Conectar

Ver Versão Completa : 2.3 OHC jeep é o mesmo da Ranger?

turboroe
23/10/2006, 00:31
Oi, ouvi falar que o motor 2.3 do jeep e dos maverick tem o mesmo desenho (o bloco do motor) dos motores 2.3 da ranger (acho que é duratec o nome, é DOHC 16v, bloco em alumínio).

Ou então que o cabeçote do motor da ranger poderia ser usado no motor 2.3 dos jipoes...

o q seria uma boa pois o cabeçote das ultimas rangers 2.3 faz 150cv de maneira econômica!

Se alguém puder confirmar isso agradeço.

Marcelo
23/10/2006, 09:08
Turboroe,

Vamos com calma. O motor Duratec que equipa as novas Ranges e até o Ford Fusion não tem nada haver com o antigo OHC que equipava o CJ, Rural e Maverick. Esse motor Duratec tem bloco de alumínio, cabeçote com 16V etc. Outro projeto, outro motor.

Porém as Rangers modelo antigo (entenda como modelos antes da nova) com motor 4 cilindros realmente possuem o mesmo motor OHC do CJ, Rural, Maverick etc, porém com algumas melhorias como IE e algumas outras coisas que não lembro agora (acho que tem duas velas por cilindro).

[s] motorizados,

turboroe
23/10/2006, 12:18
ah bom... eu tava estranhando mesmo...

Alguém sabe de algum cabeçote de motor moderno que sirva no bloco do 2.3 do jeep?

Elmer_Jeep
23/10/2006, 16:55
o Marcelo acabou de falar na segunda frase.

Bruno Barreto
15/08/2012, 16:36
Marcelo, a injeção eletrônica da Ranger cabe no OHC? Quais modificações e peças seriam necessárias? Obrigado!

Julinot
15/08/2012, 20:27
Já li aqui no forum que é uma boa evolução.
O que sei é que dá pra mexer muito nesse motor.
Pesquisa o forum por meio do Google que você vai achar muita causa.
Boa sorte.

chinelao4x4
15/08/2012, 21:25
tem um topico aqui falando nisso , da uma pesquisada, pelo que pesquisei, fica meio inviavel, pois tem a tubulção toda que é do outro lado,( coletores e admição ) 2 velas por cilindro , onde os prisioneiros não se encaixam, tem que mexer ali , a junta do cabeçote tambem não se encaixam, a cabeça dos pistoes tem desenhos diferentes , pode ocorrer algo ali se usar o do georgia, teria que adaptar os da ranger , onde tem medidas de bielas diferentes, e por ai vai...
somente o comando de valvulas que quase cabe , tem que dar umar torneada em alguma coisa lá que nao me lembro.
acho que é isso.
vlw

alfreis
23/04/2015, 19:53
Boa noite!

Reativando o tópico! Rs

Se eu tiver um chassis de jeep original com motor ohc e um motor ranger 4cc, o 2.5 mais antigo, a instalação é direta?

Estava montando um 51 com esse motor e o mecânico fez tanta M (maiúscula mesmo, pois foram muitas e grandes) que está sendo mais vantagem comprar outro chassis de cj5 e evitar essa adaptação.

Nesse caso só precisaria reposicionar os suportes de carroceria.

Abs

Marcelo
24/04/2015, 22:49
Alexandre,

O motor do Jeep OHC e da Ranger 4 cilindros (antigo) é o mesmo, do bloco pra baixo. O cabeçote mudou (se não estiver enganado a Ranger são duas velas por cilindro) e também recebeu IE, de resto acho que muda quase nada. Os suportes dos coxins devem ser todos iguais. Ou seja, é tirar um e por outro.

Mas não confunda com o 4 cilindros "go-devil" dos primeiros jeeps, esses são totalmente diferente.

[s]

alfreis
24/04/2015, 22:55
Marcelo,

Obrigado!

O meu 51 estava recebendo o motor Ranger 4cc; o 2.5, de duas velas por cilindro e que não tem distribuidor, no lugar do go-devil. O problema é que o motor ficou torto e teria que refazer.

Agora é caçar um chassis dos últimos cj5 para não ter que me preocupar com isso, com reforço de chassis ou complemento para caber os feixes da band.

Abs

tuna
27/04/2015, 16:18
Alexandre, por quê não dá pra arrumar?

[]'s

alfreis
27/04/2015, 21:53
Tuna,

O "mecânico" conseguiu soldar os suportes de motor, amortecedor e feixes de mola tortos.

E só deu para ver isso quando eu montei a mecânica com o chassis pintado em eletrostática.

Está valendo mais a pena partir para outro chassis dos modernos que já tem grande parte das minhas melhorias originais de fábrica e fugir de adaptações.

Vamos ver no que dá!

Abs

Alexandre
São Paulo - SP
Dakar, Engesa e CJ3

Denis Takashi
28/04/2015, 11:14
Tuna,

O "mecânico" conseguiu soldar os suportes de motor, amortecedor e feixes de mola tortos.

E só deu para ver isso quando eu montei a mecânica com o chassis pintado em eletrostática.

Está valendo mais a pena partir para outro chassis dos modernos que já tem grande parte das minhas melhorias originais de fábrica e fugir de adaptações.

Vamos ver no que dá!

Abs

Alexandre
São Paulo - SP
Dakar, Engesa e CJ3

Alexandre,

A questão é que o o chassis do CJ5 é diferente do CJ3 ... não somente nos suportes, mas nos " comprimentos" - balanço de eixo traseiro, ponta mais curta, menos curvada e etc...

Serviço por serviço, se seu chassis não estiver torto/soldado demais, vale a pena desmontar, cortar os suportes tortos e refazer o serviço... coisa que vc terá de fazer no chassi de CJ5 se tiver de adaptar molas de band.

Ah, e seu cambio for modificado, nem o suporte de motor original do CJ5 daria para aproveitar...

()´s

tuna
28/04/2015, 15:10
Alexandre,

A questão é que o o chassis do CJ5 é diferente do CJ3 ... não somente nos suportes, mas nos " comprimentos" - balanço de eixo traseiro, ponta mais curta, menos curvada e etc...

Serviço por serviço, se seu chassis não estiver torto/soldado demais, vale a pena desmontar, cortar os suportes tortos e refazer o serviço... coisa que vc terá de fazer no chassi de CJ5 se tiver de adaptar molas de band.

Ah, e seu cambio for modificado, nem o suporte de motor original do CJ5 daria para aproveitar...

()´s

É o que eu acho tb, depenar e fazer de novo não é nenhum bicho de sete cabeças, até pelo contrário.

[]s