Ver Versão Completa : Pastilha COBREQ para carro pesado: NÃO COMBINA!
Economia porca, NÃO VALE A PENA.
Fui ontem trocar as pastilhas de freio da minha Ranger, que está com 12.000Km...
Os preços eram:
- Cobreq: R$80,00
- Frasle: R$190,00
- MotorCraft: R$259,00
Com uma mentalidade PORCA, pensei: Pastilha de freio é tudo mesma coisa, vou botar a de R$80... Botei...
Voltando do trabalho, a uns 140Km/h na BR (trabalho na cidade vizinha a que moro), me aproximei do sinal (que estava fechado com mto carro) e fui freiar normalmente. Tinha espaço normal, só que para minha surpresa, o carro não freiou! Nossa, GELEI!!!
Eu empurrava o pedal do freio com toda força e nada do carro freiar! Até freiava, mas muito pouco.
Resumindo, empurrei o pé no freio de mão, mas logo o carro começou a sair de trazeira, então tirei ele engatei a 2ª e disse adeus a minha embreagem... Consegui livrar todos os carros mas ainda subi no canteiro...
Passado o susto, fui PUTO DA VIDA trocar as pastilhas!
Diagnóstico: As pastilhas não criaram atrito suficiente e por isso o carro não freiou. Isso sobrecarregou os freios trazeiros, que logo esquentaram e perderam a eficiencia. Como as rodas não travaram, o ABS não me ajudou em nada.
Fui DIRETO trocar as pastilhas, comprei as MotorCraft e ECONOMIA PORCA, NUNCA MAIS! Fica o toque ai para o pessoal! São carros pesados e pastilhas de 2ª linha não seguram a onda não.
Abraços.
murilloaquino
18/10/2006, 12:37
Troquei as minhas com 20000 k e coloqueis as motorcraft por 220.00.Como nao entendia de pastilha, mandei colocar as melhores logo pensando principalmente na segurança.Até agora, so alegria....
Abreu
Já ouviu falar que precisa acentar a pastilha ?
Será que foi mesmo a pastilha? Já usei muita pastilha em carro grande, pequeno, médio, e nunca vi diferenças acentuadas nas freadas, apenas na vida útil das mesmas.
Eu verificaria o sistema do freio como o todo, principalmente o fluído, que pode ter fervido e não estar mais 100%, ou com ar no sistema.
Abreu
Já ouviu falar que precisa acentar a pastilha ?
Já sim... E isso foi feito...
Botei ela na segunda a tarde, rodei segunda a noite, terça de manha e o acontecido fio na terça a tarde.
Agora com as originais o freio é outro!
MUIIIIIIIIIIIITO melhor!
Abraços!
Edintruder
18/10/2006, 19:38
Eu normalmente assento as pastilhas na marra. Engato a primeira mergha e com giro mais alto eu soco o pé no freio e mantenho o carro em movimento com o pé no fundo do acelerador. Ando uns 100 metros nessa condição. Podes ter certeza que os sulcos dos discos são todos desenhados nas pastilhas rapidinho. Na Ranger tem a reduzida que ajuda muito para não forçar o motor.
Sempre fiz isso e nunca tive problemas com pastilhas mal assentadas.
De qualquer forma, nessa condição de freiar tudo o que dá a 140 por hora as pastilhas também se enterram nos sulcos de desgaste nos discos, porém a eficiência de frenagem só melhora após feito isso.
Fernando.cesar
19/10/2006, 18:51
Troquei há um mês as pastilhas da Minha Hilux 2003 TD. Coloquei Cobreq e estou muito satisfeito com o desempenho após o asssentamento....
Dieselboy
19/10/2006, 19:44
Atualmente estou utilizando pastilhas da Cobreq e até agora não tive problemas...
Agora AbreU, acho um desgaste excessivamente prematuro mesmo para pastilhas originais durarem apenas 12.000 km. :shock: :shock: Acho que você se acostumou a "segurar" a caminhonete só no freio, o que ao meu modo de ver é errado, pois sobrecarrega o sistema todo.
A "branquela" que está com pastilhas da Cobreq, pega no pesado, freia com 1.200 kg nas "costas" e nunca me aconteceu nada parecido, porém para evitar "surpresas" desagradáveis não abuso da velocidade e sempre reduzo as marchas gradativamente antes de acionar o pedal do freio.
As pastilhas nas caminhonetes aqui em casa duram em média 20 a 25 mil km.
Jean Carlo
19/10/2006, 21:04
Companheiros
Eu estou usando as pastilhas SYL, e vão muito bem, estão com mais de 15.000km e o desgaste está normal. E paguei 38 reais o jogo!!!
