Ver Versão Completa : para-choque vitara , construção
jmquiroga
04/11/2006, 20:32
ola , começarei a transformação do vitarinha , comprei pneus geninho 1001 235/75 usados ( muito mais que meia vida ) , roda magels daytona -12 , encomendei os calços de suspenção de 2" , calço de carroceria de 2" ... e assim irei guardar os parachoque originais e construir novos ...
ja fiz varios desenhos e junto com meu parceiro soldador vamos dar inicio na semana que vem ... a princípios sera uma barra U não muito larga para ter bastante angulo de ataque , um chapão peitoral no meio do parachoque unindo-se a o peito de aço , e em cima um suporte alto para 3 farois de milha , tudo muito reforçãdo e com o acabamento bem feito , penso até em usar aquela chapas de aluminio ( chão de onibus ) em algumas partes para dar acabamento .... depois posto fotos da construção .. mas quem quiser dar algum conselho seja bem vindo , quem ja fabricou , alguma idéia para a construção , ficarei muito agradecido ...
e o traseiro será bem mais simples , pode ser com 2 tubos , ou apenas uma ferro U , um pouco mais grosso ...
aguardo os comentários ...
uma pergunta , alguem sabe como tirar os parafusos prisioneiros da roda do vitara ??? quebrou um , e gostaria de trocar ..
jmquiroga
26/11/2006, 23:15
algumas fotos da construção dos parachoques , traseiro e dianteiro , falta o acabamento ...
O que vc chama de parafusos prisioneiros?
Se for onde se parafusa a roda, ele é colocado de dentro para fora, é só desmontar, bater com um punsão de fora para dentro e substituir.
[]s
Obs.: O para choque ficou bem feito, mas não ficou muito pesado?
jmquiroga
03/12/2006, 20:13
os parafusos são esses mesmo , mas ja resolvi o problema .. muito obrigado ..
os parachoques ficaram prontos , tive tão ocupado fazendo eles que não tirei fotos da transformação , agora vou tirar deles prontos no jeep ..
realmente ficaram um pouco pesado sim , o da frente junto com o chapão deve ter ficado uns 25 a 30 kilos , o traseiro uns 20 kilos ... isso pode me causar algum problema ???? ...
hoje é o segundo dia que estou com o jeep transofrmado , 2" na carroceria , 2" na suspenção , e pneus 235 ... ontem tava tudo ok , hoje começou a fazer um barulho na parte da frente , mais para a direita do jeep .. quando o jeep balança , um barulho seco , como se fosse batente de suspenção , ou coxim , sei la .... se alguem tem alguma idéia .. fique a vontade . ... obrigado .
Jose Augusto Bagorra
03/12/2006, 21:10
JMQUIROGA
Eu também tenho 1 Vitara mas o meu ainda está normal .É 1.9TD (diesel).
Acho que em vez de pneus 235/75 ficaria melhor 220/85 R 15 mas antes é conveniente elevar cerca de 20 cm a viatura , aconselho se você puder pôr material da Calmini. E nos pneus em vez de usar o TUBELLES, comprar uns que levem camara de ar pois assim, quando tiver que baixar a pressão de ar de 2.3bar para 1.4bar o pneu mesmo que descole da roda de ferro, sempre tem apoio. Quanto ao para-choques traseiro acho que está muito grande e pesado; 2 tubos paralelos podem fazer a diferença.No para-choques da frente é bom não esquecer de fazer a cama para pôr guincho.
Quanto ao estepe, eu não o descolaria do local onde está. Pode é pôr um bagageiro de tejadilho onde colocar uma roda extra e todo o material de desatascanço, como a pá, as pranchas e o Hi-Lift. Também 1 jerrican de 20 litros caso você faça muita trilha.
José Augusto Bagôrra
PORTUGAL
Supercharger
03/12/2006, 22:05
Acho que em vez de pneus 235/75 ficaria melhor 220/85 R 15
Oi José!
Por aqui não se encontra esta medida 220/85.
[]'s
Gustavo.
jmquiroga
04/12/2006, 00:04
realmente , essa medida eu nunca vi ...
e com relação ao barulho , irei no mecânico amanhã tentar resolver o problema ..
jmquiroga
04/12/2006, 21:37
barulho resolvido , um dos calços deu uma folga e foi só reapertar , o mecânico disse que depois de andar mais um pouco , é bom dar mais uma reapertada , depois que acentar todos os calços ... agora só falta alinhar as rodas , balancear os pneus , e dar uma revisada na cambagem , pq o carro ta andando todo torto .... mais fora isso , ele ta um verdadeiro monstrinho com 1.82 m de altura ... ja ja posto as fotos ... abraço
bcantunes
05/12/2006, 08:30
Pode passar o custo aproximado da construção do parachoque???
Material e mão de obra?
Ficou mais barato que os parachoques prontos do mercado?
