Ver Versão Completa : Tomada de ar - Vitara - futuro local p/ snorkel
Grassmann
02/12/2006, 18:51
Desmontei a lateral do meu Vitara hoje pra fuçar um pouco e pensar onde poderia montar um snorkel nele.
Eu já tinha visto que a tomada de ar era realizada dentro do pára-lama dele. Por motivos óbvios, essa entrada de ar é feita fora do cofre do motor, assim não contamina o ar por lama e água.
O que eu não sabia era como a tomada de ar era feita e alguns detalhes desse processo.
Primeira coisa que achei estranho é que a caixa do filtro de ar tem um furo na parte mais baixa. Provavelmente para drenar água que porventura seja aspirada pela tomada de ar.
Segundo que dentro do pára-lama tem uma parafernália de coisas... Dêem uma olhada nas fotos que tirei. Coisa de louco! O ar é captado ao lado do farol, lado do motorista. Depois passa pela lateral do carro e entra para o cofre do motor.
Perguntas:
- Aquela entrada não estrangula demais?
- Pra que serve aquela caixa enorme ao final do pára-lamas?
- Não entra água por aquela entrada? Ela não é baixa demais?
- Se quiser montar um snorkel, é só emendar no tubo de 2,5" que tem no cofre? E aquele monte de peças, retiro do local?
Alguém que já tenha montado um snorkel poderia se manifestar?
Grato!
Leandro.
bcantunes
03/12/2006, 08:12
Meu Vitara é 3 P, e sei que o sistema de filtro de ar é diferente, mas vão algumas dicas:
No 3P existe depois da derivação pro filtro (na passagem da caixa da roda) para o cofre do motor uma peça chamada em espanhol de "resonador de ar".
Pelo que pude avaliar, essa peça tem duas funções:
Amortecer o fluxo de ar, que é inconstante devido ao ciclo do motor, e talvez realizar uma função parecida com a que há em escapes de motos dois tempos: aumentar a eficiência do fluxo, fazendo que ele entre em resonância com a ciclo do motor.
Servir como um reservatório evitando que a água porventura aspirada não vá para o motor, ficando retida na peça e depois liberada por baixo, por meio de uma válvula de retenção.
Tô mandando um esquema da admissão do ar do 3P, só para servir de orientação.
Se você instalar o snorkel, talvez seja interessante manter o "resonador". Se por acaso, entrar água por alguma junta, a ´gua vai para lá...
Bom... meu carro não tem snorkel, não...
Abraços!
Grassmann
03/12/2006, 09:56
Antunes,
A parte pra dentro do cofre do motor é diferente nos nossos carros, mas a parte dentro do pára-lamas é exatamente igual.
Valeu!
Grassmann
04/12/2006, 09:12
Estava revendo alguns conceitos da época de faculdade (Mecânica dos Fluídos)...
Para que a queima do combustível ocorra de maneira uniforme, é necessário que o combustível seja distribuído pela câmara de combustão de maneira homogênea e que o fluxo de ar seja constante, ou pelo menos, com o m[inimo de turbulência possível.
Aí que entra o tal ressonador. Ele nada mais é do que uma espécie de "amortecedor" para o ar que entra. Já reparou na entrada de ar? Ela é estreita e "alta". Todo o ar que entra passa por um turbilhonamento logo após a entrada. O melhor dos mundos seria uma admissão circular, polida por dentro, com o mínimo de curvas possível. Assim, o ar entraria de maneira uniforme e quase sem perdas (velocidade) no caminho.
Pois bem, no Vitara, todo o caminho é irregular, cheio de cantos e etapas estranguladas. Quando o ar passa por ali, flui de maneira irregular. O ressonador compensa estas irregularidades, fazendo com que o ar flua de maneira mais uniforme até o motor.
Acho que é isso...
bcantunes
04/12/2006, 15:44
Essas avaliações (tanto a minha, quanto a sua) sempre são muito superficiais sobre um assunto muito complexo (Mecânica dos Fluidos! Fui monitor do laboratório na faculdade... é a minha "especialidade"). Existem alguns projetos que utilizam a turbulência justamente para misturar melhor o ar e o combustível dentro da câmera de combustão - se lembra do motor CHT? HT é de high turbulence!
