Ver Versão Completa : Consumo do Jimny e regulagens
nandoprestes
24/08/2012, 10:19
Marcelo,
Por via das dúvidas, encomendei manilhas de 1/2...e que segundo o site do fabricante aguentam ate 2t...
Vamos ver se cabe...
Abs
Já tirei sim, mas enroscadas bem leves que apenas com um tombo o carro sai. É difícil ficar bem encrencado com o Jimny:safari-rig:
Abraço
sandro-natal
24/08/2012, 13:27
Esses pontos de ancoragem do Jimny sao de araque. Nao aguentam solavancos, nem puxadas mais fortes. Ja arranquei os dois da frente e um de tras em puxadas nas trilhas. Tem inclusive um video de uma amputacao minha no youtube... Ver em 3'00" do video.
http://www.youtube.com/watch?v=qQ12mb-XdI8
Os originais so servem para puxadas bem leves. Para algo mais casca grossa, tem que mandar fazer uns pontos de ancoragem decentes.
Mas... o que é que isso tem a ver com este tópico? He, he, he!
nandoprestes
24/08/2012, 18:18
Sandro,
Pois é... Já tinha visto esse vídeo e foi ai que surgiu meu receio com relação aos pontos de ancoragem!!
Penso em colocar outros pontos de ancoragem mais resistentes, mas isso vai ficar para um próximo momento - juntamente com a troca do parachoque e colocação de guincho...
No momento sou iniciante ainda no 4x4...
Peço desculpas, pois sei que dirvirtuei o tópico deste forum.
Abs
Esses pontos de ancoragem do Jimny sao de araque. Nao aguentam solavancos, nem puxadas mais fortes. Ja arranquei os dois da frente e um de tras em puxadas nas trilhas. Tem inclusive um video de uma amputacao minha no youtube... Ver em 3'00" do video.
Rapaziada Potiguar - Rompendo ancoragem do Jimny de Sandro - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=qQ12mb-XdI8)
Os originais so servem para puxadas bem leves. Para algo mais casca grossa, tem que mandar fazer uns pontos de ancoragem decentes.
Mas... o que é que isso tem a ver com este tópico? He, he, he!
Valeu, Gui!
Dos BF já conheço a boa fama, mas é sempre bom ter mais uma opinião.
Me referi aos Scorpion, pois até hj só havia lido um comentário sobre o pneu em questão!
Abraço
Yuki, com certeza os BF são melhores em durabilidade, resistência e tração, e ainda deixa o jipinho com uma aparencia invocada!
e não pega na carroceria, salvo se vc encostar o parachoque dianteiro em algum lugar (barreira) ai ele raspa um pouco mas
é facil de resolver, basta da uma puxadinha.. kkk Estou muito satisfeito com a alteração que fiz..
366220366223
gui_na_trilha
26/08/2012, 20:43
Nando Instalei sim, chama-se parachoque de impulsão.. esteticamente eu achei que o Jipinho ficou com cara de invocado...
Angulo de ataque, não comprometeu nada.. mas hj eu optaria por instalar um parachoques de aço.. pois melhora imensamente
o ataque do carro, no traseiro eu não vejo muita necessidade em mexer, mas o dianteiro sim... talvez no futuro eu troque..
segue a foto:
366599366601366602
Guilherme,
Ficou bem bacana esses BF AT!
Pelas suas fotos, parece que vc instalou aquele acessório tipo um quebra mato da suzuki na parachoque dianteiro...procede?
Acha que vale a pena instalar? Não compromete angulo de entrada?
Poe umas fotos ai...
nandoprestes
27/08/2012, 15:13
Guilherme,
Valeu pelas fotos!
Tb penso no parachoque / guincho assim que acabar a garantia...
nandoprestes
27/08/2012, 15:15
Consumo estrada: 13,7 Km (!)...
Achei muito bom... e me surpreendi que o carrinho anda bem ... só naum da pra passar de 100/110...pq ele sente muito o vento...
gui_na_trilha
28/08/2012, 14:12
Rapaz antes de trocar os pneus cheguei a andar a 140km/h, depois que troquei.. ele ficou mais nervosinho, dai não ultrapasso 110km/h em relação ao consumo, deu uma leve diferença, nada absurdo... Afinal de contas os BF's agarram mais...
misto cidade/estrada: 12km/L
antes cidade/estrada:13,5km/l
Gasolina BR Comun
Consumo estrada: 13,7 Km (!)...
Achei muito bom... e me surpreendi que o carrinho anda bem ... só naum da pra passar de 100/110...pq ele sente muito o vento...
Primeiro consumo: primeiro consumo km/l « jimnylog (http://jimnylog.wordpress.com/2012/09/13/kml/)
Primeiro consumo: primeiro consumo km/l « jimnylog (http://jimnylog.wordpress.com/2012/09/13/kml/)
Esqueci de colocar que o consumo foi de 13km/litro para quem não estiver afim de ler os detalhes no link.
Pessoal que tem Jimny com menos de 1.000 Km.
Levem em consideração que o motor está amarrado e amaciando.
Me disseram que somente depois dos 1.000 km que o Jipinho começa ficar economico...
Vamos ver!
Abraço
Sim, isso está no manual mesmo mas fiquei surpreso ao fazer 13km/l na primeira
medida que foi com 282Km.
cézão_MTB
18/09/2012, 10:55
medida original A/T Michelin : Pneu (http://www.michelin.com.br/tudo-sobre-carros/pneu/SUV-e-4x4/Latitude-Cross.html)
O meu deu 9,8 ta na média do que ouço falar, mas queria pelo menos passar dos 10(psicológico).
Usei só na cidade e em uma trilha que fiz, quase sempre com o ar ligado(mas no mínimo).
9,8 só na cidade e com ar ta bom!
Li uma vez que, quanto ao consumo, tanto faz usar o ar no 1 ou no máximo. O consumo independe pq essa é a velocidade do ventilador e não da potência do ar condicionado.
Abraço
O meu deu 9,8 ta na média do que ouço falar, mas queria pelo menos passar dos 10(psicológico).
Usei só na cidade e em uma trilha que fiz, quase sempre com o ar ligado(mas no mínimo).
9,8 só na cidade e com ar ta bom!
Li uma vez que, quanto ao consumo, tanto faz usar o ar no 1 ou no máximo. O consumo independe pq essa é a velocidade do ventilador e não da potência do ar condicionado.
Abraço
Cê ta de savanagem né?!?! Eu aqui miguelando vento!??!? rsrsrsrsrs
Up no tópico.
Ontem 14,9 km/l na estrada. pé leve.
149km com 9,97l da gasolina comum Ipiranga.
R$ 0,18/km.
José Tadeu
08/01/2013, 18:00
Pessoal:
Já andei 1.200 Km, o Jimny está se comportando muito bem, melhor do que o esperado, mas, o consumo está em torno dos 12,5 Km/l, andando em torno de 100 a 110 Km/h
At.
Tadeu
davidtuf
25/01/2013, 22:37
Nando Instalei sim, chama-se parachoque de impulsão.. esteticamente eu achei que o Jipinho ficou com cara de invocado...
Angulo de ataque, não comprometeu nada.. mas hj eu optaria por instalar um parachoques de aço.. pois melhora imensamente
o ataque do carro, no traseiro eu não vejo muita necessidade em mexer, mas o dianteiro sim... talvez no futuro eu troque..
segue a foto:
366599366601366602
q jimny foda veii! gostei dms! parabéns!
Pessoal:
Já andei 1.200 Km, o Jimny está se comportando muito bem, melhor do que o esperado, mas, o consumo está em torno dos 12,5 Km/l, andando em torno de 100 a 110 Km/h
At.
Tadeu
Belo consumo
Felipe Rodrigues
07/02/2013, 23:49
Belo consumo
Pessoal,
O meu Jimny esta fazendo 10,5 km\l, na cidade e no asfalto esta fazendo em torno de 13,5 km\l.
Um abraço!!!
394076
O meu idem.
Abraço
Pessoal,
O meu Jimny esta fazendo 10,5 km\l, na cidade e no asfalto esta fazendo em torno de 13,5 km\l.
Um abraço!!!
394076
Oi pessoal
Estes dias acelerei meu Jimmy um pouco mais que de costume e na troca de marcha, no momento da acelerada, o motor fez aquele ruido característico conhecido como batida de pino. Estou me perguntando se este carro não precisaria de gasolina de mais alto octanagem. Eu uso a gasolina comum como recomendado no manual. Também é verdade que botei gasolina num posto Ipiranga de Teresópolis. Talvez seja um problema de qualidade da gasolina.
O que vocês acham?
Cocatriz
24/02/2013, 01:58
Eu apostaria na Qualidade da Gasolina, é recomendada gasolina comum, mas ele não gosta muito dos 25% de alcool e muito menos dos 45% de porcaria, solvente e etc..
Troque de posto e faça um teste, ou se você quiser chutar o Balde, peça para testarem a gasolina na sua presença, eu acho que todo o posto deve ter o equipamento para o teste, se se recusarem, você sempre pode denunciar.
Postos com Bandeiras, tentem a ter a gasolina mais controlada, se forem denunciados, ou não passarem nos testes da bandeira, eles perdem a credenciais.... Mas sabe como é...
Cocatriz
24/02/2013, 09:42
Eu sabia que tinha uma lista dos Postos que não passaram no teste da ANP...
Aqui o Link, separado por região, com o Nome, Bandeira, e Endereço.
ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (http://www.anp.gov.br/?id=622)
Muito obrigado pela dica.
Ja coloquei gasolina num posto Petrobras. Acho que vai ficar bom.
leandro.vilela
18/03/2013, 19:22
queria saber se jimny é flex ? quanto faz no alcool KM !!
Olá Leandro, o jimny só usa gasolina
Oi pessoal
Estes dias acelerei meu Jimmy um pouco mais que de costume e na troca de marcha, no momento da acelerada, o motor fez aquele ruido característico conhecido como batida de pino. Estou me perguntando se este carro não precisaria de gasolina de mais alto octanagem. Eu uso a gasolina comum como recomendado no manual. Também é verdade que botei gasolina num posto Ipiranga de Teresópolis. Talvez seja um problema de qualidade da gasolina.
O que vocês acham?
Gasolina emporcalhada sim! Já aconteceu com o meu e de Posto BR. Completei o tanque e parou de "trincar", como se diz bater pino, em baianês.
Abs
Revivendo o tópico...
Nessa semana andei a maior quilometragem antes de abastecer.
Rodei 391 km e a luz de reserva acendeu ironicamente aos 390 km.
Foram-se 34 litros, num percurso de praticamente meio a meio cidade/estrada.
Os 11,5 km/L me deixaram satisfeito, pois voltou ao que vinha fazendo (nas últimas vezes havia caído pra 10,5 e eu estava atribuindo isso ao aumento da % de álcool na gasolina).
Vamos ver se isso se mantém.
Abraço
Opa, tenho que registrar aqui, eu estava assustadíssimo com o consumo do meu jimny, porém, após a troca do sensor de fase está tudo normal, 10 km/l.
Cocatriz
19/06/2013, 10:10
As médias do meu, 10,2 na Estrada, 8.3 no Ralie e tem feito 9.5 na cidade...
rodados 1.859 atá agora.
henaldo gomes
26/07/2013, 09:28
Franco e Clemente
Que tal programar uma "expedição" com a galera aqui do Fórum?
Pensa num comboio de Jimnys...rs
Estou pensando em fazer uma viagem para Argentina/Chile. Podemos combinar alguma coisa!
Abraço
Mario
Janeiro de 2014 seria uma boa data, vamos entrar em contato
Guilhmar
30/07/2013, 20:34
Saudacoes a todos, sou novo aqui, peguei um 4 All semana passada e estou muito contente com a viatura!
Ja tive um Vitara JLX antes e nao me entusiasmava muito com o Jimny nao! Por ser motor 1300 tinha a impressao de motor fraco!
Agora depois q fiz o test drive percebi q realmente o carrinho tem torque compativel e e bem esperto p rodar cidade / estrada!
o meu esta com 870 km e tirando a media hj deu 11,25 km/l cidade 60% estrada 40% ! 100% original pneus Dueler 205/70
to sentindo ele muito amarrado ainda! Acho q so amacia bem depois dos 5000 km !
alguem faz + que 13 km/l na estrada?
Eu faço, com pneus 215/75.
Registro meu consumo desde 0 km e não mudou quase nada até hj (média global de 11,5 km/L).
Abraço.
Cocatriz
30/07/2013, 23:29
O meu tem feito constantes 8.5 com 215/75. Eu preciso pegar estrada denovo... agora que ele tá começando a ficar mais solto... eu senti ele bem amarrado até os 2000, agora ele tá se soltando aos poucos.
Guilhmar
07/08/2013, 18:41
Trajeto : Bauru -> Sumare - somente estrada :
Km Total 237,8 km (GPS 236,00 )Vel media 88,9 Km/h ( Maxima 110Km/h ) Tempo total 2:39 H
Abastecimento Posto Graal Rod Bandeirantes 17 l = 13,98 KM / L ( Somente Estrada )
2360 Km rodados ate o momento !
lucasracastro
26/10/2013, 00:58
Na estrada (BH-SP) com o velocímetro marcando entre 80-100km/h e ar condicionado ligado meu Jimny 2013 deu 13,5km/l.
Em trechos mistos (estrada, cidade e 4x4), sempre com ar ligado, ele está dando 10,5km/l.
davidtuf
26/10/2013, 09:21
o meu na cidade nunca fiz mais q 10km/l ou melhor não passa dos 9km/l.. ar ligado 60%
Saudacoes a todos, sou novo aqui, peguei um 4 All semana passada e estou muito contente com a viatura!
Ja tive um Vitara JLX antes e nao me entusiasmava muito com o Jimny nao! Por ser motor 1300 tinha a impressao de motor fraco!
Agora depois q fiz o test drive percebi q realmente o carrinho tem torque compativel e e bem esperto p rodar cidade / estrada!
o meu esta com 870 km e tirando a media hj deu 11,25 km/l cidade 60% estrada 40% ! 100% original pneus Dueler 205/70
to sentindo ele muito amarrado ainda! Acho q so amacia bem depois dos 5000 km !
alguem faz + que 13 km/l na estrada?
Fala Guilhmar;
Parabéns pela aquisição!
No tempo dos Dueller 205/70, cheguei a fazer 14 km/l, uma única vez, com o carro vazio e estrada livre.
No normal, ficava sempre em torno de 12 km/l. Substitui os pneus originais pelo MUD 215/75 e instalei um rack da Thule, e agora, andando muito macio, não passa dos 11,5 km/l na estrada - carro vazio. Na cidade, varia entre 9,5 e 10 km/l, dependendo do engarrafamento.
DETALHE: O teor de álcool aumentou de 25 para 29% (oficiais). Tenho notado muito carro batendo pino (trincando), na saída de sinal e na meia embreagem nas ladeiras. Uma boa M.rda nosso combustível. Não dá pra fazer mais que isso.....!
Prezados Jimneiros, seguem alguns dados de consumo do meu Jimny:
Misto: cidade (Itabira e Lavras), rodovia (de Fernão Dias rodando a 120 km/h, até rodovias no trecho BH-Itabira rodando à 60 - 90 km/h), estrada de terra (região de Itabira e Ipoema), eventualmente uso de ar condicionado:
Distância = 1176,13 km (já corrigido pela diferença entre o pneu Scorpion e o GPS) - Consumo 99,7 litros - Rendimento: 11,8 km/l
Itabira - BH (tendo rodado uns 15 km em trecho urbano de Itabira - rodando na boa, entre 60 e 90 km/h):
Distância: 131,83 km (corrigido) - consumo: 9,297 litros - Rendimento: 14,18 km/l
Comprei agora o ScangaugeE. Estou esperando chegar para instalar e mensurar com maior precisão o rendimento.
Att.
Pessoal, mais alguns dados de consumo do meu jimny:
Viagem Itabira - Lavras (rodovia); passeio Lavras - Carrancas - Luminárias - Lavras (rodovia e uns 40 km de estrada de terra); Viagem Lavras - BH (rodovia): Distância percorrida (corrigido para o pneu Scorpion) = 785,8 km, Consumo = 12,87 km/l.
OBS: dirigindo em rodovia entre 80 e 110 km/h.
Olá pessoal!
Meu jimny está com 2000km ( 4sun com pneus BF Goodrich)e o consumo médio hoje é de 7,5 litros , sem ar!
Será que o consumo irá melhorar após os 5000km?
Valeu!
Olá pessoal!
Meu jimny está com 2000km ( 4sun com pneus BF Goodrich)e o consumo médio hoje é de 7,5 litros , sem ar!
Será que o consumo irá melhorar após os 5000km?
Valeu!
Depois dos 5 ~ 10 mil km, ele começa a ficar bem melhor!
Don´t worry!
Abs
eder simoes
15/12/2013, 22:23
jimny com consumo abaixo de 10 km/litro é melhor um tr4, achei que fosse mais economico, ter q andar a 90 p jimny ter q dar 10, é melhor um tr4...deus me livre com esses consumos...ia comprar um nem vou mais....
jimny com consumo abaixo de 10 km/litro é melhor um tr4, achei que fosse mais economico, ter q andar a 90 p jimny ter q dar 10, é melhor um tr4...deus me livre com esses consumos...ia comprar um nem vou mais....
Eder, andando em torno de 90 km/h o meu faz na faixa de 12 km/l. Creio que a TR4 não faça isso...
Guilhmar
16/12/2013, 13:43
O meu esta com 18.000 km agora e notei que soltou um pouco apos os 12.000 km !!
Esse carro no inicio e muito amarrado e demora bastante para amaciar !
Coloquei 4 pneus Continental 4x4 Contact 205/70 e notei que esta um pouco mais economico e beemm mais silencioso na estrada !
O balanceamento ficou bem melhor e em velocidades maiores ficou bem mais estavel ( 140 km/h ) !
Recomendo ! na terra o grip ficou igual os Dueler originais !
Estou conseguindo de 13 a 14 na estrada e pisando mais forte 12 km/l ( estrada )
Coloquei filtro K&N o consumo nao alterou e senti o motorzinho respirando melhor em baixas rotacoes ! retomadas melhoraram bastante tambem ! RECOMENDO o K&N !!
O meu esta com 18.000 km agora e notei que soltou um pouco apos os 12.000 km !!
Esse carro no inicio e muito amarrado e demora bastante para amaciar !
Coloquei 4 pneus Continental 4x4 Contact 205/70 e notei que esta um pouco mais economico e beemm mais silencioso na estrada !
O balanceamento ficou bem melhor e em velocidades maiores ficou bem mais estavel ( 140 km/h ) !
Recomendo ! na terra o grip ficou igual os Dueler originais !
Estou conseguindo de 13 a 14 na estrada e pisando mais forte 12 km/l ( estrada )
Coloquei filtro K&N o consumo nao alterou e senti o motorzinho respirando melhor em baixas rotacoes ! retomadas melhoraram bastante tambem ! RECOMENDO o K&N !!
