Ver Versão Completa : Eixo para Samurai
Fabiano Afonseca
04/11/2006, 11:53
Caros!
Pela 2a vez meu eixo traseiro do Samuca foi pro vinagre... :(
Ainda não foi desmontado, mas provavelmente quebrou coroa/pinhão de novo...
O que é mais aconselhável fazer, mesmo sabendo que mudando de eixo vou acabar tendo que trocar meus pneus 31" por maiores, já que essa mudança implicaria em bola do diferencial maior...
Ou seja, já que vou ter que gastar (aiii meu 13o...) quais são as opções mais seguras e definitivas (enquanto dure... ;))???
Dana 30?? Dana 44???? Original do Samuca reforçado???
Qualquer ajuda é bemvinda...
Abraços "a pé" :(
Ronaldo B.
04/11/2006, 18:01
Fabiano,
Já que vai mexer, eu colocaria uns Dana 44 (CJ ou F-75).
A vantagem é que além de ser fácil de encontrar e preço baixo se comparado aos eixos do Samurai, tem várias opções de bloqueio, freio a disco traseiro e dianteiro, flutuante e as peças de reposição são relativamente baratas e fáceis de encontrar, sem falar que pode colocar uns 33" ou maiores.
[]´s
Fabiano Afonseca
05/11/2006, 01:53
Bacana, Ronaldo...
Vou começar a pensar nessa possibilidade...
Aliás, se alguém por aqui tiver com Dana 44 no Samuca e poder postar fotos aqui, agradeço tbm...
Ronaldo B.
05/11/2006, 16:38
Fabiano,
Fala com o Henrique aqui do fórum, o nick dele é chbuch , ele usa eixos Dana 44 no samurai.
[]´s
eu iria de D44 mesmo , D30 esquece... porem um detalhe. D44 só de troller, de rural e CJ só se achasse a preco de banana...
T+
Fabiano Afonseca
06/11/2006, 12:25
Valeu, Ronaldo... vou falar com o cara....
Fabil,
O que q rola com o Dana44 de Rural e CJ??? São menos resistentes??
Por que o ideal é o do Troller?
Vc sabe com a relação do diferencial do Troller?
Tem idéia de preço e onde acho??
Valeu!
Abraço!
Ronaldo B.
06/11/2006, 12:57
Um par de eixos de CJ vc paga mais ou menos R$ 1.000,00, de Rural ou F-75 um pouco mais, na média R$ 1.500, de Troller dependendo do ano de R$ 3.500 a R$ 5.500. Será que vale a pena ??? Sem falar no custo das peças de reposição.
[]´s
1- alem de velhos ( afinal o mais novo que vc pode encontrar é D44 de CJ de 1982) eles sao MENOS resistentes que os D44 de troller sim
2- alem de velhos , usam solucoes ultrapassadas em relacao aos do troller como : munhao dianteiro ABERTO, HOMOCINETICA, eixo traseiro FLUTUANTE e freio a DISCO... enfim... os de rural e CJ, vai ter que fazer gambiarra p/ freio a disco, etc..etc...
3- os eixos de CJ sao até mais estreitos que os de samurai, entao vc vai ter que usar alargadores de roda ou mudar o off-set.. o eixo traseiro de RURAL tem a bola no meio, entao p/ vc o menos problematico seria o eixo traseiro de F-75 que tem a bola deslocada p/ a direita como é o original do samurai.
4- vc vai acabar pagando em media 1.500,00 num par de eixos de CJ-Rural ( de F75 a povo costuma pedir mais caro, exatamente por conta da bola deslocada), mas p/ deixa-los "modernos" com freio a disco e etc... vai mais grana...
5- um par de eixos de troller vc encontra na casa dos 5.000,00 ( tem uma cara vendendo um par aqui no forum), mas lembre-se apesar de ser D44 tambem vc nao vai precisar gastar com kits de freio a disco, já ganha um traseiro flutuante, homocineticas e eixos mais fortes... o unico senao é que sao 6 furos, dai vc vai precisar trocar suas rodas...
bom... é aquele lance, cada um com sua cabeca, é obvio que usar os de troller sai mais caro, porem sao muito melhores...
T+
Fabiano Afonseca
06/11/2006, 14:08
Bom... o ideal é os do Troller então, né...
Pena q é tão caro... :(
Ou achar uns da F-75 em bom estado....
Vamo ver o q eu faço... (e o q o 13o permite...)
Abraço!
Fabiano, mande MPs para Kerosene e Rural4x4... eles podem te ajudar com eixos Willys caso opte por essa mudança, vou dar umas caroçadas por aí também.
Eu acho que os eixos de F-75 vão ficar largos demais :pensativo:
Não tem uns eixos gringos mais reforçados ou não compensa? Paga caro mas não morre em oficina...