Enfim, o resonador está lá não é por nada... se der para manter ele com a montagem do snorkel, acho que você não perde nada...
Abraços!
pboratto
19/05/2008, 11:19
Afinal de contas, alguém sabe qual é a função deste ressonador após o filtro de ar nos motores do Grand Vitara.
Dadolimas
19/05/2008, 21:54
Amigos, também sou de Curitiba e recém comprei um Vitara 93 canvas, já tive outro 5D mas vendi há algum tempo. Este que não é o carro principal eu vou mexer um pouco mas não estou convencido do snorkel que somente passa uma serra copo no paralama e pronto, a Suzuki não fez aquela parafernalha a toa. Grassman se precisar de ajuda pra fazer um snorkel to dentro!
Wilson Haddad
02/06/2008, 00:12
Bom eu comprei meu vitarinha 97 canvas essa semana e o cara da loja falou q o carro usa um snorkel embutido alguem ja ouviu falar nisso pq eu n. so fi um mangueira grossa sendo q uma das pontas de mangueira fica no meio do painel corta fogo assim axo q se chama, bom n fura lataria nem nada vou tirar umas fotos pra postar
Reativando o tópico... alguém já pensou em um snorkel saindo justamente do tal do ressonador? Como se fosse a tomada original, só que para cima? Ficaria mais próximo do original do vitara...
Reativando o tópico... alguém já pensou em um snorkel saindo justamente do tal do ressonador? Como se fosse a tomada original, só que para cima? Ficaria mais próximo do original do vitara...
Creio que não haja espaço para isso.
Abs,
LFC
Rainer 89
09/07/2012, 21:50
Acho q da sim... só que a furação vai ter que ser diferente da maioria dos snorkels.
Ontem levei uma batida no paralama esquerdo. Em breve estarei trocando (já até encomendei) quando o lanterneiro desmontar tiro umas fotos e umas mediadas e posto aqui no fórum.
Acho q da sim... só que a furação vai ter que ser diferente da maioria dos snorkels.
Ontem levei uma batida no paralama esquerdo. Em breve estarei trocando (já até encomendei) quando o lanterneiro desmontar tiro umas fotos e umas mediadas e posto aqui no fórum.
Concordo. A furação será outra de fato, mas vale a pena tentar. Sendo usado com o ressonador original, aquele cachimbo que todos eles tem, com dreno, deixa de existir. O snorkel seria apenas um tubo.
Ôpa, boa idéia Rainer! Se der, faz isso que vai ajudar bastante! :concordo:
Idéia inicial. O snorkel seria apenas "uma entrada de ar mais alta para o ressonador".
Sem medir nada, lógico.
358181
Rainer 89
11/07/2012, 18:04
Entendi esse tal de ressonador!!! :idea:
O ar na verdade não entra nele... funciona como uma garrafa quando assopramos no gargalo, o ar "por cima" no gargalo mas a garrafa gera um som (onda sonora, conhecidas como ondas de pressão), pelo q entendi a ideia do ressonador é gerar uma onda entrando no motor quando as válvulas de adimição estão abertas. Essa não é uma peça sem importância não... Seu funcionamento esta ligado diretamente com o desempenho do motor principalmente em baixa rotação.
Aryrj,
Essa peça q vc desenhou acho q seria o ideal. de um lado entra o snorkel, furando o paralama e do outro a entrada do sistema original de entrada de ar e em baixo acoplado no ressonador. Talvez um T de tubo de PVC resolva o problema. :)
Semana que vem devo estar desmontando o paralama, estou esperando chegar o novo, assim q der posto fotos e medidas.
Pois é, acho que vale a pena pensar nisso, mesmo porquê se não der resultado, volta o original de novo. A idéia desse ressonador também é esgotar a água que por ventura entre pelo snorkel. Nos que a gente compra pronto, vem uma espécie de ressonador que é o cachimbo que pega no paralama. Inclusive neles existe um dreno embaixo, como no original.
