Ver Versão Completa : Engesa esquentando
Amigos ,
Coloquei no meu Engesa um 6 cilindros 250S .
Fui obrigado a manter o radiador original por absoluta falta de espaço .
Ao contrario do que muitos disseram , esta adaptação não foi nada simples .
Listei quase duas paginas de modificações que fui obrigado a fazer e além disto o motor ficou muito proximo da parede corta fogo .
Como resultado negativo o interior do veiculo passou a se aquecer mais .
O pior é que em trilhas a baixa velocidade ou subidas longas e fortes a temperatura do motor chega no vermelho .
Alguma alma caridosa pode me dar umas dicas de possiveis soluções ???
Sds
Danilo
Caro ddr54!
Bem é o seguinte:
Fiz a mesma modificação, tirei o GM 153 e coloquei o GM 4.1S álcool.
Não foi tão complicado, pois eu mesmo fiz.
A capa seca e embreagem forão as mesmas, só desparafusar uma e parafusar outra.
Bomba do hidraulico e alternador usei o mesmo do 4cc;
Arranque usei o mesmo do 4cc;
Os suportes do coxim, háááá, os suportes...
Bem, peguei um massarico, cortei os do chassí;
Esmerilhei o chassí para dar acabento;
Montei os coxins no motor e, baixei o motor no lugar, ponteei no lugar, soltei as porcas, retirei o motor aí então soldei bem fixo no lugar certo.
Voltei o motor, e parti para o radiador.
Radiador, a saga!
Naquela travessa onde tem o suporte do radiador, eu a cortei e soldei do outro lado (para frente).
O radiador não ficou bem no centro devido a caixa de direção.
Precisei retirar a tampa do radiador para o capô fechar. ( a altura de minha carroceria e original)
E para não esquentar, coloquei a hélice do BF 161, que são 6 pás, assim não esquenta nem com o condensador do ar.
Tentei colocar ventoinha, mais as que consegui até o momento, o motor e muito comprido, acho que a do vectra (do ar) da certo com as pás do gol g3, assim ficará puchando o ar e antre o rad. e o mot.
Bem, o que recomendaria, seria a hélice do JEEP, pois a furação é próxima como também o tamanho.
No momento que for colocar, tenha em mãos uma lima de corrente de motosserra, para limar um pouco o buraco dos parafusos para o centro da peça. (limar um pouco cada buraco para não estragar a rosca do parafuso)
Bem , qualquer dúvida é só teclar.
Abraços.
Kim.
Kim ,
Onde você arrumou aquele copinho em cima do carburador ?
Este é outro problema que tenho .
Eu já estou com helice de 6 pás e agora instalei uma ventoinha eletrica de vectra na frente do radiador .
Outra idéia seria colocar aquela proteção em volta da helice do radiador para melhor direcionar o fluxo atravé do radiador .
Uns dizem que vai melhor muito , outros dizem que não adianta nada .
Na loja de radiadores , eles dizem que instalando outro com haletas mais eficientes resolve , será ???
Continuando na luta !
Danilo
Faleu pro cara , OK mas quero garantia .
Se não resolver não pago .
Ow, desculpe a demora!
O copinho (mufla) veio no motor, pois o meu foi no 4cc.
Feito em aço inox, com tubos, um maior na vertical com uma tampa soldada e um na horizontal, onde coloca-se a mangueira.
O que fiz na minha hélice foi aumentar o ângulo das pás, deixando-a mais curva, portanto puxando mais ar.
Também entortei levemente a ponta para parar de cortar a mangueira.
O serviço é simples, mais requer paciência, pois tem que fazer, depois revisar para saber se não há uma mais curva que a outra, e ir acertando. Ficou excelante.
Bem, no meu caso não há como colocar uma ventonhia na frente por causa do condensador do ar.
Quanto a proteção, realmente melhora, pois direciona o fluxo de ar. Para vc ter uma idéia, tenho uns exaustores/extratores que tem aproximadamente 1,5m de diâmetro e, tem essa proteção, segundo o fabricante aumenta em 20% a eficiência.
Só não coloco mais o original porque ficou fora de centro a hélice em relação ao radiador.
Gostaria que postasse umas fotos de seu veículo para eu ter uma idéia de como ficou o radiador.
Segue umas fotos...
Abraços.
Kim.
Kim ,
Amanhã tiro as fotos e deixo aqui .
Também aumentei o angulo das pás mas pelo jeito vou ter que aumentar mais .
Tive uma idéia meio maluca que vou deixar por último antes de trocar radiador .
A polia da bomba dágua e do ventilador é a mesma , então pensei em aumentar o diametro da polia do motor em 15% para aumentar a rotação da hélice e da bomba dágua .
Vai ser a última tentativa !
Sds
Danilo
Caro ddr54!
Te aconselho a não mecher na polia do motor, pode complicar as coisas lá dentro, pense bem!
Se for alterar, mecha na polia da bomba d'água, vá a um torneiro e faça o serviço. (ou pelo menos pida pre ele).
Uma coisa que esqueci:
Retire a bomba d'água do bloco e, veja o espaço do disco cetrífugo da carcaça da bomba, no 4cc que tinha estava afastado e sua eficiência não é total.
