Ver Versão Completa : Aquecimento interno e mecânico da Cherokee Sport
Vítor Martins
26/12/2006, 15:37
Amigos, possuo uma Cherokee Sport 97/97, com 78.000 Km, muito boa. Até o momento, não acusou qualquer problema mecânico que a desabonasse. Estou muito satisfeito em relação a conforto, potência, espaço, dirigibilidade, etc. Nada a queixar. Entretanto, gostaria de compartilhar algumas dúvidas:
1. quando o veículo se encontra já aquecido, com a temperatura normal, ou seja, não sei precisar no momento, mas sei que o ponteiro de temperatura fica no meio do mostrador, a cabine interna esquenta bastante, obrigando-me a abrir as janelas do motorista e passageiro, ou a ligar o ar condicionado. Pergunto: tal fato é típico da Cherokee sport ??? Há alguma maneira de diminuir a temperatura do motor???
2. acho que um dos itens de segurança do veículo que deixa um pouco a desejar, são os freios. Recentemente, fui fazer uma revisão, e percebi que um dos discos estava trincado. Procedi à troca, e percebi que ao frear, há necessidade de se apertar o pedal com certa força para efetuar a frenagem. Pergunto novamente: O freio da Sport é realmente deficiente??? Há alguma forma de melhorá-lo??? Pastilhas/discos do mercado paralelo são de qualidade manifestamente inferior?, o que vem a contribuir para queda de qualidade???
3. Finalmente, qual o melhor óleo para o motor da Sport???, ou seja, a viscosidade deve variar de 15 a 50, ou existe algum específico que melhora e abaixa a temperatura do motor.
Antecipadamente, agradeço a quem puder ajudar. Vitor Martins
gutoxj98
26/12/2006, 16:24
opa vitor....blz
Tenho uma xj 98/98 e rodo no transito em sao paulo, na minha é impossivel ficar apenas com os vidros abertos, so se o dia tiver meio fresco........mas a minha esquenta muito, (o carro, nao a temperatura) acho que deve ser por causa da helice do motor que fica ventilando ar fervente pra dentro do compartimento do motor.
Eu troquei o oleo hoje da minha, e filtro tbem.......coloquei 20w 50 mobil SM...superior ao SJ..MINERAL PURO..algumas marcas nem tem ainda......13 reais cada litro.....foram exatos 5,7 litros e o filtro FRAN PH9A de 20 reais.....saiu tudo a bagatela de 90 .......
No quesito freio a minha freia bem, tem que apertar bem o pedal pois o carros é grande e pesado .
Quanto as peças como disco e pastilha tbem tenho esta duvida, pois logo logo terei que trocar ...
Um Abraço
Guto XJ98
Se deixar a ventilação ligada acabar puxando ar quente do motor para a cabine. Assim ou desliga a ventilação ou liga o ar condicionado.
O freio é bom, mas nada de poderoso e sobrando. As 97 não tem ABS, por isso as 98 em diante com ABS são mais indicadas.
Eu uso o castrol Magnatec, que era o usado na autorizada.
1) ar condicionado direto
2) deve ser por causa das pastilhas novas, mas tem que pisar mais do que um carro pequeno mesmo, afinal a XJ é um mini caminhão
3) 20W50 ou 10W40 competition (esse é um pouco mais caro mas prefiro no inverno)
Felipe, a força que se faz no pedal do freio não tem nada a ver com o peso do veiculo, ou imagina a força que teria que fazer num caminhão grande.
A minha RAM tem o pedal do freio bem mais leve que a XJ, mas isso não quer dizer que ela freia mais ou menos.
É mais a caracteristica de cada veiculo.
saabgrippen2
28/12/2006, 15:32
Olá Vítor!
Pelo que vc pode perceber, aquecimento do interior do veículo e ter que pisar com força no freio é característica de quase toda XJ. Você também vai perceber que a maioria dos defeitos mecânicos que aparecem também são comuns entre elas, como:
*trepidação a 100km/h
*partida na 3a. tentativa
Vc pode ler mais sobre estes tópicos no Orkut, comunidade Cherokee Sport.
