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Convex Datacenter
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  • #1
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    05/11/2006
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    Arrow Ferrugem tem cura?




    E aí camaradas? Falta pouco preu pegar minha primeira viatura - Niva - e de modo geral ele está bom. O que tem me preocupado é que ao redor do pará-brisa tem alguns - poucos- pontos de ferrugem, perto da borracha ( ainda assim não existe vazamentos!). Como resolver problemas desse tipo sem levar muito $$$tempo$$$? Outra coisa: achei a pintura do carro meio fosca - vermelho - será que uma boa encerada resolve?
    São dúvidas de novato mas perguntar não ofende, né não?
    Fica assim!

  • #2
    Prezado, quando a ferrugem começa a "pipocar" do lado de fora é porque está vindo de dentro, o mais correto é remover o vidro e a borracha, aplicar um tratamento anti-ferrugem (Ferrox/PFC), preparar a base e repintar a área.

    Um polimento mais "agressivo" talvez retorne o brilho...

  • #3

    Unhappy Ferrugem ?


    A chaparia do Niva realmete era uma bosta ! Oh materialzinho danado pra espalhar ferrugem !

    Pra vc não perder essa parte, tem que lixar e limpar muito a parte afetada antes de passar algum convertedor !


    E tem que buscar a fonte por traz da chapa mesmo !

  • #4
    Esses convertedores de ferrugem são muito bons. Eles atacam e reagem bem com o óxido gerando um material inerte. Manda ver e depois vede bem, tinta e se der um silicone na regiao do vidro para impedir que fique água parada...

  • #5
    É galera, tudo muito bonito, mas se na hora de tirar a ferrugem for aparecendo mais, mais e mais (como é comum na lata do niva), perfurando-a, vai ter de morrer num bom funileiro para refazer a chapa, ou se não quiser gastar pode reparar em fibra (já vi alguns reparados assim). Agora, sobre a fibra não sei a durabilidade dela, não sei como a emenda é feita (lata-fibra), mas estou pensando em usar no meu. Se alguem souber sobre reparo em fibra na lata, poste aqui pra gente.

  • #6
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    Shutter:

    Voce conhece algum bom funileiro em Sorocaba?
    Estou querendo dar uma geral no Nivão.

  • #7
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
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    Shuther, no Boris III eu mesmo reparei com fibra a dois anos e está perfeito até hoje. Basta muuiiiita paciência para lambrecar com resina os buracos (devidamente tratados) e colocar a manta que parece um tecido fino e passar novamente a resina. É como se você colasse tecido como remendos em uma calça de festa junina. Como o tecido é fino ele desaparece e ninguém diz que ali têm remendo. Fiz isso debaixo da bateria, no fundo do carro, caixa de ar.... mas antes removí o máximo de ferrugem abrindo os buracos sem dó e fiz um tratamento com o fantástico PCF (R$ 32,00 meio litro) pintei a ferrugem com zarcão e então apliquei a fibra e finalmente pintei por cima com a cor do carro (branco). Fica tão bom que dá vontade de forrar ele inteiro por dentro, onde pega mais ferrugem. Fiz isso por dentro da parte traseira dos paralamas dianteiros, agora pode encher de barro à vontade.

  • #8
    Paulo, conheço um na américo de figueiredo (é um Sr que trabalha praticamente sozinho) que fez serviço pra dois amigos meus. Eram serviços simples mas ficaram muito bons. Agora, não posso te garantir que em outros casos fique bom. Vou conseguir o telefone pra você. No meu carro que levei num funileiro perto de casa (funilaria do Belo), estrapolaram o prazo de entrega (muito) e o serviço ficou deplorável (era um serviço bem mais complexo, mas garantiram que ficava bom), inclusive a montagem das portas. Tive de refazer toda a montagem (elas não abriam por dentro) e ainda tiveram a cara de pau de me falar que tinha de trocar as duas fechaduras.. Não tinham montado corretamente. Sumiram com peças de acabamento, parafusos, montaram outras na base da gambiarra e por aí vai. só dor de cabeça. Ficou parte sem lixar, etc....
    E olha que foi indicado heim!!! Por isso que falei no começo que não tenho como garantir que o velhinho é bom!
    abraços.

  • #9
    Maurício, como você fez para a fibra parar sobre os buracos? Você forrou por dentro (como um anteparo) para passar a manta? E pra lixar, é difícil?
    No meu existem pontos na porta, sob a borracha do vidro lateral, nas caixas de rodas traseiras e ao redor daquele furo que passa o suporte do parachoque. Acho que vou partir pra fibra...... (daqui uns dias é perigoso não ter mais nada de lata no meu!!!! )
    Agradeço antecipadamente pelas informações.