Também gosto muito do K&N!
eder simoes
16/12/2013, 17:16
se fizer 12 já pode se pensar na possibilidade...
Éder,
Pelas minhas pesquisas 12 km/l na estrada é o usual. Já cheguei a fazer mais de 14,0 km/l na estrada.
Na cidade faço entre 10 e 11 km/l.
E no caso a medição é bastante precisa pois instalei um scangaugeE.
Só se der azar para o jipinho fazer menos que isso.
Guilhmar
16/12/2013, 19:42
Eder,
12 km/l na estrada faz tranquilo !! ( executando o amaciamento corretamente faz ate mais )
Oque percebo que mata o consumo dele e pneus mais largos e aumento do % de alcool na gasolina!
Se tivessemos acesso a gasolina 100% pura ( como Japonesa ou Americana ) eu acredito que faria uns 14.. 15 km/l Facil !
Se mantiver os pneus proximo das medidas originais e utilizar um tipo de desenho para uso misto ou mais On Road tipo 80/20 ou 70/30 ainda vai ter um consumo razoavel !! e nao subestime o carrinho com os pneus originais na terra pois mandam muito bem !!
Eu optei por trocar pelos 4x4Contact pois no asfalto sao muito silenciosos e em velocidades mais altas sao bem melhores que os originais, alem de durarem muito mais !!
Nao da para comparar o consumo dele com uma TR4 !
Salve!
O meu 4sport com os BF Goodrich Mud, que já é um pneu que consome mais do que o normal, subiu para 9,4 KM/L na cidade (minha cidade tem muito morro então muito giro alto) e já consegui 11,9 KM/L na estrada, está preso ainda, 1263KM rodados.
Éder,
Você pode comprar uma TR4, mas não irá nos lugares onde o Jimny vai, agora se for carro de asfalto, realmente a TR4 é mais recomendada. A TR4 4x4 Aut. 2012 do camarada meu está fazendo 5,5 Km/L aqui na minha cidade, e quando fomos fazer trilha, pegou parachoque, patinou com os pneus de asfalto, além da manutenção cara e outros etcs que não convém num tópico de consumo.
Mesmo assim, a TR4 é uma guerreira na trilha, mas não é um Jipe.
Guilhmar
17/12/2013, 21:18
Eder,
Tambem gosto da TR4 e fiz 3 test drives nela antes de comprar o Suzuki! Oque me pesou forte na decisao foi a TR4 ser muito pesada e gastona ao extremo!!
Tenho um cliente aqui em Sumare que sempre teve Mitsubishi / Dodge / Caminhonetes Ford / Gm etc... ja o conheco ha varios anos e nunca ouvi ele reclamar tanto de um carro ser gastao igual ele reclamava da TR4 que ele teve !! Falou que eu ia ter que comprar um posto de gasolina junto ! KKK
E realmente se somar a isso o valor de seguro muito mais alto, manutencao absurda de cara e o fato da TR4 nao ser Carroceria sobre Chassis e sim monobloco ... alem de ser visada para roubo... bom...
Acabei optando pelo Jimny e nao me arrependi! Nao e tao economico quanto o Fit que eu tinha antes ( chegava a fazer 16 com gasolina ) mas.. por ser um 4x4 . . 13 na estrada ta bao pra mim !!
Guilhmar,
é por aí mesmo. O Fit é hiper econômico, mas o jimny por ser jipe e ter menos aéreo dinâmica está ótimo fazendo entre 12 e 14 km/l.
rogerjunior
18/12/2013, 09:25
Falae Galera...
Estava respondendo sobre o consumo ao amigo forista Guipid de Juiz de Fora e deixo aqui o breve relato que fiz e deixo aqui também a "imagem" da minha planilha de controle de consumo desde que o carro foi retirado 0km...hehehe
" Antes, com os Dueler, o carro estava numa média 12,05km/l... tenho tudo anotado na planilha...hehehe... com os Dueler, abasteci 22x, obtendo a melhor média de 13,727km/l e a pior de 9,974km/l. A melhor foi numa viagem, toda em rodovia... e a segunda rodei em rodovia bem sinuosa com muitos aclives e declives e depois 80km de terra e trilha média num trecho de 8km com bastante uso da reduzida...
Já com os Muds 235, abasteci somente 2x, a primeira média foi de 10,603km/l e a segunda média foi de 9,585km/l... sendo que o primeiro foi todo em circuito misto dentro de cidade e o segundo fiz misto cidade mais um longo trecho de Casa Branca em Brumadinho até Belo Vale todo em estrada vicinal, uma estradinha com trechos de terra e asfalto ligando vários distritos de Brumadinho, Moeda e Belo Vale.... que dificilmente da para passar dos 50km/h. Uma estrada bacana paralela a BR-040 que liga RJ-BH.... Então, considero as médias ótimas e estou super satisfeito...
[...]
Calibragem... nos Dueler estava usando 25 PSI e nos Muds estou usando 22 PSI... Fiz ainda um pequeno trecho de trilha, de no máximo 1km, os Muds se comportaram bem, mas por estarem nesta calibragem, de 22 PSI, tive uma certa dificuldade de vencer uma subida mais forte num barranco que além de bem inclinada, estava com algumas erosões.....
443843
O abastecimento grifado de vermelho é a partir do carro equipado com os BFGoodrich Mud Terrain KM2 235/75/R15. E o asterísco é um "lembrete" a parte, só para constar que o carro na verdade roda mais do que é realmente registrado...
Abraços a todos,
Roger
Salve!
O meu 4sport com os BF Goodrich Mud, que já é um pneu que consome mais do que o normal, subiu para 9,4 KM/L na cidade (minha cidade tem muito morro então muito giro alto) e já consegui 11,9 KM/L na estrada, está preso ainda, 1263KM rodados.
Éder,
Você pode comprar uma TR4, mas não irá nos lugares onde o Jimny vai, agora se for carro de asfalto, realmente a TR4 é mais recomendada. A TR4 4x4 Aut. 2012 do camarada meu está fazendo 5,5 Km/L aqui na minha cidade, e quando fomos fazer trilha, pegou parachoque, patinou com os pneus de asfalto, além da manutenção cara e outros etcs que não convém num tópico de consumo.
Mesmo assim, a TR4 é uma guerreira na trilha, mas não é um Jipe.
Como é que pode um carro pequeno como o TR4 gastar tanto assim né... esses caras da mit estão errando feio em alguma coisa ai
Falae Galera...
Estava respondendo sobre o consumo ao amigo forista Guipid de Juiz de Fora e deixo aqui o breve relato que fiz e deixo aqui também a "imagem" da minha planilha de controle de consumo desde que o carro foi retirado 0km...hehehe
" Antes, com os Dueler, o carro estava numa média 12,05km/l... tenho tudo anotado na planilha...hehehe... com os Dueler, abasteci 22x, obtendo a melhor média de 13,727km/l e a pior de 9,974km/l. A melhor foi numa viagem, toda em rodovia... e a segunda rodei em rodovia bem sinuosa com muitos aclives e declives e depois 80km de terra e trilha média num trecho de 8km com bastante uso da reduzida...
Já com os Muds 235, abasteci somente 2x, a primeira média foi de 10,603km/l e a segunda média foi de 9,585km/l... sendo que o primeiro foi todo em circuito misto dentro de cidade e o segundo fiz misto cidade mais um longo trecho de Casa Branca em Brumadinho até Belo Vale todo em estrada vicinal, uma estradinha com trechos de terra e asfalto ligando vários distritos de Brumadinho, Moeda e Belo Vale.... que dificilmente da para passar dos 50km/h. Uma estrada bacana paralela a BR-040 que liga RJ-BH.... Então, considero as médias ótimas e estou super satisfeito...
[...]
Calibragem... nos Dueler estava usando 25 PSI e nos Muds estou usando 22 PSI... Fiz ainda um pequeno trecho de trilha, de no máximo 1km, os Muds se comportaram bem, mas por estarem nesta calibragem, de 22 PSI, tive uma certa dificuldade de vencer uma subida mais forte num barranco que além de bem inclinada, estava com algumas erosões.....
443843
O abastecimento grifado de vermelho é a partir do carro equipado com os BFGoodrich Mud Terrain KM2 235/75/R15. E o asterísco é um "lembrete" a parte, só para constar que o carro na verdade roda mais do que é realmente registrado...
Abraços a todos,
Roger
Roger,
Reparei que você abastece prioritariamente com gasolina aditivada. Tenho abastecido com gasolina comum nos dois carros devido a sugestão do manual da comum. Tem algum dado ou informação sobre os diferentes tipos de gasolina nos Suzuki?
Abraços,
TurnOff.
rogerjunior
18/12/2013, 13:05
Roger,
Reparei que você abastece prioritariamente com gasolina aditivada. Tenho abastecido com gasolina comum nos dois carros devido a sugestão do manual da comum. Tem algum dado ou informação sobre os diferentes tipos de gasolina nos Suzuki?
Abraços,
TurnOff.
TurnOff,
Uso sempre gasolina aditivada porque no meu modo de dirigir e no tipo de uso do carro se torna melhor... Na verdade, o melhor combustível para utilizar é sempre a Podium da Petrobrás, sem dúvidas. Maior octanagem e menor quantidade de enxofre... Enquanto a gasolina comum e aditivada possuem hoje 800mg/kg de enxofre, a Podium tem apenas 5mg/kg o que resulta melhor aproveitamento e maior durabilidade do seu motor... o enxofre ao combinado com a água (proveniente do etanol misturado na gasolina 25%) vira o ácido sulfúrico, o que diminui a vida útil do escapamento, e outras componentes do motor do carro...
Porém o custo da Podium e achar um posto que o venda se torna uma árdua missa de tempo e financeira...
A boa notícia é que a ANP (Agência Nacional de Petróleo) publicou uma resolução em que implica a Petrobrás a fornecer a partir de 01/01/2014 uma gasolina comum e aditivada com menor quantidade de enxofre, então dos atuais 800mg/kg passa para 50mg/kg... é uma ótima notícia para nós consumidores, pois vai aumentar e muito a vida útil do motor e diminuir na poluição...
Veja a notícia abaixo...
Economia - Gasolina vendida no país terá teor de enxofre reduzido a partir de 2014 (http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/10/gasolina-vendida-no-pais-tera-teor-de-enxofre-reduzido-partir-de-2014.html)
Quanto ao uso da aditivada, acho melhor para manter sempre os bicos injetores, válvulas e a câmera de combustão limpa, o que aumenta a vida útil principalmente do bico injetor... essa é a finalidade do aditivo na gasolina aditivda... e lhe digo mais, meu carro sempre é mais econômico com gasolina aditivada do que a comum, algo em torno de 10% o que torna o custo zero a zero... Só abasteço com comum quando não há gasolina aditivada no posto e estou em "viagem"... aí não tem como escolher né?...rsrs.
Veja essa outra reportagem no qual aborda o uso dos dois combustíveis...
G1 > Carros - NOTÍCIAS - Comum ou aditivada? Tire suas dúvidas sobre gasolina (http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL606074-9658,00-COMUM+OU+ADITIVADA+TIRE+SUAS+DUVIDAS+SOBRE+GASOLIN A.html)
Bom, é isso...
Abraços,
Roger
Falae Galera...
[...]
443843
Abraços a todos,
Roger
Roger, ficou fera sua planilha. Minhas médias também se assemelham às suas.
Essa notícia da redução do enxofre é ótima.
TurnOff,
Uso sempre gasolina aditivada porque no meu modo de dirigir e no tipo de uso do carro se torna melhor... Na verdade, o melhor combustível para utilizar é sempre a Podium da Petrobrás, sem dúvidas. Maior octanagem e menor quantidade de enxofre... Enquanto a gasolina comum e aditivada possuem hoje 800mg/kg de enxofre, a Podium tem apenas 5mg/kg o que resulta melhor aproveitamento e maior durabilidade do seu motor... o enxofre ao combinado com a água (proveniente do etanol misturado na gasolina 25%) vira o ácido sulfúrico, o que diminui a vida útil do escapamento, e outras componentes do motor do carro...
Porém o custo da Podium e achar um posto que o venda se torna uma árdua missa de tempo e financeira...
A boa notícia é que a ANP (Agência Nacional de Petróleo) publicou uma resolução em que implica a Petrobrás a fornecer a partir de 01/01/2014 uma gasolina comum e aditivada com menor quantidade de enxofre, então dos atuais 800mg/kg passa para 50mg/kg... é uma ótima notícia para nós consumidores, pois vai aumentar e muito a vida útil do motor e diminuir na poluição...
Veja a notícia abaixo...
Economia - Gasolina vendida no país terá teor de enxofre reduzido a partir de 2014 (http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/10/gasolina-vendida-no-pais-tera-teor-de-enxofre-reduzido-partir-de-2014.html)
Quanto ao uso da aditivada, acho melhor para manter sempre os bicos injetores, válvulas e a câmera de combustão limpa, o que aumenta a vida útil principalmente do bico injetor... essa é a finalidade do aditivo na gasolina aditivda... e lhe digo mais, meu carro sempre é mais econômico com gasolina aditivada do que a comum, algo em torno de 10% o que torna o custo zero a zero... Só abasteço com comum quando não há gasolina aditivada no posto e estou em "viagem"... aí não tem como escolher né?...rsrs.
Veja essa outra reportagem no qual aborda o uso dos dois combustíveis...
G1 > Carros - NOTÍCIAS - Comum ou aditivada? Tire suas dúvidas sobre gasolina (http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL606074-9658,00-COMUM+OU+ADITIVADA+TIRE+SUAS+DUVIDAS+SOBRE+GASOLIN A.html)
Bom, é isso...
Abraços,
Roger
Roger,
Agradeço as orientações.
No Vitara que está com 30.000 km vou começar a misturar até chegar aos 100% de aditivada.
No Jimny que está com 7.000 km no próximo abastecimento já passo para a aditivada.
O que eu acho estranho é o manual indicar o uso de gasolina comum.
Abraços.
rogerjunior
18/12/2013, 16:15
Guimajc
A planilha me ajuda muito a cuidar do carro... e até então estou muito satisfeito com as médias obtidas, estão dentro do previsto quando comprei o carro... Sim, a notícia da diminuição do teor de enxofre na gasolina é realmente muito boa para nós consumidores....
Abraços,
Roger
rogerjunior
18/12/2013, 16:16
Roger,
Agradeço as orientações.
No Vitara que está com 30.000 km vou começar a misturar até chegar aos 100% de aditivada.
No Jimny que está com 7.000 km no próximo abastecimento já passo para a aditivada.
Abraços.
Por nada TurnOff…
Acredito que o manual indica a gasolina aditivada porque é o combustível de entrada no Brasil (compreende-se “gasolina”) e todas as montadoras tem que garantir que o motor funcione com ela.
Entretanto, funcionar e ter o melhor funcionamento são coisas bem diferentes... Quanto mais tecnologia existe num motor, melhor é sempre usar o melhor combustível... No caso dos Suzukis, bloco alumínio, comando variável de válvulas, e com certeza válvulas, pistões e bronzinas mais eficientes, melhor é usar pelo menos a aditivada... No caso do Grand Vitara e do Jimny que usam velas da ignição de Iridium, se usássemos a gasolina Podium, poderíamos utilizá-las até aos 150milkm que com certeza não traria nenhum dano ao funcionamento do carro... ao invés disso, temos que trocar as velas nos 70milkm por causa do combustível misturado...
Faça isso mesmo, uma mudança aos poucos que você verá ganhos no longo prazo... Muitos não usam seja pelo desconhecimento das informações ou mesmo porque pensam que como só usaram o carro por 2 ou 3 anos após sua retirada da concessionária, e com isso um “aborrecimento” futuro passará ser do outro e não dele...
Abraços,
Roger
Roger,
Agradeço as orientações.
Abraços.
Sobre tipo de gasolina:
1. Sempre use aditivada, exceto nos veículos antigos, carburados
2. Não é a Petrobras quem aditiva a gasolina, mas a distribuidora
3. A recomendação de gasolina comum, do manual, não se refere aos aditivos, que servem para manter os bicos limpos, mas ao uso de gasolina com chumbo, que no Brasil não existe.
4. Se não usava aditivada, e vai começar, há risco de ocorrerem entupimentos, pois o aditivo vai soltar depósitos acumulados ao longo do tempo
Sobre tipo de gasolina:
3. A recomendação de gasolina comum, do manual, não se refere aos aditivos, que servem para manter os bicos limpos, mas ao uso de gasolina com chumbo, que no Brasil não existe.
4. Se não usava aditivada, e vai começar, há risco de ocorrerem entupimentos, pois o aditivo vai soltar depósitos acumulados ao longo do tempo
Obrigado pelas orientações. Valeu!!!
eder simoes
06/01/2014, 09:10
entao....acabei comprando um jimny, cansei do tr4 gastador.....coloquei pneu maxxis a/t no meu, se pisar pouco realmente faz 12 km/l, ainda to me acostumando a andar com ele, pois é meio lerdinho p quem já andou de troller, rs....mas to gostando, queria um 4x4 economico, e no brasil só existe o jimny....já passei com ele por lugares que surpreendeu, moro na regiao da serra da canastra, e aqui é bom d+ p rodar com o jipinho....se quiser rodar p lado de ká qualquer dia desses vamos combinar....abraço..
Eder,
12 km/l na estrada faz tranquilo !! ( executando o amaciamento corretamente faz ate mais )
Oque percebo que mata o consumo dele e pneus mais largos e aumento do % de alcool na gasolina!
Se tivessemos acesso a gasolina 100% pura ( como Japonesa ou Americana ) eu acredito que faria uns 14.. 15 km/l Facil !
Se mantiver os pneus proximo das medidas originais e utilizar um tipo de desenho para uso misto ou mais On Road tipo 80/20 ou 70/30 ainda vai ter um consumo razoavel !! e nao subestime o carrinho com os pneus originais na terra pois mandam muito bem !!
Eu optei por trocar pelos 4x4Contact pois no asfalto sao muito silenciosos e em velocidades mais altas sao bem melhores que os originais, alem de durarem muito mais !!
Nao da para comparar o consumo dele com uma TR4 !
eder simoes
06/01/2014, 09:12
realmente tr4, gasta igual ou mais que um 6cc....e o jimny apesar de pequeno tá surpreendendo...
gui_na_trilha
06/01/2014, 09:25
realmente tr4, gasta igual ou mais que um 6cc....e o jimny apesar de pequeno tá surpreendendo...
Bom Dia!!
Pessoal, tenho os dois veiculos, Jimny (desde 0km 2012) e uma TR4 2004 Mecanica comprada recentemente.. Quanto ao
consumo é o seguinte:
Jimny (uso para viagens, trilhas leves, passeios na praia) Media de 12km/L
TR4 (Uso dia a dia, viagens on road) Media de consumo 9 Km/L
em ambos os veiculos utilizo a cada 5000km o Max Top da Bardall (Manter o sistema limpo) não utilizo gasolina aditivada..
