PDA

Ver Versão Completa : Samurai Speedporco - Suspensao FASE II - 4link + eixos de Hilux

Páginas : 1 [2] 3

mauricioalan32
19/01/2011, 11:58
Meeee... penSa num mOnstro q vai virar isSo aí... tópico assinado!

abração e sucesso!!

pedro bonadio
19/01/2011, 12:10
Fabil, irá colocar ARB ?:shock:

Fabil
19/01/2011, 13:31
Fabil, irá colocar ARB ?:shock:

sim.. a Eaton nao fabrica ( e nem tem planos ) E-locker p/ eixos de Hilux.. :mrgreen: entao, vou de ARB mesmo, pq?

diogo ludovico
19/01/2011, 15:03
Topico assinado.... só acompanhando:mrgreen:

fabiano carraro
19/01/2011, 15:24
olá Fabil parabens pelas novas aquisiçoes :palmas:

se souber de mais um parzinho destes por ai tenho interesse ok.

Bons negocios a nova empresa tambem.:concordo:

pedro bonadio
19/01/2011, 17:32
Nada não ...

abraços

Fabil
20/01/2011, 16:45
bao... bao.. bao....

como nem tudo sao flores, duas más noticias e uma boa...

desmontei o eixo dianteiro e dois problemas:

1- uma roda livre (AVM, infelizmente sao veio com as AISIM )nao aciona, mesmo com a chaveta em 4x4 a flange estriada gira livre..
2- o eixo dianteiro do lado direito ( lado curto) parece que tomou alguma porrada e deu uma leve empenada p/ tras. vou levar numa tornearia especializada em desempeno de eixos de caminhao e ver o que os caras falam...

a boa é que a coroa e pinhao é 41x9 (4.55:1) , portanto, dá p/ rodar até pneus 35" sem precisar trocar C&P

amanha desmonto o traseiro e começo a lavar tudo e ver o que precisa ser trocado, depois é hora de "limpar" as carcaças..

alguem sabe me dizer se o "kit munhao" ( feltro, anel de silicone, retentores e rolamento) sao iguais aos da bandeirantes?

Fabil
21/01/2011, 08:00
eixo traseiro desmontado... tudo em ordem com ele... inclusive parece que nunca foi aberto

agora é "limpar" a carcaça, arrancado fora os suportes e berço de mola originais p/ comecar a desenhar os novos suportes

fabiano caxias
21/01/2011, 08:48
bom dia Fabil

que bacana q achou esses eixos em??

o bixinho simplesmente vai ficar um espetaculo

to acompanhando a adaptaçao

eu como so mais impaciente e menos abornado hehehe,comprei os de band 97 pickup, flutuante

me tira uma duvida

ele é muito menos resistente q esse da hilux q voce tem?

cacanakagi
21/01/2011, 09:39
bom dia Fabil

eu como so mais impaciente e menos abornado hehehe,comprei os de band 97 pickup, flutuante

me tira uma duvida

Sem querer me intrometer e já me intrometendo, eles não são menos resistentes não... A maior diferença é que o da Hilux é mais leve... Mas ambos são eixos Trabucos... Inclusive o único up que vou fazer por enquanto nos meus eixos de Band são as Homocinéticas em Cromo Molibdênio que já chegaram..........

Lucas Nassif
21/01/2011, 09:52
Que dó mexer nos eixos nesse piso branquinho!! :putz: :putz:

marcus.augusto
21/01/2011, 09:54
Fabiano fazendo hora extra hein... vai ficar foda!

Fabil
21/01/2011, 10:00
bom dia Fabil

me tira uma duvida

alô xará...

pelo contrario.. creio que os da band sao mais resistentes ainda, pois a coroa e pinhao é maior, as da hilux sao 8" as da band sao 8,5" ou 9" se nao me engano..
o o traseiro é flutuante, os da hilux nao..

T+

Fabil
21/01/2011, 10:03

que nada.. tá brilhando de novo, nada que detergente com desengraxante nao limpe..heheheh

Fabiano fazendo hora extra hein... vai ficar foda!

se nao fizer hora extra o "patrao" xinga...:mrgreen:

Supercharger
21/01/2011, 10:50

Que nada Lucas!
Fiz uma lambança pior que essa aqui em casa, depois foi só derramar um desengraxante alcalino no piso, deixar uns minutos e esfregar vassoura. Ficou mais limpo do que antes de eu mexer...

[]´s
Gustavo.

Fabil
25/01/2011, 09:43
bao.... após alguns refinamentos nas medidas, a suspa traseira vai ficar assim..
AS em 82% e consegui manter o roll axis em 0..

Fabil
21/02/2011, 17:24
mais partes do quebra cabeças chegando... e aos pouquinhos vai se formando..

-16 buchas do caminhao VW p/ usar nos links
- nesse meio tempo apareceu uma "perfumaria" num negocim com um amigo... uma par de Hella 3003

guilherme soares
21/02/2011, 17:28

- nesse meio tempo apareceu uma "perfumaria" num negocim com um amigo... uma par de Hella 3003

opa opa opa!!!!!

marcus.augusto
21/02/2011, 17:33
Fabil, se não for fazer nada com o seu bloqueio to na fila de doadores...

Fabil
21/02/2011, 17:41
doadores só no hemominas...:mrgreen:

assim que desmontar meu carro vou tentar vender o conjunto completo ( eixos, bloqueio e suspensao inteira) se nao achar comprador p/ o conjunto todo, dai vendo os pedaços..

T+

Rafael_Reis
21/02/2011, 22:21
Pelas infos que tenho dos gringos os eixos de band tem a mesma resistencia que um eixo de troller, mesmo a coroa sendo maior os de hillux são mais resistentes. Há quem diga que são comparaveis aos D44 antigos que vinham com 30 estrias.

Fabil
22/02/2011, 08:01
bao.. o diametro dos semi-eixos é praticamente o mesmo, um cabelinho a mais p/ hilux

- hilux = 33,7mm
- D44 = 33,5mm

agora, esse tal antigo D44 com 30 estrias, sabe qual era o diametro dos semi?

coroa e pinhao:
- Hilux = 8"
- D44 = 8,5"

o resto nao tenho infos, como diametro e numero de dentes das planetarias e satelites, o que sei é:

- D44 = caixa de satelites com apenas duas satelites
- Hilux 4cc e as nossas Diesel sem gerenciamento eletronico = Cx de satelites com duas satelites
- Hilux V6 = caixa de satelites com 4 satelites ( logo mais resistente), acredito que as nossas hilux mais novas sejam de 4 satelites tb visto a cavalaria e torque do motor..

T+

cacanakagi
23/02/2011, 08:17
bao.... após alguns refinamentos nas medidas, a suspa traseira vai ficar assim..
AS em 82% e consegui manter o roll axis em 0..
Fabil, você não tem que deixar o "Roll Center" na Linha o "Roll Axis" (Desse forma, se não me engano o 4Link força a dianteira do Jipe no chão e consequentemente faz com que o mesmo perca tração na traseira....
o "CG Height" Não está muito baixo pra um jipe?
Também estou montando o meu e já fiz os cálculos e estou estudando a melhor forma....

Fabil
23/02/2011, 09:35
o centro de gravidade medi como referencia do parafuso mais alto da capa seca até o chao.. no seu samurai deu quanto e a partir de onde vc fez a mediçao?

.....Desse forma, se não me engano o 4Link força a dianteira do Jipe no chão e consequentemente faz com que o mesmo perca tração na traseira....

isso nao seria definido pelo valor de Anti-Squat? no que o roll center vai influenciar no anti-squat?

posta seu grafico ai p/ gente analizar....:concordo:

haundrich
23/03/2011, 19:51
Vou tentar contribuir com o pouco que sei:

Que a viatura parada, no papel, fica bunitinha com anti-squat zero.

Mas quando sobe uma rampa, o CG desloca um pouco, principalmente porque as molas cedem.

Quando isso acontece, eu tentaria colocar uma % de anti-squat maior, para compensar isso.

Mas quando a rampa tem inclinação tão grande, a ponto de favorecer risco de tombamento longitudinal (para trás), eu colocaria uma % de anti-squat bem maior para diminuir o risco do tombamento. Mas ciente que perderei tração.

O cálculo no papel serve apenas como referência. Na prática, acredito que terá muitos ajustes. Imagine usar molas com k bem baixo, para obter mais curso, o quanto elas cedem ao movimento.

O roll center a princípio, determina o equilibrio da carroceira contra os movimentos laterais, nenhuma novidade.

Mas dependendo do ponto que está fixado a barra anti-rolagem no chassis ao diferencial traseiro, haverá forças. O diferencial traseiro, durante aceleração/tração, quer rolar para trás, puxando essas barras anti-rolagem. Se estiverem mais altas, tendem a diminuir o efeito do anti-squat, baixando a traseira. Se estiverem no ponto mais baixo adiante, podem tentar forçar a dianteira do veículo colar no chão e melhorar o efeito do anti-squat. Mas preciso estudar mais esse ponto.

Em resumo, ao instalar a barra anti-rolagem para evitar a rotação do eixo diferencial e ancorar o chassis, sua altura e ponto de fixação ao mesmo, com relação ao Roll Center, determinam o equilíbrio da carroceria aos movimentos laterais, e ao mesmo tempo, sobra alguma força resultante para erguer ou abaixar a dianteira do veículo, no sentido longitudinal.

M-Beltrame
23/03/2011, 20:13
Eu posso ta falando muita merd:mrgreen: mais:mrgreen::mrgreen::
Todos esse problemas não poden ser evitado ou corrigidos com a colocação daqueles guinchos de atv para controlar a suspensão?

T+

Fabil
23/03/2011, 22:15
o problema de usar guinchos p/ travar a suspa é que o seu uso é momentaneo ( apenas o suficiente p/ transpor um obstculo), p/ carros montados exclusivamente para competiçao o uso desse artifico pode se justificar, mas pq um street legal, sem chance.

Haudrich, o grande problema é que nem sempre ( alias, na maioria da vezes) é possivel montar os links, travessas, etc em um chassis já pronto de modo que os numeros no 4link calculator fiquem perfeitos, para conseguir isso só fazendo um chassis sob medida e olhe lá.

a minha maior preocupaçao é manter o roll axis o mais proximo possivel de zero, o resto (anti-squat, CG, etc..) mesmo nao ficando proximo do ideal, vao gerar um efeito colateral no qual terei que conviver e aprender a contorna-los na trilha :concordo:

por exemplo, prefiro usar um guincho p/ subir um degrau ingrime e evitar que o jipe capote p/ tras por causa de um anti-squat baixo do que sacrificar o roll axis e ficar com o jipe andando torto ao fazer curvas, acaba que é um jogo de perdas e ganhos.

e vamos que vamos!!! aos poucos estou juntado todas as peças, tá devagar mas esse ano ainda sai!!! :mrgreen:

haundrich
25/03/2011, 11:25
Tenho que estudar mais esse ponto, mas acredito ser possível manter anti-squat e Roll center o mais próximo do ideal, verificando o comprimento da barra anti-rolagem e sua localização de fixação ao chassi. Estarei simulando isso breve.

JCJ
25/03/2011, 15:29

Fabil,

Qual o código destas buchas do VW !

