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Ver Versão Completa : Temperatura normal do motor om314/608?



Pilz
28/12/2006, 18:07
Pessoal, comprei há pouco minha Band 87, curta..motor 608, com pneus 33´´ e tenho estranhado a temperatura de funcionamento do motor q nunca ultrapassa os 40 graus (o primeiro número do indicador do painel das bands modernas - não estou certo do valor exato). De início, pensei estar com problemas no indicador e na batatinha da temperatura do motor, q já foram substituídas por outras e a temperatura não muda. O consumo dela está em torno dos 10 km/l na estrada q acho ser normal. Pergunto se podem ter aberto a válvula termostárica dela, p/ ela trabalhar com o motor mais frio? Se sim, isso trás algum problema ao motor?Ao consumo?

dsamaz
29/12/2006, 16:05
"Pergunto se podem ter aberto a válvula termostárica dela, p/ ela trabalhar com o motor mais frio? Se sim, isso trás algum problema ao motor?Ao consumo?"

A minha estah com a valvula aberta também (acho).
Andei pesquisando e vi algumas funções extras da tal valvula:
1. abre quando estah quente a temperatura da água, afim do motor trabalhar na temperatura ideal (por volta de 90 dependendo do motor);
2. fecha quando o motor estah frio, nao permitindo a circulação livre da agua.

A segunda função dela eh importantíssima pois permite uma melhor queima do combustível, melhor lubrificação (devido a temperatura do oleo), menor atrito das partes internas devido a expansao correta com a temperatura.

Ainda nao troquei a minha valvula, mas vou ver dentro em breve.

Gildo Antônio
29/12/2006, 21:23
Olá Pilz.

A minha Band também usa o motor 608 e a temperatura está sempre por volta de 70 graus. As vezes, numa subida longa e puxada chega a 75. Não sei lhe dizer se esta é a temperatura correta, mas acredito que 40 graus como você informou seja muito baixo. E, salvo melhor juízo dos experts que existem neste forum, acredito que 40 graus seja uma temperatura muito abaixo da temperatura ideal desse motor e lhe seria prejudicial. Acredito ainda, embora você já tenha dito que trocou o medidor e a cebolinha, que deva estar ocorrendo algum erro de medição, pois é um valor muito baixo e que rapidamente seria atingido com o funcionamento. Em tempo, o sistema de arrefecimento é original ?.

Abraços.

Gildo.

Pilz
29/12/2006, 21:40
Olha gente, desde já agredecendo as msgs postadas, resolvi novamente hj dar uma checada no marcador e na cebolinha da temperatura (comprei outra) e nada muda...A temperatura sobe um pouco, mas um pouco mesmo qdo exigo um pouco mais do motor como qdo subo uma serra, mas nada significativo....Em tempo, o sistema de arrefecimento é original...
Pergunto aos amigos o seguinte: pelo q verifiquei há duas válvulas de temperatura p/ o meu motor....uma q trabalha a 82 graus e outra a 88 se não me engano...não sei ao certo qual devo adquirir...alguma sugestão?

Pilz
29/12/2006, 21:52
Aproveito p/ pedir a algum amigo q me informe algum site ou fone onde eu possa comprar peças de band...

Gildo Antônio
29/12/2006, 23:00
Olá Pilz.

Não sei se você já viu, mas a temperatura normal de funcionamento do 608, sgundo o manual do proprietário da Band é de 80 a 95 graus. A temperatura do início de abertura do termostato é de 69 a 73 graus. Segue anexo cópia do citado manual, pois não me lembro onde o encontrei.

Abraços.

Gildo.

Gildo Antônio
29/12/2006, 23:08
Acho que o anexo vai agora

caipirinha
29/12/2006, 23:23
Olha eu não entendo de nada de mechanica, muito menos de eletricista.
Você já pensou na possibilidade de alguma gambiarra ou ligação extra ou lampada fora de especificação ou qq. outro tipo de espiríto maligno esteja roubando energia do seu quadro?
A minha Band no começo tinha umas "macumbas" com os indicadores, não sei dizer o q solucionou o problema, mas foram funcionando a medida que retirava as gambiarras, limpava as conexões do quadro, etc. hoje ainda tenho um problema com o Medidor de Bateria (12V) q. funciona dependendo da lua (e minha última teoria).
A Beduína funciona a 70º/75º.
Abs,
Feliz Ano Novo ...

