Ver Versão Completa : Prototipo V6
Prototipo V6
25/10/2006, 00:25
estou começando a projetar um prototipo e estou procurando um power train e andei pensando no defender, quero um veiculo tubular de tração permanente robusto para trilha com pneus em torno de 36'', estou pensado em usar um chassis de base(reforçado) e uma estrutura tubular,tenho um cassis de jeep e um motor de f250 a gasolina, minha duvida eh se existe a possibilidade da adaptaçao desse motor no cambio da land e se os diferencias sao bons, ou se eh possivel cambio da 250 + caixa de transferencia da def e eixos.
Desde ja obrigado
equipeminas4x4
25/10/2006, 19:31
Se fosse vc colocava o câmbio auto C4, que monta nesse motor sem adaptação, e adaptava uma tcase de Hilux até 95. Pronto, vc tem um puta power train.
Problema ae passa a ser o dif. dianteiro. Para trilhas com pneus até 36, o kit de homocinética + semi-eixos 4340 da ENSIMEC atende muito bem.
[]´s
Prototipo V6
25/10/2006, 22:27
Valeu pela dica, mas q cambio é esse, que carro usa?na verdade queria um manual, o da land aguenta nou o da F250?Vc acha bom usar a mecanica (dif, t case e cambio da land ou seria melhor parti pra um dana 44, tcase da toyota e algum otro cambio?
Valeu
equipeminas4x4
26/10/2006, 11:04
câmbio auto do maverick eu acho, é linha FORD. Ideal é vc pegar um câmbio que não precisasse adaptação pro motor, fica mais barato.
Dif. da Land eu acho q é caro pra caraio. Eu ia de d44 com kit de homo/semi-eixo da ENSIMEC, ou mesmo do Troller mais novo.
[]´s
Prototipo V6
26/10/2006, 13:11
Achei pra vende a mecanica de um caminhão D60 6x6 que era do exercito, vc sabe q dif usava, sera q vale a pena, tem t case e tudo, so q a traseira é filipada, tem como altera pra um pneu so? que diferencial sera que é esse diantero?
Valeu
Prototipo V6
26/10/2006, 13:26
Me enganei na verdade é de um ford F600
equipeminas4x4
26/10/2006, 13:39
Não faço idéia.
[]´s
Pedro Freitas
26/10/2006, 16:25
compra os do troller já que vc nao tem os diferenciais mesmo.
coloca bloqueio e pronto.
vai sair quase o mesmo preço se for montar um do zero
Prototipo V6
26/10/2006, 20:04
Fui la ver o diferencial, eh bem maior q o dana 44, parece mto mais reforçado, o caminhão era traçado pela engesa, com a mesma caixa de transferencia dos caminhoes engesa, sera q nao é um dana 60, tem como descobrir?
Gilvan Costa
27/10/2006, 20:48
estou começando a projetar um prototipo e estou procurando um power train e andei pensando no defender, quero um veiculo tubular de tração permanente robusto para trilha com pneus em torno de 36'', estou pensado em usar um chassis de base(reforçado) e uma estrutura tubular,tenho um cassis de jeep e um motor de f250 a gasolina, minha duvida eh se existe a possibilidade da adaptaçao desse motor no cambio da land e se os diferencias sao bons, ou se eh possivel cambio da 250 + caixa de transferencia da def e eixos.
Desde ja obrigado
Tudo bem meu amigo "Protótipo V6"...Ma que nome estranho?!?!?!?!
É perfeitamente possivel adaptar a mecânica de F250 na caixa da Land,
que aliás é muito boa, principalmente a transferência que é muito parruda.
Basta usinar um bau, ou uma chapa de adaptação, coisa que qualquer
mecânico com um minimo de despereendimento e bom raciocinio pode fazer.
Veja bem...com boa vontade, boas idéias e solda...absolutamente tudo é possivel em mecânica.
