PDA

Ver Versão Completa : Ranger Maxion 2.5 + Tgv + Bicos Especiais (maior Vazão)

IGORFROTA
04/11/2006, 10:40
Caros colegas,

Resolvi abrir este tópico para encorajar o grupo a debater mais intensamente essas modificações possíveis para UPAR o motor maxion 2.5
Este assunto já começou a ser debatido em outro tópico, e creio que aqui podemos aprofundar mais e melhor.

Bem, como estou às vésperas (acho q essa semana mesmo) de trocar meu carro numa Ranger, e por questões de prioridade financeira tive que deixar o sonho da Power Stoke de lado (por enquanto), resolvi já comecar a definiar as alterações que farei na bicha e para isso conto com a ajuda de vcs.

Vamos la:

1. Minha ideia inicial é trocar os bicos originais por bicos de maior vazão. Até o momento, só encontrei à disposição com o Mauricio na Raschmotoren.
Ja li aqui no forum que se tratam dos mesmos bicos da PowerStroke, mas creio que não seja bem isso, pois li em outro tópico que esses bicos especiais serviriam para UPAR tanto a 2.5 com a 2.8.
Quem souber ou tiver alguma sugestão.....

2. Quero colocar uma TGV na bicha. Ja li aqui tb em outro tópico que é possível adaptar a TGV da PS no MAXION. Para isso seria necessário fazer um flande ou trocar o coletor.
Se alguém aqui já tiver feito tal modificação ou souber como faze-la, ficaria muito agradecido. Fotos / desenho do flange também seriam muito bem vindos.

3. Aumentar o débita da bomba. Isso deve garantir o fluxo necessário para os novos bicos. Alguém sabe qnts voltas deve ficar legal p/ esses bicos 30% maior vazao ?

4. Trocar os PNEUS por maiores + BL. Essa sempre foi uma ideia desde o início. Porén, ultimamente venho avaliando melhor essa hipótese.
Primeiro tem o "problema" da perca de torque, aumento de consumo e desgaste de algumas peças. Também fiquei imaginando viajar com o carro à 140 km/h com o carro levantado (BL). Fiquei receoso. Além disso tem a questão $$$. Pelo que li aqui teria que partir mesmo para os BF. Inicialmente tinha planejado Pirelli, mas já percebi q nao vale a pena. portanto, = 800 latinhas no orçamento.
Minha ideia atual é colocar uns 265/75/15 ou 31". Mas tudo vai depender das medidas que vierem nela, pois o carro q estou em vista estao com pneus de 2 semanas de uso.

Bem amigos, quero dexar o tópico em aberto para avaliações, sugestòes e críticas.

Se alguém tiver contato com o RASCH, favor pedi-lo para entar no tópico e dar a opinião dele. Preciso do contato dele para encomendar os bicos.

IGORFROTA
04/11/2006, 10:44
Ahhh, esqueci de citar que também seriam muito bem vindas as sugestões sobre os possíveis desgastes e as formas de evita-las.

Vlw

Pequeno jr
04/11/2006, 12:05
4. Trocar os PNEUS por maiores + BL. Essa sempre foi uma ideia desde o início. Porén, ultimamente venho avaliando melhor essa hipótese.
Primeiro tem o "problema" da perca de torque, aumento de consumo e desgaste de algumas peças. Também fiquei imaginando viajar com o carro à 140 km/h com o carro levantado (BL). Fiquei receoso. Além disso tem a questão $$$. Pelo que li aqui teria que partir mesmo para os BF. Inicialmente tinha planejado Pirelli, mas já percebi q nao vale a pena. portanto, = 800 latinhas no orçamento.
Minha ideia atual é colocar uns 265/75/15 ou 31". Mas tudo vai depender das medidas que vierem nela, pois o carro q estou em vista estao com pneus de 2 semanas de uso.

Bem amigos, quero dexar o tópico em aberto para avaliações, sugestòes e críticas.

Igor,

Deixa eu dar os meus palpites.

- Primeiro, caso o sonho do PS 2.8 não se realize, tente pelo menos chegar numa 2.5 2001 que ja vem com a Bomba Injetora Euro II, pois como disse o Rasch no tópico de preparação de motores Diesel, essa bomba permite melhores acertos do que de ano 2000 e anteriores a ela.

2º - O caso do BL eu tbm estou pensando nisso, mas não queria um BL do estilo do Walter de 7'' pois fica muito alto e tenho o mesmo medo que vc, quando rodo em estradas a velocidade que rodo normalmente é de 140km/h e as vezes até mais do que isso. Queria algo no máximo de 3'' ja estaria ótimo. Veja essa ranger que esta a venda de um amigo nosso aqui de Brasília http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21822 ela esta com um BL de 2'' + pneus 33''.

3º - Quanto aos pneus e a falta de torque, se vc conseguir colocar a TGV e fazer o que falou no início do topico q vc criou acho que vc nem vai perceber que esta andando com pneus 31''. No caso, como ja falei, eu optaria por pneus 31x10,5 BF que são sinceramente o melhor custo/benefício do mercado. Aqui em Brasília existe uma única loja que esta vendendo estes pneus por R$ 620,00 cada. O restante das lojas é de R$ 750,00 pra frente. OU seja, tem que rodar mesmo para achar bons preços na sua região ou até mesmo fora dela.

[]'s e boa sorte.

Walter L. L. Casitta
04/11/2006, 13:30
Igor,
Trocar os bicos, instlarar a TGV e mexer na bomba deve custar quase o mesmo que converter o 2.5 em 2.8 e ainda assim o seu 2.5 não ficaria tão bom quanto um 2.8. Eu já me decidi. Vou converter o meu ou trocar por um 2.8 se aparecer alguma oportunidade...