Pilz
30/12/2006, 15:36
Pessoal,
Já conferi todas as ligações elétricas e o painel está marcando corretamente. Essa semana verifico a válvula termostática...só posso pensar q ela foi removida ou aberta...Alguém sabe me informar as consequências?

Sergio Rocha
30/12/2006, 15:53
Pessoal,
Já conferi todas as ligações elétricas e o painel está marcando corretamente. Essa semana verifico a válvula termostática...só posso pensar q ela foi removida ou aberta...Alguém sabe me informar as consequências?

Não se preocupe em demasia afinal isso é uma Band.:dance:

Brincadeiras a parte, vc deve usar a válvula termostática sim.Ainda mas se vc mora em lugar frio.O motor foi desenvolvido pra trabalhar numa faixa de temperatura e trabalhando fora dessa faixa vc terá um consumo de oleo diesel e oleo lubrificante maior.

Os motores diesel tem a caractérística de trabalharem mais frios do que os a gasolina.Não se impressione com esses 40 graus do seu marcador, provavelmente ele não está marcando muito certo, utilize ele como parametro para observar as variações de temperatura, normalmente marcadores de Toyota não funcionam direito.
[]´

Pilz
30/12/2006, 17:15
Caro Sérgio,

Isso é o q mais tem me agradado na Band!!! Não precisar ficar dando bola pras frescurinhas q os outros carros...
Mas minha preocupação é mesmo qto ao consumo de diesel...
A dúvida é se há só um tipo de válvula termostática..ou mais de uma...

Sergio Rocha
30/12/2006, 18:27
Caro Sérgio,

Isso é o q mais tem me agradado na Band!!! Não precisar ficar dando bola pras frescurinhas q os outros carros...
Mas minha preocupação é mesmo qto ao consumo de diesel...
A dúvida é se há só um tipo de válvula termostática..ou mais de uma...

Só tem uma válvula.Band faz por volta de 10km/l, dependendo do pé do motorista.Veículo diesel não apresenta muita diferença de consumo entre estrada ou cidade.

Troque regularmente TODOS os óleos de sua Band e os filtros de combustível e seja feliz.

[]´

[]´

lucas correa
30/12/2006, 19:22
tenho um caminhão com esse motor,o marcador não marca,mas, se encostar, ele ta pelando.40 graus é muito pouco,é quando eu to com febre hahah.

Flavioc
02/01/2007, 19:41
Piltz:

Tenho uma band basicamente igual à tua: '84, om 314, 4m, etc.

Recentemente, tive problema de aquecimento, e era justamente a válvula termostática, que às vezes travava fechada - a água não circulava! - e aquecia demais. O mecânico que descobriu o problema retirou a válvula, e fiquei uns dois meses andando sem ela, até encontrar uma e recolocar. Segundo o mecânico, é muito comum proprietários de band's tirarem esta válvula e deixarem sem.
Dificilmente ela estará trabalhando a 40 graus C. Possivelmente é erro no marcador.

O teu marcador de temperatura tem escala, na parte verde? Pergunto, porque o meu só tem duas escalas, +- 80% dele é verde, e no final à direita, uma divisão dos 20% restantes, e é vermelho.

O ponteiro, seja em viagem, trilha ou na cidade, dificilmente passa de 1/5 ou 1/4 (então, 20 a 30%) do marcador, mas não quer dizer que esteja a 20/30 graus. às vezes, em viagem, piso um pouco mais forte, a 90/100 km/h, e o marcador não chega ao meio, mas ao parar para abastecer, vejo que o radiador está quase fervendo ...

Desconfio que o problema seja só no mostrador.
Faz o teste: depois de andar algum tempo (tipo uma hora), olha o marcador, para ver a escala, e vai ver o radiador - com cuidado! - para ver se ele não "chia", i.é, se não sei vapor.

Em tempo: a válvula é de 73 graus, ou seja, ela deverá abrir para circular a água, quando a água está nesta temperatura.

Meio longa a mensagem ... mas espero ter contribuído.

Boas trilhas!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon14.gif
Thumbs up
[]'s

Flavioc
02/01/2007, 19:43
Pilz:

Desculpe, acrescentei um 't' ao teu nome na outra mensagem.