Agora... a 140 km/h , próximo a um sinal em uma cidade pequena, é um pouco de confiança demais nos freios, mesmo que sejam frasle...
Manera Abreu...
dalmolin
30/10/2006, 18:47
Eu sempre usei pastilhas frasle na dianteira e traseira , mas ae soh pra ve se o abreu tava falando verdade coloquei cobreq na dianteira. Nunca tomei susto tao grande , viajando a tarde com 35 ºc ao fazer o punta-tacco para entrar nas curvas notei que as rodas traseiras começaram a travar (frasle) e e o rendimento dos freios diminuiu muito (diantira cobreq) , foi entao que em 2 ocasioes vindo a 150 nas retas tive que freiar ate 40 pois caminhoes estavam ultrapassando , e na ultima frenagem as patstinlas traseiras pegaram fogo. o caminhoneiro parou e me disse pra jogar agua , mas eu falei que eram discos e ele tbm ficou em duvida. O que eu devia ter feito ? , (usei o extintor de pó) que apagou o fogo mas continuou derretendo.
Edintruder
31/10/2006, 21:20
Eu sempre usei pastilhas frasle na dianteira e traseira , mas ae soh pra ve se o abreu tava falando verdade coloquei cobreq na dianteira. Nunca tomei susto tao grande , viajando a tarde com 35 ºc ao fazer o punta-tacco para entrar nas curvas notei que as rodas traseiras começaram a travar (frasle) e e o rendimento dos freios diminuiu muito (diantira cobreq) , foi entao que em 2 ocasioes vindo a 150 nas retas tive que freiar ate 40 pois caminhoes estavam ultrapassando , e na ultima frenagem as patstinlas traseiras pegaram fogo. o caminhoneiro parou e me disse pra jogar agua , mas eu falei que eram discos e ele tbm ficou em duvida. O que eu devia ter feito ? , (usei o extintor de pó) que apagou o fogo mas continuou derretendo.
Fizesses muito bem! Se tivesses jogado água provavelmente terias jogado no lixo as pinças e discos de freio! O extintor de pó atende esse tipo de incêndio muito bem. Porém troca os reparos das pinças para não trancarem mais adiante, pois os tapa-pós que protegem os pistonetes devem ter derretido junto com as pastilhas.
Realmente está aí a comprovação que as pastilhas Cobreq não cobrecam nada!!! Bem valeu o aviso do Abreu! Segunda linha acredito que só a Syl mesmo que não pregou susto em ninguém.
Salve Abreu!
dalmolin
01/11/2006, 07:41
Realmente as cobrekona , depois que aquecem naum brekam nada. valeu o preju a 250 tah ainda parada.
Dieselboy
27/11/2006, 22:15
Pessoal
Aproveitando que está na hora da substituição dos componentes de freio da F-1000, gostaria de expor o seguinte comentário que ouvi numa conversa ao "pé do ouvido" com um conhecido meu que tem uma loja de auto-peças para caminhonetes aqui na região.
Segundo ele os comentários feitos primeiramente pelo Abreu e posteriormente pelo Dalmolin procedem, pelo pouco que ele quis falar sobre o assunto houve um lote destas pastilhas que "andaram" apresentando problemas como os que foram descritos aqui pelos participantes deste tópico.
Para exemplificar ele disse que na loja dele houve necessidade de substituir 2 pares destas pastilhas para seus clientes, pois os mesmos reclamaram da precária eficiência das mesmas.
Achei este comentário no mínimo estranho e retruquei que estou utilizando esta marca de pastilhas atualmente e até hoje felizmente não haviam apresentado nenhum contratempo, mas ele foi enfático ao afirmar que não são TODOS os lotes que estão com defeito, mas que há alguns com defeito, isso há :shock: :shock: e que no meu caso muito provavelmente tenha adquirido um jogo de um dos lotes sem defeito.
O problema é que agora que sei (e que vocês também estão cientes) deste "detalhe" como proceder para identificar qual destes lotes é o bom ou o ruim??? isso ele não soube ou não quis me responder :pensativo: :pensativo:
Agora a dúvida paira sobre minha escolha, qual marca adquirir??? Cobreq está fora de questão por enquanto, se tive sorte uma vez quem garante que serei novamente um felizardo a não ter problemas numa nova aquisição???