Fabiano Afonseca
06/11/2006, 15:53
Valeu, Nerooooo!
Eu vi seus links de "ofertas" de eixos... hehe...
Ainda num decidi nada.... aliás, meu mecânico ainda nem desmontou a bagaça.... hehe...
Quanto a eixos gringos mais fortes, sei lá se tem... os q eu sei são esses q a galera tá falando aí em cima... hehe...
De qq forma, valeu!
Olá Fabiano,
eu estou usando Dana44 do CJ. Minha opção por esse eixo foi porque eu usava o jipe no dia-a-dia e os de Rural, F75 e Troller ficariam muito largos.
Relação 9X44, com bloqueio Ensimec Full Lock IV.
Pneus 3K Guerra 265/75/16 (quase 33"). Se fosse hj, optaria por aro 15", no mínimo 33". O problema dos pneus acima de 31" é que será recomendável vc. aumentar o entre eixos, principalmente no eixo dianteiro, senão o pneu vai ficar pegando na parte posterior da caixa de rodas.
Vc. precisará pensar também em uma nova caixa de direção. Eu uso a caixa mecânica do Opala.
Do mais, a resistência é outra conversa. Já estou rodando há mais de um ano com os eixos em trilhas pesadas e nunca precisei trocar nem rolamento. E se precisar de manutenção, vc. acha peças em qquer esquina.
Estou mandando uma foto que eu tenho aqui no escritório, à noite te mando outras.
[ ]s
Fabiano Afonseca
06/11/2006, 16:49
Bacana, Henrique!
Me dá uma idéia de quanto se gasta nessa brincadeira....
Com os eixos, freios e caixa de direção...
Onde vc fez isso? Aqui em sampa?
Abraço!
(na espera por mais fotos... hehe...)
Putz Fabiano,
depende muito. Repare que meu Samuka é 97, portanto de molas helicoidais. Então no meu caso tive que refazer toda parte da suspensão: links, panhard, reposicionamento dos amortecedores, etc, etc, etc.
No seu caso, talvez seja um pouco mais simples, mas comece a pensar também em feixes de mola mais resistentes por conta do maior peso dos eixos.
O cara que cuida do meu jipe fica em Pirituba. Se der, na quinta vou ao Paca com o Samuka e vc. dá uma olhada nele.
[ ]s
Fabiano Afonseca
06/11/2006, 17:53
Beleza, Henrique...
Só não posso garantir minha presença na 5a no Paca, por um motivo óbvio:
estou a pé! :(
Mas se puder me mande fotos...
Quanto aos feixes, vc acha q tem necessidade trocar, ou basta colocar mais lâminas? Os meus estão com 5 na frente e 4 atrás...
Valeu!
Fabiano,
conforme prometido...
1- Eixo dianteiro.
2- Eixo traseiro.
3- Detalhe da suspensão dianteira.
4- Repare no avanço do eixo dianteiro prá frente.
[ ]s
andre4x4
06/11/2006, 23:27
Olá chbuch,
tá bonito o teu samuca, hein?
pelas fotos parece que os D44 de CJ são mais estreitos que os originais do samurai, é isto mesmo? Chega a ficar a roda maia para dentro sem o uso de espaçadores? Como fica a estabilidade?
Os seus eixos são canela fina ou grossa?
Pro futuro tb penso em trocar de eixos, daí porque o questionário:mrgreen: ...
Abs, André
Fabiano Afonseca
07/11/2006, 00:22
Beeem bacana, Henrique...
O interessante é que o eixo da frente fica beeem mais pra frente mesmo...
Acaba proporcionando um excelente ângulo de ataque, né...
Parabéns pelo Samuca!
Chbuch, ficou show o samuca.
Vc. sabe a diferença da bitola dos eixos?
Alguem teria uma tabelinha da largura dos eixos D44 cj, D44 rural, samuca e de jpx?
Deuclécio ( fabiano ) , dá uma pesquisada nos de JPX tb., tem as pontas de eixos maior que d44, flutuante na traseira e bloqueio 75%. A lado ruim será manutenção e falta de bloqueio de verdade pra ele.
Mas é questão de analisar.
Qto. a f-75 acho que não vale a pena, o eixo traseiro é mais largo que a dianteira.
Vamos lá,
não sei exatamente a diferença, mas os eixos de CJ realmente são uns 5 cm mais estreitos que os do Samurai. Estou usando espaçadores de 30 mm prá compensar. Meus eixos são canela fina.
Quanto à estabilidade, eu montei um carro prá trilha, e aí cada opção é uma renúncia !!! A combinação de pneus 3K Guerra, bloqueio 100% na traseira, a altura do jipe e ausência de barra estabilizadora, compromente bastante a estabilidade no asfalto. Mas como eu estou usando relação curta nos diferencias + 4.16 na T-Case + motor original, minha velocidade de cruzeiro não passa dos 80 Km/h mesmo !!! Mas na trilha é que ele realmente mostra seu valor (hehehehehehehehe).
