Ver Versão Completa : Pneus 33" na Band
Guilherme D
19/10/2006, 10:44
Bom dia pessoal, tenho uma Band ano 84 e pretendo colocar pneus 33x12.5x15...
Queria saber qual as adaptações que eu terei que fazer pra encaixar esses pneus nela (calços, alargadores,...) Se realmente vale a pena ou é melhor deixar com os 31" mesmo...
Valeu,
Abraço...
Olá guidagnoni, eu tive uma band 89 por 4 anos que me deu muitas alegrias e algumas dores de cabeça. O pnezão que já veio nela era o 33X12,50 bf. Fica linda, mas tem que botar jumelo maior, alargador de paralama (de borracha) e mesmo assim quando carregada é possível que encoste no paralama traseiro (a não ser que vc. coloque um JUMELÃO). Tive problemas no diferêncial traseiro no segundo ano, e tenho certeza que foi por causa do pneusão. O eixo da band é muito forte, mas compare os pneus originais com o 33 e vai entender que o esforço é bem maior, e o cuidado com a manutenção será triplicado. Na minha opinião eu ficaria com o 31, cabe certinho, fica bonito, exige menos do conjunto, não precisa de alargador e não deprecia na revenda. Um detalhe é que com o pneu maior o carro desenvolve mais final, porém tem que alterar o velocímetro. Valeu.
Guilherme D
19/10/2006, 11:44
Valeu pela resposta, me ajudou bastante...Tava bem preocupado quanto ao esforço maior que esses pneus 33" exigiriam da Band...
To decidido a ir de 31" mesmo, pelo menos por enquanto...hehehe...
abraço...
É pra fazer trilha? Se for pra fazer trilha, vai de 33" pq manutenção "decatripledoubleficada" vc já vai ter de qualquer jeito e a performance não tem comparação, ainda mais que a band é pesada, 1mm a mais de pneu já vai fazer uma puta diferença.
Se é pra andar na cidade, vai de 31 mesmo.
Eu comprei um 31 e me arrependo profundamente amarguradamente de ter comprado esses pneuzinho de carro de passeio.
Bruno cf
19/10/2006, 21:16
Os meus 33" que uso na cidade e na trilha não deu nenhuma dispesa extra, pois os 33" na toyota não força nada..o desgaste vai ser natural dela...
eu coloquei so um alargados de roda de 5cm e um calço no batente trazeiro...não arquiei e nada...so isso que eu fiz..
ja tem um bom tempo q eu tenho esse pneu, porem o meu é 33X12.5 R16 mais alto um pouco que o seu...e ficou tranquilo...eu aconselho colocar sim...
espero te ajudado
abçs
Guilherme D
20/10/2006, 09:17
Legal, valeu pelas dicas...
Estou meio na dúvida, mas com certeza o pneu 33" fica muito mais bonito e agressivo... e realmente a manutenção do carro é natural, com um pneu ou outro...
só um calço no batente resolve ou também é necessário colocar jumelos altos?
abraço
Bruno cf
20/10/2006, 10:17
Então...eu ja tinha os jumelos altos atraz..na frente é os pequenos, so que meu feixe é envertido como o do Willys...
E so coloquei os calços nos batente da suspensão trazeiro e tbm os alargadores nas rodas dianteiras, mesmo assim se você estessar tudo talvez irá pegar um pouco no braço de pitman...
abçs
Guidagnoni
Olá mano, vou compartilhar contigo minha experiência. Minha band é 92 e está com os 33, não foi feito nenhuma alteração de jumelos, nem arqueamento de molas. Ela só pega um pouco quando no terminal de direção quando se vira todo o volante para o lado direito, para o esquerdo não chega a pegar. Se precisar posso te mandar fotos.
Agora é como o pessoal já comentou anteriormente, se você não vai usar em trilhas ache melhor optar por um pneu menor, mas eu indicaria colocar um 32X11 você vai achar boas opções no mercado, até porque vc não precisa colocar um MUD pode optar por um AT.
Minha indicação seria o Yokohama Geolandar A/T, na medida 32 X 11,5 tem um belo desenho e um bom sulco de borracha. Nesta medida você também vai encontrar o Goodyear Wrangler MT/R.
É que eu particularmente acho os 31 um pouco pequenos para Band, mas é meramente gosto!
Abraço
Guilherme D
20/10/2006, 18:38
Bruno, valeu pela dica...to achando que vou colocar jumelos altos na frente e atrás...e procurar alargadores de borracha...vc indica algum site que eu possa comprar esses ítens online?