[]´s
JCJ

Fabil
25/03/2011, 15:34
cod. T21-411-045

fabiano carraro
25/03/2011, 16:16
Tenho que estudar mais esse ponto, mas acredito ser possível manter anti-squat e Roll center o mais próximo do ideal, verificando o comprimento da barra anti-rolagem e sua localização de fixação ao chassi. Estarei simulando isso breve.

haundrich que diabos é esta barra anti rolagem que vç esta estudando em um 4link......:pipoca:

acho que vç ta misturando as barras ai.....:mrgreen:

anti rolagem (WRAP) NAO SE USA EM SUSPA LINKADA ,OS PROPRIOS BRAÇOS JA CORTAM ESTE EFEITO......

PANHARD vai em RADIUS ARM /2link/3link /4link(engesa/troller/suzuki/....etc)

WHISHIBOND (travessa A) land rover/vitara/jpx......

NIVAS por exemplo usam 4 link na trazeira mas por causa da disposiçao dos upper e lowers (braços superiores e inferiores )em paralelo, os uppers nao conseguem cortar o efeito "lateral"do eixo e ai usam uma gambi (panhard)pra "tentar" arrrumar a casa......:mrgreen:

a ciencia é mais simples de entender se partir pro campo com 5 cabos de vassoura (1 é o eixo)..... ai sim aparecem perguntas reais e duvidas assombrosas de verdade....como por exemplo:

O QUE FAÇO COM O SCAP DO MEU CARRO que ta bem onde devo soldar o suporte Y.....

agora que joguei o scap fora ,O QUE FAÇO COM O TANQUE DE COMBUSTIVEL que ta com interferencia com o cardã.........:pipoca:

Ou seja esquece por enquanto "o fourlink tabajara calculaitor".....é coisa pra profissional em estagio 3 e só complica por enquanto......inicie com cabos de vassoura que sao o 1+1=2......:concordo:.

Fabil
26/03/2011, 07:31
kakkakakakakak essa do cabo de vassoura foi boa... pior que já usei uns cabos de vassoura aqui p/ simular onde os links vao passar debaixo do carro... :mrgreen:

fabiano carraro
27/03/2011, 20:23
kakkakakakakak essa do cabo de vassoura foi boa... pior que já usei uns cabos de vassoura aqui p/ simular onde os links vao passar debaixo do carro... :mrgreen:

:rolleyes: puts tava só esperando vç me mandar testar um dos cabos em outro lugar Fabil.......:mrgreen:

.... mas entao vamos falar sério sobre isto e tentarmos fazer algo bem profissa mesmo Fabil ,pois vou começar a mexer no Chernobyl e sei que vou encontrar muita dor de cabeça pra resolver as coisas por lá tambem......:putz:

e como quero manter o carro o mais baixo possivel por ele ter monobloco pesadao pra caramba e nao ter muita opçao pra instalar os 35 devido a largura ja estar no limite da lataria nao sobrando muito o que fazer pra manter muito a estética.....vou ter que rolar uma esmerilhadeira meio nervosa em tudo por lá....:pensativo:

MAS vamos lá com algumas duvidas meio fora da questao....

como esta pensando em desenhar os suportes que seguram os links?

qual espessura pretende utilizar nas chapas ?

com estas buchas do WOLKS os do PV "dianteiro" arrebentaram feio e tive que refazer os suportes tudo de novo, com pontos de travamento em forma de (terça) pois elas nao permtiam as coisas trabalharem legal por serem de diametro muito pequeno e base muito larga,entao mandei fabricar outras em PU com 50x40 com furo de 19mm ,agora torce sem interferencia e aparentemente nao esta forçando os suportes....assim que colocar A T -CASE novamente no PV coloco ele numa rampa de RTI que construimos aq e bato umas fotos pra vç ver melhor.:concordo:

como esta calculando a pressao das molas e dos amortecedores???

que critério esta utilizando,estou pensando muito se´rio nisto no Chernobyl pois sera crucial pro carro nao ficar uma m* mesmo com bons links e WBase

sei das molas NACIONAIS da PAMPA que sao as maiores em catalogo,mas estou pensando seriamente em trazer de fora ou TENTAR SOB ENCOMENDA pela FABRINNI.....

claro que baseado no peso todo da "minha" encrenca :mrgreen:e na idéia fixa que meu carro deverá ficar o mais "neutro" possivel pois é turbo e muito curto.....ou seja se eu errar muito e ficar SQUAT vai saltar "pra cima" com tudo numa 1°reduzida na hora que as molas descompremirem :shock:

Fabil
27/03/2011, 20:49
vamos lá:

os suportes dos links , a parte que vai no chassis já desenhei todos, estou terminado de desenhar os suportes que irao no eixo traseiro e já já começarei a desenhar os do eixo dianteiro.
os que irao no eixo serao cortados em chapa de 3.75mm, e os que irao no chassis em chapa de 4.25mm.

PV?? o que é PV? sobre as buchas VW, mesmo que talvez elas nao durem tanto ( ainda nao sei sobre a durabilidade delas,mas só der sererem de caminhao, creio que irao durar sim, e tb porque muita gente já as utilizou em outros jipes e nao tenho visto queixas),como sao baratas ( paguei 11,00 em cada ORIGINAL na concessionaria) se durarem 1 ano de trilhas, tá bom demais.

pressao de molas e amorteceodores, por enquanto nao me preocupei, até pq já montei dois samurais usando molas dianteiras de PAMPA e ficaram muito bons. Melhores inclusive que as minhas sob medida que estao no meu samurai a 5 anos.
Molas sob medida é loteria, vc pode dar sorte de no primeiro jogo ficar otimo, como pode ter que mandar fazer 2, 3, 4 jogos até conseguir a calibraçao ideal... eu já tive problemas com molas sob medida em outros samurais que montei.. hj cheguei a conclusao que p/ jipes de até +/- 1200kg as molas de pampa ficam perfeitas. nao tem melhor custo x beneficio já que custam 300,00 o jogo 0km.
se o seu jipe for bem mais pesado, dai pode ser que nao fiquem boas mesmo..

sobre o squat, nao tem receita de bolo, cada jipe é um caso, vc vai ter de encontrar no seu jipe os melhores locais p/ fixar os links e adequa-los p/ chegar o mais proximo possivel do anti-squat que vc quer..

M-Beltrame
27/03/2011, 22:11
PV = preto veio!?!?!?!?!?:mrgreen::mrgreen::pensativo::pensat ivo:

Pq vcs numm param com essa loucura de 4link e esses nomes q eu num sei escreve e num encaichão uma 2link com panhard "corrigida" de baixo das viaturas:odedo::odedo::odedo::pensativo:
Num é mais fácil? E se for bem feito fica bom não fica?

T+
Obs:joguem só as pedras pequenas!!!!!

fabiano caxias
27/03/2011, 22:25
eu usava na dianteira as da pampa 4x4,achei um jogo por acaso,sao pouco mais grossas q as da pampa 4x2,q ai sim usava na traseira,mas sao menos molengas e demoram mais pra perder força

dificil é achar

Fabil
28/03/2011, 08:19
usada vai ser dificil achar da 4x4, mas nova tem, a cofap e a fabrini fabricam. +/- 300,00 o jogo novas

haundrich
28/03/2011, 08:56
Pessoal

Usei o termo incorreto. Onde escrevi "Anti-roll", leia-se "Traction Bar". :parede:

Fabiano, obrigado pela sua observação. 8-)

Anti-roll bar se refere a barra para reduzir os efeitos de rolagem da carroceria. O mesmo que barra estabilizadora.

Traction Bar se refere a barra que evita a rotação do eixo, normalmente usados em suspensão four link.

Pelo que li, dependendo de onde estiver ancorado a Traction Bar ao chassi, influi sim nos efeitos de anti-squat.

Cabo de vassoura, caneta, arame e carrinho de RC também ajudam :odedo:

haundrich que diabos é esta barra anti rolagem que vç esta estudando em um 4link......:pipoca:

acho que vç ta misturando as barras ai.....:mrgreen:

anti rolagem (WRAP) NAO SE USA EM SUSPA LINKADA ,OS PROPRIOS BRAÇOS JA CORTAM ESTE EFEITO......

PANHARD vai em RADIUS ARM /2link/3link /4link(engesa/troller/suzuki/....etc)

WHISHIBOND (travessa A) land rover/vitara/jpx......

NIVAS por exemplo usam 4 link na trazeira mas por causa da disposiçao dos upper e lowers (braços superiores e inferiores )em paralelo, os uppers nao conseguem cortar o efeito "lateral"do eixo e ai usam uma gambi (panhard)pra "tentar" arrrumar a casa......:mrgreen:

a ciencia é mais simples de entender se partir pro campo com 5 cabos de vassoura (1 é o eixo)..... ai sim aparecem perguntas reais e duvidas assombrosas de verdade....como por exemplo:

agora que joguei o scap fora ,O QUE FAÇO COM O TANQUE DE COMBUSTIVEL que ta com interferencia com o cardã.........:pipoca:

Ou seja esquece por enquanto "o fourlink tabajara calculaitor".....é coisa pra profissional em estagio 3 e só complica por enquanto......inicie com cabos de vassoura que sao o 1+1=2......:concordo:.

Fabil
28/03/2011, 09:32
hundrich,,, vc está enganado..

em sistema 4link nao é necessario o uso de traction bar nao... o arranjo dos proprios links já impedem a rotacao do eixo.

Traction bar é usada em feixes de mola a fim de evitar o axle wrap, ok?

T+

fabiano carraro
28/03/2011, 12:09
ta todo atrapalhado o homi....:rolleyes:

mas daq a pouco ta dando aula ....basta prestar um pouco mais de atençao nos termos em "ingreis".....

link=braços/tubos/barras..... OU QUALQUER OUTRA ENCRENCA QUE SEGURAR OS EIXOS ,mas sem considerar aqueles que vierem na posiçao transversal.....seria mais ou menos isto,mas ainda existem variaçoes ai tambem....:pipoca:

meio que por efeito de regra e de entendimento:

braço superior = uppers

braço inferior = lowers

1 braço saindo transversalmente do chassis e se encontrando com o eixo =panhard ou traction bar ....:mrgreen: foi mal ai fabil...:rolleyes:

se sairem dois braços inferiores do chassis ao eixo e no meio deles sairem mais dois pegando por cima do eixo (mas em posiçao diagonal e com proprias articulaçoes) ,e um saindo do chassis e ligando ao eixo =radius arm

mas oque muda entao pra uma 2 link.......numa 2link prendesse nas "pontas" dele que nem nos troller por exemplo,e nao possuem articulaçoes,o barramento é fixo ,nao sofre nenhum tipo de torçao extra que nem a radius......

é por ai a encrenca toda....:mrgreen:

PV= O antigo SUZUKI do RAMIRO que agora ta aq em curitiba,nas maos do KAMINSKI,veio pra minha oficina e esta sendo feito uma gaiola externa e recebendo reforços estruturais ,com um novo kit x-crawler.....pois destruimos o que estava nele....:concordo:

e sobre as buchas nao é que sao frageis....SAO largas demais estreitas entao se os links nao ficarem sobrando em trabalho quando torcem ,travam na largura das buchas e arrancam a solda dos suportes,mas é só questao de travar a suspa pra nao torcer até o limite do embuchamento.......Com certeza é a melhor relaçoa custo/beneficio do mercado nacional.....até agora pelo menos.:palmas:

bora e me corrijam por favor onde eu tiver escrito asneira pois nao sou expert nisto ,meu negocio é preparaçao de motores.:concordo:

haundrich
28/03/2011, 14:43
Seguinte: Tem site identificando uppers links do sistema 4 link, como também tratcion bar: Porque tem além da função de centralizar o curso do chassis sobre o eixo, evita a rotação do diferencial. Não é exclusividade do sistema de lâminas.

