Ver Versão Completa : Check Engine
Pessoal,
Estou com o meu Sidekick a 30 dias, depois da euforia da compra começei a me ater aos detalhes que não tinha percebido.
Quando lia neste fórum sobre os codigos de mau funcionamento enviados pelo CHECK ENGINE, começei a tentar descobrir como identificar estes códigos, então achei em algum lugar que dizia que eram quantas vezes a luzinha o tal Check pisca no painel.
Pronto, agora tá tudo dominado... fui ver se meu Check estava ok, não descobri pois a luzinha dele não liga, pelo que li deveria piscar 1 vez + pausa + 2 vezes. Então fui a procura de um mal contato ou coisa parecida.
Foi então que descobri que tem uma chave colocada por dentro do painel que só da pra acessar se enfiar a cabeça embaixo do painel e ter uma mão bem pequena pra achar essa chave, que liga e desliga a luz do Check no painel. Então liguei a chave e agora a luz o Check fica sempre ligada!
Não tenho dúvidas que um LETRECISTA colocou essa chave lá para sumir com um problema que não sabia como resolver, então pergunto se alguém tem um palpite o que eu posso fazer para colocar a casa em ordem?
Marcelo
luiztacco
22/11/2006, 22:00
Deixa o check engine ligado e tenda descobrir qual o código que ele dá quando você faz a ligação na caixa de fusiveis.
iiiiiiiiiiiii........ ligação na caixa de fusiveis..... hehehe, td bem, como faço essa ligação? verifiquei os fusiveis e estão todos ok.
Paulo_CW
23/11/2006, 07:32
Essa chave q vc se refere é original de fabrica conforme indicado no próprio manual... depois de ligar verifique o cód que ela aponta...:concordo:
Código / Descrição
12-Sistema sem falhas. Sistema OK.
13-Sonda Lambda aquecida - sinal não flutua.
14-Alta voltagem no sinal do sensor de temperatura da água.
15-Baixa voltagem no sinal do sensor de temperatura da água.
21-Alta voltagem no sinal do sensor de posição da borboleta ou falha no interruptor de mínima.
22-Baixa voltagem no sinal do sensor de posição da borboleta.
23-Alta voltagem no sinal do sensor da temperatura do ar.
24-Falha no circuito sensor de velocidade.
25-Baixa voltagem no sinal do sensor da temperatura do ar.
31-Baixa voltagem no sinal do sensor de pressão absoluta.
32-Alta voltagem no sinal do sensor de pressão absoluta.
33-Alta voltagem no sinal do Medidor de massa de ar.
34-Baixa voltagem no sinal do Medidor de massa de ar.
41-Falha no sinal de ignição
42-Falha no circuito sensor de fase / Falha no circuito PMS / Interruptor de 5a marcha continuamente fechado se transmissão mecânica / Sinal de transmissão automática continuamente fechado
44-Falha no circuito interruptor de mínima (contato sempre aberto)
45-Falha no circuito interruptor de mínima (contato sempre fechado)
46-Falha no circuito corretor da marcha lenta.
51-Falha no circuito do sistema de recirculação de gases (EGR)
52-Falha no controle da mistura pobre/rica / Eletro-injetor com vazamento.
53-Falha na U.C.F. / Alimantação elétrica e aterramento.
54-Interruptor de 5a marcha continuamente fechado.
71-Fim de diagnóstico.
Kayne MELO
25/11/2006, 09:46
Bymarc,
acredito que esteja falando de uma chave que fica próximo ao auto falante esquerdo. Ela não deve ser ligada, serve apenas para desligar a luz quando acende ao chegar aos 50.000km.
Quando vc aciona essa chave a luz fica ligada direto.
Mude a posição da chave e então check os códigos.Para informações mais técnicas pergunte aos técnicos desse site, eles podem te ajudar.
www.clubekazuki.com.br
Estamos as ordens.
Oie!!!
Povo, vou aproveitar o tópico...
Tenho um Samurai 93 e as vezes qdo ligo o carro e dou a partida, a luz do Check Engine fica ligada. Só apaga qdo eu piso no acelerador ou na embreagem.
Não sei se tem a ver, mas de vez em qdo o jipe morre do nada... já aconteceu de eu estar dirigindo (devia estar a uns 40km/hr) e ele morrer sem eu fazer nda. Andando mesmo dei a partida e ele foi normalmente. :parede:
Essa "morte" repentina já me aconteceu outras duas vezes: subia um morro e fui trocar de marcha (mais baixa, pra ele continuar subindo) e ele morreu... (não, eu juro q não comprei minha carta!!!:lol: )
Alguma idéia??!
A luz do check engine tem algo a ver com as "mortes" repentinas?
Ou são dois problemas separados???!
obrigado!!!
Nathan
Vc já fez o procedimento do check engine?? Pelo que vc esta relatando ele acende ainda com o motor em partida, o que significa que deve ter algo errado..
O motor morrendo pode ser problema na injeção...no meu caso algum tempo atrás era a sonda lanbida...troquei a acabou o problema..
Abraços
MUTS não fiz ainda. Farei rapidamente. Vc sabe onde é a cx de fusíveis do Samurai? Vi uma vez num tópico queu precisaria colocar um fusível não sei onde pra testar isso.
E deixa ver se entendi: eu dou partida no carro (ou só ligo?) e vejo qtas vezes a luzinha do check engine pisca (é a luz do check engine no painel ou é na cx de fusíveis?)
Qto a injeção vou dar uma olhada! Pode ser msm pq o mecânico deu uma arrumada nela faz umas 2 semanas. Motivo: tava vazando um poko de gasolina naquele cabeçote da injeção. Eu não sei o q ele fez, mas não vazou mais (deve ter feito mto bem pq agora pelo jeito não tá nem mais injetando a gasolina!:lol: :lol: :putz: )
obrigado!!!
abraço!!!
Paulo_CW
28/11/2006, 07:09
Nathan...
Aí está o procedimento para o check engine...
Amigos,
Procurei a achei um manual tácnico para acionar o check engine, com os códigos que o Paulo informou, a chave é exatamente como o Kayne falou, porém na caixa de fusiveis não tem nenhum lugar para encaixar o fusivel para iniciar o teste! Meu Sidekick 95 por ser molelo importação é diferente dos demais?
Amanhã vou tirar fotos da caixa de fusiveis, vou postar e perguntar pro pessoal do clubkazuki comforme indicado, aliás já consultei eles e a resposta foi muito rápida.
Até mais...
Marcelo
bcantunes
29/11/2006, 09:06
Para o ano/modelo do seu carro, existe um soquete perto da bateria.
Ao invés de colocar um fusível, você tem que fazer um "jumper" entre dois pinos deste soquete.
No meu Vitara 97/98, já é diferente: o soquete fica perto da trava do capô, em cima do radiador.
Abraços!
bcantunes,
Obrigado pela dica, amanhã irei investigar este soquete.
Valeu
Marcelo
Valeeeeeeeeeeu Paulo!!!
Obrigado!!!
abraço!
Pessoal,
A check engine, ta assinalando o código 12, tudo ok, seguindo as intruções do fórum, tentei "desligar", atras do maldito fusivel, mas pelo que me pareceu minha caixa de fusíveis é diferente! muito estranho isso...
Se possível, alguem podia postar uma foto da caixa de fusíveis? (samurai 95 injetado)
to esperando recarregar a camera para tirar uma foto e postar!
abraço
Joao Baeta
22/12/2006, 17:29
:arrow:Os códigos do Vitara ou Sid é o mesmo do Samurai? :pensativo:
Se for iguais, lá vai os códigos!
Código Descrição
12 Sistema sem falhas. Sistema OK.
13 Sonda Lambda aquecida - sinal não flutua.
14 Alta voltagem no sinal do sensor de temperatura da água.
15 Baixa voltagem no sinal do sensor de temperatura da água.
21 Alta voltagem no sinal do sensor de posição da borboleta ou falha no interruptor de mínima.
22 Baixa voltagem no sinal do sensor de posição da borboleta.
23 Alta voltagem no sinal do sensor da temperatura do ar.
24 Falha no circuito sensor de velocidade.
25 Baixa voltagem no sinal do sensor da temperatura do ar.
31 Baixa voltagem no sinal do sensor de pressão absoluta.
32 Alta voltagem no sinal do sensor de pressão absoluta.
33 Alta voltagem no sinal do Medidor de massa de ar.
34 Baixa voltagem no sinal do Medidor de massa de ar.
41 Falha no sinal de ignição
42 Falha no circuito sensor de fase / Falha no circuito PMS / Interruptor de 5a marcha continuamente fechado se transmissão mecânica / Sinal de transmissão automática continuamente fechado
44 Falha no circuito interruptor de mínima (contato sempre aberto)
45 Falha no circuito interruptor de mínima (contato sempre fechado)
46 Falha no circuito corretor da marcha lenta.
51 Falha no circuito do sistema de recirculação de gases (EGR).
52 Falha no controle da mistura pobre/rica / Eletro-injetor com vazamento.
53 Falha na U.C.F. / Alimantação elétrica e aterramento.
54 Interruptor de 5a marcha continuamente fechado.
71 Fim de diagnóstico
Absssssssssssssssssssssss
Para o ano/modelo do seu carro, existe um soquete perto da bateria.
Ao invés de colocar um fusível, você tem que fazer um "jumper" entre dois pinos deste soquete.
No meu Vitara 97/98, já é diferente: o soquete fica perto da trava do capô, em cima do radiador.
Abraços!
Olá bcantunes,, tentei achar o tal do fusível e não tive sucesso. Procurei o soquete como você falou e tb não encontrei. Então fui no mecânico e ele me disse (sem muita certeza) que vitara 97 não tem o tal do auto-check que pisca. Teria como você, ou qualquer outro que tenha encontrado, como fazer o jumpeamento postar uma foto? valeu !!!
bcantunes
28/12/2006, 17:36
Taí, cara!
Enviei como anexo... espero que tenha dado certo!
Qualquer coisa, posso enviar por e-mail.
Abraços!
Muito bom cara :) ... vou fuçar pra ver se acho alguma coisa.
ah! o jumpeamento vc sabe qual fio jampear?
Dando uma olhada na fiação conforme indicado eu achei um soquete com este esquema.
||==|=|==|=|==||
|| |=| 2 |=| 4 ||
||==| |==| |==||
|| 1 | | 3 | | 5 ||
||==|=|==|=|==||
Fiação:
1 - Preto
2 - Azul/Amarelo
3 - Azul/Vermelho
4 - Marron/Amarelo
5 - Marron
É este mesmo o soquete ??? Como seria o jumpeamento ?
O diagnóstico do Check Engine é feito ao ligar o carro ou através do computador ligado na central eletrônica???
Pelo que vi na tabela do GV, para estar normal é 1 piscada, tempo, 2 piscadas consecutivas.. O meu não dá isso, ele simples liga, tempo e desliga em seguida, sem piscar nada.. Com vcs acontece o mesmo???
abraços e feliz ano novo...
Que venha a Tracker 2007
Kayne MELO
03/01/2007, 13:25
Colegas, acho que esse site pode ser de ajuda para vocês.
www.clubekazuki.com.br
Abraço.
All,
Ontem meu Sidekick chegou as 80K milhas, e acionou no painel o "check engine".
Pronto, agora eu estava com todas as informações em mãos fornecidas pelos colegas, achei o bendito conector, coloquei em curto os bornes indicados e girei a chave... motor ligado e o check do painel sempre ligada :shock: :shock: :shock: ... e agora? troquei de posição a chave que fica atras do painel, perto do auto-falante, girei a chave e PIMBA:dance: :dance: :dance: o aviso do painel indicou 12... troqueia chave do painel de posição e tudo ficou normal...
Essa eletronica!!! maravilha da vida moderna, quando funciona é claro!:D
Abraços
Marcelo
EmersonDias
12/03/2007, 00:32
Caros colegas,
Ontem fiz um passeio nas dunas e na volta pra casa, a dita luz do Check Engine acendeu e ficou acesa direto.. até que, quando andei no calçamento (o carro chacoalhou um pouco) ela apagou... e nao mais acendeu. Eu liguei o carro e ela apaga normalmente. Terá sido mal contato? Sera que molhou a sonda lambda? tem algo a ver? Acho que foi alguma frescura... o fato é que o carro em nenhum momento se comportou mal...
=)
luiztacco
12/03/2007, 07:52
Caros colegas,
Ontem fiz um passeio nas dunas e na volta pra casa, a dita luz do Check Engine acendeu e ficou acesa direto.. até que, quando andei no calçamento (o carro chacoalhou um pouco) ela apagou... e nao mais acendeu. Eu liguei o carro e ela apaga normalmente. Terá sido mal contato? Sera que molhou a sonda lambda? tem algo a ver? Acho que foi alguma frescura... o fato é que o carro em nenhum momento se comportou mal...
Faça o teste do check engine, e confirme se realmente não é nada.
Já gastei 680 pila e o danado de vez em quando insiste em sindromes da pré-durante-pós cachaça ... tá tudo normal aí aparece a luz de check (a mardita cachaça), pronto! o bicho começa a tremer e fica todo sambando, todo se bulindo e, as vezes, até apaga ... hehe ...