Tem que ficar com no máximo 1mm entre as peças (entenda que é as "pasinhas" do disco).
Para aproximar, coloque a bomba numa morsa/torniquete (se não possir prensa), onde o eixo fique na parte que aperta e, do lado do disco, coloque uma chave pito/cachimbo que o eixo entre sem problema (15mm ou 16mm).
Vá apertando a morsa/torniquete até alcansar a folga desejada.
Fica bom.
Nas pás, retire da bomba, pegue um martelinho, uma bigorna, muita calma e, então "abra" a parte da frente para "colher" mais ar.
Veja o desenho, é + ou - assim, abrir para colher mais.
Abraços.
Kim.
Kim,
Você chegou a andar no Brancão com motor original 4 cil? Era alcool?
Qual era o consumo aproximado?
Quanto à hélice, passei por uma epopeia parecida com a de vocês, já que a héllice original de meu fase II veio completamente empenada.
Procurei em lojas de peças uma de outro veículo semelhante (deve ser a da C10), mas não encontrei, daí comprei a do opala de 5 pás (plástico).
Encontrei a do BF mas achei muito pesada para rolamentos pequenos como a da bomba do opala.
Não aconselho a mudar o ângulo das pás ou amassar as mesmas, pois irá desbalancear a hélice e daí os rolamentos da bomba d'agua irão para o espaço rapidinho.
Falou?
Kim ,
Estou postando as fotos .
Sds
Danilo
A foto que faltou !
Sds
Danilo
Fiz uma resposta muito bem detalhada...:cry:
dava ate gosto de ler... :confused:
ai...:parede:
deu uma mensagem de erro... :roll:
e eu perdi tudo... :shock: :putz: :cry: :cry: :cry:
Caro Carlos!
Fique mais de um ano com o Brancão 4cc, não tinha o que reclamar, mais meu sonho de consumo sempre foi o 6cc e, como troquei elas por elas, não tive dúvida, troquei.
O 4cc era álcool original, bura H34 SEIE solex, sendo que sua média ficava entre 4 na cidade e 5,5 na estrada na base de 100 a 110 km/h., agora com o 6cc, subiu a média em torno de 0,5 km/l, pois o pé fica mais leve para andar a mesma coisa.
A hélice do meu era de 4 pás, de ferro, só que ela saiu pelo capô, como demonstra a foto com comparativo de tamanho, ai então coloquei a do opala com cinco pás, ficou bom até a troca do motor.
Quanto ao peso da hélice do BF, não vejo problema, pois os rolamentos são semelhantes e, o opala usa polia dupla, onde a tensão é maior, principalmente se houver DH, onde a correia é bem tencionada.
Concordo com vc! mudar o ângulo é complicado, passei uma tarde inteira fazendo isso.
Bate-olha, entorta-olha, roda-olha, verifica, roda, bate, volta, bate (sempre de leve), bate novamente...
O que posso dizer é que ficou bom, pois a temperatura, mesmo com o ar ligado fica no meio, e olha que na minha região a temperatura e em torno dos 42º, uma das maiores do Paraná.
Caro Danilo!
Notei que vc colocou o motor mais para trás, isso se fez necessário?
Não teve que mecher muito?
Como relatei, eu preticamente só coloquei.
Abraços.
Kim.
O motor foi colocado mais junto a parede corta fogo pois a helice do radiador pegava na travessa que tem na frente , o radiador foi encaixado quase sobre a travessa .
Como falei deu quase 2 paginas de modificações .
Caixa chegou um pouco para trás , furação das alavancas mudou , cardãns , interferencia no peito de aço , escapamento , silencioso ,suportes do radiador, suportes do motor , ...
Sds Danilo
Danilo,
Agora seu serviço já está pronto, mas concordo com o KIM: seria muito mais fácil mexer na parte da frente (mudando os suportes do motor e radiadores) do que alterar do motor para trás.
Agora me lembrei que também fui obrigado a instalar um filtro de oleo mais curto .
Com o filtro original tinha interferencia com o chassi para colocar e retirar o filtro , sem contar que ficava muito proximo ao chassi depois de montado .
Será que isto inflência na temperatura ?
Sds
Danilo
Beleza ddr54!
Quanto ao filtro do opala 4cc, não tem problema de esquentar não.
O ínico problema é que terá que aumentar a frequencia de troca, pois a saturação se dará mais rápido.
Abraços.
Kim.
Agora me lembrei que também fui obrigado a instalar um filtro de oleo mais curto .
Danilo,
Tô com este problema. Que filtro é esse "mais curto" que você tá usando?
Obrigado
[]´s
Ok Luca ,
Só agora vi sua mensagem sobre o filtro .
Esta chovendo muito por aqui e a NET ficou fora do ar ....
Assim que a chuva der uma tregua verifico e te passo a informação .
Danilo
Luca ,
Segue dados do filtro de oleo .
TECFIL PSL 167
Tratores Fiatallis
Tratores Case
Emplihadeiras Daewoo
Sds
Danilo
... Esta chovendo muito por aqui e a NET ficou fora do ar ....
...
Putz, Danillo, só hoje vi sua mensagem. Teve que sair de barquinho prá ir olhar o filtro do Engezão? Muito gentileza. Tá anotado. Vou comprar prá instalar.
Abração e obrigado