Ver Versão Completa : Samurai MT 97 "Porkim"
diogo ludovico
07/01/2007, 21:43
Beleza pessoal, sou novato, comprei meu primeiro 4x4:dance: :dance:
Estou na primeira fase, a de reforma e retirada de gambiarras.....afinal uso a viatura no dia a dia e em passeios.
Segue dados da viatura:
- Motor original 1.3l
- Cambio original (anel sincronizador da 1° foi pro saco)
- t-case original
- Suspenção dianteira: Molas traseiras do voyage com amortecedores traseiros do corsa (já rodou 4000 km sem problemas)
- suspenção traseira: molas originais com amortecedores traseiros do fusca
- peneus Michelin 205/75/R15
- escapamento: No momento estou sem a metade, do catalizador para trás....
- cardans novos (adaptados da l200)
- 4 rolamentos novos (originais)
- suporte da antena (recortei de uma borracha encontrada em lojas de parabrisas)
Ainda falta muito, mas vou arrumando na medida da ne$$ecidade:rolleyes:
diogo ludovico
07/01/2007, 21:50
Seguem as fotos do cardan e da gambiarra com as pinças...(coladas com silicone depois de perder as trasvas, e do motor original.
ô Diogao!!
cara ... esse cardã nao é de L200 nao... tá com cara de samurai mesmo.. vc deve esatr confundindo,.. as CRUZETAS é que podem ser da L200 que nao iguais as do samurai...
e outro detalhe... a foto do amortecedor traseiro, eu percebi que a chapa que é soldada no eixo e segura as buchas dos links estao tortinhas... elas quebram com facilidade... vide o na minha pagina na secao "mecanica"... tem que fazer um reforco ali...
T+
Joao Baeta
11/01/2007, 18:54
:arrow:Diogo,
O que é aquilo que envolve o volante....
Não acha meio cafona não? :mrgreen:
Absssssssssss
Parabéns pela viatura Diogo!!
Quanto ao silicone nas pastilhas não acho que é uma boa solução devido a temperatura que o sistema de freio trabalha.... Também perdi essas travas e com um pouco de paciência fiz umas de latão... acho fica um serviço mais limpo e próximo ao original !!
Abraços
diogo ludovico
12/01/2007, 17:29
fabil, realmente as chapas estão um pouco tortas, mas já estou providenciando os reforços.
Aquela "coisa" que envolve o volante realmente é cafona, mas no estado que está meu volante....é melhor deixar ela lá mesmo..até sobrar DIn$$$DIn para substituir o volante.
Quanto ao silicone nas pinças, tambem não gostei quando vi a "cagada" do mecanico, mas vou esperar quando for trocar novamente e ai sim colocar as travas (enquanto isso procuro-as, nem que seja para copiar)
diogo ludovico
15/02/2007, 10:40
Segue a foto ruim do amortecedor de direção do toyota bandeirantes, que ficou muito bom, e nã opesou quase nada na direção.
luiztacco
15/02/2007, 10:43
Aquela "coisa" que envolve o volante realmente é cafona, mas no estado que está meu volante....é melhor deixar ela lá mesmo..até sobrar DIn$$$DIn para substituir o volante.
Diogo seu samuka tá bonito.
Sobre o volante... da uma estudada sobre a possibilidade de encapar somente o volante com couro. Fiz isso no meu ex. vitara e ficou muito bom. Na epoca me cobraram R$ 40,00.
Ae Diogo..
tenta pegar um volante em bom estado usado... tenta na suzucar... aqui em BH na minas suzuki estava desmanhcando um samurai 97 lá... se quiser conferir..
T+
diogo ludovico
15/02/2007, 16:11
Vou olhar a ideia de revestir o volante em couro, mas será que poderia revestir em curvim? será que ele teria a mesma resistencia do couro?
Agora é esperar para ver como vai ficar
o couro é muito mais resistente.. e p/ fazer apenas 1 volante nao mixaria.. nem compensa fazer em courvim..
T+
diogo ludovico
16/02/2007, 22:43
Retirei ontem aquela capa do volante, e depois de muito limpar até que o volante não está tão ruim, mas tinha uma gosma cinza escuro, uma mistura da borracha do volante com barro e anos de sujeira, acho que nunca tiraram aquela capa para limpar o volante!
Fabil, então vou ver o couro, queria colocar um volnate mais esportivo, mas acho que se colocar de couro já fica muito legal.
diogo ludovico
28/02/2007, 16:22
De novo no estaleiro....
Desta vez para substituir o retentor do volante do cambio:evil: .
diogo ludovico
05/03/2007, 10:51
Finalmente saiu do estaleiro, agora silencioso, com o cambio arrumado, e algumas adaptações...
- Soleiras em aluminio
- Novo forro traseiro com mais um par de auto-falantes e amplificador de 600W escondido:concordo:
- Porta trecos na porta traseira (copiada do forum, pena que não ficou bem alinhado:putz: )
- Novo retentor do volante do motor
- Gambiarra nova no freio dianteiro:pensativo: :pensativo:
Como não poderia faltar, troquei uma gambiarra no freio por outra...:rolleyes: :rolleyes: não consegui reproduzir as presilhas de latão que mantem as pastilhas de freio no lugar, e como estas já estavam "coladas" com silicone de alta temperatura, mas já estavam fazendo barulho, o mecanico "preencheu" o espaço que faltava entre a pastilha e a pinça com solda:shock: , e depois esmerilou até que ficasse no formato certo do encaixe, eliminando o silicone.
diogo ludovico
02/04/2007, 13:21
NA luta por espaço no samuka vale tudo, depois do porta treco na porte traseira foi a vez da caixa de ferramenta no cofre do motor e de um suporte para o "mico", um macaco hidraulico minusculo herdado do meu antigo carro.
andre gustavo
02/04/2007, 23:38
Este seu suporte de Macaco, aonde vc arrumou????
e de qual carro???
um forte abraço!!!
diogo ludovico
03/04/2007, 21:16
O suporte utilizado foi o do proprio samurai. Como o suporte original tem uma volta de metal, porem esta não se adequava na altura, aproveitei a base e as laterais do suporte, confeccionando apenas a "alça" em chapa de aço.
Alem desta alça, utilizei uma dobradiça comum e uma presilha que havia sobrado do projeto do porta trecos na porta traseira.
Como o macaco é mais pesado do que o original, e emu suporte já se encontrava rebitado com uns rebites vagabundos, aproveitei para trocar os rebites e colocar arruelas para reforçar a ligação com a caixa de roda.
Qualquer duvida estamos ai!:concordo:
diogo ludovico
31/07/2007, 20:39
É, depois de muito adiar.....agora é para valer!:parede:
Chegou a hora de arrumar motor....cambio......
Assim seguem as fotos da retifica do motor, a lista de peças ainda nao peguei com o mecanico..pois a cada hora entra mais uma.....:parede:
O cambio ainda não foi retirado, mais este não ecapa da revisão tambem....
na foto dos pistões dá para vera borra que estava no carter....de tanto queimar óleo o motor inteiro está uma graxa só!
diogo ludovico
03/08/2007, 19:15
Noticias da reforma.....
O comando de valvulas está pronto, limpo e retificado
A caixa de cambio está quase pronta....falta só substituir a engrenagem da ré e o tambor da ré e 5° (R$ 250,00) na suzucar...
O coxim do cambio tambem tinha ido pra o saco....e tambem será trocado.
Então até agora...
Retifica completa do motor:concordo:
Retifica do cambio :concordo:
Falta ainda a suspenção.....:putz:
diogo ludovico
14/08/2007, 11:50
Finalmente peguei o carro de volta, agora com motor e cambio zerados, alem de uma revisão no eixo traseiro que estava com um retentor estourado:concordo:
Segue a lista de peças trocadas, todas originais:concordo:
Kit de embreagem
Correia dentada
Junta completa do motor
Tensor da correia dentada
Bronzinas da biela
bronzinas dos mancais
Retentor da caixa de transferencia
jogo de aneis
bomba dágua
coxim do cambio
bomba de óleo
coxim do motor
retentor eixo traseiro
limpeza do radiador
filtro de óleo
Engrenagem da ré
Tambor da 5° e da ré
todos os óleos de motor, cambio e caixa de transferencia!:concordo::concordo:
Agora o carro tá zerado!....e minha conta tb......:putz:
diogo ludovico
21/09/2007, 18:06
Para variar, assim que peguei o carro da oficina resolveram bater na traseira:shock:.....do samurai!:putz:
Por sorte o cara tinha seguro, e este pagará por todas as despesas. Pois bem, resultado, perda total do tanque de combustivel e dano leve ao parachoque traseiro. Ai veio a grande surpresa, como não se encontram estas peças novas nas lojas conhecidas (suzucar, alternativa....etc), o jeito foi pedir na Jorlan de Brasilia.....resultado:
tanque de combustivel: R$3.400,00 :shock::shock::shock: isso mesmo, tres mil e quatrocentos reais por um misero tanque!!!!
parachoque traseiro: R$ 2600,00 :shock::shock: sem comentarios......
Lanternas traseiras: R$ 360 cada :parede:....me neguei a somar tudo......
Sendo assim negociei e consegui de fazer o parachoque de ferro por R$ 500,00 (já era minha intenção) e colocar o tanque original....hehehe a seguradora que fez questão, mas como são eles que estão pagando mesmo.....
Esta semana deve ficar tudo pronto, as novs lanternas serão as das carretas marca Guerra, o parachoque já virá com protetor de tanque reforçado (pelo preço do tanque deveria ser blindado!).
1° foto do ocorrido, o samuka quase não sofreu, afora o pobre focus......:twisted::twisted:
2° tanque mais caro do mundo!
3° novo parachoque, ainda sem as lanternas.
diogo ludovico
21/09/2007, 18:16
Apesar dos problemas com a batida, tambem foi possivel acrescentar algumas coisinhas que a muito tempo queria colocar...:concordo:
- Quebra mato com protetores de farois keko
- Estribos keko
- farois de milha de 100 W (vieram de brinde....depois vou colocar os Hella):mrgreen:
Eram peças que pertenciam ao antigo dono do carro, que teve a brilhante ideia de tirar as peças do carro para vende-lo, e depois ficou com as peças sem função.:parede:
Pelo menos sai no lucro..... tudo saiu por R$ 300,00:dance::dance:, se fosse novo não sairia por menos de R$ 950,00:parede::parede:
Agora é só esperar o parachoque traseiro ficar pronto, e a suspenção da Fabil chegar....ai ele vai começar a ficar do jeito que eu quero:mrgreen:
Supercharger
21/09/2007, 18:29
Com este novo parachoque traseiro, o próximo Focus que bater na sua traseira vai dar PT, hehehe.
diogo ludovico
22/09/2007, 00:48
Supercharged, por enquanto, como ele está só na chapa, dá a impressão de ser muito grande, mas depois de instalada as lanternas, a placa será centralizada naquele "grande espaço" abaixo do estepe", e com isso quebrará a impressão de que ele é muito grande para a traseira do samuka.
As lanternas sim, fiz questão que fossem grandes (14cm cada), no samurai do Queiroz aqui de goiania usaram umas lanternas de onibus um pouco menores, mas acabaram ficando mirradas no parachoque....
Semana que vem ele fica pronto ai posto uma foto dele completo:concordo:
Wallace Soriano
24/09/2007, 19:54
Beleza Diogo!:palmas:
Voce já recebeu seu KIT SUSPENSÃO do Fabiano!!! Quanto tempo para ficar pronto!!!
Cara, agora seria bom voce trocar o parachoque dianteiro também. Que tal o da RC!!!:palmas:
Abç
enio chagas
24/09/2007, 20:05
Sendo assim negociei e consegui de fazer o parachoque de ferro por R$ 500,00 (já era minha intenção) e colocar o tanque original....hehehe a seguradora que fez questão, mas como são eles que estão pagando mesmo.....
Sorte que tava no seguro, hein? Ufa!
Agora, aproveitando o tópico: alguém sabe de algum tanque "alternativo" pro Samurai? Ou alguém que faça um confiável? O meu tá todo amassado, levei num funileiro e o cara correu que nem o diabo foge da cruz. Acho que ele prefere fazer funilaria num vespeiro ocupado a desamassar um tanque... :grin:
diogo ludovico
26/09/2007, 00:00
enio, meu mecanico faz um tanque pro samuka em inox por R$ 700,00, e se vc quiser ele ainda faz um de 50 litros, voce só terá que reposicionar a saida do escapamento.
no meu caso só não o fiz pq o seguro fez questão de ser peça original, mas depois quando foi ver o parachoque (já estava escaldado com o tanque) aceitou facim mandar fazer o parachoque.....
Ache um mecanico bom em solda mig que o cara deve conseguir fazer um tanque me inox para vc, se ele tiver o seu original para copiar é facil.
Se vc quiser posso ver cetinho com o meu mecanico quanto fica para fazer um para vc.
diogo ludovico
26/09/2007, 00:28
Wallace, segunda feira agora chega o kit do fabiano, falei com ele hoje e ele já esta finalizando as ultimas peças.
Assim que começar a montagem eu colocarei as fotos aqui, passo a passo:concordo:
Quanto ao parachoque, realmente vou acabar tendo que colocar um de ferro na frente, mas como já tenho o quebramato com protetores de farol da keko, colocar o da RC implicaria na perda do mesmo (keko). O que vou fazer é bolar um de ferro que aproveite o que já tenho, desta forma sai mais em conta que os R$ 500,00 do RC, basicamente substituirei a meu de plastico por um de ferro no formato parecido com o original.
Assim que começar a montar o kit colocarei fotos detalhadas aqui.
Quanto ao parachoque taseiro, finalmente ele ficou pronto, falta só as ligações eletricas e a luz da placa. Ficou um pouco "zoiudo" agora com o jeep baixo e com os peneus originais, mas assim que ele estiver na altura final e com os peneus 31" eles ficarão mais proporcionais.:mrgreen:
diogo ludovico
26/09/2007, 00:38
João, quase......até hoje só não desmontei o diferencial dianteiro e a caixa de tração....mas já está em estudo......hehehehe
O que acontece é que sou estremamente chato quanto ao meu samuka, então qualquer barulho diferente eu investigo a fundo....e nisso fui descobrindo um monte de m.....feita pelo ex dono, e nisso vou arrumando o carro.
Ele alem de companheiro de finais de semana tambem é o meu carro do dia a dia, então qualquer problema diferente eu logo percebo.
Até hoje já gastei R$ 14000,00 em manutenção, juntando aos R$ 24000,00 que paguei peo carro..... já dava para comprar uma L200:shock:
mas aos poucos e com a ajuda do pessoal daki do forum vou coocando ele do jeito que quero.
Esta semana chega o kit de suspenção do Fabil, ai ele vai ser erguido em mais 7cm (está com 1,5" de lift na suspenção), e logo que sobrar uma grana estarei providenciando uma caixa por engrenagens para junto com o kit de redução colocar peneus 31"
Mas assim vai, aos poucos vou zerando o carro e minha conta bncaria....:roll::concordo:
Joao Baeta
26/09/2007, 01:01
:arrow:Caraio....!!
Vc repara que o carro tá com uma dor... E vc manda p/ o médico!!!!!!
E tem previsao qnd termina esse quebra cabeça?
:pensativo:
raphaelmacae
26/09/2007, 06:34
Parabens, seu carro vai ficar show!!!!!!!
suspencao maior, pneus 31, reducao X....isso ai, ta no caminho certo!
diogo ludovico
26/09/2007, 13:48
João, é como dizem...jeep só se sabe quando começa, onde termina só deus sabe....:shock:
Mas o que posso dizer é que da parte mecanica espero estar finalizando agora com a suspenção, e assim espero que o carro fique zero, ai depois começa a diversão de equipa-lo.
No projeto:
- Peneus 31"
- Kit redução X (caixa de transferencia junto)
- Bagageiro
- Instrumentação de painel (RPM, vacuometro, pressão de óleo e agua)
- Bateria nova (a original já esta no limite, afinal 600W de som mais 400 de farol.....:twisted:)
- alternador de 120A (para não judiar da bateria, já que ainda quero colocar mais 4 milhas)
- parachoque dianteiro de ferro
Bem, a ordem não está definida, vai depender da $$$, mas uma hora ou outra eu chego lá.
Fotos melhores do parachoque traseiro e do protetor de tanque, tudo bem reforçado e fixado.:mrgreen:
ô Diogo... seu kit tá pronto... te mandei email desde ontem.. confere ae..
T+
diogo ludovico
16/10/2007, 22:46
Parte 01::putz:
Para variar meu motor está na retifica novamente:parede: o animal da retifica mediu apenas 3 das 4 bieletas, e remontou tudo....e ae.....:parede:
Ainda bem que detectei o problema ainda na garantia, já tinha rodado uns 2000 km, pior para a oficina onde deixei o carro, pois como a retifica foi terceirizada por eles, todo o custo com retentores, juntas, óleos e mão de obra serão por conta deles:twisted:.
Agora finalmente vou ficar com o motor zerado, encontrei um mecanico especializado em suzuki (ele que detectou o problema), e logo que o motor estiver rodando ele fará o ajusta fino no carro.