E mantenho a manutenção dos dois religiosamente em dia... Consumo depende muito do motorista e do proprietario
do veiculo. Manutenção preventiva e alma do Negocio!!
Abraço
eder simoes
06/01/2014, 09:59
não que eu duvide dos seus consumos, mas eu já tive 5 tr4, 2 automáticas e 3 manuais, nunca nenhuma delas em nenhuma hipótese, passou de 8 km/l....mesmo andando em baixas velocidades....é um dos melhores carros que eu já tive, mas o consumo me fez abandonar o tr4 de vez.....a não ser q a mit melhore o consumo delas no futuro...hehe
Bom Dia!!
Pessoal, tenho os dois veiculos, Jimny (desde 0km 2012) e uma TR4 2004 Mecanica comprada recentemente.. Quanto ao
consumo é o seguinte:
Jimny (uso para viagens, trilhas leves, passeios na praia) Media de 12km/L
TR4 (Uso dia a dia, viagens on road) Media de consumo 9 Km/L
em ambos os veiculos utilizo a cada 5000km o Max Top da Bardall (Manter o sistema limpo) não utilizo gasolina aditivada..
E mantenho a manutenção dos dois religiosamente em dia... Consumo depende muito do motorista e do proprietario
do veiculo. Manutenção preventiva e alma do Negocio!!
Abraço
#Ricardo
07/01/2014, 12:19
Sobre tipo de gasolina:
Já ouvi, de fonte segura, que a gasolina aditivada é a mais adulterada no Brasil, pois cada bandeira utiliza uma mistura de "aditivos": não existe um padrão. Na verdade pode-se acrescentar qualquer coisa à gasolina aditivada, de água até solvente. A ANP não tem condições de fiscalizar a gasolina aditivada da mesma forma que a gasolina comum. Na verdade, a ANP nem sabe o que tem dentro da gasolina aditivada de cada bandeira. Não é por acaso que em muitos postos a aditivada é oferecida pelo mesmo valor da gasolina comum.
E mesmo que não esteja adulterada, não existe nenhum estudo que comprove a eficácia destes aditivos.
Já ouvi, de fonte segura, que a gasolina aditivada é a mais adulterada no Brasil, pois cada bandeira utiliza uma mistura de "aditivos": não existe um padrão. Na verdade pode-se acrescentar qualquer coisa à gasolina aditivada, de água até solvente. A ANP não tem condições de fiscalizar a gasolina aditivada da mesma forma que a gasolina comum. Na verdade, a ANP nem sabe o que tem dentro da gasolina aditivada de cada bandeira. Não é por acaso que em muitos postos a aditivada é oferecida pelo mesmo valor da gasolina comum.
E mesmo que não esteja adulterada, não existe nenhum estudo que comprove a eficácia destes aditivos.
Melhor mesmo é colocar a comum e por o aditivo a parte
gui_na_trilha
07/01/2014, 14:01
Melhor mesmo é colocar a comum e por o aditivo a parte
Exatamente como eu Faço!!
Exatamente como eu Faço!!
Eu também!!
Tasco no tanque, um frasco de Bardhall Clean Gas, à cada 1000 km.
Cocatriz
08/01/2014, 16:46
Só para deixar claro que o consumo também é afetado pelo motorista, relevo e condições de uso.
Meu jimny no meu circuito diário de 14km (ida e volta) com relevo desfavoravel ( ladeira na ida e subida na volta, padrão BH ). e pneus mud faz 7,5 ~ 8 km/L Mas eu subo as ladeiras a 60km/h, e se abro o vidro do passageiro o barulho do snorkel aí que piso mesmo.
Então se você ver um 4Sport verde escuro pedindo passagem, pode ser eu...
Fontedasroubadas
03/02/2014, 13:52
Sera que o nacionalizado é mais economico ? Estou para comprar um 2012 versao S, 6mil km rodados.. ta zero, a dona falou que faz 10km/l, sera ??
Sera que o nacionalizado é mais economico ? Estou para comprar um 2012 versao S, 6mil km rodados.. ta zero, a dona falou que faz 10km/l, sera ??
Circuito urbano faz sim. Na rodovia vai tranquilo nos 12 km/l. Conforme o pé consome até menos.
TOBATA RED
05/02/2014, 18:30
guima jc, qual a calibragem que utiliza? Valeu
Tobata,
Uso 28 psi em rodovia. Quando vou pro mato baixo pra 20 psi. Att.
Cocatriz
06/02/2014, 13:23
Alguem comentou sobre o marcador de combustível, não sei se foi nesse tópico, mas parece o tópico coerente para o assunto.
Depois de ler o post do colega eu comecei a prestar atenção no marcador do meu, e vou relatar aqui:
Completei meu tanque depois de acender a luz da reserva, resetei meu odometro e fiquei observando.
o ponteiro desce do cheio perto dos 30km,
com cerca de 47km, marca 3/4, e fica por aí até perto dos 120.
nos 150, marca 1/2 tanque.
Perto dos 220 marca 1/4 do tanque.
Como eu demoro para abastecer ( 15 dias +-) eu devia ter anotado...
Assim que acender a luz da reserva, posto a Km.
Lembrando que o meu bebe um pouco mais, por que eu tenho o pé direito pesado, rodo com ele acima dos 3k sempre ( abaixo dos 3k ele fica muito coxo...) meu percurso diário é 7km por trecho, relevo desfavorável ladeira na ida e morro na volta ainda tem o MUD e o Snorkel que diz a lenda que aumenta um tiquinho o consumo ( eu acho que é pelo som de esportivo que ele dá ).
As minhas médias são: 8.33km/L (sem descontar o pneu), 30.50L por abastecimento, 253.88km por abastecimento ( na cidade, na estrada eu começo a procurar posto no 280 )
Alguem comentou sobre o marcador de combustível, não sei se foi nesse tópico, mas parece o tópico coerente para o assunto.
Depois de ler o post do colega eu comecei a prestar atenção no marcador do meu, e vou relatar aqui:
Completei meu tanque depois de acender a luz da reserva, resetei meu odometro e fiquei observando.
Lembrando que o meu bebe um pouco mais, por que eu tenho o pé direito pesado, rodo com ele acima dos 3k sempre ( abaixo dos 3k ele fica muito coxo...) meu percurso diário é 7km por trecho, relevo desfavorável ladeira na ida e morro na volta ainda tem o MUD e o Snorkel que diz a lenda que aumenta um tiquinho o consumo ( eu acho que é pelo som de esportivo que ele dá ).
As minhas médias são: 8.33km/L (sem descontar o pneu), 30.50L por abastecimento, 253.88km por abastecimento ( na cidade, na estrada eu começo a procurar posto no 280 )
Cocatriz, li (acho que no site da Safari) que o snorkel melhora o rendimento, uma vez que coleta ar com menor temperatura (pois o coletor fica fora do compartimento do motor), assim como permite a entrada de uma volume maior de ar. Eu acredito que isto deva ocorrer, principalmente nos snorkel que tem o coletor virado para frente, como o é o caso dos Safaris...
Teoricamente se entra mais ar, aumenta o consumo, não é? Mais ar, mais combustível, mais explosão.
Se não me engano esse é o princípio dos filtros de ar "esportivos": deixam passar mais ar, resultando no ganho de alguns cv, mas, como dizem, cavalo anda, cavalo come.
Abraço,
Cocatriz, li (acho que no site da Safari) que o snorkel melhora o rendimento, uma vez que coleta ar com menor temperatura (pois o coletor fica fora do compartimento do motor), assim como permite a entrada de uma volume maior de ar. Eu acredito que isto deva ocorrer, principalmente nos snorkel que tem o coletor virado para frente, como o é o caso dos Safaris...
Yuki, você tem razão. O ganho fica por conta apenas da menor temperatura do ar captado... Att.
Marcus C.
07/02/2014, 13:00
Acho que essa relação de rendimento do motor com o ar de entrada se dá pela compressão final observada no interior do cilindro. Se entra mais ar, haverá maior volume de mistura sendo comprimida no interior da câmara, provocando maior compressão e aumento de rendimento do motor.
A questão do ar frio é a sua menor densidade. Como o ar é menos denso a temperaturas menores, haverá mais massa de ar no mesmo volume e a idéia é a mesma. Maior massa sendo comprimida num mesmo volume e maior rendimento do motor. Da mesma forma funciona o turbo, que usa uma turbina pra comprimir o ar na entrada, permitindo mais ar no interior da câmara que um motor aspirado comum e maior rendimento do motor. Alguns sistemas ainda usam um mecanismo pra resfriar esse ar após a compressão, o intercooler.
Só toma cuidado pra usar uma gasolina de qualidade pois com maior compressão há o perigo da detonação precoce com gasolina ruim, a chamada batida de pino.
Marcus
Marcus C.
07/02/2014, 13:23
Ontem meu marcador bateu em meio tanque e completei o tanque hoje pela manhã. Pelo hodômetro andei 201 Km, o que dá 209 Km reais fazendo a compensação pro pneu 215 (x1,04). A bomba marcou 20,6 L, me dando uma média de 10,14 Km/L. Foi a minha melhor marca. Normalmente tenho conseguido médias em torno de 9,6 Km/L e a pior foi de 8,9 Km, medida no primeiro abastecimento depois que eu mudei os pneus. Minha direção é mais tranquila, mudando de marcha em torno de 2800 e 3000 rpm e meu motor ainda tá se soltando, agora que anda com 1600 Km.
Meu percurso diário é plano e curto, variando de 7 a 8 Km na ida e na volta e normalmente pego pouco engarrafamento pois consigo evitar os horários de pico.
Uma coisa que faço sempre que posso é aguardar um a dois minutos com o motor ligado, sem acelerar, até a agulha da temperatura começar a se mexer. Faço isso pela manhã, antes de sair e a noite quando vou voltar do trabalho. Percebi que o carro sai mais esperto.
Abs,
Marcus
Pessoal;
De fato, observei um ligeiro ganho nas arrancadas e em velocidade de cruzeiro, 100 ~ 120, tenho a impressão de que "encarco" menos o pé no acelerador.
O consumo não mudou, porque passei a pisar mais nas arrancadas e ouvir o canudo roncar. É bem divertido!
Acho que se andar com mais educação, o consumo melhora um pouco.
Tá na casa dos 10. Tanto cidade como estrada.
Abs
Renato Franco
07/02/2014, 19:06
Amigos,
Sou do time das Land Rovers (tenho um Discovery 3), já tive um Grand Vitara 2009, que vendi porque achei seu desempenho em trilhas insuficiente, mas estou começando a me interessar por um Jimny usadinho, para uso como carro urbano e para umas trilhazinhas de fim-de-semana, que tenho dó de colocar a Disco. Já andei no carro e gostei muito de desempenho off-road, é um carrinho muito valente (muito mais que o Vitara, posso garantir), mas tenho algumas dúvidas, e gostaria que me ajudassem:
1 - é fácil instalar bloqueios nos diferenciais?
2 - os diferenciais já vem com os suspiros elevados ou é necessário adaptá-los para travessias?
3 - o lift (igual o HR) não prejudica muito a estabilidade?
4 - com os pneus Mud, ele não "amarra" muito na estrada (a Land piora sensivelmente o desempenho e consumo...)
Abraços.
jorgeffn
07/02/2014, 19:36
Amigos,
Sou do time das Land Rovers (tenho um Discovery 3), já tive um Grand Vitara 2009, que vendi porque achei seu desempenho em trilhas insuficiente, mas estou começando a me interessar por um Jimny usadinho, para uso como carro urbano e para umas trilhazinhas de fim-de-semana, que tenho dó de colocar a Disco. Já andei no carro e gostei muito de desempenho off-road, é um carrinho muito valente (muito mais que o Vitara, posso garantir), mas tenho algumas dúvidas, e gostaria que me ajudassem:
1 - é fácil instalar bloqueios nos diferenciais?
2 - os diferenciais já vem com os suspiros elevados ou é necessário adaptá-los para travessias?
3 - o lift (igual o HR) não prejudica muito a estabilidade?
4 - com os pneus Mud, ele não "amarra" muito na estrada (a Land piora sensivelmente o desempenho e consumo...)
Abraços.
Renato...
sobre o bloqueio de diferencias é tranquilo... tem algumas boas opções no mercado... Kaiser e ARB por exemplo
sobre os suspiros de diferenciais não sei te responder....
coloquei lift de carroceria no meu a pouco tempo, já peguei estrada depois e não senti diferença, lembrando que o lift é só de 1", claro que quando aumenta muito, você perde um pouco na estabilidade... mas tem vários Jimnys aqui no fórum com lifts maiores.. daqui a pouco aparece alguém para dar um relato
sobre os pneus, claro que perde um pouco no desempenho, mas se o seu caso for mais trilha mesmo (já que tem a Discovery) não acho que a perda é tão significativa... claro que isso vai até um certo limite de tamanho de pneu né... se quiser coisa bruta demais.. aí já é outra conversa.....
abs!!
Renato Franco
07/02/2014, 20:35
Olá Jorge,
Agradeço a atenção...
A ideia é um lift pequeno, no máximo 2", e colocar pneus próximos da medida original, no máximo 5% maiores, nada muito radical.
Ainda estou e$$tudando as po$$ibilidades, mas já faz tempo que estou de olho em um Jimny como alternativa à Disco para o uso urbano e em trilhas próximas.
Por enquanto continuo pesquisando. Abraços.
Amigos,
Abraços.
REnato
Os diferenciais e a caixa de transferência do Jimny tem os suspiros em cima, com válvulas que só abrem para a saída de ar, não deixando entrar água:
450059
Quando o carro entra na água o suspiro fecha, mais ou menos como os sistemas de respirador de mergulho amadorísticos com uma bola de ping-pong que existiam antigamente.
O sistema é confiável a não ser que as borrachas estejam ressecadas.
O Daniel Brooke Peig mostra um passo a passo com foto, de como instalar um sistema de extensão dos suspiros para quem não confia no original:
Extensão dos respiros do diferencial e da caixa de transferência - DanBP.org (http://www.danbp.org/w/Extens%C3%A3o_dos_respiros_do_diferencial_e_da_cai xa_de_transfer%C3%AAncia)
Osman
Também faço isso. Muda até o ronco do motor. Sair com ele frio faz um zunido mais metálico, quase igual do turbo dos motores diesel dos onibus daqui de Campinas.
Abraço,
Uma coisa que faço sempre que posso é aguardar um a dois minutos com o motor ligado, sem acelerar, até a agulha da temperatura começar a se mexer. Faço isso pela manhã, antes de sair e a noite quando vou voltar do trabalho. Percebi que o carro sai mais esperto.
Abs,
Marcus
Delano Araujo
17/03/2014, 21:19
Amigos,
meu jimny 11/12 com 25000 rodados fazia com pneu original :
cidade 9 km/l sempre ar ligado
estrada 10 km/l ar ligado
Nunca consegui fazer o consumo acima disso. Alguém pode enviar alguma dica ?
Qual sua velocidade na estrada?
Amigos,
meu jimny 11/12 com 25000 rodados fazia com pneu original :
cidade 9 km/l sempre ar ligado
estrada 10 km/l ar ligado
Nunca consegui fazer o consumo acima disso. Alguém pode enviar alguma dica ?
Pessoal, eu peguei o Jimny a pouco tempo, está pouco rodado e preso, aqui em SP pegando trânsito livre ele tem feito média de 12 mesmo usando o ar em certos períodos.
Fiz uma viagem com ele para próximo de Ribeira Preto em SP, consegui média de 16.8 na estrada, medido na bomba. Na estrada mantive velocida entre 90 a 100, mas cheguei a andar a 120, 140 e econstei o ponteiro nos 150.
Meu está todo original, com os pneus 205/70.
Delano, tente trabalhar o motor nas trocas de marchas até 2000 ou 2500 RPMs, verifique sua calibragem, eu costumo usar 23 libras nas cidade e 28 na estrada...
Acredito que mesmo estando com o ar ligado, era para fazer mais.
A pouco tempo atrás peguei uma estrada mão simples com serra, ele bateu 15, foi a pior média na estrada...
Delano Araujo
18/03/2014, 20:37
Pessoal, eu peguei o Jimny a pouco tempo, está pouco rodado e preso, aqui em SP pegando trânsito livre ele tem feito média de 12 mesmo usando o ar em certos períodos.
Fiz uma viagem com ele para próximo de Ribeira Preto em SP, consegui média de 16.8 na estrada, medido na bomba. Na estrada mantive velocida entre 90 a 100, mas cheguei a andar a 120, 140 e econstei o ponteiro nos 150.
Meu está todo original, com os pneus 205/70.
Delano, tente trabalhar o motor nas trocas de marchas até 2000 ou 2500 RPMs, verifique sua calibragem, eu costumo usar 23 libras nas cidade e 28 na estrada...
Acredito que mesmo estando com o ar ligado, era para fazer mais.
A pouco tempo atrás peguei uma estrada mão simples com serra, ele bateu 15, foi a pior média na estrada...
Amigo,
Procuro rodar sempre acima dos 100 km/h com ar ligado sempre (tirei ate o botão de ligar o ar) e estou usando sempre 28 llibras mais agora pra complicar coloquei pneus MUD 215 o que deverá piorar meu consumo. Tambem estou fazendo sempre o consumo na bomba e mesmo dispando eu peço para o bombeiro deixar na boca. Com pouco mais de 20000 rodados acho que não deve ser velas, cabos, filtros, etc. Acho que o mal dele mesmo é pé !!!
Abraço,
Delano
jorgeffn
18/03/2014, 20:41
Amigo,
Procuro rodar sempre acima dos 100 km/h com ar ligado sempre (tirei ate o botão de ligar o ar) e estou usando sempre 28 llibras mais agora pra complicar coloquei pneus MUD 215 o que deverá piorar meu consumo. Tambem estou fazendo sempre o consumo na bomba e mesmo dispando eu peço para o bombeiro deixar na boca. Com pouco mais de 20000 rodados acho que não deve ser velas, cabos, filtros, etc. Acho que o mal dele mesmo é pé !!!
Abraço,
Delano
Delano... meu Jimny também tem médias parecidas com a sua... e só posso creditar ao pé mesmo... hehe na cidade não faço mais que 9,5.... e na estrada.. muitas vezes não chego nem a isso.... nunca consegui fazer 11 nele..... mas continuo na esperança... hahahahahahaha
abs!!!
Cocatriz
19/03/2014, 15:28
O Meu também bebe bem, mas eu tenho um 4Sport com Snorkel e Mud 215... Na cidade sem descontar os pneus não chego a 8... Mas eu sou meio maníaco dirigindo, nunca tentei dirigir de boa 15 dias até abastecer denovo... Nas próximas semanas vou fazer uma viagem por estrada e vamos ver a média que ele faz.
HAROLDOS
07/04/2014, 20:46
Pessoal estou apavorado aqui, 4 sport com 170 km rodados, andando an cidade com ar, ponteiro baixou rápido até meio tanque, media de 5.6, desanimei
andreuliana
07/04/2014, 21:19
Pessoal estou apavorado aqui, 4 sport com 170 km rodados, andando an cidade com ar, ponteiro baixou rápido até meio tanque, media de 5.6, desanimei
Boa noite amigo!
