PDA

Ver Versão Completa : Sobre o aquecimento inesperado...



Joao Baeta
14/12/2006, 01:36
:arrow:Povo!
Preciso de ajuda de Suzukeiros!!!
Sobre o aquecimento do meu Azul, Há um tempo eu vinha reparando que a temperatura do motor tenha subido muito... E instalei um botão para ligar direto ao ventoinha do ar, e no começo da história eu vivia colocando o aditivo no garrafinha do radiador.... e depois eu dava olhanda e ví que o motor bebeu tudo td o aditivo!!!! Achei bem estranho e pouco tempo depois eu reparei que a garrafinha estara rasgada que quase não vê, e botei o outro =, e melhorou um bocado... Mas estava na temperatura normal e com tempo depois o problema havia voltado e eu e meu pai ligamos e deixamos por quase 1 hora ligado... Pois é o pior para o motor... pois não recebe nenum vento... E permaneceu inalterado.
Ao andar ele sobe ao normal.... e logo depois ele chega ao limite (Quase no vermelho) E Qnd eu fiz trilha com o André e Sandro Tannuri, O Samurai aqueceu... quase no limite... Abrimos o capô e o Sandro deu uma olhada e disse que estava normal, e pensei que o marcador estava meio doido...!
E Ante ontem eu fui levar o Azul para ver o ar condicionado e essa merd@ aqueceu de novo!!!!!! E reparei uma coisa curiosa: Como estou parado ele vai em cima...Qnd eu começo a andar... ele desce rapidinho, abaixo do normal..... Qnd eu paro td de novo com a ventoinha ligada!!!!
E o meu pai disse se estiver caindo água no cabeçote... preciso dar um passe no cabeçote...... e o Fabil me disse que pode ser a válvula termostática..... E agora?

Quero arrumar o problema + rápido possível!!!!!!!

Qual é a sua http://www.websmileys.com/sm/fingers/fing03.gif?

MUTS
14/12/2006, 07:59
Pelo que vc tá relatando parece mesmo a válvula termostática que ta dando pau.... tem muita gente que liga ela direto deixando a passagem de agua livre...
Aproveita e de uma olhada tb na bomba dágua..

Abs

ericteles54
14/12/2006, 08:45
Aconteceu mais ou menos isso comigo em uma viagem pra SP esse fim de semana... Vim na estrada e tudo na boa, quando parei no engarrafamento na marginal tiete o carro começou a aquecer e quando andava ele voltava ao normal, dei uma parada e olhei a água do reservátório e estava normal, depois de chegar em meu destino já com o carro frio, abri o radiador e para minha surpresa não tinha água, só tinha no reservatório de plastico fora dele.... to desconfiando que a valvula termostatica do meu ta travada... pode ser isso que esta acontecendo com vc, as vezes ela trava e não deixa passar água para o radiador...

Joao Baeta
14/12/2006, 10:20
:arrow:Pois é...
Vou dar uma olhada a válvula termostástica.... Tem ideia qts é um novo?
Abssssssssssssssssss

lg_gustavo
15/12/2006, 10:25
João,

pode ser um monte de coisas... acoplamento viscoso da ventoinha, válvula termostática, bomba dágua, tampa de radiador, radiador sujo...

A minha válvula termostática tava abrindo só com o carro quase fervendo... resultado: junta de cabeçote queimada :putz:

A válvula custa +/- R$ 90~100

[ ]s

marcelfabreu
15/12/2006, 17:26
Srs.

O maior erro que um dono de Suzuki pode cometer é conferir o nível pelo reservatório, que nada mais é que reservatório de expansão. O sistema é lacrado no radiador, como os carros antigos. Não tem nada haver com sistemas de reservatório de pressão, como nos carros novos. O que costuma acontecer com certa frequência, é a tampa do radiador perder eficiência. Qd o sistema está sob pressão, o vapor de áqua passa pela tampa e se acumula no reservatório de expansão, porém dentro do radiador, onde deveria ter água não tem nada.

