Ver Versão Completa : Dúvida cruel: Niva AP x Niva Original
bioranieri
12/12/2006, 10:49
Oi Pessoal,
Estou agora decido a comprar o Russo... (minha familia já teve 2 Lada Laika 0km)... mas vem a dúvida cruel...
Tenho que decidir entre 2 carros:
- Niva 1: motor original com 20 mil km, pneus fonteira, bagageiro, 6 farois de milha, bancos procar e outros detalhes.
- Niva 2: motor AP 2.0 com kit bacelar, pneus 215 (mau estado), bagageiro, 6 farois de milha, bancos de tipo e outros detalhes (tem todo o sistema de ar condicionado desligado - só montar).
Os 2 estão com valores similares... beirando os R$ 9500. O que vcs acham?
alexandre roveri
12/12/2006, 11:46
Já vai de AP ! É mais facil trocar os pneus do que corrente de motor alternado motor de partida etc !
:mrgreen:
emtsuhako
12/12/2006, 12:42
É melhor vc fazer um balanço de qto vc vai gastar para colocar cada Niva (original ou AP) do jeito que vc quer... por 9.500 latinhas o AP tá barato demais... tem que ver se não tem outras coisas pra fazer no Niva AP... verifique o estado do câmbio, caixa de transferência, caixa de direção, longarinas, etc... pneus vc gastará em torno de 250 a 450 cada... eu recebi orçamento dos BlackStar Guyane 175R16... custam 295 latinhas cada... não tá tão caro como pensei. Só pra vc ter uma idéia, pra arrumar minha caixa de marchas eu gastarei pelo menos umas 1.200 latinhas (1a., 2a. e 3a. estão arranhando). A caixa de direção aliviada está com folga e trinca nos suportes da lataria e isso vai umas 200 latinhas.
pedrodoniva
12/12/2006, 12:49
Eu ficaria com o original... Aí vc vai deixando ele do jeito q quer com o tempo...e dinheiro claro,hehehe...
O motor AP pode até ser melhor,mas a adaptação não foi acompanhada por vc,ou seja,pode dar dores de cabeça proveninetes do antigo dono... E os bancos Procar são otimos!pneu frotiera entao?! maravilhosos!hehehe
vai nessa!
Vanderlei
12/12/2006, 12:56
Alexandre, tenho uma oficina de funilaria e pintura e a 8 anos fasso manutenção nos nivas da moçada e posso dizer com certeza que o motor AP não é bem como o pessoal fala. o consumo por exemplo não é muito diferente (a menos que seja um AP injetado). o melhor AP pro niva é o 1.8 e mesmo assim da problemas com eixo piloto do cambio e carter furado(se não foi feito uma boa adaptação o carter fica raspando no diferencial) não tem nada de errado com o motor original do niva, é um exelente motor e tambem confiavel, bem regulado faz 7km cidade e 9km estrada, nada mal pra um jeep com tração integral. o niva foi feito pra andar a 110km, pra que um motorsão se não tem estrutura pra isso. a maior preocupação deve se dada a lataria e estrutura do niva, assoalho principalmente. um niva ruim de lata é muito dificil de deixar bom sem gastar muita grana, falo isso por experiencia e não por palpite de quem não entende nada de niva. ja tive 4 nivas e agora estou com um 95 que pretendo passar a alcool e instalar injeção eletronica. fica ótimo e pouco um mais economico. e lembre-se niva com motor original com 20kms é o sonho de muitos niveiros.
alexandre roveri
12/12/2006, 14:00
Niva 91 com 20000Km a menos de 10mil reau:?: :confused: Isso é o que me incomoda :discordo:
Estou com o Niva a quase 5 anos e minha média é 10/ano ! :pensativo:
Tambem concordo que o melhor é um 1.8 e que não se ganha nada em consumo, afinal de contas peso e diferenciais não mudão ! porque o consumo ia ser menor :?:
Matou a pau quando disse que a maior preocupação é com a lata do carro :concordo: Pô é monobloco! Se tiver amassados nas longarinas e assoalho e caixa de ar podre pode esquecer:!: (falo isso por experiencia propria tb :parede: )
Bom, é que é facil ficar palpitando a distancia né :dance:
Eu particularmente não troco meu motor por um AP, pois fica muito mais barato retificar um VAZ 2121 inteiro do que fazer uma boa adaptação :twisted:Só que estamos falando de um já adptado né :?:pelo mesmo preço :!:
:pensativo: Supunhetemos:pensativo: que as latas dos dois carros estejam impecaveis :twisted: Tá bom que estejam equivalentes
E que a incognita seja apenas o motor :shock:
Com qual motor ficar :?:
Com um que seja reconhecidamente facil de manutenção ou um que quase todos os mecanicos torcem o nariz :?:
Um que tenha torque a vontade a ponto de moer sua caixa satélite ou um que mesmo com o pé no fundo perde velocidade na subida :?:
IHHHHH :stop: Essa discução vai longe :-P
Falndo em funileiro :parede: Vanderlei, vc não quer fazer o meu carro não :?: :lol: :lol:
ps- eu mesmo faço a manutenção do meu carro de tão facil que é e porque enchi osaco de levar o carro em mecanico or ai e escutar que -"Eu não mexo nesse carro"
bioranieri
12/12/2006, 18:24
O niva original está com 20mil km de motor (retificado) e parece estar bem novo. Esta todo original.
O niva AP está com um motor AP com 52 mil km (comprado zero) e instalado com kit Bacelar, está tb com um reforço muito bem feito com nas longarinas do carro com chapa.
Vanderlei
12/12/2006, 22:33
se eu fosse adaptar um AP no meu niva, eu colocaria um AP 1.6 com polia regulavel, pois ele teria o mesmo desempenho do motor original do niva só que mais economico. mais eu ainda ficaria com o niva original. e quanto a você Alexandre, manda seu niva aqui que eu dou um jeito nele. trabalhei 16 anos em uma concessionária GM restaurando carros antigos do patrão. esse niva não da pro cheiro! hà, e pro amigo PEDROKADAK( recebi sua menssagem mais não consigo abrir). de niva eu entendo mais de computador eu sou uma negação, levei um mês tentando entrar no forum de qualquer forma mande um e-mail pra mim jvforner@ig.com.br
Hamilton
13/12/2006, 08:59
Prezado Vanderlei,
Eu adicionei você como amigo aqui na minha lista pois no futuro estarei escolhendo um funileiro para fazer reparos no meu Niva 93/94 que comprei recentemente.
Espero que você mesmo não sendo o escolhido continue fazendo parte da minha lista de amigos do Niva.
Ainda não conheço ninguém que tenha Niva aqui da minha cidade (Campinas) e posso te dizer que comprei meu Niva no escuro, no puro impulso mesmo, mas apesar de ter que fazer uma bela duma manutenção e revisão preventiva estou feliz com ele e penso em melhorá-lo mais ainda, pois afinal, após ouvir tantas opiniões desestimulantes percebi que a verdade mesmo está dentro da gente: quem escolheu o carro fui eu, e se fiz por merecer um Niva fico com ele. Gosto é gosto.
Abraço amigo.
Rones Jr
13/12/2006, 10:02
Eu ainda prefiro comprar o original e transformar eu mesmo, assim acompanho como foi feito. Gastamos mesmo pra passar para 1.8 (Pistão de Tempra) e rebaixar o cabeçote do que instalar um AP, fora documentação. Ademais, chegamos assim aos mesmos 100 cv (dizem!!) que um Ap 1.8.
Niva é paixão mesmo...Hamilton, tenho fotos detalhadas da reforma de meu Niva no flog abaixo...
Vanderlei
13/12/2006, 12:23
oi Hamilton, agradeço a gentileza. você fez uma ótima escolha, o niva alem de ser um carro de passeio encara qualquer trilha, mesmo as mais pesadas. todo mundo diz que tal jeep é melhor ou que aquele é pior, mais não tem nada a ver. tudo é questão de técnica e acessórios. ja vi neguinho se matando de engesa pra passar um obstáculo e em seguida um outro cara de gaiola passar na maior manha no mesmo lugar. como eu disse nem todo mundo é corintiano.
e você Rones, ja viu um niva pantanal vermelho ai em Vitória sendo conduzido por um alemão(Marcão)? esse niva era meu
Rones Jr
13/12/2006, 14:07
Olá Vanderlei, já vi sim o Pantanal vermelho...tinha até as rodas, mas estava de filme nos vidros e não percebei se o cara era alemão...rssss
Mauricio Rossetto
13/12/2006, 14:21
Esses 20mil rodados..... deve estar virado, ou seja meu Niva mostra 25 mil rodados mas são 125 mil rodados.
O motor AP 2.0 é interessante, o serviço do Rogério Bacelar é bom....
Tenho o motor original e estou colocando os pistões do Tempra nele, mas se tivesse que investir em motor colocava o AP1.8, ou pulava pro motor da Besta 2.2....
Mauricio Rossetto
13/12/2006, 14:35
Por acaso, alguém aqui já fez a adaptação dos pistões do Tempra no motor original do Niva? Gostaria de tirar algumas dúvidas do resultado...