JCJ
28/03/2011, 17:20
cod. T21-411-045

Valeu ! :concordo:

[]´s
JCJ

Natanael Junior
01/04/2011, 17:56

HAHAHAHA!!! muito bom! mas pra que escape e tanque mesmo???
no samukong tanque e escape foram refeitos depois de feita a suspensão e o posicionamento dos eixos, cardans e tudo o mais. No tópico dele tem tudo tim tim por tim tim. Tem até a tradução de um manual porreta por lá.

Fabil, vai que vale a pena!

Abraço linkado (ui!).

fabiano carraro
10/04/2011, 18:31
:mrgreen: pois é natanael seu carro foi referencia pra algumas coisas que fiz por aq.......:concordo:

no meu por exemplo (um niva :shock:)optei pelo monobloco dele(mas usa chassis tubular) justamente por coisas como estas (o tanque é bem no meio do carro e interno me dando certa margem a mais de posicionamento pros links ,visto que nao quero um carro muito alto

O escape por exemplo sai da turbina que trabalhará invertida e segue pra "frente" do carro voltando em 180°e saindo no paralama dianteiro esquerdo pois tive que respeitar alguns calculos.

por curiosidade estou refazendo alguns suportes do PRETO VÉIO que era do Ramiro pois estao sofrendo um bocado nas soldas e entortando os amortecedores por tabela,entao vejam que até mesmo o BILL que já tem bastante experiencia com isto se bate na hora de fabrica-los,ou seja erros serao uma constante em nossos carros por muito tempo (anos) até ficarmos bons nisto.....:pipoca:

OU SEJA PAU NA OBRA FABIL,mas ja determine logo de cara até onde sua suspensao "nao" deverá chegar.:concordo:

Fabil
25/05/2011, 07:06
mais umas pecinhas chegaram p/ ir montando o brinquedo....

- high steer trail gear
- kit completo de munhao ( rolamentos, feltros, retentores, calços, juntas, etc..)
- ferramente para ajuste da pré carga dos rolamentos de munhao

que venham as proximas peças..hehehe294274

Lucas Nassif
25/05/2011, 12:35
mais umas pecinhas chegaram p/ ir montando o brinquedo....

- high steer trail gear
- kit completo de munhao ( rolamentos, feltros, retentores, calços, juntas, etc..)
- ferramente para ajuste da pré carga dos rolamentos de munhao

que venham as proximas peças..hehehe294274

Tudo peça véia! :mrgreen: :odedo:

fabiano carraro
27/05/2011, 23:24
cara adoro estes higt-steer

Fabil sabe me dizer se o cambio manual do VITARA V-6 é o mesmo dos outros??????

comprei um vitara v-6 97 pra passear,mas esta com o modulo queimado e nao encontrei esta ECU em nenhum lugar no BRASIL,e estou sem verba pra importar no momento..... Entao to afin de tirar o v-6 e enfiar um AP 2.0 forjadao que tenho aq,mas nao sei se estes kit que vendem por ai servem pro cambio do V-6,sabem se existe diferença....?

sabe de alguem que queira um v-6 IMPECAVEL ,mais ar condicionado tudo zeradao?????

Supercharger
27/05/2011, 23:39
Carraro, é parecido mas não é idêntico. Inclusive o eixo piloto é mais comprido. Já conversei com um proprietário de um destes que instalou um AP usando a flange da Deeptec e me disse que teve que "calçar" a flange devido ao maior comprimento do eixo piloto.

NEWTON SPONHOLZ
29/05/2011, 18:02
Dae Fabil,
Entaum te enviei uns email ano passado vc parece que desistiu de responder, mas é o seguinte ergui meu Samurai trocando as molas e os amortecedores por maiores, ficou bom de altura mas ta todo tordo,gostaria de saber se vc tem um Kit mas "Ligth" para pneus 235 (não precisa ficar tão alto como o teu pra pneus 31"), que faça as devidas modificações e ajustes necessários pra não ficar torto, em suma gostaria de saber se com teu Kit os problemas com estabilidade no asfalto são eliminados ou seja passa de 100 Km/h sem passarinhar? é reversível? Quanto Custa? Conhece alguem aqui em Curitiba que instale ou tem que mandar pra BH? quanto tempo pra vc mandar e pra instalar? eu uso no dia a dia, e trabalho em locais de dificil acesso com ele por isso preciso dele funcionando direito não uso só em trilha. se puder da uma força ai Minerinho...
Valeu flw

Fabil
30/05/2011, 07:27
Dae Fabil,
Entaum te enviei uns email ano passado vc parece que desistiu de responder, mas é o seguinte ergui meu Samurai trocando as molas e os amortecedores por maiores, ficou bom de altura mas ta todo tordo,gostaria de saber se vc tem um Kit mas "Ligth" para pneus 235 (não precisa ficar tão alto como o teu pra pneus 31"), que faça as devidas modificações e ajustes necessários pra não ficar torto, em suma gostaria de saber se com teu Kit os problemas com estabilidade no asfalto são eliminados ou seja passa de 100 Km/h sem passarinhar? é reversível? Quanto Custa? Conhece alguem aqui em Curitiba que instale ou tem que mandar pra BH? quanto tempo pra vc mandar e pra instalar? eu uso no dia a dia, e trabalho em locais de dificil acesso com ele por isso preciso dele funcionando direito não uso só em trilha. se puder da uma força ai Minerinho...
Valeu flw

olá Newton.. meu samurai e todos os outros no qual eu fiz a modificaçao na suspensao, nenhum deles passarinha nao.. tire algumas fotos do que vc modificou na sua suspensa e me envie por email.

NEWTON SPONHOLZ
30/05/2011, 08:35
olá Newton.. meu samurai e todos os outros no qual eu fiz a modificaçao na suspensao, nenhum deles passarinha nao.. tire algumas fotos do que vc modificou na sua suspensa e me envie por email.

Ae Minerinho sabia q vc não ia me deixar na mão vou tirar sim te envio, valeu brother num guento mais essa........, só vou levar agora no mecânico pra ele prender a barra no lugar novamente num vou mexer mais até algo definitivo flw..

fabiano carraro
30/05/2011, 09:09
Carraro, é parecido mas não é idêntico. Inclusive o eixo piloto é mais comprido. Já conversei com um proprietário de um destes que instalou um AP usando a flange da Deeptec e me disse que teve que "calçar" a flange devido ao maior comprimento do eixo piloto.

BOM SE FOR SÓ ISTO NO PROBLEMS.........desmonto e frezo a ponta novamente mais pra traz......,mas e a furaçao bate????

e o cilindro de embreagem hd como será que ficou pois a flange é pra acionamento mecanico????

conversei com o coelho aq de curitiba que produz esta capaseca e ele tambem ficou em duvidas ...e nao to com tempo de tirar o motor do carro este mes,mas se tivesse certeza ja comprava tudo (motor/flange) e num domingao tirava e ja re-instalava tudo ao mesmo tempo.....mas pelo jeito vai ter que esperar a retirada do V-6 primeiro....

bom mes que vem eu confirmo isto e ai ja dou um passo a passo da empreitada toda ja que temos pouquissima referencia quanto a este modelo no BRASIL.

valeu ai.

NEWTON SPONHOLZ
31/05/2011, 11:51
Ae Minerinho sabia q vc não ia me deixar na mão vou tirar sim te envio, valeu brother num guento mais essa........, só vou levar agora no mecânico pra ele prender a barra no lugar novamente num vou mexer mais até algo definitivo flw..

Dae Fabil é o seguinte, Falei com o Fabiano Carraro Cara Suja, fui na oficina dele ele vai dar um jeito pra mim, que para altura que ele esta é suficiente pra arrumar o caster e todo o resto, fico muito agradecido pela sua disposição em ajudar, vou esperar ele arrumar, mais pra frente transformarei ele num monstrinho mas por enquanto, to ficando sem grana pra adquirir seu Kit, que pelo jeito é excelente, mas além do que eu preciso atualmente, mantemos contato e quando vier pra Curitiba conversamos, Ae Fabiano não esquece de mim hein, se der pra fazer antes pra eu poder participar da Sopa do Pinhão seria ótimo se num der paciência, aproveitando tbm alguem conhece os guinchos EKRON? um guincho de 6000 libras é suficiente?, e outra coisa se colocar o Snorkel No Samucão ele perde força?
Galera valeu ai!!!

Fabil
31/05/2011, 12:03
o snorkel desde que nao faça restriçao ao ar, nao tem nada a ver com perda de potencia
usei um guincho de 6500 no meu samurai durante anos, nunca pediu arrego.

NEWTON SPONHOLZ
31/05/2011, 12:35
o snorkel desde que nao faça restriçao ao ar, nao tem nada a ver com perda de potencia
usei um guincho de 6500 no meu samurai durante anos, nunca pediu arrego.

Mas o caminho do ar aumenta até chegar no motor, será q isso não o deixa mais fraco?, outra coisa ele tem função pra uma maior submersão da viatura ou é só estética, tem que fazer caixa estanque nas partes eletrônicas do Motor?
Dúvidas básicas hehehhe
Valeu

Fabil
31/05/2011, 12:43
desconheco essa teoria de que a temperatura do ar subirá por conta do snorkel, p/ falar a verdade é provavel de ser até o contrario, uma vez que o snorkel irá puxar ar do ambiente e nao o ar aquecido de dentro do cofre do motor onde é originalmente

a justificativa da instalaçao do snorkel nao seria justamente essa? promover a submersao do motor ?

samurai nao precisa fazer nada, toda eletronica no motor dele já é resistente a agua

T+

Lucas Nassif
31/05/2011, 13:44
desconheco essa teoria de que a temperatura do ar subirá por conta do snorkel, p/ falar a verdade é provavel de ser até o contrario, uma vez que o snorkel irá puxar ar do ambiente e nao o ar aquecido de dentro do cofre do motor onde é originalmente

X2, sem contar que quando a viatura passa na água, rola aquele vaporzão d`água dentro do cofre o motor e se não tiver snorkel, o motor acaba puxando esse "ar molhado".. :lol:

A uns tempos atrás eu até li uma matéria a respeito disso, inclusive dizendo que essa do "ar molhado" é um dos motivos que faz Willys (e outros carros também) falhar tanto dentro d`água. Em alguns não adianta muito vedar distribuidor, parece que esse vapor que o motor puxa já "molha" um pouco as velas e causa a falhação.

[]`s

marcus.augusto
31/05/2011, 14:52
samurai nao precisa fazer nada, toda eletronica no motor dele já é resistente a agua

Fabil, aproveitando a Thread e já que vc deu a dica aí sobre o motor ser resistente a água - vc acha qué é de boa lavar o motor dele sem maiores cuidados?

Fabil
31/05/2011, 15:47
bao... vai fazer 10 anos que tenho o meu samurai e nunca tive firula nenhuma ao lavar o motor, jogo agua sem dó ( lavadoras de pressao etc..) em todas as partes, nunca sequer tive que tirar a tampa do radiador p/ secar nada,..,
o unico cuidado que tenho ( nao só com o samurai, mas todos os carros que tive/tenho) e nunca usar desengraxante p/ lavar motor, pois detonam tudo quando é partes galvanizadas, enferruja tudo depois..