As únicas opções disponíveis aqui na região em TODAS as lojas são as marcas; SYL, Lona Flex, Fras Le e Cobreq :shock: :shock:
Motorcraft que é bom, NADA!!! Simplesmente não existem no mercado, até nas autorizadas não se encontram mais, pois estão fora de catálogo!!!:evil: :evil:
Pelo menos os outros ítens como os discos e lonas consegui de marcas de qualidade, tais como: TRW/Varga e originais Ford da Motorcraft, respectivamente.:dance: :dance:
Agora só faltam as pastilhas, por falar nisso alguém sabe onde posso encontrar pastilhas para a F-1000 da Motorcraft???
Dieselboy
28/11/2006, 00:21
Já que o assunto deste tópico envolve o sistema de freio, olhem o que diz no site da Bosch acerca da substituição de discos e pastilhas:
”… Observação: logo após ter sido feita a troca dos discos e pastilhas de freio, tem-se pouca eficiência do sistema de freio; isto é considerado normal pois, apesar das peças serem novas, não se tem o contato total entre as faces de frenagem (assentamento).
Esta condição de trabalho contribui para o superaquecimento do sistema de freio, por este motivo é recomendado que nos primeiros 500 km rodados não sejam utilizados os freios de forma brusca (exceto em caso de emergência), pois pode-se provocar o azulamento dos discos de freio devido ao excesso de temperatura, o que poderá vir a anular a garantia do disco de freio.
Com a utilização normal os freios vão se recuperando gradativamente até atingirem a eficiência total (assentamento)…”
Fonte: http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/freios/dicas_disco.htm
Dieselboy
28/11/2006, 21:17
Ufa!!! após uma busca infindável por praticamente TODAS as lojas de auto-peças da região consegui finalmente encontrar um jogo de pastilhas remanescente de um estoque há muito esquecido pelo proprietário num canto da loja sob uma pilha enorme de caixas. As pastilhas são de uma marca que pelo menos até agora creio que seja referência no quesito qualidade - Pastilhas Bosch. :dance: :dance: e o melhor dessa história é que as mesmas não apresentaram uma diferença absurda de preço em relação às outras marcas, fiquei até mesmo surpreso, pois paguei por elas R$ 45,00.
Abaixo segue uma cotação das outras marcas:
:arrow: Pastilhas SYL - R$ 45,00
:arrow: Pastilhas Cobreq - R$ 58,00
:arrow: Pastilhas Lona Flex - R$ 45,00
:arrow: Pastilhas Fras Le - R$ 48,00
A cotação mais ABSURDA que tive foi numa concessionária Chevrolet quando solicitei o preço do jogo de pastilhas para a D-20 (pois utiliza o mesmo modelo que a F-1000) o vendedor me disse que custariam R$ 225,00 :shock: :shock: :shock: e ainda por cima que teria que fazer pedido pois não havia disponibilidade no estoque, tudo bem que a marca era de qualidade (AC/Delco) mas R$ 225,00!!! :parede: :parede:
Quanto aos outros ítens tais como: discos (TRW/Varga) e lonas (Motorcraft) paguei por eles; R$ 130,00 e R$ 20,00, respectivamente.
J.Carlos
28/11/2006, 22:21
Adquiri um par de pastilhas SYL por R$ 55,00 para minha hilux 2.8 e estou satisfeito. As da marca COBREQ estavam mais que o dobro R$ 115,00 o par, assim aproveitei a oferta da SYL...
Walter L. L. Casitta
28/11/2006, 22:32
Sempre que troco as pastilhas, mando dar um passo no disco. Dessa forma as pastilhas novas ficam bem assentadas desde o início e praticamente não dá pra perceber qualquer perda de eficiência no início. Vale a pena. Os torneiros aqui fazem na hora e cobrando R$10,00 por disco.
Marcelo R. A. da Cunha
29/11/2006, 10:07
Sempre que troco as pastilhas, mando dar um passo no disco. Dessa forma as pastilhas novas ficam bem assentadas desde o início e praticamente não dá pra perceber qualquer perda de eficiência no início. Vale a pena. Os torneiros aqui fazem na hora e cobrando R$10,00 por disco.
:palmas: :palmas: :palmas:
Esse é o processo correto para a troca das pastilhas :concordo: .
[]'s
Marcelo
Pequeno jr
29/11/2006, 14:06
Mas qtas trocas de pastilhas um disco aguenta em bom estado ??
Edintruder
29/11/2006, 19:51
Se não deixar chegar no ferro, um disco aguenta até 5 pastilhas, porém se deixar pegar no ferro, aguenta bem menos.
Walter L. L. Casitta
29/11/2006, 20:35
O meu primeiro disco durou 3 jogos de pastilhas...
dalmolin
30/11/2006, 09:06
EU vi na TV , que a Frasle eh uma empresa do grupo Randon , e que eles estão exportando ateh pros EUA , carros de fabrica saem com pastilhas frasle.