Parte 02::palmas:
Finalmente amanha chega o kit de suspenção que encomendei com o Fabiano, e assim o carro sai da oficina só para ajustar o motor e já entra dnovo no estaleiro para a troca da suspenção:
Componentes do kit:
Kit p/ suspensao de Samurai ( modelo helicoidal) para lift de 10 a 15cm de altura ( a partir do original)
- 02 links dianteiros c/ buchas
- 02 suportes superior de amortecedores dianteiros
- 02 suportes inferior de amortecedores traseiros
- 02 pratos de molas inferior danteiro
- 02 suportes de prato de mola inferior dianteiro
- 01 barra Panhard regulavel dianteira
- 01 Suporte de barra Panhard dianteira
- 02 Pratos de molas traseiros
- 01 barra Panhard regulavel traseira
- 01 suporte de barra panhard traseira
- 01 espacador de cardã traseiro
- 03 extensores de conduites de freio
- 04 batentes de borracha
- 01 High Steer p/ a barra de direção
As molas serão as traseiras do santana quantum com kit gás.
Os amortecedores serão a principio da Procomp, mas se a grana acabar terei que colocar os traseiros da silverado:rolleyes:.
Assim logo logo (espero....) estarei apto a trocar meus peneus 205/75 por no minimo os 235:dance:, na verdade queria os 31", mas sem o kit de redução forçaria demais o carro:sad:
Logo que começar a montagem coloco fotos:concordo:
falcão Negro
17/10/2007, 21:21
Parabens Diogo esse Samuka vai ficar show de bola.
diogo ludovico
09/11/2007, 11:11
:parede::parede::parede: Lá vai meu motor ser desmontado pela 3° vez!!!!!
Já se pasaram quase 3 meses da 1° retifica, mas parece que os caras "entendidos" não conseguem montar o motor direito.
Primeiro o carro estava com 105000km, e um anel tinha ido embora, então alem de soprar quimava muito óleo.
Depois da primeira retifica, o carro ficou bom, sem queimar óleo, mas erraram no virabrequim, e com menos de 2500km o motor teve que ser novamente desmontado.
Com o virabrequim retificado (acreditem ,eles esqueceram :shock: de fazer isso antes!!!) o carro foi novamente liberado, mas queimando muito óleo.
Agora, com quase 700km rodados, o óleo já está na metade da vareta, e ao ligar o carro, ele solta mais fumaça branca do que antes da 1°retifica!!!:parede:
Resumo da ópera, o motor vai ser aberto pela 3° vez (tudo pela garantia:twisted:), porem o projeto da suspenção está parado, pois não pode ser instalado sem o peso do motor, sob o risco de erro no alinhamento dos pratos das molas :rolleyes:,mas espero que no maximo em 2 semanas esteja instalando a tão aguardada suspenção.
Para quem tem o jipe como unico carro, só resta uma solução.....bicicleta novamente na ativa......:rolleyes::rolleyes::rolleyes:
Putz Diogo.. que novela hein? tomara que dê certo a retifica dessa vez..
T+
Supercharger
09/11/2007, 15:50
Já que tu tá cagado mesmo, se não sentir firmeza no motor, parte para um AP!
[]´s
Gustavo.
diogo ludovico
10/11/2007, 02:28
Fabiano, põe novela nisso, pior é que isso está atrasando a instalação da suspenção, fora a dor de cabeça de ficar rechecando tudo.
Supercharger, não compensa para mim nesta altura do campeonato colocar um ap, pois na ocasião da primeira mexida eu gastei R$ 3600,00 no motor, e a unica coisa que não foi trocado foram os pistões, o resto é tudo novo (bombas etc), dai partir para um AP seria mais um gasto de uns R$ 5000,00. Que dá vontade dá, mas como a garantia está cobrindo estes problemas então vou continuar aporrinhando eles até que me entreguem o motor novinho e funcionando corretamente.
assim que der coloco fotos e relato qual era o problema...
Joao Baeta
10/11/2007, 03:01
Motor desmontado pela terceira vez?!
Deve ser mal feito o serviço...!
O meu GV que tá na oficina com o motor aberto... 1x comigo e 2x ao antigo dono =3X!... Sendo o meu GV é TD 01.
Deve ficar pronto na semana que vem! E já passo para frente e pego o Tracker 2.0!
O meu Azul que é motor original e está prestes fazer 150 mil km.... Motor que jamais foi aberto!
Pois sempre olho oleo... Etc...Etc...
Abssssssssssssssssssss
Diogo... mas me diga uma coisa.. a garantia vence quando?
pq se vc ficar nesse desmonta-monta e o motor nao ficar bom, quando a garantia acabar e ae?
sei lá... claro que o prejuizo em pecas novas que vc comprou nao tem retorno ( a loja nao vai aceitar a peca de volta) mas o gasto com a MO da retifica, talvez fosse mais interessante p/ vc e para a retifica ressarcir e com isso vc mandar um AP ae...
diogo ludovico
10/11/2007, 15:27
Fabiano, até que eu pensei nisso, mas o que acontece é que como eu deixei o carro em uma oficina e eles que tercerizaram a retifica, todas as despezas dessa novela estão correndo pelo dono da oficina. A garantia de 3 meses é zerada toda vez que mexem no carro, ficando para mim apenas a dor de cabeça de ficar sem o carro, já que ele é o meu unico.
O chato é que sou amigo do dono da oficina, e realmente esta história está ficando salgada para ele, já que cada mexida fica em torno de R$ 1500,00 entre MO, juntas e óleo, tudo por conta dele, então ele está brigando com a retifica para ver se ele é resarcido, já que a M.....foi feita pela retifica.
Assim, para mim é melhor esperar para ver, já que neste caso sempre contarei com a garantia, mas acho que depois desta ultima mexida meu motor deve sair perfeito. Bem espero.......
diogo ludovico
20/11/2007, 14:27
:parede:Noticias da retifica.....
quanto mais se mexe mais se descobre.....
para começar, descobri que o antigo dono havia turbinado o samuka, e com isso detonado o motor. Como não queria gastar, colocou pistões de outro carro, que claro nunca se entenderam com os aneis que por incrivel que pareça eram de samurai!!:shock:
Assim, o motor foi para a retifica a 1° vez, e ai.....a retifica não viu que eram pistões diferentes, e tacou aneis novos (de samurai)resultado......:putz:abrir pela 3° vez....
Mas agora é em definitivo, retifica do bloco (para 075), troca dos pistões, aneis e qualquer coisa que estiver errada! como o cabeçote já tinha sido refeito assim como o virabrequim estes não serão refeitos (estão perfeitos), e espero que dentro de mais uma semana eu já esteja com o carro pronto para a instalação da suspenção nova:concordo: (pelo menos uma noticia boa)....
Enquanto isso vou de bicileta.....e quando dá pego o Busão (pajero) da chefia......:dance:mas essa só se for para shopping, pois está proibida de pisar na terra...:-( (minha mãe não quer "estragar" o carro...ô sacrilégio.:rolleyes:...)
Alexandre X
20/11/2007, 15:27
Caraca que sina!
Nao é mais jogo pegar um motor bom?
Tenho um 1.3L com 106000km encostado a venda.
:parede:Noticias da retifica.....
quanto mais se mexe mais se descobre.....
para começar, descobri que o antigo dono havia turbinado o samuka, e com isso detonado o motor. Como não queria gastar, colocou pistões de outro carro, que claro nunca se entenderam com os aneis que por incrivel que pareça eram de samurai!!:shock:
Assim, o motor foi para a retifica a 1° vez, e ai.....a retifica não viu que eram pistões diferentes, e tacou aneis novos (de samurai)resultado......:putz:abrir pela 3° vez....
Mas agora é em definitivo, retifica do bloco (para 075), troca dos pistões, aneis e qualquer coisa que estiver errada! como o cabeçote já tinha sido refeito assim como o virabrequim estes não serão refeitos (estão perfeitos), e espero que dentro de mais uma semana eu já esteja com o carro pronto para a instalação da suspenção nova:concordo: (pelo menos uma noticia boa)....
Enquanto isso vou de bicileta.....e quando dá pego o Busão (pajero) da chefia......:dance:mas essa só se for para shopping, pois está proibida de pisar na terra...:-( (minha mãe não quer "estragar" o carro...ô sacrilégio.:rolleyes:...)
ô Diogo.. mas na primeira retifica nao tinha sido trocado os pistaos nao? achei que tivessem... ô maré hein?
diogo ludovico
20/11/2007, 21:07
Pois é, foi a unica coisa que a retifica falou que não precisava trocar, pois o mesmo estava praticamente "zero", e que apenas os aneis estavam gastos.
Como noa mesma época descobri que o motor já havia sido retificado, então não desconfiei de nada...
Só hj vim a descobrir que o motor havia sido detonado pois o antigo dono resolveu turbina-lo com 1 kg de pressão, e ai explica a detonação geral do carro. Na ocasião o estrago foi tão grande que acabou tendo ue ir direto para 0,5, pois 0,25 não seria suficiente!!! :parede:coisas que a gente ficaria muito mais feliz em não descobrir.....:parede:
X, não compensa mais para mim trocar de motor, pois a parte de cabeçote e virabrequim estão perfeitos (quem disse foi o meca que identificou as cagadas da retifica...), então agora cabe apenas a retifica do bloco e a troca dos pistões, pois o resto todo já havia sido trocado (bombas etc...)
Como a oficina está arcando com a mão de obra e todas as peças que já havia comprado (juntas, óleos, aneis....), então para mim será apenas a retifica do bloco e o jogo de aneis, o resto é por conta da garantia, que ainda será zerada após a entrega do serviço, passando a valer por mais 3 meses, sem limite de kilometragem.
Mas realmente está uma sina, pior é ter que ir para o trabalho de bicileta na chuva, pois a abstinencia de 4x4 já dá para matar com a pajero que a chefia comprou, ai nos finais de semana mato a saudade do barro. Coisa leve, pois minha mãe é mais ciumenta com o "Busão" do que eu com o samuka.....:rolleyes:
Mas espero que em pouco tempo ele esteje rodando novamente, ai vai ser hora de atazanar a vida do Fabiano com a instalação do kit de suspenção.....
diogo ludovico
23/11/2007, 18:16
:parede:Noticias da retifica....
Não vai dar para usar pistões originais do samurai, pois meu bloco já está acima da maior medida (0,50), e os pistões tb já estão maoires que os originais, então a solução será encamisar o bloco e usar os pistões do Ford Fiesta endura 1.3, mas na medida standard.
Outra solução seria a troca do bloco, mas sairia muito caro, com a dor de cabeça da documentação e tudo, alem de que o resultado será um motor praticamente zero, pois aceitará futuras retificas (espero que daki mais uns 250.000km)
Quase desisti de tudo e parti para um Ap, mas perderia quase R$3.000,00 em peças e mão de obra, pois todas as peças foram compradas novas na Alternativa e na Suzukar, não usei nenhuma peça semi nova.
Aproveitei tambem para trocar tudo o que não tinha trocado na 1° vez, correias, rolamentos, tudo o que pode ser trocado.....
Agora é esperar....:sad:
Diogo... manda "benzer" esse samurai..hehehe cara.. vc já tentou jogar na mega-sena? joga com os numeros de placa e chassis do seu samurai. quem sabe dá sorte e ganha?
brincadeiras a parte.. nao entendi , o que vai ser feito??/
vc vai encamisar e usar pistao de ford endura? se eu fosse vc nao faria isso.. seu motor já lhe deu tanta dor de cabeca por causa de gambiarra e vc vai fazer mais uma?
eu tenho um amigo que esta vendendo o motor do samurai dele ( tá tirando p/ colocar um AP Diesel), eu nao sei o preco e nem o estado do motor dele, mas se interesar posso verificar com ele, já que o verei amanha na trilha..
ou entao, parte logo p/ um AP, vc vai perder 3mil??? vai.. mas com o AP é garantido de nao ter mais problemas... se vc retificar esse seu com camisa e pistao do Endura, nao é garantido que vai ficar bom... e se nao ficar??? vai perder os 3mil do mesmo jeito e vai e vai gastar mais p/ solucionar o problema denovo..
T+
Alexandre X
23/11/2007, 20:19
Filho volta a insistir, nao e mais jogo trocar por um motor bom?
Por milao vc leva meu motor com tudo standard. Fica com as pecas de reposicao para uma proxima retifica e mantem o carro original sem gambis.
diogo ludovico
24/11/2007, 13:31
Fabiano, bem que estou precisando jogar na loteria, pois como sou chato com carro (qualquer coisa estranha eu mando averiguar), já acabei gastando mais de 15 pilas no carro, fora a suspenção e a retifica de motor......:shock:
Xis, realmente seu motor está "interessante", mas o que acontece é que tudo está correndo por parte da oficina, não estou gastando nada, assim fica meio dificil mudar as coisas.
Quem está fazendo o motor agora é o Welder daki de Goiânia, ele trabalhou na suzuki, e foi ele quem identificou as m.... feitas pela outra retifica. Conversei com ele sobre a possibilidade de trocar o bloco, fazer a sua sugestão, mas ele me garantiu a qualidade do serviço, e que não seria necessario, pois o serviço (retifica) seria o mesmo para deixar o carro zerado,pois tude teria que ser desmontado e verificado.
Como paciencia tem limite, realmente esta será a ultima vez que mecherei neste motor, pois se algo der errado, e a garantia agora será de 10000km:concordo: ai sim jogo essa joça fora e coloco logo um Ap 1.8:twisted:.
Como dizem por aqui, realmente gosto de samurai, pois se contar com o preço que paguei nele, já dava para comprar uma defender 90 usada....
Alexandre X
24/11/2007, 16:38
Fabiano, bem que estou precisando jogar na loteria, pois como sou chato com carro (qualquer coisa estranha eu mando averiguar), já acabei gastando mais de 15 pilas no carro, fora a suspenção e a retifica de motor......:shock:
Xis, realmente seu motor está "interessante", mas o que acontece é que tudo está correndo por parte da oficina, não estou gastando nada, assim fica meio dificil mudar as coisas.
Quem está fazendo o motor agora é o Welder daki de Goiânia, ele trabalhou na suzuki, e foi ele quem identificou as m.... feitas pela outra retifica. Conversei com ele sobre a possibilidade de trocar o bloco, fazer a sua sugestão, mas ele me garantiu a qualidade do serviço, e que não seria necessario, pois o serviço (retifica) seria o mesmo para deixar o carro zerado,pois tude teria que ser desmontado e verificado.
Como paciencia tem limite, realmente esta será a ultima vez que mecherei neste motor, pois se algo der errado, e a garantia agora será de 10000km:concordo: ai sim jogo essa joça fora e coloco logo um Ap 1.8:twisted:.
Como dizem por aqui, realmente gosto de samurai, pois se contar com o preço que paguei nele, já dava para comprar uma defender 90 usada....
Que bom que vc achou um mecanico decente, mas mesmo assim não custa levar o samuca pruma preta velha benzer :mrgreen:
diogo ludovico
24/11/2007, 21:27
X, já está programado, a primeira coisa que vou fazer assim que o carr estiver rodando é benze-lo pelo menos 2 vezes, só para garantir!:mrgreen:
Tambem vou trocar o santinho que fica pendurado no retrovisor.....acho que ele deve ser o santo padroeiro dos mecanicos........
Mas enquanto isso pelo menos consegui uma liberação da chefia para brincar um pokinho com o novo busão:dance:
Pior que só fez aumentar a saudade do meu porkim....:sad:
diogo ludovico
04/12/2007, 00:37
:roll: Novas noticias....
Como a ordem era "deixar o motor zero", lá se descobriu mais coisas a se fazer...... o carter estava um pouco empenado (deu conserto), mas a parte da frente do bloco estava com os parafusos espanados, na junção com o carter, com isso quando em altas velocidades (acima de 60:lol:), o óleo saia pelos parafusos, que iam se soltando.... Sendo assim foi necessário refurar o bloco de forma a mudar os parafusos da parte da frente, nada muito dificil, masi com isso atrasou em mais uma semana a entrega do carro....
A previsão agora é para 6 ou sabado, isso se não encontrarem mais nada......
Como o final do ano está ai, a instalação da suspenção ficou pre agendada para a primeira semana de janeiro....junto com a revisão do eixo traseiro.....
Agora é esperar.....:roll:
diogo ludovico
11/12/2007, 01:30
:dance:Finalmente ele está rodando novamente!!!!
Agora com o motor 100% verificado e retificado.
O motor agora está com 71Cv, e 11kgf de torque, usando pistões do ford fiesta endura 1.3, com o bloco encamisado, as medidas foram tiradas no dinamometro da retifica, com o carro em cima dos rolos.
Na ocasião tambem foram trocadas as correias do alternador e do ar condicionado, rolamento da correia estriada, todos os filtros, alem de refazerem a furação do bloco no encaixe do carter, pois este já apresentava os parafusos espanados.
Tambem aproveitei para instalar um conta-giros de 60mm.
