PDA

Ver Versão Completa : Ferrugem tem cura?

MariusJr.
24/11/2006, 11:36
E aí camaradas? Falta pouco preu pegar minha primeira viatura - Niva - e de modo geral ele está bom. O que tem me preocupado é que ao redor do pará-brisa tem alguns - poucos- pontos de ferrugem, perto da borracha ( ainda assim não existe vazamentos!). Como resolver problemas desse tipo sem levar muito $$$tempo$$$? Outra coisa: achei a pintura do carro meio fosca - vermelho - será que uma boa encerada resolve?
São dúvidas de novato mas perguntar não ofende, né não?
Fica assim!:concordo:

christian govastki
24/11/2006, 12:13
Prezado, quando a ferrugem começa a "pipocar" do lado de fora é porque está vindo de dentro, o mais correto é remover o vidro e a borracha, aplicar um tratamento anti-ferrugem (Ferrox/PFC), preparar a base e repintar a área.

Um polimento mais "agressivo" talvez retorne o brilho...

alexandre roveri
24/11/2006, 12:36
:roll: :roll: :roll:
A chaparia do Niva realmete era uma bosta ! Oh materialzinho danado pra espalhar ferrugem !

Pra vc não perder essa parte, tem que lixar e limpar muito a parte afetada antes de passar algum convertedor !

E tem que buscar a fonte por traz da chapa mesmo !

Nivoide
24/11/2006, 22:05
Esses convertedores de ferrugem são muito bons. Eles atacam e reagem bem com o óxido gerando um material inerte. Manda ver e depois vede bem, tinta e se der um silicone na regiao do vidro para impedir que fique água parada...

shuther4x4
25/11/2006, 14:14
É galera, tudo muito bonito, mas se na hora de tirar a ferrugem for aparecendo mais, mais e mais (como é comum na lata do niva), perfurando-a, vai ter de morrer num bom funileiro para refazer a chapa, ou se não quiser gastar pode reparar em fibra (já vi alguns reparados assim). Agora, sobre a fibra não sei a durabilidade dela, não sei como a emenda é feita (lata-fibra), mas estou pensando em usar no meu. Se alguem souber sobre reparo em fibra na lata, poste aqui pra gente.

Paulo Sérgio
25/11/2006, 20:01
Shutter:

Voce conhece algum bom funileiro em Sorocaba?
Estou querendo dar uma geral no Nivão.

Mauricio Rossetto
26/11/2006, 11:55
Shuther, no Boris III eu mesmo reparei com fibra a dois anos e está perfeito até hoje. Basta muuiiiita paciência para lambrecar com resina os buracos (devidamente tratados) e colocar a manta que parece um tecido fino e passar novamente a resina. É como se você colasse tecido como remendos em uma calça de festa junina. Como o tecido é fino ele desaparece e ninguém diz que ali têm remendo. Fiz isso debaixo da bateria, no fundo do carro, caixa de ar.... mas antes removí o máximo de ferrugem abrindo os buracos sem dó e fiz um tratamento com o fantástico PCF (R$ 32,00 meio litro) pintei a ferrugem com zarcão e então apliquei a fibra e finalmente pintei por cima com a cor do carro (branco). Fica tão bom que dá vontade de forrar ele inteiro por dentro, onde pega mais ferrugem. Fiz isso por dentro da parte traseira dos paralamas dianteiros, agora pode encher de barro à vontade.

shuther4x4
26/11/2006, 13:14
Paulo, conheço um na américo de figueiredo (é um Sr que trabalha praticamente sozinho) que fez serviço pra dois amigos meus. Eram serviços simples mas ficaram muito bons. Agora, não posso te garantir que em outros casos fique bom. Vou conseguir o telefone pra você. No meu carro que levei num funileiro perto de casa (funilaria do Belo), estrapolaram o prazo de entrega (muito) e o serviço ficou deplorável (era um serviço bem mais complexo, mas garantiram que ficava bom), inclusive a montagem das portas. Tive de refazer toda a montagem (elas não abriam por dentro) e ainda tiveram a cara de pau de me falar que tinha de trocar as duas fechaduras.. Não tinham montado corretamente. Sumiram com peças de acabamento, parafusos, montaram outras na base da gambiarra e por aí vai. só dor de cabeça. Ficou parte sem lixar, etc....
E olha que foi indicado heim!!! Por isso que falei no começo que não tenho como garantir que o velhinho é bom!
abraços.

