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Ver Versão Completa : Samurai MT 97 "Porkim"



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diogo ludovico
15/11/2010, 02:26
Final de semana parado, então vamos fazer um teste...
Em uma caixa de ovos, testei a suspensão, para ve-la torcer, e percebi que o parachoque dianteiro pega muito no pneu:parede::parede:
A suspensão dianteira abre bem, para baixo está limitada por cabos de aço, mesmo assim desce bem.
A suspensão já apresentava um pequeno problema no link dianteiro, que acabou quebrando um dos suportes das buchas (ultima foto), não sei se foi isso que permitiu a suspensão torcer tanto, mas se for vou reprojetar os links dianteiros para conseguir o maximo de curso com o sistema 2 links.
Na volta para casa, a barra de direção (a que mantem as 2 rodas alinhadas) quebrou bem no seu ponto de fixação no munhão, na verdade foi a peça do munhão que quebrou, com isso fiz um passeio fora da estrada:shock: resultado, depois de peitar uma cerca e um barranco, lá se foram a pintura do capô, arranhada pelo arame farpado, um dos Hella e um outro farol de milha xing ling:parede:.
Por sorte não aconteceu nada de mais grave, pois aonde parei era só pasto, mas poderia ter sido perda total do carro, pois passei muito perto de um corrego e de um poste, que ai sim destruiriam o carro:parede:...
Agora ele está na oficina, onde reposicionaremos os amortecedores dianteiros e traseiros, visando mais curso, bem como trabalharemos os links dianteiros para que tenhamos um melhor desempenho.
Alem disso será feito:
-Instalação de freio de estacionamento (hidraulico)
-Colocar flexiveis nas pinças traseiras, que estão com tubulação fixa (dificultando a manutenção)
- Reposicionamento do escapamento, que está muito baixo
- Conserto do suporte de estepe, que precisa ser reforçado
- Redimensionamento do braço pitman, melhorando o curso do volante
-Correção de pequeno vazamento no sistema de arrefecimento
- Revisão geral na eletrica:mrgreen:

Depois do susto, vou dar uma geral no carro a procura de qualquer problema, não quero mais este tipo de surpresa...:rolleyes:

diogo ludovico
15/11/2010, 02:31
Agora sim seguem as fotos..:mrgreen:

Fabil
15/11/2010, 08:26
o braço original do munhao é muito fragil e nao aguenta muito esforço... vc vai precisar instalar um kit de high-steer com reforço que pega nos parafuros do feltro.

T+

Léo_Babiski
15/11/2010, 11:30
Diogo, também uso esse pneu Saveiro, só que no Jpx.

Me parece que ele é fora da medida.. Fiz a comparação do 33 12,5 15 ao lado de um BF de mesmo tamanho e qual não foi a surpresa ele ser um pouco menor e bem mais largo. A medida correta seria 32 13,5 15.. daí a difficulade de acertar na largura.

Abs.

cacanakagi
16/11/2010, 09:16
Diogo, também uso esse pneu Saveiro, só que no Jpx.

Me parece que ele é fora da medida.. Fiz a comparação do 33 12,5 15 ao lado de um BF de mesmo tamanho e qual não foi a surpresa ele ser um pouco menor e bem mais largo. A medida correta seria 32 13,5 15.. daí a difficulade de acertar na largura.

Abs.
Isso acontece mesmo... Ja vi isso em outros pneus... os Mudzilla 33/13,5 também tem 32 de altura............

diogo ludovico
11/02/2011, 12:08
Problemas sanados, e depois de 600km de testes tudo ok novamente.
neste periodo foi realizado a troca da bomba dagua, correias, reforço do porta estepe que rachou com a vibração e instalação de farois de milha, já que os redondos que ficavam no parachoque foram dizimados pelo acidente...:parede:
O Hella deu conserto:dance: menos mal porque essas encrencas são caras!!:mrgreen:
o reforço na barra de direção ficou "ignorantis":twisted: se quebrar vai ter que ser uma porrada bem forte!
Agora a tarde tiro algumas fotos e coloco aqui.