  • #10
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
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    Citação Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
    Maurício, como você fez para a fibra parar sobre os buracos? Você forrou por dentro (como um anteparo) para passar a manta? E pra lixar, é difícil?
    No meu existem pontos na porta, sob a borracha do vidro lateral, nas caixas de rodas traseiras e ao redor daquele furo que passa o suporte do parachoque. Acho que vou partir pra fibra...... (daqui uns dias é perigoso não ter mais nada de lata no meu!!!! )
    Agradeço antecipadamente pelas informações.
    Shuther, não sei se você já teve contato com esse material, mas trabalhar com fibra é um teste de paciência já que é como você colar pedaços de uma camisa de algodão com mel. Exatamente o que parece
    O tecido de fibra de vidro você encontra em firmas especializadas e existe tecido fino (roving 200 gramas por metro quadrado - que usei) e têm a textura e espessura de uma camisa de algodão (tipo as que compramos nos eventos de jipe hehe) têm um tecido mais grosso que parece um jeans em sua espessura (600 gramas o metro quadrado), e o mais comum, aquele formado por pequenos pedaços prensados, e parece uma flanela (chamam de roving picado). O problema desse último é que ele vai desmanchando e isso dependendo do lugar é bom ou ruim. Para partes como buraco no pára-lama, porta e outros aparentemente, o tecido fino é muito bom. Para aplicar é comprar um litro de resina e um quilo de tecido, podendo ser metade do fino e metade do roving picado fino. Veja eles no site
    http://www.aerojet.com.br/lista.htm#Manta
    Depois da buraqueira das portas, pára-lamas, capot, etc, estiver devidamente tratadas as feridas de ferrugem com PCF, por exemplo, e pintadas com uma tinta antiferrugem, você corta os pedaços de manta já deixando os remendos prontos para serem aplicados. Então você prepara a resina: Você coloca em um copo de geléia até a metade (nunca mais que isso pois seca rápido demais e cê perde a resina, o copo, o pincel...) com 20 a 30 gotas do catalisador. Então lambuza o buraco:
    Por exemplo se o buraco é 2 cm de altura por 3 cm de largura cê corta a manta com 3 a 4 cm maior pra cada lado.
    Lambuza essa área (3 a 4 cm em volta do buraco) e encosta o tecido passando o pincel em volta, e com cuidado “pinte” o centro também e verá que ficará meio transparente. Seca muito rápido e não deixe de ter um litro de solvente pra limpar as mãos e pincel, e tudo mais que pingar, lambuzar.... eca! Realmente parece mel, é melado, a manta é delicada, tudo fica grudando, passa o pincel e a manta vai junto, é um saco.
    Fica um acabamento bom, e nos lugares aparentes (pano de porta por ex.) não precisando mais que uma fina camada de massa de poliéster. É fino mas é resistente, e fica colado mesmo. Onde achar que precisa de mais resistência, pode colar depois mais duas camadas.
    Também pode aplicar por trás da forração de plástico (aquela droga de acabamento que quebra fácil) e vai ficar satisfeitíssimo com a resistência e resultado (até diminui o barulho).
    Depois você olha e diz orgulhoso: maravilha, mas nunca mais faço isso! Hehehehe
    Quem sabe cê gosta.
    Você também pode usar o picado, para partes de difícil acesso, como fundo do pára-lama e outros lugares onde não dá para aplicar o tecido (Cê vai perceber isso). Cê pergunta se precisa lixar.... faça o máximo de bem feito pra não precisar lixar, cê ja vai ficar coçando um bocado só com isso.....

    As mantas e a resina devem ficar umas R$ 50 pratas no máximo;
    Pincel de 2" compre uns 3 pois vai dançar...;
    Copo de geleia também...;
    1 litro de solvente 1001;
    Tesoura (vê se não usa da sua mulher por que ela vai brigar....);
    Massa de poliester é caro, R$ 20 pratas mas vale a pena, é de melhor acabamento (depois de tudo, merece);
    PCF é R$ 32 pratas meio litro aqui em Resende mas é a melhor coisa. Depois que você compara o resultado vai achar barato;
    E a tinta de fundo pode ser zarcão international ou primer, mas no pincel (meu caso) é melhor o zarcão da International.

    Fiz isso a dois anos atrás e gastei uns 3 finais de semana, mas está intacto. Deve durar mais 3 anos no mínimo.. e quando der problema, será por culpa da lataria. Gostaria de modelar um Niva e fazer a carroceria de fibra.....
    Acho que este papo ajuda o MariusJr também...
    4X4 Brasil

  • #11

    Obrigado!

    Mauricio, valeu pelas informações, ajudou a me decidir pela fibra (mesmo imaginando o trampo que vai dar). Já estou guardando seu texto pra quando for fazer no meu.

  • #12
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    Thumbs up Muito Bom!

    Valeu e muito Mauricio - e também Shuther e todos os outros! Essa página já faz parte do meu arquivo que tô montando sobre o Niva - espero não precisar de todas as informações... Agora o mais incrível: apesar da trabalheira que se aproxima para resolver esse problema - ferrugem - eu continuo animadão! Deve ser o tal do Nivírus; acho que tô pirando! Que bom! Mais uma vez muito obrigado!
    Câmbio final.

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