PDA

Ver Versão Completa : Falhando em lenta / baixo giro

Lucianom38a1
24/01/2007, 14:54
Pessoal,

Pesquisei no forum, mas não achei nada parecido..

tenho um jeep 51 (motor continental), que depois que o motor aquece e estabiliza a temperatura, começa a falhar em marcha lenta, ou quando o motor está sem carga.
Para não deixar o jeep morrer em lenta, eu puxo um pouco o acelerador de mão, só que então a lenta fica oscilando bastante (o giro sobe um pouco, depois ameaça morrer, depois sobe novamente, etc...).
Outro sintoma, é que quando ando em velocidade estabilizada no plano, com o motor em baixo giro sem carga no acelerador, este fica falhando, como se uma das velas falhasse.
Com o giro um pouco mais alto, ou com carga no acelerador (mesmo em baixo giro), ele funciona 100%.

- A minha bomba de gasolina está com o reparo novo (inclusive as 3 válvulas)
- O meu carburador foi inteiro restaurado;
- As velas, o platinado e o condensador são novos.

Obs, o jeep deve estar um pouco fora de ponto, pois quando em freio-motor em longas descidas ele começa a pipocar um pouco.

Alguma sugestão do que pode ser? Pode ser o ponto?
Um mexânico que conheço disse que tem cara de ser válvula presa!!!

Abraços

Lucas Nassif
24/01/2007, 18:11
Pessoal,

Pesquisei no forum, mas não achei nada parecido..

tenho um jeep 51 (motor continental), que depois que o motor aquece e estabiliza a temperatura, começa a falhar em marcha lenta, ou quando o motor está sem carga.
Para não deixar o jeep morrer em lenta, eu puxo um pouco o acelerador de mão, só que então a lenta fica oscilando bastante (o giro sobe um pouco, depois ameaça morrer, depois sobe novamente, etc...).
Outro sintoma, é que quando ando em velocidade estabilizada no plano, com o motor em baixo giro sem carga no acelerador, este fica falhando, como se uma das velas falhasse.
Com o giro um pouco mais alto, ou com carga no acelerador (mesmo em baixo giro), ele funciona 100%.

- A minha bomba de gasolina está com o reparo novo (inclusive as 3 válvulas)
- O meu carburador foi inteiro restaurado;
- As velas, o platinado e o condensador são novos.

Obs, o jeep deve estar um pouco fora de ponto, pois quando em freio-motor em longas descidas ele começa a pipocar um pouco.

Alguma sugestão do que pode ser? Pode ser o ponto?
Um mexânico que conheço disse que tem cara de ser válvula presa!!!

Abraços

Se vc tem certeza que o ponto nao esta correto, peça para o meca ajeitar direito antes de partir pra outra coisa!! Depois se nao resolver, a gente pensa um pouco mais!

ABss

Kim
24/01/2007, 19:04
Caro Lucianom38a1!

O Lucas Nassif tá certo!

Esse é o primeiro passo, depois verifique o chicleur da lenta, pois deve estar com alguma obstrução, causando essa variação que comentou.

Essa obstrução pode acontecer, mesmo tendo revisado o bura.

Como já aconteceu dois dias após ter revisado o bura.

Não custa nada verificar.

Abraços.

Kim.

Edson JN
24/01/2007, 19:17
Caro Luciano!
O kim tb esta certo pois o meu é um cj5 motor OHC, e isso já chegou acontecer comigo e realmente tinha um grão de areia no chicle da marcha lenta e ele e ficava morrendo tb em baixa ae só foi arranca o grão de areia e já era!

abraços

Edson JN

Lucas Nassif
24/01/2007, 19:24
Caro Lucianom38a1!

O Lucas Nassif tá certo!

Esse é o primeiro passo, depois verifique o chicleur da lenta, pois deve estar com alguma obstrução, causando essa variação que comentou.

Essa obstrução pode acontecer, mesmo tendo revisado o bura.