diogo ludovico
11/02/2011, 17:35
Bem vamos as fotos.
Depois de uma trilha noturna bem fechada, onde devido ao acidente estava só com os farois originais:parede:, e como abre trilha, ou seja não vendo nada, decidi que iria colocar os farois de milha, novamente e que iria colocar um conjunto em cima do teto, para que iluminasse as laterais, que costumam ficar fora da cobertura dos farois padrão.
Como já tinha um par de Hella 500 para longo alcançe, optei por farois auxiliares (de trator) e não de milha.
Devido a altura da viatura um bagageiro é inviavel, então comecei a quebrar a cabeça de como colocar os benditos farois lá, mas de uma forma facil de remover em caso de encrenca com os homi da lei ou necessidade.
Desta forma optei por um sistema de "tiara" (ui:oops:), presa na calha por 1 parafuso de cada lado, tudo sem furar a lata e de facil remoção. Toda a eletrica passaria por um unico ponto, com um plug rapido, facilitando a instalação / remoção.
A foto 1 mostra o conjunto preso a calha, a foto 2 o plugue e a 3 uma vista geral do carro.
Outra coisa que fiz foi, mesmo achando feio PKCT, instalar para barros nos paralamas (foto 4), pois é lindo o jipe todo sujo de barro, mas para o dia a dia é p......., assim diminuiu em 50% a lambança que o porkim fazia, sem contar na proibição pelo sindico de entrar com o carro sujo na garagem do predio.....
Por ultimo, retirei aquelas borrachas que vedavam o fundo do carro (tampões) e instalei um sistema de "pia" de plastico com borracha, agora basta tirar um tampão plastico que toda agua sai facinho....

PS. As fotos ficaram ruins porque foram tiradas do palm:roll:

MaGao
11/02/2011, 18:38
Fala diogo =)

como anda as viagens ? Abraços,

diogo ludovico
14/02/2011, 17:59
Fala Grande, estamos ai na correria, e rodando tanto acabei vendo a necessidade dos para barros, o carro estava impossivel de manter "usavel" pois nunca fiz questão de mante-lo limpo.
E o Engesa? só nos upgrades?

MaGao
14/02/2011, 19:30
Fala Diogo,

ehhe concluindo alguns =) mais ja ta com t-REX bone nos eixos + 37" .. to partindo pros bloqueios agora e guincho =)

Abraços,

Fabil
14/02/2011, 21:15
Fala Magao... que bloqueio vai colocar ai?

T+

MaGao
14/02/2011, 21:42
Fala Fabil,

Acho que vou de macrotorque mesmo.. tava querendo arb.. mais com o valor de 1 compro os 02 macro keke

Abraços,

diogo ludovico
21/02/2011, 16:16
Final de semana tranquilo, trilhinha leve só para tirar a teia de aranha do 4x4 hehehe.
Quinta feira pego o video da trilha e coloco aqui.:concordo:

mauricio_silva
21/08/2011, 00:18
Grande Diogo!!!

Resolveu vender a viatura?
Abração!

diogo ludovico
21/08/2011, 10:26
Beleza Mauricio!!
Cara, a viatura está a venda, pois estou viajando muito, e não está sobrando tempo para as trilhas, alem de que estou precisando de um veiculo diesel.
Me apareceu um bom negocio, em uma L200 RS 2006 com apenas 7000km, dai é a chance de migrar para um diesel, e já preparado para rally e trilhas.
o topico está meio desatualizado, com as viagens não consigo colocar os videos, mas chegando em casa atualizo com os ultimos videos das trilhas.
um grande abraço!

diogo ludovico
25/08/2011, 03:27
Para atualizar o topico, segue o link de algns videos das trilhas.

http://www.youtube.com/watch?v=MgJ29ioxmYE

http://www.youtube.com/user/muriloaiala#p/a/u/1/bToZPqYgN4U

http://www.youtube.com/user/muriloaiala#p/u/4/U121akXWXCo

http://www.youtube.com/user/muriloaiala#p/u/0/vDuSQO0yWmM

Entrar | Facebook (http://www.facebook.com/video/video.php?v=10150265286307278)
Entrar | Facebook (http://www.facebook.com/video/video.php?v=10150196868857278)
Entrar | Facebook (http://www.facebook.com/video/video.php?v=10150196808587278)
Entrar | Facebook (http://www.facebook.com/video/video.php?v=10150196789712278)

Os dois ultmos o carro estava com a embreagem ruim, e com isso o carro patinava pkct!