Pequeno,
O meu BL é de 3” e não 7”. Alem do mais acredito que não é possível instalar um BL menor que 3”. Algumas peças como o adaptador para o radiador seria até mais complicados de fazer com menos que 3”.

freitasjr
04/11/2006, 15:56
Caro colega Igor, concordo com o Walter; o que vc vai gastar p/ fazer as devidas modificações na sua picape Ranger 2.5, deve sair igual ou próximo de uma Power Stroke, com a desvantagem de que, no futuro, quando vc for troca-la por outro carro, vão querer pagar o valor de mercado dela(de uma 2.5 normal) e não vão querer por nenhum centavo pelas modificações/melhorias que vc adicionou.

Pois a regra de carros usados é a segunte: "o que vale é o ano/modelo do carro". Se tiver algumas modificações de uso p/ off-road é até pior, pois vai induzir ao comprador que vc usou o carro em trilhas(pôs na bagaceira) e isso irá depreciar o valor do mesmo.

O mesmo vale em querer fazer um Upgrade do motor 2.5 p/ um 2.8, quando for vende-la, valerá o preço de uma com motor Maxion 2.5(na lei de mercado de carros usados), pois era assim que ela era originalmente.

Falo isso por conhecimento de causa, pois modifiquei a minha TR4 com pneus Mud, Snorkel, aumento de potência e torque do motor(com Unichip), bancos melhores(o original não é bom, deixa vc muído em longas viagens); e resultado, quando fui vende-la em todos os lugares que passei foi cotada bem abaixo do preço exatamente pelas modificações. Até particulares só comprava se fosse abaixo do preço do mercado.

Só conseguir vende-la assim, e até hoje estou com o Unichip(retirei antes de vender, pois quem comprou não quiz pagar um pouco mais por esse dispositivo) esperando uma oportunidade p/ vende-lo; pois o meu atual carro é um Diesel com bomba mecânica e o Unichip só serve em carros a gaso/Gnv/diesel eletrônicos.

Quer ouvir outras opiniões a esse respeito :?: Então sugiro que passe em revendedoras de carros usados e diga por exemplo que tem uma Ranger com motor Maxion 2.5 convertido p/ ter mais potência com bicos modificados, TGV, pneus de 33'' com Body Lift, etc p/ vê o preço que eles botariam no seu carro :shock:

Um conselho; espere um pouquinho, compre uma Power Stroke, não faça BL e troque os pneus se desejar mais sem exagerar.. no máximo 31" . Caso deseje fazer BL e por pneus maiores, então lembre-se de guardar os originais(p/ por de volta depois) e na hora de uma futura venda tb desfazer o BL, só assim vc terá um preço justo por ela :concordo: .

Um abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

felippetti
04/11/2006, 19:03

Igor,

eu uso BL de 3" + BFG 33" AT na minha Ranger e te digo que não precisa ter medo de nada.
Eu rodo em médias de 120Km/h na estrada e a camionete tá sempre na mão. Uma coisa a mais que tenho é um saco de areia na caçamba (cerca de 100Kg) que equilibrar um pouco o peso entre os eixos.
Qto à perda de torque por causa dos 33", não tenho do que reclamar da minha - morro acima ela "torqueia" sem ter que descer marcha... Talvez por causa da Euro II (a minha já é 2001) que o Junior citou...
Resumindo: em qq mudança no carro, tu sempre terás ganho de um lado e uma perda de outro... Não dá pra fugir disso...
Boa sorte!

Edintruder
04/11/2006, 20:06
Em relação ao BL, pode ser feito e depois revertido para a venda, um vez que o valor não é recuperado. Assim com os pneus, guarda as carcaças originais para vender original. Se os pneus estiverem feios, nada impede de mandar recapar e vender comop 4 pneus em excelente estado. Depois, quando o $$$ permitir, troca por uma 2.8 e instala tudo de novo. Eu farei isso quando for trocar a minha Ranger por uma mais nova. Se meus planos de investimento derem certo, espero até o final de 2007 trocar a minha Ranger 2001 por uma 2004 para não depreciar muito o ano dela nas minhas mãos.

Pequeno jr
04/11/2006, 21:57
Igor,

eu uso BL de 3" + BFG 33" AT na minha Ranger e te digo que não precisa ter medo de nada.
Eu rodo em médias de 120Km/h na estrada e a camionete tá sempre na mão. Uma coisa a mais que tenho é um saco de areia na caçamba (cerca de 100Kg) que equilibrar um pouco o peso entre os eixos.
Qto à perda de torque por causa dos 33", não tenho do que reclamar da minha - morro acima ela "torqueia" sem ter que descer marcha... Talvez por causa da Euro II (a minha já é 2001) que o Junior citou...
Resumindo: em qq mudança no carro, tu sempre terás ganho de um lado e uma perda de outro... Não dá pra fugir disso...
Boa sorte!

To sabendo q depois q o valery t chamou para a missão na casa da Dani vc saiu de la com sorriso dos dois lados né!??? ehehehe

Mas vamos falar de Pick-up que é melhor... mulher a gente conversa na mesa de bar.

Rafael estava ate conversando com o Valery sobre isso ... estamos querendo criar coragem de botar um BL nas Rangers. Acho q o valery ja t falou q gosto de andar forte com o carro e fico meio receoso com o BL. Não que seja nas retas, mas nas curvas pois na minha concepção, fazer curva forte com a ranger é mais fácil do que com o Celta do meu irmão. rs!!

Bora ver se a gente marca uma viajem aqui para São Jorge esse mês com todas as ranger e la com cerveja+cachoeira+lama a gente conversa sobre os carros. Ta na hora d vc e o Valery estrearem os carros e pneus.