T+

marcus.augusto
31/05/2011, 16:47
Valeu Fabil, pode deixar que depois da próxima trilha eu vou lançar o jato lá pra tirar as caca!

fabiano carraro
31/05/2011, 20:18
opa e ai fabil descobriu pra mim se o cambio dos vitaras sao iguais tanto nos 1.6 quanto nos v-6???

que papo de loko é este sobre SNORKEL misturado com igniçao de willis....kkkkkkkkkkkk eu to boinado aq.......kkkk

Pelo pouco que sei é que :

quando se instala Snorkel PERDEMOS ALGUNS POCOTOS devido a uma regra bem simples "a menor distancia entre dois pontos é uma reta"!!!!!

se o cara colocar aquelas man"gay"iras sanfonadas ai a m* ta feita de vez, pois o conrrugado delas tende a "freiar" ainda mais o deslocamento volumetrico......ou seja se colocarem um SNORKEL de medida inferior e com tubulaçao muito longa a este deslocamento,é ai que os pocotos vao embora pois o motor fica com o volume de ar "atrazado".

Agora se o diametro e comprimento da tubulaçao estiverem equalizados com um novo mapa de injeçao ou regulagem no carbura ,ai a coisa toda se mantem estavel,ou seja a um calculo volumétrico a ser feito ai ok.

a mesmo racíocinio vale pra filtros de "baixa ou alta restriçao".

Agora os willis sofrem e na verdade qualquer veiculo tambem sofrerá por "CONDENSAÇAO" se o AR dentro do distribuidor estiver mais quente do que o ar fora dele....pois o efeito ocorre quando a agua fria bate na superficie aquecida da tampa e gera AGUA....

ou seja pra se manter longe de problemas com agua,é simples, só mantenha ela afastada do distribuidor,se colocar qualquer coisa com uns 3 cm que evite que a agua nao encoste nele ja será o suficiente pra evitar a condensaçao.....nao adianda só encher de silicone a tampa pois nao é muito a agua em estado liquido o maior vilao e sim a presente no proprio ar que esta la dentro.

lembrando que motores ciclo OTTO nao sao só partes eletricas o problema.....isto envolve desde o proprio bloco que é fino demais e sofre com choques termicos até os respiros que nao sao apropriados por sua localizaçao e vedaçao......ou seja motor otto é pra andar longe de grandes profundidades(50cm).rsrsrsrsrsrs

desculpa ai o OFFTOPIC mas o FABIL NUM LIGA MESMO de bagunçarmos o topico dele KKKKKKKKK

em tempo a quantas anda a suspa ?????

Pedro Bachir
31/05/2011, 21:12
se o cara colocar aquelas man"gay"iras sanfonadas ai a m* ta feita de vez, pois o conrrugado delas tende a "freiar" ainda mais o deslocamento volumetrico......ou seja se colocarem um SNORKEL de medida inferior e com tubulaçao muito longa a este deslocamento,é ai que os pocotos vao embora pois o motor fica com o volume de ar "atrazado"..

a mesmo racíocinio vale pra filtros de "baixa ou alta restriçao".

Boa noite a todos,

é isso mesmo, isso se chama perda de carga, no caso é o atrito do ar com as paredes do snorkel...

basicamente tem a ver com a rugosidade (caso do sanfonado que você cita), comprimento a percorrer e curvas...

sendo bem dimensionado eu acredito que não traga perdas perceptiveis não...

Abraços!

Fabil
12/08/2011, 16:06
oba-oba-oba!!!

chegaram mais algumas pecinhas do quebra-cabeças...:mrgreen:

já já começará a fase montagem..

Kim
12/08/2011, 17:37
E que quebra cabeça!!!!!:cool:

Lucas Nassif
12/08/2011, 20:02
oba-oba-oba!!!

chegaram mais algumas pecinhas do quebra-cabeças...:mrgreen:

já já começará a fase montagem..

Se precisar de um cara meia boca pra montar essas encrencas ae, eu te indico um boiolinha da Tecnotrilha. :mrgreen:

Fabil
24/08/2011, 17:12
mais uma pecinha do quebra-cabeças, cilindro mestre de subaru imprenza/wagon etc.. ele é um pouco maior que o original do samurai, porem menor que os de S10, creio que este vai ficar na medida exata, se nao ficar bom, meto o de S10 e convivo com o pedal um pouco duro mesmo.. :mrgreen:

marcus.augusto
24/08/2011, 17:22
mais uma pecinha do quebra-cabeças, cilindro mestre de subaru imprenza/wagon etc..:

O Fabil, qual o ganho disso pra sua configuração nova - é porque vc vai usar disco de freio na dianteira e esse cilindro mestre suporta mais flúido?

Fabil
24/08/2011, 17:35
quase isso..

mas a traseira vou continuar usando tambor, porem os originais da hilux.. a necessidade de troca do cilindro mestre por um maior é a vazao, pois as pinças dianteiras das hilux sao GIGANTES, sao 4 pistaos em cada. o cilindro mestre original do samurai nao dá vazao suficiente p/ empurruar o fluido necessario p/ pressionar as pinças em uma pisada só no pedal.. sacou?

marcus.augusto
24/08/2011, 17:41
quase isso..

mas a traseira vou continuar usando tambor, porem os originais da hilux.. a necessidade de troca do cilindro mestre por um maior é a vazao, pois as pinças dianteiras das hilux sao GIGANTES, sao 4 pistaos em cada. o cilindro mestre original do samurai nao dá vazao suficiente p/ empurruar o fluido necessario p/ pressionar as pinças em uma pisada só no pedal.. sacou?

Vai ficar bunito esse troço viu... o cilindro mestre do samuca não dá conta nem do freio original direito - hehehe, o freiozinho canguiço viu!

Fabil
13/09/2011, 11:03
chegaram as molitas... 1/2 metro de comprimento... :mrgreen:

4X4GARAGE
13/09/2011, 14:25
ei fail,que molas sao essas?do que?
[]s

Fabil
13/09/2011, 14:46
dianteiras da PAMPA 1.8

Fabil
18/01/2012, 15:20
um passinho de tartaruga de cada vez, agora foi a vez dos suportes da suspensao 4link

T+

fabiano carraro
18/01/2012, 15:28
Fabil.............. derrubaram uma chave no meio do corte rssrrsrsrsrrsrsr

Ta ficando bacana,parabens véinho

MotorScience Brasil
18/01/2012, 15:33
Adorei o projeto... Meus parabéns... Podes colocar todas as fotos juntas e colocar num tópico diferente para as pessoas acompanharem melhor ;) (opinião minha)
Abraço e continua ;)

diogo ludovico
18/01/2012, 16:28
Fabil, o phod:twisted: é que as molas da pampa são moles demais, mesmo com a mecanica original do samurai (peso pena) elas "encolhem" quase 25cm:shock: sob o peso do carro.
Por outro lado quando precisa abrir.... hehehe
Turbina logo essa tartaruga (projeto)!!!:freaking:hehhee
Abraços!!!!

Fabil
18/01/2012, 16:57
Estranho Diogo, já montei dois samurais aqui com molas de pampa e nao arriaram tanto assim nao ( elas em repouso sao 50cm de comprimento), tive até que cortar alguns elos p/ chegar na altura que eu precisava, e um dos samurais em questao é esse aqui, com pneus 35"

marcus.augusto
18/01/2012, 17:56
Estranho Diogo, já montei dois samurais aqui com molas de pampa e nao arriaram tanto assim nao ( elas em repouso sao 50cm de comprimento), tive até que cortar alguns elos p/ chegar na altura que eu precisava, e um dos samurais em questao é esse aqui, com pneus 35"

E o outro é o meu, certo? Tá bom do bom...

diogo ludovico
19/01/2012, 12:07
Fabil, as molas tem 50 cm quando estão sem peso, nos seus projetos elas encolheram quanto?? Uso nas 4 rodas, na dianteira encolheu quase 25 cm, na traseira encolheu menos.
Hoje a mecanica atual é mais pesada que a original, mesmo assim o desempenho é show!
Tive que limitar com cabo de aço, pois as molas desciam tanto que davam fim de curso nos amortecedores (queria deixar descer mais, mas para o dia a dia ficaria ruim).
!328919

JUNINHO_BITTENCOURT
19/01/2012, 12:14
Entrando de gaiato....Meu CJ5 com as de pampa sentou no chão, um elo chegou a bater no outro.

Adicionei uma mola de VW internamente nas de pampa e ficou bom de altura, porém duro demais.
O pior é que estou com essa solução provisória a quase 2 dois kkk

Fabil
19/01/2012, 12:50
Diogo, as que montei aqui com o peso do samurai ( inclusive com gaiola dentro) nao chegaram a ceder nem 15cm..
detalhe : usei molas NOVAS cofap, da pampa 1.8 c/ ar condicionado

ô Juninho , com uma mola dentro da outra nao ficou fazendo barulho nao?

Natanael Junior
19/01/2012, 13:04
Fabil, as molas tem 50 cm quando estão sem peso, nos seus projetos elas encolheram quanto?? Uso nas 4 rodas, na dianteira encolheu quase 25 cm, na traseira encolheu menos.
Hoje a mecanica atual é mais pesada que a original, mesmo assim o desempenho é show!
Tive que limitar com cabo de aço, pois as molas desciam tanto que davam fim de curso nos amortecedores (queria deixar descer mais, mas para o dia a dia ficaria ruim).
!328919

Diogo e Fabil, As que eu uso no samukong são as de pampa 4x4. Não são as de pampa 1.8 4x2. O tamanho é igual, mas a grossura dos fios da mola são diferentes, o que faz elas suportarem mais carga. Já tem um tempão que estão no samukong e não cederam nada. Claro que não ficam com os 50 cm que tem fora do carro, mas isso é importante para a suspensão também: Uma das vantagens da suspensão por mola helicoidal é que ela "empurra" mais o pneu para baixo,em situações de pouco contato com o solo, favorecendo, em muito, a tração. Não basta uma articulação fodástica se houver perda de tração...

Natanael Junior
19/01/2012, 13:07
Diogo, as que montei aqui com o peso do samurai ( inclusive com gaiola dentro) nao chegaram a ceder nem 15cm..
detalhe : usei molas NOVAS cofap, da pampa 1.8 c/ ar condicionado

ô Juninho , com uma mola dentro da outra nao ficou fazendo barulho nao?

Só para lembrar, as land rover 130, vinham, na traseira, com uma mola dentro da outra. A de fora pouco mais alta e a de dentro mais curta para entrar em ação quando a viatura está carregada.

4X4GARAGE
19/01/2012, 13:28
!328919

gostei foi do amortecedor de direção isso sim
[]s

Fabil
20/09/2012, 17:25
finalmente!!!!

hora de meter a mao na massa!!

eixos e suspa original desmontadas.

tubos p/ montagem dos links e terminais para as buchas371455371456371457371458

mauricioalan32
21/09/2012, 07:45
O que vc pretende montar, Fabil?

Abs

Fabil
21/09/2012, 07:49
eixos de hilux + 4link

Léo_Babiski
21/09/2012, 08:18
Vai manter os pneus 31?

