Ver Versão Completa : GNV na Ranger 2.3 16V
j_r_lima
27/11/2006, 11:20
Pessoal,
Comprei recentemente uma Ranger cabine dupla 2004 2.3 16V a gasolina, medi por 2 vezes o consumo na cidade de SP, que ficou por volta de 7,5 Km/lts.
Fiz uma viagem a Aparecida do Norte (+/- 170 km de SP) e amanhã irei completar o tanque para ter a média de estrada, que informarei aqui neste forum.
Ando em torno de 20 mil km por mês (bem razoável não?) e principalmente em Janeiro, farei uma viagem longa até a Paraíba, previsão de rodar de 8 a 10 mil km.
Peço ainda ajuda sobre onde instalar em SP, qual o kit mais indicado e expectativas de preço, quais as certificações de oficinas.
Gostaria do depoimento de pessoas que conhecem o kit gas, seus benefícios e desvantagens, se perde muito da potência, etc.
Aquele que possuem uma ranger com a motorização igual a minha e tenham colocado o gas acredito que podem dar depoimentos do que acontece na prática.
Um abraço
murilloaquino
27/11/2006, 11:33
Roda muito mesmo...
A economia d combustivel nao vai ser o forte pra voce...
falando nisso, qt tu pagou na sua ranger?
abraços
Marcello Ladeira
27/11/2006, 12:59
Caramba rodando este tantão vc devia ter comprado a Diesel... a diferença se pagaria rapidin.
[],s
j_r_lima
27/11/2006, 14:04
Roda muito mesmo...
A economia d combustivel nao vai ser o forte pra voce...
falando nisso, qt tu pagou na sua ranger?
abraços
Murillo,
Eu acho que a economia de combustível vai sim, ser o forte pra mim.
Eu acredito que praticamente com a viagem que vou fazer o custo da instalação do gas se pague.
Comprei minha ranger no dia 10/11 e paguei R$ 46,5 mil.
abs
murilloaquino
27/11/2006, 17:58
Com esse preço, ja dava pra voce ter pegado uma 01/02 com motor 2.8 e com tgv.
Na minha opiniao, pra vc q roda bastante, teria uma economia enorrrrme de combustivel, alem de andar mais e ter maior durabilidade.
Já q voce comprou a gasosa, o seu uso agora tera q ser com o gás...
:P
O GNV sai mais barato o km rodado do que o diesel. Além disso, o valor para se pegar um carro a diesel mesmo ano é muito maior do que um a gasolina. Além disso, uma a gasolina é mais confortável (barulho, trepidação) do que a diesel. Eu mesmo quero pegar uma a gasolina no futuro.
Quanto ao GNV, já ouvi relatos que fica bom, mas perde potência (isso é comum, mas como o motor anda bem, não tem tanta diferença). E de preferência coloque kits italianos, não os argentinos, e completo.
Tem um site, que me esqueci agora, que tem a relação dos postos de gás naturais nas estradas, ai da para voce programar sua viagem e ir abastecendo no caminho (Alguem lembra o site)?
Só não esqueca de vez em quando rodar um pouco na gasolina.
Ahh, olha que bacana, essa Ranger da foto o cara botou dois cilindros de 12,5m2 debaixo do carro, no lugar do estepe.
j_r_lima
28/11/2006, 10:53
Ahh, olha que bacana, essa Ranger da foto o cara botou dois cilindros de 12,5m2 debaixo do carro, no lugar do estepe.
Ficou muito legal o lugar do cilindro. Imagino que o estepe tenha vindo para a carroceria.
Obrigado
j_r_lima
28/11/2006, 10:58
O GNV sai mais barato o km rodado do que o diesel. Além disso, o valor para se pegar um carro a diesel mesmo ano é muito maior do que um a gasolina. Além disso, uma a gasolina é mais confortável (barulho, trepidação) do que a diesel. Eu mesmo quero pegar uma a gasolina no futuro.
Quanto ao GNV, já ouvi relatos que fica bom, mas perde potência (isso é comum, mas como o motor anda bem, não tem tanta diferença). E de preferência coloque kits italianos, não os argentinos, e completo.
Tem um site, que me esqueci agora, que tem a relação dos postos de gás naturais nas estradas, ai da para voce programar sua viagem e ir abastecendo no caminho (Alguem lembra o site)?
Só não esqueca de vez em quando rodar um pouco na gasolina.
Ojaneri,
Grato pelo relato, de fato, eu optei por uma pickup mais nova.