[]´s... com problemas na senha.

MARCEL

Joao Baeta
15/12/2006, 17:31
Srs.

O maior erro que um dono de Suzuki pode cometer é conferir o nível pelo reservatório, que nada mais é que reservatório de expansão. O sistema é lacrado no radiador, como os carros antigos. Não tem nada haver com sistemas de reservatório de pressão, como nos carros novos. O que costuma acontecer com certa frequência, é a tampa do radiador perder eficiência. Qd o sistema está sob pressão, o vapor de áqua passa pela tampa e se acumula no reservatório de expansão, porém dentro do radiador, onde deveria ter água não tem nada.

[]´s... com problemas na senha.

MARCEL
:arrow:Marcel,
Eu sempre olho na garrafinha que fica no lado esquerdo.... E vou começar a botar o aditivo no radiador..........
Abs

Daniel Engelbrecht
15/12/2006, 18:42
Exatamente isso que vc relatou estava acontecendo comigo, por dois motivos.

Um deles não deve ser o seu caso, pois é uma bizarrice única na face da Terra. O antigo dono do meu Samurai colocou calços de motor diferentes dos originais, de modo que o motor ficou mais para baixo do que o normal e a ventoinha ficou fora da posição correta para refrigerar. Para piorar, o imbecil ainda cortou as pás do ventilador, porque, obviamente, passaram a raspar na coifa de plástico que fica ao redor.

O outro problema era a bendita válvula termostática, que estava imperrando aberta. Com isso, a água ficava circulando o tempo todo, sem esfriar.

Acho que a primeira coisa que vc deve fazer é ver a válvula termostática. Na Suzukar uma nova sai por R$ 90. Se não me engano, tem uma de uma caminhonete dessas (D20, F1000, sei lá) que tem as mesmas características (abre e fecha ao atingir as mesmas temperaturas), é só dar uma olhada no tópico das peças substitutas. Muito provavelmente o problema é esse.
Com a válvula aberta o tempo todo, a água não resfria quando o veículo está parado ou no engarrafamento. Isso acaba acontecendo quando ele está andando rápido, por causa do vento.

marcelfabreu
15/12/2006, 18:53
Exatamente isso que vc relatou estava acontecendo comigo, por dois motivos.

Um deles não deve ser o seu caso, pois é uma bizarrice única na face da Terra. O antigo dono do meu Samurai colocou calços de motor diferentes dos originais, de modo que o motor ficou mais para baixo do que o normal e a ventoinha ficou fora da posição correta para refrigerar. Para piorar, o imbecil ainda cortou as pás do ventilador, porque, obviamente, passaram a raspar na coifa de plástico que fica ao redor.

O outro problema era a bendita válvula termostática, que estava imperrando aberta. Com isso, a água ficava circulando o tempo todo, sem esfriar.

Acho que a primeira coisa que vc deve fazer é ver a válvula termostática. Na Suzukar uma nova sai por R$ 90. Se não me engano, tem uma de uma caminhonete dessas (D20, F1000, sei lá) que tem as mesmas características (abre e fecha ao atingir as mesmas temperaturas), é só dar uma olhada no tópico das peças substitutas. Muito provavelmente o problema é esse.
Com a válvula aberta o tempo todo, a água não resfria quando o veículo está parado ou no engarrafamento. Isso acaba acontecendo quando ele está andando rápido, por causa do vento.

O motor não aquece se a válvula termostática ficar aberta. Se ficar fechada é problema. A função da válvula é não deixar o motor trabalhar muito frio. A água não circula pelo radiador, até atingir a temperatura em que a válvula abre. À partir deste ponto, vc terá água circulando no radiador.