As fotos o mecanico ficou e me passar, mas ainda não chegaram, e assim que chegarem eu coloco aqui...
diogo ludovico
13/12/2007, 14:37
Ai vão as fotos da ultima retifica, o motor já com os pistões colocados, só aguardando a finalização do cabeçote, a nova furação do carter, e substituição de todas as correias.
diogo ludovico
16/12/2007, 23:25
Primeiro teste ápós a retifica:concordo:, nada radical, apenas um passeio pelas estradas de terra da região, mas como o final de semana foi de chuva:twisted: até que tinha bastante lama:dance:
Motor aprovado, agora os 71 Cv empurram forte, com os 11,5 de torque
Supercharger
17/12/2007, 11:48
agora os 71 Cv empurram forte
Rsrsrsrs! Pode crer! :mrgreen:
[]´s
Gustavo.
diogo ludovico
17/12/2007, 14:31
Pois é supercharger, antes da retifica, o motor mais soprava que empurrava, as folgas nos aneis era tão grande que acabava que ficava com pouca compressão, pois vazava tudo para o carter, e este de tão comprimido cuspia óleo pelo primeiro local disponivel (retentores, juntas etc....)
Então posso diser que só agora conheci o verdadeiro "motor" do samuka....:mrgreen:
e ae Diogo??? novidades?
T+
diogo ludovico
07/01/2008, 14:20
Ainda não Fabiano, ainda estou a caça dos eixos de Rural, enquanto isso vou ndando e terminando de detonar os peneus....
Pelo menos o motor ficou perfeito, redondinho e sem fumaça nenhuma, agora até a boca do escapamento está sequinha e sem nenhum sinal de fuligem, tá igual bocal de carro a alcool.
Estou procurando os eixos, os de willys estão na mão, até que tá ficando tentador, mas vou procurar mais, enquanto isso estou providenciando freios a disco, roda livre, e os outros apetrechos da modernização dos eixos. Só o kit futuante que vai ficar para depois, pois encareceria demais o projeto....
Enquanto isso continuo na caça aos eixos.....:concordo:
T+
diogo ludovico
08/01/2008, 20:36
Bem, feita as devidas contas, agora é correr atras das peças....:roll:
Na primeira monstrificação do porkim, lá se vão os eixos originais..e umas coisitas a mais tb.....:dance:
Vamos então ao projeto:twisted:
- Troca dos eixos originais por eixos da Rural canela grossa -> Ainda na procura, já achei 2 jogos, e estão em negociação:pensativo:. Serão devidamente revisados e zerados, com a relação já escalonada para o uso dos peneus 31":dance:
- kit de suspenção do fabiano, elevando o carro em mais 5cm (2"), como ele já está 1,5" acima do original, o resultado será um lift de 3,5" :dance: => O kit já está na oficina a um tempão, já tá quase fazendo aniversário....:parede: as molas serão as traseiras do Santana quantum, com 40 cm de altura:cool:
- Roda livre manual AVM zero bala => já que as originais não servirão nos eixos de rural:roll: vai um par novinho...
- Kit de freio a disco dianteiro, pinças de kombi => meu freio original já estava só o kimba mesmo, ai vai tudo zero novamente.....:concordo:
- kit de freio a disco traseiro => este vai depender do $$$$ final do projeto, pois foi avaliado em R$ 800,00, com pinça de kadet:pensativo:
- Amortecedores especiais :dance:(rancho, procomp ou HDS)=> Tambem vai depender primeiro do resultado final do projeto (curso final da suspenção), e do dindim que sobrar.....:roll: se sobrar.....:shock:, pq senão vai ter que ser o comunzão mesmo:mrgreen:
- Peneus 31" ,já voltados para o off road, chega dos michelin LTX:mrgreen:
:mrgreen: Agora é juntar a grana e as peças, para depois de tudo "preparado" parar o porkim no estaleiro para a cirurgia...:concordo:
- Troca dos eixos originais por eixos da Rural canela grossa -> Ainda na procura, já achei 2 jogos, e estão em negociação:pensativo:. Serão devidamente revisados e zerados, com a relação já escalonada para o uso dos peneus 31":dance:
qual relacao? 4.89 ou 4.27 ?
- kit de suspenção do fabiano, elevando o carro em mais 5cm (2"), como ele já está 1,5" acima do original, o resultado será um lift de 3,5" :dance: => O kit já está na oficina a um tempão, já tá quase fazendo aniversário....:parede: as molas serão as traseiras do Santana quantum, com 40 cm de altura:cool:
pera ae.. o kit é p/ levantar em no minimo 10cm, ou seja quase 4"... se vc levantar menos que isso os pneus vao raspar no para-lamas..
- Roda livre manual AVM zero bala => já que as originais não servirão nos eixos de rural:roll: vai um par novinho...
bacana..
- Kit de freio a disco dianteiro, pinças de kombi => meu freio original já estava só o kimba mesmo, ai vai tudo zero novamente.....:concordo:
bacana..
- kit de freio a disco traseiro => este vai depender do $$$$ final do projeto, pois foi avaliado em R$ 800,00, com pinça de kadet:pensativo:
sinceramente acho grana jogada fora... se vc nao fizer trilhas com predominancia em atoleiros, freio a disco traseiro p/ um jipe do porte do samurai é inutil.. os tambores orginais da rural vao funcionar muito bem no samurai..
- Amortecedores especiais :dance:(rancho, procomp ou HDS)=> Tambem vai depender primeiro do resultado final do projeto (curso final da suspenção), e do dindim que sobrar.....:roll: se sobrar.....:shock:, pq senão vai ter que ser o comunzão mesmo:mrgreen:
com a grana antes destinada ao freio a disco traseiro, use-a p/ comprar amortecedor
- Peneus 31" ,já voltados para o off road, chega dos michelin LTX:mrgreen:
bacana
:mrgreen: Agora é juntar a grana e as peças, para depois de tudo "preparado" parar o porkim no estaleiro para a cirurgia...:concordo:[/QUOTE]
beleza... no mais vai tirando fotos e postando os progressos aqui p/ gente dar pitacos...heheh
T+
Joao Baeta
08/01/2008, 21:40
Vc sentiu diferença do antigo e o após retífica?
Quase nada né? :pensativo:
O meu GV TD 01 tb foi a retífica... Senti ele melhor (Pouca coisa) e bebe mais (Na estrada faz 15km/l com ar ligado..... 3 pessoas... a 100km/h!!) e na cidade ele faz 10.5 km/l (Antes ele fazia 11 a 11.50 km/l)
Absssssssssssssssssssss
diogo ludovico
08/01/2008, 21:59
Pois é Fabiano, a relação será a 4,89:1, conforme vc me orientou, para reduzir em 25%.
Quanto ao eixo, é canela grossa, canela fina já basta o do samurai..:mrgreen:
Freio a disco trazeiro, esta mais como "se sobrar $$$", estava estudando o custo beneficio, mas acho que o que vai acontecer mesmo é a configuração freio a disco dianteiro e traseiro a tambor, já que o $$$ do disco traseiro praticamente paga os amortecedores.
Enquanto estou juntando as peças, continuo rodando com o carro do jeito que está, eixo torto, diferencial roncando, folga enorme.....etc.... Assim que os eixos "chegarem" eu começo a postar as fotos, pois pitaco é bom e economiza muita dor de cabeça em ajustes:mrgreen:
Ah, a altura certa da minha suspenção não é "precisa", o que tenho de certo é que as molas do voyage são 1,5" maiores que as originais, e como nunca vi uma mola original para eu conferir, tendo em vista que as minhas já vieram com 2 voltas de gol soldadas em cada uma:parede:, me basiei na informação dos 1,5". Dai, como a mola do voyage tem 35 cm, e a do santana 40cm, apenas somei a altura:pensativo:. Sei que do jeito que está, usei peneus 235/75, com rodas diferentes (originais do vitara), que ficavam retas a roda livre, portanto mais para dentro que as minhas, sem problema nenhum, só pegou de leve naquela proteção que tem na frente do tanque de combustivel, masi coisa de leve.
Na ocasião da montagem, estarei conferindo a altura certinha, enquanto isso procuro a informação de quantos cm tem a mola original.
Como segundo meus cálculos:rolleyes: do que tenho para os 10 cm, só faltam 2, (3,5" = 8,75 cm correto?), estou pensando em adicionar estes 2 cm aos suportes, 1 cm em cada, ou seja, o suporte inferior dianteiro ficaria 2 cm mais alto que o original, e na traseira eu colocaria ou os 2 cm tudo embaixo, ou 1cm no superior e 1cm no inferior.
Na pior das hipteses, caso o aumento dos suportes seja vetado, tenho como plano B colocar um bodylift de 1", acho que assim resiveria o problema sem ser $$$$ e sem a necessidade de alterar as alavancas e toda aquela dor de cabeça dos bodylifts...
Procede o raciocinio ou estou viajando?:pensativo:
diogo ludovico
08/01/2008, 22:10
Quanto a retifica, pra falar a verdade senti muita diferença:shock:
Como no meu caso o motor estava detonado pelo antigo dono, ele mais soprava do que andava, para se ter ideia, a medição do bloco apontou 0,6, enquanto os pistões eram 0,5!!!!, acontecia que nem os aneis conseguiam vedar direito, e com isso o carro perdia muita a compressão (estimaram em quase 20%), fora que queimava barbaridade de oleo e estourava tudo qualquer junta que tivesse pelo caminho devida a alta pressão do carter.
Antes de abrirem pela ultima vez, mediram a potencia, e esta estava abaixo dos 60 cv:shock:, ou seja, depois da retifica, mediram e estava com quase 71, ai ficou gritante a diferença.
Para se ter ideia, o motor estava tão fud..... que não foi possivel usar pistões originais, pois o maior pistão para o samuka é o 0,5, e meu bloco tinha um cilindro com quase 0,7, mas a maioria com 0,6, então a solução foi encamisar o bloco e usar pistões standard do ford fiesta endura caso contrario perderia o bloco!:shock:
Assim meu caso foi meio "drastico"....:parede::parede::parede:
Mas no consumo, realmente, antes ele fazia de 10 a 11km/l na cidade, agora baixou para 9 a 9,5km/l, na estrada não medi ainda, pois a unica viagem que fiz, tambem usei quase meio tanque na reduzida, ai ele fez só 8,5!:mrgreen:
Este sabado deo viajar, ai só estrada mesmo, assim poderei saber o consumo só de estrada.
Quase não ligo o Ar, mais quando chove, mas na ultima vez que rodei o tempo todo com o ar ligado ele fez 8 na cidade, nada mal para o motorzão do samuka somado a um pé pesado:twisted:
AlemãoRS
08/01/2008, 23:43
Diogo,
Não sei se vc sabe, mas considerando o tamanho da bolota dos D44, pneus 31" vão te dar um vão livre menor que os eixos de samurai com pneus 235/75R15 que acho que era os que vc usava antes.
Quanto ao eixo, é canela grossa, canela fina já basta o do samurai..:mrgreen:
andei pesquisando um bocado sobre os eixo da rural e diferenca entre os canela grossa e fina.. a nivel de resistencia, de componentes internos ( semi-eixo, etc..) é tudo igual.. nao muda nada nos dois.. a nivel de carcaca , sim o canela grossa é mais resistente, mas tb nao é uma diferenca enooooorrrrme nao... o fato é que a diferenca de preco praticados, o povo pede bem mais caro nos canela grossa ( ao menos aqui, nos interiorzao brabo os caras tanto faz), lembrando que a rural pesa praticamente o dobro do samurai e passou anos usando eixo canela fina sem problema, a sua aplicacao em samurai fica até superdimensionada. entao se vc esta com dificuldades em achar o canela grossa, o canela fina dá e sobra p/ o porte do samurai.. mas obvio.. se vc achar os dois, pega o grossa..
ma:parede:, me basiei na informação dos 1,5". Dai, como a mola do voyage tem 35 cm, e a do santana 40cm, apenas somei a altura:pensativo:. Sei que do jeito que está, usei peneus 235/75, com rodas diferentes (originais do vitara), que ficavam retas a roda livre, portanto mais para dentro que as minhas, sem problema nenhum, só pegou de leve naquela proteção que tem na frente do tanque de combustivel, masi coisa de leve.
nao é bem assim a conta nao... vc esta se esquecendo do fato K das molas.. uma mola de voyage com 35cm, pode ceder menos do que uma mola de delrey com seus 50cm com o peso do carro encima... e vice-versa
Na ocasião da montagem, estarei conferindo a altura certinha, enquanto isso procuro a informação de quantos cm tem a mola original.
Como segundo meus cálculos:rolleyes: do que tenho para os 10 cm, só faltam 2, (3,5" = 8,75 cm correto?), estou pensando em adicionar estes 2 cm aos suportes, 1 cm em cada, ou seja, o suporte inferior dianteiro ficaria 2 cm mais alto que o original, e na traseira eu colocaria ou os 2 cm tudo embaixo, ou 1cm no superior e 1cm no inferior.
na hora da montagem com o peso do carro emcima fica mais facil de fazer as contas..
Na pior das hipteses, caso o aumento dos suportes seja vetado, tenho como plano B colocar um bodylift de 1", acho que assim resiveria o problema sem ser $$$$ e sem a necessidade de alterar as alavancas e toda aquela dor de cabeça dos bodylifts...
creio nao ser necessario
Procede o raciocinio ou estou viajando?:pensativo:[/QUOTE]
+/- ...heheheheh tá no meio do caminho da viajem..heehh
T+
diogo ludovico
09/01/2008, 13:57
Interessante a informação sobre o canela fina, ai sim dá para "barganhar" melhor nos eixos, porque realmente só por ser canela grossa o pessoal pede bem mais caro que o canela fina.
Quanto as molas, e a altura final do carro, imaginei que por serem da mesma marca, e destinadas a carros da mesma montadora, não teria problema, mas:pensativo: realmente só quando estiver montando o conjunto que terei a real medida.
Agora, mesmo com os peneus 31", devido a bola do diferencial da rural ser maior eu ficarei com um vão livre menor que o do samurai?:putz: ou só se eu usar eixo de rural com peneu menor que o 31"??
Agora fiquei na duvida....oia que eu chuto o balde e mudo os planos para colocar logo uns 33":twisted: hehehehehe
Brincadeira....
Joao Baeta
09/01/2008, 14:47
:arrow:Que coisa boa!!!!
Até Samurai ficou mais ágil do que antes!!!
:palmas:
a bola eixo dos samurais, realmente é menor que as do D44, mas nada absurdo.. dá p/ rodar com 31" na boa.. vide o monte de willys rural que fazem trilhas com pneus até menores que 31"..
se quer partir p/ 33" ai é outro papo.. e mais modificacoes, terá de fazer uma funilaria e cortar umas rebarbas dos para-lamas... deslocar o eixo dianteiro uns 30 a 50mm p/ frente ( fiz isso nos dois samurais que instalei a suspensao aqui, desloquei o eixo 30mm p/ frente é ficou muito bom, um deles mesmo com pneus 32" nao raspa nada na caixa de rodas quando esterca) mas p/ pneus 31" nao é estritamente necessario ( tanto que no meu nao desloquei o eixo p/ frente e nao raspa nada, fica pertinho do paralamas mas nao raspa)
aahhh no seu caso que vc usa roda de liga, provavelmente tala 7" p/ usar 33" vai ter que usar rodas com tala no minimo 8", sendo que a ideal seria 10" porem usar 10" com os eixos de rural as rodas vao sair mais p/ fora ainda dos paralamas...
entao pensa direitinho e define o que vc quer fazer p/ nao ter que gastar duas vezes depois...
T+
diogo ludovico
09/01/2008, 19:23
:mrgreen: Falei de brincadeira, 33" já acho exessivo para o meu uso diário, já que alem de ficar parecendo um big foot, acho que o conjunto ficará muito pesado para o motor e o cambio, alem do aumento do consumo de gasolina.
Tenho a intenção de deixa-lo parecido com o seu, alto apenas o suficiente para usar os 31" sem pegar em nada, mas sem sacrificar muito o desempenho no asfalto, já que é o meu unico carro, e sempre estou viajando com ele.
Já ando até me informando sobre possiveis dores de cabeça com os "Homi da lei" por causa do quebramato e agora pela modificação na suspenção:evil:, já que não quero ter meu carro apreendido no meio de uma BR da vida.....
Então, passei na oficina, e me informaram que o eixo canela fina é mais dificil de achar que o canela grossa, e que é inferior por ser chavetado, o que daria uma dor de cabeça extra na manutenção, mas este final de semana vou ver um par de canela grossa que está a uns 70 km daki....
canela fina mais dificil de achar que os canela grossa??? uai , entao ae em GO tá bao.. hehehh aqui canela fina se acha até em lixao na rua... já os canela grossa.. tem procurar..
sobre o semi-eixo chavetado,, teve uns anos de rural canela fina que vieram de fabrica com os semi-eixos nao chavetados ( iguais aos de canela grossa)
T+
diogo ludovico
10/01/2008, 14:41
Fabiano, té cheirando a treta, por conta do mecanico:putz:
Quanto a ser chavetado, até ai tudo bem, mas como ele tem 2 jogos canela grossa em vista, e estes são bem mais caros que os canela fina, tá parecendo que ele quer aproveitar para comprar os 2, com isso ganhar algum no que vai ficar com ele....
Tipo, como perguntei se ele tinha encontrado um canela fina, ele falou que só tinha rocurado a grossa, e veio com esta conversa....coisa para justificar não ter procurado a fina......