Através do site www.gasnet.com.br (http://www.gasnet.com.br) tem a lista de postos e oficinas inclusive, eu já fiz uma prévia e verifiquei que no meu roteiro de viagem tem posto de GNV em praticamente todo o trecho.
Estou fazendo pesquisas sobre a especificação e cotações de preços do GNV.
Caso alguém ai tenha mais dicas, agradeço
abs
Marcello Ladeira
28/11/2006, 11:00
Eu não sou muito a favor de GNVs não. Acho q o custo de manutenção aumenta (embregem, velas, etc) além da tal vistoria.
Não vi nenhuma conversão que seja 100% até mesmo a que a 4 rodas fez no Fox deles sempre dá alguma coisinha e eles optaram pela melhor conversão de SP.
Além disso a perda de desempenho é gritante. Aqui em BH quando lançaram este lance de GNV uma série de taxistas optou por colocar isso nos carros, hoje em dia, a maioria já trocou de carro e tem optado pelos flex sem colocar GNV.
[]s,
Minhocas
28/11/2006, 11:07
Eu estive olhando para colocar um kit na minha caminhonete também, e quando vi essa montagem em baixo da carroceria fiquei bem interessado em fazer assim, mas depois olhando com mais cuidado em baixo do carro fiquei um pouco preocupado com a forma como a válvula do cilindro fica relativamente exposta... então, estou pensando em colocar um cilindro de 21m^3 na caçamba mesmo.
Para colocar em baixo, eu teria que depois fazer uma placa de proteção para a válvula e uma forma de prender o estepe na caçamba, o que ia me dar um pouquinho mais de trabalho... Eu iria colocar a proteção na válvula pois uso a caminhonete em algumas expedições off-roads que colocariam o sistema em perigo!
Quanto a perda de potência, segundo o que eu já me informei, quando instalado o variador de pressão, não é tão significativa, e quase não se nota... e quando necessário, é só mudar a chave para a gasolina e dar uma forcinha a mais para o motor.
Dá uma olhada no site: http://www.gasnet.com.br/novo_gnv.asp você vai encontrar algumas informações interessantes. Não sei se era esse que o Ojaneri falou, mas foi um dos melhores que eu encontrei.
Aqui em Campinas a instalação de um kit gás italiano de 21m^3 para a minha caminhonete está saindo por volta de 3.000 a 3.700 reais, mas acredito que em São Paulo você encontrará coisa mais barata, no site que eu te passei tem uma lista de lojas credenciadas pelo inmetro que fazem a instalação. Eu pretendo instalar na minha no ano que vem...
Acho que vou ficar feliz, pois ficar com uma V6 na cidade não é fácil não!!! :o)
Boa sorte...
j_r_lima
28/11/2006, 20:21
Será que não temos ninguém que tenha instalado o GNV numa pickup igual a minha?
Agradeço a atenção
j_r_lima
14/12/2006, 11:52
Para informação aos companheiros,
Instalei no dia 05/12 GNV na minha Ranger CD XLS 2.3 2004.
Me informei bastante a respeito do assunto, fiz cotações em 18 oficinas de conversão e visitei 9 delas.
Para o porte do carro, suas características, motor, transmissão, etc, o melhor Kit que apurei foi o LandRenzo, italiano, que é mais parrudo e tem duplo comando de controle do gás.
Instalei um cilindro de 20m3 da mangels (a white martins tem um de 21m3 que é mais leve, 87Kg, contra 100Kg da mangels, també é mais caro) na caçamba, analisei e achei que o cilindro embaixo fica mais arriscado a acidentes e roubo, além de ter mais "mexidas" para encaixá-lo, também o estepe tem que subir para a caçamba.
A atual legislação exige alguns equipamentos, como o Gerenciador eletrônico, que trabalha junto com a centralina e monitora e atua na mistura.
Abaixo a lista de equipamento de um kit completo
Equipamentos: Redutor de Pressão, Chave Comutadora com indicador de nível, emulador de bicos, tubulação de aço, mangueiras, válvulas de abastecimento, válvula de cilindro e misturadores, cilindro, suporte de cilindro e miudezas.
Redutor
Gerenciador Eletrônico: Tem como função gerenciar todos os eletrônicos da instalação.
Motor de Passo: Controla a emissão de poluentes no Meio Ambiente, e regula o gás na medida em que o motor precisa.
Emulador de bicos: Manda aviso a modulo de memória, informando que os bicos injetores continuam pulsando, mesmo com o trabalho do gás.
Variador de Avanço: Diminui a perda de torque (força) em arrancadas e melhora o consumo em até 40%.
