Ver Versão Completa : Regulagens de bomba injetora
dalmolin
16/10/2006, 18:12
Ae galera , a f-250 sprint sai de fábrica com regulagem da injetora de 8 ml
em baixa e 14 em alta.
Quando fiz a revisão deixei ela com 10 e 18 respectivamente, e agora vo tirah denovo prah dexah com 13 e 30 ml. Segundo o bombista prah fumacear que nem f-truck dah prah ir ateh 40ml.
O que vc acham , com 30 ela vai dah umas fumada em retomada ,mas eu acredito ser uma boa regulagem :?:
Edintruder
16/10/2006, 20:04
Tem que aumentar a pressão de injeção junto com o volume, dessa forma a fumaça diminui com o acréscimo de volume injetado.
para reduzir a fumaça, procura acelerar fundo apenas na faixa de torque, isso evita que lave as paredes dos cilindros com diesel não queimado, o que à longo prazo, desgasta mais o motor. A minha Ranger está com a regulagem escancarada também e tenho cuidado isso para não condenar o motor antes do prazo.
Marcello Ladeira
16/10/2006, 20:46
Edintruder se você fosse chutar uma cavalaria para sua pickup quanto vc acha que ela teria?
[]s,
Edintruder se você fosse chutar uma cavalaria para sua pickup quanto vc acha que ela teria?
[]s,
Eu chutaria uns 210cv!
Se ele colocasse um escapamento direto + bicos injetores + filtro de ar. Chutaria facil uns 230cv.
Edintruder
16/10/2006, 21:37
Não tenho idéia, talvez uns 130cv no chute pois estou deixando 2.8 pra trás na arrancada mesmo com os 33", mas o torque melhorou muito. Ah, no asfalto os 33" gritam!
Edintruder
16/10/2006, 21:40
Eu chutaria uns 210cv!
Se ele colocasse um escapamento direto + bicos injetores + filtro de ar. Chutaria facil uns 230cv.
Com 210cv só colocando o V6!!! Quando trocar os bicos injetores pelos da 2.8 (com 6 furos e maior capacidade) aí eu acredito que dê um novo pulmão.
Em relação ao escapamento direto estou com receio de ficar muito barulhento, mas também é questão de tempo.
Marcello Ladeira
16/10/2006, 22:31
E o consumo mudou muito?
[]s,
Com 210cv só colocando o V6!!! Quando trocar os bicos injetores pelos da 2.8 (com 6 furos e maior capacidade) aí eu acredito que dê um novo pulmão.
Em relação ao escapamento direto estou com receio de ficar muito barulhento, mas também é questão de tempo.
Disculpa, acabei lendo errado a pergunta do cara, achei que ele perguntava pela F250 do dalmolin.
IGORFROTA
17/10/2006, 07:52
Não tenho idéia, talvez uns 130cv no chute pois estou deixando 2.8 pra trás na arrancada mesmo com os 33", mas o torque melhorou muito. Ah, no asfalto os 33" gritam!
Isso é sério ????
Deixa eu ver se entendi certo : Vc está deixando Ranger Power Stroke 2.8 P/ tras ?
Isso soa como música para meus ouvidos....
Enfim juntei grana suficiente para trocar a barca em uma Ranger, que a princípio seria 2.8, mas redirecionei minhas prioridades e resolvi pegar uma 2001 por enquanto. Vou comprar os bicos do Rash p/ ela e fazer uma regulagem mais ousada na bomba. Segundo o Rash, da para chegar a uns 150CV dessa forma. Ahh, tb vou colocar Pneus 32" e BL 2".
Edin, o que vc fez para a sua ficar assim ? Bomba? Turbina ? Quais as regulagens ?
A bicha ta boa de arrancada / retomada e final ?
Esses bicos que vc pretende colocar, são os mesmos que o Rash vende ? Vai ser com ele ?
Pelo que eu li no tópico de preparação, os bicos com maior vazão do Rash servem para UPAR tanto 2.5HS como 2.8 HS, ou seja, o tamanho do motor não tem influencia sobre que bico usar.
Segundo li em outro tópico, mexer na turbina perde em outras faixas de rotação...
dalmolin
17/10/2006, 10:37
Isso é sério ????
Deixa eu ver se entendi certo : Vc está deixando Ranger Power Stroke 2.8 P/ tras ?
Enfim juntei grana suficiente para trocar a barca em uma Ranger, que a princípio seria 2.8, mas redirecionei minhas prioridades e resolvi pegar uma 2001 por enquanto. Vou comprar os bicos do Rash p/ ela e fazer uma regulagem mais ousada na bomba. Segundo o Rash, da para chegar a uns 150CV dessa forma. Ahh, tb vou colocar Pneus 32" e BL 2".