Mas tb já estou procurando os eixos em outro lugar, capaz que até segunda já tenho resposta quanto a um par de canela grossa em uma rurla esquecida em uma oficina de uma cidade aqui perto.
diogo ludovico
21/01/2008, 21:22
:parede:Santo Deus, o coisa dificil que é encontrar um par de eixos de Rural aqui em Goiás!!!
Está tudo (quase) pronto para a monstrificação, só falt o principal.... os eixos!!!:rolleyes::rolleyes::rolleyes:
Enquanto isso vamos testando os limites do eixo original, de tão torto um dos supores já rompeu, e o restante das chapinhas estão todos tortos, assim com o molejo da suspenção dá até para ouvir o "tec tec" da chapa quebrada :shock:
Enquanto isso vamos rodando, afinal unico carro dá nisso:rolleyes:, mas a hora que o eixo cair, ou eu encontrar os eixos de rural:concordo:, ai eu paro ele na oficina:mrgreen:......é....o que acontecer primeiro....hehehehehhe:pensativo:
opa... no minimo solda esse suporte quebrado no lugar de volta.... pq se o outro quebrar ( deixa eu adivinhar... a suporte que quebrou foi aquele que prende o link no eixo certo?? que a muito tempo atras ví uma foto em que ele já estava todo torto, certo?)
poisé... se a outra "orelha" do suporte quebrar, vai ser eixo p/ um lado e carro p/ o outro lado, dai quando vc parar na oficina nao vai ser somente p/ "monstrificar" nao... vai ser p/ reconstruir o jipe inteiro... e olhe lá se tiver condicoes... heheheeh
solda isso ae... é mixaria que vc vai gastar...
T+
diogo ludovico
22/01/2008, 16:43
Pois é Fabil, já dei um jeito no suporte, mandei soldar novamente e reforçar para aguentar o tranco, já que continuo rodando no dia dia com ele.
:mrgreen: Posso ser meio "louco", mas não arriscaria estar a 100km/h e ver meu eixo "me ultrapassando":shock:
hoje apareceu um par de eixos, mas estou estranhando um pouco o preço que estão me cobrando, o cara está pedindo R$750,00 em cada:shock:, segundo o mecanico eles estão bons, são canela grossa, mas R$ 1500,00 no par de eixos de rural é um preço justo?
Como não estou encontrano "pessoalmente", os 2 que apareceram foram via "mecanico", um par por 1800 e este de 1500, porem vejo aqui na net que tem gente vendendo por 500 cada!
Assim te pergunto, qual é um preço "justo" para um par de eixos de rural, já revisados? gostaria de ter uma base, para saber qual é o valo real do eixo e o que pode ser "superfaturamento" por parte do mecanico....
Se vc souber de alguem que tenha um par de eixos de rural em bom estado por ai, a gente pode estar negociando uma "comissão" pelo serviço de intermediação, não confio é em comprar um eixo "no escuro" e só saber como ele está quando chegar aqui, mas se vc fizer o intermédio, ai já compensa trazer de fora.
A gente pode até negociar em peças dos meus eixos originais, já que o plano é vender as peças depois.
Supercharger
22/01/2008, 17:32
Já revisados? Com todos os rolamentos e retentores novos? Aí acho que pode até ser uns 1000, 1200...
Mas pagar 1500 no eixo "no estado" é complicado...
opa... no minimo solda esse suporte quebrado no lugar de volta.... pq se o outro quebrar ( deixa eu adivinhar... a suporte que quebrou foi aquele que prende o link no eixo certo?? que a muito tempo atras ví uma foto em que ele já estava todo torto, certo?)
poisé... se a outra "orelha" do suporte quebrar, vai ser eixo p/ um lado e carro p/ o outro lado, dai quando vc parar na oficina nao vai ser somente p/ "monstrificar" nao... vai ser p/ reconstruir o jipe inteiro... e olhe lá se tiver condicoes... heheheeh
solda isso ae... é mixaria que vc vai gastar...
T+
eu já vi esse filme, ou melhor esse vídeo!!
http://www.youtube.com/watch?v=_2La1THaq44&feature=related
AlemãoRS
27/01/2008, 13:22
Viu este tópico?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33397
Ae Diogo.. esses eixos que o alema postou sao de um conhecido meu aqui de BH, o preco tá bao, já que estao com freio a disco e RL e sao revisados... confere ae..
diogo ludovico
30/01/2008, 22:39
Realmente os eixos estão com um preço bom. mas fabiano, voce olhou quanto fica para mandar para Goiânia?
Cheguei de viagem hoje, então só agora fui ver o recado, mas dependendo do frete eu fico com o de willys mesmo.
Liga p/ o pedro, nao sei o peso dos eixos.. se vc fechar com ele , o mesmo providencia tudo, ele é firmeza.
diogo ludovico
28/02/2008, 19:13
:putz:Agora não tem mais jeito, é partir para a faca!
Segunda o porkim entra na oficina para colocar eixos de rural, instalar o kit do fabiano e peneus 31":dance:
Já que com os eixos de rural, e relaçãp 4,88/1 o samuka focará 25% mais reduzido, estou pensando na possibilidade de já fazer serviço completo e colocar logo uns 33" :twisted:
Com o desenrolar dos fotos vou pensando melhor no assunto, e assi que começarem os trabalhos coloco fotos.
Desta vez foi pro saco, não sei se foi só retentor ou se foi o rolamento junto, mas foi óleo para todo o lado :shock:!!
Chega de gastar $$ com estes palitos originais.....
AlemãoRS
28/02/2008, 19:37
Eu com certeza iria pros 33" sem pensar duas vezes, iria ficar muito bom...
diogo ludovico
02/03/2008, 11:51
:twisted: Depois das devidas deliberações, fechei na colocação dos 33".
Agora é começar a montar tudo, só tenho dó da pobre lata do smuka na hora da "plastica" na caixa de roda e paralamas.....
e ae Diogo... alguma novidade?
T+
diogo ludovico
12/03/2008, 18:36
Pois é Fabiano, os eixos chegam até sabado, pois ainda estão rodando na rural, e o mecanico está finalizando um javali de mesma propriedade do dono da rural, assim ele pretende fazer uma viagem só, mas logo logo estarei com novidades.
O por ai, como que anda o projeto da troca dos eixos, vc já começou??
diogo ludovico
17/03/2008, 10:25
:dance: Finalmente os eixos chegaram!!!!!:dance:
Segundo o mecanico agora é só começar a reforma, troca de todos os rolamentos, retentores etc....
Até amanha ele me passa a lista de peças, e assim que sair do trabalho passo lá na oficina para tirar umas fotos ods eixos e ai coloco aqui :concordo:
diogo ludovico
17/03/2008, 17:27
Ai está o eixo, agora é só começar.........
boa!!! enfim.. a novela entra p/ os capitulos finais...heheh vai postando fotos p/ nos ae...
T+
Capítulos finais?? Sei não... Acho que chego na metade!!!
Como ele vai manter a suspensão original (vai né?) vai ter que achar lugar para 3 barras no eixo dianteiro sendo que se desloca-lo para frente aí a direção terá que fazer algo para ir pra frente também. :pensativo:
diogo ludovico
23/03/2008, 22:50
Ih Zé, acho que nem na metade.....
Pq agora que vou colocar os 33" que lasko de vez, pois agora serei obrigado a dar adeus ao parachoque dianteiro e aos paralamas originais, alem de um monte de outro detalhes.
O que o fabil quis dizer foi a novela do motor, que acabou com 3 aberturas completas por conta de uma retifica mal executada, que se arrastou por quase 4 meses e adiou a instalação da suspenção e eixos.
A novela dos eixos, esta está na primeira semana....agora que os eixos estão sendo reformados....hehehehe
É eu sei que só está começando, só não quis tirar as esperanças!!
Já analizei a colocação dos eixos de rural vs suspensão original e está ok, o problema vai ser a direção e panhard com os deslocamentos dos eixos.
O meu pára-choque já não é original mesmo (se fosse já teria perdido-os em uma trilha) e os pára-lamas também já estão fud!d#s devido ás encostadas nos barrancos...
O que eu pretendo é jogar umas rodas com off-set 0 ou positivo para não deixar o veículo muito largo assim é até possível cobrir os pneus com algum pára-lama para andar na cidade/estrada. Na trilha teria outro jogo de rodas e pneus saindo pra fora, até porque é bom para proteger a lataria.
rodas com off-set 0 em eixos de rural???? esquece, a menos que vc use freio a TAMBOR nas 4 rodas ( se for usar rodas aro 15) ou rodas aro 16 usando freio a disco.
T+
diogo ludovico
31/03/2008, 12:47
Os eixos chegaram do jato de areia, as seguintes peças já foram compradas e estão a caminho:
- Jogo de calços de munhão
- Kit prisioneiro de munhão
- Roda livre manual AVM
-Kit freio a disco dianteiro basico
- Arruelas de encosto do rolamento dianteiro
- Arruela da manga de eixo
- Buchas da manga de eixo
- jogo de respiro de diferencial elevado
- porca da manga de eixo sextavada
Já chegaram:
Pinças de freio da kombi 96
Jogo de pastilhas
Agora que os eixos chegaram eles serão pintados e desmontados enquanto as peças não chegam.
O proximo passo será colocar o carro no cavalete, para analizar (mesmo no eixo original do samurai) qual medida de pneu devo usar, o 31" (recomendação do mecanico) ou o 33" (minha preferencia), já que surgiram alegações que com os 33" o carro ficará muito alto e ruim para o dia a dia.
Como minhas rodas são tala 8, tanto os 31 quanto os 33 vão ficar fechados, assim quero verificr a altura final do conjunto (pneu + roda) e assim não correr o risco de acabar com um carro mais baixo que o original (distncia da bola do diferencial ao solo) nem com um big foot (dificil de lidar no dia a dia)
Enquanto isso fico sapiando e enchendo a paciencia do mecanico :roll:, pois já vi que com isso o serviço tá andando mais rapido :mrgreen:.
opa..
pintar os eixos agora será perda de tempo e grana, lembre-se que vc ainda vai ter que soldar suportes nele... como já estao jateados e com esse tempo umido vao oxidar rapidinho, dê apenas uma camada de primer ou preto fosco ( compra uma latinha de spray mesmo) só p/ nao enferrujar, depois de tudo soldado e pronto p/ colocar no jipe é que vc pinta direito..
sobre os pneus 33 ou 31, sao apenas 2 polegadas a mais no diametro, e apenas 1 polegada a mais de raio, ou seja.. usando 33 por conta dos pneus seu carro ficará APENAS 2,54cm mais alto do que se tivesse usando 31" .. ( isso fazendo conta apenas do raio, certo?) e como vc vai cortar a lata mesmo p/ eles caberem a suspensao em sí nao precisará estar TTAAAAOOOOO mais alta do que o quanto deverá ficar p/ colocar 31... sacou??
entao.. na minha opiniao, se vc vai comprar pneus de todo jeito, soca logo os 33"....
só p/ vc comparar, tem um punhado de pickups rodando com 33" , troller com 33" , explorer com 33" e o povo roda no dia-a-dia.. nao é o tamanho do pneus em sí que vai determinar se vc pode usar o carro no dia-a-dia confortavelmente , mas sim todo o conjunto, principalmente a relacao de transmissao.. que no seu caso, usando 33" + D44 com 4.89:1 vai casar bacana...
diogo ludovico
31/03/2008, 14:34
Pois é Fabiano, me espressei mal, agora será aplicado só o primer para não deixar o eixo enferrujar, pintura definitiva só depois que soldar tudo.
Quanto aos pneus quero colocar os 33", meu receio é só que fique muito para fora, coisa que o alargador de paralama não consiga cobrir, e tb tenho que medir o offset da minha roda (seguindo seu metodo).
O mais dificil é segurar a ansiedade de ver o carro pronto.
obrigado pelas informações, realmente com uma diferença dessa não é motivo para desistir dos 33".
Olha que tem gente que me aconselhou colocar logo os 35":shock: mas ai já num é minha praia, os 33" já são perfeitos, ainda mais com a diferença de R$ 60,00 (cada) do preço dos 31" para os 33"
35' é mmmuuuuuiiiitttoo grande.. e os eixos de rural original nao aguentam nao.. dai vc voltaria na mesma ladainha dos palitos de samurai com pneus 31" ... o medo eterno de quebrar..
sem falar que 35 no samurai tem que corta mmmuuiiiiittta lata e aumetar o entre eixos senao vc nem vira
T+
lg_gustavo
31/03/2008, 17:13
35' é mmmuuuuuiiiitttoo grande.. e os eixos de rural original nao aguentam nao..
:putz: ué, Fabil... então aqui não vale mais a sua histórinha que são só 2" a mais ??? :mrgreen:
Brincadeiras a parte, o Fabil têm razão em dizer que do 33" pro 35" as mudanças começam a ficar bem mais complicadas. :concordo: (E isso não quer dizer que seja algo simples colocar os 33"...)
Quanto a largura, relação, off-set... Eu uso o Chocolate no dia-a-dia em São Paulo (rodo todo dia +/- 30 km). Estou usando 33" em rodas 8" com off-set -25 e bead-lock e até agora não tive problemas com isso.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/DSC00069-A.jpg
Quanto a relação, estou usando o câmbio original, t-case com kit Calmini 4.16 e diferenciais 8x43 e ficou muito bom pra rodar na cidade, onde a +/- 3.500 RPM em 5ª marcha a velocidade real beira os 90 km/h - sendo essa a velocidade máxima que considero "segura". Com esse mesmo setup, na trilha em 1ª reduzida tenho crawl ratio de 1:81,7, que já dá pro gasto :-P . Tudo isso lembrando que o Samurai original atinge os mesmos 90 km/h em 5ª próximo dos 3.000 RPM, mas o crawl ratio em 1ª reduzida está na casa dos 1:30,9.
Meu conselho... faça com os eixos de Rural, coloque os 33", use off-set com no mínimo -25 pra caber as pinças e depois você esquenta a cabeça com os pneus pra fora da caixa de rodas. Acredite: ESSE SERÁ O SEU MENOR PROBLEMA. :shock:
Boa sorte :concordo:
Depende desse ''dia a dia'', se for daqueles que andam no centro da cidade e muitas vezes quer estacionar/manobrar em lugares apertados, já era...
Diogo, os pneus vão sair bem pra fora, acho que vc deveria pensar em fazer como eu falei e até o Fabil deu uma boa dica, colocar rodas com off-set não muito negativos, porém aro 16, dai da pra jogar as rodas para dentro sem pegar na pinça.
Se fizer isso e colocar um pneu 265/75, que é quase um 32'' mas na largura é 10,5'' não vai sair muito pra fora.
diogo ludovico
01/04/2008, 18:30
Zelucas, amanha vou na oficina ver se minha roda atual serve sem pegar no freio, vou uar um CJ com freio a disco para ter uma ideia.
minhas rodas são com offset negativo, mas não chegam a -25, na verdade se passarem de -10 acho demais.
Com base nisso verei o que fazer, se der para usar minhas rodas atuais será melhor, pois será um gasto a menos, alem de que posteriormente estarei montando os 33" na minha roda (uma só para teste) e colocarei em posição para verificar quanto realmente vai sair.
Amanha o jipe vau para o cavalete, e ai vou ver como fica.
Por enquanto fecho nos 33", mas não descarto a possibilidade de diminuir o tamanho, mas só se for extremamente necessário....
Se o problema for o tamanho dos pneus existe o 285/75-16 que equivalem ao 33'' de diâmetro e a largura é 11'' se eu não me engano.
[]s
Depende desse ''dia a dia'', se for daqueles que andam no centro da cidade e muitas vezes quer estacionar/manobrar em lugares apertados, já era...
Diogo, os pneus vão sair bem pra fora, acho que vc deveria pensar em fazer como eu falei e até o Fabil deu uma boa dica, colocar rodas com off-set não muito negativos, porém aro 16, dai da pra jogar as rodas para dentro sem pegar na pinça.
Se fizer isso e colocar um pneu 265/75, que é quase um 32'' mas na largura é 10,5'' não vai sair muito pra fora.
já era nada... como é que o povo das pickups usam as mesmas no dia-a-dia ? ( S10, ranger, Hilux, F1000, D20, F250, essa ultima na verdade é um caminhao..heheh)
T+
lg_gustavo
02/04/2008, 14:55
Sei não se já era... :pensativo:
Com as rodas com off-set mais negativo e com a direção hidráulica manobrar ficou bem mais fácil do que quando era a caixa original e os pneus 225 montados nas rodas originais pegando nos feixes.
É verdade que no começo é meio estranho dirigir sabendo que tem um 33" quase inteiro pra fora da lata...você fica meio preocupado pra não pegar nenhum motoboy ou madame indo pegar as crianças na escola, mas logo você acostuma. Além disso, vai perceber que os demais motoristas não vão gostar muito de ficar perto de você. :mrgreen:
A vantagem dos aros 15" em relação aos 16" está na maior variedade de modelos disponíveis de pneus novos e recapados. Com isso também é mais fácil achar rodas usadas de aço aro 15" que as 16".
E sobre as pinças, essa discussão é antiga... procure a respeito nos tópicos de CJ e Rural. Nesses tópicos você vai ver que teve gente que chegou até a esmerilhar um pouco as pinças e teve gente que não teve que fazer nada para elas não pegarem em nada...