Comparações
GNV 9,0 Km/m3
Estrada:
Gasolina 9,5 Km/lts
GNV 11,3 Km/m3
Preço da Gasolina: R$ 2,40
Preço do GN R$ 1,10
* praça São Paulo.
Eu praticamente não senti diferença de desempenho no carro, anda igual, pra citar a única diferença que senti, na saídas em subida tem que encher o um pouco mais o motor, mas quase imperceptível.
Espero ter contribuído.
Abraços a todos
Cara, muito obrigado por compartilhar esta informação conosco.. eu estou pensando em instalar o GNV na minha assim que a garantia acabar (falta mais um ano) e tenho um certo receio que ela perca muita potência... na V6 que eu tinha, praticamente era imperceptivel, mas essa 4cil já tem menos torque e além disso semana que vem eu vou instalar um jogo de 33x12,5 MUD da BF. Se depois disso tudo eu ainda por GNV e perder mais um pouco daí só trocando o diferencial pra um 5,21:1 hehe
o sei kit é de 5a geração? chegou a ver algo sobre ele?
j_r_lima
15/12/2006, 16:44
Cara, muito obrigado por compartilhar esta informação conosco.. eu estou pensando em instalar o GNV na minha assim que a garantia acabar (falta mais um ano) e tenho um certo receio que ela perca muita potência... na V6 que eu tinha, praticamente era imperceptivel, mas essa 4cil já tem menos torque e além disso semana que vem eu vou instalar um jogo de 33x12,5 MUD da BF. Se depois disso tudo eu ainda por GNV e perder mais um pouco daí só trocando o diferencial pra um 5,21:1 hehe
o sei kit é de 5a geração? chegou a ver algo sobre ele?
Caro Gouveia,
Temos que nos ajudar, isto é importante.
O Kit de 5a geração é pouco utilizado no Brasil devido ao seu alto custo, possui bicos injetores de gas diretamente na câmara de combustão, ao invés de injetar gasolina injeta gas.
Tem uma sintonia perfeita com a centralina e segue rigorosamente os parâmetros do carro.
Atualmente o Kit de 5a geração só é utilizado em alguns carros que não são compatíveis com o 4a geração, como o Fiat Brava, Maréa e alguns outros.
No local onde converti, o cara me informou que colocou um 5a geração num brava ao custo de R$ 7.000,00, é muito caro.
O motor da ranger 2.3 16V é muito bom para o Kit gas de 4a geração, ao custo de R$ 2900 que foi o que paguei.
Uma dica importante é o instalador, não dá pra deixar na mão de qualquer um, preferencialmente utilize oficinas credenciadas
abs
Jimmy Offroad
16/12/2006, 00:59
Ford lança Ranger GNV em 2007
link http://icarros.uol.com.br/icarros/noticias/ultnoticiasdetalhe.jsp?id=4173
Pena não ter opção de tração 4x4.
[]´s Jimmy
carioca10
16/12/2006, 15:25
Valeu, Jimmy!
Putz, como ficará quem a comprou sem o kit e ainda a tem dentro da garantia?
Poderá fazer esta conversão na concessionária sem perder a garantia???
Abraços,
Felipe
link http://icarros.uol.com.br/icarros/noticias/ultnoticiasdetalhe.jsp?id=4173
Pena não ter opção de tração 4x4.
[]´s Jimmy
Já escuto estas promessas a 2 anos... no ano retrasado a Ford levou pro Salão do automóvel uma Ranger com GNV e até agora nada...
será que dessa vez sai? :pensativo:
Quanto á 4x4 tá difícil.. no Chile tem até Limited Two Tone com esse motor a gasolina mas é 4x2....:-(
Tô só esperando acabar a garantia pra "enjambrar" um diferencial dianteiro de 2.5 diesel (mesma relação do traseiro), uma TCase nova e trocar cardã, etc e tal... a única duvida que ainda paira no ar é o encaixe da TCase na Caixa (capa seca) andei olhando no catálogo da Ford e a carcaça dessa caixa MAzda da 2.3 16V é a mesma da V6 de 210cv que tem 4x4... talvez o "final" dela, que alguns chamam de cachimbo, sirva pra o "Gran finale" hehe alguém já estudou mais isso?
Marcello Ladeira
22/12/2006, 21:10
Eis a reportagem... parece que virou realidade... para quem é amante do GNV é um boa notícia:
http://www2.uol.com.br/bestcars/testes3/ranger-gnv-1.htm
[]'s,