Esse motor é o bicho, muita potência, mais de 200 potrinhos e quase 40 kg de torque já nas 2.400 RPM... É muito torque em baixa rotação,
bem melhor que Vortec 4.3 V6 da Chevrolet que tem apenas 180 cv
e 32 kg de torque a 2.800 RPM...este motor é bom, mas o Ford é melhor.
Além de ter um exclusivo sistema de coletor variável, que é o segredo do seu grande torque em baixa...Sem duvida é uma grande opção para quem quer
e precisa de muita força em baixa...No Rockcrowling por exemplo.
Agora bom mesmo...seria você usar a embreagem e a caixa ZF pesada original deste motor, que tem uma primeira marcha bem reduzida,
que somada a reduzida da transferencia, vira um tronco para subir.
É como se você tivesse na primeira marcha duas caixas de reduzida,
sendo que a segunda marcha é equivalente a primeira normal reduzida...Entendeu???
Claro que lá atras, você vai conectar atraves de um flange a reduzida da Land
para aguentar a porrada...e ela aguenta mole!!!
Os eixos da Land são muito fortes, não quebram fácil... Até os 33" com o motorzinho diesel fraquinho dela, 115 cv e 26 kg de torque.
Com sapatinhos 36" ...sei não?!?!?!?!?
Coloca e testa!!! O máximo que vai acontecer é quebrar! E se quebrar,
parta para o reforço e boa novela até o capitulo final!!!
Prototipo V6
27/10/2006, 23:56
Valeus pelas dicas, quanto ao nome é devido ao meu projeto que to desenvolvendo agora, na verdade naum decidi que diferencial utilizar, agora apareceu uns eixos do caminhão F600 6x6 do exercito, mais naum sei q eixo é esse to tentando descobrir ainda, quanto ao cambio ja comprei o da F250 mesmo, falta agora decidir a transferencia e os eixos.
Voce tem ideia que eixo é esse, sera que é um dana60, tem a t case tb.
Obrigado
Gilvan Costa
28/10/2006, 21:53
Aí amigão, fez bom negócio em comprar a caixa da F250, provavelmente
acompanhando também da embreagem hidraulica.
Quanto a transferencia, caso resolva não usar a da Land, use está que estou usando em meu carro, a Borg Warner da Ranger, com reduzida de 2.48, fazendo conjunto com a caixa ZF, veja nas fotos detalhadas que te mandei, como é simples a adaptação através de um flange.
Esta transferencia é muito forte e dicilmente abre o bico.
Quanto ao eixo piloto é só refazer a estria para o padrão da caixa da Ranger,
sobra material no eixo para isso.
Veja que não foi usado um pingo de solda na caixa ZF e todo o kit é reversível.
Quanto ao acionamento do 4x4 L e H, nesta caixa que originalmente é elétrico, caso você não goste do sistema, pode adaptar um sistema manual de alavanca, que foi o que eu fiz e deu super certo.
Tem que adaptar...Mas não é dificil e fica bem confiável.
Quanto a estes eixos que você falou, não tenho conhecimento.
Alexandre Souto
05/11/2006, 23:15
ola amigo Prototipo,
tb estou com dificuldades em encontrar eixos pra montar no meu portotipo, que eixos sao os desse caminhao?? Achei alguns, mas muito pesados.
[]'s e boa sorte na empreitada!!!
VLWWW
Ola Gilvan, tenho uma ranger 4x4 e gostaria de saber como fez para colocala o acionamento da tração manual, ... "caso você não goste do sistema, pode adaptar um sistema manual de alavanca, que foi o que eu fiz e deu super certo.
Tem que adaptar...Mas não é dificil e fica bem confiável" ..., gostaria muito de fazer isso na minha.
Grato.
Att
Eder Rosa
Gilvan Costa
13/11/2006, 12:41
Ola Gilvan, tenho uma ranger 4x4 e gostaria de saber como fez para colocala o acionamento da tração manual, ... "caso você não goste do sistema, pode adaptar um sistema manual de alavanca, que foi o que eu fiz e deu super certo.
Tem que adaptar...Mas não é dificil e fica bem confiável" ..., gostaria muito de fazer isso na minha.
Grato.