Como diz um amigo.... Vamu q Vamu!! :violao:


(http://www.facebook.com/video/video.php?v=10150196789712278)

mauricio_silva
27/08/2011, 01:30
Hehehe!
Vídeos bem legais! Eu tenho acompanhado a história do "Porkim" desde o seu início. Na época, eu tinha um Samurai 95 da cor branca. Foi o substituto do Niva "Peituda", meu primeiro 4x4. Com o Niva, tive uma relação de "amor e ódio" que durou três anos (00-03). Com o Samuca, o relacionamento foi (bem) mais tranquilo e duradouro (04-10). Mas o máximo que fiz com o "japinha" foi trocar os jumelos por outros maiores (e colocar os pneus BF). Nada muito radical. Entre 2006 e 2010 tive, além do Samurai, um Pajero Full.
No início de 2010, vendi ambos (Pajero e Samurai), pois apresentaram problemas no motor (iriam precisar de retífica completa). Comprei um Grand Vitara. E estou com ele até hoje.
É, tem momentos que as mudanças são inevitáveis.
Sorte para você.
[]s.

magarefe
30/08/2011, 23:34
Olá galera, comprei um samuka 97 a 3 meses e como sempre foi só oficina, fiz motor,freio,roalentos dos eixos D T, bateria,radiador...entre outros pena q aqui em Fortaleza não tem uma oficina boa q mexe com samurai, as q se dizião ''especialistas" so tive prejuizo e raiva, entretanto acertei em uma mas o meca não tem coragem de fazer adaptaçães no "peste" o samuka, estou pedino a ajuda de vcs para dar uma informação sobre um posivel defeito na injeção: assim q ligo o peste ele fica acelerado por uns 5 minutos e depois quando a temperatura sobe um pouco ele fica melhor elem de estar bebendo muito mas q eu...já fiz a bentita injeção em um caboco q era da altorizada da suzuki na epoca e não pertou, sera q vcs podem me ajudar... outra coisa o peste é todo original e está com pneus 225 75 15, está certo? ou é grande d+? gostaria q ele fica se um pouco mas alto, o que posso fazer ou trocar em termos de molas e amortecedores, ele tem uma buxas de nylon só nas molas da frente a de tras não tem nada ...agradeso antecipadamente á tenção de todos....

RevS
27/09/2011, 23:27
Olá galera, comprei um samuka 97 a 3 meses e como sempre foi só oficina, fiz motor,freio,roalentos dos eixos D T, bateria,radiador...entre outros pena q aqui em Fortaleza não tem uma oficina boa q mexe com samurai, as q se dizião ''especialistas" so tive prejuizo e raiva, entretanto acertei em uma mas o meca não tem coragem de fazer adaptaçães no "peste" o samuka, estou pedino a ajuda de vcs para dar uma informação sobre um posivel defeito na injeção: assim q ligo o peste ele fica acelerado por uns 5 minutos e depois quando a temperatura sobe um pouco ele fica melhor elem de estar bebendo muito mas q eu...já fiz a bentita injeção em um caboco q era da altorizada da suzuki na epoca e não pertou, sera q vcs podem me ajudar... outra coisa o peste é todo original e está com pneus 225 75 15, está certo? ou é grande d+? gostaria q ele fica se um pouco mas alto, o que posso fazer ou trocar em termos de molas e amortecedores, ele tem uma buxas de nylon só nas molas da frente a de tras não tem nada ...agradeso antecipadamente á tenção de todos....


Amigo tbm tenho o meu recente porem o original do samurai 97 é 205/70/R15 ou seja o seu pneu ta maior entao o carro fica um pouco mais gastao... pouca coisa a mais... e um pouco mais fraco tbm coisa nada muito perceptiva.... bom falei o que eu ja li por aqui no forum tem muita informaçao....


e Diogo parabens pelo porkin gostaria de pedir pra vc a liberaçao do uso daquela lateral (parecida com a do troller) que vc fez no porkin ....