Fabil
21/09/2012, 10:18
negativo... 33" ou se bobear 35" :mrgreen:

mauricioalan32
21/09/2012, 11:12
Show... vai ficar um canhão!

diogo ludovico
21/09/2012, 11:53
Vai de 35" :mrgreen: já que vai mexer já chuta o pau da barraca!:twisted:

Fabil
21/09/2012, 12:05
o problema é que 35" com motorico 1.3 fica sofrivel... o mais provavel é nessa primeira etapa usar 33" mesmo. depois meu plano é meter um AP 2.0 com cambio auto de chevette, dai mando os 35" :mrgreen:

diogo ludovico
21/09/2012, 12:08
Mas e se meter uma Dual? já aproveita para fazer tudo de uma vez!
Ou senão faz tudo da suspensão e lata já para a medida do 35" e fica um tempo com os 33" mesmo ficando com um maior vão entre os pneus e os para-lamas...

Fabil
21/09/2012, 12:28
o problema nao é falta de reduçao ( até mesmo pq se fosse eu ainda teria o recurso de instalar um kit de reduçao 6:1 na tcase original sem precisar usar dual) o problema é falta de motor mesmo em deslocamento on-road.
nao adianta eu deixar a transmissao hiper reduzida e o jipe chegar a 100km/h com o motorico esguelando a 5000rpm e pedindo 3 marcha em qualquer subidinha, sacou?

o fato é que os novos eixos, pneus, rodas, suspensao adiciona muuiiitttoo peso p/ um motorico 1.3 empurrar, dai nao tem jeito, só "cavalos" p/ resolver esse problema

mas a minha ideia é essa mesmo, estou montando eixos e suspensao visando 35", só que fazer tudo numa tacada só meu bolso nao aguenta... :mrgreen:

imagina seu samurai do jeito que está hoje, mas com motor 1.3 original, será que vc conseguira rodar nele satizafeito? hehehe

diogo ludovico
21/09/2012, 12:34
Hehehe Rodei pouco mais de 6 meses com os 33" na mecânica original, apenas com as reduções no eixo, e não via a hora de colocar alguns pocotós a mais! :mrgreen: alem do consumo ter ido lá para o espaço, a 4º e 5º viraram enfeites!:parede:
Só não iria de Ap.... acho fraco e ultrapassado. O 2.4GM acho mais indicado... mas tu que é o mestre!!:master:

Fabil
21/09/2012, 12:46
já pensei no GM2.4 tb.. mas o foda é que esse motor pedem caro nele.. praticamente o dobro de um AP

um AP 2.0 com 116cv e 18kg de torque creio que será suficiente, se nao for, tirar mais alguns cavalos e kg de torque dele é bem mais barato do que qualquer outro motor no mercado..

de todo modo vou ficar de olho nas oportunidades, vai que aparece um GM 2.4 baratim por aqui.. abraço sem pensar duas vezes :concordo:

gustavo 4x4
03/10/2012, 14:23
já pensei no GM2.4 tb.. mas o foda é que esse motor pedem caro nele.. praticamente o dobro de um AP

um AP 2.0 com 116cv e 18kg de torque creio que será suficiente, se nao for, tirar mais alguns cavalos e kg de torque dele é bem mais barato do que qualquer outro motor no mercado..

de todo modo vou ficar de olho nas oportunidades, vai que aparece um GM 2.4 baratim por aqui.. abraço sem pensar duas vezes :concordo:

eu tambm ia com um motor e caixa GM, motor de astra é legal..

Fabil
03/10/2012, 17:44
chassis já limpo com as torres de amortecedor e suportes dos links originais já removidas e lixadas

eixos prontos p/ receberem os suportes

gustavo 4x4
03/10/2012, 18:49
chassis já limpo com as torres de amortecedor e suportes dos links originais já removidas e lixadas

eixos prontos p/ receberem os suportes

fabil, qual a diferença de largura do eixo da hilux, samurai, willys, e f75?

Fabil
04/10/2012, 08:21
nao lembro as medidas de cabeça nao... tem um topico aqui no forum com a medida WMS de varios eixos, dá uma pesquisada ai:concordo:

Juliano Nitsch
04/10/2012, 21:12
Fala Fabil

Tá pensando em AP 2.0 injetado ? Dá uma pesquisada, se nao me engano o 1.6 Flex tem "109" cv devido a taxa de compressao maior, bem próximo dos 116 cv do 2.0 que vc mencionou, mas levando em consideracao a diferenca de preco entre os dois...

Até mais.

Fabil
05/10/2012, 09:20
alô Juliano..

vc tem rasao, o 1.6 flex no alcool tem mais de 100cv... mas compare o torque dele com o 2.0 ainda fica beeemmmmm abaixo.... e p/ jipe, o que mais interessa é torque..

valeu!

Juliano Nitsch
06/10/2012, 10:05
Fala Fabil

Vide manual do proprietário:

AP 1.6 Flex Gas./Alc. 97cv/99cv 14,1kgfm/14,4kgfm a 3000rpm

AP 1.8 Gas. 99cv 15,5kgfm a 3000rpm

AP 2.0 Gas. 112cv 17,3kgfm a 3000rpm

Portanto o torque nao é beeeemmmmm menor assim. Sao 3kgfm, oque pode ser corrigido facilmente com as mudancas q vc pretende fazer na transmissao.

O tanque do Samurai é pequeno e o consumo do 1.6 é melhor. Mas é só um pitaco, o projeto e seu e nele vc coloca oque achar melhor.

Até mais.

alô Juliano..

vc tem rasao, o 1.6 flex no alcool tem mais de 100cv... mas compare o torque dele com o 2.0 ainda fica beeemmmmm abaixo.... e p/ jipe, o que mais interessa é torque..

valeu!

LeoPOA
06/10/2012, 21:06
E ai Fabil,

Parabens pelo projeto e boa sorte na execução !

Eixos de Hilux é o sonho de todo samurai p/ trilha! Ainda mais com uma 4Link bem feita!!!

AP 2.0 + TH180 vai ficar show de bola!

Pode ser impressao, mas esses 3kg de torque de diferença entre o AP 1.6 e o 2.0 fazem uma enorme diferença na prática...

Abraço tche,

Léo

Juliano Nitsch
07/10/2012, 20:58
OK... nada contra o 2.0, mas só pra refrescar a memoria vejam os videos abaixo...

Samurai com motor do Vitara 1.6 e eixos de Hilux... passou em tudo sem esforco. Assistam até o final para ver o Samurai, pois ficou no final da fila...

Trilha do Pinheirinho testando o Jimny - Parte 1 em 08.01.2011 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=7PgEqUBfzkI)

Trilha do Pinheirinho testando o Jimny - Parte 2 em 08.01.2011 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=uKiRQE6YdNI)

Trilha do Pinheirinho testando o Jimny - Parte 3 em 08.01.2011 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=oayDqjcDFfw)

Até mais.

Fabil
08/10/2012, 08:46
Juliano..

acredite, os 3kg de torque fazem uma diferença significativa... na trilha, até mesmo o motorico 1.3 do samurai aliado a um kit de reduçao nao falta motor, mas o grande problema é no on-road...

por coincidencia sabado na prova da suzuki extreme aqui em BH tinha um samurai de SP com eixos de hilux, pneus 35" e motor 1.6 de vitara e papeando com o proprietario, a primeira coisa que perguntei se era conseguia rodar a 100km/h com giro abaixo dos 3500 rpm e subir uma serra sem perder muita velocidade...

adivinha a resposta?

eu preciso montar meu carro de modo que consiga andar numa boa em deslocamentos (100 km/h e subir serras as 80km/h) com o motor trabalhando na casa dos 3000 rpm. e p/ resolver esse problema com motor aspirado, só com cilindrada maior.

Léo_Babiski
08/10/2012, 14:21
Um motor 2.2 (efi s10 ou mpfi do vectra) é muito mais em conta do que o 2.4 flex e é tão bom quanto, com a vantagem de não ter acelerador eletronico. O bom é que já existe capa seca para caixa de chevete e c20.. Aqui em BH já tem 3 jpx com motor gm 2.2. Abs.

Fabil
08/10/2012, 14:31
é uma bela opçao tambem... tô de olho nas oportunidades... o que pintar primeiro na minha frente e barato, tô abraçando..heheh

Juliano Nitsch
08/10/2012, 21:51
Realmente com pneus 35" o deslocamento na estrada com o 1.6 vai ser complicado.

Boa sorte

Fabil
22/10/2012, 18:14
novidades do front.... devagar mas vai indo

suportes e reforços soldados nas carcaças dos eixos, já já iremos p/ pré-montagem

marcus.augusto
22/10/2012, 18:38
novidades do front.... devagar mas vai indo

suportes e reforços soldados nas carcaças dos eixos, já já iremos p/ pré-montagem

Tá parrudo esse eixo com os Axle Truss hein! Pela posição do suporte soldado no eixo eu tive a impressão que a bola do diferencial vai ficar num ângulo paralelo em relação ao chassis, é isso mesmo professor?

marcus.augusto
22/10/2012, 18:40
Tá parrudo esse eixo com os Axle Truss hein! Pela posição do suporte soldado no eixo eu tive a impressão que a bola do diferencial vai ficar num ângulo paralelo em relação ao chassis, é isso mesmo professor?

Poxa, vacilei aí - tava vendo a foto de cabeça pra baixo e me confundi... vai ficar do jeito tradicional mesmo né!

Fabil
07/11/2012, 16:40
links inferiores prontos, definindo entre-eixos para soldar os suportes no chassis

gustavo 4x4
07/12/2012, 13:09
eai Fabil! como anda o projeto do samurai?
posta umas fotos ai pra gente acompanhar e tomar umas ideias com conhecimento..

Fabil
12/01/2013, 11:39
Salve povo...

passada a correria frenetica do fim de ano, agora em janeiro retomamos a montagem. todos os suportes dos links prontos e serão ponteados no chassis

hoje sabado de marasmo total, sem nada p/ fazer, aproveitei e vim p/ a loja instalar os bloqueios ARB no diferencial .

comecei a montagem, mas nao deu p/ terminar pois vou colocar os rolamentos da coroa novos e a loja de rolamentos só me entrega na segunda..

vou fazer um pequeno e resumido tutorial da instalaçao de ARB em eixo Toyota 8".

Fabil
12/01/2013, 11:49
bao.. TODO eixo toytoa 8" usa o bloqueio ARB RD132, Porem ( sempre tem um porem) existe TRES modelos diferentes de rolamentos de coroa que equipam esse modelo de eixo.

um com rolamento de 45mm ID, outro com 50mm ID e outro com 53mm ID.

o RD132 vem de fabrica p/ ser usado com rolamentos de 50mm ( acho que esse modelo é o que saiu em maior quantidade nos eixos 8") e se vc for o "sortudo" e sei eixo nao for o que usa rolamento de 50mm vc tem que comprar os rolamentos adequados p/ conseguir montar o bloqueio.

pois bem, eu fui o "sortudo" da vez e o meu eixo usa rolamentos de 45mm. Felizmente após ligar p/ umas 3 lojas de rolamentos aqui em BH eu achei o bendito rolamento que adequa o RD132 ao meu diferencial.

entao vamos a montagem

- desmontar o focinho
- remover os mancais dos rolamentos de coroa
- remover as arruelas de regulagem de backslash e capas de rolamento
- com a caixa de satelite fora do focinho, remove-se a coroa e rolamentos

- marca-se o local do furo na carcaça do focinho
- fura-se e abre rosca p/ colcoar o niple p/ a tubulaçao do ARB
- niple montado
- coloca-se a coroa na caixa de satelites do ARB, SEMPRE USANDO TRAVA QUIMICA ALTO TORQUE
- aplica-se o torquimetro p/ dar o torque adequado nos parafusos. segundo o manual de servico toyota o ideal sao 9,5kgfm

por enquanto é só... segunda feira quando chegarem os rolamentos continuo o tutorial.