358511
Pois é, acho que vale a pena pensar nisso, mesmo porquê se não der resultado, volta o original de novo. A idéia desse ressonador também é esgotar a água que por ventura entre pelo snorkel. Nos que a gente compra pronto, vem uma espécie de ressonador que é o cachimbo que pega no paralama. Inclusive neles existe um dreno embaixo, como no original.
358511
Acho que vc tem que pensar na posição de saída no para-lama, pois creio que vá ficar mais à frente do que o da OGZ.
Outra coisa sobre o dreno: é até legal, outro dia esgotei água de chuva por ele, mas se o snorkel aspirar alguma água lá por cima, vai ser pouco e deve sair pelo furo que tem na caixa do filtro de ar. Nos Suzukis o ar entra por baixo do filtro, passa por ele e segue para o motor. A água que entrar sai por um dreno nessa caixa. Alguém vai aparece e falar: "esse furo na cx de ar tem que ser tampado". Bem, ok, mas se a água chegar até ali, o carro já vai estar boiando ou a frente do carro já vai ter afundado (pense em uma descida de cabeceira de rio) o suficiente para vc não passar.
O snorkel do meu Vitara é OGZ e não houve nenhuma piora no desempenho ou consumo, na verdade, achei que o carro ficou até melhor.
Abs,
LFC
Uma dúvida: qdo vc coloca um snorkel tipo OGZ, ele aproveita a furação que vem de dentro do cofre (painel interno do paralama), no caso a mesma do duto original? Se fôr, a posição seria a mesma. E ainda no caso do snorkel pronto, o que se faz com o ressonador original? Tira-se fora? Isola-se?
mauricioalan32
12/07/2012, 21:49
Ary, vou ver isso pra vc, amanha instalo um Snorkel num Vitara de um cliente meu, vou tirar fotos certinhas do andamento!
Abras
Valeu mauricio, se der pra tirar umas fotos...:concordo:
Rapaz, mudando de assunto, aquelas rodas que eu estava procurando, achei um monte, mas aquele problema de NFs pegou mesmo. Só consegui ontem (olha qta procura!) um jogo aqui no RJ, como eu queria, Mangels 7"! Tá brabo de comprar usados fora do estado!
Uma dúvida: qdo vc coloca um snorkel tipo OGZ, ele aproveita a furação que vem de dentro do cofre (painel interno do paralama), no caso a mesma do duto original? Se fôr, a posição seria a mesma. E ainda no caso do snorkel pronto, o que se faz com o ressonador original? Tira-se fora? Isola-se?
Aproveita a furação do cofre e o resto, tubo de tomada de ar que vem do lado do farol, ressonador e mais uma parte que tem ali saem fora. Tenho isso tudo lá em casa guardado e tb um pedaço de lata que é o que resta do furo no pára-lama (se quiser soldar de volta). Com o OGZ vem um gabarito, um pedaço de tubo de piscina e abraçadeiras.
No caso do meu Vitara, a antena original estava na posição certa e o snorkel tem um espaço para ela ficar onde está. Em um Vitara de um amigo meu, a antena não ficou bem posicionada, mas deu certo. Como o snorkel tem um dreno, tampei o da caixa do filtro com silicone, mas não acho necessário como disse antes. No meu Trcaker, o mecânico disse que cabem 4 litros de água antes de chegar no filtro, i.e., a probabilidade de a água ser sugada pelo motor é remota, pois o dreno na caixa do filtro esgota a água muito rapidamente. Assum, só se vc ficar com o motor afundado e ligado por um tempo é que a água passa.