[ ]s
diogo ludovico
02/04/2008, 18:54
Não poderei ficar com os pneus para fora dos alargadores, pois não quero ter problema com os "homi" da lei, mas se for preciso coloco uns fend flares ou meto uns alargadores de fibra.
Só para manter o topico atualizado, ai vão as fotos dos eixos desmontados, agora é rezar para a greve dos correios acabar para as peças chegarem rapido.....
Amanha verificarei o encaixe das rodas, aproveitarei um outro jipe com a mesma configuração de freio (um willys) para testar a roda.
Hehehehe já pensou, ter que trocar as rodas! imagina eixo de rural + 33" em uma roda tala 10! hehehehehe ai posso desistir de vez de cobrir os pneus....
Bricadeira a parte, se tiver que trocar a roda pegarei uma 15" tala 8, o minimo para os 33", andei olhando pneu para rodas 16" e são mais caros (a pajero é roda 16), assim ficaria pior.
diogo ludovico
03/04/2008, 23:36
Hoje testei as rodas, e conferi as medidas.
Minha roda é aro 15, tala 7 e offset -5.
Peguei uma roda e testei no lugar, para ver o encaixe nas pinças e raspou um pouco, coisa que segundo o mecanico se resolve com um alargador de 0,5cm (foi coisa pouca mesmo, cerca de 1 cm da borda da roda )
Preocupado com o fato da roda ser tala 7 resolvi montar um conjunto, peguei um pneu 33" que estava dando sopa na oficina e montei na minha roda, e ficou legal, nõ aparentou ser insuficiente, e segundo o cara da loja de pneus que fez a troca a roda é sufuciente para aguentar o pneu.
O pneu ficou bem fechado, mais alto que os com rodas tala 10, o que o fez aparentar ser maior do que é mas sem aparentar ser tão largo, na verdade ficou igual ao pneu sem a roda.
O cabeçudo aqui esqueceu de levar a maquina, e ai não deu para tirar uma foto, mas sabado providencio isso.:rolleyes:
Me disseram que o minimo para os 33" seria uma roda tala 8, ms será que tem problema eu usar uma tala 7 se a montagem ficou ok? será que corre o risco de destalonar?
Não é recomendado, pois o pneu fica com a banda de rodagem ''puxada'' fazendo que gaste mais o meio que as bordas, mas eu já vi muito cara usar essa configuração...
Hoje testei as rodas, e conferi as medidas.
Minha roda é aro 15, tala 7 e offset -5.
Peguei uma roda e testei no lugar, para ver o encaixe nas pinças e raspou um pouco, coisa que segundo o mecanico se resolve com um alargador de 0,5cm (foi coisa pouca mesmo, cerca de 1 cm da borda da roda )
Preocupado com o fato da roda ser tala 7 resolvi montar um conjunto, peguei um pneu 33" que estava dando sopa na oficina e montei na minha roda, e ficou legal, nõ aparentou ser insuficiente, e segundo o cara da loja de pneus que fez a troca a roda é sufuciente para aguentar o pneu.
O pneu ficou bem fechado, mais alto que os com rodas tala 10, o que o fez aparentar ser maior do que é mas sem aparentar ser tão largo, na verdade ficou igual ao pneu sem a roda.
O cabeçudo aqui esqueceu de levar a maquina, e ai não deu para tirar uma foto, mas sabado providencio isso.:rolleyes:
Me disseram que o minimo para os 33" seria uma roda tala 8, ms será que tem problema eu usar uma tala 7 se a montagem ficou ok? será que corre o risco de destalonar?
será que se der uma esmeriladazinha nas pincas nao caberia sem espacador nao? as pincas de kombi sao bem "cabecudas" e dá p/ retirar muito materia delas na esmerihadeira
T+
T+
diogo ludovico
04/04/2008, 19:29
Fabil, as pinças vão ser esmeriladas, mas se mesmo assim não couberem ai parto para os alargadores, nem que seja temporario até sobrar a grana para trocar as rodas (não gostaria, pois gosto das minhas).
As minhas rodas são boas principalmente pelo offset bem proximo de zero, em relação as que normalmente se vende no mercado (-12 -25 e -44).
Ai vão umas fotos, da roda montada e da medida da roda (tá borrado pois a camara do celular é ruim)
Quanto a desgastar mais a parte interna do pneu, será que com um ajuste na calibragem ele não desgasta por igual? apesar de ter utilizado um pneu usado no teste, não notei esta tendencia a ficar com o centro do pneu mais alto, na verdade tive a impressão de que ele ficou identico a quando estava sem a roda, mas isso foi no olhometro e ae.....
diogo ludovico
08/04/2008, 15:23
Só para manter o topico atualizado.....
As peças chegaram, agora os eixos de rural estão em fase final de montagem.
diogo ludovico
15/04/2008, 18:36
Pra variar os eixos de rural ainda não estão prontos, mas enquanto isso aproveitei para ter uma ideia melhor de como ficariam os 33" no samuka.
Mesmo nos eixos originais, comparei um 33" com um 31" (na traseira), e com a minha roda os31" ficam xoxos.
Com o carro erguido no macaco foi possivel ter uma noção de como deve ficar a altura final do conjunto, então:
Foto 1 pneus 33"
Foto 2 pneus 31"
Foto 3 vista frontal do conjunto, no final com os eixos novos o pneu deve ficar 23 com para fora da carroceria!
diogo ludovico
16/04/2008, 17:01
Quase rodo nos diferenciais, por pouco não me passam a perna em dois diferenciais de deslizamento limitado (4.27), que vieram no eixo da rural. o mecanico quase que troca por um conjunto com a relação 4.88 na base do pau a pau! Sorte minha que descobri a tempo, pois seriam nos dois eixos!
diogo ludovico
25/04/2008, 14:15
Finalmente o carro foi para o cavalete e começou a ser desmontado, por enquanto só está sendo feita a limpesa, retirada dos eixos originais e tudo o que possa atrapalhar a transformação.
diogo ludovico
03/05/2008, 16:43
Duvida cruel, os eixos estão prontos, agora é ver como eles serão conectados.
A duvida é: devido a elevação de 25 a 30 cm na altura do carro, se os links forem posicionados na maneira tradicional, por baixo dos eixos, estes ficarão muito inclinados.
Se os links fores invertidos, e posicionadospor cima dos eixos, será que isto prejudicaria a estabilidade do conjunto??
Pergunto pois achei esta foto no forum(desculpem mas perdi o formato original ).
nao atrapalha em nada a estabilidade. manda ficha
diogo ludovico
12/05/2008, 19:23
Agora sim a coisa tá andando:dance:
Os eixos estão montados e está sendo feita as medições para centralização dos mesmos.
Os alargadores de paralamas bem como o parachoque dianteiro foram removidos, ja que terão que ser adaptados.
Agora vem a parte da serra:twisted:
Ué, não vai usar mais as suas rodas de liga nos 33??
[]s
diogo ludovico
12/05/2008, 19:47
Zé, eu queria usa-las, mas como são tala 7" os 33" ficaria estrangulados o que causaria danos a medio- longo praso.
Assim conversei com o pessoal especializado e me indicaram a troca das rodas por uma no minimo tala 8. Como as 10 (fica o bixo) deixariam o carro muito largo (mais largo que comprido), acabei achando estas mangels tala 8, por R$ 150,00 cada já pintadas!!
Ai não deu para resistir hehehehe.:mrgreen:
logo logo estarei vendendo as minhas de liga leve:cry:
luiztacco
13/05/2008, 07:54
Parabéns Diogo, a mostrificação do samurai tá ficando legal..
Continue postando fotos das modificações, para uma futura consulta... hehehe
essa roda é o modelo orion certo?? ela é bonita... mas vc mudou o off-set delas? to achando o aro muito p/ fora...
T+
Supercharger
13/05/2008, 10:13
Orion é a de alumínio.
diogo ludovico
13/05/2008, 19:31
Fabil, as rodas são mangels 15x8, mas são de ferro. o offset é -21.
Como não sou bom em decifrar os "codigos" escritos atras das rodas, tirei uma foto hehehehehe.
Confere se é isso mesmo:mrgreen:
bao... na foto tá 15x8 -15 vc mudou o offset ? alias.. as rodas sao usadas néh? vai ver o antigo proprietario tinha alterado, pois pela foto o offset dela nao tá parendo -15 nem pau.. do jeito que o aro tá p/ fora chuto que esteja uns -45.. faca a medicao ae..
coloque a roda deitada no plano com a frente p/ cima, pegue uma regua e meca quantos mm tem da base do aro ( que vai estar apoiado na mesa/chao plano) até o furo central da roda...
se por exemplo seu off-set fosse 0, entao a medicao deveria dar 101,6mm ( ou seja, a tala 8" dividido ao meio, certo??? já que off-set 0 siginifca o miolo da roda extamente no centro do aro)
suponhamos que seu offset seja mesmo -21, entao a medicao na sua regua deverá dar exatos 80,6mm que sao o off-set 0 subtraido dos 21mm que o aro foi jogado p/ "fora" do seu centro.. entendeu?
T+
diogo ludovico
14/05/2008, 18:10
Fabiano, agora voce me apertou, vou ter que verificar isso.
recapitulando bem, acho que devem ser -15, o mecanico que olhando rapidamente me falou que eram -21, mas como foi meio de cabeça, acho que ele se enganou. Só troquei as rodas pois a minha de liga era offset -5, então não entrava nas pinças de freio da kombi, e como eram tla 7 estrangulariam o pneu.
Se for confirmado o offset -15 melhor ainda, pois novas só acho -25 e -44, e ai ficariam mais para fora ainda:mrgreen:
Apesar dos pneus já estare montados nos eixos, vou tentar tirar as medidas usando uma regua para nivelar a roda (como se fosse o chão), e assim que der coloco o resultado aqui.
Acaba que estou desistindo de utilizar o kit que comprei de vc, pois ia usar tão poucas peças que vou acabar fazendo tudo novo e vendendo o kit..:parede:
Está complicado adaptar o kit ao eixo de rural, pois este está liso, e o kit contava com os suportes originais para a prender as peças.
Ainda estou quebrando a cabeça para ver como resolvo esta pendenga, se canibaliso o kit alterando-o para a nova situação dos eixos ou se faço tudo novo..:parede:
sobre as rodas, no aro está escrito -15 entao o offset originalmente delas era -15 sim... MAS, pelas fotos eu acho que suas rodas já foram mexidas e o off-set nao seja mais -15... como disse pelas fotos tô chutando algo entre -45.. confere ae..
sobre os suportes dos links no eixo, vc tem as opcoes:
1- arrancar os suportes do eixos originais ( menos recomendada, pois vai desvalorizar as carcacas p/ venda)
2- fazer outros suportes no seu meca
3- eu fiz os suportes p/ os eixos D44 canela grossa do samurai verde que estou adaptando eixos lembra? entao se quiser mando fazer p/ vc, chapa 5mm cortada a lazer.
T+
diogo ludovico
15/05/2008, 11:08
Fabiano, medi o offset, e deu 86, (101-15), realmente no olho parece muito mais, ai para conferir minha conta, já que como estavam montados não pude apoia-los no chão, peguei uma roda igual só que com offset -25 que estava em outro jipe, e realmente a minha é bem menor quando se compara lado a lado.
As peças dos eixos estou cortando aqui, fica mais em conta que trazer dai, devido ao peso das peças.
Pena que o kit ficou perdido, não tenho coragem de canibalizr as peças do eixo original para usar com o kit, pois isso tiraria muito do valor de repasse dos eixos originais:parede:
Os suportes dos links já foram feitos, eles serão presos invertidos mesmo, o carro fica mais limpo por baixo.
O supote da mola traseira será abandonado e um novo será feito e preso do lado de fora do chassi, assim espero que o carro ganhe um pouco mais de estabilidade lateral.
As molas continuam sendo as traseiras do santana quantum, com 40cm de altura, e estou tentando deixar o carro o mais baixo possivel, sem prejuizo ao funcionamento da suspenção, assim o eixo dianteiro foi deslocado 40mm para frente, o traseiro continua na mesma posição, mas a lata vai sofrer um pouco.....
blz... vai mandando fotos ae p/ gente ver
T+
diogo ludovico
17/05/2008, 14:50
OS novos suportes para as molas traseiras estão prontos, os batentes traseiros foram removidos pois as molas novas serão instaladas de fora do chassi.
Para que as molas não ficassem soltas, foi feita um conjunto de sapatas que parafusam a mola no suporte, assim esta não se solta do conjunto e não faz barulho.
OS braços novos estão prontos, forma feitos 2 novos para a dianteira, 4cm maiores que os originais. não quis mecher no suporte do chassi, pois será a referencia na hora do alinhamento do conjunto, e como as buchas já estava meia vida, aproveitei pra colocar tudo novo.
sobre o suporte de mola traseiro, nao os solde em definitivo, apenas ponteie e monte deixando o carro em "repouso" ( sem cavaletes) p/ ver o quanto a mola vai ceder com o peso..
meu palpite é que a montagem vai ficar melhor se os suprotes de mola forem invertidos ou seja.. ao invéz de |T| assim monta-los |_| sacou?
T+
diogo ludovico
18/05/2008, 21:21
Fabil, os suportes estão sendo montados como os da foto, pois ficarão alinhados com o chassi, a parte de cima do /-\ com a linha do chassi, igual ao suporte original porem do lado de fora (onde ants ficava o suporte do batente traseiro).
Acontece que com a mola presa (40cm) subimos o carro e mesmo que as molas ficassem presas em uma base reta soldada no eixo, o carro subiu mais 10 cm, ficando alto pkcte. Inverter o suporte como sugerido aumentaria mais ainda a altura final do carro (os cm referentes a "altura da longarina do chassi).
Como esta foi a primeira "montagem", nada foi ponteado muito menos soldado, serviu apenas para uma visualização.
Caso realmente seje necessário aumentar mais a altura, ai sim inverterei o suporte, pois evitaria a utilização de calços ou sapatas maiores.
Por curiosidade, qual a diferença em colocar \_/, ou como nas fotos? muda o funcionamento/articulação ou só para facilitar??:pensativo:
Assim que der vou colocar aqui as medidas em cm dea altura do carro, com os suportes nos dois modos, ai ajudará a se ter uma melhor ideia.
Qualquer ajuda é bem vinda então pode soltar os pitacos ae!!:mrgreen:
a vantegem de colocar invertido ( alem de deixar a superficie de montagem da mola mais baixa) é o fato de em torcoes a mola nao raspar na longarina.. pq geralmente quando a suspensao flexiona bastante a mola sempre dá uma barriguinha, sacou? dai com ela montada abaixo da linha do chassis nao vai ter anda p/ raspar
T+
T+
diogo ludovico
19/05/2008, 11:07
Ah tá, entendi.
Pois é, vou ver se dá para coloca-los invertidos, não quero nada raspando ou fazendo brulho.
:mrgreen: barulho já basta o zunido dos 33" MT :mrgreen:
Eduardo Chaves
24/05/2008, 17:53
Diogo,
A viatura está ficando show... :palmas:
Esse kit q está falando é o disco traseiro ?
Em q consiste o kit ? Serah q serve no 93 ?
Tem idéia de $ jah ? :roll:
Qq coisa registro aki o meu interesse nº 1... 8)
[]´s de brimo... :mrgreen:
diogo ludovico
25/05/2008, 19:06
Eduardo, este kit ao qual me refiro é um kit de suspenção feito pelo FAbiano, para erguer de 10 a 15 cm a suspenção do samurai helicoidal.
O problema é ue quando comprei o kit, não tinha a intenção de trocar os eixos, mas devido a sindrome do "jaque" acabei trocando os eixos por um par da rural, assim o kit ficou sem utilidade já é para ser usado nos eixos originais do samurai helicoidal, alem de que para colocar os 33" tive que levantar o caro em 30 cm.
Acho que ele não serve no 93, pois este é por feixe de mola.
Quanto ao freio, na traseira deixarei a tambor mesmo, não compensava colocar freio a disco nas 4 rodas.
Eduardo Chaves
26/05/2008, 11:36
Valeu Diogo...
Eu até reli algumas páginas para trás do tópico tentando descobrir kit do que seria, mas não encontrei nada e daí a dúvida de ser refente ao disco traseiro...
Mas blz, valeu a atenção...
[]´s acompanhando o Porkim... rs :mrgreen:
Eduardo... vc tá querendo colocar freio a disco traseiro no seu samurai ?
Eduardo Chaves
26/05/2008, 12:09
Estou pensando sim Fabil, já que tenho os discos do ex-Vitara de minha esposa na mão...
[]´sss
diogo ludovico
28/05/2008, 19:28
Novidades da oficina, a traseira já está na altura definitiva, somente sobre as molas.
Os 4 braços da suspenção foram invertidossendo montados por cima dos eixos, sendo que os dianteiros originais foram para a traseira e na dianteira foram colocados dois braços novos, 4 cm mais longos para compensar os 33".
Apesar dos braços originais dianteiros serem 2,5 cm menores que os traseiros, estavam em melhors condições, pois os traseiros estava muito tortos.
Infelismente vou ter que deslocar o suporte do braço dianteiro (o que vai no chassi) cerca de 2,5cm para fora, pois no local original o eixo não centraliza pois o encaixe do braço da suspenção entraria no diferencial.