Fabil
16/01/2013, 08:34
bloqueios Instalados!!

- rolamentos novos
- ajuste de pré-carga nos rolamentos
- ajuste de backslash da coroa com Relogio Comparador
- montagem da tubulaçao de ar do ARB
- corte do tubo de cobre excedente com cortador de tubos
- montado, agora só falta colocar nos eixos!

Léo_Babiski
16/01/2013, 16:20
Vai ficar fodástico!

Quando for testar o samuka não deixe de me convidar.

Abs.

gustavo 4x4
26/01/2013, 15:14
Fabil , porque nao fazer a suspençao com Triangulo? e sim optou pela 4-link?

Fabil
26/01/2013, 17:47
questoes de espaço debaixo do chassis.

Fabil
29/01/2013, 08:55
mais uns passinhos de tartaruga e a montagem continua.

reforços e suportes dos links traseiros já ponteados no chassis e eixos, links traseiros prontos e em seus lugares definitivos.

coloquei o focinho no lugar p/ verificar como ficará o angulo do cardã traseiro.

na frente pré montagem dos links dianteiros para cerificar se nao vai haver interferencia com o carter.

gustavo 4x4
29/01/2013, 12:14
aah, voce fez um 4-link com as barras de cima fixadas no meio do eixo!? qual a diferença assim para um triangulo?

Fabil
29/01/2013, 13:03
a diferença p/ um triangulo é que sao 4 pontos de fixaçao idependentes.. no sistema de triangulo, sao 3 pontos no eixo. toda a carga p/ suportar o eixo no lugar fica por conta de um unico ponto. o vertice do triangulo.

fabricar os 2 links superiores é bem mais simples e barato que fabricar um triangulo, uma vez que os links sao tubos retos soldados em dois olhais com bucha dentro

p/ fabricar triangulo, dependendo do espaço que vc vai ter debaixo do chassis, será preciso fazer curvas nos tubos, soldar, reforçar, abrir rosca p/ colocar pivô etc..

Arturyus
20/02/2013, 18:24
Aê Fabil, nenhuma novidade no projeto?
Uma dúvida, o eixo traseiro que você tem aí é o da pick-up Hilux < 96 ou é das pick-ups mais novas ou sw4?
Abraços,
Artur

Fabil
20/02/2013, 22:01
fala Arturyus

estou esperando umas "pecinhas chegarem" para dar continuidade ao projeto, creio que semana que vem teremos novidades.

os eixos, ambos sairam de uma hilux 95

jipeirodesdepequeno
25/02/2013, 01:09
fala Arturyus

estou esperando umas "pecinhas chegarem" para dar continuidade ao projeto, creio que semana que vem teremos novidades.

os eixos, ambos sairam de uma hilux 95

Ta ficando bacana o brinquedo...
Sobre os eixos, a aparência é semelhante com os da bandeirante (AISIN), e sobre a robustez, sabe me dizer se são fortes do nivel da band?
[]'s

Fabil
25/02/2013, 08:14
opa... sim.. os eixos das hiluxs sao do mesmo fabricante das band, sao da AISIN.
carçaca, munhoes, semi-eixos, homocinetica possuem a mesma resistencia dos eixos da bandeirantes. a coroa e pinhao é que sao menores, a coroa é de 8" nas hilux contra a coroa de 8,5" nas band. e obviamente o vao livre dos hilux é maior, pois a bola da carcaça é menor

abs

Arturyus
25/02/2013, 12:57
Caramba, não sabia que só meia polegada justificava a tamanha diferença entre as bolas da hilux e da band.
Fabil, qual o tamanho dos pneus que está pensando usar?
Abraços,
Artur

Fabil
25/02/2013, 13:16
pretendo usar pneus 34"

Fabil
01/03/2013, 13:19
ENFIM!!!!!! óia quem chegou p/ alegrar a festa??? :mrgreen:

OFFSHOCKS FX8 coil-overs com 11" de curso :palmas:

elmestizo
01/03/2013, 17:43
opa... sim.. os eixos das hiluxs sao do mesmo fabricante das band, sao da AISIN.
carçaca, munhoes, semi-eixos, homocinetica possuem a mesma resistencia dos eixos da bandeirantes. a coroa e pinhao é que sao menores, a coroa é de 8" nas hilux contra a coroa de 8,5" nas band. e obviamente o vao livre dos hilux é maior, pois a bola da carcaça é menor

abs

Os eixos de band são 9,5", assim como algumas Land Cruisers.

Fabil
20/03/2013, 14:00
finalmente chegaram!!!

Interco Narrow SS 34" x 9.5"!! e rodas de troller 15x7"

marcus.augusto
20/03/2013, 14:18
Pode calçar nesse samurai que tá aí atrás...

finalmente chegaram!!!

Interco Narrow SS 34" x 9.5"!! e rodas de troller 15x7"

marcus.augusto
20/03/2013, 14:20
Esses pneus aí que são os famosos Super Swamper? Vai ficar bonito demais viu...

Fabil
20/03/2013, 14:39
sim.. Interco Narrow Super Swamper. valeu! :concordo:

tuna
20/03/2013, 17:08
:palmas: show de bola, vai ficar ducagaio!!!!

[]´s

Supercharger
21/03/2013, 22:03
Massa os pneus!
Mas porque a roda de Troller? As Daytona que tem são muito mais bonitas apesar de serem de ferro.

Fabil
22/03/2013, 08:10
pq essas rodas de troller sao tala 7" e bem mais leves que as de aço. eu tb gosto muito das daytonas, mas 15x7 6 furos é pouco comum, as fabricas fornecem em sua maioria 15x8 6 furos.

mas o fator mais importante por eu ter escolhido essas rodas é que entraram p/ mim num negocinho bao, troquei em serviços com um cliente daqui na loja :mrgreen: ou seja, "teoricamente" custo zero..

marcus.augusto
22/03/2013, 09:49
Mas aí você vai usar esses biscoitão aí sem ter uns bead lock... ou não?

pq essas rodas de troller sao tala 7" e bem mais leves que as de aço. eu tb gosto muito das daytonas, mas 15x7 6 furos é pouco comum, as fabricas fornecem em sua maioria 15x8 6 furos.

mas o fator mais importante por eu ter escolhido essas rodas é que entraram p/ mim num negocinho bao, troquei em serviços com um cliente daqui na loja :mrgreen: ou seja, "teoricamente" custo zero..

Fabil
22/03/2013, 10:04
SEM Bead Lock..

meu proposito é aliviar peso e na minha opniao bead lock só é viavel e justificavel o seu uso em pneus acima de 36" e olhe lá..

p/ jipes street legal e com pneus menores que isso beadlock alem da estetica só serve p/ adicionar peso morto e trazer problemas com balanceamento, enfim, é mais encheçao de saco do que beneficio propriamente dito.

colar o pneu quando fura entao? borracheiro nenhum quer botar a mao, e os que encaram o servico e sabem montar corretamente o pneu no aro com bead-lock cobram bem mais caro pelo remendo.

T+

marcus.augusto
22/03/2013, 10:12
Realmente, acho que não precisa também. Uma coisa boa pra aliviar o peso é tirar as portas né... acho que cada uma pesa uns 20 ou 30 kg.

Fabil
23/03/2013, 14:42
Sabado produtivo!

após avaliar a melhor soluçao para como fixar os coil-overs ao chassis, a melhor opçao encontrada foi fazer os suportes com tubos.

fiz um suporte p/ verificar espaço e interferencias e deu certo, o espaço na caixa de rodas será a conta!! já estava até ficando conformado em abrir um buraco na lata p/ abrigar o suporte, mas acho que nao será necessario.

meu filho parece estar mais ansioso que eu p/ voltar a fazer trilhas..heheh

Fernando L. Schiesser
26/03/2013, 20:38
Caramba, isso vai ficar legal, hein...

Abs

fabiano caxias
28/03/2013, 08:56
vai manter as medidas originais ou vai mudar o entre eixos do bixinho?

Fabil
28/03/2013, 09:22
aumentei o entre-eixos em 8cm

Mantiqueira
28/03/2013, 12:32

abs
Desculpa a intromição minha Fabil, mas se esses eixos vieram de uma Hilux 95 trata-se de Hilux japonesa com eixo rígido na frente e essas usam 8,5" como as bands no eixo traseiro. São eixos extremamente fortes pode ficar sossegado:concordo:.

Fabil
28/03/2013, 13:23
Valeu Mantiqueira!!! estou apostando minhas fichas que sim.. eheheh

pedro bonadio
28/03/2013, 14:20
As Bandeirantes usam coroa de 9.5" e as Hilux usam 8"

Mantiqueira
29/03/2013, 10:48
As Bandeirantes usam coroa de 9.5" e as Hilux usam 8"
Ok, porém as Hilux japas usam eixos 8,5" as argentinas que usam 8,0" e pelo que entendi o carro doador foi uma japa.:pipoca:.

pedro bonadio
29/03/2013, 17:33
Quem disse que as Japas usam 8.5"? Só existem dois eixos Toyota, o de 8" e o de 9.5".

antunet
05/05/2013, 10:07
Dae Fabil é o seguinte, Falei com o Fabiano Carraro Cara Suja, fui na oficina dele ele vai dar um jeito pra mim, que para altura que ele esta é suficiente pra arrumar o caster e todo o resto, fico muito agradecido pela sua disposição em ajudar, vou esperar ele arrumar, mais pra frente transformarei ele num monstrinho mas por enquanto, to ficando sem grana pra adquirir seu Kit, que pelo jeito é excelente, mas além do que eu preciso atualmente, mantemos contato e quando vier pra Curitiba conversamos, Ae Fabiano não esquece de mim hein, se der pra fazer antes pra eu poder participar da Sopa do Pinhão seria ótimo se num der paciência, aproveitando tbm alguem conhece os guinchos EKRON? um guincho de 6000 libras é suficiente?, e outra coisa se colocar o Snorkel No Samucão ele perde força?
Galera valeu ai!!!

Ainda tem o Samurai?? Tem feito trilhas pela região de Curitiba??

walter klein
05/05/2013, 21:54
Fabil, qual bucha vc esta usando nas pontas dos liks?

Fabil
13/05/2013, 10:44
410853410854passinhos de tartaruga, mas vamos lá.... suportes dos coil-overs traseiros prontos.

Fabil
18/05/2013, 13:33
serao necessarios alguns ajustes na posiçao dos suportes dos coil-overs e fim de joga-los mais p/ dentro da caixa de roda, caso contrario os pneus rasparao neles quando a suspa torcer..

AlemãoRS
18/05/2013, 20:25
Não vão ficar pra dentro da carroceria?

Fabil
20/05/2013, 08:14
Fabil, qual bucha vc esta usando nas pontas dos liks?

Walter, buchas de barra estabizadora de caminhao VW

Fabil
20/05/2013, 08:14
Não vão ficar pra dentro da carroceria?

tô querendo nao... to fazendo o maximo p/ evitar isso.

T+

AlemãoRS
21/05/2013, 09:58
Pois é...talvez vai precisar de um espaçador se não quer trocar as rodas.