Abs,
LFC
Valeu LFC. Vou continuar a pesquisa... quero ver se dá espaço pra fazer o que quero. Falando de modo simples, seria como se eu pegasse aquele tubo de tomada de ar que vem do lado do farol e entortasse ele pra cima e pra trás... Já vi um snorkel que o cara não conseguiu prender na furação da antena e fez um suporte no rack! Não é que ficou bom?
mauricioalan32
13/07/2012, 09:52
Ary, segue fotos... tem espaço sobrando ali, mas não é alinhada a saida do snorkel com a entrada do filtro, teria que fazer um trabalho com mangotes ali. Qnto as rodas, como te falei, o problema mesmo é a NF!
Abs
Ary, segue fotos... tem espaço sobrando ali, mas não é alinhada a saida do snorkel com a entrada do filtro, teria que fazer um trabalho com mangotes ali. Qnto as rodas, como te falei, o problema mesmo é a NF!
Abs
Pelas fotos, aquele meu desenho lá no #14 dá certo. Há espaço suficiente.
Pelas fotos, aquele meu desenho lá no #14 dá certo. Há espaço suficiente.
Seguem algumas fotos para os seus estudos. Tem uma foto em que vc pode ver o dreno no ressonador. Não fica muito alta, mas o sistema é muito inteligente, Se entrar pouca água, ela sai por ali. E ainda tem o dreno na caixa do filtro de ar.
Abs,
LFC
359127359128359129359130
Vejamos se daria pra fazer assim:
1º - Como é;
2º - Cortando e isolando o duto que vai para o farol;
3º - Abrindo uma nova furação, justamente na mesma direção da que vem do cofre do motor;
4º - Adaptando um tubo de pvc nessa nova furação;
5º - Conexão 45º de pvc soldada;
6º - O resto é o convencional mesmo: tubos e cabeça do snorkel.
Desse jeito, toda a parte que fica dentro do cofre permanece original.
359358359359359360359361
Não se corta o duto que vem do farol, pois ele encaixa no chamado ressonador. Aquele seu esquema anterior estava certo. Além disso, a conexão de 45º vira para a direita.
Abs,
LFC
Não se corta o duto que vem do farol, pois ele encaixa no chamado ressonador. Aquele seu esquema anterior estava certo. Além disso, a conexão de 45º vira para a direita.
Abs,
LFC
Rapaz, eu errei: a conexão é de 90º e não de 45º. O fato de cortar ou desencaixar o duto que vem do farol tanto faz. O importante é que ela seja fechada. Em relação ao meu desenho anterior, eu me baseei nas suas fotos e aproveitei a própria estrutura do ressonador e diminui um "T" que tinha colocado antes.
Mas vc tem razão. Como eu não estou vendo a peça na mão, fica difícil imaginar detalhes. Olhando com mais cuidado, parece que o duto que vem do farol encaixa por dentro do "pescoço" do ressonador, é isso? Se fôr, de fato é mais fácil bolar um "T" mesmo... Resta saber o diâmetro interno desse "pescoço"...
Mas vc tem razão. Como eu não estou vendo a peça na mão, fica difícil imaginar detalhes. Olhando com mais cuidado, parece que o duto que vem do farol encaixa por dentro do "pescoço" do ressonador, é isso? Se fôr, de fato é mais fácil bolar um "T" mesmo... Resta saber o diâmetro interno desse "pescoço"...
O teu desenho do ressonador no post 14 está correto. O duto que vem do farol encaixa ali onde vc desenhou o T. O diâmetro do "pescoço" deve ser de 2 polegadas (posso medir no sábado). Acho que com 3 pedaços de mangueira de piscina (de fora para dentro do pára-lama, saída da cx do filtro e "pescoço") e 1 T entre esses pedaços, mais braçadeiras, vc resolve. Acho tb que vc teria que usar um adaptador de 2 para 3 polegadas entre o "pescoço" e o T (este de 3 polegadas), pois a admissão de ar pode ficar restrita com 2 polegadas. Sem desmontar periga vc fazer errado.
Abs,
LF
Abs,
LFC
Novamente vc tem razão. Tenho que largar a preguiça e tirar esse paralama... :(
O diâmetro do tal pescoço é de 1 3/4 de polegada.
Abs,
LFC
Medidinha safada essa... 1 3/4.