Pequeno jr
04/11/2006, 22:04
Em relação ao BL, pode ser feito e depois revertido para a venda, um vez que o valor não é recuperado. Assim com os pneus, guarda as carcaças originais para vender original. Se os pneus estiverem feios, nada impede de mandar recapar e vender comop 4 pneus em excelente estado. Depois, quando o $$$ permitir, troca por uma 2.8 e instala tudo de novo. Eu farei isso quando for trocar a minha Ranger por uma mais nova. Se meus planos de investimento derem certo, espero até o final de 2007 trocar a minha Ranger 2001 por uma 2004 para não depreciar muito o ano dela nas minhas mãos.

Concordo com o Edi,

Compra essa que vc esta querendo 2.5. Ao invez de investir uma grana pesada no motor, aplica essa grana até gerar um montante para vc pular para a 2.8. Acho q so valeria a pena investir no motor se vc fosse fazer ele, ou se fosse algo simples para melhorar a performance do motor e com baixo custo.

Qto ao BL uma das coisas boas dele é que vc pode colocar e tirar sem problema.

IGORFROTA
05/11/2006, 13:11
Galera, muito obrigado pelas opiniões e palpites.

Bem, eu concordo com quase tudo que todos falaram aqui, e para não sair citando um a um, vou colocar minhas opiniões.

Aqui em Fortaleza, uma PS 2.8 01/02 custa no mínimo R$ 10 mil a mais que uma 2.5 01/01.

Bicos do Rash = R$1000,00
TGV= +/- R$ 500 à base de troca (Tenho uma WastGate parada em casa).

Então, com relação especificamente à aumento de potência, o gato de ve girar em torno de R$ 1500. O que é aceitável para mim.
Já os gastos com Pneu/BL se eu optar, adicionaria o memo custo custo em qq opção de pickup.

Alguns podem dizer que é melhor esperar um pouco e juntar esses 8500 para pegar logo uma PS. Mas acontece que eu vou me enforcar (casar) no prox ano, ou seja, é minha última oportunidade antes de a mulher confiscar meu bolso. Calculo que com as despesas de montar casa,etc, so vou poder trocar de carro daqui a mais 2 anos....Por isso a opção na 2.5. Os UPs é soh para melhorar a dirigibilidade.

Com relação à mudar o motor, não acho uma boa pelos mesmos argumentos de alguns coleggas acima. Além do custo bem maior.

A maior dúvida memso está no Tamanho dos Pneus e no BL....A vontade aperta forte para deixar a bicha grandona....Vamos ver no q vai dar....

Essa semana vou ver uma 00/01 (sera q ja é euro II?).
Ela é unico dono, com todas es revisões na autorizada, 90.000 km, XLT preta.
Segundo o dono, bicha está zerada (todos dizem isso) e PNEUS com 2 semanaas de uso (isso pode influenciar na decisão do bl/pneu maiores).
Fiquei put.. sexta q um cara vendeu uma no mesmo perfil, soh que com 47000 km. Pode ? Um senhor de idade...Cheguei tarde....

Gostaria da ajuda de vcs com relação à adaptação do TGV.
O q tenho que observar ?
Alguem tem o esquema do flande ?
Tenho que comprar logo o coletor da PS ?
E a questão dos bicos ? Serq que os da 2.8 são iguais ao do Rash. ????

Vlw moçada

Joseph paulo
05/11/2006, 13:32
Igor eu acho uma boa opção a sua escolha já que os gastos não são alto e a melhora é grande agora um palpite em dou não confio muito nesses bicos " magicos" a outra coisa a hora que vc comprar troca aquelas setas amarelas por as transparentes ai vai ficar show boa sorte com a compra e bem vindo ao grupo dos rangeiros. falow :concordo:

Edintruder
05/11/2006, 19:47
Igor eu acho uma boa opção a sua escolha já que os gastos não são alto e a melhora é grande agora um palpite em dou não confio muito nesses bicos " magicos" a outra coisa a hora que vc comprar troca aquelas setas amarelas por as transparentes ai vai ficar show boa sorte com a compra e bem vindo ao grupo dos rangeiros. falow :concordo:

Os bicos melhoram bastante, mesmo sem fazer o ajuste eles melhoram pois permitem um maior fluxo de diesel. Porém vale a pena investir se não cojitar a troca do veículo a curto prazo. Porém eu só pretendo trocar pelos bicos do Rasch se eu precisar trocar os bicos por motivos de defeito dos meus, pois sai mais em conta do que trocar pelos originais, fora isso não vou mexer.

IGORFROTA
05/11/2006, 19:50

Opa Joseph,
Bem, não sei se vc acompanhou o tópico de preparação Diesel, mas vou tentar explicar.
Segundo o Mauricio, os bicos tem 6 furos e 30% maior vazão que os originais (5 furos).
Li depoimentos de pessoas que fizeram esse UP e não se arrependeram.
Na verdade esse não é um truque novo. A adição de combustível sempre foi um recurso utilizado para melhorar rendimento dos carros. Imagino que seja como trocar um carburador original de um AP por um Weber esportivo....+/- isso.

Com relação à desvalorizaçao que foi comentado na hora da venda, eu não pretendo usar o UP como propaganda. Na verdade eu devo retirar tudo no caso de ir para um PS para reaproveitar. Se eu for para outro veículo, tiro so o que for visível. Acredito que o redimento superior de um carro desses, sem ficar se gabando que mexeu no carro, pode servir como uma forma de decidir uma venda.

Bem, isso é soh daqui + 2 anos...

Homero
05/11/2006, 21:06
Igorfrota

Quando tinha a Ranger 99 e a turbina parecia com problemas estudei trocar por uma TGV.Na época uma turbina nova em um distribuidor custava algo como 850,00 WG e 1250,00 a TGV.Acabei descobrindo que o problema era a junta do coletor de escape queimada e foi só trocar que ficou bom e eu desisti, mesmo porque pretendia vender em breve.

Sou fã incondicional de TGV mas tenho que dizer que ao nível do mar a diferença é boa mas não tão espetacular como para quem mora perto dos 800 m de altura como eu.
Hoje eu não sei dos preços mas a diferença de custo deve somente a turbina ficar por volta de 50% como no passado.
Eu havia imaginado trocar o coletor de escape pela do 2.8 e a 1° curva do escapamento depois da turbina pois o resto era igual.Se achar essas peças em desmanche o custo deve ser bom pois na autorizada ficavam equivalente ao custo da turbina WG.
Colocar uma flange para adaptar a tgv pode não ficar ótimo se houver diferença nas dimensões e formatos entre a saida do coletor e a turbina o que pode ocasionar perda de rendimento e o coletor original certamente está bem casado.

Homero

IGORFROTA
06/11/2006, 11:17
Logo que eu comprar a Pickup, vou leva-la numa ofinica off-road daqui especializada em carros de competição, etc...
Tenho certeza que eles tem experiência nesse tipo de adaptação.
Quando eu tiver mais informações/fotos eu comunico aqui.
Se alguém tiver o esquema do flade pronto, posta aí que eu agradeço.
Achei um cara na net que vende praticamente tudo de sucata.
O cara tem vários Maxion 2.5, PS 2.8, MWM de F250, caixas, reduzidas, etc....
Ele ta pedindo 1200 numa TGV e mais 200 pelo flande. Segundo ele, já vem pronto para eu colocar no carro sem mexer em nada.
Primeiro vou sondar as sucatas daqui para ver se rola uma troca na minha Garret original...senão, vou avaliar a viabilidade.

edubelem
06/11/2006, 16:05
Igorfrota

Quando tinha a Ranger 99 e a turbina parecia com problemas estudei trocar por uma TGV.Na época uma turbina nova em um distribuidor custava algo como 850,00 WG e 1250,00 a TGV.Acabei descobrindo que o problema era a junta do coletor de escape queimada e foi só trocar que ficou bom e eu desisti, mesmo porque pretendia vender em breve.

Sou fã incondicional de TGV mas tenho que dizer que ao nível do mar a diferença é boa mas não tão espetacular como para quem mora perto dos 800 m de altura como eu.
Hoje eu não sei dos preços mas a diferença de custo deve somente a turbina ficar por volta de 50% como no passado.
Eu havia imaginado trocar o coletor de escape pela do 2.8 e a 1° curva do escapamento depois da turbina pois o resto era igual.Se achar essas peças em desmanche o custo deve ser bom pois na autorizada ficavam equivalente ao custo da turbina WG.
Colocar uma flange para adaptar a tgv pode não ficar ótimo se houver diferença nas dimensões e formatos entre a saida do coletor e a turbina o que pode ocasionar perda de rendimento e o coletor original certamente está bem casado.

Homero

Uma GT18 nova esta 4500,00 que é a indicada p/ 3.0, GT22 do 2.8 eu não sei.

felippetti
06/11/2006, 20:03
Bora ver se a gente marca uma viajem aqui para São Jorge esse mês com todas as ranger e la com cerveja+cachoeira+lama a gente conversa sobre os carros. Ta na hora d vc e o Valery estrearem os carros e pneus.

Vão fazer o que no próximo findi? Eu, nada... hehehehe...
Bora pra estrada, cambada!!

Abraço!

Pequeno jr
06/11/2006, 20:34
Vão fazer o que no próximo findi? Eu, nada... hehehehe...
Bora pra estrada, cambada!!

Abraço!

Deixa eu ver como vai ficar meu bolso essa semana, pois cheguei de Unai ontem e a RAnger ta um Lixo de tão suja. Tem lama até no forro do teto e o pior foi que choveu numa parte do trecho indo para la e atolamos (sem tração).

[]'s

IGORFROTA
08/11/2006, 09:50
Dúvida:

Pessoal, alguém sabe dizer se as Ranger 99/00 são Euro II ? Possuem RL ainda ?
Vlw

ojaneri
08/11/2006, 11:17
Igor,

As 99/00 possuem roda livre automática sim, até a 00/01 tem. Só do meio de 2000 que começaram a sair algumas sem roda livre, ligada direta. Mas a maioria ou coloca roda livre manual, ou pituto (igual na minha - procure no forum que tem mais info) que fica até melhor que ligado direto.

Quanto a Euro II, só de fabricação 2001 para cima. Antes, é Euro I.

IGORFROTA
08/11/2006, 12:48
Igor,

As 99/00 possuem roda livre automática sim, até a 00/01 tem. Só do meio de 2000 que começaram a sair algumas sem roda livre, ligada direta. Mas a maioria ou coloca roda livre manual, ou pituto (igual na minha - procure no forum que tem mais info) que fica até melhor que ligado direto.

Quanto a Euro II, só de fabricação 2001 para cima. Antes, é Euro I.

Quer dizer que se não for 01/01 Vai ser RL e Euro I ?
É osso, não consigo encontar uma 01/01. So 00/01 e 01/02. Esta última fico muito pesada por conta do PS.

murilloaquino
08/11/2006, 13:00
A partir de maio do ano d 2000, ja sairam sem a roda livre.Procure pelo mes de fabricaçao

edubelem
08/11/2006, 15:28
A partir de maio do ano d 2000, ja sairam sem a roda livre.Procure pelo mes de fabricaçao

Na plaqueta de identificação, localisada na porta tras. esquerda, tem o mês e ano de fabricação.

Edintruder
08/11/2006, 20:20
Quer dizer que se não for 01/01 Vai ser RL e Euro I ?
É osso, não consigo encontar uma 01/01. So 00/01 e 01/02. Esta última fico muito pesada por conta do PS.

A minha levei dois meses de garimpo até encontrar no RS. quando fores procurar, tira uma calota dianteira e olha se é ponta de homocinética ou capa de plástico de RL.

IGORFROTA
09/11/2006, 09:00
Caros amigos,

Estou vendo o sonho de trocar meu carro ir por agua a baixo.....

Achei o carro perfeito, do jeito que eu queria: Ranger XLT TD 2.5 00/01 Prata, unico dono (medica) 57.000 km com todas as revisoes na autorizada. O carro ta com todos os acessorios e nao tem um so arranhao. Por dentro está impecavel tb. Ja vi que é Euro II, so nao vi a questao da RL, mas vou observar.
Vi um troço esquisito cheio de mangueiras em cima do motor.As mangueiras estao ligadas no hidrovácuo. Fiquei me perguntando se nao seriam da RL.

Bem, o fato é que eu tn andei ontem em mais 4 Ranger e vi a violencia desse motor nesse carro. Eu que tenho S10, não imaginava que a diferença seria tão grande. Nem sei mais se vou querer mudar nada, acho que original já me atende. No maximo umas voltinhas na Bomba.

Bem, mas td isso pode ser em vao. Fui cotar meu carro e o máximo q estao pagando é R$ 25000,00. Da p/ acreditar ? Comprei esse carro por 31 em dez/05. O mesm o cara q me vendeu so deu 25 paus tb.
Meu orçamento estava para dar 10k de dif, e so vai dar p/ eu pegar se der 15....
Vou avaliar se compensa p/ mim.
Tenho q resolver hj, pq esse carro vai vendar rapido pelo estado q esta e pelo preco....

O que acham ????

Edintruder
09/11/2006, 20:08
Se é Euro II não tem RL. Essas mangueirinhas comandam o sistema de arrefecimento interno. Porém é como eu disse, tira uma calota dianteira e observa.

Pequeno jr
09/11/2006, 23:43
Caros amigos,

Estou vendo o sonho de trocar meu carro ir por agua a baixo.....

Achei o carro perfeito, do jeito que eu queria: Ranger XLT TD 2.5 00/01 Prata, unico dono (medica) 57.000 km com todas as revisoes na autorizada. O carro ta com todos os acessorios e nao tem um so arranhao. Por dentro está impecavel tb. Ja vi que é Euro II, so nao vi a questao da RL, mas vou observar.
Vi um troço esquisito cheio de mangueiras em cima do motor.As mangueiras estao ligadas no hidrovácuo. Fiquei me perguntando se nao seriam da RL.

Bem, o fato é que eu tn andei ontem em mais 4 Ranger e vi a violencia desse motor nesse carro. Eu que tenho S10, não imaginava que a diferença seria tão grande. Nem sei mais se vou querer mudar nada, acho que original já me atende. No maximo umas voltinhas na Bomba.

Bem, mas td isso pode ser em vao. Fui cotar meu carro e o máximo q estao pagando é R$ 25000,00. Da p/ acreditar ? Comprei esse carro por 31 em dez/05. O mesm o cara q me vendeu so deu 25 paus tb.
Meu orçamento estava para dar 10k de dif, e so vai dar p/ eu pegar se der 15....
Vou avaliar se compensa p/ mim.
Tenho q resolver hj, pq esse carro vai vendar rapido pelo estado q esta e pelo preco....

O que acham ????

Igor,

Revendedor de carro "SEMPRE" vai querer ganhar dinheiro. Tenho conhecidos que são do ramo e nunca perdem negócio. Na hora de eles comprar um carro do estilo de camionetes, eles tiram de R$ 5.000,00 ou até mais do valor de mercado do carro, pois camionete não é um veículo que se vende do dia para noite e por isso fica um bom tempo no pátio.

A dica que t dou é, primeiro tente ir em outras lojas, não fique apenas em uma.
Segundo, ai na sua cidade não tem feirão? A melhor venda para o seu carro é de particular para particular e nessa êpoca do ano é a melhor êpoca de se vender camionetes, mas não é boa êpoca para se comprar, se é q vc me entende. Muita procura e carros com preço la em cima, todo mundo querendo comprar esses carros para viajar.
Terceiro, a mulher não aceita uma troca na sua camionete?

Espero ter ajudado.

Boa sorte.

Pequeno jr
09/11/2006, 23:47
Lembrei de uma, o vizinho do meu pai q tem uma agência de carros aqui aonde moro, pegou uma S-10 1998 DLX Diesel 4x4 prata (Deve ser igual a tua) Impecavel por R$ 26.000,00 um mês atrás, na troca de um carro na agência dele. A S-10 esta no pátio da agência anunciado por R$ 36.500,00

IGORFROTA
10/11/2006, 08:29
É isso aí Pequeno.
Lojista explora mesmo.
Mas tb, tem a questão de garantia, etc...
Sei que a melhor venda é para particular, mas como vc mesmo disse, esse não é um carro fácil de se vender e a oportunidade ta aí e pode voar a qq momento.
Tb tenho receio de vender um carro desse p/ particular, pois picape 4x4 está mais sujeita á problemas, principalmente se o cara arrochar demais a bicha. Daí já viu, vai cair em cima de vc com gosto de gas.

Na verdade nao estou em contato direto com a proprietari. Ela deixou o veiculo numa revenda. MAs tem uma coisa, olhei 7 carros do mesmo tipo, e essa reuniu o estado (está zerada, acho q nunca viu uma trilha, baixa km, 57000) e o preco R$ 39,700 no $$$ ou R$ 40,5 na troca recebendo o meu por R$ 25,00. Vi picapes bem surradas por 42000 e ate 45000, e avaliaram o meu pelo mesmo valor. Parece combinado: "Recebo seu carro por R$ 25.000". Isso na troca, pois p/ comprar eles nao tao nem se interessando. É mole ?

Aqui em Fortaleza o mercado está diferente. Ninguém ta vendend nada. Tenho amigos donos de revenda q falam q o mercado esta estacionado. Fraco mesmo. Tem gente com Palio 03 à 6 meses no patio. Andei no carro e nao entendi como pode ser isso.O carro ta show, e o preco esta dentro do mercado.

To tentando vender meu carro por pelo menso 27...26 p/ pegar a vista o outro e diminuir o preju. Pedi p/ lojista segurar.Vou tentar estender ate sabado para ter tempo de rodar com o carro e tentar vender. O que lasca para nos particulares é o tempo. por isso acabamos caido nas maos dos lojistas...
Vlw

ojaneri
10/11/2006, 09:31
Igor,

Aposto que ele falou que a Ranger era de uso particular do dono da revenda e/ou já tem alguem interessado para comprá-la financiada e só ta esperando a papelada. Não foi?

Não se preocupe, essas picapes não saem da noite pro dia. Veja bem se ela não foi só 'penteada' para vender, e abaixaram a kilometragem. Praticamente TODAS as revendas de Fortaleza fazem isso. E além disso, por quarenta e poucos mil, eu esperava e pegava uma PS.

Bota a sua para anunciar no www.motorpoint.com.br, Populares do Opovo, uma placa nela, e espera. Quando tiver o $$, você vai atrás da Ranger, senão vai ficar nessa angustia mesmo, e acabar perdendo muito dinheiro para revendedor.

Eu mesmo to esperando para vender a minha por um preço razoável (uns R$ 36.000,00 tá bom), e no começo do ano ver se pego uma a gasolina 0km.

IGORFROTA
10/11/2006, 16:49
Igor,

Aposto que ele falou que a Ranger era de uso particular do dono da revenda e/ou já tem alguem interessado para comprá-la financiada e só ta esperando a papelada. Não foi?

Não se preocupe, essas picapes não saem da noite pro dia. Veja bem se ela não foi só 'penteada' para vender, e abaixaram a kilometragem. Praticamente TODAS as revendas de Fortaleza fazem isso. E além disso, por quarenta e poucos mil, eu esperava e pegava uma PS.

Bota a sua para anunciar no www.motorpoint.com.br, Populares do Opovo, uma placa nela, e espera. Quando tiver o $$, você vai atrás da Ranger, senão vai ficar nessa angustia mesmo, e acabar perdendo muito dinheiro para revendedor.

Eu mesmo to esperando para vender a minha por um preço razoável (uns R$ 36.000,00 tá bom), e no começo do ano ver se pego uma a gasolina 0km.

Na verdade não foi essa a conversa.
O carro é de uma médica e é de sobral.
Podem ate ter baixado a KM, mas acho difícil, pois tem o comprovante de todas as revisões. Hj vou la e vou conferir a data/km da ultima revisao.

Queria muito pegar uma PS, mas ta dificil por menos de 48k. E nao posso esperar p/ juntar essa grana.A partir de janeiro nao sou mais dono do meu dinheiro... :-)

Vou hj la negociar com o cara para ele me dar um prazo p/ eu vender meu carro. E vou anunciar no Jornal p/ semana q vem p/ ver se descolo pelo menos uns 27k nela.

Tem Ranger CD 0km gasolina 4x4 ?

Isso pode fazer eu mudar de ideia....

edubelem
10/11/2006, 17:29
Igor,

É bem fácil de ver se o carro tá surrado:

1- Motor - vê se os parafusos da tampa de cabeçote e da tampa da correa estão estão arranhados. Se possível desconecta a mangueira do suspiro e verifica se está melada de óleo (comun c/ + de 80.000).

2- Fundo - Bandeja dianteira não deve estar muito surrada ou c/ amassádos

3- Lateral - embaixo da porta e dentro da cx de roda trazeira, verifica se não tem desgastes de pintura provocado por água e lama em exesso.

4- Interior - Banco de motorista achatado, volante, manoplas, botões e outros acessórios de uso constante polidos é sinal de uso intenço.

Creio que esses ítens sejão suficientes p/ vc saber a km do carro.

O resto, é verificar se tudo esta funcionando corretamente.

Na tração, aciona o 4x4 e faz uma curva (não muito feichada) e ve se escuta estalos, isso é sinal de problemas.

Ao meu ver se o carro estiver realmente bom, vale apena.

IGORFROTA
13/11/2006, 08:46
Fui sabado olhar novamente o carro e tentar negociar alguma coisa com o lojista.
Olhei o manual do carro e conferi a lista de revisões. A última revisão (30.000 km) foi feita aos 36.000km em 2003. Como o carro indica 57.000 km no marcador, a km está coerente. Se tiverem voltado foi pouca coisa.
Aprentemente e andando, o carro mostra estar zerado, novo mesmo. Mas ainda não levei em mecanico. So vou levar qnd decidir mesmo.
Fiz uma proposta p/ o cara e ele aceitou parcialmente. Combinei de fechar o carro em cash por 39.700 e ele me daria 20 dias para eu vender meu carro. Nesse caso, até pelos mesmos 25000 que ele ofereceu vale a pena. Agora, se eu nao vender, ele recebe o meu por 25.000 e o dele fica em 41.000. Eu daria 16.000 de diferenca.
Ou seja, se eu vender por fora à 25.000, já saio ganhando 1300 latas.

Sera que eu arrisco ??????

Pequeno jr
13/11/2006, 20:56
Igor,

Essa é a famosa faca de dois legumes.

A um tempo atrás pessoas q conheço fizeram o mesmo tipo de negociação. Algumas, conseguiram vender seus carros no prazo dado, mas uma delas não. Se vc quer mesmo o carro, seu bolso pode pagar, e ela é do jeito que vc pensou, não custa arriscar.

Saia Anunciando em tudo q é canto, colocando o carro em locais estratégicos para que possa ser visto que ela esta sendo vendida, vá em feirões e etc.

Boa sorte.

IGORFROTA
14/11/2006, 08:34
Vlw Pequeno,

É isso mesmo que eu estou pensando fazer.
Alias ja vou anunciar antes mesmo de pegar o carro e comecar o prazo.
Estarei anunciando por um valor bem abaixo do mercado local (cerca de 3000 menos) e dessa forma quero atrair tb os lojistas.
Vou colocar adesivos e anunciar em sites e jornais locais.
Tem um cara q leva carros daqui para o sul que ja se interessou. so ta esperando levantar o dinheiro. Enquanto isso, vou vendo o que consigo...

Vlw

IGORFROTA
18/11/2006, 19:40
É isso aí galera, acabei de entrar para a turma dos Rangers.
Depois de ter adiado o plano por mais de um ano (qnd tava atras de uma ranger V6 G e acabei comprando a S10 D) adiquiri hj a minha Ranger.

É uma 2001 XLT CD Diesel. A bicha é prata e tem todos os acessorios opcionais (estribos, mata burro e santo antonio.)

Está com 57000 km que parece original, pois a ultima revisao foi feita aos 36000 em out/04

Levei em duas oficinas especializadas em off road sem a presença do antigo dono e ambos disseram q esta nova. sem observacoes.

Em breve posto fotos da bicha aqui para a moçada ver.

O BL + pneus, bicos especiais e tgv vao ter q esperar um pouco mais.

Vou curtir um pouco ela assim e juntar a grana para "ajeitar".

Em breve estarei cheio de perguntas aí.

Abraço à todos.

murilloaquino
18/11/2006, 19:46
Faz igual a galera ai o igor..Meia voltinha na bomba vai te custar pouco e vai andar mais...
abraços

Pequeno jr
18/11/2006, 19:59
Parabéns pela aquisição Igor, poste as fotos depois para a gente.

Boa sorte com a nova viatura.
[]'s precisando de ajuda, estamos ai.

Rasch Motoren
18/11/2006, 22:55
Parabéns Igor pela aquisição.

Sobre o kit ( bicos / Tgv ) podem ser utilizados tanto no 2.5 quanto no 2.8 ( existe versão 2.8 equipado com GT 20 ).
Os mesmos bicos que geram 140cv no 2.5 , também geram ~ 160cv no 2.8 , e não são "mágicos" pois magia é coisa para supersticioso . Nós utilizamos tecnologia.
Junto com a TGV é aconselhavel utilizar o coletor de escape apropriado , ao invés de flangear ( serviço clean ) e não exige "adaptação" , pois todas as peças envolvidas : Tubo de alimentação " S " , lubrificação e retorno , saída de escape são intercambiáveis .
Recentemente um membro não registrado deste fórum fez um UP numa Ranger 2001 , e me garantiu muito satisfeito com os resultados obtidos que se registraria ao voltar de viagem após este feriado para relatar suas experiências.
Tempos atrás comentamos que estavámos num projeto de conversão do motor 2.5 para 3.0 , pois já está rodando há algum tempo , e até o momento tem sido bastante satisfatório com seus atuais 250 cv .

IGORFROTA
19/11/2006, 12:24
Opa Rash,

Vlw aí pelo apoio.

Que bom que vc voltou aqui p/ forum, tem muita gente querendo falar contigo (principalmente eu).

Ja tentei te contactar aqui e no teu site, mas nao consegui resposta.

Não desisti dos bicos não, só adiei um pouco por causa do $$$. Mas daqui uns 3 meses sai....

Com relação ao TGV, vou tentar encontrar uma 2.8 no FV e tirar a bicha com coletor e tudo. Assim encaixa perfeito sem adaptação neh. Mas isso é soh depois dos bicos. Uma coisa $$$ de cada vez....

Por falar nisso, o que melhoraria em colocar uma apenas a TGV. Vale a pena ? O ganho em potência é pouco neh ?

Passa aí um mail fácil de te encontrar. Sabe como é neh, essa previsão de tempo pode não ser compatível com minha ansiedade. :-)

Mostrei teu site para um mecanico daqui especializado em Diesel (pric MWM) e 4x4. O cara ficou doido. Ele ta exatamete danso um UP no MWM dele que está instalado em uma Hilux CS que era à gasolina. É bem fácil ele te contactar em breve. Ele já tava trabalhando alguma coisa para 175 cv. Imagina se ele coloca os bicos heim !!!!

Esses bicos que você vende...são os da F-250 ? Ou da Ranger PS ?

O $$$ continua o mesmo neh ??? Vai subir nao macho !!!

Vlw

IGORFROTA
19/11/2006, 12:27
.
Recentemente um membro não registrado deste fórum fez um UP numa Ranger 2001 , e me garantiu muito satisfeito com os resultados obtidos que se registraria ao voltar de viagem após este feriado para relatar suas experiências.

Faz uma pressão nesse cara para ele entrar no fórum e nos contar os detalhes dessa trasnformação.

Vlw

josiasmaia
19/11/2006, 16:07
tem desses bicos especias de maior vazao pra l200 gls 2001???
quanto fica os 4??melhora consideravelmente o desempenho?
vlw

Rasch Motoren
19/11/2006, 16:40
Não temos bicos injetores para a L200. Mas através de escape / turbo / intercooler e principalmente bomba injetora ( troca do came e corpo distribuidor ) é possível atingir ótimos resultados.