Fabil
21/05/2013, 10:32
tô fazendo o maximo possivel p/ que nao precise...

na frente nao vai ser problema, mas atras tá foda... nao tem espaço

marcus.augusto
21/05/2013, 11:02
Não tem uma cegueta aí pra fazer assim não?

412666

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&amp;v=RRlb5z_X6NU&amp;NR=1

tô fazendo o maximo possivel p/ que nao precise...

na frente nao vai ser problema, mas atras tá foda... nao tem espaço

Fabil
21/05/2013, 11:10
deus me livre de eu montar uma geringonça dessas ...

marcus.augusto
21/05/2013, 11:11
Nahauaha, é mesmo. Acho que o cara ali tava querendo ganhar a qualquer custo a competição!

deus me livre de eu montar uma geringonça dessas ...

zeca_cj
21/05/2013, 11:30
Fabil,

Como dividiu o curso do amortecedor 1/3 em ride hight?

Deixou quanto de margem pra evitar fim de curso fechado?

Fabil
21/05/2013, 12:05
exatamente, 1/3..

batente de borracha fechando antes do fim de curso. minha ideia era meter uns bumps hidraulicos, mas tá $$$$ brabo..heheh

zeca_cj
21/05/2013, 12:16
Ontem olhei, coloquei no carrinho de compras mas não fechei a compra dos bumps, lata e pad de eixo.

Que curso de bump voce compraria? eu pensei em 2". ta bom?

Maikon Mukai
21/05/2013, 12:30
kkkkkkkk ... essa jiperaaaa ta mais pra corrida malucaaa.

Fabil
21/05/2013, 12:36
Ontem olhei, coloquei no carrinho de compras mas não fechei a compra dos bumps, lata e pad de eixo.

Que curso de bump voce compraria? eu pensei em 2". ta bom?
poisé... creio que de 2" seja suficiente, meu uso no jipe nao será p/ saltos, nao preciso de bumps enormes.

onde vc olhou?

zeca_cj
21/05/2013, 12:42
no mesmo lugar que comprei meus coilovers. Polyperformance

Bilstein $170
Fox $171

Pra ficar tudo igual vou de Bilstein

gustavo 4x4
10/06/2013, 21:29
como ta a obra fabil?

Fabil
11/06/2013, 07:54
a passos de lesma..

zeca_cj
11/06/2013, 10:30
Que nem a minha! Rsrsrs

Minha obra ta uma fartura!

Farta ferramenta... farta equipamento... farta conhecimento... farta pratica... :S

Fabil
11/06/2013, 12:13
kakakkak... entao estou menos pior... a minha falta apenas tempo p/ terminar!! kakakak

gustavo 4x4
21/07/2013, 17:47
Fabil!

estou a conhecer os coilovers, entao estou estudando sobre os mesmos.
como fica a dirigibilidade em on-road? e direcionado apenas ao off-road?
porque de usar coilovers em uma suspençao?
qual a diferença entre eles e uma suspa comum de molas e amortecedores separados para o uso de coilovers? tirando o preço é claro.
ajudam no curso? hoje conseguindo eles aqui no brasil, vale a pena o investimento?

e mais uma duvida, onde conseguiu esses pneus?

obrigado
teh mais tche!

Fabil
24/09/2013, 12:13
bom.. após uma temporada sem nenhum avanço, eis que a tartaruga dá mais uns passinhos... algumas mudanças de planos, mas enfim o speedporco se apoia com suas proprias pernas..

4X4GARAGE
24/09/2013, 12:30
muito show!!!vamos a pequenos passos mas andando!!!!
parabens pelo progresso Fabiano!!!
[]s

tjflorindo
24/09/2013, 14:52
Que Show!!!
Parabéns pela viatura....com certeza vai inspirar muita gente...rsrs

Fabil
26/09/2013, 10:55
andando mais um kadinho....

proximo passo , montar os batentes/guias por dentro das molas, finalizar o prato inferior com os grampos p/ travar as molas, montar os suportes de amortecedores dianteiros, fazer um ajuste fino nos suportes traseiros...

Walter Carlos Brossel
26/09/2013, 10:58
Tá ficando fino demais Fabil...show de bola.

Léo_Babiski
26/09/2013, 11:06
Termina a direção logo, queremos ver o samuca torcendo na RTI !

Fabil
26/09/2013, 11:14
valeu Waltin... Tô tentando Leo... to tentando... o tempo tá apertado, mas finalmente tá indo...

zeca_cj
26/09/2013, 16:33
Fabil,

Perdi alguma coisa?

Cade os coilovers?

Fabil
26/09/2013, 17:48
chutei o balde nos coil-overs... vao ficar p/ outro projeto.
o primeiro jogo de molas ficou duro p/ kcete, parecia que o jipe estava apoiado sobre tocos de madeira..heheh eu pulava encima do parachoque e a carroceria nem mexia...

mandei fazer outro mais macio ( praticamente metade da carga das anteriores que eram de 175lbs dianteira e 140lbs traseira, o jogo macio ficou com 100lbs na dianteira e 70 na traseira) dai com o peso do carro em repouso as molas fechavam quase tudo.. e como o diametro do fio das molas macias eram menor que as anteriores, aconteceu o mesmo que com voce... as buchas deslizantes do corpo do amortecedor ficou folgada. sem falar que a calibraçao de nitrogenio dos amortecedores estava para as molas de 175/140lbs.. com as molas macias a carga dos amortecedores ficou demais ao ponto de vc balançar o carro e ele nao voltar a posiçao original pois as molas macias nao conseguiam "empurrar" e abrir os amortecedores... e p/ recalibrar a carga dos amortecedores teria de envia-los de volta a fabrica pois é preciso ferramental especifico e dai vai grana p/ lá, frente, prazo, testes etc..

enfim... meu carro vai fazer 1 ano ( novembro de 2012 foi a ultima trilha que fiz) que está parado, eu nao estou mais com paciencia de ficar pelejando com molas/amortecedor coilover e nem grana p/ ficar mandando fabricar trocentos jogos de molas até acertar a carga.

chutei o pau-da-barraca e voltei consgragada receita arroz-com-feijao mola helicoidal de Pampa + amortecedores Doestech Tech com o qual já montei varios carros e funcionam muito bem..

zeca_cj
26/09/2013, 18:17
Barril!

Posso te ajudar.

O que fez ou pretende fazer com as molas?

Talvez elas possam me servir pra ajustar os meus.

Qual diametro interno, fator de carga e altura delas?

Juliano Nitsch
26/09/2013, 22:46
Tá ficando muito show Fabil. Parabéns.

Fabil
28/09/2013, 12:56
Sábado de teste de empilhadeira :mrgreen:

Links da suspensão trabalhando livres de interferências e não raspa em nada.
Torres e amortecedores traseiro ficaram bem dimensinados e mesmo fixados por fora do chassis não raspa nos pneus com suspensão torcida.

Tanto a dianteira quanto a traseira ainda tem mais curso a abrir, mas não pude levantar mais a empilhadeira porque os pneus já estavam colados na lata dos paralamas ( que serão decorados )

Agora falta poço!!! Enfim

pedro bonadio
28/09/2013, 13:39
Muito show! Parabéns Fabil, a escolha do conjunto ficou 10. Só queria ver com os Coil-Overs...

Os 34" combinaram muito bem com a roda do Troller, os eixos de Toyota 8" são outro show à parte!

Pensa em mudar o PowerTrain?

Fabil
28/09/2013, 15:55
Gustavo, os pneus interco arrows ss 34x9.5" peguei com o mariscos

Zeca, segunda feira tiro as medidas das molas e te passo

Seguem mais umas fotitas

4X4GARAGE
28/09/2013, 18:53
parabens Fabil!!! ta show !!!!!!
[]s

Fabil
28/09/2013, 19:10
Muito show! Parabéns Fabil, a escolha do conjunto ficou 10. Só queria ver com os Coil-Overs...

Os 34" combinaram muito bem com a roda do Troller, os eixos de Toyota 8" são outro show à parte!

Pensa em mudar o PowerTrain?

Na fase 3 vou colocar um AP2.0 ou GM2.4 + câmbio th180c mas antes vou rodar um bocado com o 1.3 original. Senão vai mais um ano parado e daí eu fico doente... Hehehe

pedro bonadio
29/09/2013, 10:37
GM 2.4 e TH180 ia ficar show demais, eu particularmente não curto AP...

Juliano Nitsch
29/09/2013, 14:05
Muito bom !!!

hercilio.neto
29/09/2013, 18:14
Parabéns Fabil,
Serviço de primeira.

tuna
30/09/2013, 15:51
Show!!!!! ficou muito bom, Fabil qual a relaçAo de diff?

[]'s

Fabil
30/09/2013, 16:19
fala Tuna..
relaçao 4.56

Fabil
30/09/2013, 18:00
tirando as medidas p/ montar o batente da suspa.. toda fechada quase no limite do eixo pegar no carter e toda aberta ao ponto da mola soltar com a mao.

Fabil
01/10/2013, 21:24
A tartaruga está virando lebre :mrgreen:
Suportes dos amortecedores dianteiros prontos.

Fabio Diniz
02/10/2013, 08:14
Hein Fabiano...
Parabens pelo projeto e pelo samurai...
Ficou muito envocado!
Abraços

4X4GARAGE
02/10/2013, 08:34
mete tinta logo e vai pro mato omi!!!!!
[]s

Arturyus
18/10/2013, 10:47
Fabiano, pretende fazer algo assim para melhorar o vão livre?

4Crawler Offroad Products - High Clearance Kit for Toyota 8" Axles (http://www.4crawler.com/4x4/ForSale/AxlePlate.shtml)

Abraços,

Artur

Fabil
18/10/2013, 11:12
fala Arturyus... vou deixar original mesmo... até pensei em fazer um trampo desses, mas desisti... la nos EUA se vc fuder uma carcaça dessas acha outra facil, aqui se eu fuder minha carcaça p/ achar outra vai ser uma epopeia...

Ventorim
29/10/2013, 22:07
Fabil

sei que pro Calango não vai ficar pronto,,, mas pro Lagartixa fica?
abraço
André Ventorim

Fabil
30/10/2013, 08:26
"ACHO" que semana que vem sai o primeiro test drive....

cacanakagi
31/10/2013, 09:39
"ACHO" que semana que vem sai o primeiro test drive....

Boa Fabiano... tá ficando show o Samurai...
Estive meio afastado por esses anos e agora vou ver se volto com força total...

Fabil
04/11/2013, 10:57
mais alguns passinhos de tortuga....

eixos e links pintados e sendo montados. proxima etapa será pintar o chassis, ajustar os cardãs, montar os freios...

eliasFerreira
05/11/2013, 08:21
Fabil, qual o nome desse laranja que vc tá usando?

Parabéns! Tá show!
:concordo:

Fabil
05/11/2013, 08:32
Fabil, qual o nome desse laranja que vc tá usando?

Parabéns! Tá show!
:concordo:

fala Elias..

na verdade isso nao é laranja, a tinta é Vermelho Royal ( catalago da VW ). mas que deveria se chamar "laranja royal" isso deveria..heheheeh

Fabil
05/11/2013, 08:35
mais alguns passos....

finalmente a solda sendo finalizada no chassis e preparar p/ receber uma demao de primer e tinta branca

Fabil
07/11/2013, 09:01
ultima pré-montagem ( mais por necessidade mesmo para poder mover o carro até o elevador) p/ conferir o alinhamento de tudo e mandar tinta no chassis p/ enfim deixar o carro apto a rodar

4X4GARAGE
07/11/2013, 09:06
cara ta da hora!!!!!! parabens Fabiano!!!!!!!!:concordo:

norberto
07/11/2013, 10:27
Boa! Quando vai ser o primeiro teste?