Primeiro...seu motor está "preso" ainda! Vai melhorar bem depois dos 3.000 km! Segundo, confere a calibragem dos pneus! Já que roda na cidade, pode colocar umas 24lbs! Offroad, baixe para 20lbs!
Cada um anda de um jeito...eu tento evitar passar dos 3000 giros! Parece besteira, mas a forma de conduzir é a melhor maneira de melhorar o consumo! O meu Jimny 4ALL faz 12 na cidade...estrada ja consegui 14.3!
HAROLDOS
07/04/2014, 22:50
Não passo de 3.000 giros, e o meu esta calçado com pneus mud 215/
andreuliana
08/04/2014, 11:06
O pneu MUD aumenta um pouco...mas o 215 não chega a interferir tanto a ponto de marcar 5,6! Desde o dia que comprei o meu carro até hoje (30.000 km), sempre fiz o consumo! Nunca deu menos de 10! Nem em trilhas...
Espere o motor amaciar um pouco e continue fazendo as medições! Outra coisa...abasteça em posto de confiança! Gasolina adulterada é f***!
HAROLDOS
08/04/2014, 11:42
Andreuliana, esse negocio de motor novo é estranho, tenho golf tsi 1.4, com 1200 km, desde zero a media geral é 14 km/l , abastecendo no mesmo posto, acho q fui premiado com o jimny, mas vamos tentar outras medias. O carro nao muda muito na economia com amaciamnto, pelo menos essa é minha experiencia.
Estou usando 2 psi na traseira e 21 na dianteira, qual pressão vc recomenda?
rogerjunior
08/04/2014, 13:00
Andreuliana, esse negocio de motor novo é estranho, tenho golf tsi 1.4, com 1200 km, desde zero a media geral é 14 km/l , abastecendo no mesmo posto, acho q fui premiado com o jimny, mas vamos tentar outras medias. O carro nao muda muito na economia com amaciamnto, pelo menos essa é minha experiencia.
Estou usando 2 psi na traseira e 21 na dianteira, qual pressão vc recomenda?
Haroldos,
Pode ser o ponteiro do combustível desregulado... pelo que entendi, você ainda não completou o tanque desde que retirou o veículo 0km né? Vai observando...
O meu com os Muds 235 faz aqui na grande BH e BH 10,5km/l na cidade circuito misto... 12,5k/l somente em rodovias e 9km/l em trilhas leves... só uso aditivada... quando uso podium fica 10% mais ecônomico...
Ainda, quando usava os pneus Duelers 205 originais, eu conseguia até 14km/l em rodovia.... meu Jimny está com 15milkm rodados, uso os Muds desde os 8milkm.
Ah, claro que tenho que dizer que tenho um pé bem leeeveeee....rs
Abraços,
Roger
HAROLDOS
08/04/2014, 13:07
Ops errei na calibragem acima, 23 na traseira e 21 na dianteira.
Enchi com meio tanque
97.7 no odomêtro
17.4 litros
jorgeffn
08/04/2014, 17:40
Haroldos...... calma.... 1 único abastecimento não é suficiente para fazer médias.... vários fatores podem ter influenciado... vai fazendo mais médias... tentando abastecer no mesmo posto e da mesma maneira, ou até o primeiro desarme ou até a tampa... isso também altera alguma coisa... costuma dar diferença de até uns 2 litros....
eu não tenho as melhores médias entre o que o povo comenta por aqui... fico nos 9km/l na cidade... usando Mud 215!!! e Ar ligado quase o tempo todo
abs!!!
Leko-4sport
08/04/2014, 17:59
Harolds, tenho o meu 4Sport faz um mês e pouco já rodei bastante pois fui viajar com ele todos os finais de semana.
Já está com 1.900 km
O primeiro abastecimento foi uns 6km/l agora já está fazendo 9,5 km/l misturando estrada, uso urbano e off-road.
Eu passo constantemente dos 3.000 giros pq ele é meio lerdinho, principalmente em subidas mas raramente chego aos 4.000.
Ainda tá fraco mas a melhora é perceptivel, cada dia vai ficando um pouco mais ligeiro. Só não e acostumo com a perda de rotação em subidas mais íngremes, moro e trabalho numa região entre Osasco e São Paulo e tenho subidas bem íngremes e algumas ele perde potência mesmo em segunda marcha. Espero que ele melhore com o tempo mas já estou ficando mais pé leve com ele, é um carrinho que dá gosto dirigir então vc até aceita andar mais devagar.
HAROLDOS
08/04/2014, 18:11
Tomara que vcs estejam certos, pois a mulher não quer mais andar no outro carro...rsrsrsr
A questão do pé é fundamental: constantemente viajo o trecho Itabira - Lavras (340 km). Indo mais voraz o consumo fica em uns 12 a 12,5 km/l; e indo com o pé bem leve já fiz 14,1 km/l.
HAROLDOS
10/04/2014, 14:15
Melhorou
18% cidade, restante em estrada a 90km/h=10km/l
jorgeffn
10/04/2014, 19:49
Melhorou
18% cidade, restante em estrada a 90km/h=10km/l
Aí... aos poucos as coisas vão se ajeitando... heheheh!!! mas agora não espere médias muito superiores a isso não...
abs!!!
a minha esposa nao pegou no azeitona ainda, sei que se ela pagar vai fazer eu trocar o carro dela tambem
kakkakakkak
Tomara que vcs estejam certos, pois a mulher não quer mais andar no outro carro...rsrsrsr
rogerjunior
11/04/2014, 15:50
a minha esposa nao pegou no azeitona ainda, sei que se ela pagar vai fazer eu trocar o carro dela tambem
kakkakakkak
Esse tal de Jimny acaba se tornando a felicidade de todos em casa....hahahaha
Marcelo Guerra
11/04/2014, 20:29
O meu já fiz 4 medidas... todas na cidade: 12,5/12,4/11,5/11,4. Mas tento andas sempre com o pé bem leve
Eduardo.nat
11/04/2014, 22:33
Boa noite pessoal...Peguei um 2013 hoje...vou avaliar.
opa, to descendo o pé pra deixar o motor fino, de 4k a 5k rpm, ar ligado no maximo. rodando assim um tanque.
consumo = 8,87 km por litro ( tentei mais nao consegui fazer ele gastar mais do que isto )
vou rodar com mais um tanque bem batidao. o outro vou de leve e conto depois!
HAROLDOS
25/04/2014, 19:46
opa, to descendo o pé pra deixar o motor fino, de 4k a 5k rpm, ar ligado no maximo. rodando assim um tanque.
consumo = 8,87 km por litro ( tentei mais nao consegui fazer ele gastar mais do que isto )
vou rodar com mais um tanque bem batidao. o outro vou de leve e conto depois!
Aguardando o teu teste, porque aqui a coisa ta feia...kkkkkkkk
Primeira aferição de consumo 12,5 Km/L. Vamos ver pé leve média de 100km/h.
Andre Martins
29/04/2014, 13:31
Eu baixei um programa para controle do consumo e o histórico é este para um jimny 4ALL(original, incluindo os pneus) com 22.000km:
Tipo de trânsito: urbano, mas sem muito engarrafamento.
Tipo de direção: Todas, dependia da pressa (para sanar dúvidas, costumo ter pé pesado). Mas na falta de pressa no limite da via sem forçar muito acima dos 3.000 giros.
Média distância
12,59; 433km
14,53; 500km
12,8; 476km
12,87; 467km
12,86; 450km
12,53; 450km (coincidência na quilometragem)
13,40; 481km
12,63; 466km
13,01; 497km
fireball
30/04/2014, 12:57
com pneu mud 235/75 andando um pouco forte 8,5 a 9,5
Marcus C.
30/04/2014, 13:05
Minha última medição deu 8,99. Completei quando chegou em meio tanque. Uso pneu Mud BF 215/75
galera, mais um tanque
rodei em bh, ar ligado, peh no fundo e peguei uma br de leve
8,97 km/l
jorgeffn
19/08/2014, 23:57
Galera.. depois de 10 meses e 12mil rodados não tenho médias de consumo tão boas (de acordo com os diversos relatos por aqui). Mesmo sem ter planilha/anotações dos meus abastecimentos em 90% dos casos eu completo o tanque e faço a aferição do consumo, nunca consegui chegar aos 10km/l no uso urbano, tive algumas médias na casa dos 9, mas a grande maioria fica na casa dos 8 km/l. Em estradas poucas as vezes passou dos 10 km/l. Nunca esperei de nenhum 4x4 ser exemplo de consumo de combustível ainda mais levando em consideração que já tive uma Pajero V6 com pneus 33", perto dela o Jimny é até econômico, por outro lado ele não fica muito distante dos Vitaras 1.6. Pensando em seu motor e desempenho acho que o jipinho deveria ter um consumo um pouco melhor. Sei que vários fatores influenciam no consumo (forma de condução, condições do trânsito, uso do ar.. etc.) e mesmo não sendo um exemplo de condução econômica também não sou nenhum psicopata no trânsito. Enfim... neste aspecto eu esperava um pouco mais do Jimny :pensativo:(pelo menos do meu... hehehehe)
abs!!!
concordo com o jorgeffn
pra comeco, o motor 1.3 pro jimny sport é fraco
se compararmos um consumo de um vitara 1.6 que tem mais espaco com o jimny.......
bom, meu negocio aqui é assim, entrou na reserva, 98 reais. cada tanque da 300km
rodo com os pneus em 23 libras
to pagando R$ 0,33 por km. (+-)
vou comecar a rodar peh leve ( tentar ), 60km/h. afffff
Alysson Souza Aguiar
21/08/2014, 04:02
Meu Jimny está com aproximadamente 11.000 km, é um Jimny 4All 2013/2014 todo original ainda, porém pretendo alterá-lo com o tempo. Ele está fazendo na cidade (Sempre no máximo até 3.000 rpm) e estrada (Ando em velocidade de cruzeiro entre 110 e 120 km/h) está fazendo quase sempre entre 10 a 11 km/l, pra mim está ótimo. Andando menos que isso faz 12 km/l ou um pouquinho mais. Abração a todos.
pedropedreiro
21/08/2014, 10:11
O meu também tem feito, na cidade (Brasília), algo entre 11-12 km/litro.
Quando viajo, somando estrada (velocidade de 100km/h a 115km/h) + trilhas leves (uso a reduzida sempre que dá, pra não forçar na 1ª marcha), costumo fazer uns 10km/litro.
O carro está com pneus Scorpion ATR 205/70 R15.
HAROLDOS
21/08/2014, 15:59
O meu bebe demais, e agora quando liga o 4x4 fede a borracha queimada, acho que patina embreagem em 4x4. Carro com 2 mil km! Em 4x2 esta normal.
HAROLDOS
21/08/2014, 16:00
Me qieimei comprei Troller 3.0 2011 com 12 mil km ,equipadaço, vamos ver a diferença, sabado chega o bixo!
O meu é HR 2011 com 30 mil km.
Na cidade faço entre 9 e 10.
Na estrada a 100-110 faço 13 em média, se for com calma chega quase a 14.
Isso sem corrigir a km pelo tamanho dos pneus, que é cerca de 5% maior que o 205 do Jimny convencional.
Pra mim tá muito bom.
Abraço,
Guilhmar
07/09/2014, 20:26
Estou conseguindo essa media na cidade entre 9 - 10 Km/l e na estrada entre 13 - 13,5 Km/l Ja consegui em uma viagem Americana - Bauru -Americana 14,0 Km/l Cravados rodando entre 90 - 110 Km/h O meu esta com filtro K&N e pneus Continental 4x4 Contact nas medidas originais = os Dueler de fabrica!
Miguel Angelo F
08/09/2014, 21:08
Buenas, o meu Jimny Sport, bebe tal qual gente grande.
Primeira média decente, fiz hoje: 120,8 Km e foram exatos 9,86 l - média de 12,25. Pneus Mud 215. Velocidade em torno de 85Km/h. Eita carrinho beberrão (com exceção desse abastecimento).
Gostaria de saber se o tipo de gasolina (comum, aditivada ou Pódium) afeta o consumo ou o desempenho do Jimny. O vendedor de uma concessionária me disse que a gasolina recomendada no manual do Jimny é a comum, que lhe proporcionaria um melhor desempenho. Hum, não sei não...
Gostaria de saber se o tipo de gasolina (comum, aditivada ou Pódium) afeta o consumo ou o desempenho do Jimny. O vendedor de uma concessionária me disse que a gasolina recomendada no manual do Jimny é a comum, que lhe proporcionaria um melhor desempenho. Hum, não sei não...
Barros
A gasolina comum e a aditivada têm a mesma composição, a menos dos aditivos, que apenas fazem a função de limpar e manter limpo todo o sistema de distribuição.
Já a Podium é uma gasolina de octanagem mais alta, própria para motores que exigem sua formulação. Usar no Jimny é jogar dinheiro fora.
Gustavocastanharo
09/02/2015, 10:37
Impressionante as médias de consumo do Jimny que o pessoal consegue...
Comprei um 4sport 2015 e estou nos primeiros tanques... a média na cidade não passa de 7,5km/l sem AC... meu Jimny está com pneus Scorpion MTR 215/75 R15... será que o MTR faz a média cair de 9 ou 10 para 7,5 na cidade??? Sai de uma TR4 que fazia 6,5 para economizar mais mas to vendo que não vai haver tanta economia assim... e isso que a TR tinha 138Cv contra 85 do Jimny... sem comparação...
Gustavo;
Como você faz o cálculo do consumo?
Você considera a diferença de 5% na marcação do hodômetro em função do pneu de diâmetro maior que o original?
Gustavocastanharo
12/02/2015, 11:04
Olá PPaulo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/77949-ppaulo/)
obrigado pela resposta...
Na verdade eu fiz o calculo seco mesmo... sem considerar o diametro maior... nao tinha me ligado nisso...
- Com o calculo seco, rodei por exemplo em uma medição 173km e quando abasteci (saindo com o tanque cheio ate bomba travar, e completando ate bomba travar no mesmo posto) foram gastos 23,7 lts. Média - 7,3 km/l
- Pesquisei sobre o calculo com roda/pneu nao original, e vi duas formas de calculo, uma multiplicando a km rodada pelo percentual do diametro a maior, nesse caso multiplicando 173km por 1,05 (5%) que daria media de 7,66
- outra forma que encontrei seria multiplicar por 1,214, nao sei se esse coeficiente é fixo, mas ai daria media de 8,8
Como é o calculo correto?
Abraço
jorgeffn
12/02/2015, 11:17
Impressionante as médias de consumo do Jimny que o pessoal consegue...
Comprei um 4sport 2015 e estou nos primeiros tanques... a média na cidade não passa de 7,5km/l sem AC... meu Jimny está com pneus Scorpion MTR 215/75 R15... será que o MTR faz a média cair de 9 ou 10 para 7,5 na cidade??? Sai de uma TR4 que fazia 6,5 para economizar mais mas to vendo que não vai haver tanta economia assim... e isso que a TR tinha 138Cv contra 85 do Jimny... sem comparação...
Gustavo... faça mais médias.... as primeiras costumam ser ruins mesmo....
não chego a fazer o cálculo do pneu, mas faço médias em praticamente todos os meus abastecimentos.... e sem tirar a diferença do pneu (215) o Jimny tem feito 9 na cidade.... ainda vou marcar com o GPS para ver a real diferença dos pneus... ainda não animei a fazer isso.. hehehe
abs!
jorgeffn
13/02/2015, 16:30
Hoje fiz a comparação da velocidade do Velocímetro e a do GPS, não é um automotivo, é outdoor (Garmim Etrex30) e quando tentei manter um tempo a 100km/h para fazer a verificação, a variação foi bem pequena, quase nula, entre a o velocímetro e o GPS (ele estava com uma precisão de 4metros)... uso pneus 215/70/15.... alguém mais fez esse tipo de comparação para verificar a real diferença? muitas vezes fazemos os cálculos de consumo para ajustar com o pneu usado mas nem sempre a diferença está correta (entre o percentual acrescido da diferença do pneu com a realidade)... em algum tópico área do Troller li sobre colocarem um pneu maior que o original e só assim o velocímetro acusar bem próximo da realidade, ou seja, com pneu original q ele dava uma certa diferença...
acho que o ideal era ter mais relatos dessa aferição, com os variados tamanhos de pneus... para termos uma noção melhor...
e aproveitando... havia rodado 136km (quase tudo rodovia), só com o motorista, sem bagagem e ar ligado e a média ficou em 10,8.... um dos meus melhores resultados... mas lembrando das condições favoráveis né (sozinho, carro leve, trechos curtos de rodovia) o que não acontece em viagens.. já que tem a bagagem e um km maior também.... e foi com gasolina aditivada (BR) que aliás, não tenho costume de usar....
abs!
Olá PPaulo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/77949-ppaulo/)
obrigado pela resposta...
Na verdade eu fiz o calculo seco mesmo... sem considerar o diametro maior... nao tinha me ligado nisso...
- Com o calculo seco, rodei por exemplo em uma medição 173km e quando abasteci (saindo com o tanque cheio ate bomba travar, e completando ate bomba travar no mesmo posto) foram gastos 23,7 lts. Média - 7,3 km/l
- Pesquisei sobre o calculo com roda/pneu nao original, e vi duas formas de calculo, uma multiplicando a km rodada pelo percentual do diametro a maior, nesse caso multiplicando 173km por 1,05 (5%) que daria media de 7,66
- outra forma que encontrei seria multiplicar por 1,214, nao sei se esse coeficiente é fixo, mas ai daria media de 8,8
Como é o calculo correto?
Abraço
Gustavo
Desconheço essa de multiplicar por 1,214. O valor de 5% é referente ao aumento do diâmetro do conjunto roda e pneu.
Um abraço.
Hoje fiz a comparação da velocidade do Velocímetro e a do GPS, não é um automotivo, é outdoor (Garmim Etrex30) e quando tentei manter um tempo a 100km/h para fazer a verificação, a variação foi bem pequena, quase nula, entre a o velocímetro e o GPS (ele estava com uma precisão de 4metros)... uso pneus 215/70/15.... alguém mais fez esse tipo de comparação para verificar a real diferença? muitas vezes fazemos os cálculos de consumo para ajustar com o pneu usado mas nem sempre a diferença está correta (entre o percentual acrescido da diferença do pneu com a realidade)... em algum tópico área do Troller li sobre colocarem um pneu maior que o original e só assim o velocímetro acusar bem próximo da realidade, ou seja, com pneu original q ele dava uma certa diferença...
acho que o ideal era ter mais relatos dessa aferição, com os variados tamanhos de pneus... para termos uma noção melhor...
e aproveitando... havia rodado 136km (quase tudo rodovia), só com o motorista, sem bagagem e ar ligado e a média ficou em 10,8.... um dos meus melhores resultados... mas lembrando das condições favoráveis né (sozinho, carro leve, trechos curtos de rodovia) o que não acontece em viagens.. já que tem a bagagem e um km maior também.... e foi com gasolina aditivada (BR) que aliás, não tenho costume de usar....
abs!