Att
Eder Rosa
Eder, segue o telefone da pessoa que fez o mecanismo todo para mim.
Ele se chama William.
Liga pra ele e combina.
Ele tem todo o esquema e pode fazer e te mandar pelo sedex, ou algo assim.
0xx31-96320203 ou 0xx31-3598.6906
Mais uma coisa, ele vai precisar daquela peça que vai ligada na ponta do motor que engata
a tração lá embaixo na caixa, somente a parte com o mecanismo da engrenagem de acionamento
que vai presa com os tres parafusos.
É feita uma usinagem nesta peça para acomodar o novo sistema de cabos e ruma rondana de duplo sentido.
O retsto do mecanismo é montado em uma caixa remota que vai ficar la dentro do carro e tem um sistema de redução
usando coroa, pinhão e corretnte de bicicleta para dar o movimento correto de acordo com o grau de giro.
Pode dizer que eu te passei os telefones.
Um abraço.
Originalmente a Cherokee Sport e o Wrangler usam dana 30 na frente e 35 atrás.
Mas os dianteiros são difernetes, sendo que o da Cherokee é pinhão alto (mais forte) e o do Wrangler é normal.
Lá fora basicamente só na Venezuela mesmo a Cherokee Sport com os danas 44.
O Wrangler tem como opicional normal os danas 44, mas não vieram para o Brasil nesta cofiguração.
Algumas Cherokees Sport mais novas, particularmente as Diesel acho que tem normalmente dana 44 na traseira, mas acho que é o dana 30 mesmo na frente.
Isso se explica porque este dana 30 dela é muito forte, provavelmente mais forte que muito dana 44 dos Willys por ai.
O mais comum da dar algum problema nelas é mesmo o 35 traseiro.
GuTo_Cerulli
16/11/2006, 11:52
Opa!
Não é querendo ser chato, mas já sendo, até onde eu sei, os eixos traseiros de todas as Ford Ranger, sejam, 4 cilindros gasolina, v6 4.0 e diesel, isso independente do ano, são TODOS ford 8.8, que são um baita eixo, inclusive os girngos usam eles para substituir os Dana 35 das cherokas e wranglers, por serem comparáveis aos D44...Gilvan, se o seu eixo traseiro for de ranger V6 mesmo, ele não é igual o de Troller não, mas é um baita eixo!
Antes que digam que eu sou louco, to falando essa do eixo, por possuir uma Ranger V6 ano 95, por ter lido uma artigo que saiu na Petersen's este mês, falando sobre os 10 melhores eixos que se pode comprar em um "ferro velho" para usar na traseira do seu 4x4!
[]'s pentelhos
Alexandre Souto
16/11/2006, 12:02
Opa!
Antes que digam que eu sou louco, to falando essa do eixo, por possuir uma Ranger V6 ano 95, por ter lido uma artigo que saiu na Petersen's este mês, falando sobre os 10 melhores eixos que se pode comprar em um "ferro velho" para usar na traseira do seu 4x4!
[]'s pentelhos
Tenho algo parecido com isso, que saiu na FOUR WEELER de DEZ.... depois posto aki o scaneado dele...
[]'s informados
j.sebastian
16/11/2006, 14:25
Opa!
Não é querendo ser chato, mas já sendo, até onde eu sei, os eixos traseiros de todas as Ford Ranger, sejam, 4 cilindros gasolina, v6 4.0 e diesel, isso independente do ano, são TODOS ford 8.8, que são um baita eixo, inclusive os girngos usam eles para substituir os Dana 35 das cherokas e wranglers, por serem comparáveis aos D44...Gilvan, se o seu eixo traseiro for de ranger V6 mesmo, ele não é igual o de Troller não, mas é um baita eixo!
[]'s pentelhos
Exatamente... só as últimas Ranger tem D44.3 na traseira... as outras eram Ford 8.8"
Seba
O Ford 8.8 não é similar a um dana 44 normal, é superior.
Leonardo Raffi
16/03/2009, 22:26
E ai como esta Prototipo V6??? qual eixo???