As pastilhas cobreq que estavam na dianteira da 250 eram extremamente duras , naõ "sujavam" a roda de preto , e depois da "cozinhada que levaram estavam intactas.
Tocar disco de freio eh muito relativo , na ford me mandaram trocar TODOS os discos com 100 mil km . jah tah com 155 mil , eu azulei eles umas 10 'veis' , e tah loco de bão ainda.
Os freios da ford são bons , eu lembro das silverado , se esquentava os discos , jah empenava.
Walter L. L. Casitta
30/11/2006, 09:26
No disco vem especificada a espessura mínima. Essa espessura não influi na frenagem, mas influi no funcionamento dos cilindros das pinças de freio. Se o disco estiver mais fino que o tolerado e com as pastilhas também gastas faz com que os êmbolos dos cilindros fiquem muito pra fora. Isso pode travar o freio.
Dieselboy
30/11/2006, 10:18
"...Trocar disco de freio eh muito relativo , na ford me mandaram trocar TODOS os discos com 100 mil km . jah tah com 155 mil , eu azulei eles umas 10 'veis' , e tah loco de bão ainda.
Substituir peças que ainda tem um prazo de utilidade é norma em Autorizada de qualquer bandeira :evil:
Quando tinha o Palio (indo para a terceira revisão) lembro muito bem que vieram com esse papo de precisar trocar ítens mesmo que eles não apresentassem sinais de desgaste prematuro sob a justificativa de estarem zelando pela segurança e integridade.:pensativo: :pensativo:
Nesta ocasião apenas solicitei para que substituissem o óleo e os filtros e levei numa oficina independente onde checaram todos os ítens que a Autorizada queria trocar, a resposta era o que eu já esperava tudo estava em ordem e a substituição era absolutamente desnecessária.
EU vi na TV , que a Frasle eh uma empresa do grupo Randon , e que eles estão exportando ateh pros EUA , carros de fabrica saem com pastilhas frasle.
Sim, a Frasle é do grupo Randon, originalmente era da Agrale.
Meu pai mora perto da fábrica e tenho conhecidos que trabalham lá, o negócio é gigantesco. Faz muito tempo que exportam pros States e vários outros países, para título de curiosidade produzem pastilhas e lonas de freio para trens e aeronaves.
No site http://www.frasle.com.br (http://www.frasle.com.br/) tem a lista de preços para o mercado de reposição e também um manual técnico.
[]'s
emerson_dickel
01/12/2006, 12:27
Bom Dia pessoal, só pra constar, em 2003 quando tinha um golf ano 2001, mandei umas perguntas para a fras-le (através do site) para perguntar sobre a qualidade das pastilhas fras-le perante as originais.
Nunca entrei em contato com um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) acredita que ao invés de me mandarem a resposta por email no outro dia eles me ligaram na minha empresa (fone que eu tinha prenchido no site), a secretaria da empresa disse que eu não estava e passou meu celular e acredita que me ligaram no celular, para me responder
Falaram que é a fras-le que fabrica as pastilhas na epoca para a VW mas acho que ainda eh a fornecedora oficial, e que a materia prima e processo de fabricação das que vão para a VW e ela vende como original, só muda o Controle de Qualidade, que é feito conforme pede a VW, mas ele me afirmou que são de qualidade.
Depois disso usei diversas vezes em vários carros diferentes e caminhonete tambem e nunca tive problemas.
Só que estou usando SYL, pois pago R$ 40,00 das pastilhas SYL enquando as fras-le custam aqui R$ 160 .
Um grande abraço
Edintruder
01/12/2006, 20:13
As exportações da Fras-le são feitas através da nossa empresa, e conversando com o dono de uma trasportadora que trabalhou pra Fras-le por muitos anos, ele me falou que fazia testes de lonas nos caminhões dele, a Frasle fornecia os cubos e lonas de freios e em alguns casos quando faziam modificações de material, instalavam sensores nas rodas e mediam as temperaturas em todos ou trajetos das viajens entre Caxias do Sul e Rio Grande, onde pega muita descida de serra até Porto Alegre. Ele contou todas as faixas de temperatura dos cubos que eram transmitidas para os aros. Quando a temperatura nos aros chegavam a 170°C os pneus destalonavam pra fora. Isso claro, em uso extremo. O Velho dava uma aula sobre os detalhes de funcionamento e degradação dos freios quando usados, daí ele explicava a importância do uso contínuo do freio motor.