RevS
27/09/2011, 23:30
post duplicado desculpa....

diogo ludovico
28/09/2011, 00:21
Revs, fique a vontade para copiar o paralama.
Ele foi feito a partir de um molde do original, que foi "alargado" com a adição de uma faixa de 25cm de fibra, resultando em uma peça unica com 30 cm.
Os estribos foram feitos de cabeça mesmo, o fibreiro foi fazendo sem molde nenhum....
Qualquer duvida estamos ae!!

diogo ludovico
16/10/2011, 22:06
Final de semana, tivemos o feriado do dia das crianças no dia 12, então fomos a Cezarina, distante +- 70 km de Goiânia, para a ação social do Jeep Clube de Goiás, com a distribuição de 200 brinquedos para as crianças carentes da cidade.
Foram 15 viaturas (na foto falta o niva do Bill), e após a distribuição dos presentes e de um belo almoço, seguimos para um passeio nas serras da região, com direito a 2 pneus rasgados (um 35" e um 750/16) devido aos tocos presentes em algumas passagens, e a um belo final em uma represa recem construida, com um barro de primeira!.
No inicio da noite voltamos a Goiânia, onde fizemos um churrasco na casa de um dos integrantes do passeio.
Segue algumas fotos do passeio

316118

diogo ludovico
16/10/2011, 22:11
Segue mais fotos do passeio
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diogo ludovico
31/10/2011, 00:01
Depois de alguns passeios, desta vez fomos encarar algo mais radical:violao:
Trilha perto de Goiania, fomos o Porkim, uma Chevy 1500, um bandeirantes, uma sportage diesel, duas cherokee sport e uma gran cherokee.
A trilha foi com algumas partes com lama, e a maior parte com erosões.

diogo ludovico
31/10/2011, 00:07
Mais fotos, a cheroka e a toyota entraram na agua, e como o fundo era muito fofo afundaram que nem pedras hehehhe

diogo ludovico
31/10/2011, 00:14
Ultimas fotos, a chevy teve um pouco de dificuldade nos trechos mais fechados, pois a jabiraca é grande mesmo, e mesmo com pouca luz, consegui tirar umas fotos da suspenção do porkim :rolleyes:.
Em alguns pontos, foi necessário a amarração dos carros para evitar aguns twist carpados.

diogo ludovico
03/11/2011, 18:46
Dia tranquilo fomos para uma olaria aqui perto de Goiânia, lugar com muito barro e algumas erosões:cool:.

diogo ludovico
31/01/2012, 23:52
Depois de muito tempo saiu o videozinho da trilha.
Trilha de Finados 2011 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=UKYl_46tzHI)

No momento o Porkim está no estaleiro para substituição do sistema de freio traseiro, e melhorias na direção hidraulica.

diogo ludovico
29/02/2012, 13:06
Depois de muito andar e constatar que as pastilhas traseiras não estavam durando nem 3000km, e depois de moer os discos traseiros em uma trilha com barro:parede:, chegou a hora do upgrade.Foram 30000km rodados, 1 jogo de pastilhas dianteiras (28000km) e 10 jogos de pastilhas traseiras!!:shock:, então já que a parte de trás estava toda moída, então resolvi mudar.Como era:Dianteira: Kit freio a disco, com pinça da kombiTraseira: Kit freio a disco, com pinça de kadet GSIComo ficou:Dianteira: Disco ventilado com pinças dianteiras do astra.:cool:Traseira: Conjunto disco e pinça do kit que estava na dianteira (pinça de kombi com disco solido).:cool:Ainda está em fase de ajustes, e ainda estamos testando sem valvula equalizadora, mas se pisar forte agora trava as 4!!! antes podia sentar o pé no porão que não arrastava.:concordo:

Kleber Franca
19/12/2012, 20:15
Prezados,

O "Porkim" agora tem um novo lar,:euforico: veio para São Paulo e em breve estará nas trilhas da região.

Diogo,

Muito obrigado por toda assistencia e vamos manter contato.