Edin, o que vc fez para a sua ficar assim ? Bomba? Turbina ? Quais as regulagens ?
Esses bicos que vc pretende colocar, são os mesmos que o Rash vende ? Vai ser com ele ?
Pelo que eu li no tópico de preparação, os bicos com maior vazão do Rash servem para UPAR tanto 2.5HS como 2.8 HS, ou seja, o tamanho do motor não tem influencia sobre que bico usar.
Segundo li em outro tópico, mexer na turbina perde em outras faixas de rotação...
A ranger 2,5 eh com relação de picape a gasolina. Compra uma e dah umas 3 volta na injetora. Fumaça eh consequencia , o interessante eh que ande bem.
IGORFROTA
17/10/2006, 11:09
No caso da relação, acho que não vou precisar mexer, já que com os pneus maiores ela ja vai ficar bastante alongada e perderei um pouco de torque.
Talvez até sinta falta de uma relação mais curta. Mas isso so vou ver depois de td pronto.
dalmolin
17/10/2006, 12:50
Edintruder , a minha 250 tem soh o 1º abafador do escape , e os gases saem ali mesmo no meio da picape. Eu tava olhando e dentro jah tem uns 4 mm de carvão incrustado nas paredes. Como eu poderia limpar isso :?:
faz tempo que vc esguelou a bomba :?: Como que tah, tem muito carvão nas saidas, dentro dos cil :?:
freitasjr
17/10/2006, 19:13
Isso é sério ????
...Segundo li em outro tópico, mexer na turbina perde em outras faixas de rotação.
Perde não, acontece isso se for o contrário, ou seja, se escancarar demais a bomba sem mecher em nada na turbina.
A minha Pajero mandei dar uma volta na bomba e aumentar a pressão em 0,8(a original era 0,6). Ficou bom, então mandei dar + meia volta na bomba(ficou 1 volta e meia) e ficou fumaçando muito e o rendimento caiu um pouco.
Então mandei ele fechar um pouquinho a bomba(ficou 1 volta e 1 quarto) e aumentar a pressão p/ 0,9 bar... Aí sim, ficou a melhor das alterações, fumaçando pouco(só nas arrancadas fortes) e com um ótimo desempenho(em todas as faixas de rotação).
Acho que se eu aumentasse um pouquinho + a pressão da turbina, o desempenho ficaria ainda melhor, mas aí, estaria pondo em risco a vida útil da mesma. Deve-se modificar mas com moderação.
Um abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
IGORFROTA
18/10/2006, 08:03
Edin...
Kd vc ???
Responde aí cara !!!
Flw
Edintruder
18/10/2006, 20:03
Isso é sério ????
Respondendo a pergunta do Marcello, o consumo aumentou um pouco, cerca de 0,5 ~ 1 km/l mais gastona, porém vale a pena.
Igor,
Eu apenas escancarei a bomba e voltei a pressão da turbina para 1,3 bar, pois com o débito aumentado da bomba não se sente a perda de desempenho em rpm mais alta. Com os bicos do Rasch nessa condição que eu deixei a minha, com certeza o excesso de fumaça será convertido em maior potência devido a melhora dos leque de pulverização pelos bicos.
Eu preciso aumentar a pressão de injeção e pelo que eu saiba essa bomba tem esse recurso, porém eu ainda não descobri como.
Só sei que como está parece outro motor, está um pouco mais ruidoso, parece até MWM 3.9, e está andando muito! Mas tem o porém dos cuidados extras para não prejudicar a vida útil final, pois o excesso de fumaça causa alguns problemas. Mais um motivo para usar os bicos do Rasch o mais breve possível também.
IGORFROTA
19/10/2006, 07:53
Vlw Edin,
Outras perguntinhas:
1,3 Bar é a pressão original da Ranger, sem nehuma voltinha ?
O que você quis dizer com "escancarar a bomba" ? Colocou ela no máximo ?
Quais os "cuidados extras" que vc tem com o carro para evitar desgaste ?
To doido P/ ver a galera nas 2.8 de boca aberta......
S10 MWM, FRONTIER E RANGER PS que me aguardem !!!!!:) :) :)
Respondendo a pergunta do Marcello, o consumo aumentou um pouco, cerca de 0,5 ~ 1 km/l mais gastona, porém vale a pena.
Igor,
Eu apenas escancarei a bomba e voltei a pressão da turbina para 1,3 bar, pois com o débito aumentado da bomba não se sente a perda de desempenho em rpm mais alta. Com os bicos do Rasch nessa condição que eu deixei a minha, com certeza o excesso de fumaça será convertido em maior potência devido a melhora dos leque de pulverização pelos bicos.
Eu preciso aumentar a pressão de injeção e pelo que eu saiba essa bomba tem esse recurso, porém eu ainda não descobri como.