Dieselboy
01/12/2006, 22:19
Por isso sempre defendi a tese que todos os proprietários de caminhonetes, sejam elas CS ou CD deveriam ao menos uma vez na vida ter a oportunidade de rodar carregados, mas não só com a caçamba lotada de bagagem e tralhas para o período de férias, quando me refiro à carga é peso mesmo!!! lá no limite do peso máximo tolerado.
Nestas condições é que você realmente conhece o comportamento do seu veículo, com certeza quem tem "pé-de-chumbo" vai tomar alguns bons sustos de ínício, pois o tempo de frenagem muda completamente :shock: depois vai passar a entender porque nestas situações não se pode simplesmente diante de qualquer obstáculo inesperado afundar o pé no pedal freio achando que o carro vai parar em poucos metros. Muito antes disso seria necessário reduzir gradativamente as marchas para poupar o sistema de freios de um superaquecimento, e redobrar e por vezes triplicar o espaço destinado à frenagem que geralmente se adota com o veículo vazio, mas o fundamental mesmo para evitar imprevistos é rodar no máximo a 80 ou 90 km/h.
Tem outros "detalhes" que também fazem muita diferença quando por exemplo está se levando uma carga elevada a situação é ainda pior, pois dependendo do peso o CG se eleva e o perigo de tombamento em curvas aumenta drasticamente :shock: :shock: falando assim parece óbvio e que qualquer motorista por menos instruído que seja tenha essa capacidade inata de precaução ante essas situações de risco.
Porém não é isto que ocorre, por vezes quando viajo em direção à Curitiba (região repleta de serras) não é difícil se deparar com caminhões tombados em curvas, puro fruto da imprudência dos ditos motoristas "profissionais". :evil: :evil:
Por isso sempre tive a seguinte opinião, motorista bom é aquele sujeito que tem o bom senso de se adequar ao veículo que está dirigindo seja ele qual for (carro, pick-up, caminhão, trator...) respeitando suas características e limitações.
dalmolin
08/12/2006, 07:25
[QUOTE=Dieselboy;318247]Por isso sempre defendi a tese que todos os proprietários de caminhonetes, sejam elas CS ou CD deveriam ao menos uma vez na vida ter a oportunidade de rodar carregados, mas não só com a caçamba lotada de bagagem e tralhas para o período de férias, quando me refiro à carga é peso mesmo!!! lá no limite do peso máximo tolerado.
Isso eh verdade , motorista pra dirigi camionete devia ter carteira C , iam aprender a dirigir truck , conhecer freio motor , aprender a descer serra na marcha que subiu, etc.
Dieselboy , eu com a 250 carregada nunca fervi os freios , soh azulo eles de vez em quando prq tem uma descida aqui que dah prah botah 170 ph , soh que no fim tem uma lombada :parede: :parede:
I
dalmolin
08/12/2006, 07:37
[QUOTE=Dieselboy;318247]
Porém não é isto que ocorre, por vezes quando viajo em direção à Curitiba (região repleta de serras) não é difícil se deparar com caminhões tombados em curvas, puro fruto da imprudência dos ditos motoristas "profissionais". :evil: :evil:
eu jah andei atras de bi trem carregado ateh a boca a 120 ph , inclusive fazendo curvas :shock: assutador o barulho que fazia :shock:
Dieselboy
08/12/2006, 15:53
Não sei como é o funcionamento dos tacógrafos ou se há algum "esquema" para burlar a leitura que o aparelho registra, pois pelo que vejo nas estradas aqui da região os bi-trens só respeitam a velocidade máxima de 80 km/h durante o horário comercial que por acaso é o mesmo da fiscalização com radar da Polícia Rodoviária nas estradas.
Quando o sol "baixa" é que o "bicho pega", só dá bi-trem "voando baixo" por aqui :shock: :shock::shock:
Edintruder
08/12/2006, 19:54
Não sei como é o funcionamento dos tacógrafos ou se há algum "esquema" para burlar a leitura que o aparelho registra, pois pelo que vejo nas estradas aqui da região os bi-trens só respeitam a velocidade máxima de 80 km/h durante o horário comercial que por acaso é o mesmo da fiscalização com radar da Polícia Rodoviária nas estradas.
Quando o sol "baixa" é que o "bicho pega", só dá bi-trem "voando baixo" por aqui :shock: :shock::shock:
Dá para calçar a agulha, limitando a ação de registro, porém duvido que alguém esteja fazendo isso, pois normalmente registra normalmente. Os modelos de tacógrafos mais modernos não tem como fazer isso pois os discos são inseridos em uma gaveta estilo drive de computador, e os registros são sempre compatíveis e cruzados com o computador de bordo do veículo.