Conectar

Ver Versão Completa : Bloqueio que faz curva.

Páginas : 1 2 [3]

Croffi
27/09/2007, 23:29
QUAL OLEO USAR NESTE DIFERENCIAL? alguem pode informar marca e modelo p/ os diferenciais lsd?

Edwint.
Sinceramente, para o Kaiser, o melhor é gasolina e fósforo.
Acabei de instalar o Macrotorque. Que beleza dirigir o Jeep " redondamente" no asfalto e sem aqueles estalos que parece que detonou o diferencial.
Neste domingo pretendo testar o Macrotorque na trilha, mas tenho certeza que vai ser 10.
[]s

equipeminas4x4
28/09/2007, 08:41
QUAL OLEO USAR NESTE DIFERENCIAL? alguem pode informar marca e modelo p/ os diferenciais lsd?
óleo para dif. LSD, é específico para este uso. Na embalagem deve conter esta info. Existem várias classificações SAE de óleo para este uso, mas todos tem a especificações para LSD. Procure uma boa loja de troca de óleo que todas vão te indicar o óleo correto.

[]´s

Loras
29/09/2007, 15:33
Loras, fiquei preocupado agora, sabe dizer detalhes que levaram a quebra do semi-eixo da rover? e a capotagem? tem ligacao com a quebra do semi?
As vezes penso que estou fazendo M....., em ainda esta com "isso" instalado na viatura!!!na sexta -feira ultima, voltando para casa ele estalou na rodovia a uns 90km/h deu aquele cleck e balancou a viatura....acho que ta na hora de rancar isso da viatura!!!!

um abraco

Fabio,

Eu diria que teve relação indireta com o acidente.

Segundo me contaram, numa subida íngreme a Land fez um X pois o semi-eixos estava quebrado. Por causa disso, ao tentar voltar de ré, capotou...:pensativo:

Não tenho detalhes, somente relatos pessoais e PARCIAIS.

Só postei aqui, pois QUALQUER bloqueio 100% quebraria os semi-eixos... não gosto de comprar peixes milagrosos. Só isso.:concordo:

Abs,

David V8
24/11/2007, 12:08
Pessoal desculpem reativar este tópico, porém ao ver hoje um monte de posts sobre o Kaiser e pistas de corrida resolvi comentar com vocês.

Sou o piloto do Maverick no. 5 que lidera o campeonato paulista de carros históricos com motores V8, categoria Historicos V8 - 5000.

Uso o Kaiser desde a 2a etapa, (na 1a usei o blocante da F-1000), e é o seguinte, uso um Kaiser no meu Maverick de rua que tem na roda 262,7CV também.

O blocante do carro de corrida, que foi colocado no inicio deste ano, faz clek clek ao fazer curvas, porém o novo que foi colocado no carro de rua em outubro deste ano, nao faz mais barulho nenhum. Inclusive eu recomendei para vários colegas e conheço mais 4 pessoas que colocaram em Maverick e Dodge, e todos esta muito satisfeitos de verdade.

Só pra esclarecer o 100% blocado, que parece que mesmo depois de 51 posts a coisa ficou obscura, vou explicar melhor como funciona, pois alem de Piloto e conhecedor profundo de mecanica e fisica, sou engenheiro e vi as peças uma a uma desmontado antes de colocar nos meus carros.

Quando vc anda na reta e as duas rodas estao na mesma velocidade inclusive parado, o blocante está 100% blocado, o que é o melhor dos mundos, inclusive na Formula 1, Indy e etc.., pois ao acelerar o torque do motor é transferido 50% pra cada roda, fazendo o carro ir pra frente equilibrado e empurrado igualmente dos dois lados, nao derraps nem sai de lado... quando vc entra na curva, a roda de fora precisa virar mais rápido que a de dentro, e neste momento a roda de fora gera um esforço maior no blocante que (por causa deste esforço instantâneo) imediatamente libera esta roda para fazer a curva, se a curva for em alta velocidade ou muito fechada ele chega a liberar 100% também, ou seja fica uma roda livre... Voce pode acelerar a vontade na curva, pois em curva o torque será distribuido apenas para a roda de dentro da curva. Caso esta roda destracione (agua, lama, areia, etc) ao atingir a velocidade da roda de fora, ele bloca novamente á roda de fora em até 100%. Na pista onde fazemos curvas no limite e certas derrapadas sao desejadas, e etc.. precisa de alguma habilidade do piloto na hora da correção e etc.., porém nestas situações se nao existisse o bloqueio, o carro seria jogado pra fora da pista, com certesa, porém na rua, estrada e etc, o motorista comum jamais chega nesta situação e eu e meus amigos sentimos o carro muito mais firme no chao, muito mais seguro, inclusive na chuva.