Nem sei mais o que fazer ... :(
Nathan...
Aí está o procedimento para o check engine...
Show muito util !!!
Marimari
08/05/2007, 18:17
[quote=Kayne MELO;315333]Bymarc,
acredito que esteja falando de uma chave que fica próximo ao auto falante esquerdo. Ela não deve ser ligada, serve apenas para desligar a luz quando acende ao chegar aos 50.000km.
Quando vc aciona essa chave a luz fica ligada direto.
Mude a posição da chave e então check os códigos.Para informações mais técnicas pergunte aos técnicos desse site, eles podem te ajudar.
www.clubekazuki.com.br (http://www.clubekazuki.com.br)
Estamos as ordens.[/quo
Ola' kayne eu sou a marimari tudo bem? Olha como eu tenho o mesmo problema da luz do check ingine sempre acesa e foi diagnosticado as velas de pre aquecimento que por sinal gostaria de saber qual e' o codigo, que eles me disseram e eu ja' nao me lembro mais. Hoje troquei essas velas, e a luz continuou acesa, hoje mesmo deixei o carro na oficina para a parte eletrica que talvez seja o rale ou selenoide. Sera' que vc saberia me dizer alguma coisa tambem? O meu e' vitara td 2002/2003. Te agradeço de coraçao.
Joao Baeta
08/05/2007, 18:28
:arrow:Até agora nada Marimari?
:pensativo:
Marimari
08/05/2007, 19:17
:arrow:Até agora nada Marimari?
:pensativo:
Ola' joao voce leu a minha resposta para vc?
Joao Baeta
08/05/2007, 19:20
Ola' joao voce leu a minha resposta para vc?
:arrow:Li sim!
Marimari
08/05/2007, 20:03
:arrow:Li sim!
POXA JOAO, ESPERO SO' DE ENCONTRAR ESTE BENEDITO PROBLEMA E APAGAR ESTA LUZINHA. AMANHA VOU NA OFICINA PARA VER O QUE O MECANICO VAI ME DIZER, ESPERO QUE SEJA MESMO O RELE' OU SELENOIDE E QUE A LUZ SE APAGUE. ATE' AMANHA!
Joao Baeta
08/05/2007, 20:33
POXA JOAO, ESPERO SO' DE ENCONTRAR ESTE BENEDITO PROBLEMA E APAGAR ESTA LUZINHA. AMANHA VOU NA OFICINA PARA VER O QUE O MECANICO VAI ME DIZER, ESPERO QUE SEJA MESMO O RELE' OU SELENOIDE E QUE A LUZ SE APAGUE. ATE' AMANHA!
:arrow: Vamos rezar muito qnd a bendita luizinha se apague finalmente!!!!
;)
Alex Santiago
10/05/2012, 13:09
ola,
galera sou novo por aki, tenho um suzuki samuria 94 1.3, são muitas perguntas mais a primeira é, a luz do check engine pisca 2vz para um segundo e pisca 4 vz, qual é esse codigo?
grato
lucianofarias
29/11/2012, 16:27
Pessoal
gostaria de usar o topico para pedir uma ajuda sobre o sensor de posicao da borboleta.
Tenho um vitara top metal 97 1.6, e preciso dessa bendita peça.
O unico problema é que só achei na suzucar pela merreca de r$1280,00.
Alguem sabe onde posso achar essa peça por um preço "normal" ???
Eu só preciso da peça pretinha, que é o potenciômetro.
Ja virei a net, e nada !!!!
To com meu jipinho parado por causa dessa m...
Agradeço qualquer ajuda.
Abs.
Pessoal
gostaria de usar o topico para pedir uma ajuda sobre o sensor de posicao da borboleta.
Tenho um vitara top metal 97 1.6, e preciso dessa bendita peça.
O unico problema é que só achei na suzucar pela merreca de r$1280,00.
Alguem sabe onde posso achar essa peça por um preço "normal" ???
Eu só preciso da peça pretinha, que é o potenciômetro.
Ja virei a net, e nada !!!!
To com meu jipinho parado por causa dessa m...
Agradeço qualquer ajuda.
Abs.
Por estes motivos meu vitara agora com motor AP carburado, só acende luz no painel quando ligo os faróis!
Olá colegas, meu samurai 1995 fica acendendo a luz do check engine quando pega um subidão, só na subida quando trepida muito, isso é normal? Fica piscando de forma irregular, como se fosse um mal contato.