MEsmo tendo retirado uma boa parte do reforço, ainda faltou os 2,5cm, e ai fu...:parede:
A devido a mola utilizada (traseira do santana quantum), que cedeu 5cm com o peso da traseira, foi necessário uma sapata maior, compensando os 5cm.
A mola da foto aida apresenta uma barriga, que será eliminada com um calço de mola (borracha igual a usada em opalas e chevetes), pois a base inferior não tem o resalto para a 1/2 volta da mola que causa a barriga.
Por enquanto está tudo só no ponto, nada foi soldado definitivo, assim fica mais facil de ajustar qualquer encrenca:rolleyes:
Eduardo Chaves
28/05/2008, 21:12
Huhaushiaush...
Diogo, o orkut ta atualizando antes hein... rs
Brincadeira..... continua aí.... rs
[]´sss
diogo ludovico
28/05/2008, 23:09
Pois é, atualizei lá antes pois ia deixar para atualizar aqui já colocando as fotos da dianteira, mas quando desci na oficina recebi a noticia que tinha travado tudo e que teria que alterar a fixação do braço dianteiro, ai o jeito foi atualizar só com as fotos da traseira:cry:.
Espero que até sabado ele esteje totalmente apoiado nas molas.
Alexandre X
28/05/2008, 23:52
Ta ficando muito show o Porkim, to loco pra ve ele na rampa.
Natanael Junior
29/05/2008, 13:46
Ta ficando muito show o Porkim, to loco pra ve ele na rampa.
X2!!
E quando ficar pronto, vê se arrasta o Queiroz pra trilha! Aquele caboclo só quer saber de comer picanha e tomar cerveja... (será que ele é quem está certo??)
[]
diogo ludovico
29/05/2008, 14:43
Pois é, o Queiroz até tinha falado que ia vender o samurai dele, inclusive chegou a anuncia-lo aqui no forum.
Assim que o porkim estiver pronto a gente combina uma trilha.
Diogo, li que vc teve que cortar carcaça do diferencial para que o braço da suspensão alinhasse, e mesmo assim não foi suficiente, não seria o caso de fixar o braço por fora do chassi como acontece com o traseiro(ui) ??
Já levou em conta que talvez tenha que também rotacionar o munhão porque o focinho desse diferencial é bem maior que o do samurai, o cardã fica bem enclinado...
[]s
diogo ludovico
31/05/2008, 16:05
Zé, fixar os braçoa para fora do chassi é o que eu vou fazer, não queria mecher neste ponto a principio para não perder a referencia de alinhamento da suspenção, mas como não deu...
O novo suporte já está pronto, e vai jogar obraço 2,5cm para fora de cada lado, o suficiente para livrar o diferencial.
Quanto a rotacionar os munhoes acho que não será necessário, a principio devido a maior altura do carro não aparentou ficar tão inclinado assim, mas se for o caso partirei para uma junta CV, pois os eixos já estão revisados e abrilos novamente seria uma novela:parede:
diogo ludovico
04/06/2008, 18:49
Finalmente a dianteira está praticamente posicionada, os braços dianteiros foram deslocados 5 cm para fora (2,5cm de cada lado), assim todo o conjunto ficou mais largo (molas dianteiras e traseiras)
Espero que assim o carro ganhe mais estabilidade, compensando a maior altura.
por enquanto as peças estão apenas ponteadas.:mrgreen:
tá ficando bacana... so nao se esqueca de fazer um refor com um triangulo no suporte deslocado do chassis... basta um dois pequenos triangulos pegando na lateral da longarina do chassis e o topo do suporte que fica p/ fora..
T+
diogo ludovico
05/06/2008, 19:07
Hoje foi o dia de testar pela primeira vez a articulação do conjunto, ainda sem as barras penhards e sem amortecedores.
para fins de teste as barras originais foram "presas" para que não desalinhasse a suspençao.
Proxima etapa agora são as barras penhards e de direção:concordo:
Supercharger
06/06/2008, 09:40
Já dá para subir em guia de meio fio hein! :concordo:
Vi a estabilizadora solta lá na frente. Você pretende recolocá-la?
Saudações,
Gustavo.
diogo ludovico
06/06/2008, 14:26
Supercharger, realmene agora ele já pode subir em meio fio, tartaruga e o que for na cidade :mrgreen:
A articulação da suspenção não ficou "extrema" como costumamos ver por aqui, mas por mais que as lumbrigas tentassem a deixar o carro "animal", a razão prevaleceu, afinal este é o meu carro do dia a dia, então nada de exageros :rolleyes: ,fora os 33" e eixos de rural :twisted:
Quanto a barra estabilizadora, ainda não sei, primeiro tentarei sem, se o conjunto pedir ai eu coloco uma nova, já que esta original ficará pequenna.
Outra solução que se for preciso adotarei será uma balança como as existentes no vitara, para evitar qualquer movimento irregular da suspenção.
diogo ludovico
19/06/2008, 16:49
De volta a prancheta:parede:
Bem, as molas de santana se mostraram muito moles, cederam 9cm só com o peso das molas. A caracteristica de ter uma "ponta" atrapalhou bastante o alinhamento das mesmas.
Resumo da opera.... saem as molas de santana quantum e entram molas dianteiras de del rey (500mm altura 135mm de diametro de 15mm de fio).
desta forma eliminam-se os suportes inferiores, erguidos me 9cm devido ao fato das molas terem cedido.
Assim que o novo conjunto for montado coloco fotos aqui :mrgreen:
diogo ludovico
14/07/2008, 21:55
Pra variar o mecanico enrola demais!! a reforma não se arrasta ela para!
mas ai vão as fotos da altura definitiva com as molas de del rey, a suspenção nova e os alargadores que servirão de molde para o Porkim
diogo ludovico
14/07/2008, 22:01
Esqueci aprincipal:roll:
tá ficando exelente.... !!!
e esses alargadores? vc importou os buckwashers originais ou fez uma copia em fibra?
T+
tá ficando exelente.... !!!
e esses alargadores? vc importou os buckwashers originais ou fez uma copia em fibra?
T+
diogo ludovico
15/07/2008, 16:15
fabil, estou aproveitando de outro carro (ex falcão negro) Para tirar os moldes e fazer de fibra.
Mesmo os originais deixaram 10cm de pneu para fora de ada lado, assim vou tirar o molde e alargar mais, para ficar com um final de 28cm contra os 18 do original.
Claro que vou guardar os moldes para provaveis reparos ou modificações hehehehehehe
ok.. mas esse falcao negro era o que?? um wrangler?
se os que vc fizer ficarem bons no samurai, olha que encomendo um jogo com vc hein?? ehheh
T+
diogo ludovico
16/07/2008, 00:05
Fabil, o falcão negro é um willys com eixos de rural, motor de S-10 2.8 diesel e cambio de hilux, se procurar no forum acho que ele ainda está lá.
Realmente vou ter que modificar os alargadores, principalmente o dianteiro, que teve que ser encurtado em 8cm (comprimento), pois caso contrario a pena ficaria muito longa mostrando a lateral do carro.
Na foto aparece o original, no molde logo depois do sulco da seta (do alargador) foi retirada uma faixa de 8cm, fazendo com que a curva ficasse bem proxima a do ideal.
Uai, assim que eles ficarem prontos te amndo as fotos e o valor heheheheh
diogo ludovico
19/07/2008, 14:43
Bem chegou o cardã traseiro, feito de dois cardãs de cherokee, pois devido ao angulo tanto o do samurai quando o da rural travaram.
Na dianteira será feito um misto de samurai e rural, pois o angulo não é tão grande, o problema é que estou na duvida de altero o suporte da caixa de tração ou coloco uma junta CV, pois o cardã está sendo limitado pelo suporte.
Os moldes dos alargadores estão prontos, agora é fabricar os que irão ser instalados no jipe. Cada um dos 4 consumiu mais de 4 quilos de resina e 2 metros de manta :shock: mas tambem, os bixos são grandes!!:twisted:
O carro está com 2m de altura (um pouco mais no alto do teto), e 1,80 de largura
Supercharger
19/07/2008, 20:20
Cardã travou? Como assim?
Sobre a foto do cardã traseiro, já andou com o carro assim pra ver? E o fucinho do diferencial, se estivesse apontando para a tcase não melhorava a situação do cardã?
[]'s
Gustavo.
diogo ludovico
19/07/2008, 21:42
Supercharger, o cardã trava pois a curva que a cruzeta tem que fazer é maior que o que a peça faz, assim a cruzeta encosta no garfo travando o conjunto (a luva e o garfo se encostam).
Apontar o diferencial para a caixa de tração ficou como posivel "ajuste", pois quanto maior for a mudança do angulo em relação a como é originalmente (na rural), pior ficará a lubrificação interna do pião, pois o nivel do óleo dentro do diferencial ficará mais baixo do que o normal (para o pião).
Ainda não rodei com o conjunto assim, pois ainda falta instalar o freio e os amortecedores, mas o teste está marcado para o proximo sabado:dance:
Diogo..
nao sendo pessimista, mas o carda traseiro nessa inclinacao vai vibrar e as cruzetas vao durar pouco.. já providencia uma junta CV p/ o traseiro ae...
T+
diogo ludovico
21/07/2008, 13:40
Fabil, na frente vai uma junta CV, o mecanico diz que junta CV na traseira dá problema etc....
Concordo com voce, minha intenção é colocar uma junta CV atras tambem, mas no momento vou deixa-lo assim pois o serviço já está mais que atrasado, e o que mais quero é tirar logo o carro da oficina (voce lembra o nome do mecanico.....), ae cardã como posso trocar em outro lugar eu resolvo, o que não aguento mais é deixar o caro com aquele cara:evil:
Vi no Armazem4x4 cardãs de competição americanos, com maior inclinação, voce já ouviu falar deles??
pq o mecanico diz que CV atras dá problema?
sobre os cardas especiais, dai é outro papo... se tiver$$$$ manda bala
T+
diogo ludovico
21/07/2008, 17:24
Aargumentação é que as juntas CV causam vibração e que são problematicas no uso regular do dia a dia:shock:
Resumindo.....balela!
mas como o cardã já tinha sido encomendado assim (da foto), e qualquer alteração no projeto está custando´pelo menos uma semana (o cara enrola.....enrola) preferi deixar assim e pega-lo no teste, pois durante os testes (marcado para sabado) testaremos tanto o curso como o desempenho geral do carro, inclusive em velocidades mais altas (acima de 80 se o carro chegar lá :mrgreen:), ai sim levantarei a questão da vibração.
De qualquer forma ainda não paguei o cardã, e só pagarei depois de testado e aprovado, se der problema, e for necessário uma junta CV, as custas corerão por conta dele :evil:.
Estou torcendo para que tudo dê certo, pois sabado o carro sai, seja rodando seja em cima de uma plataforma com destino a outra oficina
diogo ludovico
26/07/2008, 16:44
Devido a mudanças no projeto e imprevistos, só hoje fo possivel fazer o primeiro teste de rua com o carro.
A estabilidade ficou boa, assim como a arrancada.
Foram diagnosticados problemas no freio, que ficou fraco devido ao novo conjunto de pinçase burrinos maiores, já que as pinças são de kombi e os burrinhos de C-10.
O principal problema ficou por conta de uma vibração forte na caixa de tração, segundo o mecanico devido ao peso do bloqueio LSD 75% aliado aos 33", mas esta semana será retirado o bloqueio e será feito um teste com uma caixa satelites comum, para ver se para a vibração.
tambem diagnosticou-se um chiado tipo correia cantando no mesmo diferencial, que segundo o mecanico era o retentor do pião que por ser novo tem que se ajustar ainda.
Os alargadores de para lama estão prontos, em fase final de acabamento.
De qualquer forma está sendo priorizado a qualidade, assim até o final de semana que vem deve-se ter novos testes, mas agora é só corrigir os problemas e passar para a pintura.
Pena que com a maquina digital emprestada só me sobrou o Palm, mas assim que ela chegar atualizo as fotos
Supercharger
26/07/2008, 19:34
Peso do bloqueio 75%? Vixe, esse chute aí o mecânico não acertou nem na trave. Se fosse assim bloqueio 100% seria impraticável, concorda? Quanto à vibração JUNTO À TCASE, foi em relação ao eixo traseiro ou dianteiro? Se for o traseiro, experimenta tirar o cardã traseiro e rodar com tração dianteira para ver se some. Pelas fotos anteriores tava muito inclinado, não era mesmo?
Saudações,
Gustavo.
vai perder tempo e grana com mao de obra mexendo no bloqueio traseiro.. a vibracao da tcase te falo com 99% de certesa de que é devido ao angulo do seu carda traseiro.. tamanho de pneus e bloqueio ( ainda mais deslizante) nao tem nada a ver com vibracao
no mais, tá ficando "brabo" o porkim hein??? daqui a pouco tera de mudar de nome,, tem um porco selvagem que vive na africa com um nome bem esquisito ( nao me lembro agora)..heheh
Supercharger
26/07/2008, 19:38
Seria Javali?
diogo ludovico
26/07/2008, 22:48
Supercharger, o teste foi realizado apenas com o cardã traseiro, pois o dianteiro ainda não ficou pronto.
Devido a inclinação do dianteiro, ele pegaria na travessa que supoerta a caixa de tração, assim estavamos estudando se colocavamos uma junta CV ou se modificavamos a travessa.
Assim o teste foi só com o cardã traseiro, e logo que rodando com o carro foi diagnosticado a trepidação, levantamos as rodas traseiras para averiguação.
O cardã continua com a mesma inclinação de antes, só que não pega em nada, nem com o carro com as 4 rodas suspensas pelo elevacar.
Será que uma junta CV resolveria??
diogo ludovico
26/07/2008, 23:10
mais informações: testamos o cardã com as 4 rodas suspensas pelo elevacar, e os cardãs continuaram livres, sem pegar nas luvas.
Quanto a rotacionar o eixo, agora não dá mais, pois toda a suspenção já está soldada em definitivo.
Será que com uma junta CV se resolve?? se sim qual modelo?? sei que tanto troller quanto a hilux possuem juntas CV, mas qual seria a mais indicada??
Segue a foto do bloqueio, de quando a suspenção ainda estava só ponteada, do cardã traseiro e do dianteiro (este ainda é o original do samurai).
Supercharger
26/07/2008, 23:43
Quanto a rotacionar o eixo, agora não dá mais, pois toda a suspenção já está soldada em definitivo.
É só remover os suportes soldados, limpar o eixo (sem danificá-lo). Começar do zero, fazendo outros suportes.
[]'s
Gustavo.
raphaelmacae
27/07/2008, 08:35
e a luta continua!!!
o carro ta ficando show amigo,parabens!!
diogo.. o quwe causa vibracao no carda nao ;e o fato de pegar nas luvas ( se pegasse quebraria) mas sim o angulo elevado de trabalho das cruzetas e o tb o algulo diferente entre ambas as pontas o que elimina o efeito "anulador" quando ambas cruzetas estao trabalhando no exato grau uma oposta da outra... sacou??
T+
Ramiro - Bin Lôco
28/07/2008, 10:03
Diogo, respondi sua MP e também postei no tópico do PV sobre suas perguntas!!!
[]'s concordando com o Fabil e o Gustavo.
diogo ludovico
29/07/2008, 11:24
Pessoal, já foi encomendado um novo cardã traseiro com junta CV, mas enquanto ele não chega o mecanico abriu o diferencial e mandou conferir no possivel empeno nos semi eixos e no eixo piloto.
A duvida persiste na quastão de colocar ou não junta CV tambem no cardã dianteiro, já que este é bem maior e bem menos inclinado que o traseiro.:pensativo:
Eduardo Chaves
29/07/2008, 12:20
Diogo...
Seu samuca está ficando show de bola, num esquece de fazer matriz dos alargadores que vai vender bem... rs
A CV vc comprou onde e qual foi o valor ? Estou na caça de uma mas não estou encontrando...
[]´sss
Supercharger
29/07/2008, 13:44
Esse meca tá é de olho nos seus bloqueios LSD...
diogo ludovico
29/07/2008, 18:03
Supercharger, tem perigo não, o cara é de responsa, e na pior das hipoteses eu vou vender os bloqueios, afinal já estão pagos junto com o eixo.
Seria o caso só de comprar outra caixa satélites (o que ele tem de sobra), mas de qualquer forma os bloqueios já são meus.
Eduardo, a junta CV quem achou foi o mecanico, pois não estou tendo tempo de correr atras de peças, mas deve ficar por volta de uns R$500,00, pois uma de troler foi vendida semana passada (o falta de sorte) por este valor por um conhecido meu.
diogo ludovico
30/07/2008, 15:19
Com o eixo já montado, hoje dei uma volta com o carro no hora do almoço, a vibração persiste, pois a tarde que o carro iria para a loja de cardãs, e com o carro no local fica mais facil do pessoal fazer o cardã sob medida com a junta CV.
No volta foi possivel sentir que o carro está muito mais estavel que quando original, inclinando muito pouco nas curvas, com um arranque muito bom e principalmente com uma direção "leve" mesmo com os 33". o problema é só quando parado, pois ai sim eles pesam bastante, mas nada inguiavel. Sendo assim a DH vai ficar mais para frente.:mrgreen:
Os alargadores estão quase prontos, o trazeiro ficou muito bom, mas o dianteiro terá que sofrer alguns ajustes pois ficou muito baixo, fechando muito a caixa de roda.