Vanderlei
13/12/2006, 20:38
oi Rones, aquele foi o melhor niva que ja tive, melhor até que o meu 95. fiz uma mágica nele e conssegui um consumo incrivel, 8km na cidade e 12km na estrada e anda pra caramba 120km/h tranquilo. não me pergunte qual a formula porque nunca mais consegui fazer isso, e olha que ja to no 5 niva tentando a mesma coisa. se tiver oportunidade pergunte a ele que, ele vai confirmar.
Vanderlei
13/12/2006, 21:10
ai pessoal, recebi várias menssagens privadas do pessoal querendo saber mais sobre a instalação de injeção eletronica no niva, mais o babaca aqui não conssegue mandar as respostas. então tire suas dúvidas pelo e-mail jvforner@ig.com.br :pensativo:
shuther4x4
13/12/2006, 21:38
se eu fosse adaptar um AP no meu niva, eu colocaria um AP 1.6 com polia regulavel, pois ele teria o mesmo desempenho do motor original do niva só que mais economico. mais eu ainda ficaria com o niva original. e quanto a você Alexandre, manda seu niva aqui que eu dou um jeito nele. trabalhei 16 anos em uma concessionária GM restaurando carros antigos do patrão. esse niva não da pro cheiro! hà, e pro amigo PEDROKADAK( recebi sua menssagem mais não consigo abrir). de niva eu entendo mais de computador eu sou uma negação, levei um mês tentando entrar no forum de qualquer forma mande um e-mail pra mim jvforner@ig.com.br
Numa mensagem anterior você disse que ap pro niva é o 1.8 e aqui você fala que colocaria o 1.6. Não entendi? O menor torque dele é melhor pra transmissão do niva?
Quando troquei minha pampa 92 1.8 por uma 95 1.6, na época pensei na economia. Mas na prática é quase nula, ou seja, a diferença de consumo do 1.8 pro 1.6 não compensa a diferença de potência (principalmente torque). Mas depois da cagada feita não dá pra reclamar né!!!
Então pense bem se for colocar o 1.6!
Obs: Não tenho niva com ap, mas sempre tive carros com ap.
emtsuhako
13/12/2006, 22:40
O que acontece é o seguinte: se vc tiver uma Pampa 1.6, com X de carga na caçamba, e outra Pampa 1.8, com o mesmo X de carga na caçamba, ambos sempre mantendo a mesma velocidade média Vm para chegar num tempo T, vc forçará mais a Pampa com motor 1.6, isto é, manterá uma aceleração maior com a Pampa 1.6 do que com a Pampa 1.8, ocasionando um maior gasto de combustível... já andei com Fiesta 1.0 e Fiesta 1.3, por incrível que pareça, o 1.3 é mais econômico do que o 1.0, mas isso em trechos como a Rondon (Botucatu a Bauru)... em trechos mais planos, como Campinas - Sorocaba o consumo é praticamente o mesmo. :P
shuther4x4
14/12/2006, 00:27
O que acontece é o seguinte: se vc tiver uma Pampa 1.6, com X de carga na caçamba, e outra Pampa 1.8, com o mesmo X de carga na caçamba, ambos sempre mantendo a mesma velocidade média Vm para chegar num tempo T, vc forçará mais a Pampa com motor 1.6, isto é, manterá uma aceleração maior com a Pampa 1.6 do que com a Pampa 1.8, ocasionando um maior gasto de combustível... já andei com Fiesta 1.0 e Fiesta 1.3, por incrível que pareça, o 1.3 é mais econômico do que o 1.0, mas isso em trechos como a Rondon (Botucatu a Bauru)... em trechos mais planos, como Campinas - Sorocaba o consumo é praticamente o mesmo. :P
Resumindo o que eu já disse: Não compensa o motor de menor cilindrada!!!!
ps: pode até tirar o x da caçamba, pois eu andava com as duas praticamente a maior parte do tempo vazia!
Vanderlei
14/12/2006, 12:37
pessoal, o que eu tentei explicar foi o seguinte: se alguem puder optar por um niva AP 2.0 ou 1.8. a melhor escolha seria o AP 1.8. e disse que se eu (eu) fosse adaptar um AP no meu niva seria um AP 1.6 álcool com polia de comando regulável que fica com um ótimo desempenho no niva e tambem mais economico que o motor original do niva, alem de ser a verção mais barata dos motores APs.por isso faria essa escolha, mais no momento não penso em trocar de motor, aindo acho o original do niva a melhor opção