Todos os carros apresentam originalmente um erro para menos na marcação do velocímetro. O uso dos pneus 215/75 no Jimny "corrige" esse erro.
A velocidade passa a ser indicada sem erro mas o hodômetro passa a marcar distância menor que a real.
J Carlos
04/03/2015, 07:45
Segue link da entrevista (27.10.2014) de Luiz Rosenfeld presidente da Suzuki, tem um trecho que fala sobre o Jimny flex.
http://www.blogauto.com.br/fale-com-o-presidente-luiz-rosenfeld-suzuki/
Maurilio Costa
04/03/2015, 17:39
o meu está dando 8 na cidade e 10km na estrada. A proposito alguem pode me ajudar? comprei um Jimny novo, está com um pouco mais de 1.000k. Esta semana, atravessei um pequeno riacho e desde entao percebi que qdo mudo de 4X4 para 4X2 ouço um barulho de um forte tranco (não é mais aquele barulhinho de um clique na mudança da tração). Alguem sabe o que é isso? abraços a todos
Marvin_CPS
16/03/2015, 19:02
Galera, boa noite!
Estava vendo o tópico, e a relação do "consumo x ano de fabricação".
Pelo que pude ver os melhores anos do Jimny são de 2010 a 2012, onde se tem apresentando os melhores rendimento declarados pelo pessoal aqui (na casa dos 9-11km/l na cidade e 10-14km/l na estrada).
Mas e para os anos abaixo disso, tipo os 2001 até 2005, ou mesmo os primeiros de 98/99?! Alguém sabe informar?!
Pelas pesquisas que fiz o motor continua o mesmo em todas as versões desde 98, o 1.3 16V de 85cv, é isso mesmo?!
To estudando a idéia de comprar um Jimny..... Por isso das perguntas!
Valeus!
ALBUS ALES
26/03/2015, 11:29
Pessoal, acabei de abastecer, o carro esta fazendo 13,5 km/l na cidade. Com calibragem no pneu 30
Ivo Paris
26/03/2015, 11:40
O certo é verificar também a distância registrada pelo odômetro em relação à medição do GPS.
Tenho um jimny HR também, com pneu 215 e dá pouca diferença da velocidade do painel em relação ao real medido pelo GPS. Já quem tem pneus dueler vai certamente medir maior velocidade do que a real do GPS e isso mascara o consumo, que fica melhor do que o real...
Tenho um jimny HR também, com pneu 215
Ivo
Os teus pneus são Scorpion AT? Se forem, qual a calibragem que vc usa? O meu também é HR com Scorpion 215 AT e até hoje não me convenci de que a calibragem correta é a que está na porta 28/28 vazio e 29/30 carregado. Já me recomendaram abaixar para 26/26 e o SAC da Suzuki me disse para usar a mesma calibragem dos pneus comuns 23/24.
O consumo depende de vários fatores como já citado a calibragem dos pneus, carga, tipo de estrada, transito e forma de dirigir. Isso tudo faz meu JIMNY HR 2010 variar de 12 a 13,5 km por litro na rodovia. Para ter uma amostragem boa a dica é usar o GPS para medir o quando você andou. E abastecer e reabastecer na mesma bomba de combustível.
Fabio Geo
01/04/2015, 17:51
Saudações, consumo recente da viatura em estradas com e sem asfalto ..... pouco uso em cidade.
Data
Odometro
Inicial - km (1)
Odometro
Final - km (2)
Média Km Rodados (2-1) (3)
Litros
(4)
Consumo Médio - km/l (3÷4)
R$
Obs
30.100
30.340
240,0
20,76
11,56
68,49
30.340
30.717
377,1
28,80
13,09
100,22
30.317
31.041
323,9
24,23
13,36
79,93
31.041
31.234
192,6
16,32
11,80
55,23
31.234
31.654
420,0
34,51
12,17
110,10
31.654
31.978
324,0
25,96
12,57
89,83
31.978
32.369
391,1
34,01
11,49
139,08
32.369
32.555
185,6
17,87
10,38
73,07
32.555
32.867
312,5
28,30
11,04
113,00
é Fabio , seus valores batem com minhas medições. dizem que na europa com a gasolina de lá ele chega a fazer 15kl por litro.
Fabio Geo
03/04/2015, 13:58
Saudações! Pois é Matos, estou bem satisfeito com o rendimento da viatura .... acabamos (eu e patroa) de rodar 6.300 km (Chui-RS X Santarém-PA) ... só alegria!!! Combustível, calibragem dos pneus e água no reservatório de água .... únicas preocupações !!!! :safari-rig: :-D
é Fabio , seus valores batem com minhas medições. dizem que na europa com a gasolina de lá ele chega a fazer 15kl por litro.
Fabio Geo
03/04/2015, 16:00
Saudações!! Sei que no Uruguai a viatura teve rendimentos um pouco melhores abastecendo com a SUPER, ...., único porém, paguei pelo litro algo como R$ 5,20.... :cry: ....
Osman,
chego a mesma conclusão! Acho que a Suzuki devia fazer um recall de placa de calibragem dos HR, e acho que não deve ter feito pq deve ter tido gente capotando por ai. Os meus Scorpions estão com 50mil, ligeiramente mis gastos no meio, escamados, mas já passei uns aperreios escrotos. passei a usar 26 e o carro melhorou sensivelmente. Agora estou "testando" 24, mas gostaria que a Suzuki tivesse a dignidade de se posicionar sobre isso.
Bom dia à todos,
Andei vendo este tópico e como já coloquei uma tabela de consumo da viagem que fiz de Recife até SJC, segue o link para o pessoal avaliar os dados.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/148686-infeliz-dono-de-um-jimny-10.html
Como disse, ele estava pra lá de carregado, e a pressão nos pneus estava conforme a etiqueta na porta: 23 na frente e 29 na traseira.
Ar ligado 90% do percurso e uma velocidade média de 80 a 100Km/h; muita chuva em vários trechos e a estrada bastante tumultuada em outros.
Abraços
jimyjimy
26/08/2015, 22:29
Pessoal, segue uma reportagem muito interessante sobre características que impactam o consumo de 4x4s.
http://www.4wdaction.com.au/articles/2011/improve-your-fuel-economy
O que mais achei interessante foi a redução do consumo com a instalação do snorkel. De fato, os fóruns gringos discutem muito se o snorkel reduzem ou não o consumo, enquanto o que encontramos na língua portuguesa é se o snorkel aumenta ou não o consumo.
Também considerei interessante o aumento do consumo simplesmente por fazer um lift de 2". Pensei que o impacto disso seria o mínimo.
O que acham?
abracos
Sassagudo
28/08/2015, 15:20
...
O que mais achei interessante foi a redução do consumo com a instalação do snorkel. De fato, os fóruns gringos discutem muito se o snorkel reduzem ou não o consumo, enquanto o que encontramos na língua portuguesa é se o snorkel aumenta ou não o consumo.
Também considerei interessante o aumento do consumo simplesmente por fazer um lift de 2". Pensei que o impacto disso seria o mínimo.
O que acham?
abracos
Olá.
Na teoria aerodinâmica, a entrada do snorkel, voltada para trás, como nossos Jimny, tem a tendencia de, com a velocidade, "chupar" o ar do snorkel. A pressão atmosférica na entrada do snorkel diminui e o ar "chupado"/aspirado pelo motor estará mais rarefeito. Observe a entrada de ar dos F1 ou a entrada de ar as motos de maior cilindrada. Voltadas sempre para a frente.
Se entrar menos ar no motor, ar mais rarefeito, o sensor de massa de ar (MAP) na entrada do coletor de admissão detectará isso e a ECU injeta menos combustível para manter a proporção ar/combustível. Como se o motor estivesse funcionando em lugar de maior altitude. Justamente o princípio contrário do (turbo ou não) compressor. Daí, teoricamente, o menor consumo e desempenho.
Se a entrada fosse para frente o efeito seria o contrário. Mas ai teríamos outro problema: em velocidade e com chuva torrencial entraria muita água. E como ficaria a drenagem? O furinho mixuruca da caixa do filtro não daria conta...
Estou pensando de tirar o tampão que fecha a entrada de ar do meu 4sport e fechar o snorkel deixando-o como o 4all. Coloco um sensor de pressão ou pego carona no sinal do sensor MAP e comparo a diferença de pressão. Não acho que é significativo. Mais curiosidade mesmo...
Vou esperar mais um pouco, pela garantia, para dar uma mexida na eletrônica do motor. Acho que 85 HP para um motor 16 V, VVT e 6500 RPM é pouco. Mesmo para uma taxa de compressão relativamente baixa de 9.5. Uns 10 HP a mais deve-se conseguir. Acho que só mexendo no sensor de temperatura do ar já daria 1.5/2 HP. Qualquer ganho de potencia seria útil para ultrapassagens...
Gostaria até de trocar idéias com colegas sobre o preparo do motor. Alguém conhece algo? No eBay só achei para o Jimny 1.5 diesel (motor Peugeot se não me engano...)
Mas entendo a posição do fabricante em gerar só 85 HP. As suspensões, freios e a estabilidade no geral não são compatíveis com muito mais potencia... Usar esse extra numa reta para ultrapassar um longa carreta cegonha é uma coisa, em curvas sinuosas é outra...
Bom fim de semana a todos!!
jorgeffn
28/08/2015, 17:47
Olá.
.
Gostaria até de trocar idéias com colegas sobre o preparo do motor. Alguém conhece algo? No eBay só achei para o Jimny 1.5 diesel (motor Peugeot se não me engano...)
Opa...
aqui tem uma discussão a respeito: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/92308-preparacao-em-motor-do-jimny.html
abs!
Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão, parecendo uma caixa, amarelo correios e dizem que chega em qualquer lugar...)
O apelido do seu Jimny é perfeito! :)
jorgeffn
28/08/2015, 23:49
O apelido do seu Jimny é perfeito! :)
Só corrigiria o "dizem que chega..."...... ele realmente chega em qualquer lugar... heheheheheh :twisted:
abs!!
jimyjimy
29/08/2015, 00:00
Olá Sassagudo! Aguardo ansiosamente sua pesquisa do snorkel! Acho que será a conclusão definitiva desse problema.
Você já teve a oportunidade de ver a entrada de ar dos Jimnys sem snorkel? O tubo fica debaixo do capô (obviamente) mas com a boca virada pra baixo. Depois de sugar o ar, ele passa por uma peça embaixo do paralamas meio bizarra, com um tipo de um rabo, até chegar à caixa de ar. Você não acha que essa configuração também tem esse efeito relatado por você no snorkel? Além disso, o fato de sugar um ar mais quente do que o snorkel, também não seria um ponto negativo?
O meu snorkel não veio de fábrica e na instalação tive que tirar a peça anterior de tomada de ar. Como é o seu? Poderia postar uma foto? Eu só conseguiria fazer isso que você vai fazer no seu tirando o snorkel e reinstalando essa peça.
Olá.
Na teoria aerodinâmica, a entrada do snorkel, voltada para trás, como nossos Jimny, tem a tendencia de, com a velocidade, "chupar" o ar do snorkel. A pressão atmosférica na entrada do snorkel diminui e o ar "chupado"/aspirado pelo motor estará mais rarefeito. Observe a entrada de ar dos F1 ou a entrada de ar as motos de maior cilindrada. Voltadas sempre para a frente.
Se entrar menos ar no motor, ar mais rarefeito, o sensor de massa de ar (MAP) na entrada do coletor de admissão detectará isso e a ECU injeta menos combustível para manter a proporção ar/combustível. Como se o motor estivesse funcionando em lugar de maior altitude. Justamente o princípio contrário do (turbo ou não) compressor. Daí, teoricamente, o menor consumo e desempenho.
Se a entrada fosse para frente o efeito seria o contrário. Mas ai teríamos outro problema: em velocidade e com chuva torrencial entraria muita água. E como ficaria a drenagem? O furinho mixuruca da caixa do filtro não daria conta...
Estou pensando de tirar o tampão que fecha a entrada de ar do meu 4sport e fechar o snorkel deixando-o como o 4all. Coloco um sensor de pressão ou pego carona no sinal do sensor MAP e comparo a diferença de pressão. Não acho que é significativo. Mais curiosidade mesmo...
Vou esperar mais um pouco, pela garantia, para dar uma mexida na eletrônica do motor. Acho que 85 HP para um motor 16 V, VVT e 6500 RPM é pouco. Mesmo para uma taxa de compressão relativamente baixa de 9.5. Uns 10 HP a mais deve-se conseguir. Acho que só mexendo no sensor de temperatura do ar já daria 1.5/2 HP. Qualquer ganho de potencia seria útil para ultrapassagens...
Mas entendo a posição do fabricante em gerar só 85 HP. As suspensões, freios e a estabilidade no geral não são compatíveis com muito mais potencia... Usar esse extra numa reta para ultrapassar um longa carreta cegonha é uma coisa, em curvas sinuosas é outra...
Bom fim de semana a todos!!
Prezados, atualizo minha mensagem anterior.
recebi um adesivo atualizado de calibragem da Suzuki :cool:além de uma atenção especial relativo a alguns problemas relatados em outros tópicos.
Meu HR vai longe!
Nelson Brügger
Osman,
chego a mesma conclusão! Acho que a Suzuki devia fazer um recall de placa de calibragem dos HR, e acho que não deve ter feito pq deve ter tido gente capotando por ai. Os meus Scorpions estão com 50mil, ligeiramente mis gastos no meio, escamados, mas já passei uns aperreios escrotos. passei a usar 26 e o carro melhorou sensivelmente. Agora estou "testando" 24, mas gostaria que a Suzuki tivesse a dignidade de se posicionar sobre isso.
QUanto ao Snorkel,
alguém já instalou o snorkel Safari, que fica virado para frente (e para baixo) e que tem uns furos para escoamento de H2O da Chuva? Como ficou o consumo?
braços
Olá Sassagudo! Aguardo ansiosamente sua pesquisa do snorkel! Acho que será a conclusão definitiva desse problema.
Você já teve a oportunidade de ver a entrada de ar dos Jimnys sem snorkel? O tubo fica debaixo do capô (obviamente) mas com a boca virada pra baixo. Depois de sugar o ar, ele passa por uma peça embaixo do paralamas meio bizarra, com um tipo de um rabo, até chegar à caixa de ar. Você não acha que essa configuração também tem esse efeito relatado por você no snorkel? Além disso, o fato de sugar um ar mais quente do que o snorkel, também não seria um ponto negativo?
O meu snorkel não veio de fábrica e na instalação tive que tirar a peça anterior de tomada de ar. Como é o seu? Poderia postar uma foto? Eu só conseguiria fazer isso que você vai fazer no seu tirando o snorkel e reinstalando essa peça.
Prezados, atualizo minha mensagem anterior.
recebi um adesivo atualizado de calibragem da Suzuki :cool:além de uma atenção especial relativo a alguns problemas relatados em outros tópicos.
Meu HR vai longe!
Nelson Brügger
Nelson, tudo bem?
Qual é a calibragem indicada nesse adesivo que você recebeu?
Pedro Paulo.
QUanto ao Snorkel,
alguém já instalou o snorkel Safari, que fica virado para frente (e para baixo) e que tem uns furos para escoamento de H2O da Chuva? Como ficou o consumo?
braços
Nelson,
Instalei o Safari no meu. Não percebi diferença no consumo, e olha que tenho o ScanGaugeE.
Ando sempre com a boca pra frente, mas ressalto que em chuvas torrenciais compensa virar pra trás, pois uma vez peguei uma chuva muito forte em rodovia, e a caixa de ar acumulou um pouco de água.
Mas de qualquer jeito, gostei bastante do snorkel.
Nelson, tudo bem?
Qual é a calibragem indicada nesse adesivo que você recebeu?
A calibragem recomendada pela Suzuki para o Jimny é a seguinte:
a) pneus originais 205/70:
- sem carga: 23 (dianteiros) e 26 (traseiros);
- com carga: 23 (dianteiros) e 29 (traseiros).
b) pneus MUD 215/75:
- sem carga: 20 (dianteiros) e 20 (traseiros);
- com carga: 20 (dianteiros) e 23 (traseiros).
Pois é, Barros.
Acontece que o meu Jimny é um HR 2010 que veio com pneus Scorpion ATR 215 e uma etiqueta na coluna da porta indicando 28 psi para a calibragem dos pneus.
Esta pressão não me parece adequada, o carro fica muito duro.
Agora, qual é a pressão correta? É a mesma pressão dos pneus mud 215?
Esta minha situação parece ser a mesma do NelsonB.
Me desculpem sair do tema do tópico, sei que tem outro tópico sobre pneus para o Jimny, mas é que o assunto veio a tona.
Pedro Paulo
Nelson;
Tenho o Safary ha dois anos.
Alem do charme, o consumo com K&N combinados, melhorou muito.
Na estrada, andando sem economia de pe, marcou 13 km/l ontem, num percurso de 500 km.
Ja instalou os shocks Ome?
http://rs876.pbsrc.com/albums/ab329/leonelcs/Mobile%20Uploads/IMG-20150830WA0010_zpslumue4pg.jpeg~320x480
Pois é, Barros. Acontece que o meu Jimny é um HR 2010 que veio com pneus Scorpion ATR 215 e uma etiqueta na coluna da porta indicando 28 psi para a calibragem dos pneus. Esta pressão não me parece adequada, o carro fica muito duro. Agora, qual é a pressão correta? É a mesma pressão dos pneus mud 215? Esta minha situação parece ser a mesma do NelsonB.
Não sei se a pressão do ATR 215 é a mesma do MUD 215, mas 28 psi parecem muito mesmo. Até para os atuais pneus originais do Jimny (ATR 205), a pressão é menor (23 psi p/dianteiros e 26 p/traseiros). O bom mesmo é saber o que diz essa nova etiqueta que o Nelson recebeu. Ou, então, ligar para o SAC da Suzuki e perguntar qual é a pressão recomendada para o ATR 215. Acredito que seja entre 23 e 26 psi.
Pessoal,
minha nova etiqueta veio 23 26 e 23 29. Parece que é a primeira citada pelo Barros. Agora, levando em conta que imediatamente o serviço, troquei os pneus (coloquei os BFG AT KO, por R$350/cada:cool:), marquei consumo de Porto Alegre à Lages e deu....14km/L!!!:cool: Já ouvi que tem diferença dos pneus 205 para 215, etc etc, mas o fato é que antes dava 11 e tal com L. E ainda estava com barras do rack no carro, embora ressalvando que fui tri caretinha, pq to no limite das multas da BR101 gaúcha (os pardais pior sinalizados do país! 3 multas abaixo de 80!:freaking:
GuimaJC, o que é ScanGaugeE? E qual a consequencia da H2O na caixa de ar (desculpe, mas sou neófito no mundo da mecânica...).
Obrigado a quem deu as dicas do snorkel, Legal saber que não muda o ocnsumo! botei na fila da lista das daptações!
LeoBa, o consumo acima foi antes dos OME, que acabei de instalar, parece que ficou muito bom, mas rodei muito pouco. Vamos ver se consigo colocar as fotos:
511103511104511102511106511108511110511112
Sim,
Não sei se a pressão do ATR 215 é a mesma do MUD 215, mas 28 psi parecem muito mesmo. Até para os atuais pneus originais do Jimny (ATR 205), a pressão é menor (23 psi p/dianteiros e 26 p/traseiros). O bom mesmo é saber o que diz essa nova etiqueta que o Nelson recebeu. Ou, então, ligar para o SAC da Suzuki e perguntar qual é a pressão recomendada para o ATR 215. Acredito que seja entre 23 e 26 psi.
Pessoal,
minha nova etiqueta veio 23 26 e 23 29. Parece que é a primeira citada pelo Barros. Agora, levando em conta que imediatamente o serviço, troquei os pneus (coloquei os BFG AT KO, por R$350/cada:cool:), marquei consumo de Porto Alegre à Lages e deu....14km/L!!!:cool: Já ouvi que tem diferença dos pneus 205 para 215, etc etc, mas o fato é que antes dava 11 e tal com L. E ainda estava com barras do rack no carro, embora ressalvando que fui tri caretinha, pq to no limite das multas da BR101 gaúcha (os pardais pior sinalizados do país! 3 multas abaixo de 80!:freaking:
GuimaJC, o que é ScanGaugeE? E qual a consequencia da H2O na caixa de ar (desculpe, mas sou neófito no mundo da mecânica...).
Obrigado a quem deu as dicas do snorkel, Legal saber que não muda o ocnsumo! botei na fila da lista das daptações!
LeoBa, o consumo acima foi antes dos OME, que acabei de instalar, parece que ficou muito bom, mas rodei muito pouco. Vamos ver se consigo colocar as fotos:
511103511104511102511106511108511110511112
Sim,
Fala Nelson,
É um aparelho que liga na saída OBDII. Marca vários parâmetros do carro, incluindo o consumo, gasolina que ainda tem no tanque, etc. O meu comprei pelo amazon. Vai no site deles que tem mais informações.
Essa questão da água pode complicar o funcionamento do motor. Por isso, que em chuva o ideal é virar a cabeça do snorkel.
Aliás, quanto pagou nos OME e onde comprou? Onde conseguiu os BF por 350 pratas?
Att.
GuimaJC,
Bah, vou pedalar a traquitanga, na amazon agora, nem pensar, rsrsrsrsrs deixa baixar um pouquinho, pq os OME já foram o $$$al, por sorte fechei 2 meses atrás e o Pessoal da Tecmin manteve o preço!
Aliás, uma coisa interessante: Os amortecedores originais, Kyb, não vêm com gás aqui, mas acho que lá fora vem...
O Snorkel já tá na fila! Sim, paguei milagrosos R$350 pilas os BF em Caxias do Sul na Bonatto pneus.
Infelizmente peguei os últimos 4, ainda vou pegar step quando chegar mais.
Mas eles ficaram com os velhos pirellis.
bçs
Fala Nelson,
É um aparelho que liga na saída OBDII. Marca vários parâmetros do carro, incluindo o consumo, gasolina que ainda tem no tanque, etc. O meu comprei pelo amazon. Vai no site deles que tem mais informações.
Essa questão da água pode complicar o funcionamento do motor. Por isso, que em chuva o ideal é virar a cabeça do snorkel.
Aliás, quanto pagou nos OME e onde comprou? Onde conseguiu os BF por 350 pratas?
Att.
...troquei os pneus (coloquei os BFG AT KO, por R$350/cada:cool:)...
...to no limite das multas da BR101 gaúcha (os pardais pior sinalizados do país! 3 multas abaixo de 80!:freaking:
Perguntinha off-topic: como é que vc coloca esses emoticons? Alguma facilidade disponibilizada pelo próprio fórum?
Sim Barros,
é só clicar no smiley (resposta rápida)que aparecem todos, rsrsrsr e mais uma foto para havia esquecido: o Shock test que fiz na Excelsior/Cofap e permite saber da suspensão antes de vazar ou dar M....
511190
Sim Barros, é só clicar no smiley (resposta rápida) que aparecem todos, rsrsrsr...
Obrigado, meu caro, pela dica! :concordo:
ricardo rh
10/09/2015, 11:26
Ola joao paulo , possuo um 4all a 4 meses e já fiz infelizes testes onde o melhor consumo e rendimento são com os pneus medidas originais !!!
205/70-15 misto cidade 10 a 11 km/l estrada entre 100 a 120 km/h 12 a 13,5 km/l
215/75-15 bf cidade 5 a 6 km/l estrada entre 100 a 120 km/h 8 a 9 km/l
inacreditável kkk
marceldan
18/09/2015, 21:56
Ola joao paulo , possuo um 4all a 4 meses e já fiz infelizes testes onde o melhor consumo e rendimento são com os pneus medidas originais !!!
205/70-15 misto cidade 10 a 11 km/l estrada entre 100 a 120 km/h 12 a 13,5 km/l
215/75-15 bf cidade 5 a 6 km/l estrada entre 100 a 120 km/h 8 a 9 km/l
inacreditável kkk
Olá Ricardo. Qual a calibragem você usa nesses seus BF? Falei com a concessionária e me disseram que eu deveria usar 21, e li num site que o ideal seria 28 nos 4 pneus. Muita diferença.
Estou usando 28 e faço 11,3 km/l com meu 4 sport 2016, mas nunca passei de 90km/h
marceldan
18/09/2015, 22:29
Pessoal,
LeoBa, o consumo acima foi antes dos OME, que acabei de instalar, parece que ficou muito bom...
Sim,
E aí Nelson, tudo bem?
Imagino que você seja o Nelson que encontrei na Alpino no dia 12/09.
Quando vc comprou seus pneus BF, quanto te instruíram colocar de pressão? Eu tenho o mesmo pneu que você, e já me instruíram 21 nos quatro e 28 nos quatro pneus. Estou meio confuso.
Abração
MarcelDan,
vc é o cara da adaptação do banco para altos? Se sim, como foi em Cambará do Sul?
Eu to usando 23-26 sem carga e 23 -29 com carga. e o carro está indo bem, mas note, troquei toda a suspensão, então o conforto e as respostas mudam completamente. Outra coisa, andar com pneu supercheio para ganhar no consumo não compensa, pois o pneu acaba gastando ante$$$.
grande abraço
E aí Nelson, tudo bem?
Imagino que você seja o Nelson que encontrei na Alpino no dia 12/09.
Quando vc comprou seus pneus BF, quanto te instruíram colocar de pressão? Eu tenho o mesmo pneu que você, e já me instruíram 21 nos quatro e 28 nos quatro pneus. Estou meio confuso.
Abração
marceldan
22/09/2015, 08:50
MarcelDan,
vc é o cara da adaptação do banco para altos? Se sim, como foi em Cambará do Sul?
Eu to usando 23-26 sem carga e 23 -29 com carga. e o carro está indo bem, mas note, troquei toda a suspensão, então o conforto e as respostas mudam completamente. Outra coisa, andar com pneu supercheio para ganhar no consumo não compensa, pois o pneu acaba gastando ante$$$.
grande abraço
Opa, e aí Nelson!!!
Sim, sou eu mesmo!!
Em Cambará foi sensacional, mas o Atalho do Crespo está sendo patrolado. Perdeu um pouco a graça, mas encurta bastante o caminho para o Parque Aparados da Serra.
Sobre o assunto principal do tópico, pois é. Na concessionária me indicaram a usar 21 parelho (nos 4), mas estou testando agora com 24 (F) / 26 (T).
Assim que eu concluir este tanque, vou mudar para os 23/26 como vc está usando, para ver como se comporta. Imagino que não fará muita diferença, pois dos 24 para os 23, às vezes até o aparelho dá essa diferença.
Com os 21 parelho me pareceu que o pneu fica muito murcho (esteticamente falando). Não me passou muita confiança. Ainda mais eu que uso direto no asfalto, e quando pego terra é só uma estrada de chão que eu pegaria com um carro normal.
Abração
Pessoal,
Fiz uma atualização da minha planilha de controle de consumo e estou bastante satisfeito.
Para os pneus, uso 23 na frente e 26 na traseira.
Abraço...
DATA
KM rodado
Litros
R$
Média Consumo
Observação
Preço/litro
Hodômetro TOTAL
OBS
26/05/2015
0
33,716
122,39
-
Gas. Comum
3,63
17,7
Compra do carro
08/06/2015
272,0
32,630
118,77
8,34
Gas. Aditivada
3,63
289,7
Urbano
22/06/2015
296,9
34,179
118,60
8,69
Gas. Comum
3,47
586,6
Urbano
08/07/2015
299,2
34,511
119,06
8,67
Gas. Comum
3,45
885,8
Urbano
14/07/2015
193,6
20,050
69,17
9,66
Gas. Comum
3,45
1079,4
Misto
15/07/2015
301,6
23,552
83,35
12,81
Gas. Comum
3,53
1381
Estrada
15/07/2015
315,2
25,161
85,52
12,53
Gas. Comum
3,39
1696,2
Estrada
16/07/2015
279,3
23,622
77,72
11,82
Gas. Comum
3,29
1975,5
Estrada
16/07/2015
294,2
23,819
83,10
12,35
Gas. Comum
3,489
2269,7
Estrada
17/07/2015
307,8
25,004
80,01
12,31
Gas. Comum
3,20
2577,5
Estrada
18/07/2015
231,9
19,992
69,77
11,60
Gas. Comum
3,49
2809,4
Estrada
18/07/2015
250,7
18,877
68,88
13,28
Gas. Comum
3,49
3060,1
Estrada
19/07/2015
248,7
22,050
77,15
11,28
Gas. Comum
3,499
3308,8
Estrada
19/07/2015
268,4
18,851
59,36
14,24
Gas. Comum
3,149
3577,2
Estrada
04/08/2015
354,5
33,007
97,67
10,74
Gas. Comum
2,959
3931,7
Misto
25/08/2015
317,6
33,700
106,12
9,42
Gas. Aditivada
3,149
4249,3
Urbano
29/08/2015
137,2
12,78
42,16
10,74
Gas. Comum
3,299
4386,5
Urbano
03/09/2015
147,8
16,421
51,71
9,00
Gas. Aditivada
3,149
4534,3
Misto / Trilha
04/09/2015
220,9
16,311
61,80
13,54
Gas. Aditivada
3,789
4755,2
Estrada
08/09/2015
218,3
19,022
61,80
11,48
Gas. Aditivada
3,249
4973,5
Estrada
08/09/2015
268,6
17,73
65,58
15,15
Gas. Aditivada
3,698
5242,1
Estrada
09/09/2015
154,2
11,47
36,12
13,44
Gas. Aditivada
3,149
5396,3
Estrada
25/09/2015
277,6
29,051
91,48
9,56
Gas. Aditivada
3,149
5673,9
Urbano
guilhermejcp
28/09/2015, 00:20
Pessoal,
tem 4 meses que estou com o Jimny 4ALL. Peguei com os pneus originais. Estava dando 12.5km/l. Agora coloquei os BF215/75. A média está ficando em 10km/l.
Ainda não fiz trilha, só rally de regularidade. Gostaria de saber de vocês quando usam a reduzida? Se geralmente a segunda ou terceira reduzida da conta de subir morros fortes ou tem que entrar na primeira de uma vez?
Sei que a melhor forma de aprender é testando, mas se puderem dar umas dicas ajudaria. Eu fazia trilhas (leves/médias) com o Grand Vitara mas é completamente diferente. A única coisa igual é a marca do carro.
jorgeffn
28/09/2015, 11:54
Pessoal,
tem 4 meses que estou com o Jimny 4ALL. Peguei com os pneus originais. Estava dando 12.5km/l. Agora coloquei os BF215/75. A média está ficando em 10km/l.
Ainda não fiz trilha, só rally de regularidade. Gostaria de saber de vocês quando usam a reduzida? Se geralmente a segunda ou terceira reduzida da conta de subir morros fortes ou tem que entrar na primeira de uma vez?
Sei que a melhor forma de aprender é testando, mas se puderem dar umas dicas ajudaria. Eu fazia trilhas (leves/médias) com o Grand Vitara mas é completamente diferente. A única coisa igual é a marca do carro.
Guilherme, realmente é difícil de responder isso... "morro forte" pode variar muito, caso a subida não tenha muitas valas, pedras, pode até ser que a segunda dê conta, mas se for uma trilha, e a subida tiver erosões, valas e pedras, acho melhor ir de primeira, pq assim você acaba tendo o carro mais na mão, já que vai estar bem devagar e com mais força caso precisa dar um "gás" a mais no acelerador, terá força para isso... e também não vai precisar usar embreagem caso precise voltar da segunda para a primeira, o mal uso da embreagem em trilhas é uma das coisas mais normais de se ver....
mas agora, é na prática que você vai ver a real necessidade, por isso é bom conhecer bem o carro, a relação das marchas na reduzida e tal.. e isso tudo é só na trilha mesmo... não adianta muito a teoria...
abs!
marceldan
28/09/2015, 13:13
Pessoal,
Fiz uma atualização da minha planilha de controle de consumo e estou bastante satisfeito.
Para os pneus, uso 23 na frente e 26 na traseira.
Abraço...
DATA
KM rodado
Litros
R$
Média Consumo
Observação
Preço/litro
Hodômetro TOTAL
OBS
26/05/2015
0
33,716
122,39
-
Gas. Comum
3,63
17,7
Compra do carro
08/06/2015
272,0
32,630
118,77
8,34
Gas. Aditivada
3,63
289,7
Urbano
22/06/2015
296,9
34,179
118,60
8,69
Gas. Comum
3,47
586,6
Urbano
08/07/2015
299,2
34,511
119,06
8,67
Gas. Comum
3,45
885,8
Urbano
14/07/2015
193,6
20,050
69,17
9,66
Gas. Comum
3,45
1079,4
Misto
15/07/2015
301,6
23,552
83,35
12,81
Gas. Comum
3,53
1381
Estrada
15/07/2015
315,2
25,161
85,52
12,53
Gas. Comum
3,39
1696,2
Estrada
16/07/2015
279,3
23,622
77,72
11,82
Gas. Comum
3,29
1975,5
Estrada
16/07/2015
294,2
23,819
83,10
12,35
Gas. Comum
3,489
2269,7
Estrada
17/07/2015
307,8
25,004
80,01
12,31
Gas. Comum
3,20
2577,5
Estrada
18/07/2015
231,9
19,992
69,77
11,60
Gas. Comum
3,49
2809,4
Estrada
18/07/2015
250,7
18,877
68,88
13,28
Gas. Comum
3,49
3060,1
Estrada
19/07/2015
248,7
22,050
77,15
11,28
Gas. Comum
3,499
3308,8
Estrada
19/07/2015
268,4
18,851
59,36
14,24
Gas. Comum
3,149
3577,2
Estrada
04/08/2015
354,5
33,007
97,67
10,74
Gas. Comum
2,959
3931,7
Misto
25/08/2015
317,6
33,700
106,12
9,42
Gas. Aditivada
3,149
4249,3
Urbano
29/08/2015
137,2
12,78
42,16
10,74
Gas. Comum
3,299
4386,5
Urbano
03/09/2015
147,8
16,421
51,71
9,00
Gas. Aditivada
3,149
4534,3
Misto / Trilha
04/09/2015
220,9
16,311
61,80
13,54
Gas. Aditivada
3,789
4755,2
Estrada
08/09/2015
218,3
19,022
61,80
11,48
Gas. Aditivada
3,249
4973,5
Estrada
08/09/2015
268,6
17,73
65,58
15,15
Gas. Aditivada
3,698
5242,1
Estrada
09/09/2015
154,2
11,47
36,12
13,44
Gas. Aditivada
3,149
5396,3
Estrada
25/09/2015
277,6
29,051
91,48
9,56
Gas. Aditivada
3,149
5673,9
Urbano
Pôxa, legal esses dados que você nos passou, hein???
Eu neste final de semana coloquei a gasolina PODIUM, a R$4,25 / litro. É uma facada!
Na gasolina aditivada anterior, fiz 405Km com 35,7 lts de Gasolina, uso na Estrada, com duas estradas de chão apenas e mais uns 30 ou 40Km de cidade. Calibragem dos Pneus BF AT 215/75 = 28 Frente / 28 trás.
A calibragem 28/28 é muito alta na minha opinião, mas vou ter que usar mais neste tanque para ter uma comparação das gasolinas Aditivada com PODIUM.
T+
Pessoal,
Eu coloco a reduzida assim que saio do asfalto. Durante o trajeto em estrada (de terra) trabalho com 4a e 5a marchas, vai até 50km/h ou até 60. Se for passar disto tiro a reduzida, mas mantenho o 4x4. Com a tração ligada o carro fica mais firme no chão. E com a reduzida muito mais firme na sua mão. É uma questão de segurança, com o 4x4 e a reduzida você fica mais seguro se acontece algo. Engraçado é acostumar a arrancar o carro de segunda. Depois voltar ao asfalto, desligar a reduzida e tentar fazer o mesmo...
jorgeffn
28/09/2015, 22:55
Eu coloco a reduzida assim que saio do asfalto. Durante o trajeto em estrada (de terra) trabalho com 4a e 5a marchas, vai até 50km/h ou até 60. Se for passar disto tiro a reduzida, mas mantenho o 4x4. Com a tração ligada o carro fica mais firme no chão. E com a reduzida muito mais firme na sua mão. É uma questão de segurança, com o 4x4 e a reduzida você fica mais seguro se acontece algo. Engraçado é acostumar a arrancar o carro de segunda. Depois voltar ao asfalto, desligar a reduzida e tentar fazer o mesmo...
Não é comum se usar o reduzida em estradas de terra normais, mas se você sente o carro melhor assim... isso vai de cada um. Eu não costumo nem usar o 4x4 na terra, acho a condução melhor em 4x2, acho mais divertido ter que segurar o carro as vezes... nem com chuva ligo o 4x4, a não ser que seja estrada com muita lama, coisa que não é tão comum por aqui (aliás, depois que comprei o Jimny as chuvas sumiram, os Mud's estão acabando e viram pouco barro) Normalmente quando ligo o 4x4 já é com a reduzida, porque realmente vai ser uma situação que preciso de toda a capacidade do jipe. Mas repito, isso vai de cada um... e das condições que enfrenta no "seu" fora de estrada....
abs!!!
marceldan
29/09/2015, 08:51
Não é comum se usar o reduzida em estradas de terra normais, mas se você sente o carro melhor assim... isso vai de cada um. Eu não costumo nem usar o 4x4 na terra, acho a condução melhor em 4x2, acho mais divertido ter que segurar o carro as vezes... nem com chuva ligo o 4x4, a não ser que seja estrada com muita lama, coisa que não é tão comum por aqui (aliás, depois que comprei o Jimny as chuvas sumiram, os Mud's estão acabando e viram pouco barro) Normalmente quando ligo o 4x4 já é com a reduzida, porque realmente vai ser uma situação que preciso de toda a capacidade do jipe. Mas repito, isso vai de cada um... e das condições que enfrenta no "seu" fora de estrada....
abs!!!
