Ver Versão Completa : 2.3 OHC jeep é o mesmo da Ranger?
turboroe
23/10/2006, 00:31
Oi, ouvi falar que o motor 2.3 do jeep e dos maverick tem o mesmo desenho (o bloco do motor) dos motores 2.3 da ranger (acho que é duratec o nome, é DOHC 16v, bloco em alumínio).
Ou então que o cabeçote do motor da ranger poderia ser usado no motor 2.3 dos jipoes...
o q seria uma boa pois o cabeçote das ultimas rangers 2.3 faz 150cv de maneira econômica!
Se alguém puder confirmar isso agradeço.
Turboroe,
Vamos com calma. O motor Duratec que equipa as novas Ranges e até o Ford Fusion não tem nada haver com o antigo OHC que equipava o CJ, Rural e Maverick. Esse motor Duratec tem bloco de alumínio, cabeçote com 16V etc. Outro projeto, outro motor.
Porém as Rangers modelo antigo (entenda como modelos antes da nova) com motor 4 cilindros realmente possuem o mesmo motor OHC do CJ, Rural, Maverick etc, porém com algumas melhorias como IE e algumas outras coisas que não lembro agora (acho que tem duas velas por cilindro).
[s] motorizados,
turboroe
23/10/2006, 12:18
ah bom... eu tava estranhando mesmo...
Alguém sabe de algum cabeçote de motor moderno que sirva no bloco do 2.3 do jeep?
Elmer_Jeep
23/10/2006, 16:55
o Marcelo acabou de falar na segunda frase.
Bruno Barreto
15/08/2012, 16:36
Marcelo, a injeção eletrônica da Ranger cabe no OHC? Quais modificações e peças seriam necessárias? Obrigado!
Já li aqui no forum que é uma boa evolução.
O que sei é que dá pra mexer muito nesse motor.
Pesquisa o forum por meio do Google que você vai achar muita causa.
Boa sorte.
chinelao4x4
15/08/2012, 21:25
tem um topico aqui falando nisso , da uma pesquisada, pelo que pesquisei, fica meio inviavel, pois tem a tubulção toda que é do outro lado,( coletores e admição ) 2 velas por cilindro , onde os prisioneiros não se encaixam, tem que mexer ali , a junta do cabeçote tambem não se encaixam, a cabeça dos pistoes tem desenhos diferentes , pode ocorrer algo ali se usar o do georgia, teria que adaptar os da ranger , onde tem medidas de bielas diferentes, e por ai vai...
somente o comando de valvulas que quase cabe , tem que dar umar torneada em alguma coisa lá que nao me lembro.
acho que é isso.
vlw
Boa noite!
Reativando o tópico! Rs
Se eu tiver um chassis de jeep original com motor ohc e um motor ranger 4cc, o 2.5 mais antigo, a instalação é direta?
Estava montando um 51 com esse motor e o mecânico fez tanta M (maiúscula mesmo, pois foram muitas e grandes) que está sendo mais vantagem comprar outro chassis de cj5 e evitar essa adaptação.
Nesse caso só precisaria reposicionar os suportes de carroceria.
Abs
Alexandre,
O motor do Jeep OHC e da Ranger 4 cilindros (antigo) é o mesmo, do bloco pra baixo. O cabeçote mudou (se não estiver enganado a Ranger são duas velas por cilindro) e também recebeu IE, de resto acho que muda quase nada. Os suportes dos coxins devem ser todos iguais. Ou seja, é tirar um e por outro.
Mas não confunda com o 4 cilindros "go-devil" dos primeiros jeeps, esses são totalmente diferente.
[s]
Marcelo,
Obrigado!
O meu 51 estava recebendo o motor Ranger 4cc; o 2.5, de duas velas por cilindro e que não tem distribuidor, no lugar do go-devil. O problema é que o motor ficou torto e teria que refazer.
Agora é caçar um chassis dos últimos cj5 para não ter que me preocupar com isso, com reforço de chassis ou complemento para caber os feixes da band.
Abs
Alexandre, por quê não dá pra arrumar?
[]'s
Tuna,
O "mecânico" conseguiu soldar os suportes de motor, amortecedor e feixes de mola tortos.
E só deu para ver isso quando eu montei a mecânica com o chassis pintado em eletrostática.
Está valendo mais a pena partir para outro chassis dos modernos que já tem grande parte das minhas melhorias originais de fábrica e fugir de adaptações.
Vamos ver no que dá!
Abs
Alexandre
São Paulo - SP
Dakar, Engesa e CJ3
Denis Takashi
28/04/2015, 11:14
Tuna,
O "mecânico" conseguiu soldar os suportes de motor, amortecedor e feixes de mola tortos.
E só deu para ver isso quando eu montei a mecânica com o chassis pintado em eletrostática.
Está valendo mais a pena partir para outro chassis dos modernos que já tem grande parte das minhas melhorias originais de fábrica e fugir de adaptações.
Vamos ver no que dá!
Abs
Alexandre
São Paulo - SP
Dakar, Engesa e CJ3
Alexandre,
A questão é que o o chassis do CJ5 é diferente do CJ3 ... não somente nos suportes, mas nos " comprimentos" - balanço de eixo traseiro, ponta mais curta, menos curvada e etc...
Serviço por serviço, se seu chassis não estiver torto/soldado demais, vale a pena desmontar, cortar os suportes tortos e refazer o serviço... coisa que vc terá de fazer no chassi de CJ5 se tiver de adaptar molas de band.
Ah, e seu cambio for modificado, nem o suporte de motor original do CJ5 daria para aproveitar...
()´s
Alexandre,
A questão é que o o chassis do CJ5 é diferente do CJ3 ... não somente nos suportes, mas nos " comprimentos" - balanço de eixo traseiro, ponta mais curta, menos curvada e etc...
Serviço por serviço, se seu chassis não estiver torto/soldado demais, vale a pena desmontar, cortar os suportes tortos e refazer o serviço... coisa que vc terá de fazer no chassi de CJ5 se tiver de adaptar molas de band.
Ah, e seu cambio for modificado, nem o suporte de motor original do CJ5 daria para aproveitar...
()´s
É o que eu acho tb, depenar e fazer de novo não é nenhum bicho de sete cabeças, até pelo contrário.
[]s