Ver Versão Completa : adaptação alternador
chegade4x2
15/11/2006, 23:16
Pessoal , alguem sabe como adaptar ou modificar o alternador? Ele é muito fraco 45A á 5000 rpm é piada para quem tem ar. Eu vi que indicam o do santana mas como sempre não dão a formula completa . Soube que tem gente que altera o induzido , alguem tem alguma dica?
shuther4x4
16/11/2006, 09:57
Isso também me interessa muito! Vamos aí, quem já fez essa alteração posta a receitinha pra gente aí!
O original é bosch? Eu trabalho lá, se vc me passar o numero do alternador, posso tentar ver o desenho e as diferenças entre o de maior e de menor capacidade. Preciso do numero dos dois.
De maneira geral eles são muito parecidos e acredito terem o mesmo encaixe. Claro, se quiser apavorar mesmo, a bosch tem modelos para até 5000W...vai do bolso ne...
Abraço.:razz:
emtsuhako
17/11/2006, 07:57
Colegas, em um tópico antigo que começamos a falar de guincho, duas baterias e sobre alternador, o recomendado é o alternador do Vectra, de 120Ah... mas isso para quem pretende usar uma bateria auxiliar... acho que se vc tiver uma bateria de 65Ah, como a minha, o alternador do Vectra seria uma boa pedida... entrem no link abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18761&highlight=alternador
emtsuhako
E voce trocou o teu alternador?
emtsuhako
17/11/2006, 20:28
Peter, eu ganhei um alternador do Tempra de meu tio... mas ainda não montei ele... só farei isso depois que reformar meu Niva, lá pro começo de Janeiro...
To doido para montar esse do Tempra!!!!!
Comprei o Alternador de 90A do Tempra .Esta instalado mas ,não ligado.
Alguem tem um esquema como liga-lo num Niva 91.Ele tem saida para B+, D+ e W.Não sei como ou o que ligar no D+?Dizem que é a lampada do painel ,mas como?No W pode ser ligado oconta-giro.B+ vão os fios que vao para bateria.
Agradeço a ajuda.
Gustavo Niva
02/12/2006, 16:08
Peter,
um auto-eletrico deve saber tirar as tuas duvidas... pelo que to vendo o mais dificil tu ja fez... como foi pra instalar? Tem fotos??
Mais é sempre melhor, e o de 120A do Vectra eh tentador, mas os 90A do Tempra já tão ótimos... se eh assim msm q faz a conta (P=Vi ; P=12*90= 1080W contra 540W do original do Niva)...
shuther4x4
03/12/2006, 10:06
Aproveita e explica como fez a adaptação...
RT= retificador de voltagem
shuther4x4
11/12/2006, 21:20
E aí Peter, deu certo o esquema do alternador?
explica como foi a adaptação!
Abraços.
Shutter4x4
Não sumi não Shutter!!!è que eu não tenho pressa para fazer a montagem.
Mas finalmente terminei e o bichinho(alternador 90A do Tempra )e ta dando
13,85 V quando carregando.
Na parte eletrica descobri o esquema do Niva 1.7,que ja tem alternador com regulador de voltagem embutido.Com base neste esquema tem que ser montado um diodo(1N4002) e um resistor de 50 ohms/5W.
A parte de montagem em si do alternador no carro foi muito facil.O suporte articulavel inferior aceita o do Tempra sem nenhuma modificação(pelo menos o que tem no meu carro).Precisa colocar somente uma aruela.
Na parte superior,onde tem o esticador,aproveitei o existente ,que estava no meu carro e fiz mais uma chapa com dois furos que prende no esticador existente , de um lado,e no outro lado no alternador.
Anexo alguns croquis que devem ser auto explicativos.
Puxei dois novos fios ate a lampada(existente) que mostra se o alternador esta carregando.
Mais fotos so semana que vem.
Acho que da pra montar com estas explicações,mas se ainda ficou alguma duvida, por favor.....
emtsuhako
12/12/2006, 12:45
Peter, em tópico anterior eu disse que meu tio me deu um alternador do Tempra... na verdade eu ganhei um alternador do Vectra... será que o mesmo esquema que vc está fazendo serve para o do Vectra???
Edson
Se este alternador tiver o regulador de tensão incorporado, e tiver os bornes(acho que é isto) B+,D+ e normalmente W(para ligar o conta giro), que no nosso caso não precisa porque é ligado na bobina,acredito que voce pode utilizar o mesmo esquema.
Veja, não sou expert em eletricidade veicular,mas estou deduzindo.
O que voce tambem deve verificar se o teu alternador tem a curva de carga em função da rotação semelhante ao do Tempra,se sim,acredito que deva colocar a polia do Chevette.Ou a do Vectra tem o mesmo diametro da do Chevette?
Voces acreditam que no meu Niva tinha um alternador de 30A montado?
emtsuhako
13/12/2006, 22:56
Valeu Peter! Verei isso num auto-elétrico... assim que comprar um guincho, vou mandar adaptar o alternador do Vectra... isso se realmente servir...
Qto ao alternador de 30A que vc menciona, é o original do Niva???
shuther4x4
14/12/2006, 00:06
Obrigado pelas explicações. Mas só mais uma(s) perguntas: Esse alternador é de algum modelo específico de tempra? 8v ou 16v? Carburado ou injeção? Algum ano? Quero trocar o alternador do meu e pra procurar em desmanche eu queria já saber o qual procurar.
Obrigado e abraços!
Edson---Acho que não,pelo manual fala em 42A,então trocaram e colocaram um Wapsa de 30A.A luzinha de carga não estava funcionando quando comprei o carro.
Shutter -----Sinceramente não sei de qual modelo é.Pedi um de 90 A
do Tempra .O que comprei é recondicionado.
Quando acabei de montar o alternador ,o carro não pegava,ou seja,bateria arreada.:twisted: :twisted: :twisted: Coloquei uma outra,o carro pegou,tirei esta,e o carro continuo com o motor ligado,ou seja o alternador estava carregando.:palmas: :palmas: :palmas:
Coloquei a bateria descarregada com o carro funcionando,deixei funcionando durante uns cinco minutos,desliguei o carro,dei na partida e o carro pegou,ou seja ,a bateria ja tinha carregada um pouco.:lol: :lol: :lol: :lol:
Fotos como ja disse so semana que vem.:concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:
Estou muito satisfeito com o meu serviço.:dance: :dance: :dance:
Ai vão as fotos prometidas
Foto 1 caixinha com diodo e resitencia
Foto 2 alternador visto por baixo
Foto 3 arruela adicional
Foto 4 esticador visto por baixo
Foto 5 esticador visto por baixo
Infelizmente so tirei fotos com o bichinho montado
shuther4x4
18/12/2006, 20:14
Valeu pelas fotos e informações, sem dúvida dessa forma a minha adaptação vai estar mais próxima. E o resultado prático, como está? carregando beleza?
Shutter4x4
Shutter -----Sinceramente não sei de qual modelo é.Pedi um de 90 A
do Tempra .O que comprei é recondicionado.
Quando acabei de montar o alternador ,o carro não pegava,ou seja,bateria arreada.:twisted: :twisted: :twisted: Coloquei uma outra,o carro pegou,tirei esta,e o carro continuo com o motor ligado,ou seja o alternador estava carregando.:palmas: :palmas: :palmas:
Coloquei a bateria descarregada com o carro funcionando,deixei funcionando durante uns cinco minutos,desliguei o carro,dei na partida e o carro pegou,ou seja ,a bateria ja tinha carregada um pouco.:lol: :lol: :lol: :lol:
Fotos como ja disse so semana que vem.:concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: