PDA

Ver Versão Completa : Velocímetro.

leomichetti
19/01/2007, 08:56
Agora consegui criar um tópico...ontem tive que usar o espaço de um colega com um tópico diferente.
Amigos, meu velocímetro parou, mas o conta-giros está ok. Deve ser o cabo que se soltou ou quebrou mesmo...mas não sei qual é o cabo para verificar...aparentemente não vi nada solto. Alguém consegue indicar qual é o cabo e onde ele deveria estar ligado ? Se o conta-giros está ok, será que foi o ponteiro dentro do painel ou é um outro cabo ?
O do Passat antigo serve, mas eu sei que precisa de uma adaptação junto ao painel...mas o que é exatamente pra ser adaptado ?
Alguém sabe em média o valor dessa brincadeira?

Abraços,
Léo.

Peter
19/01/2007, 09:20
Léo

Acionamento do velocimetro é independente do conta-giros.O conta-giros tem acionamento eletrico e o velocimetro é mecanico.

No velocimetro tem um cabo preto(é um cabo de aço) preso por uma bucha roscada e do outo lado ele esta rosqueado na caixa de transferencia.

Verifica dos dois lados do cabo ,se não soltou,se estragou o encaixe quadrado do cabo ou se ele se rompeu internamente(cabo de aço).

Serve o do Passat antigo(não me lembro ate que ano) do lado da caixa de transferencia.Do lado do velocimetro ele não rosqueia,ai voce tem a opçao de encher com a aquela fita branca veda-rosca de cano,na rosca do velocimetro,ou leva num cara que mexe com velocimetros e pedir para colocar a peça do cabo velho do Niva no novo do Passat.(ideia original do Cavalcante)

Cavalcante
19/01/2007, 10:31
Léo, não perca tempo e dinheiro com cabos alternativos ou "originais". Passe em uma casa de taxímetros que os caras fazem o cabo novo sob medida pra vc por R$30,00.
Peter, essa idéia eu não tive não... O que eu fiz foi sofrer com cabos "originais" comprados em casas "especializadas" em Niva. E também com o tal cabo do passat. Só joguei dinheiro fora. Aí parei em uma loja de taxímetros, o cara foi lá e fez um cabo na hora (tem de ter uma prensa e as matrizes certas pra fazer as terminações).

leomichetti
19/01/2007, 11:32
HAUAHUHAHU, onde tem uma casa de taximetros aqui no RJ ? Já que eu sou paulista e moro aqui a pouco tempo !!! Pra eu verificar as pontas do cabo, a que fica na caixa só entrando debaixo do carro mesmo, né ? Ou por cima ali na visão do motor da pra ver ??? a ponta do lado do painel saí de qual direção, pq pelo que vi, tem vários fios ali e nenhum deles parecem ser...e não dá pra ver a ponta roscada.

Gustavo Niva
19/01/2007, 12:46
A ponta que sai da caixa só olhando por baixo mesmo... fica quase no meio do carro...

A do lado do painel sai meio que do tunel, em baixo do console central, passa perto pedal do acelerador... é fácil de ver por dentro...

Casa de taximetro é moleza... só perguntar pra um taxista heheheh

Peter
19/01/2007, 14:23
Léo

Deita enbaixo do carro na altura da caixa de tranferencia,ai voce ve o cabo rosqueado,na parte mais baixa da caixa.

Do lado do velocimetro é bom tirar o painel pequeno, que sai tudo para frente.

O cabo ta bem no meio do velocimetro.

leomichetti
19/01/2007, 15:50
CARACA...

Já vi que esse final de semana vai ser punk...minha esposa quer ir na feira de gestante e bebe e eu quero ficar mexendo no NIVA.
O pior é que quase não tenho ferramentas...vou acabar tendo que levar em algum lugar.

Gustavo Niva
19/01/2007, 15:59
Pra desmontar o painel de instrumentos basta uma chave philips... e é fácil pra kct...

leomichetti
23/01/2007, 10:24
Muito Bem...

Só para dar um parecer final, já consegui arrumar o meu velocímetro.
Achei uma casa de cabos e velocímetros e o cara em uns 10 min...utilizando um cabo novo (10 reias) de kombi, montou o meu e cobrou mais 10 reais para encaixar no painel e na caixa.