Por acaso o 4x4 também tem aquelas frescuras do ar condicionado, de ter que ligar de tempo em tempo?
Sei que o ar condicionado é para o gás circular e para a lubrificação atuar, mas no caso do 4x4 tem algo que se não usar por muito tempo ele perde lubrificação ou engripa?
Sei que tanto o ar condicionado quanto o 4x4 mudam bastante o consumo no meu Jimny. Tanto que ligo eles só para respeitar esse uso de tempo em tempos.
Abraço
abs!!!
O problema é quando você se ve em uma situação aonde começa a perder o controle do carro, mas se estivesse de reduzida isto não aconteceria, por exemplo, se você pega uma subida que é mais íngreme do que você imaginava. Nesta hora não dá mais para colocar a reduzida.
Mas se for uma estrada de terra na qual volta e meia você cruza com um Uno ou Gol, certamente não há necessidade de reduzida, nem 4x4.
jorgeffn
29/09/2015, 12:16
Por acaso o 4x4 também tem aquelas frescuras do ar condicionado, de ter que ligar de tempo em tempo?
Sei que o ar condicionado é para o gás circular e para a lubrificação atuar, mas no caso do 4x4 tem algo que se não usar por muito tempo ele perde lubrificação ou engripa?
Sei que tanto o ar condicionado quanto o 4x4 mudam bastante o consumo no meu Jimny. Tanto que ligo eles só para respeitar esse uso de tempo em tempos.
Abraço
Marcelo, falam que é bom ligar o 4x4 de vez em quando para "lubrificar" o sistema, não sei se isso tem fundamento técnico, vou até fazer essa pergunta para meu mecânico quando passar por lá. De qualquer forma, acho que para fazer um bom uso do jipinho, as vezes é bom ir para terra e usar o 4x4 com intuito da diversão mesmo... aí consequentemente o sistema se lubrifica... heheheh
abs!!!
Toda vez que eu pego terra, eu engato o 4x4. A reduzida, só em atoleiros, erosões, ladeiras íngremes (subida ou descida), etc.
marceldan
01/10/2015, 12:19
Marcelo, falam que é bom ligar o 4x4 de vez em quando para "lubrificar" o sistema, não sei se isso tem fundamento técnico, vou até fazer essa pergunta para meu mecânico quando passar por lá. De qualquer forma, acho que para fazer um bom uso do jipinho, as vezes é bom ir para terra e usar o 4x4 com intuito da diversão mesmo... aí consequentemente o sistema se lubrifica... heheheh
abs!!!
Ahhhh legal a dica jorgeffn... Obrigado.
De qualquer maneira se teu mecânico der alguma explicação que lhe satisfaça, por favor deixe a gente saber também, ok?
Abraço
guilhermejcp
04/10/2015, 22:59
Pessoal,
uma dúvida. Alguém já usou pneus 205/75 ao invés dos 215/75 no Jimny?
Saberia informar se a perder de desempenho e aumento do consumo muda tanto quanto com 215/75?
Novo recorde de consumo: Eu não tinha ainda medido o consumo depois de instalar a suspensão OME da ARB. Antes, consegui 14km/l, caretinha, à 80-90km/h (mas serra à cima)para descrença de muitos. Agora bati o record: 15,2km/L e pegando estrada de terra:euforico:, mas tem um bizu!
Tem que ser a gasoza da Dna Cristina Kirchner! :chorandoderir:Em breve divulgo o relato da trip por Missiones, debaixo de chuva!
Nelson, legal esse consumo.
Agora tem que considerar que a gasolina da Argentina não tem 27% de álcool...
Pessoal,
uma dúvida. Alguém já usou pneus 205/75 ao invés dos 215/75 no Jimny?
Saberia informar se a perder de desempenho e aumento do consumo muda tanto quanto com 215/75?
O desempenho no asfalto e o consumo melhoram com os pneus 205 em relação aos 215.
guilhermejcp
05/10/2015, 20:15
O desempenho no asfalto e o consumo melhoram com os pneus 205 em relação aos 215.
Mesmo com perfil mais alto?
marceldan
06/10/2015, 08:38
Novo recorde de consumo: Eu não tinha ainda medido o consumo depois de instalar a suspensão OME da ARB. Antes, consegui 14km/l, caretinha, à 80-90km/h (mas serra à cima)para descrença de muitos. Agora bati o record: 15,2km/L e pegando estrada de terra:euforico:, mas tem um bizu!
Tem que ser a gasoza da Dna Cristina Kirchner! :chorandoderir:Em breve divulgo o relato da trip por Missiones, debaixo de chuva!
Puxa Nelson, que boa notícia. Estava planejando ir no final do ano para MENDOZA/AR e ia mesmo perguntar aqui se alguém já teve problemas com a gasolina sem álcool. Mas pelo jeito o problema é voltar para cá e ter que voltar a usar o nosso lixo chamado de gasolina...
Abração
É bem isso Marcelodan!
Usei sempre a mais barata, amarradão!:cool:
bração!
Puxa Nelson, que boa notícia. Estava planejando ir no final do ano para MENDOZA/AR e ia mesmo perguntar aqui se alguém já teve problemas com a gasolina sem álcool. Mas pelo jeito o problema é voltar para cá e ter que voltar a usar o nosso lixo chamado de gasolina...
Abração
Eu é q ando preocupado c o consumo do meu jimny. 7,5Km/l, andando na maciota. Tudo bem q ar ligado e trânsito, mas tá foda. Consumindo igual ao meu ex focus!!!!! Acabou de sair da revisão. Compensa pedir p verificarem a regulagem? A média tá mto ruim...
Isso de melhor consumo acabou , com a gasolina batizada que temos , não há parâmetros.
Fabio Geo
27/12/2015, 16:58
Saudações! Média de consumo (4 últimos abastecimentos), usando nossa gasolina batizada, na cidade: 11,35 km/l .... HR com pneus Pirelli Scorpion ATR 115/75 R15.
marceldan
28/12/2015, 08:24
Saudações! Média de consumo (4 últimos abastecimentos), usando nossa gasolina batizada, na cidade: 11,35 km/l .... HR com pneus Pirelli Scorpion ATR 115/75 R15.
Bom dia amigos
Eu agora estou mais rígido com esse esquema de consumo. Estou controlando tudo... inclusive fiz uma planilha e através dela está sendo possível ver como está a adaptação do meu Jimny com as gasolinas vendidas nos postos daqui da cidade. Já vi que tem um posto BR aqui onde o consumo melhora uns 0.5Km/l em relação à média. Sei que também tem um, perto de casa, que é SHELL, onde a média cai geralmente 1.0km/l em relação à média.
Sei que alguns vão me dizer que depende do percurso, do pé, da lua, ... mas é muita coincidência ele repetir as mesmas médias todas as vezes que abasteço nos respectivos postos.
Minhas últimas 3 medições foram 11.2Km/l, 11.0Km/l e 11.3Km/l.
Abraço
guilhermejcp
28/12/2015, 12:11
Bom dia amigos
Eu agora estou mais rígido com esse esquema de consumo. Estou controlando tudo... inclusive fiz uma planilha e através dela está sendo possível ver como está a adaptação do meu Jimny com as gasolinas vendidas nos postos daqui da cidade. Já vi que tem um posto BR aqui onde o consumo melhora uns 0.5Km/l em relação à média. Sei que também tem um, perto de casa, que é SHELL, onde a média cai geralmente 1.0km/l em relação à média.
Sei que alguns vão me dizer que depende do percurso, do pé, da lua, ... mas é muita coincidência ele repetir as mesmas médias todas as vezes que abasteço nos respectivos postos.
Minhas últimas 3 medições foram 11.2Km/l, 11.0Km/l e 11.3Km/l.
Abraço
No meu caso, toda vez que abastecia no posto shell o consumo aumentava muito. Mas reparei no FIT cujo o computador de bordo marca muito próximo do tanque a tanque que faço, que o consumo não aumentava.
Foi aí que descobri que o posto está com a bomba alterada. Ela indica sempre 10% a mais de gasolina que foi colocado. Ainda fui mais duas vezes pra testar e deu a mesma diferença.
E nem adianta denunciar que a fiscalização chega e eles desligam por controle remoto a falcatrua.
giovaneo
29/12/2015, 07:33
Fiquei até empolgado quando li a parte do bizu, aí você me fala que tem que usar a gasolina de outro país :chorandoderir:
Nossa gasolina já tem muito etanol, e parece que hoje em dia a maneira mais fácil de adulteração é aumentar o percentual de etanol na gasolina (a maioria dos carros é flex e nem vai perceber no funcionamento).. Hoje em dia parece que já é quase "sorte" conseguir uma com "só" os 27%..
Você disse tudo , não há padrão. O padrão é a desonestidade dos proprietários dos postos. Colocam de tudo para aumentar o volume e truques nas bombas.Vivemos o império da lei do mais forte isto quer dizer o poder da grana em todas as atividades.Bom mesmo é aproveitar a paisagem!
Ô Giovaneo, ainda bem que vc não perdeu a esportiva:mrgreen:.
Buenas, eu não duvido nada dessa história dos postos, de uma feita meu carro parou após abastecer no posto BR em frente ao Centro de Pesquisa da Petrobrás, no campus da UFRJ, e na época, fiquei sabendo depois que o posto era famoso pelos batismos.....MarceloDan, quais postos bons em Caxiuas do SUL?
bçs
Nelson
Joao Paulo
25/03/2016, 18:37
Volto ao forum apos algum tempo, Formiguinha com 140 mil km.
O consumo baixou na cidade para menos de 7km/l, estou desconfiando da gasolina mas tb alguma coisa na parte eletrica.
Deixei na revisao com meu mecanico, vamos ver..
No mais, sigo um feliz proprietario há mais de 13 anos...
Abs
Ainda com os pneus originais do 4sun (Bridgestone Dueler 205/70/15HT) ando fazendo 14.8 na estrada, mas estou com vontade de trocar pelos Yokohama Geolander, mesma medida, porem A/T, sera que vou perder muito no consumo, so por trocar um HT por um AT?
Ainda com os pneus originais do 4sun (Bridgestone Dueler 205/70/15HT) ando fazendo 14.8 na estrada, mas estou com vontade de trocar pelos Yokohama Geolander, mesma medida, porem A/T, sera que vou perder muito no consumo, so por trocar um HT por um AT?
Uso os Yoko AT Geolandar na medida 215/70/15, e faço 11 km/l na estrada.....sem economizar.
O Guimajac daqui do Forum, está com o YOKO nas medidas originais e muito satisfeito.
O pneu dura demais. Os meus estão com 35 mil km rodados e sequer aparentam.
Leo, por favor, quais os beneficios sentidos com esta mudanca para as medidas 215/70/15?
Abs
Gostei dessa medida, depois de usar 205 originais e 215/75 BF MUD, por ser intermediaria entre as duas.
Melhor pra transpor obstaculos que o 205 e nao perde tanto folego quanto o 215/75 MUD.
O detalhe é que o Geolandar AT, na lama, fica devendo pouco ao MUD.
Abs
Uso os Yoko AT Geolandar na medida 215/70/15, e faço 11 km/l na estrada.....sem economizar.
O Guimajac daqui do Forum, está com o YOKO nas medidas originais e muito satisfeito.
O pneu dura demais. Os meus estão com 35 mil km rodados e sequer aparentam.
Aviasom, o LeoBA foi referência para decidir minha compra. Meu pneu anterior era o Pirelli Scorpion ATR 215/75. Acho que ficou um pouco mais econômico agora. Trecho Itabira - Lavras que fazia com 13,0 km/l estou fazendo até 13,5 km/l agora.
Já peguei chuva muito forte, com muita água na pista e o jipe esteve o tempo todo sob controle!
OBS: minha tocada é de boa. Pra você ter ideia, em janeiro vim de Florianópolis a Lavras (1079 km de distância) com média de 12,9 km/l. Rodei cerca de 14,5 h, com velocidade máxima de 109 km/h.
Na minha opinião: vai na fé e será feliz!
Leo, obrigado pela resposta!
Abs
O meu está fazendo no uso misto, cidade (30%) estrada (70%), média geral de 11,60 km/l, com ar ligado e velocidade entre 90 a 110 km/h.
Vermelho
28/03/2016, 17:47
Bah, o meu tá fazendo 10km/L na cidade e 11km/L na estrada, com os pneus Mud 215/75. Espero que ainda amacie um pouco e melhore o consumo, não cheguei ainda nos 10.000km.
Ouvir a galera falar que chegou a 15km/L chega a ser um sonho de consumo!!!! Heheheheh!
Apenas pra galera avaliar, segue meu controle de consumo:
Não sou pé de chumbo e ando com ar ligado direto.
A melhor média foi na estrada e tava pra lá de carregado.
DATA
KM rodado
Litros
R$
Média Consumo
Observação
Preço/litro
Hodômetro TOTAL
OBS
26/05/2015
0
33,716
122,39
-
Gas. Comum
3,63
17,7
Compra do carro
08/06/2015
272,0
32,630
118,77
8,34
Gas. Aditivada
3,63
289,7
Urbano
22/06/2015
296,9
34,179
118,60
8,69
Gas. Comum
3,47
586,6
Urbano
08/07/2015
299,2
34,511
119,06
8,67
Gas. Comum
3,45
885,8
Urbano
14/07/2015
193,6
20,050
69,17
9,66
Gas. Comum
3,45
1079,4
Misto
15/07/2015
301,6
23,552
83,35
12,81
Gas. Comum
3,53
1381
Estrada
15/07/2015
315,2
25,161
85,52
12,53
Gas. Comum
3,39
1696,2
Estrada
16/07/2015
279,3
23,622
77,72
11,82
Gas. Comum
3,29
1975,5
Estrada
16/07/2015
294,2
23,819
83,10
12,35
Gas. Comum
3,489
2269,7
Estrada
17/07/2015
307,8
25,004
80,01
12,31
Gas. Comum
3,20
2577,5
Estrada
18/07/2015
231,9
19,992
69,77
11,60
Gas. Comum
3,49
2809,4
Estrada
18/07/2015
250,7
18,877
68,88
13,28
Gas. Comum
3,49
3060,1
Estrada
19/07/2015
248,7
22,050
77,15
11,28
Gas. Comum
3,499
3308,8
Estrada
19/07/2015
268,4
18,851
59,36
14,24
Gas. Comum
3,149
3577,2
Estrada
04/08/2015
354,5
33,007
97,67
10,74
Gas. Comum
2,959
3931,7
Misto
25/08/2015
317,6
33,700
106,12
9,42
Gas. Aditivada
3,149
4249,3
Urbano
29/08/2015
137,2
12,78
42,16
10,74
Gas. Comum
3,299
4386,5
Urbano
03/09/2015
147,8
16,421
51,71
9,00
Gas. Aditivada
3,149
4534,3
Misto / Trilha
04/09/2015
220,9
16,311
61,80
13,54
Gas. Aditivada
3,789
4755,2
Estrada
08/09/2015
218,3
19,022
61,80
11,48
Gas. Aditivada
3,249
4973,5
Estrada
08/09/2015
268,6
17,73
65,58
15,15
Gas. Aditivada
3,698
5242,1
Estrada
09/09/2015
154,2
11,47
36,12
13,44
Gas. Aditivada
3,149
5396,3
Estrada
25/09/2015
277,6
29,051
91,48
9,56
Gas. Aditivada
3,149
5673,9
Urbano
21/10/2015
322,2
33,90
113,53
9,50
Gas. Aditivada
3,349
5996,1
Urbano
30/10/2015
156,5
16,109
53,95
9,72
Gas. Aditivada
3,349
6152,6
Urbano
31/10/2015
234,3
18,28
71,27
12,82
Gas. Aditivada
3,899
6386,9
Estrada
08/11/2015
271,8
25,331
100,03
10,73
Gas. Aditivada
3,949
6658,7
Misto
08/11/2015
268,4
18,89
68,57
14,21
Gas. Aditivada
3,63
6927,1
Estrada
19/11/2015
306,4
28,991
99,99
10,57
Gas. Aditivada
3,449
7233,5
Urbano
20/11/2015
365,8
26,75
92,26
13,67
Gas. Aditivada
3,449
7599,3
Estrada
10/12/2015
321,7
32,73
116,16
9,83
Gas. Aditivada
3,549
7921
Urbano
15/12/2015
275,0
23,46
91,47
11,72
Gas. Aditivada
3,899
8196
Misto
02/01/2016
351,8
34,38
135,77
10,23
Gas. Aditivada
3,949
8547,8
Estrada
03/01/2016
244,9
18,845
73,48
13,00
Gas. Aditivada
3,899
8792,7
Estrada
04/01/2016
261,8
21,381
84,24
12,24
Gas. Aditivada
3,94
9054,5
Estrada
04/01/2016
274,2
21,499
85,78
12,75
Gas. Aditivada
3,99
9328,7
Estrada
05/01/2016
256,0
20,25
80,98
12,64
Gas. Aditivada
3,999
9584,7
Estrada
05/01/2016
196,3
14,55
56,73
13,49
Gas. Aditivada
3,899
9781
Estrada
06/01/2016
268,7
22,05
84,87
12,19
Gas. Aditivada
3,849
10049,7
Estrada
06/01/2016
292
21,96
85,87
13,30
Gas. Aditivada
3,829
10341,7
Estrada
07/01/2016
300,6
22,963
85,4
13,09
Gas. Aditivada
3,719
10642,3
Estrada
07/01/2016
275,4
23,0
85,1
11,97
Gas. Aditivada
3,70
10917,7
Estrada
20/01/2016
319,9
30,951
118,51
10,34
Gas. Aditivada
3,829
11237,6
Urbano
30/01/2016
325,6
31,321
117,14
10,40
Gas. Aditivada
3,74
11563,2
Urbano
16/02/2016
339,4
33,892
121,57
10,01
Gas. Aditivada
3,59
11902,6
Urbano
27/02/2016
309,8
30,75
110,39
10,07
Gas. Aditivada
3,59
12212,4
Urbano
03/03/2016
364,5
31,371
112,62
11,62
Gas. Aditivada
3,59
12576,9
Urbano
11/03/2016
350,1
31,39
112,69
11,15
Gas. Aditivada
3,59
12927
Urbano
23/03/2016
295,6
29,46
104,58
10,03
Gas. Aditivada
3,59
13222,6
Urbano
Tinha até cacho de banana nos pés da D. Maria.....