[]´s

marcelfabreu
15/12/2006, 18:56
Baeta,

A garrafinha com água ou sem, não muda nada. tem que olhar o nível do radiador.
Faz um teste, depois q roda um pouco com o carro e a temperatura atingir o ponto de trabalho, desliga o carro, vai na mangueirinha que sai do radiador e chega nessa garrafinha. Se tiver fazendo barulho, ou vazando alguma coisa, sua tampa de radiador já era. Vai numa auto peças e compra a tampa da Besta ou Towner, que é a mesma.

[]´s

Joao Baeta
15/12/2006, 19:33
Baeta,

A garrafinha com água ou sem, não muda nada. tem que olhar o nível do radiador.
Faz um teste, depois q roda um pouco com o carro e a temperatura atingir o ponto de trabalho, desliga o carro, vai na mangueirinha que sai do radiador e chega nessa garrafinha. Se tiver fazendo barulho, ou vazando alguma coisa, sua tampa de radiador já era. Vai numa auto peças e compra a tampa da Besta ou Towner, que é a mesma.

[]´s
:arrow:Mas a minha tampa do radiador ainda está inteira lá no lugar...!!!!!
Abs

Morcego
17/12/2006, 19:16
Aconteceu parecido comigo, mandei varetar o radiador que estava com 40% de sujeira entupindo a colmeia, a agua não circulava totalmente e a temperatura oscilava bastante. Depois de uma boa lavagem e desentupimento da colmeia a temperatura voltou ao normal.

Joao Baeta
17/12/2006, 19:58
Aconteceu parecido comigo, mandei varetar o radiador que estava com 40% de sujeira entupindo a colmeia, a agua não circulava totalmente e a temperatura oscilava bastante. Depois de uma boa lavagem e desentupimento da colmeia a temperatura voltou ao normal.
:arrow:Vou dar uma olhada já nesta semana Pois tenho uma trilha no sábado!
Abs

Daniel Engelbrecht
17/12/2006, 22:57
minha válvula termostática emperrou aberta e o carro aquecia nos engarrafamentos.

Joao Baeta
17/12/2006, 23:12
minha válvula termostática emperrou aberta e o carro aquecia nos engarrafamentos.
:arrow: Dá para ver a válvula ou tem demontar o motor?
Absssssssssssssssssssssssssss

lg_gustavo
18/12/2006, 09:00
:arrow: Dá para ver a válvula ou tem demontar o motor?
Absssssssssssssssssssssssssss

João,

A válvula é a indicada como número 4 no desenho. Pra testar a válvula é só tirar ela e colocar em água pra ferver, dentro de uma panela, com um termômetro junto. Se não me engano, ela deve começar a abrir a 82º e estar totalmente aberta a 95º. Quando ela está totalmente aberta, a abertura mínima é de 8 mm. Só preciso confirmar as temperaturas...mas acho que é isso :putz:

[ ]s

marcelfabreu
18/12/2006, 10:01
:arrow:Mas a minha tampa do radiador ainda está inteira lá no lugar...!!!!!
Abs
Baeta,

A tampa não explode, ela só perde eficiência de vedação, qd a pressão do sistema sobe.

[]´s

marcelfabreu
18/12/2006, 10:02
minha válvula termostática emperrou aberta e o carro aquecia nos engarrafamentos.
Pode ser que ela tenha emperrado sem estar totalmente aberta. Como disse se ela emperra totalmente aberta, não vai aquecer o motor.
Uma forma de testar se o problema é a vávula, é só andar sem ela. Se o carro não aquecer além do normal, é a válvula. Se aquecer além do normal é outra coisa.

[]´s

marcelfabreu
18/12/2006, 10:04
:arrow:Vou dar uma olhada já nesta semana Pois tenho uma trilha no sábado!
Abs
Se tiver baixando água, com certeza é a tampa.

[]´s

lg_gustavo
18/12/2006, 12:21
Se tiver baixando água, com certeza é a tampa.

[]´s

Não tenha tanta certeza...:discordo:

A tampa é só uma possibilidade...:putz: E na minha opinião, a melhor delas...