Abraços
Saab
Saab,
Estamos mesmo falando do mesmo carro, digo Jeep? O meu, com 127.000 km (comprei com 120.000): partida (sempre) na primeira (e olha que a bateria que que veio é uma m...rda!) e eu nunca ouvi falar em trepidação, em qualquer velocidade - já andei alguns km a 170 km/h (no velocímetro) e não teve nada de mais, aliás, parece que vai levantar vôo de tão tranquilo ... sei não... a única coisa que trepidava era o diferencial traseiro porque estava com fluido de especificação incorreta - troquei, zerou. Sobre o calor interno, esquenta, mas abrindo os vidros dianteiros, fica bom. Os freios também, sem novidade e o ABS é f...da!!!
Abraço.
_________
Fabio
XJ 98 Auto
A minha e todas as que conheço ligam na primeira sem problemas.
E nenhuma tem vibração seja qual for a velocidade.
Saab, a sua certamente tem alguns problemas.
FernandodeAraujo
29/12/2006, 14:43
Oi Vítor Martins
Olha só Vítor: Procure fazer uma limpeza total do seu sistema de freio trocando todo o fluído de freio em um oficina especializada em freios que possua um sistema de troca por meio de uma máquina que injeta o fluído novo no sistema à medida que o velho vai sendo empurrado pela pressão aplicada pela máquina. Existe uma possibilidade bem grande de você ficar surpreso com a quantidade de sujeira negra que irá sair do sistema. Nas trocas que fazemos "manualmente", do tipo "sangria" do sistema com um cara apertando o pedal do freio, esta sujeira normalmente não sai. Pior: se o seu sistema for ABS, você tem muitas chances de estragar o se ABS por meio da sangria à moda antiga. Evite fazer isto.
Outra coisa que você deve fazer (e eu diria que você deve iniciar por esta), é pedir ao cara da loja para verificar o estado das suas pinças de freio. Peça ao cara para ver como estão os cursos dos êmbolos e se existe a necessidade de trocar os reparos ou mesmo se os êmbolos estão com o curso travado. Os êmbolos originais são feitos de material sintético ao passo que os que são fornecidos nos kits de reparo quase sempre são de metal (a meu ver piores, pois estão sujeitos a oxidação com o tempo).
Uma verificação cuidadosa das pinças e a troca do fluido deverá deixar seu freio perfeito. O freios das 97 são ótimos para o que se propõem; Claro que o ABS das 98 em diante são mais seguros, mas todos dão conta do recado de uma maneira muito boa.
Abrs
gutoxj98
20/02/2007, 23:22
Minha Xj tbem pega na primeira, e o freio tbem tenho que apertar um pouco forte....mas freia bem
a 120 / 130 nem respingo de trepidacao......so alegria e conforto !
Regulem o freio de mao, se estiver regulado com uns 2 a 3 dentes ela vai frear muito melhor.....
Minha Xj tbem pega na primeira, e o freio tbem tenho que apertar um pouco forte....mas freia bema 120 / 130 nem respingo de trepidacao......so alegria e conforto !Regulem o freio de mao, se estiver regulado com uns 2 a 3 dentes ela vai frear muito melhor.....
Pessoal,
A minha (XJ97) não tem abs, mas o freio é muito bom, isso que ja vi que tenho que dar uma geral, regulei o freio de mão e ficou beleza.
Minha bateria tbem é um fiasco, mas bateu pegou, não tem essa de 2,3 tentativas. E trepidação zero, ando em 130/140 e nem me dou conta.
Esperei e pesquisei uns 6 meses para decidir e comprar a XJ, mas acho que levei sorte, ja esta com 100mil km, mas pra mim esta zerada.
Na minha cheroka 97, quando trepidava, o problema era disco empenado. Troquei por um novo de melhor qualidade e nao tive mais problema. Para melhorar o freio, notei que as lonas traseiras devem estar sempre reguladas, assim a distribuição melhora.
Faça um teste : Puxe alguns dentes do freio de mao e freie. Se notar que melhorarou, peça ao mecanico para ajustar.
Outro detalhe, é que a cheroka "come" muito freio. Tem que estar sempre revisando o sistema. Troque o fluido de freio por DOT 4 ou 5.
Vitor Nogueira
02/03/2007, 13:12
Boa tarde Vitor;
Na minha cherokee tive que trocar as pastilhas e procurando no mercado, achei um fabricante nnacional chamado SYL localizado em Sorocaba - SP e que até agora tem se mostrado perfeita elém de ser bem mais barata - paguei R$ 79,00 pelo jogo da LX 98.
Abraços Vitor Nogueira
Olá Vítor!
Pelo que vc pode perceber, aquecimento do interior do veículo e ter que pisar com força no freio é característica de quase toda XJ. Você também vai perceber que a maioria dos defeitos mecânicos que aparecem também são comuns entre elas, como:
*trepidação a 100km/h
*partida na 3a. tentativa
Vc pode ler mais sobre estes tópicos no Orkut, comunidade Cherokee Sport.
Abraços
Saab
Saab, resolvi o problema de pegar na terceira tentativa.
A minha tbem fazia isso e descobri que o problema era o regulador de pressão da bomba de combustível.
Não tem erro.
Concordo plenamente com vc.
Saab, resolvi o problema de pegar na terceira tentativa.
A minha tbem fazia isso e descobri que o problema era o regulador de pressão da bomba de combustível.
Não tem erro.
Aonde vc comprou o regulador, foi aqui em Curitiba ? Quanto pagaste ?
Um abç
Mario.
Como é bom escrever " a minha XJ". Agora posso. É o melhor carro que já pilotei. Fiz meu 1º "rally" em trilha de areia, (areia fina e fofa). Perfeita, normal, igual a um passeio. Até minha namorada andou e ficou maravilhada com a facilidade. Usei 4x4 reduzida. Fácil fácil.
Não trepida a mais de 140 km, pega na 1º, Não faz barulho em nada, macia, silenciosa, poderosa e beberona. Fez 8 na estrada sempre andando 2.000 giros. Hoje coloquei gás, amanhã vou testar no gás...
Abraços...
Anexo fotos das XJ´s dos Gringos...(os caras são fhoda)
Leo - Beethoven
27/04/2007, 16:41
Como é bom escrever " a minha XJ". Agora posso. É o melhor carro que já pilotei. Fiz meu 1º "rally" em trilha de areia, (areia fina e fofa). Perfeita, normal, igual a um passeio. Até minha namorada andou e ficou maravilhada com a facilidade. Usei 4x4 reduzida. Fácil fácil.
Não trepida a mais de 140 km, pega na 1º, Não faz barulho em nada, macia, silenciosa, poderosa e beberona. Fez 8 na estrada sempre andando 2.000 giros. Hoje coloquei gás, amanhã vou testar no gás...
Abraços...
Anexo fotos das XJ´s dos Gringos...(os caras são fhoda)
Ptz..quase que eu pago o mico....já ia dizer: Pô meu, em tão pouco tempo e já encrementou a XJ desse jeito, e já capotou com ela ???
Fui ver as fotos primeiro e não li o texto....depois que eu vi que as fotos são dos gringos....
A XJ não é pra vibrar mesmo, nem a 140km/h....se vibrar tem algo errado.
Não querendo desanimar, mas no gás fica muito xoxa....mas no trânsito é uma beleza....a minha faz 6 Km/m³ no trânsito de SP....isso é uma economia do caramba.
Hehehehehehe , los gringos são locos...(fizeram o Jeep)
As fotos são muito legais...um dia atravessarei um riacho com a xj tmb...Já fiz com a Toyota 91 longa, mai foi em um rio que estava transbordando por cima ponte, nas montanhas do ES (que drama a situação)...depois disso virei lameiro...e morrerei Jeepeiro.
No mais,
quero deixar a JX mais alta e + Jeppeira...os pneus dela são originais...quero um mais largos e alto...aro 16...mais nada de "monster", mais bem equipada. Muita luz, DVD, Lap Top, radio, uma barraca de teto...churasqueira eu já tenho, etc... Vou de XJ para POA no fim do ano...no caminho vou equipando...se der subo para a Argentina e Chile na volta...Esse é o principal projeto para 2007/2008
Tô Otimista...e já tô inscrito.