[]'s

israel teixeira
06/01/2007, 12:19
Sugiro que vc leveseu carro numa loja que vende medidores. Se seu painel for antigo e estiver usando medidor original vc precisa de um sensor que trabalhe com medidores com princípio de termodilatação. Eu tive dificuladades e resolvi assim.

ThE_DoG
06/01/2007, 21:41
Opa

No painel modelo antigo o termômetro é mecânico, o bulbo de mercúrio que vai no motor tem um cabinho que o liga até o marcador, se romper o cabo já era, a única alimentação elétrica é a lampadinha que ilumina o mostrador, portanto, essa última informação do Israel não faz sentido se o teu painel é do modelo antigo, prá saber se o teu marcador é mesmo o do tipo "mecânico" basta desligar a chave com o motor quente, o termômetro vai continuar marcando a temperatura do motor, no painel novo o marcador depende da eletricidade e ao desligar a chave ele vai prá 0C.
Se eu tivesse a dúvida com relação ao que o termômetro está registrando eu arrumava um termômetro desses semples de mercúrio com marcação até 100C e uma panela com água quente, tirava o bulbo do termômetro do motor (basta soltar com uma chave de boca) e mergulhava ambos em água quente, de 45C prá cima, bastaria então comparar a temperatura do termômetro com o que está marcando no painel... Se estiver marcando a mesma coisa o problema pode ser na válvula termostática, se o termômetro estiver em 70C e no painel estiver marcando na temperatura que sempre marca (por volta do 1o. traço conforme foi dito) então vc tem que se conformar que o marcador marca errado mas que está ok. O problema em marcar errado pode ser no próprio termômetro/mostrador no painel como no regulador de voltagem já que nos painéis das band modernas o termômetro trabalha com alimentação de 5V enqto que da bateria vem 12V.
Segue a foto de um termômtro mecânico p/ as Band com painel antigo e o local do sensor no motor.
Espero ter ajudado :)

[ ]´s

Marco Antonio

israel teixeira
06/01/2007, 22:22
Colega conforme explicado pelo amigo The Dog, parece que minha informação está errada, mas tudo bem, pelo menos aprendemos mais com a explicação bem elaborada de nosso colega. Valeu!:parede:

Aurélio
07/01/2007, 06:57
(...) temperatura de funcionamento do motor(...)

Pilz,

Além do Manual do Propietário que o Gildo enviou, veja o manual do motor em http://www.atinet.com.br/manuais-toyota/ .


[]´s

Aurélio
sspfoa

Piumbim
07/01/2007, 09:20
A minha band ano 93, motor om 364, fica com a temperatura entre 60º e 70º, nesse pouco tempo q tenho ela (uns 10 meses) nao apresentou problemas algum devido a essa temperatura, e já peguei estrada várias vezes com ela, incluindo serra.

André-4WD
27/06/2007, 22:14
Pessoal:
To com o mesmo problema do Pilz...
Só que a minha band é OM-364.
O marcador original nao sai de 50 graus (primeira marca do relogio do painel).

O que fiz:
- Aterrei o fio que sai do bulbo no bloco e vi que o relógio estava funcionando bem.
- Troquei o sensor da temperatura e o relogio nem se mexeu.
- Instalei um termometro mecanico da cronomac que era da rural e nem se mexeu também.
- Hoje com o termometro da cronomac instalado, rodei uns 25 kms, e depois ao chegar no destino olhei o marcador e nem tinha mexido. O que fiz? peguei um termometro de mercurio até 100 graus, abri o radiador e mergulhei ele la dentro. resultado: 53 graus!!!

- O procedimento que medir a temperatura da agua no radiador é adequada? acredito que sim... porém... vai q nao deveria né?
- É possivel um motor trabalhar nessa faixa de temperatura????
- Ja adianto que a band era do Espirito Santo e talvez ela nao tenha a valvula termostatica (nao abri para ver...)

sera problema da valvula??

abracos
andre

Flavioc
27/06/2007, 23:12
André:

Numa msg anterior, informei problemas com aquecimento na band.
Não cheguei a medir a temperatura no radiador, mas queimou a junta do motor (OM 314). Não sei se do 364 é o mesmo local de medição da temperatura.
O problema no meu caso foi justamente a válvula termostática que travou fechada, não retornando a água quente do motor para o radiador.
Então, não havia dissipação do calor no radiador.
O termostato do meu motor é no bloco, e não no radiador. Não sei como é no 364, mas se o termostato for no radiador, pode ser justamente a válvula travada.
Por outro lado, se for também no bloco, é muito possível que esteja sem a válvula. tenho amigos que andam sem a válvula, já que por aqui não há muita queda da temperatura ambiente. Parece que muita gente retira a válvula. Como aí em PAlegre há temperaturas muito baixas, coném dar uma olhada, que vai fazer falta a válvula, se estiver sem. Acredito que a verificação no 364 seja simples como no 314.
[]'s

André-4WD
28/06/2007, 09:45
André:
O termostato do meu motor é no bloco, e não no radiador. Não sei como é no 364, mas se o termostato for no radiador, pode ser justamente a válvula travada.

No 364 é tb no bloco, fica perto da valvula termostatica. Eu penso se teve um trabalho todo de engenharia é pq essa valvula tem motivo para existir e vou trocar a valvula e ver a que temperatura o motor vai..

Pelo que vi, basta retirar 2 ou 3 parafusos que solta a valvula.
[]'s[/QUOTE]

sds
andre

joão k. chikui
28/06/2007, 12:48
Pessoal:
To com o mesmo problema do Pilz...
Só que a minha band é OM-364.
O marcador original nao sai de 50 graus (primeira marca do relogio do painel).

O que fiz:
- Aterrei o fio que sai do bulbo no bloco e vi que o relógio estava funcionando bem.
- Troquei o sensor da temperatura e o relogio nem se mexeu.
- Instalei um termometro mecanico da cronomac que era da rural e nem se mexeu também.
- Hoje com o termometro da cronomac instalado, rodei uns 25 kms, e depois ao chegar no destino olhei o marcador e nem tinha mexido. O que fiz? peguei um termometro de mercurio até 100 graus, abri o radiador e mergulhei ele la dentro. resultado: 53 graus!!!

- O procedimento que medir a temperatura da agua no radiador é adequada? acredito que sim... porém... vai q nao deveria né?
- É possivel um motor trabalhar nessa faixa de temperatura????
- Ja adianto que a band era do Espirito Santo e talvez ela nao tenha a valvula termostatica (nao abri para ver...)

sera problema da valvula??

abracos
andre

André
Esse motor teu deve estar sem a válvula termostática, o que , principalmente em lugares muito frio , como POA, é super prejudicial ao motor, provoca desgaste acentuado dos cilindros, além de queima imcompleta, o que é ruim para a natureza e para o bolso.
Como teu motor é original de um caminhão de 7 ton. na Band com seus 1.8 ton , trabalha folgadamente, nem esquenta.

André-4WD
28/06/2007, 23:38
André
Esse motor teu deve estar sem a válvula termostática, o que , principalmente em lugares muito frio , como POA, é super prejudicial ao motor, provoca desgaste acentuado dos cilindros, além de queima imcompleta, o que é ruim para a natureza e para o bolso.
Como teu motor é original de um caminhão de 7 ton. na Band com seus 1.8 ton , trabalha folgadamente, nem esquenta.

João:
Até a terça desta semana eu estava achando que era problema do sensor, mas depois que troquei e depois botei o termometro mecanico cronomac vi que poderia ser mesmo a valvula termostatica. Fiquei preocupado.
Amanha de manha vou abrir e ver se a valvula está lá. Se nao tiver, vou colocar rapidinho uma lá... pq 53oC é ruim para motor trabalhar, mesmo pra esse motorzao extremamente rustico.
- A valvula é a mesma do motor do 709 ou por de toyota seria especifico para ela? (o sensor da temperatura tem q ser especifico da band, pois o do 709 nao cabe)
- para esclarecimento, na cidade ela tem feito uns 9 km/litro diesel.

abraços
andre

André-4WD
29/06/2007, 09:13
Pessoal:
Hoje pude constatar que de fato a band tá sem a válvula termostática..
voucomprar uma, instalar e acredito que o motor vai voltar a trabalhar na faixa de temperatura adequada.
No manual da band, momento fala que a temperatura normal do OM-364 é 80 a 90 e outra hora fala em 80-95..seja como for, bem longe dos 53 q anda...
Depois posto o que aconteceu..
valeu,
andre

André-4WD
02/07/2007, 12:11
Pessoal:
To eu aqui de novo dando retorno das minhas experiências, até para que possa servir de ajuda p/ algum colega do fórum no futuro..