No caso do Jeep, o blocante Kaiser em curva irá deixar a roda de fora mais solta para fazer a curva e se a de dentro atolar ou escorregar, ele bloca novamente fazendo as duas girar na mesma velocidade, até que a de dentro encontreo chao e volte tudo ao normal. Nao sou piloto de off road, portanto nao posso dar maiores detalhes.

Para rebater algumas coisas que foram faladas acima:
1) Jamais o blocante 100% KAISER vai quebrar uma ponta de eixo por que ele libera a ponta de eixo na curva.
2) Carros de corrida F1 Porsche e etc, que usam blocantes eletrônicos blocam SIM 100% nas retas e desblocam proporcionalmente às necessidades em curva
3) Se meu carro "passarinhasse" na reta eu jamais andaria a 227 km/h nas duas retas de Interlagos, seria suicídio, entao no caso do cara que afirmou isso, eu imagino que o jeep dele tenha algum outro probleama estrutural, ou de suspensão, molas, etc, pois ao ter o blocante que transfere a força melhor para as rodas ele sentiu o problema, coisa que com performance menor nao aparece. Isso é normal. As vezes vc balanceia os pneus e anda sempre a 120km/h o carro ta otimo, porém quando vai a 150 ele trpida...
4) Alguem falou que se desse 3s por volta daria a volta no 2o colocado, isso acontece muitas vezes em corridas, inclusive ja aconteceu na F1. Mas vamos analisar melhor o que dise, nao disse que dou TODAS as voltas 3s a menos que outros oponentes o tempo todo. Quando instalei o blocante e fui pra pista bati meu proprio recorde em 3s, num terino livre. Isso é absilutamente normal, vcs nao assitem F1? o tempo dos treinos sao sempre menores que os das corridas, onde tem q tomar mais cuidado, tanque cheio, tráfego, retardatario etc etc.

Meu e-mail é cap.kyrk@ig.com.br e estou a disposição para maiores esclarecimentos.

Se alguem quiser vir a Interlagos acompanhar a ultima corrida 01/12/2007 e vir aos boxes conversar comigo, é so me pedri que ponho vcs la nos boxes conosco.

Um abraço

David

Cotrim
24/11/2007, 14:04
David,

Perfeito o seu relato.

Em algum momento neste tópico, falei que quem quisesse acelerar, deveria comprar um Maverick. Por que? Porque, em jipes blocados no asfalto, não se deve fazer curvas acelerando ao extremo, como alguns estão acostumados a fazer, pois qualquer derrapagem, que numa corrida de carros é desejada, tira a estabilidade do jipe, pois ele tem o centro de gravidade alto.

Já dirigi jipes com bloqueio 100% ENSIMEC e KAISER, com selecionáveis ARB e com planetárias soldadas. Em todos os casos, fiz a curva redonda no asfalto e me diverti na terra, mas é o caso de conhecer os limites do carro, como você conhece de um Maverick.

Em jipes, é comum o cara rodar com chassi trincado e/ou desalinhado, folga na caixa de direção e terminais de direção gastos, pois a lama detona tudo. Neste caso, o bloqueio é um perigo, pois se você andar com as rodas blocadas em um eixo que não está totalmente paralelo com o outro eixo, fará o bloqueio ficar blocando e desblocando, levando o jipe a não andar em uma linha totalmente reta. O fato do jipe passarinhar na reta asfaltada é, com certeza, o resultado de uma dessas causas, mas, como um outro revendedor falou, tem caras que são teimosos e não admitem que fale da qualidade do seu jipe.

A minha preocupação sempre foi com a segurança dos clientes e amigos e acho que, em diversas vezes nesse tópico, foi falado que o bloqueio é infalível. Ele até pode ser infalível, mas depende de vários outros fatores, pois pode ampliar outros problemas estruturais do jipe ou do piloto.

[]'s

leopoldo
24/11/2007, 15:12
DAVI,

gostaria de comentar o seguinte:

na sua afirmativa:

"Jamais o blocante 100% KAISER vai quebrar uma ponta de eixo por que ele libera a ponta de eixo na curva"

Quero crer que quando falamos do potencial de um blocante tipo 100% (ARB e outros) quebrare a ponta de eixo, refere-se não a curvas de um modo geral mas, em trajetos onde uma roda sobe ao ar como na transposição de obstáculos modalidade rockcrawling e assemelhados, onde uma roda fica no ar enquanto a outra recebe 100% do torque.
Se o semi-eixo NÃO está dimensionado (diametro X material X tratamento termico) para o aumento de torque ou no 4x4 simples e muito mais crítico em reduzida, e o piloto mete o pé no acelerador, ele falha.

