Conectar

Ver Versão Completa : Rodas presas

Zeca - PVH
04/01/2007, 00:18
Olá pessoal!
Sou novo no pedaço.

À cerca de 40 dias comprei um Ford Jeep ano 82 e desde então venho tentando coloca-lo em condições de uso, já que o seu antigo dono gostava de fazer umas "gambiarras" para o bicho continuar rodando. Já está bem melhor que quando comprei. Mas vamos ao que interessa: ontem quanto sai notei que as rodas estavam meio presas. com o tempo, acho que depois de esquentar as rodas quase de travaram, então com muito custo consegui leva-lo ao mecânico, logo sendo constatado que, por algum motivo, o cilindro de freio tinha desregulado ou dado algum problema ocasionando o travamento das rodas. Como eu estava com pressa, o mecânico apenas abriu as saídas daqueles caninhos que levam fluído às rodas e me disse que se o problema retornasse que eu procedece da mesma forma, ou seja abrir e fechar os caninhos. Não deu outra, novamente o problema retornou, e eu fiz o que ele mandou. ocorre que agora estou praticamente sem freio. Registro: o cilindro mestre é novo (foi trocado a umas duas semanas). Pergunta-se: o que pode está ocorrendo com o meu sistema de freios? Alguém já teve problema parecido? Como resolver?
Grato.

Zeca.

Ronaldo B.
04/01/2007, 01:10
Zeca,

Bem vindo ao fórum.

Quanto ao problema que vc relatou, se o freio do seu jipe for a disco e estiver montado com servo, o problema pode estar na conexão do cilindro mestre com o servo, já ví um problema semelhante, o jipe começava a frear sozinho, o problema foi um erro na montagem do cilindro mestre com o servo, tem uma regulagem na haste que aciona o embolo do cilindro, não é recomendável mexer nessa regulagem, mas se mexeram e fizeram alguma coisa errada o problema pode estar aí. Se o freio for original com lona nas quatro rodas, o problema pode estar no cilindro mestre ou nos cilindros das rodas, algum deles travando, aciona ao frear e não consegue voltar totalmente ocasionando o travamento total ou parcial da roda.
O ideal seria desmontar e fazer uma revisão geral, começando com uma boa limpeza no sistema, inspeção da tubulação, flexíveis, troca do fluído, verificar se as lonas que estão instaladas estão corretas ou se foi adapatada alguma lona diferente, se cilindros das rodas não estão travando e verificar o funcionamento correto do freio de mão.

[]´s

Zeca - PVH
04/01/2007, 09:20
Valeu Ronaldo!

A viatura está com freios convencionais nas quatro rodas, porem com lonas e burrinhos totamente novos. Antes de se mexer nos freios o mesmo contava com o hidrovácuo e o cilindro no gol "bola", mas como o freio estava muito baixo (não se conseguiu regular o curso) o mecânico me aconselhou trocar o cilindro, o que foi feito e ficou legal por umas semanas, até aparecer o problema relatado. Nota: as quatro rodas estão ficando presas e é só abrir os caninhos do cilindro mestre que as rodas são liberadas.

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
04/01/2007, 11:12
Valeu Ronaldo!

A viatura está com freios convencionais nas quatro rodas, porem com lonas e burrinhos totamente novos. Antes de se mexer nos freios o mesmo contava com o hidrovácuo e o cilindro no gol "bola", mas como o freio estava muito baixo (não se conseguiu regular o curso) o mecânico me aconselhou trocar o cilindro, o que foi feito e ficou legal por umas semanas, até aparecer o problema relatado. Nota: as quatro rodas estão ficando presas e é só abrir os caninhos do cilindro mestre que as rodas são liberadas.

Zeca... Acho que vai ter de trocar os flexíveis. Antes disso remova as conexões (todas) deixando os canos de cobre/aço livres e sopre ar comprimido para limpar/desobstruir. Flexíveis - Se a borracha for velha, pode funcionar como válvula anti-retorno, o óleo passa com a pressão do pedal, mas não retorna porque a pressão das molas dos cilindros de roda é pequena. Pelo que você relatou parece isso mesmo.

Wart
04/01/2007, 13:50
Zeca, não leve a mal, mas seu mecânico entende de CJ? Logo que comprei o meu, mandei regular os freios e o mexanico, daqueles que adoram trocar peças e que só gostam de carro "muderno", deixou as rodas traseiras praticamente travadas. Quando ele quis abrir para trocar tudo, levei em outro mecânico, este que tinha um jeep, e desfez a porcaria. Era só regulagem mesmo.

Zeca - PVH
04/01/2007, 14:00
Isso eu posso dizer:
O cara é fera!
As rodas estão todas reguladas. Logo quando eu cheguei da oficina, a primeira coisa que foi verificada foi isso (regulagem das rodas).

Hoje à tarde vou ver se o problema se resolve.

Zeca - PVH
04/01/2007, 14:04
Isso eu posso dizer:
O Cara é fera.

Logo que cheguei na oficina, a primeira coisa que foi verificada foi a regulagem das rodas.
Hoje à tarde vou novamente tentar resolver esse problema.

Ronaldo B.
04/01/2007, 15:57
Zeca,

Pelo seu relato eu acho que o problema é mesmo na conexão do cilindro mestre com o servo. Ao retirar o cilindro mestre vc vê que ele tem uma haste que possibilita uma regulagem, o que eu já ví acontecer foi que ao montar o cilindro mestre no servo, a peça que fica dentro do servo onde é acoplada essa haste do cilindro mestre foi danificada e acabou saida da posição correta, o freio funcionava porém começava a travar as rodas sozinho, acho que vale a pena dar uma olhada nisso, não é dificíl, é só retirar o cilindro mestre e olhar dentro do servo que vc vai ver essa peça que te falo, verifica se ela não está mau encaixada, ela parece com o encaixe de uma lâmpada de farol bi-iodo, fica dentro do servo , não tem como errar.

[]´s