Obrigado!
jmquiroga
05/12/2006, 18:27
, o que pesa é a mão de obra , eu tenho uma artesão amigo que fez com mão de obra zero , então não tenho como te passar o preço nessa parte , mas de material eu gastei uns R$ 300,00 contando com uma chapa nova de aluminio antiderrapante , que foi invensão minha e não faz parte nos parachoques vendidos no mercado , o resto foram 2 barras em U de 3 metros compradas no ferro velho , 50 reais cada e uma chada de 2 mm para os acabamentos , tmb comprada no ferro velho ... o resto , vc pode ver as fotos , é só arte do funileiro e artesão , toda feita com lixadeira e solda elétrica , um escuadro , uma régua , uma guilhotina , e muita marretada .. eu vou postar mais depois ( desculpe a falta de tempo ) , mostrar para algum funileiro ou ferreiro bem esperto e negociar o orçamento ...
qualquer duvida é só perguntar ...
os parachoque novos estão por 650 o dianteiro e 300 o traseiro ....
realmente ficaram um pouco pesado sim , o da frente junto com o chapão deve ter ficado uns 25 a 30 kilos , o traseiro uns 20 kilos ... isso pode me causar algum problema ???? ...
Problema não tem, só que a alavanca causada pelo peso na frente pode dificultar de subir algum obstáculo, mas o meu carro tem guincho (38 kg) e não tenho muitos problemas.
[]s
Oto Maia
06/12/2006, 16:03
Aí JM.
O Vitara vai ficar com a traseira balançando demais.
Use molas do opala. Alguns dizem que ela pode bater um pouco.
Usei no meu, molas do chevete com batentes maiores.
Usar amortecedores da suprema.
Vc pode fazer a troca em duas etapas.
Primeiro os amortecedores e ve como fica.
Vc terá que trocar os parafusos do amortecedor.
Oto Maia
jmquiroga
18/12/2006, 18:38
fotos do parachoque pronto , como eu tinha prometido , e obrigado a todos elas dicas ... qualquer duvida é so falar ...
luizpicelli
18/12/2006, 20:56
Cara... o trabalho ficou de artesão mesmo... as chapas de aluminio + faróis cromados deram um toque especial... além da elevação e pneus maiores...
me estimulou a fazer algo parecido no meu vitara...
abraços
jmquiroga
18/12/2006, 21:50
obrigado , pode copiar a vontade , o modelo é tirado dos ja existentes RC4x4 , mas com alguns detalhes , e o traseiro é baseado no original de plastico , só que todo de ferro ... a chapa de aluminio é de 1mm , só para acabamento mesmo , .. , se quiser depois posto mais fotos ...
LeoGouveia
19/12/2006, 00:22
jmquiroga, parabéns!
Ficaram muito bons os parachoques! Muito bem acabados e bonitos!
Você sentiu alguma diferença no Vitara devido ao aumento de peso?
Disponibiliza pra gente umas fotos mais detalhadas, inclusive da vista superior! ;)
Eu ando pensando em trocar os parachoques do meu e o seu trabalho até me incentivou!
Um abraço!
jmquiroga
19/12/2006, 07:43
léo , como eu disse antes , eu mudei muita coisa ao mesmo tempo no jeep , então ele ficou muito diferente , mas não sei especificar exatamente a mudança que deu o parachoque , acredito que deve ter sido insignificante , pq eu troquei , 2,5" na suspenção , 2" na carroceria , mudei de pneu 195 liso , para 235 guyane , antes eu dirigia ele como se tivesse dirigindo um corsa , agora ja não , ... depois eu coloco mais fotos de todos os angulos .. , no parachoque dianteiro eu soldei uma chapa de proteção que sera parafusada junto com o peito de aço , mas ficou meia apagada quando pintei de preto , acho que vou pintar de prata para ficar mais bonito ..
jmquiroga,
Cara, gostei muito dos para-choques que tu construiu, pois eu também gosto muito de fazer minhas próprias "gambiarras", e estou pensando em construir os parachoques para meu Sidekick, estou começando a fazer os primeiros traços. Então pensei em perguntar se vc construiu com algum desenho com dimensões ou foi tudo na hora, medindo no local e cortando/soldando e esperimentando para ver se ficou bom? Se vc tiver algumas dimensões eu gostaria muito de passar os olhos para economizar tempo e evitar futuras dores de cabeça.
Abraços e Parabéns por seus parachoques.
Marcelo
jmquiroga
20/12/2006, 00:23
cara , foi tudo feito na hora , começa tirando o parachoque original e copia a garra que prende no chassi da alma de aço mais reforçada , não usa a do original , é muito fraca , fazendo a garra e a furação correta , a partir daí vc começa a fazer ( postei uma foto do jeep , só com a garra para vc ter uma idéia ).. , vc pode fazer mais simple e soldar uma barra U de 15 cms e deixar igual a do troller , ou vc pode fazer 2 dobras para cada lado , e forra em cima como eu fiz ( com aluminio , ou ferro ) e pronto , o tubo onde esta preso os farois de milha , são 2 triangulos soldados e um pedaço de tubo oco , tudo feito com lixadeira ( disco de 1mm , ) e solda elétrica , marretadas para ajeitar e o acabamento esconde os defeitos , massa plastica e tinta , e muita lixada .. , qualquer duvida é só perguntar ..
Valeu pela ajuda amigo,
Vou aproveitar minhas férias (fevereiro) para analisar a viabilidade de construir um parachoque.
Estou fazendo algumas análises virtuais da resistência necessária para os parachoques, via computador, então depois disso vou ver o quanto é viável construir ou comprar um pronto. Depois da análise posto alguns resultados pra galera.
Ok
Marcelo