Abraços,

Kleber

diogo ludovico
19/12/2012, 22:35
Grande Kleber!
Cuide bem do Porkim, e que ele te de tantas alegrias como me deu!
Como foi a chegada em Sp, ainda estou finalizando o "manuel", mas devo lhe enviar amanha.
Vamos manter contato sim, e qualquer duvida estamos sempre a disposição!

Kleber Franca
20/12/2012, 00:04
Mestre Diogo,

Vou cuidar do Porkim com muito zelo e carinho, mas com barro tbm!
Ele chegou hoje no fim do dia, mas só posso busca-lo amanhã cedo.

Vou mandando notícias.

Se precisar de algo aqui de SP me avisa, que te ajudo.


Abraços

Kleber Franca

diogo ludovico
20/12/2012, 09:00
Beleza Kleber!
Uma dica mais apressada para quando for pega-lo, quando for abastecer, peça para o frentista colocar a bomba no minimo, pois apesar do tanque ter 80 litros, o sistema de respiro e equalização interna (quebra onda) não permite um abastecimento rápido já que o tanque está dividido em 4 partes.
Outra coisa, a luz de reserva acende quando ainda restam quase 15 litros no tanque!
Um grande abraço!

Kleber Franca
24/12/2012, 21:27
Beleza Kleber!
Uma dica mais apressada para quando for pega-lo, quando for abastecer, peça para o frentista colocar a bomba no minimo, pois apesar do tanque ter 80 litros, o sistema de respiro e equalização interna (quebra onda) não permite um abastecimento rápido já que o tanque está dividido em 4 partes.
Outra coisa, a luz de reserva acende quando ainda restam quase 15 litros no tanque!
Um grande abraço!

Diogo,

Antes de tudo em FELIZ NATAL, para vc e toda a sua familia !

Desculpe a demora, mas o Porkim foi entregue em perfeito estado, o bicho é bom mesmo hein ! Parabéns pelo projeto e obrigado por toda ajuda !

Abraços,

Kleber

diogo ludovico
25/12/2012, 12:34
Grande Kleber!
Feliz natal e um prospero ano novo!
Um grande abraço!

Kleber Franca
02/07/2013, 19:43
All,

O Porkin já está em SP há 6 meses e de lá pra cá ocorreram alguns up-grades na criança (fotos em breve);

Itens Instalados:
- Instalado um feltro com aluminio no teto (dica do Diogo Valeu :curtir:!!! ) ficou muito bom, não sinto o sol durante as trilhas;

- Instalado uma buzina maritima (2 cornetas tipo Trem muito ALTA :odedo2:) da Só Buzinas dica do Julio Mitsuo;

- Revisão preventiva de mecanica feita pelo Valdir Jeep;

- Abertura e revisão dos Eixos feita pelo Valdir Jeep (com isso descobrimos que o eixo traseiro está com o mancal trocado, com isso os rolamentos vão pro vinagre de tempos em tempos);

- Instalado Guincho Work 12000 e tomada interna no carro (Revisado e instalado pelo Italo da 4x4 em Ação);

- Instalado o Farol da Kombi com milha, H4 e lanterna no mesmo globo (dica do Diogo que já usou nele algum dia);

- Colocado os sapatos numeros 35" (vou ter que cortar os bicos dos alargadores dos paralamas);

- Revisão de elétrica por garantia feita pelo Julio Mitsuo eletricista da Equipe Sul 4x4;

- Reforço e alinhamento na base do engate feito pelo Italo;


Itens que serão instalados em breve (muito breve):

- Prancha/Proteção do diferencial dianteiro pronto e traseiro á desenvolver pelo Italo;

- Mudar a posição interna do Ar condicionado com intuito de melhorar o espaço do carona/zeca. A Patroa vai agradecer;


Itens á serem instalados depois da troca do eixo traseiro:

- Eixo traseiro da F75 4x2 canela grossa com bola central e mancal certinho (uma mosca branca de olhos azuis);

- Bloqueio traseiro Micromaq á ar;

- Kit Flutuante da HD4x4;

- Compressor V-air (para o bloqueio, pneus pós trilhas e para a buzina).

- Rolamentos para os dois eixos completos.



Bom por hora foi isso, preciso me acostumar de manter o histórico atualizado.


Abraços,
Kleber

diogo ludovico
07/07/2013, 20:14
Kleber, quando for colocar o farol da kombi, coloque um que é todo de metal, tem um mais barato de plastico (o que usei) que derrete facinho e não dura nada....
Ia colocar este de metal, mas acabei priorizando outros itens.

tBueno
24/07/2013, 11:05
All,

O Porkin já está em SP há 6 meses e de lá pra cá ocorreram alguns up-grades na criança (fotos em breve);

Itens Instalados:
- Instalado um feltro com aluminio no teto (dica do Diogo Valeu :curtir:!!! ) ficou muito bom, não sinto o sol durante as trilhas;

- Instalado uma buzina maritima (2 cornetas tipo Trem muito ALTA :odedo2:) da Só Buzinas dica do Julio Mitsuo;

- Revisão preventiva de mecanica feita pelo Valdir Jeep;

- Abertura e revisão dos Eixos feita pelo Valdir Jeep (com isso descobrimos que o eixo traseiro está com o mancal trocado, com isso os rolamentos vão pro vinagre de tempos em tempos);

- Instalado Guincho Work 12000 e tomada interna no carro (Revisado e instalado pelo Italo da 4x4 em Ação);

- Instalado o Farol da Kombi com milha, H4 e lanterna no mesmo globo (dica do Diogo que já usou nele algum dia);

- Colocado os sapatos numeros 35" (vou ter que cortar os bicos dos alargadores dos paralamas);

- Revisão de elétrica por garantia feita pelo Julio Mitsuo eletricista da Equipe Sul 4x4;

- Reforço e alinhamento na base do engate feito pelo Italo;


Itens que serão instalados em breve (muito breve):

- Prancha/Proteção do diferencial dianteiro pronto e traseiro á desenvolver pelo Italo;

- Mudar a posição interna do Ar condicionado com intuito de melhorar o espaço do carona/zeca. A Patroa vai agradecer;


Itens á serem instalados depois da troca do eixo traseiro:

- Eixo traseiro da F75 4x2 canela grossa com bola central e mancal certinho (uma mosca branca de olhos azuis);

- Bloqueio traseiro Micromaq á ar;

- Kit Flutuante da HD4x4;

- Compressor V-air (para o bloqueio, pneus pós trilhas e para a buzina).

- Rolamentos para os dois eixos completos.



Bom por hora foi isso, preciso me acostumar de manter o histórico atualizado.


Abraços,
Kleber

Kleber,

Por acaso esse Samuca tava no Rochavera essa semana???? heheheh (Acho que não devem ter muitos assim)

Cara o que vc fez na suspensão dele, to querendo levantar o meu pra colocar um 31'' ou 32'', por enquanto não tenho a intenção de mudar os eixos nem motor. Outra coisa que achei muito bem feito no seu foram os paralamas de fibra.

Parabéns pelo brinquedo.

Abs.

Tadeu

Kleber Franca
29/07/2013, 21:41
Kleber,

Por acaso esse Samuca tava no Rochavera essa semana???? heheheh (Acho que não devem ter muitos assim)

Cara o que vc fez na suspensão dele, to querendo levantar o meu pra colocar um 31'' ou 32'', por enquanto não tenho a intenção de mudar os eixos nem motor. Outra coisa que achei muito bem feito no seu foram os paralamas de fibra.

Parabéns pelo brinquedo.

Abs.

Tadeu


Tadeu, boa noite !

Estava sim, eu trabalho neste prédio e venho com as vezes, agora quanto ao projeto o mério é do Diogo Luduvico foi que transformou o Samuka (tanto a Suspensão como Fibras e etc) eu só comprei quando dele hehehe. Diogo mais uma Valeu !

O seu é feixe ou helicoidal ? Se for Feixe a solução é fazer SPOA, mas se for Helicoidal o Rodrigo da RC4x4 tem um bom kit, isso sem precisar mudar o eixo.

Se quiser bater um papo, olhar e conversar a respeito me manda uma MP que te passo meu telefone.

Abraços,
Kleber

tBueno
29/07/2013, 22:50
Olá Kleber, te mandeu uma MP. o meu samuca é de molas tb é um 97.

abs.