Meus pais moram no sul em POA, juntamente com os da "patroa". Temos que vê-los
Sei usar PGS...plotter...trabalho com mapeamento georeferenciado...Folhas topográficas digitais. Somos uma equipe que elabora esses mapas no ES.
Temos do Brasil também pelo Site, e em PDF...é de graça, fácil. Basta solicitar.
Gosto disso daqui...
Esse forum é tri bom...
Vc´s são parceiros...
No frio chimarão, no calor Chimarão...
Na praia cerveja, nas montanhas vinho.
Paraíso:
Um churrasco feito por um gaúcho,
com mulheres mineiras...
organizado por paulistas...e
animado por cariocas...
Desastre:
Um churrasco feito por mineiro, (bife queimado)
com mulheres paranaenses. (café quente pra gente)
organizado por cariocas...(sem comentários)
e animado por paulistas (corinthianos)
(piada da net)
PS. O gás é a solução para o consumo alto...me parece que naum perdeu muita potência...amanhã, depois da tempestade, farei o teste drive...
Acho tem ainda tenho de 80 a 90% dos 176 cavalos...tá mui bom...
145 km por 23 pilas/17 m3
abraços a todos...
Foto satélite Goes para 27/04/2007
Leo - Beethoven
28/04/2007, 22:42
No mais,quero deixar a JX mais alta e + Jeppeira...os pneus dela são originais...quero um mais largos e alto...aro 16...mais nada de "monster", mais bem equipada. Muita luz, DVD, Lap Top, radio, uma barraca de teto...churasqueira eu já tenho, etc...
Sei usar PGS...plotter...trabalho com mapeamento georeferenciado...Folhas topográficas digitais. Somos uma equipe que elabora esses mapas no ES.
Temos do Brasil também pelo Site, e em PDF...é de graça, fácil. Basta solicitar.
Gaúcho sem churrasqueira...isso seria uma afronta....esqueceu de dizer que tem que fazer o suporte pra cuia, tche....
A minha idéia é erguer pelo menos umas 3" e usar pneus 31" x 10,5"....
Bom saber que trabalhara com mapeamento....teve uma época que precisei tanto disso e deu um trabalho danado pra conseguir....mas também eu nem era membro do fórum ainda....aqui se faz bons contatos...hehehe...
Abs
Gaúcho sem churrasqueira...isso seria uma afronta....esqueceu de dizer que tem que fazer o suporte pra cuia, tche....
A minha idéia é erguer pelo menos umas 3" e usar pneus 31" x 10,5"....
Bom saber que trabalhara com mapeamento....teve uma época que precisei tanto disso e deu um trabalho danado pra conseguir....mas também eu nem era membro do fórum ainda....aqui se faz bons contatos...hehehe...
Abs
Tchê, o porta copo da XJ é perfeito para acomodar a cuia. Parece que foi feito para os báh´s. Viajar e tomar chimarrão na Cherokee é bom de mais...
Quanto aos mapas, eu trabalho no IBGE na área de cartografia. Os mapas em PDF, estão no site oficial. WWW.IBGE.gov.br , é só entrar e fuçar. Tem de tudo lá.
Começa a decisão do gauchão Grêmio x Juventude na Serra
Daeeee Grêmioooooooo
abraços...
Leo - Beethoven
30/04/2007, 20:37
Tchê, o porta copo da XJ é perfeito para acomodar a cuia. Parece que foi feito para os báh´s. Viajar e tomar chimarrão na Cherokee é bom de mais...
Quanto aos mapas, eu trabalho no IBGE na área de cartografia. Os mapas em PDF, estão no site oficial. WWW.IBGE.gov.br (http://WWW.IBGE.gov.br) , é só entrar e fuçar. Tem de tudo lá.
Começa a decisão do gauchão Grêmio x Juventude na Serra
Daeeee Grêmioooooooo
abraços...