Dambem estou estudando a ideia de abandonar os alargadores de fibra e fazer um de chapa no mesmo molde do original, apenas mais largo, mas o mecanico ficou de me passar o orçamento das chapas e só ai verei o que ficarpa melhor $$$$ e mais bonito.
Como os novos ainda não estão prontos, o jeito é rodar com os alargadores originais (só tampam 1/2 do pneu), mas deixaram o carro com um visual muito bom.
Assim que possivel coloco novas fotos.
diogo ludovico
31/07/2008, 19:42
O cardã novo com a junta CV resolveu o problema, agora o dianteiro está sendo fabricado.
Os alargadores de fibra estão suspensos, e um de metal, no molde do original, somente na proporção certa será confeccionado.
Segue a foto do novo cardã
como diz aquele personagem de desenho animado... " aaahhh eu te disse.. eu te disse... aahhh mas eu te disse, te disse.... " hehehehe
só um detalhe, kde o estriado do carda? com a suspensao em repouso o estriado tá enfiado ao maximo na luva?
T+
diogo ludovico
31/07/2008, 23:57
Fabil, apesar de a maior probabilidade estar no cardã, foi util a abertura do eixo, pois verificou-se tudo o que poderia apresentar problema. Pelo menos agora posso ficar tranquilo quanto ao eixo traseiro.
Quanto ao cardã, assim que vi tive a mesma impressão, que o cardã estava todo fechado, mas o mecanico me mostrou, e neste cardã a parte clara entra na parte escura:shock:, como se fosse um cilindro hidraulico (bem justo) assim se tem um conjunto mais robusto e com menor vibração. Se observar a foto do post acima voce verá que a parte de cima é mais grossa que a parte clara de baixo, é como se o estriado ficasse envolto em uma capa metalica, ficando sempre protegido.
raphaelmacae
01/08/2008, 11:19
tive o mesmo problema ontem quando fui levar o carro pro moleiro pra arquear e adicionar mais uma lamina em cada feixe... e a surpresa depois de arqueado!? isso mesmo carda ficou curto...
agora vou ter q aumentar o carda, reposicionar o eixo traseiro pra melhorar o angulo e derrepente entre uma junta cv desta se for necessaria
diogo ludovico
01/08/2008, 11:35
rafael, a junta CV saiu por R$ 380,00 de hilux.
No seu caso, verifique qiuanto precisamente voce terá que alongar o cardã, pois dependendo do tamanho só a colocação da junta CV já resolveria o problema do alongamento (já que ela é grande pkct) e da inclinação, eviatndo de ter que mecher no eixo para reposicionar o focinho.
Eduardo Chaves
01/08/2008, 11:43
Raphael, NMHO...
Corrigir o tamanho do cardan baseado no arqueamento do feixe é um risco alto para não dizer outra coisa... rsrsrs
Pois é sabido que o arqueamento não dura, e rapidinho vc terá fim de curso na posição de descanso e consequente perda de dinheiro e tempo, sem falar na encheção de s...
[]´sss inxiridus...
diogo ludovico
08/08/2008, 12:17
Pois bem, com a junta Cv acabou a forte vibração que ocorria, porem ainda apresenta um leve vibrado, alem de um som tipo um VUUUUUUUU, que segundo o pessoal do cardã é causado pela junta CV esposta ao fluxo de ar (por isso na hilux ela é envolta em uma proteção metalica).
Os paralamas de fibra ficaram muito pesados, e foram deixado de lado por enquanto, no lugar serão instalados uns de metal (nos moldes dos originais).
Ainda falta o parachoque dianteiro, que está sendo feito, mas como sou chato com detalhes o carro deve demorar um pouco a sair da oficina, pois ainda falta dar o trato final nas soldas e pintar tudo.....
Mas o bixo tá ficando bruto e assim que os alargadores estiverem no lugar eu coloco as fotos.:mrgreen:
diogo ludovico
11/08/2008, 18:17
Fim dos testes, diagnostico ruim :parede:
Mesmo com a junta CV a vibração continua, assim a unica solução será rotacionar o focinho do diferencial para alinha-lo com o cardã traseiro.
Outro ponto observado foi um tendencia de sambar da traseira em velocidades acima de 60km/h, o que será resolvido com uma balança.
O coitado do meca está penando, já que eu sou chato e fico em cima de cada detalhe ou barulho estranho :mrgreen:
O desempenho ficou bom, enche facil o motor e nem sente o peso dos 33", devido a trepidação não foi testada a mais de 80km/h, assim não deu para ver como será o desempenho na estrada. Mas 1° e 2° ficaram muito fortes!!
Mas o importante é que está andando, e logo logo deve estar na terra novamente.
Observação: o parachoque traseiro que ates parecia enorme agora ficou pequeninim.....:twisted:
ficou "guinorante"hein?? heheh
sobre a sambada traseira, já esta com rodas balanceadas e buchas da barra panhard em ordem?
que balanca é essa que vc tá planejando colocar?
T+
diogo ludovico
12/08/2008, 08:47
Fabil, todas as buchs são novas incluindo as barras penhards.
Realmente não balanciei as rodas ainda, pois falta a finaização da pintura nelas (não ia arriscar danifica-las depois na reforma), mas o sambado é a impressão que a lata do carro está ocilando lateralmente em cima do eixo.
A balança será parecida com as que equipam os trollers, uma especie de 4 links seria o resultado final.
A balanca parece um towbar, com as duas pontas presas no chassi, ao lado da saida dos braços traseiro e a ponta presa na batata do diferencial, evitando assim qualquer movimento lateral do eixo, sem interferir na articulação da suspenção.
ok.. sei como é a balanca...
mas dai entao vc vai mudar todo o conceito da suspensao?? pq a balanca ( tb chamada de triangulo) é usada no conceito 3link, assim como a suspesao do JPX, Troller até 2001 e traseira do vitara..
nela é desnecessario o uso da barra panhard ( que cumpre a funcao de travar lateralmente o eixo) e os links vc tb precisará alterar, ao invez de deixar dois pontos de fixacao no eixo, deverá usar somente um.. sacou??
sobre a sambada, como esta a inclinacao da sua barra panhard? e como está a fixacao dela no eixo??? ela esta rente a canela do eixo ou o suporte esta bem acima da linha do eixo?
T+
raphaelmacae
12/08/2008, 09:51
nao seria a barra de tracao que voce esta querendo dizer?
engracado,voce disse q seu carro samba na traseira,o meu esta sambando somente na frente,identico ao seu problema....
diogo ludovico
12/08/2008, 16:12
Raphael, acho que é isso mesmo, seria uma barra de tração, pois não eliminaria a barra penhard nem alteraria os braços.
Fabil, a barra penhars está presa acima do eixo, conforme as fotos. A iclinação é praticamente paralela ao eixo, levemente inclinada como a original do samurai.
Esta "balança" ou barra de tração tambem teria função de não deixar o focinho girar com o torque (subir e descer, como no axe warp ou algo assim)
Na foto 2 aparece o suport ainda inacabado, mas hoje ele está soldado em definitivo e como na foto 3 (dianteira)
A primeira foto é da dianteira
A segunda é a do suporte da barra traseira
A terceira do suporte dianteiro
A quarta uma visão mais detalhada da dianteira
bem.. vamos lá..
a barra de tracao assim com a balanca terao a funcao de nao deixar o eixo girar em torno de sí proprio, evitando o famos axle wrap... no seu caso é completamente desnecessario pq o seu link é ancorado ao eixo em dois pontos.. portanto p/ gerar axle wrap só se o suporte do link ou um dos parafuso ou as buchas quebrarem, sacou??? com o link do samurai do tem como o eixo girar..
e mesmo que girasse nao iria provocar a "sambada" da carroceira, mas si uma "chicotada" ao arrancar/frear.
o motivo da sua carroceria sambar ao rodar, deixa eu adivinhar, ela samba mais quando vc passa por piso irregular, onde a suspensao flexiona, certo??
o motivo disto é o seu suporte da barra panhard no eixo que esta muito acima da linha do eixo... tá mas e dai??? e dai que quando o eixo flexiona esse suporte gera uma alavanca alterando o comprimento entre os dois pontos de fixacao ( entre o eixo e o suporte)....
aahhh,, mas seu eu nao fizer o suporte alto, a barra fica inclinada gerando o mesmo efeito.... ok.. mas entao o que fazer p/ deixar a barra o mais horizontal possivel com a fixacao ao nivel do eixo????
simples, abaixar o suporte da panhar no chassis...
mas pq abaixando o suporte no chassis nao tem o efeito samba?? simples... pq quem flexiona ? ao eixo ou a carroceria?
sacou a ideia???
no meu samurai eu tenho um pouco ( bem pouco) dessa sambada tb, pois preferi ter o efeito colateral da sambada do que ter que mexer na fixacao do chassis, mas vc como já fez alteracoes mais profundas no chassis, uma a mais ou a menos nao fará diferenca...
se quiser resolver a sambada e manter a suspensao com barra panhard essa é a unica alternativa..
colocar balanca, barra de tracao, e qualquer outra bobagem que seu mecanico sugerir nao vai surtir efeito algum
T+
Alfredo Stavale
12/08/2008, 16:50
alongar a panhard não minimiza esse problema?
alfredo.. vc nao entendeu nada...
pega um clips de papel e desentorte-o até ficar reto.. faca um pequeno L com uma de suas extremidades e marque o centro . com o centro fixo, levante uma ponta e abaixe a outra ( assim como um eixo de jipe faz em uma vala) observe a ponta do L e meca a distancia a um ponto de referencia horizontal qualquer e veja como fica
T+
leo cabral
18/08/2008, 12:46
diogo vc vai manter as bordas dos paralamas dianteiros? ou vai colocar as de fibra estilo jeep?
se for colocar os de fibra , você venderia os originais dianteiros para esse colega de forum aqui , que procurou ja em tudo que é canto e não achou essas bordas dos paralamas :putz:
diogo ludovico
18/08/2008, 19:00
Leo, voce se refere ao paralama de lata ou ao acabamento de borracha? aquela ponteira que faz a ligação com a proteção da caixa de ar?
Não pretendo colocar alargadore do tipo willis não, serão de lata sob medida ou os de fibra que estão quase prontos.
Assim venderia tanto os alargadores originais quanto aquelas borrachas de acabamento (a em T, e as ponteiras)
leo cabral
19/08/2008, 17:10
Leo, voce se refere ao paralama de lata ou ao acabamento de borracha? aquela ponteira que faz a ligação com a proteção da caixa de ar?
Não pretendo colocar alargadore do tipo willis não, serão de lata sob medida ou os de fibra que estão quase prontos.
Assim venderia tanto os alargadores originais quanto aquelas borrachas de acabamento (a em T, e as ponteiras)
alargadores originais e borrachas!!!:dance:
sera uma grande ajuda se me vender. pode mardar um email com valores de dados bancarios?:concordo:
oemaildoleo@hotmail.com
diogo ludovico
19/08/2008, 21:35
Leo vou olhar o preço, pois não tenho muita noção de quanto custam, pretendo vender o jogo completo, 4 alargadores 4 as borrachas, só tenho que esperar os novos ficarem prontos, pois enquanto os originais estão quebrando um galho com os homi da lei....melhor os pequenos que ficar com 28cm de pneu pra fora....
leo cabral
19/08/2008, 22:09
Leo vou olhar o preço, pois não tenho muita noção de quanto custam, pretendo vender o jogo completo, 4 alargadores 4 as borrachas, só tenho que esperar os novos ficarem prontos, pois enquanto os originais estão quebrando um galho com os homi da lei....melhor os pequenos que ficar com 28cm de pneu pra fora....
diogo estou no aguardo!! muito obrigado
diogo ludovico
25/08/2008, 14:39
mais um final de semana de testes, por enquanto só no asfalto.
Com a rotação do eixo traseiro acabou a trepidação, o carro ganhou mais força e está bastante estável.
Esta semana deve ser instalado o cardã dianteiro para que os primeiros testes na terra possam começar.
diogo ludovico
01/09/2008, 14:39
Finalmente um teste leve na terra, só para averiguar o funcionamento do cardã dianteiro.
o desempenho foi muito bom, a suspenção articula bem e o carro ficou bem estável na terra em velocidades acima de 50km/h.
Em uma erosão o curso da suspenção foi verificado, mas como as fotos foram tiradas na maquina de um amigo, só mais tarde para colocar aqui.
Agora é rezar para os paralamas ficarem prontos, pois do jeito que está voa pedra pra todo lado!:mrgreen:
Supercharger
01/09/2008, 15:48
Legal, depois posta fotos.
Sobre as pedras, meu samurai que usa 31 em rodas -25 nos eixos originais (e com isso fica pra fora do paralama pouca coisa) faz uma sugeirada danada quando passa no molhado. No trânsito molha todo mundo por perto e a porta e vidro do motorista e passageiro... Nesta hora dá para entender o porque da lei que pede que os pneus fiquem cobertos, hehehe.
[]´s
Gustavo.
diogo ludovico
15/09/2008, 21:04
Só agora foi possivel fazer o teste da rampa, para verificar o desempenho da suspenção.
Tambem foi a primeira viagem, +-450km ida e volta, a velocidade ficou entre 80 e 120 km/h.
A suspenção ficou boa, macia estavel porem detectei problemas como os amortecedores traseiros que estão limitando a suspenção por estarem muito fechados, o que impede da roda de subir, atrapalhando a articulação.
A suspenção dianteira pelo contrario articula bem, ficando limitada pelo amortecedor aberto.
tendo em vista que o objetivo era um conjunto para o dia a dia, a suspenção não articula muito comparada com o que se vê por aqui no forum, mas garante que o carro rode tranquilo, fazendo a função de unico carro e veiculo do dia a dia.
Como nada poderia ser perfeito, tudo terminou com 2 retentores estourados, o do pião e o do lado direito, ambos do eixo traseiro, mas só amanhapara verificar as causas.
Os paralamas horriveis como pode se ver nas fotos são uma tentativa desesperada de não levar uma multa enquanto os definitivos não ficam prontos. Não ficaram bonitos, mas protegem o carro e meu bolso :mrgreen:.
O consumo ficou em 8,5km/l na estrada, tendo em vista que para andar a 100km/h o motor fica em 3800 rpm, e se precisar colocar uma 4° para subir a 80, ai vai para 4000.
diogo ludovico
15/09/2008, 21:10
Esqueci as fotos hehehehe
Joao Baeta
15/09/2008, 21:10
:arrow:Ê pé chumbado!!!!!
"Tambem foi a primeira viagem, +-450km ida e volta, a velocidade ficou entre 80 e 120 km/h."
O carro é bom qnd está a 80...90 berrando!
diogo ludovico
15/09/2008, 21:51
João, realmente andei forte, pisei fundo mesmo, na subida, ele ia a 80 km/k, a 2500 rpm com o motor pedindo a 4°, e de 4°, o giro ia a 4000, mas mantinha os 80.
na subida mais forte, assim que a 4° ficou fraca (desceu de 3000 rpm), reduzi para 3° e a 4000 rpm ele estabilizou e manteve os 60 km/h
No plano, assim que colocava a 5° a velocidade subia a 100km/h e o giro baixava a 3500, se deixar descer abaixo de 3000 ai tem que voltar para a 4°.
Na descida, fui até 120, não quis colocar mais pois o motor estava a 4400 RPM, e como era longa não quis deixar o carro em alta rotação por muito tempo, estabilizando nos 100km/h
Lembrando que tenho um conta giros para monitorar o motor :mrgreen:
Joao Baeta
15/09/2008, 22:04
João, realmente andei forte, pisei fundo mesmo, na subida, ele ia a 80 km/k, a 2500 rpm com o motor pedindo a 4°, e de 4°, o giro ia a 4000, mas mantinha os 80.
na subida mais forte, assim que a 4° ficou fraca (desceu de 3000 rpm), reduzi para 3° e a 4000 rpm ele estabilizou e manteve os 60 km/h
No plano, assim que colocava a 5° a velocidade subia a 100km/h e o giro baixava a 3500, se deixar descer abaixo de 3000 ai tem que voltar para a 4°.
Na descida, fui até 120, não quis colocar mais pois o motor estava a 4400 RPM, e como era longa não quis deixar o carro em alta rotação por muito tempo, estabilizando nos 100km/h
Lembrando que tenho um conta giros para monitorar o motor :mrgreen:
:arrow:Qnd eu estava voltando de Maua!
Eu pisei.... Fui a 120... a 4200rpm na 4 marcha...!!!!
Estava doido para chegar em casa!
Tb tenho conta giro!!! :concordo:
8,5km/l?
vc tá sabendo que seu velocimetro agora deve estar completamente "doidao" néh?
pois vc tá usando pneus 33" e a relacao dos diff é 4.88:1 certo? dai isso altera a quantidade de voltas no carda e a engrenagen do velocimetro que fica na saida traseira da Tcase é diretamente afetada..
T+
diogo ludovico
16/09/2008, 12:19
Pois é fabil, ainda não acertei o odometro e o velocimetro, mas pretendo fazer isso o mais rapido possivel.