Realmente não poderia nunca falhar um semi-eixo numa curva, pois o problema então seria semi-eixo marginal. E numa curva e SEM acelerar, excetuando-se o ARB e assemelhados, todos os bloqueios liberam ou deveriam liberar a roda externa, fazendo o clec-clec (ensimec, lockright ...), ou aquecendo o óleo pelo esfregar da embreagem (os de discos).

E também, se acelerasse, não deveria haver a possibilidade de quebra a não ser a de sair reto na curva se o piloto não sabe, ou não está acostumado a fazer a curva derrapando. Isso é o mínimo esperado. E de novo, se assim ocorresse, o problema seria semi-eixo de projeto marginal, oque não deve ser proocupação pois normalmente so semi-eixos dos 4x4 são projetados com folga para o torque reduzido. Assim, numa situação de estrada asfaltada, ele está mais que qualificado para suportar as cargas normais.

Sobre a distribuição de torque, é bem visível o 50% em cada roda numa aceleração, lá no começo do post pode-se ver isso: onde indicam um filme do Youtube em que um troller corre a dianteira de lado (uns poucos segundos) ao entrar à esquerda na frente da camera .... não sei se todos observaram ... e não sei porque contestaram que isso não ocorre. Nada de excepcional.

Até aqui, continuo vendo este diferencial como um opcional. Sómente continuo a alertar que este tipo de acessorio é trabalhoso devido ao fato das ferramentas necessárias para uma montagem nota 10.

David V8
24/11/2007, 23:32
Leopoldo, o que nao compreendo é falarem que o bloqueio 100% quebra a ponta de eixo, isso não faz sentido, pois o que quebra a ponta de eixo é o esforço a que ela é submetida caso ela nao tenha sido projetada pra isso, por exemplo usar uma reduzida para tirar um jipe que caiu num rio estando no asfalto em subida, ou subindo um Rock Crawling,.. etc, mas não vai quebrar por causa do blocante. O que o pessoal tava falando, eu acho, é de fazer curvas 100% blocado, dai arrasta a roda de fora e pode realmente quebrar uma ponta de eixo, entao disse que isso nao ocorre com o Kaiser que libera a roda.

A colocação do blocante Kaiser eu mesmo o fiz, é super simples, praticamente é tirar o miolo do diferencial, parafusar a coroa no blocante e recolocar.... é facil e rapido, mas obviamente exige um pouco de conhecimento... obvio, mas nenhuma ferramenta especial é necessária. Trabalho de duas horas e meia, já fiz 2 vezes.

leopoldo
25/11/2007, 01:59
Então, pode ser apenas confusão de quem teve um semi-eixo rompido.

Numa curva em estrada asfaltada e rodando ligeiro, nunca um blocante pode conduzir um semi-eixo reforçado de um jeep a romper ... e se ele quebrou, pode muito bem ser aquele assunto que já abordei no tópico: cuidado, seu eixo semi-flutuante pode matar:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915

Mas, se o nóia rodar ou estiver reduzido e uma roda subir no ar e ele mantiver o pé no acelerador ... já era.

Sobre o ferramental:

Não sei qual o eixo que vc montou ... se foi o atigo braseixos ou um modelo BANJO, mas o DANA 44, como qualquer outro da família DANA, necessita das queridas ferramentas ... expansor de carcaça, relogio comprador (.001") e base magnética, os torquímetros, os rolamentos falsos, e o dispositivo de medição de profundidade de pinhão (este último, o mais complicado).

Sem isso, um DANA difícilmente será montado corretamente, se o mecanico pretende os ajustes na casa dos milésimos de polegada que o manual torna mandatório.

leopoldo
25/11/2007, 11:29
Mas, pensando bem , DAVI, tem uma (umazinha) possibilidade de quebra de um semi-eixo numa curva sim ... imagine vc fazendo uma curva no limite, no caso em que a(s) roda(s) de dentro suba(m) no ar, coisa que é bem comum num jeep. Cansei de brincar assim ...

SE, mas só o (SE) vc mantém o pé no acelerador e vc desfaz a curva, com a roda caindo no chão e com diferença presumida de velocidade, existe a POSSIBILIDADE de neste momento, haver um tranco no semi-eixo. E tranco pode muito bem causar a falha por sobrecarga.

Mas isso não é um evento muito corriqueiro. Ao levantar a roda de dentro da curva, a tendencia é o piloto desacelerar para a roda voltar ao chão e com isso não tem um tranco tão violento ao nivel de falhar o semi-eixo.

