PDA

Ver Versão Completa : adaptação alternador

chegade4x2
15/11/2006, 23:16
Pessoal , alguem sabe como adaptar ou modificar o alternador? Ele é muito fraco 45A á 5000 rpm é piada para quem tem ar. Eu vi que indicam o do santana mas como sempre não dão a formula completa . Soube que tem gente que altera o induzido , alguem tem alguma dica?

shuther4x4
16/11/2006, 09:57
Isso também me interessa muito! Vamos aí, quem já fez essa alteração posta a receitinha pra gente aí!

Nivoide
16/11/2006, 22:00
O original é bosch? Eu trabalho lá, se vc me passar o numero do alternador, posso tentar ver o desenho e as diferenças entre o de maior e de menor capacidade. Preciso do numero dos dois.
De maneira geral eles são muito parecidos e acredito terem o mesmo encaixe. Claro, se quiser apavorar mesmo, a bosch tem modelos para até 5000W...vai do bolso ne...
Abraço.:razz:

emtsuhako
17/11/2006, 07:57
Colegas, em um tópico antigo que começamos a falar de guincho, duas baterias e sobre alternador, o recomendado é o alternador do Vectra, de 120Ah... mas isso para quem pretende usar uma bateria auxiliar... acho que se vc tiver uma bateria de 65Ah, como a minha, o alternador do Vectra seria uma boa pedida... entrem no link abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18761&highlight=alternador

Peter
17/11/2006, 18:08
emtsuhako

E voce trocou o teu alternador?

emtsuhako
17/11/2006, 20:28
Peter, eu ganhei um alternador do Tempra de meu tio... mas ainda não montei ele... só farei isso depois que reformar meu Niva, lá pro começo de Janeiro...

Peter
18/11/2006, 09:11
To doido para montar esse do Tempra!!!!!

Peter
02/12/2006, 15:38
Comprei o Alternador de 90A do Tempra .Esta instalado mas ,não ligado.

Alguem tem um esquema como liga-lo num Niva 91.Ele tem saida para B+, D+ e W.Não sei como ou o que ligar no D+?Dizem que é a lampada do painel ,mas como?No W pode ser ligado oconta-giro.B+ vão os fios que vao para bateria.

Agradeço a ajuda.

Gustavo Niva
02/12/2006, 16:08
Peter,
um auto-eletrico deve saber tirar as tuas duvidas... pelo que to vendo o mais dificil tu ja fez... como foi pra instalar? Tem fotos??

Mais é sempre melhor, e o de 120A do Vectra eh tentador, mas os 90A do Tempra já tão ótimos... se eh assim msm q faz a conta (P=Vi ; P=12*90= 1080W contra 540W do original do Niva)...

shuther4x4
03/12/2006, 10:06
Aproveita e explica como fez a adaptação...
RT= retificador de voltagem

shuther4x4
11/12/2006, 21:20
E aí Peter, deu certo o esquema do alternador?
explica como foi a adaptação!
Abraços.

Peter
12/12/2006, 10:23
Shutter4x4

Não sumi não Shutter!!!è que eu não tenho pressa para fazer a montagem.
Mas finalmente terminei e o bichinho(alternador 90A do Tempra )e ta dando
13,85 V quando carregando.

Na parte eletrica descobri o esquema do Niva 1.7,que ja tem alternador com regulador de voltagem embutido.Com base neste esquema tem que ser montado um diodo(1N4002) e um resistor de 50 ohms/5W.

A parte de montagem em si do alternador no carro foi muito facil.O suporte articulavel inferior aceita o do Tempra sem nenhuma modificação(pelo menos o que tem no meu carro).Precisa colocar somente uma aruela.

Na parte superior,onde tem o esticador,aproveitei o existente ,que estava no meu carro e fiz mais uma chapa com dois furos que prende no esticador existente , de um lado,e no outro lado no alternador.

Anexo alguns croquis que devem ser auto explicativos.

Puxei dois novos fios ate a lampada(existente) que mostra se o alternador esta carregando.

Mais fotos so semana que vem.

