Ver Versão Completa : Novo no forum... com duvidas sobre o International 2.8 da Ranger
Belnaldão - bernardo
29/10/2006, 09:27
Olá gente, sou novo no forum....
Antes de me cadastrar.. dei uma passeada pelos tópicos e fiquei bastante interessado com o que vi... varias dicas de conducao. filminhos legais, discussoes entre gerações de motoristas,hehehe, e muita coisa sobre mecanica
Bom, estou com uma dúvida sobre o motor 2.8 international da ranger depois de ocorrida uma catástrofe.. fim de semana passada meu pai, em viagem teve superaquecimento com nossa querida ranger (com 135.000km).. devido ao travamento da valvula termostática (humpf).. o que a principio se estenderia a, no máximo uma junta queimada, virou uma retifica completa... pedaços de anel riscando o cilindro... cabeçote empenado, 2 valvulas presas...... visao do inferno... e detalhe... meu pai entrou na oficina com o carro andando normalmente...
A dúvida é a seguinte, esse motor possui camisas nos cilindros igual aos MWM? (pq eu acho que nao tem) Se nao tem.. na retifica eles vao dar um passo no cilindro e os novos aneis vao ser da segunda medida, certo? consequentemente.. a cilindrada vai variar, ne?
Alguem ja passou por essa experiencia? o motor fica bom? consumo piora? desempenho? confiabilidade? A oficina que esta fazendo o servico é bem conceituada....
por favor, me falem um pouco da experiencia de voces com esse procedimento...
ótimo forum.. obrigado pela atencao
Bernardo Monteiro A. Barreira
Walter L. L. Casitta
29/10/2006, 10:14
Esse motor quando original não tem camisa, mas depois da primeira retífica sim. Se for retificado dentro dos parâmetros recomendados pelo fabricante ele fica igual a um 0Km de novo.
Joseph paulo
29/10/2006, 11:55
benaldão ai blz. quanto vai ficar pra fazer a retifica completa do motor?
emerson_dickel
30/10/2006, 11:32
benaldão ai blz. quanto vai ficar pra fazer a retifica completa do motor?
Tambem tenho essa curiosidade, a minha esta com 210 mil e tenho " medo " de gastar ate o fundo da cueca numa eventual retifica, mas aparentemente o motor tah zerado ainda :)
Um grande abraco
Belnaldão - bernardo
30/10/2006, 23:36
Gente é uma curiosidade que eu sempre tive também.. o serviço ficou em R$ 7.000,00. Meu pai pegou ela hj e ja andou 500 km e disse que ficou bom... se bem que ta cedo pra falarmos de consumo/desempenho, essas coisas... mas assim que conseguir dados consistentes passo pra vcs....
Abraco
emerson_dickel
31/10/2006, 12:04
Gente é uma curiosidade que eu sempre tive também.. o serviço ficou em R$ 7.000,00. Meu pai pegou ela hj e ja andou 500 km e disse que ficou bom... se bem que ta cedo pra falarmos de consumo/desempenho, essas coisas... mas assim que conseguir dados consistentes passo pra vcs....
Abraco
Mas foi completo o motor ??? Certamente Virabrequim nao trocou ??? E bicos e turbina com essa km deve estar bom ainda neh ???
Teria como nos passar o que vc fez (principalmente pecas que trocou) e custo das mesmas :)
Joseph paulo
31/10/2006, 15:17
bernardo vc procurou alguma loja da internacional vc poderia ter pegado um motor a base de troca poderia ser mais rentavel pelas peças serem todas novas e terem um processo de montagem melhor e ter garantia
Edintruder
31/10/2006, 21:25
Considerando que um motor Scania custa por volta de R$8000,00 uma reforma completa..., a retífica do 2.8 saiu os olhos da cara! Realmente vale a pena procurar motores a base de troca sim, pois o custo final é bem reduzido.
murilloaquino
31/10/2006, 21:30
7000 saiu muito caro mesmo...
7000 saiu muito caro mesmo...
Sei que vocês estão falando em um motor 2.8, mas aqui na minha cidade o mecânico que levo minha Ranger 2.5 disse que uma retífica fica em torno de R$12.000,00. Depois de me levantar do chão com o susto, não quis entrar em detalhes quanto à retífica de um 2.8.
O preço não deveria ser equivalente? E onde podemos encontrar esses motores da International a base de troca?
Walter L. L. Casitta
31/10/2006, 22:13
Esse negócio de motor a base de troca não é bem assim não. Um motor desse novo deve beirar a casa do R$20.000,00 e pelo menos aqui em BH os caras da International não fazem esse tipo de negócio. Por outro lado tem um monte de empresas que fazem a troca por R$6000,00, porem não da pra saber de onde veio o motor e muito menos de que forma foi feita a retífica ou quantas teve. Eles dão 1 ano de garantia, mas dificilmente um motor malfeito dá problema em menos de um ano, mas pode dar em menos de 2 anos.
O custo da retifica de um motor 2.5 ou 2.8 se equivalem. A Retifica do motor da S10 do meu irmão ficou em R$5000,00 e incluiu a troca do cabeçote por outro recondicionado (R$1500,00).
Joseph paulo
01/11/2006, 12:58
walter aqui em londrina tem a leão diesel oficina oficial da internacional se vc procurar no site da internacional vc ve ela lá como rede autorizada eu acharia mais negocio pegar um motor a base de troca lá do que levar a um mecânico que não saiba montar um motor desse tipo. mais R$ 7.000 é um absurdo não sei se o mecãnico cobrou caro na mão de obra ou trouco todas peças por nova. se vc achar um bom mecãnico creio com $ 4, a 5 mil faça um motor desses
marcos ambrogi
01/11/2006, 23:37
Amigos rangeiros, mudando de pato pra ganso, alguém sabe onde posso comprar um baú? Como vcs fazem pra levar malas, inclusive a sogra?
Abraço
Pequeno jr
02/11/2006, 11:46
Apenas para um comparativo,
Aqui em Brasília, tivemos 2 amigos rangeiros que fizeram o motor das suas viaturas 2.5 HSD. O primeiro, fez num camarada recem saído da concessionária Ford, cheio de palavras difícieis e querendo ser o BanBanBan dos carros Ford Diesel. O segundo, fez numa pessoa simples, aquele das famosas oficinas cheia de graxa e com vários posters de mulheres na parede.
Resultado:
- O primeiro para fazer motor completo + troca do sincronizado da 3° marcha + troca da bomba da direção hidraulica + troca de 2 bicos = R$ 8600,00 (tudo mão-de-obra + peças).
O segundo para fazer o motor completo + troca da mangueira da turbina + revisão da suspensão ficou tudo aproximado em R$ 5.200,00. (tudo mão-de-obra + peças)
Ai veio a segunda situação, o primeiro amigo, viajou para Natal-RN 20 dias depois de fazer o motor, na volta a Brasília o carro teve um superaquecimento perto de MOssoro. O que aconteceu foi que o grandioso mecânico não verificou que o radiador e bomba d agua do carro dele estavam com problema. Resultado além do cabeçote foi que agora o motor esta batendo saia de piston.
O segundo carro, ja rodou uns 20 ou pouco mais do que isso sem problema algum até agora, sendo que este segundo carro é utilizado so em viagens de Brasília para o Piaui diversas vezes durante o ano, hiper carregado e normalmente o povo vai daqui para lá de pé embaixo sem dó do carro.
Pequeno jr
02/11/2006, 11:48
Nos casos acima esta incluso tbm as retificas
dalmolin
02/11/2006, 12:01
O problema de pegar um motor desconhecido , eh que vc naum sabe se naum foi batido.
Por exemplo aquela 250 que o pai do miranda bateu , aquele motor jah deve tah passeando por ai. mas oh a bordoada que ele levo, se tiver alguma fissura provavelmente vai rachar.
Um loko aqui tem uma d-10 com motor e chassi de silverado , a primeira pegadinha que ele deu na bixa quebro o viabrekim
Edintruder
02/11/2006, 12:29
Marcos,
Eu tenho capota marítima fechada com o sistema de espaguete. Não entra nada de água. A sogra eu não levo, deixo bem longe! Ahahah! Tem tampão de fibra onde transforma a caçamba num porta-malas com fechadura ou a capota alta. Se não fosse pelo preço, eu teria colocado a capota de fibra pois amplia o tamanho da caçamba para cima e assim se aproveita muito melhor a caçamba usando fechadura.
Edintruder
02/11/2006, 12:34
O problema de pegar um motor desconhecido , eh que vc naum sabe se naum foi batido.
Por exemplo aquela 250 que o pai do miranda bateu , aquele motor jah deve tah passeando por ai. mas oh a bordoada que ele levo, se tiver alguma fissura provavelmente vai rachar.
Um loko aqui tem uma d-10 com motor e chassi de silverado , a primeira pegadinha que ele deu na bixa quebro o viabrekim
Nada melhor do que pegar uma caminhonete zero antes de pensar em dar qualquer problema...
Um dia eu chego lá. Basta para isso eu trabalhar a noite também e parar de dormir, dessa forma eu consigo trocar de caminhonete a cada 2 anos antes de pensar em retíficas...
Pequeno jr
02/11/2006, 15:08
Nada melhor do que pegar uma caminhonete zero antes de pensar em dar qualquer problema...
Um dia eu chego lá. Basta para isso eu trabalhar a noite também e parar de dormir, dessa forma eu consigo trocar de caminhonete a cada 2 anos antes de pensar em retíficas...
Edi, parar de dormir para trabalhar eu parei e foi por isso q sofri o acidente no mês passado. resultado, agora tenho braço de radiola.
Mas nada melhor do que um carro zerado.
Edintruder
02/11/2006, 19:36
Então vou trocando por usadas mesmo...
Belnaldão - bernardo
04/11/2006, 22:05
Com certeza.. nao foi o motor todo... como eu havia dito o motor ferveu provavelmente devido ao travamento da valvula termostática... alias.. ela entrou andando normalmente na oficina, só pra trocar a valvula travada... ai ao completar o nivel da agua... vimos borbolhas saindo no reservatório ai pensamos na queima da junta... ao abrir é que se viu o estrago... entao..
Segue a lista resumida da retífica:
Servicos:
-Aplainar cabeçote
-retifica da sede de valvula
-retifica do cilindro
-reitifica valvula
-brunir cilindros
-mandrilhar mancais
-embuchar e mandrilhar comando 4cc
-polir virabrequin
-magnaflux do virabrequin
-colocar mandrilar bucha biela
-polir comando
-tornear pistoes
Pecas:
-bronzinas
-bucha comando
-cola metal leve
-junta motor maxion
-pistao anel motor hsd maxion 2.8
-retentor comando
-retentor comando auxiliar hsd
-retentor polia hsd sabo
-retentor volante
-retentor valvula hsd ( 8 )
-valvula termostatica
-tinta preto spray
-anel borracha turbina hsd
-anel pescador maxion
-correia dentada (humpf ja tinha trocado ela com 100.000)
- filtros
-bomba oleo motor hsd 2.8
-junta cabeçote
-esticador correia
Serviços na BOMBA BOSCH RANGER 2.8
-reparo
-bomba alimentadora
-valvula eletromagnética
-retentor
-arrastador
-jogo de arruelas
-desmontar montar e regular bomba injetora
Belnaldão - bernardo
04/11/2006, 22:11
Entao como ia dizendo.. realmente nao foi o motor todo.. a turbina nao mexeu.. o virabrequim é o mesmo.. mas o estrago foi grande.. infelizmente nao pude acompanhar o servico de perto, quem acompanhou foi meu pai..
acima descrevi os itens assim como estavam na ordem de serviço.. algumas coisas eu nem sei bem o que sao.. espero poder ir na revisao de 1000 km da garantia da retifica e tirar algumas duvidas
inclusive, so ontem tive a chance de dar uma volta na camionete.. (ou como todo mundo anda dizendo em tom irônico aqui em casa, no carro "novo" do meu pai.) e esperava achar o motor mais lerdo.. ate porque os aneis estao assentando e tal, igual motor novo.. mas pra minha surpresa ela esta considerávelmente mais esperta..... será que regularam a bomba de forma mais agressiva? alguma ideia?
por favor comentem a lista de pecas e servicos .. valeu
Walter L. L. Casitta
04/11/2006, 23:45
Não sou especialista, só curioso e sendo pra comentar então aí vai...
Em minha opinião, faltou uma acessória de um mecânico de confiança.
Em principio, a bomba injetora não seria afetada pelo superaquecimento do motor, eu não deixo ninguém mexer na minha bomba que ta com 130.000Km. Não vi os bicos injetores na lista e esses sim são afetados pelo superaquecimento.
Se a correia foi trocada com 100.000Km, os esticadores também. Trocar a correia tudo bem, mas não os esticadores.
Também não entendi a necessidade de tornear pistões e não vi as camisas na lista...
Edintruder
05/11/2006, 11:22
Vão me desculpar, porém se fosse na minha, eu mesmo teria desmontado, mandado apenas aplainar o cabeçote e retificar as sedes de válvulas afetadas. Em relação ao pistão com anel quebrado eu trocaria os aneis e estudaria a possibilidade de apenas brunir os cilindros caso os riscos não fossem profundos (o que acredito que não fossem). Teria gasto apenas o necessário.
Ao meu ver o cara fez uma retífica quase completa, pois faltou alguns itens de retífica.
TylerNTL
05/11/2006, 11:58
A Retifica do motor da S10 do meu irmão ficou em R$5000,00 e incluiu a troca do cabeçote por outro recondicionado (R$1500,00).[/QUOTE]
Walter,
Aqui em Natal temos algumas situações com as TOYOTAS com a utilização de cabeçotes recondicionados.
Praticamente em todas as viaturas que utilizamos cabeçotes recondicionados aconteceram desastres após uns 30k a 50k em um caso específico travou uma válvula e o bloco praticamente explodiu... Analisando estes casos fui convencido que os problemas foram causado pelo uso de cabeçote recondicionado que não tem as características de um novo. Pois por ter passado por aquecimentos não seria de uma liga tão dura quanto a original.
Sei que quando chegar a hora da minha ranger vou fazer o possível para utilizar peças 0km.
Walter L. L. Casitta
05/11/2006, 13:37
Thelmo,
É comum por aqui o pessoal utilizar cabeçotes recondicionados tanto nos motores Maxion HSD quanto nas L200. Na época questionei o mecânico a respeito e ele respondeu que o fato do cabeçote ser condicionado não traria problemas, mas sim a procedência sendo que esse vinha de uma fonte confiável...
Thelmo ,
Da para nos dizer como estão as Hilux do seu serviço?Dizem que o consumo das 2.5 é muito bom :é verdade?E o custo de manutenção?
Quanto ao cabeçote recondicionado o que sei é que se for empenamento , guias e sedes desgastada a retifica fica boa , mas se houver trinca e os caras soldarem , parece que não se salva um!!!(dai ser importante a precedencia)
Motores maiores de baixa rotação (mercedes) parece que se bem soldado fica bom.
FleckRanger
08/11/2006, 16:08
Bem pessoal, depois de ler este tópico, conversei com minha patroa que é engenheira mecânica responsável pela administração técnica de uma retificadora de motores (báh ... sabe mais que eu sobre a caminhonete!)
Ela me falou que a retífica de um 2.8 é beeemm mais cara que a de um 2.5. Não tanto pela mão-de-obra, mas sim, pelo custo maior das peças do 2.8.
Aliás, cuidado com os mecânicos. Ela me relatou casos recentes de montagem defeituosa do motor. Os caras pegam o serviço pra tirar uma grana do dono, pois, na visão deles, quem tem caminhonete diesel tem dinheiro sobrando. Aí não sabem montar nem regular, rebenta tudo de novo e vão para o saco as peças novas e a retífica. Invariávelmente vai parar tudo na justiça e aí ...
Edintruder
08/11/2006, 20:24
Como eu queria que a minha mulher soubesse 1/5 da tua!!! Se pelo menos se interessasse...
FleckRanger
10/11/2006, 18:17
Hahaha ... o brabo são as situações inusitadas, tais como:
- chegar no posto e ir dar uma conferida no motor e ficar vendo a cara do frentista quando ela abre o capô e começa a fuçar e dar instruções.
- quando a Ranger atolou na praia e uma Hilux me puxou, o motorista veio direito em mim para ver o que houve e ela sai tascando a explicação do problema no 4x4! (é isso mesmo, ela já tinha dado o palpite da roda livre e eu não acreditei)
Sirvo só pra dirigir, empurrar e cavar embaixo da caminhonete. Ela até tirou um sarro e disse que vai me dar de natal um kit com pá e prancha para desatolar, hehehe.
Abraços.
Edintruder
10/11/2006, 20:51
Descobri um kit de alteração do HS 2.5 para 2.8. Hoje recebi uma ligação de uma distribuidora de peças para motores a diesel e conversando descobri que existe o kit à venda, porém o vendedor ficou de me dar a resposta se acompanha os bicos e o corpo injetor da bomba. O Kit custa R$3.040,00 e pode ser parcelado em 3x. Acompanha camisas, pistões, bielas, virabrequim, anéis e casquilhos. Se colocar mais alguns retentores, bomba de óleo e MO é o mesmo preço da retífica.
Vou postar o telefone e a relação de peça do kit quando tiver o retorno da distribuidora. Sei que tem lojas em SP, RS e SC.
cincero g silva
10/11/2006, 20:53
há eu com uma muié dessa ...........e se ela me desse um presente deste eu dava uma pazada na cabeça dela. e a proposito voces rezem pra não ter que comprar o volante de motor dos 2.8 mwm. o danado custa 5.000 reais
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