David V8
25/11/2007, 23:31
Leopoldo entendi perfeitamente seu raciocinio, mas pense por outro lado, o Blocante Kaiser faz com que a minima velocidade de uma roda (do eixo de tração, dianteiro ou traseiro) seja maior ou igual a que está tracionando no momento, ou seja, jamais uma roda que foi liberada estará mais lenta que a de tração, ou ela está mais rápida por ser a de fora da curva e estar no chão, ou ela está na mesma velocidade e se for uma curva isso so ocorre se ela estiver no ar ou na lama, areia, agua etc... portanto na seu exemplo, que por sinal foi bem pensado, a roda levantada estaria rodando exatamente na velocidade da roda de fora que ficou no chao e está tracionando, portanto ao tocar o solo ela já estará na mesma velocidade que se move a carroceria, e portanto o unico tranco seria o peso do veiculo que sera amortecido pelo sistema de suspensao, e claro um "tranco" instantâneo pq esta roda está girando sem o peso do veiculo, mas é infinitamente inferior ao tranco que teria se ela nao girasse na mesma velocidade da de fora. Mas por uma razao construtiva, este tranco será distribuido igualmente em cada uma das estrias da ponta de eixo, pois ao contrário de outros blocantes que conheço e do sistema de diferencial (sem o blocante) este nao usa um conjunto de satelites e planetarias, onde todo o torque esta sendo tranferido por 1,5 dente de cada engrenagem (duas de cada lado) e por isso quebra a engrenagem, o Kaiser nao usa este sistema, ele usa um encaixe em todas as estrias e o torque é distribuido em todo a volta do encaixe (360o) em 15 roletes de aço tratado, muito mais forte que os rolamentos de roda e etc... portanto é amenizado... Mas considerando ainda que o Jipe volte ao solo com a roda na velocidade adequada, creio não haver grandes sustos... caso contrário, nos eventos de rock crawling, a gente veria um monte de pontas de eixo quebrando.

Ah! Na pista de corrida, com o Maverick, em diversas curvas uma das rodas traseiras sai mesmo do chão, é normal em carro de turismo, onclusive na Stock car, principalmente na curva do pinheirinho e bico de pato, e tocam o chao de volta com o piloto pisando fundo (saida de curva)... fazemos isso vola a volta, e nunca tive problema, uso as pontas originais do Maverick de 19 estrias.. nao sei se seria a mesma coisa.

O que vc acha?

equipeminas4x4
26/11/2007, 10:27
David,

Este anúncio é seu???

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-64773329-diferencial-blocante-maverick-opala-dodge-dana-44-braseixos-_JM

David V8
26/11/2007, 15:39
É meu anuncio sim.

leopoldo
26/11/2007, 23:18
1- .... a roda levantada estaria rodando exatamente na velocidade da roda de fora que ficou no chao e está tracionando, portanto ao tocar o solo ela já estará na mesma velocidade que se move a carroceria,

2- todo o torque esta sendo tranferido por 1,5 dente de cada engrenagem (duas de cada lado) e por isso quebra a engrenagem, o Kaiser nao usa este sistema,

3- ele usa um encaixe em todas as estrias e o torque é distribuido em todo a volta do encaixe (360o) em 15 roletes de aço tratado, muito mais forte que os rolamentos de roda e etc ...

1- É justamente isso quer pode fraturar o semi-eixo ... a diferença entre a rotação do eixo no ar e a esperada em contato com o solo ao pousar e jogar o peso quase instantaneamente. O eixo pode estar numa rpm maior ou menor e quanto maior o modulo de dV e quanto menor o dt é que proporciona a aceleração e consequente tranco. MAS, não se esqueça que estamos falando de uma BOA possibilidade, não uma certeza. Por isso é que depende do pé no acelerador (quanto mais - pior), no peso da viatura (quanto mais - pior) , na relação de engrenamento (quanto mais reduzido - pior)

2- Não é a engrenagem que falha, é o semi-eixo. A engrenagem não costuma ser o alvo.

3- E como é o semi-eixo que falha, o importante é a área de seção transversal do eixo ... (quanto menor - pior), portanto temos 2 modos de falha comuns no jeep:

a. fadiga em baixo do rolamento (na ponta externa do eixo traseiro) vide o texto do meu topico

b. fratura por sobrecarga (a outra ponta do traseiro ou qualquer área do dianteiro):

..b.1- trancos
..b.2- excesso de torque

Cícero Franco
27/11/2007, 15:57
Pô, Davi, finalmente alguém me esclareceu como a coisa toda funciona. Obrigado pela aula!

Abraço