Pena que aqui em Sampa não rola....é só ir pro Sul o meu estômago (de avestruz) fica uma beleza, só de eu ficar serrando o chimarrão da galera....
Boa essa dica do site do IBGE :concordo:
Cuidado com os Caxienses...
Abs
Pena que aqui em Sampa não rola....é só ir pro Sul o meu estômago (de avestruz) fica uma beleza, só de eu ficar serrando o chimarrão da galera....
Boa essa dica do site do IBGE :concordo:
Cuidado com os Caxienses...
Abs
Como que naum rola...Sampa tem de tudo, inclusive boas Cherokee´s...
Deve haver uma gauchada perdida ai. Onde tem os Báhs tem o chimarrão...Procura que tu achas. Aqui em Vitória tem...Se quiser mando os apetrechos e a "erva" para ti. Basta solicitar.
Quanto ao Site do IBGE é uma boa para consultas. Pode montar os mapas com os níveis desejados. Tipo: Hidrografia, Hipsografia, relevo, rodovias, cidades, por estado, por municípios, etc...O melhor mesmo é adquirir a folha topográfica do IBGE. É o que tem de melhor em termo de carta no Brasil. Boa para navegação com um GPS. Ela vem com coordenadas UTM e Geográficas. Todos os mapas digitais é oriundo dessas Folhas. E naum é cara.
No mais os Papadas já sentiram o que vem para o domingo no Olímpico, e quarta que venha o Tricolor Paulista.
"Chimarão para adoçar a conversa" (lindamar)
anexo: fotos de Corumbau, no Sul da Bahia. Um lugar belíssimo e nativo. 500 km de Vitória, Camarão à R$ 3,00 o kilo, côco à R$ 0,25 centavos à unidade. Um paraíso.
file:///C:/Documents%20and%20Settings/Sonia/Meus%20documentos/Minhas%20imagens/Fotos_todas/Fotos_Cherokinha/Fotos_Ferias_2007_Nikon/Corumbau_BA_Ezoom01.jpgabraço
Leo - Beethoven
01/05/2007, 13:39
Como que naum rola...Sampa tem de tudo, inclusive boas Cherokee´s...
Deve haver uma gauchada perdida ai. Onde tem os Báhs tem o chimarrão...Procura que tu achas. Aqui em Vitória tem...Se quiser mando os apetrechos e a "erva" para ti. Basta solicitar.
Quanto ao Site do IBGE é uma boa para consultas. Pode montar os mapas com os níveis desejados. Tipo: Hidrografia, Hipsografia, relevo, rodovias, cidades, por estado, por municípios, etc...O melhor mesmo é adquirir a folha topográfica do IBGE. É o que tem de melhor em termo de carta no Brasil. Boa para navegação com um GPS. Ela vem com coordenadas UTM e Geográficas. Todos os mapas digitais é oriundo dessas Folhas. E naum é cara.
No mais os Papadas já sentiram o que vem para o domingo no Olímpico, e quarta que venha o Tricolor Paulista.
Eu tenho os apetrechos todos, cuia, bomba e até a garrafa pra levar a água sempre escaldando....mas a erva que temos por aqui não é da boa....é difícil achar.....toda vz que vou a POA trago uns 10Kgs comigo...da última vez senti que o cara do raio X do aeroporto sentiu que eu tava trazendo outro tipo de erva comigo, se não o mate mesmo....hehehe....
Vou perquisar mais no site do IBGE com certeza....valeu a dica.
Abs
Ruyfigueiredo
01/10/2007, 15:27
Vamos Lá Vitor:
Aquecimento Interno:na Minha Tenho Uma Torneira (válvula) Na Mangueira Que Fica Emcima Do Motor, E Que Fecha O Ciclo De água Que Vai Pra Dentro Do Painel Do Carro. Isso Ajuda Na Temperatura Interna, Pelo Menos No Verão. Se Vc For De Sp E Quiser Ver Como O Serviço Foi Feito é Só Dar Um Alô.
Freio: A Minha Teve Este Problema, E Com Cerca De 250 Reais Em Peças, Troquei Os Discos E Pastilhas. Ficou Boa.