Acho que da pra montar com estas explicações,mas se ainda ficou alguma duvida, por favor.....

emtsuhako
12/12/2006, 12:45
Peter, em tópico anterior eu disse que meu tio me deu um alternador do Tempra... na verdade eu ganhei um alternador do Vectra... será que o mesmo esquema que vc está fazendo serve para o do Vectra???

Peter
12/12/2006, 16:06
Edson

Se este alternador tiver o regulador de tensão incorporado, e tiver os bornes(acho que é isto) B+,D+ e normalmente W(para ligar o conta giro), que no nosso caso não precisa porque é ligado na bobina,acredito que voce pode utilizar o mesmo esquema.

Veja, não sou expert em eletricidade veicular,mas estou deduzindo.

O que voce tambem deve verificar se o teu alternador tem a curva de carga em função da rotação semelhante ao do Tempra,se sim,acredito que deva colocar a polia do Chevette.Ou a do Vectra tem o mesmo diametro da do Chevette?

Voces acreditam que no meu Niva tinha um alternador de 30A montado?

emtsuhako
13/12/2006, 22:56
Valeu Peter! Verei isso num auto-elétrico... assim que comprar um guincho, vou mandar adaptar o alternador do Vectra... isso se realmente servir...

Qto ao alternador de 30A que vc menciona, é o original do Niva???

shuther4x4
14/12/2006, 00:06
Obrigado pelas explicações. Mas só mais uma(s) perguntas: Esse alternador é de algum modelo específico de tempra? 8v ou 16v? Carburado ou injeção? Algum ano? Quero trocar o alternador do meu e pra procurar em desmanche eu queria já saber o qual procurar.
Obrigado e abraços!

Peter
14/12/2006, 08:34
Edson---Acho que não,pelo manual fala em 42A,então trocaram e colocaram um Wapsa de 30A.A luzinha de carga não estava funcionando quando comprei o carro.

Shutter -----Sinceramente não sei de qual modelo é.Pedi um de 90 A
do Tempra .O que comprei é recondicionado.

Quando acabei de montar o alternador ,o carro não pegava,ou seja,bateria arreada.:twisted: :twisted: :twisted: Coloquei uma outra,o carro pegou,tirei esta,e o carro continuo com o motor ligado,ou seja o alternador estava carregando.:palmas: :palmas: :palmas:
Coloquei a bateria descarregada com o carro funcionando,deixei funcionando durante uns cinco minutos,desliguei o carro,dei na partida e o carro pegou,ou seja ,a bateria ja tinha carregada um pouco.:lol: :lol: :lol: :lol:

Fotos como ja disse so semana que vem.:concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:

Estou muito satisfeito com o meu serviço.:dance: :dance: :dance:

Peter
18/12/2006, 09:09
Ai vão as fotos prometidas

Foto 1 caixinha com diodo e resitencia
Foto 2 alternador visto por baixo
Foto 3 arruela adicional
Foto 4 esticador visto por baixo
Foto 5 esticador visto por baixo

Infelizmente so tirei fotos com o bichinho montado

shuther4x4
18/12/2006, 20:14
Valeu pelas fotos e informações, sem dúvida dessa forma a minha adaptação vai estar mais próxima. E o resultado prático, como está? carregando beleza?

Peter
19/12/2006, 07:26
Shutter4x4

Shutter -----Sinceramente não sei de qual modelo é.Pedi um de 90 A
do Tempra .O que comprei é recondicionado.

Quando acabei de montar o alternador ,o carro não pegava,ou seja,bateria arreada.:twisted: :twisted: :twisted: Coloquei uma outra,o carro pegou,tirei esta,e o carro continuo com o motor ligado,ou seja o alternador estava carregando.:palmas: :palmas: :palmas:
Coloquei a bateria descarregada com o carro funcionando,deixei funcionando durante uns cinco minutos,desliguei o carro,dei na partida e o carro pegou,ou seja ,a bateria ja tinha carregada um pouco.:lol: :lol: :lol: :lol:

Fotos como ja disse so semana que vem.:concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: