PDA

Ver Versão Completa : Samurai Speedporco - Suspensao FASE II - 4link + eixos de Hilux

Páginas : 1 2 [3]

norberto
28/01/2014, 21:08
Oi Nonô!
Você ainda faz trilha com o Samurai ou só de Land?

Fabiano,
porquê do centralizador de mola que tinha na outra página, para ela voltar pro lugar depois que sair, ao invés de um "pacman" para ela não sair?

[]´s
Gustavo.

Fala, Gustavo! Quanto tempo!

Estou só com a Land, já tem mais de ano. E a Hilux, vai preparar?

Supercharger
29/01/2014, 01:13
Para passeios, no máximo PX e geladeira, rsrsrs. Mas só depois da placa preta!

Como foi a dor da separação do samuca, já superou? Estou tentando fazer uma "samurectomia aguda", mas vou e volto na idéia da cirurgia umas 10 vezes por dia!

Abraços,
Gustavo.

Fabil
29/01/2014, 06:50
Fabiano,
porquê do centralizador de mola que tinha na outra página, para ela voltar pro lugar depois que sair, ao invés de um "pacman" para ela não sair?

[]´s
Gustavo.

Não usei o pacman drsda vez por questões de espaço , pois com o pacman eu teria de achar outro lugar para instalar os patentes. Da maneira que fiz o batente fica dentro da mola otimizando o pouco espaço que sobrou no eixo. Sacou?

norberto
29/01/2014, 09:51
Faz com o Samurai igual o Fabiano!
Quando ele terminar, já vai ter a receita pronta.

[]s

Fabil
29/01/2014, 10:50
Nonô... já falei com ele, ele vai arrepender de vender o samurai... :parede:

CarlãoBH
29/01/2014, 23:51
Fabil, esses reforços que vc tem nos eixos são TRUSS ou vc quem fez?

Alessandro.SC
30/01/2014, 11:21
proximo passo, montar o cilindro mestre de Subarú Forester pq o cilindrinho de 7/8 de diametro do samurai nao consegue encher as baitas pinças de hilux. o cilindro mestre do Subaru tem 1-1/16" de diametro

Caso vc não tenha o cilindro do Subarú em mãos. Instalei o cilindro+hidrovácuo da Ranger e ficou TOP! Acredito que seja mais fácil de ser encontrado tbm. Só uma opinião...

Utilizo Pinças dianteiras Kombi + Pinças traz. Kadett. Quando utilizava o cilindro+hidro do Samurai, com as pinças citadas, o freio eram muito ruins... foi só trocar o cilindro+hidro pelos da ranger que melhorou muito. Agora posso dizer que tem freio. Segue fotos para quem tiver interesse.

Abraços e copiando (só algumas coisinhas ...hehehe)

449009449010449011

Fabil
30/01/2014, 12:02
oi Alessandro

bacana!!! bom saber que o da Ranger é possivel adaptar. eu já tenho o cilindro do subaru, vou usar ele mesmo.

me conta mais dessa adataçao pois em outros projetos pode ser muito util umas vez que cilidro de subarú nao se encontra em qualquer padaria..:mrgreen:

- qual ano de ranger? ( ou nao tem diferença) ?
- teve que fazer quais adaptaçoes? cortar/refurar parede corta-fogo?
- qual o diametro do cilindro? 1" , 1" 1/16, 1" 1/8, 1 1/2" ?

Alessandro.SC
01/02/2014, 11:57
Não sei informar o ano/modelo da Ranger. Quando falar com quem adaptou pergunto a ele. Sei que na época ele falou algo sobre o hidro ser "duplo".
Mas tirei foto do código no hidro-vácuo acho que ajuda.
O cilindro medi com uma trena pra ter uma ideia do tamanho: 203mm de comprimento x 35mm de diâmetro (+ou-).
Foi refurado para passar os dois parafusos inferiores do suporte e cortado a parte (original) que é fixada no pedal de freio do Samurai que empurra o cilindro e soldado no da Ranger. Parte que na foto está solta do pedal. Por sorte fui tirar a foto e vi...PqP!!!!!!!!!!!!

Acho que é isso...

449219449220

Fabil
01/02/2014, 17:19
blz Alessandro

ajudou um bocado, já sabemos que sao das rangers nacionais.

quando ele disse do cilindro ser "duplo" deve ser pelo fato do reservatorio possuir divisao interna do fluido p/ o circuito diantiero e traseiro. assim se por algum motivo houver vazamento na tubulaçao ( um burrinho traseiro estourando por exemplo) vc nao fica totalmente sem freio, pois o dianteiro ainda funcionará e vice-versa

T+

Fabil
06/02/2014, 11:24
cardãs finalmente prontos

traseiro de hilux com junta CV ( talvez será preciso retrabalhar o angulo da CV, vou montar e testar ainda)
dianteiro tudo novo feito sob medida com garfos e cruzetas Spicer, um leve retrabalhosinho p/ liberar um poquinho mais de angulo, no "olhometro" nem precisava, mas como tinha muito material possivel de ser removido já o fiz de uma vez p/ nao ter surpresas na trilha.

cilindro mestre de "Subacú" já instalado, só faltando finalizar os conduites

Fabil
06/02/2014, 18:19
diabos!!!!!!! depois do freio todo montado, quem disse que dava sangria???? o fidumaegua do cilindro mestre do "SubaCÚ" está com defeito, na dá pressao no fluido...

se serve de consolo Zeca, nao é só o seu carro que acontecem merdas...:evil:

e o pior é que comprei esse CM no Ebay, sem chance de mandar de volta p/ trocar...
a noticia menos ruim é que encontrei um desmanche aqui em BH que tem um Subacú Legacy 98 e está com o CM, sabado darei um pulo lá p/ ver se presta..

zeca_cj
07/02/2014, 00:15
http://sd.keepcalm-o-matic.co.uk/i/keep-calm-shit-happens-7.png

Meu consolo é que a merda aconteceu comigo e foi por minha culpa, ou melhor: inexperiência. Se fosse com o mecânico, eu ficaria muito mais chatiado.

Agora me tira uma dúvida. Por que CM tão especifico? Não tinha uma opção nacional desses sedãs grandes com mesmo diâmetro e curso?

Já trabalhei com lima rotativa antes... essa bixinha é um cão!

Fabil
07/02/2014, 08:01
pq o CM dos Subacús tem 1 1/16 ( mesmo tamanho dos CM das Hilux, que ficará perfeitamente dimensionado as pinças) e é praticamente plug´n play no samurai

tem tambem o CM das S10, já montei em outros samurais que fiz, é praticamente plug´n play tambem, mas ele tem 1 1/4 de diametro o que deixa o pedal um pouco duro, freia bem tambem, mas deixa um tiquinho duro... se o do subacú que verei amanha nao prestar monto com o de S10 mesmo.

questao de custo está na mesma... o de S10 novo tá 300,00, nos desmanches nego pede 200,00, esse de subacú que encontrei no desmanche aqui o cara pediu 200,00 tambem, na hora lá esfrego 3 "onças" na cara do sujeito e vejo se ele solta... :mrgreen:

eu uso uma lima rotativa aqui p/ oblongar furos, rebarbas etc... realmente o treco é um DEMÔNIO, lima aço como se estivesse limando papel.. heheheh pena que é caro p/ kcte, paguei 110,00 a um bom tempo atras..

M-Beltrame
07/02/2014, 10:45
Fala fabil!!
Ta ficando bom e essa parte dos finalmentes é a pior hahhaha
Acompanho seu topico faz tempo mas como o topico do zeca o seu esta em uma fase que meus pitacos não seriam muito relevantes no maximo um "ta bonito" ahahahahahha enfim.
Mas esse papo do CM é de meu interesse, ve se vc pode me dar uma luz:
Meu jeep esta com pinça de kombi na dianteira e kadet na traseira com CM de band, ta freiando muito mal e com o pedal pesado.
Como vc manja do riscado tem alguma dica?

Abs

Fabil
07/02/2014, 12:36
Fala Beltrame.... relamente, a fase dos retoques finais é foda!! cheio de serviço chatinho de fazer e que nao causam grandes impactos, ou seja, coisa que vc mexe e nem faz diferença no visual.. o que tem de gente que chega aqui na loja e fala :
..... " pô.. olha ai, seu carro tá pronto!!!!, vamos p/ trilha sabado???"...

sobre o CM, é um engano o povo pensar que quanto maior o cilindro mestre melhor será o freio... nao necessariamente, pois quanto maior for o diametro do cilindro mestre, maior a area do pistao p/ empurrar o fluido e maior será a força necessaria p/ empurra-lo. p/ se resolver essa equaçao voce pode usar algumas alternativas, porem TODAS elas terao prós e contras, por exemplo:

- colocar um hidrovacuo maior ajuda a aliviar o esforço no pedal, mas nem todo jipe tem espaço e nem todo motor fornecerá vacuo em volume suficiente p/ faze-lo funcionar.
- mudar a relaçao de alavanca do pedal de freio ( altera-se o comprimento ou o ponto de pivotagem) se aumentar a comprimento o curso do pedal vai aumentar proporcionalmente ( diminuido a "sensibilidade"), se mudar o ponto de pivotagem ocorre o contrario, o curso diminui e o pedal fica "grosseiro" dificil de dozar a intensidade com que vc pisa

enfim, parece simples, mas é uma equaçao complicadissima equilbrar todo o sistema de freio ( CM, pinças, pedaleira)

as pinças da kombi possuem um cilindro bem grande o que requer um grande volume de fluido com uma grande area de pistao p/ empurrar. qual o diamentro interno do CM da band?

Fabil
07/02/2014, 17:06
"freiando na alta" agora... :-) mandei buscar o outro CM de subacú... foi só colocar e sangrar e pronto!

segue uma foto dos dois ( subacú e original samurai)

Alessandro.SC
08/02/2014, 21:58
A cruzeta do cardã dianteiro tbm é da Hilux?

cardãs finalmente prontos

traseiro de hilux com junta CV ( talvez será preciso retrabalhar o angulo da CV, vou montar e testar ainda)
dianteiro tudo novo feito sob medida com garfos e cruzetas Spicer, um leve retrabalhosinho p/ liberar um poquinho mais de angulo, no "olhometro" nem precisava, mas como tinha muito material possivel de ser removido já o fiz de uma vez p/ nao ter surpresas na trilha.

cilindro mestre de "Subacú" já instalado, só faltando finalizar os conduites

Fabil
09/02/2014, 12:12
A cruzetas/garfos do dianteiro sao de F1000

M-Beltrame
09/02/2014, 20:50
Fala mestre, o cilindro da toy tem 15/16"!

Abraços

Fabil
10/02/2014, 09:58
Fala mestre, o cilindro da toy tem 15/16"!

Abraços

grande p/ kcte!!! coloca um menor ai que seu freio melhora

M-Beltrame
11/02/2014, 21:13
grande p/ kcte!!! coloca um menor ai que seu freio melhora
Quando mexer nessa parte eu troco então...

Valeuu fabil!

Abs

Renan Gustavo
19/03/2014, 15:17
ae Fabil, que projeto animal viu! :concordo: é de causar inveja em muita gente!

agora cê pode me esclarece uma duvida?!
-com quanto anti-squat e anti-drive ficou o 4-link? como fez para calcular eles em números?
-conseguiste corrigir o roll-center?

:pensativo:

obrigado! inté

julio.costa
02/04/2014, 06:07
Fabiano bom dia, estou lendo seu topico SAMURAI SPEEDPORCO - SUSPENSAO FASE II - 4LINK + EIXOS DE HILUX (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/22195-samurai-speedporco-suspensao-fase-ii-4link-eixos-de-hilux-20.html) e estou interessado, estou finalizando negocio essa semana no carro verde que esta no post, nao sou adepto de trilhas pesadas minha intencao so passeio com a familia pela praia e campos coisa bem leve mesmo e estou comprando esse carro como uma especie de projeto pai/filho para ter um hobby com ele, minha intencao 'e deixar o carro parecido com o da foto... sei que eh um projeto longo mas esse seria o foco de onde trabalharia para deixar o carrinho.... ditto isso queria te fazer duas perguntas:
1 - Essa altura do carro preto vc acredita que foi levantado quanto do original?
2- Qual o tamanho da roda e pneu que o carro preto tem voce diria?
3 - Sendo assim qual mola teria que comprar para alcancar um resultado parecido com esse?
4 - Apos a instalacao do seu kit, qual outra modificacao seria recomendavel fazer no carro para que fique com boa dirigibilidade e seguranca?

Antecipadamente agradeco a atencao457484457485457485

Juliano Nitsch
02/04/2014, 20:15
Julio, o Fabil vai te responder mais detalhadamente, mas só para adiantar este Samurai que vc esta vendo para comprar tem uma suspensão com molas helicoidais e o Samurai Preto é com feixes de mola, oque simplifica bastante se vc quiser levantar. Só que Samurai com feixe tem somente ate 1995, daí pra frente so helicoidal.

Parabéns pelo projeto Fabil, tá show.

Ate mais.

julio.costa
03/04/2014, 09:32
Valeu Juliano,

Eu entendi isso lendo sobre o suzuki anteriormente e acredito que o kit do Favil seria justamente para helicoidal que sera o que vou comprar, na verdade quero levantar o carro para ter um resultado de altura similar ao da foto, e a respeito da roda e pneus voce arriscaria dizer qual seria essa configuracao?

Valeu a atencao,

Julio

Renan Gustavo
03/04/2014, 17:29
julio
Esses dois samurais são de diferentes anos de fabricação, portanto são suspensões completamente diferentes;
Na minha opinião eu tentaria manter o jipe o mais perto do original!
Primeiramente você deve avaliar os tipos de trilhas que vai fazer, e depois ver o que será necessário no jipe.
Quer boa dirigibilidade e segurança mantenha original, hehe

O samurai com x-crowler e pneu mud 31'' ja é bem valente! :D

Arturyus
04/04/2014, 07:46
Fala Julio, se a idéia é um projeto de longo prazo eu te digo para manter o carro original e usar ele. Você vai experimentar os diversos tipos de terreno que tem por aqui e quando atolar ou não conseguir passar aí você vai atrás e estuda o que pode melhorar. Faz a melhoria e continua usando o carro. Vai e vinga-se do lugar onde não passou. Depois vai encontrar outro lugar onde vai enroscar e vai começar tudo de novo, num ciclo que não tem fim. Assim você vai curtindo o carro, vai apreciando cada upgrade.

julio.costa
05/04/2014, 10:05
Valeu pessoal, mas de cara para dar um ar mais robusto queria dar uma levantada que fizesse uma destaque colocar um sapato mais robustos... o que voces me idicariam? E so para ter uma ideia qual seria o conjunto de rodas do samurai preto? e quanto sera que esta levantado? eu ja pequei a ideia que o meu eh helicoidal e o da foto eh de feixe... mas a altura e rodas eh basicamente o resultado que estou procurando.... mais uma vez obrigado pelas respostas e dicas!!!

Marvin_CPS
07/05/2014, 13:47
E ai Fabil, blz?!

Vi que estreou o samuca na trilha da galopeira... Tem uma foto do Speed no final do video...
Como foi a performance do monstrinho?! Conta pra gente ai e coloca umas fotos!

https://www.youtube.com/watch?v=TBsXqtq2gnM&feature=youtu.be

E de quem é aquele samuca vermelho que tb tava na trilha?!
Qual a configuração dele, show o samuquinha!

Abs

Fabil
10/05/2014, 18:58
entao povo... vamos as atualizaçoes:

como já era de se esperar, tive que cortar uns "bifes" na lataria pois mal subi na rampa e os pneus já cravaram na caixa de roda...

Fabil
10/05/2014, 19:04
depois de cortado e pintado, hora dos ajustes finais, instalaçao da parte eletrica do bloqueio, linha pneumatica, usinagem dos garfos do cardã dianteiro para maior angulo de trabalho..

Fabil
10/05/2014, 19:09
enfim, o tao esperado teste na rampa de RTi, batendo 1005 pontos!! :mrgreen:

Fabil
10/05/2014, 19:16
e agora , teste na TRILHA!!!

Fabil
10/05/2014, 19:20
E ai Fabil, blz?!

Vi que estreou o samuca na trilha da galopeira... Tem uma foto do Speed no final do video...
Como foi a performance do monstrinho?! Conta pra gente ai e coloca umas fotos!

E de quem é aquele samuca vermelho que tb tava na trilha?!
Qual a configuração dele, show o samuquinha!

Abs

fala Marvim

estava sim nessa trilha, veja o video que fiz..

o samurai vermelho usa eixos de rural e feixe de molas SPUA. é de um amigo aqui de BH.

https://www.youtube.com/watch?v=WYW3mE0TKNQ

Fabil
10/05/2014, 19:24
Fabiano bom dia, estou lendo seu topico SAMURAI SPEEDPORCO - SUSPENSAO FASE II - 4LINK + EIXOS DE HILUX (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/22195-samurai-speedporco-suspensao-fase-ii-4link-eixos-de-hilux-20.html) e estou interessado, estou finalizando negocio essa semana no carro verde que esta no post, nao sou adepto de trilhas pesadas minha intencao so passeio com a familia pela praia e campos coisa bem leve mesmo e estou comprando esse carro como uma especie de projeto pai/filho para ter um hobby com ele, minha intencao 'e deixar o carro parecido com o da foto... sei que eh um projeto longo mas esse seria o foco de onde trabalharia para deixar o carrinho.... ditto isso queria te fazer duas perguntas:
1 - Essa altura do carro preto vc acredita que foi levantado quanto do original?
2- Qual o tamanho da roda e pneu que o carro preto tem voce diria?
3 - Sendo assim qual mola teria que comprar para alcancar um resultado parecido com esse?
4 - Apos a instalacao do seu kit, qual outra modificacao seria recomendavel fazer no carro para que fique com boa dirigibilidade e seguranca?

Antecipadamente agradeco a atencao457484457485457485

oi Julio

1- esse samurai preto provavelmente foi levantado em umas 4~6", tambem nao sabemos se tem lift de carroceria
2- essa roda parece ser aro 17" e os pneus 33" ou 34"
3- tem que elaborar um projeto para que vc alcance o resultado desejado
4- é possivel sim manter o jipe com uma dirigibilidade boa no on-road, tudo depende dos criterior usados na montagem

abs

Fabil
10/05/2014, 19:33
Marvin, respondendo sobre a performance, modestia à parte, ficou EXCELENTE, exatamente como gostaria. tanto na trilha quanto no asfalto.. na trilha o curso ficou otimo, sao poucos obstaculos em que alguma roda sai do chao e no asfalto, carro ESTAVEL, ando normalmente como andava antes, 80~100km/h posso tirar a mao do volante e o bicho continua retinho, passo em ondulaçoes no asfalto e sem nenhum shimny, bumbsteer ou qualquer outro susto na direçao.. entro nas curvas normal... fiz um video sobre isso, mas ainda tenho que fazer mais umas "tomadas" e editar, depois posto aqui

só o motorico 1.3 que sofre um bocado nas subidas de serra, ai é ter paciencia e cair nos 60~70km/h... falta motor mesmo... ano que vem farei um upgrade p/ um GM 2.4 :mrgreen:

o samurai hoje pesa 1350kg, o que deixa a relaçao peso/potencia muito ruim, sao 19kg/cv, um samurai original pesa 1050kg com 14kg/cv de relaçao...
colocando um GM2.4 com seus 140cv ficarei com uma relaçao na casa dos 10kg/cv o que resolverá o problema e com sobras..

OPC+JR
10/05/2014, 19:55
Fabil ficou animal!
Parabéns pelo trabalho.
Os ups nao param nunca rsrs
[]'s

Fabil
11/05/2014, 14:15
http://m.youtube.com/watch?v=2swqX9bg0zU

Juliano Nitsch
11/05/2014, 20:01
Parabéns !! Ficou excelente !! Sem comentários.

Fabil
12/05/2014, 08:24
ae Fabil, que projeto animal viu! :concordo: é de causar inveja em muita gente!

agora cê pode me esclarece uma duvida?!
-com quanto anti-squat e anti-drive ficou o 4-link? como fez para calcular eles em números?
-conseguiste corrigir o roll-center?

:pensativo:

obrigado! inté

- anti-squat = 79%
- anti-dive = 83%
- roll centre = 59cm

um iten importantissimo que passa batido por muitos é o parametro Roll Axis, no meu a traseira ficou em 0 e a dianteira em -1. quanto mais proximo de ZERO melhor, pois os eixos se mantem perfeitamente centrados e alinhados debaixo do chassis quando a suspa oscila. numeros elevados no RollAxis afeta MUITO a dirigibilidade do carro..

usei o 4link calculator

Marvin_CPS
13/05/2014, 18:59
Fabil, ficou show o samuca!
Parabens!!!

Infelizmente nosso G13B não rende muita coisa msm, ainda mais com as alterações que fazemos no samuca!
Mas com ctz qdo colocar o GM2.4 vai ficar um canhão...

Show a trilha tb!

Abs.

Fabil
13/05/2014, 22:16
Valeu marvin. vc esta querendo usar amoryecedor olhal-olhal na frente do seu samurai?

Fabil
14/05/2014, 07:52
tipo assim ?

EduardoMello
14/05/2014, 16:44
Este alargador de para-lama que colocou por último, onde consigo? É próprio para o Samurai?

Fabil
14/05/2014, 16:50
Eduardo.. ele é universal, cabe em na maioria dos jipes que tem a lataria "reta" sem curvas/abaulados

Fabil
14/05/2014, 17:02
entao povo...

suspensao e eixos prontos e funfando como eu queria e agora querendo ou nao a gente acaba ficando mais "abusado" nas trilhas, é hora que pensar na segurança.

preciso montar uma gaiola, ai vem a duvida cruel... interna ou externa?

interna o foda é que prejudica espaço interno ( que já é escasso no samurai), pensei até em fazer uma 1\2 gaiola da coluna B p/ tras ( semelhante a dos trollers) pois nao tô a fim de furar painel e nem ficar fazendo malabarismo p/ entrar e sair do carro por conta dos tubos da gaiola chegando na coluna A.

gaiola externa, eu particularmente acho feio p/ kcte!!, a quantidade de tubos é muito maior e consequentemente o peso, mas tem a vantagem de nao atrapalhar nada dentro do carro e ainda protege muito a lataria/vidros do carro e serve de ponto de apoio p/ varias utilizaçoes ( bagageiro, suportes de milhas, badulaques, etc..)

ví umas externas que até agradei...

alguem tem ideias?

diogo ludovico
15/05/2014, 12:03
Fabil
Sou fã das gaiolas externas, mas tem um problema a se considerar.
Estava ajudando um colega no projeto de uma gaiola externa para a land 110 dele, mas abortamos o projeto pelo fato de que é proibido por lei!
ou seja no brasil é proibida a gaiola externa por colocar em risco a integridade física dos demais circulantes da via (mesma lereia do quebra mato), mas esta ainda está em vigor, ou seja com a gaiola externa você poderá sofrer com a questão da legalidade ao uso no dia a dia.
Visto isso migramos para a gaiola interna, mas ai tambem há uma ressalva, pois para ser legalizada a mesma terá que contar com a homologação da CBA e do inmetro, sob pena de ser irregular. Claro que a interna é mais dificil de ter problema com a policia, mas a questão é que em caso de acidente a vitima (terceiros) poderá alegar que a gaiola interna contribuiu para os ferimentos, e ai já se viu, um prato cheio para os advogados.
Acabamos desistindo da gaiola depois que vimos uma reportagem de uma pessoa que estava enfrentando um processo depois que um motoqueiro entrou na lateral da def 110 com gaiola interna, e na ocasião bateu a cabeça na tubagem vindo a ter traumatismo craniano. Ai dá para imaginar a festa que o advogado do motoqueiro fez, alegando que o carro estava irregular e que por isso seria o culpado pelo acidente (mesmo o motoqueiro tendo furado o sinal vermelho).
Estou fazendo apenas um alerta, sei que voce tem muito mais informação sobre este ponto.

Fabil
15/05/2014, 12:19
Valeu Diogo.. pelo contrario, nao sabia dessas firulas com relaçao a gaiola...

essas coisas sao foda... rodamos 10mil km numa expediçao a transamazonia com dois samurais, um com gaiola externa e outro com interna, sem nenhuma problema com fiscalizaçao.
esse samurai com gaiola externa entao, o dono rodou o brasil inteiro com ele e nunca teve nenhuma encheçao com o zomi...

vou pensar o que fazer aqui...:parede:

diogo ludovico
15/05/2014, 13:27
Pelo o que vi Fabil, o problema maior seria depois que a M..... acontecesse.
Imagina um motoqueiro batendo neste samurai da foto, dando de cara na gaiola, ai aquele bla bçla bla de que o carro é feito para absorver impactos e salvar os ocupantes vira tema para o adv do cara falar que se não fosse o tubo da gaiola o cara não teria morrido ou quebrado o joelho etc.
Logico que isso tambem se aplica aos parachoques de ferro que usamos, mas vale a pena dar uma conferida ae

Marvin_CPS
15/05/2014, 14:56
Valeu marvin. vc esta querendo usar amoryecedor olhal-olhal na frente do seu samurai?

To sim... O meu atual é o pin-olhal de chevy. Queria mudar parar o olhal-olhal de ranger.

Teria que mudar e aumentar o suporte!

Encontra-se mais facil e com maior variedade amortecedores olhal-olhal que pino-olhal!

PS: A gaiola desse samuca ta fera... Muito legal... O kra abriu um "furinho" no teto para fazer o X na parte interna! Doido!!!

Não sabia das firulas da lei sobre gaiola externa não... Mas tb sempre pensei em fazer uma gaiola externa do que interna pelo espaço do samuca!

Diogo, se o kra bateu numa 110 e deu traumatismo craniano, e na 110 dificilmente temos gaiola interna, como classificamos as gaiolas internas dos willys, visto que elas saiam de fabrica por causa dos toldos?! :?:

diogo ludovico
16/05/2014, 11:36
Marvin, se a estrutura é original de fabrica ai ok.
No caso dos willys, se estiver com o santo antonio da keko por exemplo, estará legalizado, pois é um item homologado, com um fabricante responsável.
A questão parece estar nas feitas em casa, ou por mecânicos sem homologação.

Fabil
16/05/2014, 11:50
é foda né? pedaço de ferro é pedaço de ferro aqui ou na china... os santo-antonio e demais acessorios da Keko nao passam de enfeite e sao homologados, obviamente a Keko teve que pagar uma baita grana aos orgaos " competentes" para ter a homologacao...

é aquela maxima... " cria-se dificuldades para vender$$$ facilidades"...

fabiano caxias
16/05/2014, 13:21
é como tirar agua de rio pra irrigar,se pagar pode,senao é crime ambiental kkkk

eu particularmente acho a gaiola externa quase impossivel de ficar bacana,faria interna sempre

esse jipe merece o trabalho extra q tu disse q nao ta afim hahah

Supercharger
16/05/2014, 22:59
carro é feito para absorver impactos e salvar os ocupantes vira tema para o adv do cara falar que se não fosse o tubo da gaiola o cara não teria morrido

Mas o carro realmente salvou os ocupantes, não foi? Então tudo certo. :twisted:

Gaiola interna, all the way! O Speedporco é bacana demais para fazer uma marmota dessas. No Tatu vai ter que rolar gaiola, já que é canvas, e não tenho dúvida que tem que ser interna. Ou do santo-antônio para trás ou fura logo o painel e faz todos os 3 arcos.

Fabil
20/05/2014, 10:16
entao povo...

muita gente me questiona se o jipe após todas essas modificaçoes continua "dirigivel" na estrada / transito, SIM, é possivel ter um jipe com suspensao de grande curso e uma dirigibilidade boa no asfalto. Fiz um video ( ainda preciso gravar mais algumas tomadas e explicar mais umas coisinhas e depois edito tudo e posto)para mostrar exatamente isso..

https://www.youtube.com/watch?v=jVxiFyk_3RY

T+

joelder
02/06/2014, 14:26
fala galera, sou novo na area estou fechando negocio em samurai 94 queria levanatr ele um pouco para colocar os pneus maires qual seria meu custo media ?

Léo_Babiski
02/06/2014, 14:51
Fabiano, quem é da região sabe que você pegou uma longa descida do viaduto da mutuca para chegar aos 90 km/h kkk.

Ei vi o samukão do fabiano in loco e o serviço é muito melhor ao vivo do que pela net. Nível gringo.

A-bração.

Fabil
02/06/2014, 15:16
Kkkkkkk Léo... mas foi ao contario... eu estava SUBINDO a serra sentido posto chefao...

na verdade o video foi gravado logo após o trevo da Manesmman, aquela descidinha e depois o retao do viaduto..

o motorico 1.3 tá sofrendo um bocado p/ empurrar, mas já já entra o upgrade GM 2.4 :mrgreen:

abs!

Fabijimny
02/06/2014, 18:51
Oi???
To entendendo isso???
E a história de butar motorzin 1.8 do Santana, com caixa de Chevette????
Ahhh seu cabra!
Tá me "copiando" né???
Afffffff

Kkkkkkk Léo... mas foi ao contario... eu estava SUBINDO a serra sentido posto chefao...

na verdade o video foi gravado logo após o trevo da Manesmman, aquela descidinha e depois o retao do viaduto..

o motorico 1.3 tá sofrendo um bocado p/ empurrar, mas já já entra o upgrade GM 2.4 :mrgreen:

abs!

Fabil
02/06/2014, 19:53
kkkk.. ô Fabi... eu ainda gosto muito do VW AP 2.0 + cambio de chevette... para colocar em suzukis AINDA NAO EXISTE melhor custo X beneficio... e continuo indicando essa receita a qualquer um que me perguntar sobre swap de motor em samurai/jimny/vitara

eu optei pelo GM 2.4 simplesmente pq "caiu no meu colo" um completinho que saiu de um blazer 2010 com 40mil km rodados. o motor está cheirando a novo.. mas é tudo aquilo que eu lhe disse.. montar o GM 2.4 no samurai/jimny vai me dar mmmuuuiiitttooo mais trabalho e vai me custar muito mais caro que um AP 2.0..

o que vai comer mais grana $$$ é ter que comprar um modulo de injeçao programavel p/ faze-lo funcionar, pois com o modulo original sem chance, precisa do painel original da blazer/S10, chave code etc... vou precisar tambem de uma TBI mecanica ( a cabo) pois a original desse motor é com acelerador eletronico e mais um punhado de detalhes a resolver, e obviamente, cada uma merdinha dessas que vc tem p/ solucionar leva um bocado de $$$$$

enfim.. com o VW AP2.0MI nao tem essas frescuras... compra um motor completo com chicote e central soca tudo dentro do jimny, bate na chave e VRUUUMMMMM!!!

nao duvido que se aparecer um AP2.0 completo filé caindo no meu colo aqui, eu venda o GM 2.4 e fique com o AP...

Léo_Babiski
03/06/2014, 11:08
Fabiano, você precisa rever alguns conceitos sobre injeção eletrônica em carros modernos.. esse 2.4 flex funciona perfeitamente com a central original e o pedal eletrônico. Também não precisa do painel do carro. O pulo do gato é fazer o sensor de velocidade funcionar corretamente. O sensor de velocidade do J é mecânico, daí com peças usadas em tacógrafo fazemos a conversão do sinal mecânico em eletrônico, do tipo de sinal, se for pulso regulamos até quantidade de pulso. Feito isso o gm 2.4 funciona perfeitamente com todas as peças originais dele. Melhor você levar a eletrônica para o Caymme fazer, o mesmo que fez o meu mwm eletrônico e o GM 2.4 flex do J do Kojak, entre outros..

Fabil
03/06/2014, 11:40
hummm bom saber... o JPX do Kojak tá funcionando redondo?

sobre o lance do pulso do velocimentro, entao tenho uma boa noticia... o painel do samurai ( que usa velocimetro a cabo) já tem um conversor de pulso interno que informa a central original quando o carro está em movimento, tanto que os Totems e outros aparelhos de navegaçao usam esse pulso para funcionar..

já to començando a agradar da ideia..heheheh só ainda estou meio relutante em usar o acelerador eletronico... o motor que tenho aqui está com pedaleira e tudo..

e o CODE na central? o Caymme desativa tambem?

Léo_Babiski
03/06/2014, 11:59
No seu vai ser ainda mais fácil. Só regular a quantidade de pulso.

Depois do sensor de velocidade ok o carro funciona redondo. Sem o sensor tem desempenho ruim, limita giro.

Pedal eletrônico o meu vive molhando, rs. Adeus cabo de aço, não tenho saudade nenhuma dele.

Ele rastreia o code e manda o chaveiro fazer uma nova chave, para isso precisa da antena.

Se não quiser o code tem que mandar mexer na central.

Fabil
03/06/2014, 12:09
poisé... nao quero CODE..

de todo modo nao é por agora que vou montar, provavelmente só ano que vem..

diogo ludovico
03/06/2014, 20:19
Fabil, no Porkim se me lembro peguei o code da chave e colei por dentro do painel, para o modulo era como se tudo estivesse lá, só que escondido dentro do painel.

Fabil
19/06/2014, 11:27
Noturninha agradavel ontem...

hercilio.neto
19/06/2014, 14:40
Noturninha agradavel ontem...

Linda foto.

Pedro Freitas
26/06/2014, 14:07
Samurai ta show Fabil!

Essa curva ai eu tombei com o Dudu hehe... :twisted:

Vamos fazer tapete domingo?

Fabil
05/08/2014, 09:57
carro pronto? entao tem trilha todo fim de semana!!! até noite adentro heheh

tjflorindo
09/09/2014, 18:03
Fabil, o TH180 aguenta tranquilo um motor GM 2.4?
Bateram no meu Vitara a poucos dias, danificando boa parte da suspensão dianteira, vou aproveitar e montar os eixos da hilux japa, arrumei aqui em Ponta Porã com a relação original, 4,56.
Minha ideia por enquanto é montar pneus 33 ou 35", motor 1.6 original, TH180 e t-case original com x-crawler 3.2. Tenho a opção também de usar a t-case da hilux com crawler 4,7, caso a original não aguente.
Mas futuramente penso em trocar o motor por um maior e queria continuar usando o Cambio automático.
O conjunto seria parecido com o que está montando, trocando apenas a T-case. Achava que o TH não iria dar conta do recado.

Parabéns pela viatura! Serviu de inspiração!!

Fabil
09/09/2014, 18:32
oi Florindo

creio que aguente sim, talvez vc terá de trocar o conversor de torque do seu cambio (p/ motor 1.6) por outro mais adequado a potencia e torque do GM 2.4.

onde vc conseguiu esse par de eixos de hilux nao tem mais nao??? :mrgreen:

já que vc vai trocar tudo, pq vc nao procura um powertrain todo da Hilux ? motor 2.4 4cil + cambio auto + tcase de engrenagem... o motor toyota 22RE das hilux antigas 4cil sao largamente usados nos suzukis pelos gringos..

tjflorindo
09/09/2014, 18:59
Na verdade, no motor não quero mexer agora, o motorzinho dele ta com 50 mil km só...

Seguinte, estou a 100 km do Paraguai, lá reinam as Toyotas! Tem muita das japonesas até 97, pra ter idéia, na oficina de jeeps aqui, estavam comprando a carcaça desse diferencial lá pra aproveitar apenas o munhão dele e adaptar na rural.
O problema é levar sem Nota fiscal de Ponta Porã pra BH....nem sei como meu mecânico consegue trazer até aqui.

A idéia de montar o powertrain inteiro da toyota é bem interessante, o cambio automático devo achar quase de "graça" no Paraguay, o problema é o motor que tenho que comprar no Brasil, ou apenas o bloco....

Acessa Clasificados, Clasificados Gratis, Anuncios en Paraguay (http://www.clasipar.com.py) , dá pra ter uma boa noção de preço de peças e carros usados no PY.

tjflorindo
09/09/2014, 19:08
Pra entender melhor o acontecido.....
Um Civic atravessou uma preferencial a + ou - uns 80 km/h, bateu em um carro, rodou e trombou no meu Vitara que estava parado para atravessar a preferencial do outro lado...
Dos danos no vitara (o estribo lateral segurou muito o impacto), para-lamas, rodas dianteiras (estava com as originais), grade dianteira, e boa parte da suspensão dianteira. De acordo com o orçamento da seguradora, só de peças (pela suzuki) deu R$ 15.900,00 fora mão de obra....tudo + ou - 23 mil....então de cara deu Perda total... To negociando com a seguradora um valor de "salve" pra ficar com o carro e eu mesmo arrumar.... Pedi 12 mil...:) vamos ver...to no aguardo...
Com esse R$, e mais das peças dele que vai sobrar, vai dar pra dar um Up legal!

Fabil
10/09/2014, 08:17
PQP!!!! os caras matando eixo dianteiro de hilux p/ adaptar munhao em eixo de rural??? HEREGES!!!! que queimem no inferno!! :odedo:

principalmente pq é possivel comprar o munhao/bolota completos e NOVOS aqui no BR, sao o mesmo da toyota bandeirantes...

Minuzzo
10/09/2014, 09:04
Ola,gostaria de uma opinião,estou namorando a ideia de botar helicoidais no samurai,pois meus feiches de mola ja quebraram 2 vezes por estarem velhos,e é pouco animador comprar os feiches novos,no momento estou estudando e comprando aos poucos as peças,estou pensando em fazer a dianteira como esta na foto,meu amigo vai retirar a suspenção para fazer nova,ai ele me ofereceu esta,tem alguma desvantagem fazer com 1 eixo como esta na foto ?
476999 477000

Fabil
10/09/2014, 10:15
oi Minuzzo

se vc quer apenas se livrar dos feixes de mola, essa suspensao das fotos resolve o seu problema..

mas se vc quer uma suspensao com grande curso, com essa ai nao vai conseguir nao..

T+

Minuzzo
10/09/2014, 13:02
é ,estou com duvida neste ponto,o jeep que esta com esse tipo ,arqueia mais que o samurai(que esta sem a barra estabilizadora)as trilhas aqui do sul é + barro e areia,não temos muito morro,ai preciso apenas de tração e aderencia,quero uma resposta mais rapida da mola quando ela se desloca,acho que vou fazer a da foto mesmo simples mesmo,tenho um sideckick para retiradas de peças ai ja tenho as barras traseiras,mas neste caso vou optar por 4 barras na traseira e não a balança do vitara,abraço ,obrigado pela ajuda.parabens pelo seu samuka ,muito bacana.

Minuzzo
10/09/2014, 13:10
+1 pergunta,estou prezando mais pelo conforto,estava pensando em botar as molas da pampa,mas já que o samuka não ira arquear muito,estou em duvida qual botar,ouvi falar que a da pampa não é muito confortavel.abraço.

Supercharger
10/09/2014, 17:44
Uma vez que a referência é um Samuca feixe, com molas velhas e cansadas, QUALQUER mola vai ser upgrade em relação a conforto, até um feixe original NOVO. As molas de Pampa são bem grandes e levando em consideração apenas esta variável (mola), certamente é uma opção que melhora o conforto. Mas isto sozinho não diz nada, você certamente sabe disso, tem que ver "o resto todo".

DinoGuimaraes
24/10/2014, 02:18
finalmente!!!!

hora de meter a mao na massa!!

eixos e suspa original desmontadas.

tubos p/ montagem dos links e terminais para as buchas371455371456371457371458

bom dia Fabil, sera q vc poderia enviar aquela tabela novamente? nao consigo enxergar as medidas usadas....
quero estudar esse tipo de suspencao e qm sabe um dia poder montar uma dessas....
agradeço caso puder enviar em meu email,
publicitarioo@hotmail.com
grande abraço

DinoGuimaraes
25/10/2014, 01:04
Fabil agradeço a atencao e compreendo....
grato amigo...

QUOTE=DinoGuimaraes;2203812]bom dia Fabil, sera q vc poderia enviar aquela tabela novamente? nao consigo enxergar as medidas usadas....
quero estudar esse tipo de suspencao e qm sabe um dia poder montar uma dessas....
agradeço caso puder enviar em meu email,
publicitarioo@hotmail.com
grande abraço[/QUOTE]

Fabil
04/11/2014, 09:04
passeando por ai no fim de semana.... :mrgreen:

Fernando L. Schiesser
04/11/2014, 10:13
Caramba, ficou monstra a suspensão do samuca, parabéns pelo seu trabalho Fabiano...

mairo
04/11/2014, 11:17
parece de borracha!!!!!!!!!!!!!!!

Fabil
04/11/2014, 11:26
parece de borracha!!!!!!!!!!!!!!!

e sao!!! batentes de borracha, buchas de borracha.... heheeh

Juliano Nitsch
04/11/2014, 20:07
Excelente !

Resolveu a questão das molas ? Esta com a da Pampa ou F-1000 ?

Até mais.

Fabil
05/11/2014, 08:13
sim... estou usando as de pampa..

Juliano Nitsch
05/11/2014, 21:51
Legal Fabil !

Fabil
13/01/2015, 14:26
fala povo...

uns amigos de Brasilia-DF vieram aqui em BH esse final de semana conhecer a GALOPEIRA, muita diversao e companheirismo!!

https://www.youtube.com/watch?v=UtHd9RQXM8c&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=ASbJYsQwfiM&feature=youtu.be

FernandoRisso
13/01/2015, 16:20
Fabil, seu samurai tem bloqueio nos 2 eixos?
Sacanagem sua passagem depois do CJ... rsrs

Fabil
13/01/2015, 16:53
tem sim sinhô... :mrgreen:

mais uns videos saindo..

https://www.youtube.com/watch?v=-QRUo-Uv_ds&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=WswDCsL0f-g&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=rmx9VfPD17Y&feature=youtu.be

mairo
15/01/2015, 12:40
samurai nao teve nem graça!!!! vai ter que subir o level nivel asiatico

Fabil
15/01/2015, 13:51
tem que dar um desconto né? Mairo..

eu já perdi as contas de quantas vezes fiz essa trilha.. os caras que vieram de BSB ( willys azul e troller preto) é a primeira vez... isso faz uma baita diferença..

ultimos videos

https://www.youtube.com/watch?v=ZXmBL42GNuw&list=UUw_uwrXnCfUqlTt1FvKJ8_Q

https://www.youtube.com/watch?v=Ev3guF_sd8k&list=UUw_uwrXnCfUqlTt1FvKJ8_Q

https://www.youtube.com/watch?v=b8lxH7zIsKI&index=1&list=UUw_uwrXnCfUqlTt1FvKJ8_Q

zeca_cj
15/01/2015, 19:18
tem que dar um desconto né? Mairo..

eu já perdi as contas de quantas vezes fiz essa trilha.. os caras que vieram de BSB ( willys azul e troller preto) é a primeira vez... isso faz uma baita diferença..

ultimos videos

https://www.youtube.com/watch?v=ZXmBL42GNuw&list=UUw_uwrXnCfUqlTt1FvKJ8_Q

https://www.youtube.com/watch?v=Ev3guF_sd8k&list=UUw_uwrXnCfUqlTt1FvKJ8_Q

https://www.youtube.com/watch?v=b8lxH7zIsKI&index=1&list=UUw_uwrXnCfUqlTt1FvKJ8_Q

Trincou a fixação do pivô central ?

Fabil
15/01/2015, 19:55
nao Zeca... fizeram um outro triangulo diantiero, mas fixando por tras e nao pela frente como original, só que o tringulo ficou todo remendado, cheio de soldas e emendas por conta de uma curva p/ sair da reta do cardã. rachou em uma das emendas, fora outros erros no setup..

p/ vc ter uma ideia... o tringulo funciona como uppers certo?, vc acredita que os LOWERS estao fixados no eixo pela parte de CIMA da canela ? ou seja.. uppers ( pivô) e lowers estao no mesmo plano horizontal fixado no eixo... adivinha o que acontecia toda vez que o eixo dianteiro fazia força tracionando? :mrgreen:

T+

FernandoRisso
16/01/2015, 10:19
Vixe! o cara estava querendo aumentar o vão livre... vcs que são mirins e não entendem...

tuna
16/01/2015, 10:37
Vixe! o cara estava querendo aumentar o vão livre... vcs que são mirins e não entendem...

KKKKKK X2 :concordo:

[]'s

mairo
17/01/2015, 01:26
Fabil, com quantos graus vc monta os munhões das viaturas ai? os caras falam aqui de -3 a -5, meio confuso!

minhas rodas estao dando uma abanada!

Fabil
17/01/2015, 16:03
sempre monto com 5º

mairo
19/01/2015, 08:32
blz, no fim de semana ajustei os links e passei o meu pra 5º ficou bom!!!!!

Supercharger
03/03/2015, 23:20
Gostaria de registrar no tópico do Speedporco mais um trabalho super bacana do nosso colega Fabiano (Fabil) da Tecnotrilha, que deu vida nova para meu velho amigo TATU.

http://lh3.googleusercontent.com/-A-6dB2yii7U/VPZrYCDgD0I/AAAAAAAABik/JHtM2d5_NEU/w800-h533-no/TATU_Teste_00_resize.jpg

http://lh4.googleusercontent.com/--Xu4NkxikIA/VPZrYv83BwI/AAAAAAAABis/wEDLAOTMTQs/w800-h533-no/TATU_Teste_01_resize.jpg

http://lh3.googleusercontent.com/-XHPqVymCWWY/VPZrZFugRyI/AAAAAAAABi0/F8vmcz4jY7M/w375-h563-no/TATU_Teste_02_resize.jpg

rafaelbillieri
04/03/2015, 12:25
Parabens pelo Samurai.. Ficou show!!!
Desculpe a intromissão.. Mas quanto custou esse trabalho na suspensao??
E qual tamanho do pneu que esta usando??

Fabil
04/03/2015, 12:47
Valeu Rafael!!

pneus 33" x 10,5"

Rubens Linhalis
04/03/2015, 13:33
Muito bonito e com certeza um trabalho belíssimo do Fabil ! Quais são os eixos e motor nesse samurai ?

Fabil
04/03/2015, 14:10
Obrigado Rubens

motor original, eixos originais de samurai feixe com recheio em aço cromo e coroa e pinhao 4.88

norberto
04/03/2015, 14:25
show de bola!!

DinoGuimaraes
05/03/2015, 01:45
show de bola!!

muito bom.....

gustavo 4x4
06/03/2015, 15:20
Boa tarde

Qual o diametro do semi eixo dianteiro original do samurai helicoidal?

os outros sei que é 23,9mm. Correto?

obrigado

DinoGuimaraes
06/03/2015, 16:36
blz, no fim de semana ajustei os links e passei o meu pra 5º ficou bom!!!!!

pessoal esclareçam uma duvida aki....
5 gaus, como q se faz essa medida????
agradeço a ajuda... pois to confuso.
grato

Fabil
10/03/2015, 10:57
Gustavo... se nao me engano sao 22mm... palitinho de dente :mrgreen:

Dino.. se vc nao tiver as ferramentas apropriadas em maos, a maneira mais facil de voce saber com quantos graus está o caster do seu jipe, leve-o a uma mesa de alinhamento e peça o relatorio impresso da geometria.

Fabil
10/03/2015, 11:00
mais umas do Tatú e o Speedporco só observando..

mbonato
10/03/2015, 11:32
Parabéns, essa foto 4 ficou show!!!

Fabil
28/04/2015, 20:34
sabado passado

https://www.youtube.com/watch?v=39llvsT1iY0

Humberto Pereira
13/05/2015, 22:53
cara ta parecendo com o meu samuca aproveitando a deixa gostaria de saber onde encontrar o cilindro de freio do samurai 97 traseiro lado direito

Daniel_aspro
24/10/2016, 13:45
Quanto sai um kit desse completo? so as peças sem instalaçao.

Fabil
24/10/2016, 14:02
Quanto sai um kit desse completo? so as peças sem instalaçao.

oi Daniel

esse 4link nao é disponibilizado em forma de kit. Nós fabricamos e montamos

Daniel_aspro
25/10/2016, 10:21
oi Daniel

esse 4link nao é disponibilizado em forma de kit. Nós fabricamos e montamos

e vc disponibiliza algum "kit"???

Fabil
25/10/2016, 10:47
dessa 4 link,nao.

Fabil
26/04/2017, 21:41
Samura Nadaes no valao da Tapete Branco - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=TKh1Vb5KyqU)

SILVIOJF
13/03/2018, 20:45
Boa noite Fabiano!!
Por acaso vc tem o kit lift para levantar o samurai com feixe de molas, e também os flanges para colocar caixa de câmbio chevete na reduzida original do samurai ?

Fabil
14/03/2018, 13:18
bom dia..
tenho sim... me manda mensagem no PVT ou whatsapp (31) 99131-2826

Fabil
18/03/2019, 17:55
Tecnotrilha - Corcovas e Tapete Branco - BH/MG - YouTube (https://youtu.be/UeAJWgyHMLM)

titanium
16/04/2019, 07:05
Pelamor, Fabil!!
Que carro vira-vira heim essa cheroka.
rsrsrs

Mas a trilha estava bruta heim!
Qual era essa (nome)?

Fabil
16/04/2019, 08:39
corcovas e tapete branco

Fabil
30/06/2019, 16:40
Tecnotrilha Moab 2019 - Parte 1 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=UtaphSRIHQY)

Fabil
30/06/2019, 16:40
Tecnotrilha Moab 2019 - parte 2 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Q9j8PU6NJvI)

Fabil
30/06/2019, 16:41
Tecnotrilha Moab USA part3 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=RZls5rDzOxg)

titanium
01/07/2019, 11:39
Ta chique o homi rapaz!!
:palmas:

Fabil
01/07/2019, 14:38
Tecnotrilha Moab - USA parte 4 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Or0gsZNnL0U&t=116s)