- DIAGNOSTICO: Válvula termostática!!!

- Comprei uma válvula nova, própria para o motor OM-34, que abre em 82 graus. Ofereceram-me uma que abre com 73 graus, mas a original é essa de 82.
- Instalei e rodei..
- A temperatura ficou em 75 graus, na média, qdo peguei um transito mais intenso, subiu um pouco e quase chegou nos 80!!

é isso ai..
abraços andre

joão k. chikui
02/07/2007, 12:52
Pô , André
desculpe não ter respondido tua pergunta, mas , estive viajando.
Ainda bem que deu certo. O consumo depende do modo de andar , mas , deve dar 9 a 10 na cidade , transito leve e de 10 a 11 no asfalto (4 M) e de 11 a 12 na safalto (5M) .

André-4WD
02/07/2007, 14:09
João,
sem problemas...
O importante que agora estou com a viatura andando numa temperatura mais normal.. e não sei se é apenas impressão, mas parece que ela melhorou.. parece responder melhor...
abraços
andre

Lucas Nassif
12/07/2010, 22:07
Pessoal:
To com o mesmo problema do Pilz...
Só que a minha band é OM-364.
O marcador original nao sai de 50 graus (primeira marca do relogio do painel).



Desenterrando o tópico..

Estava com esse problema no "Toyotão". O marcador de temperatura não se mexia.

:arrow: A primeira coisa que fiz foi retirar a mangueira superior do radiador, a fim de verificar se tinha válvula termostática. E tinha!

:arrow: Desconectei o fio do marcador original e o aterrei. O ponteiro do marcador pulou para os 130 graus na hora. Indica que tanto o chicote quanto o marcador estavam funfando. Como o chicote já estava velho e sujo de óleo, fiz um novo só pra ficar biiiitiinho!! :lol:

:arrow: Retirei a cebolinha. A parte que fica em contato com a água, estava com bastante ferrugem em volta. Lavei com detergente e lixei o contato onde o fio é plugado, já que ele estava com ferrugem.

:arrow: Montei a cebolinha no lugar, coloquei o chicote novo, funfei a Band e minutos depois o ponteiro aproximava da segunda marca do marcador. :concordo:


Depois foi correr pro abraço. Aproveitei o embalo e troquei a água do radiador!

Não sei ao certo a causa do problema. Tá mais pra ser Osmar!
Osmarcontato causado pela ferrugem que tinha no contato da cebolinha.


Mas é isso aí..quem tem esse problema, é bom começar pelo mais básico antes de sair trocando peças, né? :wink:

Guilherme1964
20/01/2022, 15:11
Olá pessoal,
A minha Band é 1989, motor OM314. Fui instalar um termômetro mecânico e está acusando temperatura muito elevada. Veirifquei com um termometro a laser e estava marcando cerca de 20 graus a menos, verifiquei com o termometro na água do radiador e a mesma coisa, cerca de 20 graus a menos. Troquei o termometro de mercurio e coloquei outro, no mesmo lugar, aonde ficava o medidor elétrico do painel, mas a mesma situação apareceu. Acho que vou voltar com o termometro elétrico do painel

Sergio c
21/01/2022, 08:27
Eu acho que o marcador elétrico que está marcando errado, pois o medidor mecânico é p bem mais preciso que o elétrico. A temperatura da água que vc mediu no radiador é sempre mais baixa do que onde está instalado o sensor, quase que no cabeçote do motor. Uso na minha os dois com motor OM364, mecânico da Turotest, e a temperatura do painel é sempre bem menor que a registrada no medidor mecânico.
Olá pessoal,
A minha Band é 1989, motor OM314. Fui instalar um termômetro mecânico e está acusando temperatura muito elevada. Veirifquei com um termometro a laser e estava marcando cerca de 20 graus a menos, verifiquei com o termometro na água do radiador e a mesma coisa, cerca de 20 graus a menos. Troquei o termometro de mercurio e coloquei outro, no mesmo lugar, aonde ficava o medidor elétrico do painel, mas a mesma situação apareceu. Acho que vou voltar com o termometro elétrico do painel