Fabil
07/11/2013, 11:08
o mais breve possivel Nonô.... já to até com alergia de ficar tanto tempo sem trilha... :mrgreen:

a proposito, kde a defender que vc ficou de vir aqui?

norberto
07/11/2013, 12:31
Acabei ficando sem tempo. Agora só daqui a uns dias, porque vou viajar. Quando for testar dá um toque.

Fabil
13/11/2013, 12:24
finalmente!!!! pintura do chassis p/ montagem final da suspensao..

proxima etapa, montagem do cilindro mestre de Subaru Forester, montagem dos conduites e flexiveis de freio, cabo de freio de mao, cardãs e por fim o corte e pintura das caixas de roda/paralamas

Alessandro.SC
13/11/2013, 13:59
Parabéns pelo ótimo trabalho Fabiano! Reta final então... e a ansiedade só aumenta... hehehe
Quais as bitolas dos tubos dos links superior/inferior que você utilizou? Lí o tópico faz tempinho, dei uma repassada na ultima adaptação (4links) e não encontrei as medidas.

Aproveita bastante o feriadão para trilhar...

Abração!

Supercharger
18/11/2013, 22:34
Que legal!
Cê já tá com a mão boa na solda assim?

[]´s
Gustavo.

Fabil
19/11/2013, 08:20
Que legal!
Cê já tá com a mão boa na solda assim?

[]´s
Gustavo.

sim, minha mao boa na solda atende pelo nome de Gilvan :mrgreen:

Juliano Nitsch
19/11/2013, 20:40
Muito bom ! Parabéns.

Supercharger
19/11/2013, 22:32
Rsrsrsrs.
Achei que já tava com as manhas!

Fabil
27/11/2013, 10:58
finalmente, entrando nos "finalmentes"..

dimennsionando conduites de freio, cardãs e marcando os paralamas p/ recortes/lanternagem

marcus.augusto
27/11/2013, 11:08
nussa sinhôra! vai 1.20m de conduíte aí hehehe

ficou animal!

finalmente, entrando nos "finalmentes"..

dimennsionando conduites de freio, cardãs e marcando os paralamas p/ recortes/lanternagem

diogo ludovico
28/11/2013, 20:55
Fabil
Já pensou em usar flexiveis duplos? Um flexível comum só para o movimento do munhão, que liga em um um cano de freio preso ao link, que passa por outro flexivel pequeno localizado na fixação do link.
Assim usa-se dois flexiveis pequenos, sem ficar aquela mangueira gigante solta quando a suspensão está recolhida.
Neste caso aumenta-se o comprimento da linha de freio, que tem que ir até o suporte do link e voltar a pinça, mas evita-se o emborrachamento do freio por causa do flexível grande demais.

Fabil
29/11/2013, 08:00
grande Diogo

até pensei sim, mas tirei as medidas aqui e os flexiveis dianteiros darao 70cm de comprimento ( por incrivel que pareça os anteriores ( que eram emendados, original + fusca) davam 80cm de comprimento e o freio nao ficava borrachudo. se as conexoes da pinça da hilux nao fossem diferente da pinça do samurai eu nem precisaria trocar de conduites.

vou mandar fazer outros novos ( e sem emendas) com aeroquip ( malha metalica em volta da borracha)

os traseiros, a posiçao da tubulaçao original do samurai favoreceu, pois vou passar o conduite preso no link superior e no eixo passo um conduite metalico distribuindo para as duas rodas.

já já roda umas fotinhas :concordo:
T+

marcus.augusto
10/12/2013, 13:13
Aproveita que vai tirar umas fotos, e já posta um video!

Fabil
10/12/2013, 13:34
video do carro parado???? :mrgreen:

marcus.augusto
10/12/2013, 14:13
Acho que estamos todos ansiosos para ver ele em movimento, não?

video do carro parado???? :mrgreen:

Fabil
10/12/2013, 14:36
nem me diga Marquim.... o Samurai está aqui na minha frente e eu doido p/ andar, mas ainda tenho que acabar algumas perfumarias, estou fazendo a linha de freio, soldando suportes para os conduites no chassis, suporte p/ amortecedor de direçao, instalando compressor e eletrica do ARB, passsando a tubulaçao etc... o problema é que nao posso parar e ficar o dia inteiro por conta, quando consigo uma "janela" de tempo aqui nos carros dos clientes eu vou e dou uma mexidinha do meu, e assim vai... a estreia na trilha mesmo vai ficar p/ Janeiro

marcus.augusto
10/12/2013, 14:47
A gente espera tranquilo sô!

Mas já te digo que só de olhar pra essas fotos aí dá pra ter uma noção boa de como vai ser imbatível na trilha.

Fabil
10/12/2013, 17:58
até que hoje rendeu um tiquinho...

suportes da tubulaçao de freio dianteiro prontos
tubulaçao de freio do eixo traseiro pronta

haundrich
10/12/2013, 18:58
Fabil

Não encontrei essa informação:

O diâmetro dos tubos do seu four link é de quantas pols" ? e qual a espessura de parede do tubo?
E qual aço você usou nos tubos?
Os pinos das buchas ficou em qual medida?

ficou massa o seu projeto, abraço

Fabil
11/12/2013, 09:11
fala haudrich

Uppers = tubos mecanico ( sem costura) de 36 ( DE) x 25 (DI) mm
Lowers = tubos mecanico de 48 (DE ) x 38 (DI) mm ou 45 (DE) x 32 (DI)mm
olhais buchas= tubos mecanico de 55 (DE) x 42 (DI) mm

pinos das buchas? quais pinos?

haundrich
11/12/2013, 10:03
fala haudrich

Uppers = tubos mecanico ( sem costura) de 36 ( DE) x 25 (DI) mm
Lowers = tubos mecanico de 48 (DE ) x 38 (DI) mm ou 45 (DE) x 32 (DI)mm
olhais buchas= tubos mecanico de 55 (DE) x 42 (DI) mm

pinos das buchas? quais pinos?

Valeu Fabil

não é bem pino, eu quis dizer o interno que vai dentro da borracha da bucha.

Vai ser muito legal o primeiro dia de testes da articulação dessa suspa, estou até imaginando. Essa suspa trabalha para caramba, vai ser divertido.

Fabil
11/12/2013, 10:30
as buchas que estou usando já vem com o tubinho fundido na borracha, sao buchas de caminhao Volkswagen, o DI dos tubinhos é de 16mm, logo uso parafusos de 16mm p/ fixa-las. acho que vai aguentar né? :mrgreen:

haundrich
14/12/2013, 19:53
Não tenho muita noção dessas coisas, estou procurando tabelas para ter idéia de força de cisalhamento, essas coisas.. :-P

Vai engraxar ali nos tubinhos?

Fabil
15/12/2013, 14:58
Não tenho muita noção dessas coisas, estou procurando tabelas para ter idéia de força de cisalhamento, essas coisas.. :-P

Vai engraxar ali nos tubinhos?

Não. Sem graxa . Só usei graxa p/ facilitar a montagem da bucha região no olhal região

Alessandro.SC
15/01/2014, 16:29
Olá Fabiano! Conseguiu rodar com o Speed? Como ficou a dirigibilidade?
O meu está 90% concluído o 4link traz. Agora estou decidindo oquê fazer na dianteira, 4 ou 2 links+penhard. Marinheiro de primeira viagem tem que "pensar" bem mais, pra não fazer uma kaka muito grande hehehe...

Abraços

Fabil
15/01/2014, 16:38
ainda nao andei nao... falta uns pequenos detalhes

Fabil
17/01/2014, 12:05
mais uns pequenos avanços, suspensao dianteira 95% pronta.
centralizadores de mola, linhas de freio de freio montadas, barras de direçao prontas e pintadas. agora é fazer o mesmo na traseira

zeca_cj
17/01/2014, 16:24
Ficou muito legal fabil!! Parabens!

Fabil
20/01/2014, 16:31
a ansiedade do jipeirinho certamente é maior que a minha.... ferias escolar, ficar em casa jogando video-game? ir p/ colonia de ferias em clube?? que nada, veio por vontade propria me ajudar a colocar o speedporco p/ rodar!! e nao é só pose p/ foto nao, tá ajudando mesmo!!

zeca_cj
20/01/2014, 16:43
Bota esse trem pra andar!!! :pipoca:

tuna
20/01/2014, 21:40
a ansiedade do jipeirinho certamente é maior que a minha.... ferias escolar, ficar em casa jogando video-game? ir p/ colonia de ferias em clube?? que nada, veio por vontade propria me ajudar a colocar o speedporco p/ rodar!! e nao é só pose p/ foto nao, tá ajudando mesmo!!

Cara, isso é o melhor de tudo, ver que tá no sangue dos nossos pequenos sem ter forçado nada, quando eles vem trabalhar , ou mesmo só ficar por perto, por vontade própria, é o máximo!

Ah! põe esse trem pra andar!

[]'s

Fabil
24/01/2014, 11:35
primeiro rolezino em volta do quarteira, agora ajustar a altura da suspa traseira, batentes de mola, freio de mao e cardãs.

zeca_cj
24/01/2014, 12:15
Para de enrolar e bota no RTI!

Fabil
24/01/2014, 12:54
calma Zeca.... ainda tenho que fazer os dois cardãs, senao nao sobe na rampa... heheheheh

zeca_cj
24/01/2014, 13:12
calma Zeca.... ainda tenho que fazer os dois cardãs, senao nao sobe na rampa... heheheheh

Como não?

Nunca ouviu falar de cardã wi-fi?

Fabil
28/01/2014, 12:01
cardã wi-fi?? desenha ai pq nao conheço..heheeh

Fabil
28/01/2014, 12:09
enquanto o cardã real nao sai ( e muito menos o wi-fi) :odedo:

estou terminando os ajustes na traseira...
centralizadores de molas prontos, batentes, etc...
foto da suspensao toda fechada ( nos batentes), gostaria que fechasse mais ainda, chegasse a encostar no alto dos para-lamas, mas pelo entre-eixos que escolhi nao vai dar, pois ficou a conta certinha p/ nao pegar no tanque..

finalmente posso tirar as medidas do cardã traseiro p/ mandar ajsutar

proximo passo, montar o cilindro mestre de Subarú Forester pq o cilindrinho de 7/8 de diametro do samurai nao consegue encher as baitas pinças de hilux. o cilindro mestre do Subaru tem 1-1/16" de diametro

zeca_cj
28/01/2014, 12:43
...
foto da suspensao toda fechada ( nos batentes), gostaria que fechasse mais ainda, chegasse a encostar no alto dos para-lamas, mas pelo entre-eixos que escolhi nao vai dar, pois ficou a conta certinha p/ nao pegar no tanque..

Minha escolha teve a mesma contra-indicação!

Pretendo fazer um tanque novo de inox ou procurar algum de plástico no tamanho ideal.

norberto
28/01/2014, 12:46
Tira o tanque daí! hehe

Supercharger
28/01/2014, 20:08
Oi Nonô!
Você ainda faz trilha com o Samurai ou só de Land?

Fabiano,
porquê do centralizador de mola que tinha na outra página, para ela voltar pro lugar depois que sair, ao invés de um "pacman" para ela não sair?

[]´s
Gustavo.