A relação que estou usando é a 5.38:1, o que mesmo com o 33" deixa o carro 10% mais reduzido que o original, mas para efeito de calculo estou usando apenas a divisão simples km rodado / litros abastecidos.
outra curiosidade é que nas barreiras eletronicas ele está sempre mostrando os 10km/h a menos, mas ainda vou aferi-lo certinho nestas lojas especializadas em velocimetro.
Supercharger
16/09/2008, 17:12
para efeito de calculo estou usando apenas a divisão simples km rodado / litros abastecidos.
Km rodado baseado no odômetro ou na distância que você sabe que a viagem tem?
[]´s
Gustavo.
diogo ludovico
16/09/2008, 22:22
Supercharger, sei que o trecho que percorri tem 269 km aproximadamente, o odometro marcou 269,6 o estranho é que nas lombadas eletronicas o maximo de diferença que dá é 10km/h a menos que o velocimetro, isso que foram 20 no total (ida e volta).
Só depois que aferir poderei ver a marcação real.
diogo ludovico
11/11/2008, 19:17
Agora sim uma trilha de verdade :mrgreen:
Pena que num deu para tirar foto do porkim em serviço....
esse 97 vermelho que aparece na primeira foto é o seu?
diogo ludovico
12/11/2008, 16:21
Sim, o da primeira foto é o meu, ainda com os paralamas tabajaras:mrgreen:
aahh sim.. é pq nao tinha visto fotos com esse parachoque ainda.. hehehe
T+
Supercharger
16/11/2008, 00:47
Olha só... O ex-QT01.
E o seu, não tem fotos na trilha?
diogo ludovico
17/11/2008, 00:30
Pois eh supercharger, como fui sozinho (sem zeca) acabou que não deu para tirar foto, e nos locais mais pesados e divertidos acabei que não entrei pois estava com um retentor estourado que vazava pacas:parede:, ai acabei ficando só na vontade....:pipoca: mas ns proximas garanto fotos:dance:
Herbert Lima
17/11/2008, 03:56
Pois é fabil, ainda não acertei o odometro e o velocimetro, mas pretendo fazer isso o mais rapido possivel.
A relação que estou usando é a 5.38:1, o que mesmo com o 33" deixa o carro 10% mais reduzido que o original, mas para efeito de calculo estou usando apenas a divisão simples km rodado / litros abastecidos.
outra curiosidade é que nas barreiras eletronicas ele está sempre mostrando os 10km/h a menos, mas ainda vou aferi-lo certinho nestas lojas especializadas em velocimetro.
Parabéns pelo Samuraizinho..
Mas fiquei preocupado com seu diferencial..
Vc acha que ele vai aguentar por muito tempo os pneus 33 que vc esta usando>??
diogo ludovico
17/11/2008, 10:23
Herbert, voce acha que os diferenciais de f-75 não aguentam os 33" por muito tempo?
Quando resolvi "monstrificar" o samurai procurei por um eixo que aguentasse de boa os 33" e quem sabe futuramente um 35", todos me indicaram os da rural/f-75 ou os de band.
Qual seria o ponto fraco deste eixo? a relação ou os rolamentos?:pensativo:
Herbert Lima
17/11/2008, 10:39
Herbert, voce acha que os diferenciais de f-75 não aguentam os 33" por muito tempo?
Quando resolvi "monstrificar" o samurai procurei por um eixo que aguentasse de boa os 33" e quem sabe futuramente um 35", todos me indicaram os da rural/f-75 ou os de band.
Qual seria o ponto fraco deste eixo? a relação ou os rolamentos?:pensativo:
Desculpe não ter percebido que vc estava usando os dana 44 da F75..
Creio que esta configuração não vai lhe trazer problemas.
Também estou usando em meu Samurai, porém neste último up grade devo passar para os dana 60..
Parabéns pelo Samuraizinho..
Gostei particularmente do seu cuidado com o acabamento..
o ponto fraco sao as cruzetas dianteiras, até 33" com pé leve vai numa boa...
acima disso quebra mesmo... mas é facil resolver, basta um kit ensimec com semi-eixo mais forte e homocinetica de bandeirantes dentro do munhao, dai rola 35" numa boa
T+
Herbert Lima
17/11/2008, 10:48
o ponto fraco sao as cruzetas dianteiras, até 33" com pé leve vai numa boa...
acima disso quebra mesmo... mas é facil resolver, basta um kit ensimec com semi-eixo mais forte e homocinetica de bandeirantes dentro do munhao, dai rola 35" numa boa
T+
Concordo também..
Aqui em Manaus trocamos pelas da Toy, que são mais resistentes..
diogo ludovico
17/11/2008, 10:56
Por enquanto o pé tá bem leve hrehehehe, principalmente pelo fato do motor cambio e tração serem os originais, portanto sem muita força.
Por enquanto os 35" são um sonho distante, antes providenciarei um motor AP1.8, mas primeiro vou curtir um pouco a configuração atual:pipoca:
Herbert Lima
17/11/2008, 11:14
Por enquanto o pé tá bem leve hrehehehe, principalmente pelo fato do motor cambio e tração serem os originais, portanto sem muita força.
Por enquanto os 35" são um sonho distante, antes providenciarei um motor AP1.8, mas primeiro vou curtir um pouco a configuração atual:pipoca:
Vc esta usando um kit de redução para a tcase??
No meu uso Calmini 6.52:1 e atualmente um ap 2.0 injetado..
Mesmo com os 35 ainda esta muitoooo reduzido..
diogo ludovico
17/11/2008, 14:49
Que nada, o motor cambio e caixa continuam originalex
Futuramente pretendo colocar uma redução para poder alongar nos diferenciais (atualmente 5,38), pois está reduzido para viagens (atualmente é meu unico carro)
O que está em estudo tb é a aquisição de um outro veiculo p uso geral e ai sim meter uma redução com os 5.38 e ficar super reduzido para as trilhas
Herbert Lima
17/11/2008, 21:33
Que nada, o motor cambio e caixa continuam originalex
Futuramente pretendo colocar uma redução para poder alongar nos diferenciais (atualmente 5,38), pois está reduzido para viagens (atualmente é meu unico carro)
O que está em estudo tb é a aquisição de um outro veiculo p uso geral e ai sim meter uma redução com os 5.38 e ficar super reduzido para as trilhas
Deve ter ficado um pouco fraquinho sem um kit de redução..
Hj vc encontra opção nacional bem legal..
diogo ludovico
18/11/2008, 10:01
Fraco até que não ficou, pois com a relação 5.38 nos diferenciais, teve-se uma redução de 35% contra os 25% de alongamento dos pneus.
Assim o carro ficou 10% mais reduzido que o original, porem aquem do que eu pretendo deixar como ideal, pois falta força em certos momentos, principalmente em 4 e 5ª.
Outro motivo pelo qual quero colocar um kit é para alongar nos difeenciais, pois hoje estou com uma redução maxima (crawlratio) de 42, e queria algo proximo de 60, para isso seria necessário o cambio e caixa da hilux 2.8 com uma relação 4.88 ou o kit 4.16 do X.
Agora apareceu a oportunidade de pegar um kit calmini 6.5 igual ao seu, que deixaria a redução maxima em 127:dance:
Mas isso seria quando o samurai passasse a ser esclusivamente de trilha, pois a velocidade maxima ficaria nos 70km/h.....
Atualmente estou no aguardo do novo lote da X crawler 4.16 ou de uma caixa de jimny para colocar o kit de jimny.
diogo ludovico
30/11/2008, 19:20
Depopis de muinto tempo no estaleiro, e apesar de ainda não estar pronto, finalmente o porkim foi para trilha:dance:
Ainda sem as ponteiras do parachoque, que serão instalados amanha.
Com a aquisição od hilift de 1,50m, não soboru alternativa senão a fixação sobre o quebra mato, já que com um bagageiro o carro passaria facil dos 2,40m!:shock:
diogo ludovico
03/12/2008, 18:43
Agora sim o parachoque está finalizado, com as ponteiras em chapa de 3mm.
Devido a falta de outro local, o hilift foi posicionado no suporte superior que antes abrigava 2 milhas. para evitar que a peça girasse, foi adicionado um parafuso de fixação no quebra mato, junto com os 2 que suportam o hilift.
para evitar trepidação, o macaco fica sobre 2 calços de 5cm de PU e é preso com borboletas, assim o conjunto fica firme.
diogo ludovico
05/12/2008, 16:03
Primeiros videos descentes do Porkim em ação.
YouTube - Trilha do Ipê - 30/11/2008 - Parte 3 (http://br.youtube.com/watch?v=1wxtIHE6XyY&eurl=http://www.orkut.com.br/FavoriteVideos.aspx?uid=12200050592606496070)[/URL]
YouTube - DSCN0668.MOV (http://br.youtube.com/watch?v=abVXFXjSO5I&eurl=http://www.orkut.com.br/FavoriteVideos.aspx?uid=12200050592606496070)[/URL]
YouTube - DSCN0617.MOV (http://br.youtube.com/watch?v=FvjmquQw5w4&eurl=http://www.orkut.com.br/FavoriteVideos.aspx?uid=12200050592606496070)[/URL]
O zeca que acompanhava o samurai azul na tentativa de limpar umas fotos acabou por apagar a memoria da camara, perdendo-se as melhores filmagens do Porkim subindo.:parede:
Supercharger
05/12/2008, 17:18
Legal!
As molas de Pampa parecem que não deixaram o jipe muito duro, parece que ficou legal.
Saudações,
Gustavo.
PS.: quando abrir a filmadora para tirar a fita, cuidado com a cigarra que tá lá dentro! :twisted:
diogo ludovico
05/12/2008, 18:23
Gustavo, as molas são perfeitas, pois são macias mas sem serem moles demais.
A suspenção está articulando pakas, mas sem os batentes ainda a serem instalados tem hora que fecha tudo e dá uma pancada seca.
Amanha será mudado o suporte do amortecedor traseiro, passando-os para fora do chassi e aumentando o curso fechado.
Por enquanto o batente está sendo a propria mola fechada.
Herbert Lima
05/12/2008, 22:21
primeiros Videos Descentes Do Porkim Em Ação.
youtube - Trilha Do Ip㪠- 30/11/2008 - Parte 3 (http://br.youtube.com/watch?v=1wxtihe6xyy&eurl=http://www.orkut.com.br/favoritevideos.aspx?uid=12200050592606496070)[/url]
youtube - Dscn0668.mov (http://br.youtube.com/watch?v=abvxfxjso5i&eurl=http://www.orkut.com.br/favoritevideos.aspx?uid=12200050592606496070)[/url]
youtube - Dscn0617.mov (http://br.youtube.com/watch?v=fvjmquqw5w4&eurl=http://www.orkut.com.br/favoritevideos.aspx?uid=12200050592606496070)[/url]
O Zeca Que Acompanhava O Samurai Azul Na Tentativa De Limpar Umas Fotos Acabou Por Apagar A Memoria Da Camara, Perdendo-se As Melhores Filmagens Do Porkim Subindo.:parede:
Parabéns Pelos Vídeos..
Supercharger
09/12/2008, 16:22
Por enquanto o batente está sendo a propria mola fechada.
Kct! Nunca imaginaria o peso do Samurai fechando estas molas. Tenho um par destas guardado aqui para meu Samurai.
[]´s
Gustavo.
diogo ludovico
10/12/2008, 12:07
gustavo, eu tambem achava que não chegaria a tanto, mas a questão é o "momento". Em uma situação normal, com velocidade baixa, a mola não fecha inteira com o peso do samurai, mas em uma situação de maior impacto (velocidade ou inercia), ai sim voce vê a mola fehar tudo e dar a pancada seca.
Como me esplicaram, no tal "momento", com a inercia o carro pode mais que duplicar o peso naquele ponto, mesmo que por pouco tempo.
diogo ludovico
10/12/2008, 19:40
Video da ultima trilha (07/12), muito barro e mais de 40 jipes reunidos em um grande churrasco promovido pelo Jeep Clube de Anapolis.:pipoca:
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=7LHnsqAxVpQ&feature=channel_page]YouTube - trilha Fabricio Tavares (JECA) 07.12.08l.wmv[/URL]
Não foi nada radical, dado o perfil dos participantes, varios gaiolas 4x2, e carros originais.
diogo ludovico
21/12/2008, 22:39
Teste da nova configuração dos amortecedores traseiros, na teoria 15 cm de curso para cima e 17 para baixo do ponto medio.
Aproveitei uma tilha em uma pedreira proxima daqui para medir. O curso não ficou tão grande quanto a dianteira, mesmo os amortecedores sendo maiores, mas isso é dado pelo ajuste "intermediario" para que o carro possa ser usado no dia a dia.
Foto 1: vista geral no plano só para comparação
Foto 2: Suspenção articulada
Foto 3: Outra vista da suspenção, a dianteira quase encosta no para lama
Foto 4: Mola dianteira totalmente fechada
Foto 5: Mola traseira fechada, ainda poderia fechar mais, mas algo a está limitando:pensativo:
Eduardo Chaves
22/12/2008, 08:44
Foto 5: Mola traseira fechada, ainda poderia fechar mais, mas algo a está limitando:pensativo:
Na minha opínião, pode ser apenas falta de alavanca e falta de peso na traseira de nossos Zukis, apenas característica do equipamento... :pipoca:
Talvezzz... com uma mola mais macia... :rolleyes:
[]ção, tá show...
diogo ludovico
22/12/2008, 11:52
Eduardo, concordo que deva ser falta de peso, pois os amortecedores possuem curso de 70cm totalmente aberto e 38 totalmente fechado, o que dá 32 cm de curso efetivo.
As molas da pampa 4x4 foram as mais macias que achei com 500mm de altura, acho que os amortecedores muito duros podem estar contribuindo tambem....
Ainda estou analizando, o carro ficou com uma estabilidade lateral muito boa, sem a tendencia de deitar nas curvas, ponto positivo para o uso no asfalto.
Supercharger
22/12/2008, 11:56
Mola traseira fechada, ainda poderia fechar mais, mas algo a está limitando:pensativo:
Provável que o fator limitante seja o conceito (2link). Quando chegar neste limite de articulação, pare e verifique as buchas.
[]´s
Gustavo.
extamente... nao é falta de peso.. com 2link nao dá p/ conseguiur milagres nao... a minha o MAXIMO que abre é isso...com as buchas deformando ao maximo e ainda sobra curso no amortecedor / mola
diogo ludovico
10/02/2009, 00:52
Como a grana tá curta para novas aquisições, o jeito é ir para trilha do jeito que esta:concordo:
YouTube - trilha 07 02 09
YouTube - Barro Preto 14.12.mpg
diogo ludovico
25/02/2009, 13:23
:parede: de novo no estaleiro!!!!
Agora com um chassi quebrado!
Bão jjá que tá tudo laskado mesmo, e o carro terá que ser totalmente desmontado, ficaram algumas ideias...
Instalação de motor+cambio+caixa de tração da L200:pensativo:
to contando o dindin pra ver se dá:putz:
Supercharger
25/02/2009, 13:34
Minha opinião, e minha apenas: Powertrain L200 --> dinheiro jogado no lixo. Vende o Samurai e compra uma L200 se gosta dela.
Agora ao assunto mais pertinente: o que quebrou no chassis, aonde, e como?
chassis quebrado??? manda fotos ae.. é a primeira vez que ouco de chassis de samurai quebrado ( exceto em casos de maresia)
sobre usar mecanica de L200, eu tb acho bobagem, mas caso vc realmente queira entrar nessa, alem de todas as complicacoes p/ adaptar ( principalmente o motor, que p/ caber no cofre do samurai vai ser osso) tem ainda o complicante da saida do carda dianteiro da tcase da l200 ser a esquerda, entao vai ter que inverter a bola do seu eixo..
mas o mais importante, pq trocar a mecanica do samurai?
T+
diogo ludovico
25/02/2009, 14:00
Supercharger, quebrou logo atras do suporte do motor, e só sescobri por sorte que resolvi lavar o carro, senão poderia ter sido muito pior!!!!:shock:
A rachadura de 2mm (vão) do lado externo e na parte inferior e interna só rachou mais não abriu.:parede:
Sorte que o carr estav parado quando descobri, senão só descobreria na estrada quando o motor caisse.......Ai era caixão e vela preta para o samurai e eu!:shock:
diogo ludovico
25/02/2009, 14:10
A questão da mecanica d L200 é a seguinte:
Para reforçar o chassi, o carro inteiro terá que ser desmontado, retirando motor, cambio, suspenção, carroceria etc.
O chassi será totalmente reforçado, não só no local de quebra.
Apareceu um motor+cambio+CT de L200 por R$6000,00, e o meca aproveitaria para na ocasião do reforço do chassi já fazer a alteração para o novo conjunto.
Esta seria o unico motivo da troca, pois seria um conjunto forte para o peso do samurai (bem eu acho:roll:......) Assim entre gastar R$3500,00 em uma caixa de tração por engrenagem do samurai + kit 4.16, para resolver a falta de força do conjunto atual, partiria logo para o diesel.....bem essa é a teoria.....
Na ocasião tambem será refeita a parte da suspenção que não ficou boa (ajuste)
Foto do samurai pequeninim perto de uma cherokee com pneus 38" eixos de troller e mecanica completa da hilux 3.0 Diesel......
Eduardo Chaves
25/02/2009, 16:39
Que é isso ?