Temos bicos injetores especiais para linha MWM X-10 / Sprint / Cummins / Maxion / VW 1.9 TDI .

IGORFROTA
19/11/2006, 21:48
Não temos bicos injetores para a L200. Mas através de escape / turbo / intercooler e principalmente bomba injetora ( troca do came e corpo distribuidor ) é possível atingir ótimos resultados.

Temos bicos injetores especiais para linha MWM X-10 / Sprint / Cummins / Maxion / VW 1.9 TDI .

Ei Rasch, essa mexida na bomba tb surte efeito na Ranger ? Ou não é necessário ? Qnt fica esse up de bomba ?

Qnt aos bicos especiais da Ranger, da para dizer se é da F-250 ou da PS ? :-)\

Manda aí teu mail de fácil acesso. To me coçando p/ pegar logo esses bicos e to com receio de nao conseguir te contactar poe aqui e no site...

Quero ver nego aqui com PS coçar a a orelha venda a bichinha encarar de frente qq um.... ;-)

Walter L. L. Casitta
19/11/2006, 21:57
Igor,
Não é bem assim não. Mesmo que você consiga a mesma potencia e torque do PS, ainda vai ter que mexer com a relação de marchas pra andar igual...

IGORFROTA
20/11/2006, 10:10
Com certeza tem q mudar muita coisa para superar o PS.
Mas com alguns ajustes dá para chegar bem perto do sesempenho do PS
Aqui tem um dono de oficina qua tem uma 2.5 XL com PNEUS 31".
Segundo ele, ele colocou tgv, e fez ajustes na bomba e mexeu no escape.
O carro dele nao deixa nada a desejar com relacao às PS.
Lógico q tb tem a questão do braço......

Rasch Motoren
20/11/2006, 18:17
Igor Frota

No item bomba injetora , a base do trabalho se dá partindo de um corpo distribuidor 12mm ( 2.8 PS ) passando também pela substituição do came , e vários outros ajustes internos que possibilitam elasticidade nas rotações , maior torque e menor ìndice de fumaça , etc...
Isso só é feito para quem deseja um serviço mais completo.
Valor gira em torno de R$ 1.000,00 ( varia de acordo com o estado da bomba injetora a ser retrabalhada )
Bicos , não seria inteligente da minha parte hipotéticamente utilizar bicos do Sprint no HSD, pois são 180cv dividido por 6 = 30cv por cilindrada unitária , se compararmos o 2.8 PS são 135cv dividido por 4 = 33.7 cv por cilindrada unitária , que em ambos os casos são 0.700cc .
Teria que mudar o " slogan " para " DESPOTÊNCIAMENTO DE MOTORES "
Contato 011-66846646 Mauricio

dalmolin
21/11/2006, 07:23
Soh esclarecendo sobre a falta de potencia do sprint 6 cc , nos aqui de casa jah tivemos 2 F-250 zero bala e 1 com 50 mil km , e as 3 com 80 mil km ao menor desgaste da injetora perdem potencia pela falta da bomba alimentadora , que existe no PS.
Soh colocando a bomba alimentadora , jah parece outro motor , se vc abrir um pouco a injetora que vem com regulagem quase de ranger vira no capeta.

Noão entendo ateh hoje essa da MWM de num motor de 18 paus não colocar uma bombinha de 180 . E passar o motor de 180 prah 210 cv. :parede:

IGORFROTA
21/11/2006, 14:53
Rasch, mas uma vez muito agradecido pelos esclarecimentos...

Me aguarde só mais um pouquinho que em breve estarei entrando em contato (passa o mail) com vc para os bicos (primeira fase do up).

Gostei muito de saber que da p/ tirar mais um pouco com modificações na bomba. E por um custo razoável. Qnt ganharia a mais com relação à apenas os bicos em cv e kgf ?

Já to pensando na fase 2 (tgv) e fase 3 (modificacoes na bomba).

To estimando assim:

1 Fase - Troca dos bicos: 140cv / 38 kgf
2 Fase - TGV: 150 cv / 40 kgf
3 fase - Bomba: 160 cv / 42 kgf

Cheguei perto ? Caso contrário, corrija-me.

Abraço

Rasch Motoren
21/11/2006, 21:10
Igor

Está bem coerente.
mauricio@raschmotoren.com.br
raschmotoren@uol.com.br
011- 66846646

rac
21/11/2006, 21:16
Rash, ate quantos cv's ou pressao o intercooler da ranger passa a ser restritivo?

Guima-MS
23/06/2018, 18:45
Galera , eu sei que o topico é de ranger , mais como vi que falaram acima de mwm sprint , vou falar tambem :

Comprei um MWM 2.8 para colocar na minha dakota (pneus 33 e relacao 4,10 diff) , estava rodando com o V6 ( 177cv a 4800rpm , quase nunca ia a 4800rpm , e 31kgf de torque a 3200rpm , meio pouco para empurrar o peso da picape em viagens-ultrapassagens ) , o MWM tem 132cv a 3600rpm e 34kgf a 1800rpm :evil: , ainda nao rodei com o MWM , mais ja queria dar um upzinho nele antes de concluir a adaptacao (o intercooler da dakota 2.5 , comparado com o original da S10 , e enorme) , queria algo entre 180 e 200cv e 40-44kgf , e possivel ?
Alem da bomba auxiliar eletrica e bicos de maior vazao ( estou vendo uns 50% a mais de vazao) , o que poderia mexer ? vou usar a picape no dia a dia e nao posso perder muito a media km-l , nem a durabilidade do motor !