Como já aconteceu dois dias após ter revisado o bura.

Não custa nada verificar.

Abraços.

Kim.

Como essa falhação ocorre só em baixo giro, a chance de ser o gigle tbm é grande! Como o Kim falou, o entupimento pode acontecer de uma hora pra outra, mesmo se o bura tiver sido limpo e revisado! Se tiver sujeira no tanque, nao tem jeito mesmo....
Mas primeiro comece pela regulagem de ponto, o mais simples, depois parta pro gigle....
Precisando estamos aí...

Abssssss

cmte_carvalho
24/01/2007, 20:28
Estou passando pelo "mesmíssimo" problema que o Luciano citou. Amanhã mesmo irei fazer a regulagem de ponto e estou muito ancioso para ver o resultado!

Lucas, fico lisonjeado ao perceber que você gostou, adaptou e colocou em sua assinatura uma frase que eu citei num post há algum tempo atrás. Muito obrigado! :D

Grande abraço a todos, até!

alexrib2005
25/01/2007, 08:33
Senhores passei por isso: Sugestão
1) Como já foi falado o ponto;
2) Uma boa limpeza no bura;
3) Deem uma olhada na qualidade da gasolina utilizada;
4) E uma olhada na limpeza do tanque.

Quanto aos dois primeiros ítens, isso não tenho conhecimento, mas quanto aos outros tenho pois sou químico e os aditivos que colocam na gasolina, estão corroendo, no sentido de corrosão, ferrugem, os carburadores e os restos estão entupindo tudo, no meu já aconteceu, o que fazer, quando isso acontecer fazer uma limpeza geral no Bura, melhor solução até agora.

Lucas Nassif
25/01/2007, 12:19
Lucas, fico lisonjeado ao perceber que você gostou, adaptou e colocou em sua assinatura uma frase que eu citei num post há algum tempo atrás. Muito obrigado! :D

Grande abraço a todos, até!

É, eu gostei muito dessa frase, pois nao é nada mais nada menos do que a pura verdade, num é?
:concordo: :grin: :palmas: :dance: :-) :lol:

Abssss

cmte_carvalho
25/01/2007, 19:57
Sem dúvida nenhuma Lucas! VIVA OS WILLYS!!! :concordo: :palmas:

Mas, é o seguinte: hoje pela manhã fui fazer a regulagem do ponto e, chegando na oficina, o mecânico/"mexânico" disse que não sabia ao certo o valor da calibragem (e olha que o cara é especializado em motores GM segundo me disse o gerente da oficina!)... :parede:

Pediu então para que me dirigisse a uma oficina próxima onde um dado senhor poderia me ajudar.

Chegando à tal oficina, me deparo com um belíssimo Willys em fim de reforma. Vermelho, "SPOADO", e cheio de relógios no painel, o veículo está mesmo lindo! Segundo o mecânico ele deverá ser levado para o Rio de Janeiro (será que o proprietário dele está aqui pelo fórum?)... :pensativo:

Voltando ao assunto, o tal senhor disse que só poderia mexer no meu Jeep no final da tarde pois tinha muito serviço a ser feito, então pedi-lhe para me informar o tal valor uma vez que poderia fazer a regulagem na oficina onde fui anteriormente. Segundo ele, a regulagem de ponto seria de 8º (oito graus).

Retornei então à "oficina primária" e lá demos início à regulagem. No começo foi um pouco difícil de enxergar a graduação existente sobre o rotor (não sei o nome correto dessa peça) no qual é ligado a correia que vai para a hélice, mas nada que uma boa luz não resolvesse. Depois, foi conectado à bateria uma pistola de luz estroboscópica que exibia alguns dados num painel digital enquanto a luz era apontada para o tal rotor.