Menon, concordo com vc, tava pensando nos 31 para não fazer mtas alterações, mas eles realmente são pequenos para a Band...No meu caso, vou usar ela alguns dias durante a semana e fazer trilha nos fins de semana... Imagino que com os 33 ela vai ficar mto fera...e pela diferença de preço dos 32, compensa já colocar os 33 de uma vez...
abraços...
Bruno cf
20/10/2006, 19:06
então Guidagnoni, Eu comprei tudo aqui em SP no Josewal...ele anuncia na revista 4X4 e cia...eu acho que ele manda para outra cidade, no seu caso Londrina...la eles so vendem os alargadores grandes, ai eu comprei 2 e mandei cortar no meio...e tambem tem que comprar os parafusos maiores...
eu não coloquei alargador na minha band porque acho muito feio...e outra coisa...com o jumelo grande na frente não invertido igual o meu e de tds os Willys vai pegar muito em facões ...
espero ter ajudado de novo..
e qualquer coisa estamos ai...
abçs
Guilherme D
20/10/2006, 19:40
Entao Bruno, vc acha certo colocar os jumelos altos só atrás entao???
e vc falou alargadores se referindo aos de paralama certo? e quanto aos alargadores, ou espaçadores, de rodas? pra ficarem mais pra fora?
abraço
O único problema dos pneus 33 é conseguir entrar na garagem, o resto é alegria.
Bruno cf
20/10/2006, 19:57
Eu me referi ao alargador de roda...compra 2 grandes e mandar cortar no meio..ai vc vai ter 4...hehe ecomoniza mais :D...
depende..se for trilha leve ou mediana pode colocar tranquilo os jumelos altos na frente...se vc for fazer trilha pessada como o meu caso é melhor inverter os jumelos....
Guidagnoni
Bom que vc já está definido do que vai colocar!
Esqueci de citar que no meu caso também estou usando alargadores de paralamas de borracha, que pretendo em breve substituir pelos de fibra.
Outra coisa que vai fazer diferença no visual dos 33 é a tala da roda que vc vai monta-los. Eu uso os 33 em roda de 8 polegadas e meu plano é trocar para roda de 10 polegadas assim que eu substituir os alargadores de paralama.
Se você optar por uma roda com um off-set bem negativo talvez nem precise usar os espaçadores na roda viu!
Abs.
Guilherme D
21/10/2006, 15:00
hauahuahuha...tem q medir a altura da garagem antes mesmo...
entao, acho q vou colocar os jumelos altos e qqr coisa eu tiro depois se achar melhor...
e também procurar uma roda com offset mais negativo...queria evitar de colocar os alargadores nas rodas...
Pois é, como vc. viu o pessoal daqui é daqueles que acredita que bigger is better, hahaha.
O 33 como eu disse tem que mexer um pouquinho e, embora fique linda, eu ainda prefiro o 31. Agora pneu, por muito que eu já lí aqui no fórum, é o tipo de modificação que as pessoas fazem mais na emoção que pela racionalidade. Boa parte faz o tipo de trilha que qualquer 31 mud resolve, mas quase todos querem (pensam que precisam?) de um 40 bogger, hahaha. Se vc, quer o visual do 33 na band, na boa, vai em frente e seja feliz.
Guilherme D
21/10/2006, 22:26
entao Ra, realmente eu estou optando pelos 33" mais pela aparência e estética mesmo!!! pq a Band com 33" fica show de bola... nao to pesando a parte de eficiência, mas ajuda tbm... de repente uma manutençãozinha e umas alterações a mais valem a pena pra ter uma aparência mais robusta...
e a idéia do Menon de colocar uma rola com tala de 10" é uma boa tbm!!!
Com certeza um 31 mud serve pra fazer muita trilha por aí, como por exemplo, castelhanos...
Agora, vai fazer um trilha bem "fudida" que vc vai querer tacar os 31 mud na cabeça de alguém
guilhermeabreu
22/10/2006, 19:23
GUIDAGNONI
Concordo com o RA .
Vou fazer um relato do eu vivenciei com 2 amigos que colocaram o 33" .
UM : colocou jumelos altos e com 5 pessoas qdo passava num buraco , os pneus trazeiros roçavam por dentro da caixa de rodas . Ele colocou os BF MUD 33" , e com 25.000 , houve desgaste irregular ,e fazia uma barulhada danada no asfalto , CONCLUSÃO : Ele voltou para os 31" .