Quanto às opções de eixos, eu daria prioridade aos Dana44 justamente pela facilidade e baixo custo de manutenção, bem como pela grande gama de opções de acessórios (bloqueios, freios, pontas de eixo reforçadas, etc.).
[ ]s
lg_gustavo
07/11/2006, 10:05
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1937
Esse link é para aquele tópico do X sobre bitola de diversos eixos...
Se tudo que está ali estiver certo, o Samurai tem 1338 mm e o de CJ 1232 mm (48,5 ")...
Boa sorte na busca, Fabiano. O Beto me mandou o vídeo do Roncon...mais tarde posto no YouTube pra galera...8-)
[ ]s
lg_gustavo
07/11/2006, 10:24
http://www.youtube.com/watch?v=O7CXea818sA
O vídeo prometido...
[ ]s
Henrique...
muito bacana a sua adaptacao... pelas fotos parece que fui tudo bem feito e caprichado.... vc mesmo quem projetou tudo ou apenas entregou numa oficina e mandou os caras fazerem ?
me diz uma coisa...
as suas barras panhard vc fez com tudo de quantos mm de parede ?
os links dianteiros vc fez novos sob medida ( para deslocar o eixo p/ frente) ou vc continuou usando os originais e deslocou somente a fixacao do chassis p/ frente ?
se vc pude me mandar fotos em melhor resolucao p/ meu email fico agradecido.
Fabiano Afonseca
07/11/2006, 13:33
Vixi, Gustavo...
O Youtube tirou seu vídeo do ar... era só jipe na trilha ou tinha mulher pelada no meio da lama!!??? hehehe....
lg_gustavo
07/11/2006, 15:29
Vixi, Gustavo...
O Youtube tirou seu vídeo do ar... era só jipe na trilha ou tinha mulher pelada no meio da lama!!??? hehehe....
Deve ser porque o Nero aparece :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Brincadeiras a parte, o motivo é: "Rejected (length of video is too long) (http://www.youtube.com/t/help_center) "
[ ]s
Deve ser porque o Nero aparece :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Brincadeiras a parte, o motivo é: "Rejected (length of video is too long) (http://www.youtube.com/t/help_center) "
[ ]s
Desculpa por atrapalhar o topico, mas essa não dá pra deixar passar.
Traduzindo: " não podemos deixar o video do nero dançando na boquinha do garrafão, ainda mais que o garrafão sumiu....... FILME BLOQUEADO "
Fabiano Afonseca
08/11/2006, 17:59
Relação 9X44, com bloqueio Ensimec Full Lock IV.
Pneus 3K Guerra 265/75/16 (quase 33").
Henrique... vc tá com kit de redução tbm ou nem??
Olá Fabil,
na verdade quem fez foi o meu mecânico que é um cara extremamente metódico e caprichoso (às vezes acho até que acima da conta... rsrsrsrs). Confesso que não há um projeto de engenharia, na verdade a idéia surgiu quando eu tive problemas com o diferencial traseiro. Vc. sabe que os >97 tem os diferenciais completamente diferentes dos feixe, com isso as peças são raras e caras.
Eu não me lembro das medidas que usamos na panhard, mas vou pesquisar ver se tenho alguma anotação à esse respeito em casa.
Os links dianteiros foram refeitos para avançar o eixo dianteiro, bem como para corrigir o ângulo de caster. Os links originais traseiros foram aproveitados, porém tiveram que ser reforçados.
Eu já estou andando há mais de um ano com o jipe nesta configuração e ainda estamos acertando pequenos detalhes como buchas dos links e calibragem das molas.
Quanto às fotos eu te mando sim, mas só vou conseguir fotografá-lo no final de semana.
Fabiano,
com certeza. Caixa do feixe com kit 4.16. Mesmo com a relação curta nos diferenciais, a redução original não suportaria. Até porque, como já falei, ainda uso o motor 1.3 original, mas o jipe está bem mais pesado em função, não só dos eixos, mas também dos acessórios (2 guinchos, 2 baterias, parachoques, gaiola, etc.).
[ ]s
Fabiano Afonseca
08/11/2006, 19:46
com certeza. Caixa do feixe com kit 4.16. Mesmo com a relação curta nos diferenciais, a redução original não suportaria.
[ ]s
Bacana, Henrique...
A relação é mais curta q a do Samuca, mas vc sabe qual exatamente q é?
Bacana, Henrique...
A relação é mais curta q a do Samuca, mas vc sabe qual exatamente q é?
9x44.
[ ]s