Sem contar debaixo dos bancos.....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/525742-consumo-do-jimny-e-regulagens-20150714_114807.jpg http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/525743-consumo-do-jimny-e-regulagens-20150714_114815.jpg http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/525744-consumo-do-jimny-e-regulagens-20150714_114835.jpg
O jipinho saiu assim aqui de Recife e no meio do caminho comprei umas "lembrancinhas" (2 gamelas grande), meia dúzia de "cacau" e um belo cacho de bananas...
Foi uma grande aventura...:safari-rig:
Abraços
Faltava as Bananas....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525745&stc=1
Traduzindo: o consumo do Jimny foi pra lá de satisfatório.
Viajando na faixa de 80 à 100Km/h.
Nas curvas eu reduzia....às vezes para 40Km/h.
E também teve muito trecho com chuva.
Abraço,
Vermelho
29/03/2016, 09:35
O jeepinho é massa de viajar em dois, esse bagageiro é muito bom, dá para levar muita coisa.
ddiegooo
29/03/2016, 12:32
Como fica o comportamento do carro com pneus 225/75/15?
Já peguei chuva muito forte, com muita água na pista e o jipe esteve o tempo todo sob controle!
Guimajc, esta era uma das minhas duvidas, o comportamento na chuva, mas ja decidi e agora o jeepinho ja esta com os Geolander G012 A/T(nas medidas originais) agora so falta acertar o que parece ser um problema de balanceamento e ai colocar a viatura na estrada!
Abracos
Aviasom, o LeoBA foi referência para decidir minha compra. Meu pneu anterior era o Pirelli Scorpion ATR 215/75. Acho que ficou um pouco mais econômico agora. Trecho Itabira - Lavras que fazia com 13,0 km/l estou fazendo até 13,5 km/l agora.
OBS: minha tocada é de boa. Pra você ter ideia, em janeiro vim de Florianópolis a Lavras (1079 km de distância) com média de 12,9 km/l. Rodei cerca de 14,5 h, com velocidade máxima de 109 km/h.
Na minha opinião: vai na fé e será feliz!
Pessoal, mais umas informações sobre consumo. Meu jimny está com 71.000 km, e pneus Yokohama Geolandar AT 205/70 r15. Esta semana fiz o trecho Lavras - Itabira - Lavras, total de 718 km, e consumo de 13,9 km/l. Realmente neste quesito o jipe ficou muito melhor em relação a configuração original (pneus Pirelli Scorpion 215/75 r15).
Detalhe, no trecho de ida a média Lavras - Itabira ficou em 14,1 km/l.
OBS: sem uso de ar (pois o tempo estava agradável), e com 28 psi de calibragem.
Vermelho
02/05/2016, 14:26
Pessoal, mais umas informações sobre consumo. Meu jimny está com 71.000 km, e pneus Yokohama Geolandar AT 205/70 r15. Esta semana fiz o trecho Lavras - Itabira - Lavras, total de 718 km, e consumo de 13,9 km/l. Realmente neste quesito o jipe ficou muito melhor em relação a configuração original (pneus Pirelli Scorpion 215/75 r15).
Detalhe, no trecho de ida a média Lavras - Itabira ficou em 14,1 km/l.
OBS: sem uso de ar (pois o tempo estava agradável), e com 28 psi de calibragem.
Realmente o pneu faz diferença, o meu com os pneus Mud 215/75/15, faz 11km/L na estrada, mas estou só com 9000 km, espero que o motor fique mais econômico com mais km.
Abs
THIAGONQ
19/06/2016, 22:05
Boa noite galera, sou novo no fórum, comprei um Jimny hr 2012 a uns dois meses, um achado com 18500km, estou muito satisfeito com o carrinho...já peguei varias vezes um trecho de estrada de 370km que vai a uma cidade ontem a gente também trabalha e ele vai sem problema e sem pressa..kkkk..a única coisa que Eh não gosto Eh do tamanho do tanque mas a gente vai acostumando, a média que o meu tá fazendo aqui na cidade Eh 8km/l e na estrada uns 9km/l pq acabo pisando um pouquinho mais...mas gostei bastante e se for trocar seria por outro...kkkk
segue uma foto da viatura pra vcs
Lendo as mensagens não encontrei sobre um assunto e decidi perguntar...
Os pneus dianteiros do meu jimny HR 215/75r15 estão arrepiando. Já aconteceu com alguém aqui?
Marcus Neves
16/05/2017, 11:37
Lendo as mensagens não encontrei sobre um assunto e decidi perguntar...
Os pneus dianteiros do meu jimny HR 215/75r15 estão arrepiando. Já aconteceu com alguém aqui?
Bom dia
Embora o pneu novo (quando não tem marcação) não tem sentido de rodagem, quando usado as malhas vão se assentando conforme a rodagem.
Quando é feito o rodizio e é colocado no sentido inverso, geralmente começa e escamar os gomos.
Tenta inverter no mesmo eixo para rodar no sentido inverso e ver se melhora.
Abs
Roberto Hurtado
22/05/2017, 14:16
Galera não frequento muito o forum embora já esteja cadastrado a algum tempo. Então se to escrevendo em lugar equivocado, desculpa.
Pergunta.
Tenho um jimny basico 2001 e tenho direção mecânica, e to com uma folga considerável na caixa de direção e to com muita dificuldade de conseguir a mesma. Será que posso usar a caixa de direção do Samurai?! Ou o que mais eu poderia fazer?
Ah e estou sofrendo com o shimny, não sei se são os pneus 235 75/15, meu mecanico acha que estão quadrados.
Desde já obrigado
Gill1980
22/05/2017, 19:06
Boa noite galera! Sou novo no fórum. Recentemente adquiri um jimny 4 sport. Estou adorando o carro. Antes eu possuía um Fiat 500. A autonomia média era de 12,7 km/l trecho misto cidade/estrada. Em viagens já cheguei a 16 km/l. Sei que são Veiculos diferentes, todavia possuem peso parecido e ambos na faixa dos 85 cv. No Fiat conseguia uma melhor medição do consumo. No jimny pelo visto quando acende a luz a reserva é entre 5-7 litros. E pelas minhas medições o carro está fazendo 10 km/ l. O consumo melhora ao longo do tempo ? Acendeu a luz são 5 litros ou mais ? Não achei no manual nada sobre a capacidade ao acender a luz reserva então minhas medições são com base litros bomba e km rodados. Abs
Gill,
Oficialmente, reserva de 5L.
Agora de pé leve, e bem regulado, o Jimny faz 12-14km na estrada. Agora, o 500 é muito mais aerodinâmico que o Jimny....
Boa noite galera! Sou novo no fórum. Recentemente adquiri um jimny 4 sport. Estou adorando o carro. Antes eu possuía um Fiat 500. A autonomia média era de 12,7 km/l trecho misto cidade/estrada. Em viagens já cheguei a 16 km/l. Sei que são Veiculos diferentes, todavia possuem peso parecido e ambos na faixa dos 85 cv. No Fiat conseguia uma melhor medição do consumo. No jimny pelo visto quando acende a luz a reserva é entre 5-7 litros. E pelas minhas medições o carro está fazendo 10 km/ l. O consumo melhora ao longo do tempo ? Acendeu a luz são 5 litros ou mais ? Não achei no manual nada sobre a capacidade ao acender a luz reserva então minhas medições são com base litros bomba e km rodados. Abs
Gill1980
22/05/2017, 23:01
Obrigado Nelson,
se chegar a 11 km/l em trecho misto já ficarei feliz. 13-14 km/l na estrada é uma excelente média. Abs.
jorgeffn
22/05/2017, 23:50
Obrigado Nelson,
se chegar a 11 km/l em trecho misto já ficarei feliz. 13-14 km/l na estrada é uma excelente média. Abs.
Gil, a média de consumo pode variar muito de acordo com alguns fatores.... qual pneu o seu Jimny está?? Aqui em MG as estradas costumam ser sinuosas e as vezes é difícil conseguir essas médias acima de 12km/l.... as vezes consegue em estradas duplicadas, onde se força menos para ultrapassar... mas não espero muito mais que isso do Jimny.... e como o colega Nelson falou... o Jimny não é um exemplo de aerodinâmica... está mais para um tijolo com rodas.... hehehehe
abs!
Gill1980
23/05/2017, 23:28
Obrigado Jorge. O jimny está com o pneu original. Scorpion atr 205/70R15. A casa dia pego mais jeito com relação ao motor, aceleração e desempenho. O consumo está satisfatório. O tanque que poderia ser um pouco maior, tipo 50 litros. No mais, estou gostando muito. Abs.
jorgeffn
23/05/2017, 23:41
Obrigado Jorge. O jimny está com o pneu original. Scorpion atr 205/70R15. A casa dia pego mais jeito com relação ao motor, aceleração e desempenho. O consumo está satisfatório. O tanque que poderia ser um pouco maior, tipo 50 litros. No mais, estou gostando muito. Abs.
O pneu original e ir acostumando com a tocada do jipinho ajudam demais a ter um consumo razoável para a proposta do carro!
agora, o tanque realmente podia e tinha que ser maior.....
abs!
Gill, no meu chego a fazer 13,5 por litro, mas não passando de 90 km/h...
Gill1980
26/05/2017, 21:04
Vou andar no máximo até 90 km/h então. Tá ótimo o seu consumo. Se conseguir algo entorno disso ficarei satisfeito. 👍
O meu está com pneus originais e atualmente faz as médias abaixo:
DATA
KM rodado
Litros
R$
Média Consumo
Observação
Preço/litro
Hodômetro TOTAL
OBS
TOTAL REAL
09/04/2017
316,8
22,826
86,51
13,88
Gas. Aditivada
3,79
21111,7
Estrada
21112
19/04/2017
357,5
32,332
121,21
11,06
Gas. Aditivada
3,749
21469,2
Estrada
21470
23/04/2017
275,9
22,39
80,60
12,32
Gas. Aditivada
3,600
21745,1
Estrada
21746
30/04/2017
243,4
22,47
80,87
10,83
Gas. Aditivada
3,599
21988,5
Misto
21989
13/05/2017
170,1
17,431
66,22
9,76
Gas. Aditivada
3,799
22158,6
Misto
22159
13/05/2017
176,2
14,217
57,56
12,39
Gas. Aditivada
4,049
22334,8
Misto / Trilha
22336
A melhor média que consegui até hoje foi
DATA
KM rodado
Litros
R$
Média Consumo
Observação
Preço/litro
Hodômetro TOTAL
OBS
TOTAL REAL
08/09/2015
268,6
17,73
65,58
15,15
Gas. Aditivada
3,698
5242,1
Estrada
5242
Viajando de Recife para São Paulo, carregado ao máximo (com coisas até mesmo debaixo dos bancos) e média de velocidade na casa dos 100 Km/h.
manepipoca
27/05/2017, 14:12
Como disseram uma vez:
"O Jimny tem a aerodinâmica de uma bota ortopédica"
O meu Jimny 2012, pneu 225/75 com calço de 1", andando leve, não passo de 100km/h em estrada e na cidade sempre na velocidade da via ou pouco menos.
Cidade - 9 a 9,5km/l
Estrada - 10 a 11km/l
Em tempo: Realmente um tanque de 45 litros já daria uma ajuda MUITO grande. 40 litros é muito pouco.
fredcorrea
16/06/2017, 03:01
Fala Guilherme! Seu BF é AT ou MUD? To usando o AT 235/75 e a melhor media na cidade foi 7,5 km/l.
Fala Guilherme! Seu BF é AT ou MUD? To usando o AT 235/75 e a melhor media na cidade foi 7,5 km/l.
Para calcular essa média você fez a correção x D/d?
Fala Galera! Alguém com jimny 2013 em diante rodando com pneu 215/75/15 AT que saiba me informar sobre o consumo? Tenho um 2015 com bf goodrich 235/75/15 AT e tá fazendo entre 6,8 e 7,3 km/litro. Essa média é na cidade (BH) com muita subida e sem ar ligado. Vou trocar os meus e to na dúvida entre o Continental Crosscontact AT 205/70/15 e o BF KO2 215/75/15 AT. Não adianta me dar referencia com MUD. Obrigado a todos!
Em 2015 instalei um Yokohama Geolandar AT 205/70/15. Comprei na Diniz Pneus aí em BH. Estou gostando muito desse pneu. Meu consumo em rodovia fica na casa dos 12,5 a 13,5 km/l.
Em cidade com morro na casa dos 8 a 9 km/l.
shdsantana
23/12/2017, 22:15
2015 com 26.000. Faz 9,5km/l Cidade.
Ricardo Aparecido
06/01/2018, 16:27
Nossa eu até queria pegar um copinho desse novo mas com o preço da gasolina e 1.3 bebendo igual 2.0 fica difícil minha Fronier faz 12 de diesel c ar ligado na estrada
Felinto Firmeza
09/02/2018, 04:37
Olá galera. Sou novo por aqui. Comprei um jimny 4sport e estou achando o consumo elevado na estrada. Estou utilizando pneus 235/75/15. Sei que o hodômetro está marcando menos do que o real. Fazendo a média está na casa dos 9 km/l na estrada. O consumo é esse mesmo? Será que do pneu original (215/75/15) dá tanta diferença para os 235? Vejo o pessoal sempre relatando consumo na casa dos 12 km/l. Seria minha média dos sonhos. Ando na média de 90 km/h na estrada e com ar 100%.
Laranjinha
09/02/2018, 08:30
Bom dia.
Comecei a pesquisar para colocar os pneus 235/75/15 e a grande maioria das pessoas que consultei me disserem que o consumo despenca. Eu acredito que os 215 vão melhorar seu consumo.
Abraço
jorgeffn
09/02/2018, 11:32
Bom dia.
Comecei a pesquisar para colocar os pneus 235/75/15 e a grande maioria das pessoas que consultei me disserem que o consumo despenca. Eu acredito que os 215 vão melhorar seu consumo.
Abraço
É um tema polêmico.... mas, o meu fazia 9km/l aqui em BH com os 235.. não sei se isso é despencar, no meu caso, com os 215 não chegava a fazer 10, a mudança não foi tão significativa, mas isso foi meu caso, teoricamente era para o consumo ter baixado mais mesmo, mas sempre fazia médias nos abastecimentos e sempre se mantinha na casa dos 8,5 / 9 km/l
abs!
jorgeffn
09/02/2018, 11:34
Olá galera. Sou novo por aqui. Comprei um jimny 4sport e estou achando o consumo elevado na estrada. Estou utilizando pneus 235/75/15. Sei que o hodômetro está marcando menos do que o real. Fazendo a média está na casa dos 9 km/l na estrada. O consumo é esse mesmo? Será que do pneu original (215/75/15) dá tanta diferença para os 235? Vejo o pessoal sempre relatando consumo na casa dos 12 km/l. Seria minha média dos sonhos. Ando na média de 90 km/h na estrada e com ar 100%.
Essas médias variam muito conforme as condições da estrada, o modo de dirigir, se a estrada é plana, mais sinuosa, serras e tal... então o ideal é ir fazendo as médias em várias circunstâncias de estrada.... se pegar uma estrada tranquila, com muitas retas, pouco movimento, pouco vento e tal... aí consegue médias melhores, e normalmente as pessoas se apegam a essas médias e só "divulgam" elas....
abs!
Jimneiros,
Média recente de consumo de viagem que fiz pegando BR040 - via Expressa de Contagem - BR381:
Sete Lagoas - Lavras (290 km) = 14,6 km/l
Na volta deu média de 14,7 km/l
Tocando sempre entre 80 e 90 km/h. Pneus AT 205/70 r15, com 28 psi.
Jimneiros,
Média recente de consumo de viagem que fiz pegando BR040 - via Expressa de Contagem - BR381:
Sete Lagoas - Lavras (290 km) = 14,6 km/l
Na volta deu média de 14,7 km/l
Tocando sempre entre 80 e 90 km/h. Pneus AT 205/70 r15, com 28 psi.
Fala Guima e todos!
É por aí....
Consegui 14,00 Km/L uma única vez, com pneus originais 205, sem AC, sem racks e andando na faixa de 100 Km/h.Atualmente, nas mesmas condições, com pneus 225-70/15 AT e racks de teto, não passa de 11,00 Km/l.
Meu carro está com 166.000 Km.
Abs
MinoruSaiki
03/08/2018, 21:34
Saudações.
Estou conseguindo media de 14 km/l na rodovia, 90 a 100 km/h, 205/70R15 Pirelli, Scorpion ATR, 28 PSI com AC ligado. E 12 km/l na cidade.
Gasolina comum e militec no motor.
Jimny 4Sport, 2018.
Saudações.
Estou conseguindo media de 14 km/l na rodovia, 90 a 100 km/h, 205/70R15 Pirelli, Scorpion ATR, 28 PSI com AC ligado. E 12 km/l na cidade.
Gasolina comum e militec no motor.
Jimny 4Sport, 2018.
Por favor, qual oleo de motor, voce esta usando?
MinoruSaiki
13/08/2018, 10:09
Por favor, qual oleo de motor, voce esta usando?
Bom dia,
Estou usando óleo da Mobil. Super sintético, 5W-40, API-SN. E a cada duas trocas, adiciono 200ml de Militec. Uso militec em todos os carros que tive, desde 2003.
Final de semana passada, viajando para Mogi das Cruzes, notei que se manter o motor a 3.200 rpm, na quinta marcha (94 km/h no GPS) e 100 km/h no painel, com gasolina aditivada da Ipiranga, DT clean, faz 14 km/l de media. Isso em 2 mil quilometros de viagem.
Sempre fiz entre 10/11 na cidade e 14 na estrada, mas nos ultimos tempos, o consumo caiu para 7.5/9 na cidade e 10/11 na estrda, a unica alteração foi no oleo do motor, passei a usar o sintetico recomendado pelo fabricante!
André Veras
05/11/2019, 23:01
Meu Jimny 4all 2016 mantém a média 11km/l seja na cidade ou estrada com os pneus originais Scorpion 205 70 r15. Estou pensando em trocar pelo Continental Conticrosscontact de mesma medida, já que o preço está muito atrativo. Estive pesquisando sobre o Sierra que virá equipado com pneus 195 80 r15. Não seria mais econômico por ser mais fino? Alguém sabe de outro fabricante que não seja YOKOHAMA (muitos caros) que disponha dessas medidas?
Paulo FicaFrio
23/11/2019, 15:25
Boa tarde galera, a mais o menos 2 meses tive a felicidade de comprar um Jimny 4sport 2015, estou gostando muito do carro porém o consumo está um pouco elevado, fazendo em torno de 300 a 350km com um tanque, isso está normal? As velas o antigo dono trocou ressentimente, tava pensando em trocar os cabos de vela e conferir a bobina.
MinoruSaiki
03/01/2020, 10:50
Boa tarde, Paulo, 350km com tanque não é um consumo bom, mas depende de como e onde vc anda. Se for muita subida, off-road, transito de cidade, pneu off-road, calibragem, bagageiro, motor em alto rpm, ou seja tudo que causa peso e arrasto no carro vai causar esse consumo. Não acho somente a troca de vela/bobina vai dar uma melhora significativa, como aumentar a autonomia de 300 para 500km.