Gostei muito desse projeto. Fiz uma variação para quem quer utilizar o ressonador original como eu.
Na 1ª foto, o projeto original, saída pelo capô; na 2ª, a variação com saída pelo paralama.
363972363973
Mais algumas fotos do projeto inicial. Muito bem executado.
36398036398136398236398336398436398536398636398736 3988363989
E prá quem tem bom olho, observem o jeito que o cara alargou os paralamas...
mauricioalan32
14/08/2012, 22:24
Verdade, Ary... eu nem havia reparado, isso ficaria legal!
Abs
mauricio, acho que aquela ideia dos alargadores de paralama deu certo! :concordo:
mauricioalan32
15/08/2012, 07:05
Legal Ary, posta umas fotos aí pra ver como que ficou!
Abraçao
As fotos estão lá no outro tópico.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/100647-vitara-pneu-maiores-e-necessidade-de-corte-do-paralama.html
Legal esse projeto de snorkel com canos de PVC, acho tão bonito quanto os OGZ da vida (se for bem feito),
ambos conseguem cumprir sua função bem, mas o de PVC sai BEM mais barato eu imagino.... Mauricio, tem idéia de quanto ta saindo um desses snorkel de fibra OGZ e cia? R$500?? e a instalação que tu fez, foi fácil? 10pila ta bem pago? heheheh
Legal esse projeto de snorkel com canos de PVC, acho tão bonito quanto os OGZ da vida (se for bem feito),
ambos conseguem cumprir sua função bem, mas o de PVC sai BEM mais barato eu imagino.... Mauricio, tem idéia de quanto ta saindo um desses snorkel de fibra OGZ e cia? R$500?? e a instalação que tu fez, foi fácil? 10pila ta bem pago? heheheh
Vc fala do snorkel das fotos anteriores?
A propósito, o amigo anda sumido.
Andava meio sumido mesmo, houve uma epoca em que o trabalho+estudo estava me consumindo muito e acabei perdendo o habito de acessar o forum, mas agora estou de volta :bananadança:
sim eu estava me referindo ao snorkel das fotos de cima... só acho meio estranho o furo na lataria ser tão pra frente pra conectar no tal do "ressonador"... prefiro mais o modelo do AlemãoRS que desce direto e não liga no ressonador, porem, como é feito com canos acho que o único modo de fazer a saida de agua seria fazer um furo no ponto mais baixo da caixa do filtro de ar , colocando uma bucha com rosca ou algo do tipo pra poder abrir (eventualmente) e escoar a agua.
Esse furo já existe originalmente na caixa do filtro, no fundo dela.
Esse snorkel das fotos não são de PVC; são de tubos metálicos e o cara usa um filtro esportivo, tipo os que o AlexandreX vende na SOB. Na realidade, é facilimo de fazer.
A idéia de utilizar o ressonador original não faz com que o furo do paralama chegue mais pra frente ou pra trás, ele fica no mesmo local dos snorkels comprados prontos. No caso, o cara fez o furo no capô, pra manter o filtro nivelado, diferente dos nossos cuja entrada é pra baixo.
Todos, pelo menos eu acho, snorkels comprados prontos usam o furo interno original do paralamas.
O que gostei foi do capricho do cara e cuidado na execução. Ficou muito bonito.
E, FINALMENTE, consegui minhas rodas e os 235X75 já estão na viatura!!!:euforico:
alguem aí tem o gabarito de furação do snorkel OGZ? vo tentar fazer um snorkel com cano pvc, se não ficar legal compro um OGZ e aproveito a mesma furação! :D
Se quiser, espere atá a semana que vem... to fazendo um.
A propósito, uma cabeça de snorkel eficiente...
Pré Filtro (http://tratoraco.com.br/home/detalhes/4055/Pre-Filtro)
Se quiser, espere atá a semana que vem... to fazendo um.
Feito. Tendo as ferramentas, menos de 100 reais, inclusive a tinta.
Ary,
que mangueira usou para a parte flexivel?