Pode estar perdendo água por um monte de outros lugares... Pequenos vazamentos em mangueiras e radiador costumam dar dor de cabeça para achar. A água pode estar até sumindo pela junta, que foi oque aconteceu comigo.:evil:

[ ]s

PS.: Marcel, pegou minha mensagem pelo MSN ???

MUTS
18/12/2006, 12:36
Se tiver baixando água, com certeza é a tampa.

[]´s


x2 ....

No meu vazava pela bomba d´agua, pelo orificio de lubrificação....

ABraços

Joao Baeta
18/12/2006, 13:04
:arrow:Eu fui no Azul agora e botei água no radiador..... enchi tudo e botei a tampa.... qnd fui tirar eu enchi um pouco... assim vai a tremperatura mudou mt pouco...... Mesmo assim vou levar na casa do radiador e mandar lavar ainda hj
Abs

marcelfabreu
18/12/2006, 14:23
Não tenha tanta certeza...:discordo:

A tampa é só uma possibilidade...:putz: E na minha opinião, a melhor delas...

Pode estar perdendo água por um monte de outros lugares... Pequenos vazamentos em mangueiras e radiador costumam dar dor de cabeça para achar. A água pode estar até sumindo pela junta, que foi oque aconteceu comigo.:evil:

[ ]s

PS.: Marcel, pegou minha mensagem pelo MSN ???
Qd vaza por outro local, geralmente se vê a água caindo no chão. Pela tampa, ela vaz só qd a temperatura sobe e geralmente em forma de vapor, o q dificulta sua vizualização. COmo disse, qd a temperatura estiver mais alta, verifique se vaza vapor pela mangueira que chega ao reservatório de expansão. Se tiver assoprando por ela, com certeza é a tampa.

[]´s

Morcego
18/12/2006, 14:31
Lembrem-se, a bomba dágua é dificil de detectar o vazamento, principalmente se tiver no inicio, porque ela costuma vazar com o motor bem frio depois de horas parado, geralmente durante a noite. Verifique pela manhã se o chão da garagem está molhado.

Abrs

marcelfabreu
18/12/2006, 15:14
Baeta,

Se não achar o problema, joga essa carniça lá no lixo de casa. Te pago 10 mil e num se fala mais nisso. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

Paulo Roberto Andrietta
18/12/2006, 20:17
Caro Amigo Suzukeiro,gostaria de dar uma sugestao simples e barata,o sintoma que voce relata pode estar assosiado a sujeira externa do seu radiador,ou seja aquele barro que pegou durante a trilha,solucao lave o mesmo com alta pressao de agua, mas a parte externa se internamente o mesmo estiver limpo,caso nao esteja retire-o e leve ao especialista para a devida limpeza;Se a junta do cabecote queimou o motor comeca a falhar ou misturar agua no oleo do motor;Se precisar trocar a valvula termostatica voce pode retirar a velha e adaptar a do corcel II instada internamente na mangueira soperior desde que seja do lado correto de funcionamento.Espero ter contibuido Abracos Paulo.8-)

Joao Baeta
18/12/2006, 21:02
Caro Amigo Suzukeiro,gostaria de dar uma sugestao simples e barata,o sintoma que voce relata pode estar assosiado a sujeira externa do seu radiador,ou seja aquele barro que pegou durante a trilha,solucao lave o mesmo com alta pressao de agua, mas a parte externa se internamente o mesmo estiver limpo,caso nao esteja retire-o e leve ao especialista para a devida limpeza;Se a junta do cabecote queimou o motor comeca a falhar ou misturar agua no oleo do motor;Se precisar trocar a valvula termostatica voce pode retirar a velha e adaptar a do corcel II instada internamente na mangueira soperior desde que seja do lado correto de funcionamento.Espero ter contibuido Abracos Paulo.8-)
:arrow:Paulo,
Eu acho que é só a sujeira do radiador.....
Amanha vou tentar solucionar o problema!
Absssssssssssssss