PDA

Ver Versão Completa : Ar Condicionado Da Ranger Me Deixando Louco

delreibr
20/12/2006, 13:12
oi,eu tenho uma ranger 2.5 disel 2000 e tô cum um problema no ar condicionado que ta me deixando louco.

ele só funciona quando ta afim,e mesmo assim não funciona por mais de 1 minuto direto,ja coloquei gás,ja levei num eletricista de autos e não consegui resolver o problema.

alguem sabe o que pode ser e o que posso fazer para consertar?

grato

ojaneri
20/12/2006, 15:06
Detalhe o seu problema um pouco mais. O Ventilador funciona mas não gela, ou para tudo?

delreibr
20/12/2006, 16:14
tipo,para de gelar só,fica com o ventilador ligado
e de vez em quando faz uma zuada tic,uma vez só,sem muita frequência.

ojaneri
20/12/2006, 17:00
Na minha pouca experiência, sei que o compressor do ar da Ranger para de funcionar quando o nível atinge um nível mínimo de gás.

Então, com o carro e o a/c ligado, abra o capó e veja se o compressor do a/c esta ativado direto (a correia fica girando ele). Ai avisa a gente. Provavelmente o gás esta vazando bastante, e talvez pelo evaporador, que é mais dificil de detectar, e então o compressor dá esses tics (som de relé), desativando/ativando o compressor.

LuizCabral
20/12/2006, 17:09
já olhou o termostato?

delreibr
20/12/2006, 17:29
rapaz,troquei o gás do ac não tem nem 1 semana,e saiu de lá com o mesmo problema

delreibr
20/12/2006, 17:32
já olhou o termostato?

rapaz,o cara fez um armengue lá numa pecinha pra ver se funcionava,ela é que controla a temperatura do carro né?tipo,quando fica muito frio ela desativa o ac,não é?

Walter L. L. Casitta
20/12/2006, 17:49
rapaz,o cara fez um armengue lá numa pecinha pra ver se funcionava,ela é que controla a temperatura do carro né?tipo,quando fica muito frio ela desativa o ac,não é?

A Ranger não tem termostato e sim pressostato o que quer dizer que o AC trabalha sempre na potência máxima. O pressostato desliga o compressor sempre que a pressão chega ao máximo na parte fria do AC. Existe também outro pressostato para impedir que o compressor funcione sem gás. O que pode estar ocorrendo é que existe um mal contado na fiação ou mesmo na embreagem eletromagnética do compressor.
Esse é o tipo de problema que só se resolve enquanto o AC apresenta o defeito e não adianta tentar enquanto ele estiver funcionando.

Pequeno jr
20/12/2006, 18:54
delreibr,
A minha esta apresentando um problema parecido com esse seu. So que qdo acelero ela por volta dos 2800 rpm para mais o ar volta a funcionar. Ja testei de tdo, da mesma forma que você, e o veredito foi chave comutadora. Uma nova é caríssima, algo em torno de R$ 340,00. Por isso estou a procura de um bom eletricista que dê conta do recado.

Edintruder
20/12/2006, 19:31
Liga o motor e o AC e mexe nos fios que ligam no compressor do AC. Se ligar o compressor quando deres um certo jeitinho no fio encontrasses o defeito. Vai seguindo os fios e mexendo em tudo que for conector pelo caminho. A minha tinha um mal contato que só apareceu quando eu mexi próximo do compressor e o fio soltou. Na mesma hora identifiquei o defeito e arrumei.

delreibr
20/12/2006, 19:39
rapazes,meu pai disse que levou ela em um canto que falaram que prescisava trocar a serpentina e que custa na faixa de uns 700,00,mas não sei se isso é verdade.

pode até ser mal contato,final de semana vou tentar ver isso,mas acho dificil pq o eletricista mxeu em tudo pra ver isso e não deu certo

delreibr
20/12/2006, 19:41
eu tô pensando em desfazer dela por causa desse defeito que ta me deixando louco,tipo,eu tenho ela desde zero,tem quase 7 anos que ta em minha mão,ja rodei 160mil km e acho que me ''apeguei'' a ela,por isso não vendi ainda,mas esse problema ta me deixando tão puto que tô pensando em comprar uma ranger zero a gasolina

Gouveia
23/12/2006, 15:26
Na minha antiga Ranger XL eu tive um problema no eixo do compressor entre ele e a polia (eletroímã) que fazia com que os dois não se acoplassem sempre. Era uma espécie de "buraco" que ficou no eixo e travava a polia. Ficava fazendo uns TICs, TICs e não ligava também. Veja se a polia e o compressor estão girando...

De qualquer forma, se vc optar por uma Ranger nova a gasolina não vai se arrepender.. sou suspeito pra falar porque tenho uma e estou muito satisfeito!

diniz
23/12/2006, 18:26
ja tive um problema identico num Astra... tinha gas, compressor ok, fiação ok... era uma pecinha que fazia o acionamento de liga e desliga automaticamente do ar, so não lembro o nome da peça, acho que era termisto ou algo assim...

oi,eu tenho uma ranger 2.5 disel 2000 e tô cum um problema no ar condicionado que ta me deixando louco.

ele só funciona quando ta afim,e mesmo assim não funciona por mais de 1 minuto direto,ja coloquei gás,ja levei num eletricista de autos e não consegui resolver o problema.

alguem sabe o que pode ser e o que posso fazer para consertar?

grato

Pequeno jr
06/02/2007, 13:56
Depois de muitas lutas com lojas de Ar condicionado, Eletricas e etc ... uma pessoa conseguiu descobrir o problema do Ar-Condicionado da Ranger.

Era uma arruela que quebrou e vai entre o compressor e a Polia, com isso a polia não acoplava e o sistema não funcionava em baixas rpm. Quando aceleravamos o carro, a polia pela força do motor acoplava e funcionava o ar até tirar o pé do acelerador.

Pior de tudo, foi resolvido com apenas R$ 25,00 so de mão de obra. Isso é outra coisa que não quero somar para descobrir o quanto gastei sem conseguir resolver o assunto.

rlpiantino
06/02/2007, 16:14
O problema pode ser mais simples que parece... na minha acontecia a mesma coisa... O problema era a tubulação de vácuo que estava furada e assim o vácuo não era suficiente para atuar e consequentemente, não ligava o A/C. Outro problema que também pode indicar que é a tubulação de vácuo rachada e o direcionamento do ar, que teima em sair só no parabrisas ou então fica mudando sem razão, do parabrisas pros pés pro meio e por aí vai...
dá um pulo numa loja de A/C e pede pra verificar a tubulação de vácuo que faz atuar o A/C.

Roberto Ranger V6
25/09/2015, 20:29
Boa noite, a minha Ranger apresenta um problema similar a esses também... O ar condicionado só funciona quando quer... Ja chequei o gas, a polia do compressor, etc... Ja levei em uma oficina de ar condicionado automotivo... e o bendito do ar funcionou normal na frente do mecânico... fiquei p da cara... rsrsrs
Parece que deve ser algum problema na parte eletrica... onde ficam os reles do ar condicionado da Ranger>