O OUTRO : não colocou jumelos alto , ele cortou a caixa de rodas trazeira em suas extremidades , aumentando o seu comprimento , pois senão os pneus iriam roçar na frente e atras , mas a situação ficou parecida com o primeiro , nos buracos os pneus roçavam por dentro da caixa de rodas e na parte superior , CONCLUSÃO : Ele voltou para os 31" .
O meu era uma BAND 90 aço curta , usei os BF 31" MUD , não tenho do que queixar . Concordo que com os 33" o visual fica SHOW , mas na prática tem que ter alguns cuidados . E com os 31" , o visual não fica tão ruim assim não , e o visual fica bem próximo do 33" . ÍSTO ´É O MEU PONTO DE VISTA E MEU GOSTO E A EXPERIENCIA DE 2 AMIGOS .
Guilherme D
23/10/2006, 22:13
é Guilherme, valeu pelos relatos... to vendo que as alteraçoes tem q ser levadas a sério... mas vou fazer td certinho pra nao ter esses problemas de o pneu ficar pegando qdo estiver com peso extra... por enquanto estou decidido a ir de 33", já estou até pesquisando preços... aí seu eu estiver tendo algum problema depois, eu pego os 31"
André-4WD
31/05/2007, 09:13
Pessoal:
Na segunda-feira vou buscar a minha bandeirante...hehehehehe!!!
Como ela mora na fronteira com o uruguai e seus sapatos estao gastos, vou aproveitar e botar sapatos novos.
É uma band longa e tá com aro 15.Como vou usar na cidade/estrada topensando em botar uns 31" nela. Para trilha, se resolver meter na trilha, tenho um outro conjunto de pneus (equivalente a 33"). Entao este conjunto novo é apenas mesmo para cidade/estrada.
É a decisao mais correta os 31"?
sds
andre
joão k. chikui
31/05/2007, 10:04
André, parabéns pela nova viatura. Gosto muito do 31" AT na band, apesar de usar 33" AT. Cada um tem suas vantagens, mas , a mais sentida por mim ao colocar 33" foi o aumento no consumo, pois para caber os 33 tem que erguer o carro, aí aumenta o arrasto aerodinâmico.
André, qual a config. da nova viatura? Tô Curioso.
André-4WD
31/05/2007, 20:01
João:
Foi uma decisao dificil.. estava entre esta e uma curta, q tinha turbo/intercooler e ar mas sem eixo flutuante e essa longa. Acabei me decidindo por esta mesmo...
Estou mandando fotos pra vcs verem.. bom.. se encontrarem algo errado ainda há tempo de desistir do negócio... mas aí vai:
- Bandeirante longa
- ano: 1991
- Motor OM364
- Câmbio 4 marchas
- Direção Hidráulica
- Eixo Traseiro Flutuante
- Freio a disco dianteiro/ traseiro tambor
UPGRADE que pretendo fazer:
- Ar condicionado, com a caixa evaporadora em cima da porta traseira
- Bancos mais confortáveis
- Colocação do Forro, comopodem ver na foto, foi retirado e o atual proprietario nao colocou ainda.
Outras informações:
- Passou por uma reforma de funilaria no ano passado.
- Teria 93.000 km originais (??) :pensativo: é o que o cara diz, é o 2o. proprietário, inicialmente a viatura era de SP.
- Preço: 33K
abraços
andre
joão k. chikui
31/05/2007, 21:20
Parabéns , André.
Essa pode ir pro Atacama, peru, Jalapão, lençóis , etc.... E com muita bagagem.
Nos upgrade , futuramente acrescentaria turbo/intercooler e relação 11:35, que alonga o mesmo que o tão procurado e caro cambio de 5M, por 1/3 do valor.
Na minha tenho o 5 M , mas , hoje , pelo preço exorbitante , e como fica muito bom , optaria pela relação longa.
Quando passei meu motor para esta configuração atual, por tudo que ficou forte, pensei: agora quero ver onde é o fusível deste dinossauro??.
7 anos e 150 mil km depois, posso te dizer, é o jeep que não tem meio termo, ou se ama ou se odeia, mas, dizer que não é resistente, isso não.
André , e a minha como é CD, quando viajo ,carrego motos(minha e dos colegas), galão de combustível, e , às vezes até estepe dos colegas mais abusados.Deixei os negos mal acostumados , agora tô ferrado.
Horacio Balero
01/06/2007, 08:13
Andre, felicitaciones por su Bandei esta muy linda, espero que la difrutes, por lo del techo la mia esta igual tuve que sacar los cartones y rasparlo todo, lo pinte y le puse membrana con lo cual se redujo mucho el ruido a lata que este generaba, pues ademas tenia todos los soportes sueltos y la mitad de los tornillos de fijacion, ahora estoy esperando para volverlo a tapizar, ya aproveche para hacerle la consola si Dios quiere la semana proxima agrego algunas fotos de como esta quedando.
Un abrazo y fuerza Toyoteiros.
Volto a repetir
31 na band só serve pra rodar no asfalto e fazer passeios e trilhas bem leves
Se é isso que vai fazer, manda bala.. não tem o q pensar
Agora, se é pra fazere trilha, deixa o lado afeminado de lado, e mete uns pneuzão, 33 tá bom pra band, vai fazer barulho, vai tremer, vai encher o saco pra deixar o carro no jeito, mas com 31 vc não anda 10m numa trilha média.
A band é muito pesada, pergunta aí pra quem tem band e faz trilha mesmo.
Aí tem que botar na balança, se quer fazer trilha boa, então tem que sacrificar um pouco o conforto e a durabilidade do conjunto inteiro. Ou então sacrificar de vez o carro no asfalto. Se comprou a band pra viajar e ir no shopping, então vai de 31 mesmo, ou então poe um aro 13 logo com pneus do carrefour, aí acaba com o problema de garagens, e motéis. hehehe :twisted:
Ou, se vc tiver com o "scorpions" sobrando, e MUITA paciência, compra dois jogos de pneus.
joão k. chikui
03/06/2007, 00:12
Parece que esses pneus ainda aguentam bem. Mas , como vc disse no #21 que tem um jogo para trilha, colocaria um AT para viagens e uso diário.
Imagino que se teu objetivo maior fosse trilha , sua opção teria sido a curta.
ANDRÉ,
essa é aquela?
[]'s
ronaldo gabina
03/06/2007, 10:58
É, realmente gosto não se discute mesmo: Eu já acho que o 31 é, ESTETICAMENTE falando, o sapato ideal para a Band, assim como para a SW4.
Gabina
Araruama RJ
SW493d/Band89
André-4WD
03/06/2007, 22:45
ANDRÉ,
essa é aquela?
Antonio!!!! Blz camarada?
Essa é aquela mesmo!!!
Amanha to indo buscar a viatura..hehehehe...
sds
andre
Antonio!!!! Blz camarada?
Essa é aquela mesmo!!!
Amanha to indo buscar a viatura..hehehehe...
sds
andre
André,
boa sorte e muitas felicidades com ela.
Vê se posta mais fotos.
Outra coisa, tá uma onda de furto de bands aqui em sampa. Vê se coloca algum sistema de segurança (rastreador ou alarme).
Abraço.
Antonio.
André-4WD
03/06/2007, 22:50
Volto a repetir
31 na band só serve pra rodar no asfalto e fazer passeios e trilhas bem leves
Se é isso que vai fazer, manda bala.. não tem o q pensar
É para isso mesmo, Romeu!!!
Eu tenho um jogo de pneus Mariscos na medida 275 X 75 aro 16.. que será o conjunto de trilha.
por isso to pensando em meter um 31 AT para andar por ai...
abraços
andre
P.S. assim que resgata-la, eu abrirei um topico no frota4x4
pra vcs darem uma olhada melhor e sugestoes de melhorar a viatura, ok?
Horacio Balero
06/06/2007, 08:18
Estimado Andre aqui voy a tratar de colgar algunas fotos del interior de mi Bandei, algunas del tablero, la consola y la aislacion del techo sin terminar
un abrazo y fuerza a todos los Toyoteiros.
Horacio Balero Bandei, larga azul (Gaya)
Junior Toyota
11/06/2007, 12:08
Pessoal,
Alguem tem pneu Pirelli Scorpion Mud 33 na Band?Gasta muito rapido este pneu perto do BF ou Maxxis?
Hoje tenho um BigHorner maxxis 32" e estava querendo colocar um Pirelli Scorpion Mud 33.
Vou usar tanto em trilha como na cidade.
Abraço a todos
Junior
Junior Toyota
26/06/2007, 09:45
Bom dia,
Alguem usa pneu MT da marca savero na band??Ou conhece a marca??
Qualquer dica é bem vinda.
Abraços
Junior