shuther4x4
26/11/2006, 13:19
Maurício, como você fez para a fibra parar sobre os buracos? Você forrou por dentro (como um anteparo) para passar a manta? E pra lixar, é difícil?
No meu existem pontos na porta, sob a borracha do vidro lateral, nas caixas de rodas traseiras e ao redor daquele furo que passa o suporte do parachoque. Acho que vou partir pra fibra...... (daqui uns dias é perigoso não ter mais nada de lata no meu!!!! )
Agradeço antecipadamente pelas informações.

Mauricio Rossetto
26/11/2006, 16:33
Maurício, como você fez para a fibra parar sobre os buracos? Você forrou por dentro (como um anteparo) para passar a manta? E pra lixar, é difícil?
No meu existem pontos na porta, sob a borracha do vidro lateral, nas caixas de rodas traseiras e ao redor daquele furo que passa o suporte do parachoque. Acho que vou partir pra fibra...... (daqui uns dias é perigoso não ter mais nada de lata no meu!!!! )
Agradeço antecipadamente pelas informações.

Shuther, não sei se você já teve contato com esse material, mas trabalhar com fibra é um teste de paciência já que é como você colar pedaços de uma camisa de algodão com mel. Exatamente o que parece
O tecido de fibra de vidro você encontra em firmas especializadas e existe tecido fino (roving 200 gramas por metro quadrado - que usei) e têm a textura e espessura de uma camisa de algodão (tipo as que compramos nos eventos de jipe hehe) têm um tecido mais grosso que parece um jeans em sua espessura (600 gramas o metro quadrado), e o mais comum, aquele formado por pequenos pedaços prensados, e parece uma flanela (chamam de roving picado). O problema desse último é que ele vai desmanchando e isso dependendo do lugar é bom ou ruim. Para partes como buraco no pára-lama, porta e outros aparentemente, o tecido fino é muito bom. Para aplicar é comprar um litro de resina e um quilo de tecido, podendo ser metade do fino e metade do roving picado fino. Veja eles no site
http://www.aerojet.com.br/lista.htm#Manta (http://www.aerojet.com.br/lista.htm#Manta)
Depois da buraqueira das portas, pára-lamas, capot, etc, estiver devidamente tratadas as feridas de ferrugem com PCF, por exemplo, e pintadas com uma tinta antiferrugem, você corta os pedaços de manta já deixando os remendos prontos para serem aplicados. Então você prepara a resina: Você coloca em um copo de geléia até a metade (nunca mais que isso pois seca rápido demais e cê perde a resina, o copo, o pincel...) com 20 a 30 gotas do catalisador. Então lambuza o buraco:
Por exemplo se o buraco é 2 cm de altura por 3 cm de largura cê corta a manta com 3 a 4 cm maior pra cada lado.
Lambuza essa área (3 a 4 cm em volta do buraco) e encosta o tecido passando o pincel em volta, e com cuidado “pinte” o centro também e verá que ficará meio transparente. Seca muito rápido e não deixe de ter um litro de solvente pra limpar as mãos e pincel, e tudo mais que pingar, lambuzar.... eca! Realmente parece mel, é melado, a manta é delicada, tudo fica grudando, passa o pincel e a manta vai junto, é um saco.
Fica um acabamento bom, e nos lugares aparentes (pano de porta por ex.) não precisando mais que uma fina camada de massa de poliéster. É fino mas é resistente, e fica colado mesmo. Onde achar que precisa de mais resistência, pode colar depois mais duas camadas.
Também pode aplicar por trás da forração de plástico (aquela droga de acabamento que quebra fácil) e vai ficar satisfeitíssimo com a resistência e resultado (até diminui o barulho).
Depois você olha e diz orgulhoso: maravilha, mas nunca mais faço isso! Hehehehe
Quem sabe cê gosta.
Você também pode usar o picado, para partes de difícil acesso, como fundo do pára-lama e outros lugares onde não dá para aplicar o tecido (Cê vai perceber isso). Cê pergunta se precisa lixar.... faça o máximo de bem feito pra não precisar lixar, cê ja vai ficar coçando um bocado só com isso.....