óleo: Só Uso 100% Sitético Para 10mil Km E O Troco Tudo (óleo E Filtros) Com 8mil. Gasto Cerca 200,00.
Abraço.
Adilson shmidt forti
01/01/2008, 23:39
tenho uma cherokee sport 98 ,sinto um cheiro forte de gasolina não,e não á vazamento alguen poderia me dar algumas dicas :pensativo:
Leo - Beethoven
02/01/2008, 12:47
tenho uma cherokee sport 98 ,sinto um cheiro forte de gasolina não,e não á vazamento alguen poderia me dar algumas dicas :pensativo:
Adilson
Se não há vazamente de gasolina evidente, e se o cheiro vem do compartimento do motor, veja se esse cheiro não vem perto da válvula de alívio que é conectada ao canister (filtro do respiro da linha de combustível). Esse filtro que é um cilindro preto fica bem no painel corta fogo do motor ao lado esquerdo e a válvula acima dele.
Abs.
Adilson
Se não há vazamente de gasolina evidente, e se o cheiro vem do compartimento do motor, veja se esse cheiro não vem perto da válvula de alívio que é conectada ao canister (filtro do respiro da linha de combustível). Esse filtro que é um cilindro preto fica bem no painel corta fogo do motor ao lado esquerdo e a válvula acima dele.
Abs.
E ja teve 'causo' por aqui q era a tampa da gasolina com problema ou mal 'rosqueada'.... :concordo:
gutoxj98
02/01/2008, 21:28
A minha tbem tava assim, um cheiro bem forte dentro da VTR.......................
resultado......como o znardo disse...........tampa mal apertada pelo frentista......
verifica isso antes de tudo.
Annecildo
02/01/2008, 21:59
Wallace,
na minha XJ 98 o freio é tudo de bom, o ABS pega pesado mesmo, no barro as vezes quandoa roda quer travar o pedal do freio trepida, más segundo uma reportagem do Auto Esporte (Globo) é normal em carros com ABS. Esse calor dentro do veículo sinto muito pouco. Agora, em relação a partida ela só pega na segunda tentaiva e não tenho gás e nunca levou também.
Problemas de pressão na bomba???
muito quente dentro da minha viatura tambem....:sad: mas com ar :concordo:
ainda mais agora nesse calorao aqui
Wallace,
na minha XJ 98 o freio é tudo de bom, o ABS pega pesado mesmo, no barro as vezes quandoa roda quer travar o pedal do freio trepida, más segundo uma reportagem do Auto Esporte (Globo) é normal em carros com ABS. Esse calor dentro do veículo sinto muito pouco. Agora, em relação a partida ela só pega na segunda tentaiva e não tenho gás e nunca levou também.
Problemas de pressão na bomba???
Annecildo,
ABS trepida mesmo quando finca o pé, é pra aliviar a pressão do sistema e evitar o travamento das rodas.
O problema da partida é um problema comum nas XJ e pode ser causado pelo regulador de pressão do combustível (pode ser a bomba também como vc citou mas normalmente é o regulardor), procure no tópico cherokee sport, lá tem como fazer o diagnóstico.
Annecildo
04/01/2008, 18:19
Nzardo,
li muita coisa lá e estou com uma dúvida. Que linha é esta que tenho que ver a pressão? Alguma mangueira coisa do tipo...onde é que verifico? A pergunta é de amador...más acho que está de acordo com meu status no fórum "membro mirim".
Faça o seguinte teste, abra o capo da viatura, ligue a ignição sem dar a partida, desligue e verifique rapidamente se tem pressão na linha, se tiver pressão o problema é outro....se não.....desmontar tudo de novo e analisar os componentes....:mad:.... de repente foi lama pros injetores...:concordo:
Leo - Beethoven
04/01/2008, 18:43
Annecildo, o teste ideal seria utilizar um manômetro pra medir a pressão da linha de combustível lá na flauta. Procure uma oficina que lide com injeção eletrônica, com certeza eles possuem um manômetro pra isso, assim vc comprova mesmo onde está o problema e não gasta aonde não precisa.
Abs.