600 x 16 seguem outra nomenclatura

Veja as miniaturas anexas.
Espero ter ajudado
Abraço

p.peleje
13/03/2007, 09:04

215 80 R16 num ernest 3k fica com 31".

[]s

Peleje

p.peleje
13/03/2007, 09:08
Amigo, pegue uns 750x16 Fate-O, o famoso Argentino. São excelentes para uso misto.
Não tão bom no asfalto quanto no barro. Mas quem fala mal é pq não soube aproveitá-los.

É um excelente custo benefício. Uns novos devem sair por volta de 400 pau. Mas não opte por pneus ressolados.

Mas se vc quiser investir mais, eu recomendaria os BFGoodrich All Terrain 31" ou 33". Pneu misto melhor que esse não tem.
Quem sabe um dia ainda terei um jogo desses 33". :D

Abraços,

Esses ressolados seriam o que por exemplo? 3k? Marisco?

[]s

Peleje