Ver Versão Completa : Cambio ficando neutro no meio da trilha
Olá
tive um problema este final de semana, após desengatar a reduzida, com o veiculo 100% parado, meu cambio ficou neutro e nao conseguimos arrumar.
O cambio ficou em uma posição como se estivesse em ponto morto
queria saber se alguem tem ideia do q pode ter ocorrido, como arrumar, se isso é comum em samurai
agradeço
Felippe
Grassmann
27/11/2006, 10:00
Manda dar uma olhada na bucha de nylon que tem na alavanca da reduzida.
Procure pelo fórum, que tem muitas mensagens neste sentido. Deve ser isso. Quando a bucha gasta, fica difícil engatar qualquer uma das posições da alavanca (4x4H, 4x4L, 4x2). Muitas vezes não muda a alavanca mesmo.
Valeu Grassmann,
tinha acabado de achar este topico e ia postar se alguem sabe o procedimento para fazer o reparo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=10487&highlight=neutro
Quando isto acontecer na trilha, retire a tampa da alavanca e com uma chave de fenda, engate na posição de 4x4 High, é na tentativa e erro mesmo, mas funciona.
Obrigado Poc
queria os procedimentos para eu mesmo trocar a bucha da reduzida, se vc souber ficaria agradecido, ainda nao abri o cambio do samurai, nao sei como proceder e eh algo q nao quero fazer na loucura
barantes
27/11/2006, 16:56
Bom, vc está falando da alavanca de redução né?
O procedimento para trocar a bucha é esse aqui: http://samuraiclub.com/index.asp?pagina=texto&MCAT=61&CONTEUDO=141
Tá em português de Portugal... ;)
A bucha é essa aqui: http://www.alternativa4x4.com.br/produtos.asp?busca=bucha&Submit=ok
Qualquer dúvida, vai postando aí... o processo é tranquilo.
[]s
Paulo_CW
27/11/2006, 17:47
Putz....45,00 nesta bucha é um roubo... se ainda tiver como tirar as medidas da tua, leva num torneiro q ele faz por uns 20,00...em PU ou Nylon...Valeu
Barantes
obrigado, o tutorial funcionou direitinho, agora o samuca ja esta andando normal, pelo menos posso usa-lo antes de comprar a bucha já q eh meu unico carro
obrigado mesmo, foi exatamente o q eu queria
Paulo Cesar Wisnievski
concordo com vc, afinal, apesar de ser uma bucha nao passa de um pedaço de plastico
barantes
28/11/2006, 10:01
Legal, Patton... apenas completando a resposta: me parece que a bucha original é feita de nylon, e com o tempo o óleo da t-case detona com ela... por isso é comum em Samurais acontecer isso após alguns anos... a bucha que eu pus no meu é de PU e não está sujeita a essa ação do óleo.
[]s
Paulo_CW
28/11/2006, 14:04
Uma coisa muito útil seria ter as medidas desta bucha, pois sempre tem alguém aqui com este problema e com um desenho, quem precisar pode mandar faze-la em qualquer torneiro facilmente.
Não tenho como tirar as medidas da q tenho no meu Samuca, pois a mesma já esta gasta e sei que logo serei outro que terá que troca-la.
Se alguem dispor de algum croqui ou desenho preliminar com as medidas eu posso facilmente passar o mesmo em CAD e disponibilizar aqui para consultas...
Valeu
Paulo_CW
28/11/2006, 14:33
Pessoal,
Com intenção de disponibilizar o desenho desta bucha, fiz um croqui de acordo com uma foto que vi da mesma, para serem inseridas as medidas necessárias à fabricação.
Caso alguém possa incluir as medidas, acho que seria útil para muitos.
Segundo o torneiro aqui da empresa, uma peça desta feita por aí, sai por volta de $15,00~20,00...
Valeu
barantes
28/11/2006, 15:50
Muito boa iniciativa, Paulo.
Agora, se bem me lembro da bucha que instalei no meu samuca, ela pode ser mais simples. Aquele segmento que teria a medida A-C não é necessário, ou seja, a bucha poderia ter só o comprimento C mesmo, sem necessidade de se alongar até o comprimento A. Isso não interfere no funcionamento dela (eu acho), mas me parece que torna a construção mais simples.
Além disso, na hora de construir é preciso fazer um corte perpendicular à peça deixando um espaço de uns 4mm entre uma parede e outra do corte para que a bucha possa ser inserida no compartimento da t-case passando através de um parafuso lateral que se encontra nesse compartimento.
[]s
Paulo_CW
28/11/2006, 16:09
Barantes, para fazer o croqui olhei as fotos anexas e agoram surgiram algumas dúvidas:
1- Na foto não parece ter o corte mencionado;
2- Essa parte do corte que vc mencionou realmente faz sentido, vendo aquele parafuso, mas... não dereria ser retirada esta peça metálica ou o parafuso para poder entrar a bucha ou a bucha não pode entrar verticalmente desviando o parafuso e depois ajeitada lá dentro;
3- Quanto a lateral ser reta... seria mais fácil a fabricação, mas essa peça metálica onde esta o parafuso parece ficar apoiada neste rebaixo;
E agora...
barantes
28/11/2006, 16:17
Pois é... olhando a foto da bucha que tem no site da Alternativa 4x4 também não parece ter o corte. Quando eu comprei a minha, veio com o corte (comprei a da SR Motores de Sampa). Aí eu esquentei a bucha em banho maria pro material dar uma amolecida e encaixei ela na t-case.
Aí fico com as seguintes dúvidas:
- Tem como tirar esse parafuso sem arrancar a t-case do carro?
- Seria o material dessa bucha das fotos mais maleável que o PU da bucha que eu conheço?
[]s
barantes
28/11/2006, 16:23
Paulo, olhando bem na foto da bucha da Alternativa 4x4, ela tem o segmento de comprimento A-C sim...
Começo a ter dúvidas se na bucha que eu comprei realmente não tinha esse segmento... já faz tempo e infelizmente não me lembro.
[]s
Paulo_CW
28/11/2006, 16:32
Barantes...
Começam as dúvidas...
Tbm vi a foto da bucha no site da Alternativa e nos EUA da Petroworks... nenhuma tem esse corte e nas fotos que postei parece q o rebaixo na lateral da bucha realmente é encaixe da peça metálica (tipo copo) que tem o parafuso...
No aguardo de opiniões dos experts no assunto!!!
Paulo_CW
05/12/2006, 09:27
PUTZZZ.....Ninguem pra dar uma luz neste tópico...
marcus.augusto
11/06/2012, 22:04
O desenho da bucha é parecido com esse faltando um único detalhe. Dentro do encaixe da alavanca existe na parede do tubo 2 pinos, 1 em cada lado. Por isso para fazer a bucha entrar no buraco tem ser passando pelos pinos - pra fazer isso devem ser feitos 2 pequenas cavidades na bucha. Apenas o suficiente para fazer ela se encaixar e girar pelos pinos.
A solução é copiar e colar o projeto (design) desse componente no torneiro... fiz uma procura em inglês com os termos "samurai t-case shift lever" e a explicação pode ser vista neste vídeo aqui por exemplo: Low Range Off Road Suzuki Samurai Swifter Transfer Case Shifter Sheet - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=cph5q1pY6Fc)