Por várias vezes me foi pedido para desligar e ligar o motor, com regulagens feitas através do giro da hélice (com as próprias mãos) nesses intervalos. De repente o mecânico me informa que havia configurado o ponto para os tais 8 graus mas, devido à alguns cabos de vela rachados, ele resolveu fazer uns testes adicionais com o distribuidor - para tanto, borrifou um líquido transparente (parecia água mas não tenho certeza) sobre a peça e as conexões dos cabos, me pedindo para dar a partida em seguida.

Quando o motor passou a funcionar pudemos perceber faíscas saindo de um dos cabos, bem na base onde existe a dobra para a conexão ao distribuidor. O mecânico, portanto, informou que eu precisaria comprar um jogo novo de cabos além de um distribuidor novo. :shock:

A questão chave é: se o problema é somente corrente escapando por um dos cabos (o qual está rachado) porque preciso comprar um distribuidor novo ao invés de comprar apenas os cabos? :pensativo:

Cheguei em casa por volta das 11 horas e aguardo o fim de noite para dar partida com o motor "bem frio" e averiguar se houve alguma mudança perceptível... Torçam por mim!

Fico no aguardo de algum "mestre". Grande abraço e até!

Kim
25/01/2007, 22:17
Caro cmte_carvalho!

Penso eu que está havendo um engano aí!

Não é o distribuidor que tem que trocar, mais sim a tampa onde vai conectado os cabos.

O que pode ter ocorrido é o rachamento da tampa, com possível fuga de corrente.

Não é algo fora do comum, talvez algum choque térmico ou algo parecido, como até o proprio tempo de uso, sendo este ultimo o ocasionador do problema dos cabos.

Há casos em que o cabo não apresenta fuga de corrente, mais ele "entope" não trensmitindo a corrente de um lado a outro, nesse caso tem que usar o multímetro para verificar sua resistividade, se esta dentro do padrão.

Particularmente, aconselharia a verificar pelo menos uma vez ao ano, ou junto com a troca das velas.

Para saber se melhorou, basta andar, não importando se está quente ou frio.
Pergunte onde o ponto estava, se muito adiantado ou atrazado.
Geralmente, faço a regulagem com o motor funcionando, desconectando a mangueira do avanço para não interferir no ponto.

Caso precise de algo, estou a disposição.

Abraços.

Kim.

Lucianom38a1
25/01/2007, 22:22
Pessoal,

Obrigado pelas dicas. Sou leigo no assunto, então desculpe as eventuais perguntas estúpidas...

Vou ver se neste FS eu consigo trabalhar no Jeep (que não fica mais aqui em casa).

Eu reformei o Jeep faz pouco tempo. Antes da reforma eu utilizava um carburador Solex, que funcionava 100%. Após a reforma, resolvi trocar o Solex pelo Carter YS, que é o original dele.
O carter começou bem, só que com o tempo foi piorando.
Acredito que o chicleur da lenta tenha muita culpa nisso, pois algum tempo depois que o Jeep da reforma, e já coloquei um tanque de gasolina novo, mas esqueci de pré lavar ele (!!!!) antes de colocar gasolina pra valer...

Aproveitando o tópico, alguém sabe se esses aditivos para carburador e para descarbonizar valvulas funciona??

[]'s

Kim
25/01/2007, 22:31
Essa eu deixo para os foristas com maior competência!

m.vinicius
26/01/2007, 04:49
cabos de velas tendem a apresentar estes problemas, pode-se medir a resistencias dos cabos se eles não forem supresivos, mas se forem as medidas são outras e muitas vezes estas ficam mascaradas. faça um teste com os cabos, com o motor ligado, vai tirando cabo e testando se piora o funcionamento, cuidado para não tomar choque! se em determinado cabo não fizer diferença de funcionamento pode ser este, mas troque todos. outro problema é entupimento do chiglê.