Total: R$20,00

Valew.

Rones Jr
23/01/2007, 12:08
Léo,
vc reparou se o encaixe no velocimetro foi fácil, tipo plun and play?

Muito Bem...

Só para dar um parecer final, já consegui arrumar o meu velocímetro.
Achei uma casa de cabos e velocímetros e o cara em uns 10 min...utilizando um cabo novo (10 reias) de kombi, montou o meu e cobrou mais 10 reais para encaixar no painel e na caixa.

Total: R$20,00

Valew.

Cavalcante
23/01/2007, 12:22
Léo,
vc reparou se o encaixe no velocimetro foi fácil, tipo plun and play?

Rones, existem uns 5 ou 6 tipos diferentes de encaixes, a maioria deles com rosca, de diferentes tamanhos. Por isso que é bom levar na casa de velocímetros, porque o cara tem todas as combinações ali e coloca o componente certinho. Perfeito, rápido e barato.

No meu caso, ainda teve mais um complicador, que era o sensor de velocidade do compass, então eu uso dois cabos de velocímetro, um da transferência para o sensor e outro do sensor para o velocímetro. E sem tremedeira no ponteiro!

leomichetti
25/01/2007, 09:36
Seguinte...

O cara aproveitou meus plugs e a capa do cabo ele só trocou o miolo...que é o próprio cabo de aço...ele mediu e cortou no tamnaho certo...fez a pontinha e passou por dentro do que já estava lá.

Só teve o trabalho de rosquear denovo.

emtsuhako
28/01/2007, 18:22
Salve galera!!! Enfim peguei meu Niva do mecânico!!! Matei saudades viajando um pouco pelas Serra das Cuestas, em Botucatu... ficou perfeito!!! Na verdade ficou quase perfeito... quase saindo da rodovia Castelo Branco, o velocímetro que tava marcando 100km/h, disparou para 120km/h, voltando repentinamente para 100km/h... voltando a 120km/h... parecendo um contador Gêiser em Chernobyl... E do nada parou de funcionar... :(

Em casa abri o painel de instrumentos e desconectei o plug do cabo que se fixa na caixa de transferência... parece que tava meio solto... reconectei, deixando bem apertado... ops... rsrsrs... Depois abri o painel de instrumentos e desconectei o plug que vai no velocímetro... andei na rua e vi que estava girando normal... reconectei, andei de novo numa rodovia... andou normal... mas na volta, a mais de 100km/h, o ponteiro voltou a parecer um contador Gêiser... :(

Repeti o procedimento... por uns instantes fica normal, mas depois volta a falhar...

Pergunto, o que pode ser??? O cabo parece estar normal, a conexão no velocímetro idem... parece que tem algo a ver com a conexão na caixa de transferência, mas não consigo descobrir o que é...

Rones Jr
28/01/2007, 20:13
Edson,

no meu caso, quando começou assim...não durou mais de 2 semanas! To com o do Passat até hoje!
Boa sorte...

Rones

shuther4x4
28/01/2007, 22:45
Pode ser o velocímetro propriamente dito, e no caso é o mais provável, já que você disse que o cabo está normal.

emtsuhako
29/01/2007, 10:05
Fábio, a príncipio eu desconfiei que fosse o próprio velocímetro, mas ele sempre volta a funcionar qdo desconecto e reconecto o plug na caixa de transferência... de qq forma, vou pegar um cabo novo e se não for isso, pelo menos terei um cabo de reserva... agora, se for o velocímetro espero que o conserto não seja caro...

emtsuhako
15/02/2007, 15:05
Pessoal, o problema do meu velocímetro foi resolvido... levei numa loja especializada em velocímetros e o técnico tirou o cabo do velocímetro, constatando que estava tudo OK, isto é, não estava quebrado... feito isso ele mediu o cabo, esticou uns 1,5cm e colocou de volta... até agora está funcionado!!! Segundo ele, o cabo do Niva encurtou por causa do calor e uso... nem quis cobrar pelo conserto... gente boa e honesta!!!