As mantas e a resina devem ficar umas R$ 50 pratas no máximo;
Pincel de 2" compre uns 3 pois vai dançar...;
Copo de geleia também...;
1 litro de solvente 1001;
Tesoura (vê se não usa da sua mulher por que ela vai brigar....);
Massa de poliester é caro, R$ 20 pratas mas vale a pena, é de melhor acabamento (depois de tudo, merece);
PCF é R$ 32 pratas meio litro aqui em Resende mas é a melhor coisa. Depois que você compara o resultado vai achar barato;
E a tinta de fundo pode ser zarcão international ou primer, mas no pincel (meu caso) é melhor o zarcão da International.

Fiz isso a dois anos atrás e gastei uns 3 finais de semana, mas está intacto. Deve durar mais 3 anos no mínimo.. e quando der problema, será por culpa da lataria. Gostaria de modelar um Niva e fazer a carroceria de fibra.....
Acho que este papo ajuda o MariusJr também...

shuther4x4
26/11/2006, 17:51
Mauricio, valeu pelas informações, ajudou a me decidir pela fibra (mesmo imaginando o trampo que vai dar). Já estou guardando seu texto pra quando for fazer no meu.

MariusJr.
26/11/2006, 21:06
Valeu e muito Mauricio - e também Shuther e todos os outros! Essa página já faz parte do meu arquivo que tô montando sobre o Niva - espero não precisar de todas as informações... Agora o mais incrível: apesar da trabalheira que se aproxima para resolver esse problema - ferrugem - eu continuo animadão! Deve ser o tal do Nivírus; acho que tô pirando! Que bom! Mais uma vez muito obrigado!
Câmbio final.

Mauricio Rossetto
28/11/2006, 13:17
É amigos, se você começar a mecher com fibra de vidro, vai começar a imaginar mil coisas que pode-se fazer com ela e é apaixonante, mesmo dando trabalho. Aos poucos ela está mostrando ser um material muito bom também para veículos, e vejo os cuidados e problemas de um jipe como um barco.
Vocês sabiam que a tampa traseira do Fiat Tipo é de fibra?

shuther4x4
28/11/2006, 20:42
Da tempra sw também!!!!!

Peter
24/01/2007, 11:57
Olhem o que eu achei embaixo das dobradiças da tampa traseira(na foto ja lixado e com ferrox) e na cantoneira que fixa o revestimento da tampa.

Silenciosa ela sugere,para nos infernizar....:cry:

Nesta parte de apoio da dobradiça não tem pintura ,nem na tampa e nem estrutura.

Rones Jr
24/01/2007, 12:55
bem...no tópico sobre o fundo relatei o perrengue. Mandei lanternar os pontos que já estavam furados, tapar aqueles malditos triangulos abertos. Depois disso lixei todo o fundo com lixadeira elétrica. Depois Ferrox, mais uma lixada, Ferrox, limpeza com thinner, galvanização a frio....e a cereja do bolo....pintei o fundo com tinta de Navio....não é possível que esta praga apareça de novo...
No outro tópico vou detalhar o assunto e preço das vacinas!

Peter
24/01/2007, 13:28
galvanização a frio....e !

......como é feito?

José Augusto
24/01/2007, 13:56
......como é feito?

O produto é vendido em lata (1/8, 1/4, 1/2, ..., etc) na própria lata tem o modo de usar, é pesado e bem caro, pode ser encontrado em revendedores de aço, depósitos de materiais de construção e em lojas de ferragens. O ideal é aplicar em peças já galvanizadas nas regiões que perderam a galvanização devido ao processo de solda.

Rones Jr
24/01/2007, 14:03
Comprei uma lata de spray e consegui fazer os dois fundos dianteiros. Uma Lata 36 reais