alexrib2005
26/01/2007, 10:17
Como disse o amigo Kim, sempre tem alguém que sabe mais que a gente, então vai lá se o teu veiculo for com injeção eletrônica tudo bem usar, aditivos para limpeza de bicos e coisas assim, mas para nos que temos o velho e extremamente confiavel e mexivel carburador, não faz grandes diferenças, a unica coisa a ser observada e uma gasolina de qualidade, sugiro a da Petrobrás, afinal o petroleo e nosso, RSRS, e uma limpeza ao menos de seis em seis meses, se tiver tudo correndo bem pode ser uma vez por ano, se o carbura, não for dos mais complicados, vc mesmo faz, se for daqueles que já possuem o sistema de injeção ai sugiro um bom mecânico.
Abraços.

cmte_carvalho
26/01/2007, 13:13
...afinal o petroleo e nosso...

Eu não diria isso, ainda mais considerando o preço (R$2,75 onde moro) e o álcool adicionado (à proporção de 23%)... :discordo: :x

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
26/01/2007, 14:57
Pessoal,

Obrigado pelas dicas. Sou leigo no assunto, então desculpe as eventuais perguntas estúpidas...

Vou ver se neste FS eu consigo trabalhar no Jeep (que não fica mais aqui em casa).

Eu reformei o Jeep faz pouco tempo. Antes da reforma eu utilizava um carburador Solex, que funcionava 100%. Após a reforma, resolvi trocar o Solex pelo Carter YS, que é o original dele.
O carter começou bem, só que com o tempo foi piorando.
Acredito que o chicleur da lenta tenha muita culpa nisso, pois algum tempo depois que o Jeep da reforma, e já coloquei um tanque de gasolina novo, mas esqueci de pré lavar ele (!!!!) antes de colocar gasolina pra valer...

Aproveitando o tópico, alguém sabe se esses aditivos para carburador e para descarbonizar valvulas funciona??

[]'s

Boa tarde, Luciano...

O que você descreve, como quase todos já falaram aqui, tem todo o jeito de gicleur da lenta entupido. Todos os sintomas (incluindo estar rateando no 'freio-motor') levam a crer nisso. O carburador Carter original, (se for zero) não costuma apresentar problemas (é parecido com os Dfv-228 e primos) necessitando apenas de limpeza (o Carter tem uma tendência um pouco maior que os Dfv em acumular água e sujeira no cilindro do pistão). Agora se for velho e com folgas seria até melhor abrir mão da originalidade e colocar um Dfv em função da praticidade em encontar peças. Em 89, comprei em Montevideo um bura desses novinho 'na caixa' e pensei que ia 'arrasar' no meu 51... ele me arrasou! Voltei ao Solex que é mais fácil de manter regulado.

Mas há outros pequenos detalhes de manutenção que costumamos descurar:

1- Veja na base do seu distribuidor (se original) - saindo de lado tem um caninho com uma tampinha - é para colocar umas gotas de óleo de motor ali. Simples, não é? Mas se você não fizer isso com frequência as molas e eixos das massas do avanço centrífugo deixarão de ser lubrificadas e emperram ou ganham folga (cada vez que for verificar o nível deixe escorrer o óleo da vareta para lá)
2- Retirando o rotor, já reparou que tem um feltro ali no eixo do distriba? Bote óleo ali também. O eixo é vazado (tipo cano) e tem um furo pequeno para o óleo passar e lubrificar.
3- O seu platinado deve estar com a folga de 0,020" (0,51 mm) e as velas com folga de 0,030" (0,76 mm). O avanço inicial é de 5 graus (APMS). A folga das válvulas (tanto adm com esc) é de 0,016" (0.41 mm) a frio.
4- Verifique o estado e o aterramento do condensador.
5- Tanque sujo de resíduos e água condensada também acabam comprometendo o funcionamento das válvulas da bomba de combustível e do carburador. Cabe lembrar que o filtro de combustível tem suas limitações e não impede a passagem de água condensada.

Isso tudo está na seção de downloads - manutenção - mas não custa lembrar aqui, até porque alguns não estão conseguindo abrir.

Abraços
Alexandrino