Só sei que como está parece outro motor, está um pouco mais ruidoso, parece até MWM 3.9, e está andando muito! Mas tem o porém dos cuidados extras para não prejudicar a vida útil final, pois o excesso de fumaça causa alguns problemas. Mais um motivo para usar os bicos do Rasch o mais breve possível também.
A pressão de injeção não é aumentada na LDA ?
Edintruder
19/10/2006, 19:37
Igor, a pressão da Ranger é 1,15 Bar. Na minha eu apenas apertei o parafuso da bomba uma volta e meia, apesar de tre mais curso no parafuso.
Os cuidados são com a troca de óleo e cuido para pisar fundo apenas com rpm acima de 1500rpm, antes disso só meio pé, claro que nem sempre é possível, principalmente quando abre o sinal...
Miranda, a LDA é uma espécie de acelerador dentro da bomba que "acelera" mais para compensar o maior volume de ar admitido com mais combustível. O que o Rasch faz é substituir a LDA original por uma que permite maior curso, ganhando assim mais desempenho por, digamos, ganhar curso de acelerador.
dalmolin
20/10/2006, 09:55
galera, eu acompanhei a regulagem da bomba da minha camionete, e o LDA eh o que abre a bomba do 1º pro 2º estagio.
dah prah regulah como vc quiser, por ex se o LDA troca o estagio com 500g de pressão do turbo , dah pra regular prah trocar com 300g . o seja ela vai injetar + diesel a partir de menor pressao do turbo melhorando a retomada ou aceleração.
E vi uma silverado com a mesma regulagem da minha 250 , e naum eh que o intercooler funciona mesmo. A silverado a hora que acelera quase some na fumaça, a 250 soh fumaceia de 1500-2000 rpm com o pé na tabua, culpa do LDA adiantado. :rolleyes:
Edintruder
21/10/2006, 00:25
Sim, é uma espécie de "segundo estágio", o que ocorre é uma abertura de regulagem de saída do diesel na medida em que a pressão vai subindo. Pelo que eu entendi da LDA que o Rasch coloca, causa o início do funcionamento mais cedo e chega ao limite mais tarde mantendo uma linha de torque mais longa. No cado de reduzir a pressão da mola apenas desenroscando a base da mola em baixo do diafragma, ocorre o adiantamento da injeção, porém a curva de torque deve terminar mais cedo caso não se eleve a pressão da turbina, pois a LDA regula até 1,4 Bar (no caso a Ranger).
dalmolin
21/10/2006, 17:27
Edintruder , por ex se o lda abre + fluxo de diesel com 0,5 kg , e eu tirando pressão da mola faço aumentar a injeção jah com 0,3 Kg , blz, jah a partir de 300 g o lda estara atuando e aumentando a injeção , ateh o momento que estiver com toda vazão com 1,1 , 1,2 kg. Eu acredito que seja assim , note que eu acreditar e ser verdade são 2 coisas diferentes.
Vc falou que eu tirando pressão da mola diminuiria a faixa de torque, num intendi , ela soh vai abrir antes, e a vazão com 1,1 Kg vai ser a mesma.
Se num for assim exprica ae bixo véio :grin: :pensativo: :concordo:
Edintruder
21/10/2006, 17:59
Dalmolin, o que ocorre é que a faixa de torque é adiantada, pois a pressão máxima é alcançada próximo da rpm de torque máximo, porém se aumentares um pouco a pressão da turbina, a lda continua aumentando a vazão, tornando a faixa de torque praticamente sem diferença na rpm de torque máximo. O torque da Ranger vai de 1600 a 3500, a 1600 rpm é justamente aonde a pressão atinge 0,5 Bar e a LDA começa a funcionar, sente-se no corpo o "degrau" da explosão do torque gerando nesse momento. Se reduzir a pressão da mola e fazer com que acione a LDA a 0,3 Bar, o torque começa a aparecer mais cedo, por volta de 1300 rpm não dando a puxada com o mesmo tesão que no ponto original, porém a retomada fica muito melhor pois começa a responder no mesmo ponto onde a TGV atua. O que ocorre depois é que o torque morre a 3500 rpm 1,15 Bar na regulagem original que é alcançada próximo dos 3500 rpm. Com o ajuste da LDA, pode ocorrer que a faixa de torque seja reduzida para 3300 rpm (não sei se isso ocorreu na tua caminhonete), porém pode ser resolvido se aumentar um pouco a pressão da turbina pois a LDA faz o ajuste até 1,4 Bar. Vale notar que esse ajuste nãoo fdeve passar muito da pressão original uma vez que os coletores e dutos de admissões não permitem um fluxo uniforme de um volume muito maior de ar passando nessas condições. Não dá para comparar ao uso da TGV que permite esse monte de coisas de forma original, porém com um pouco de investimento e paciência, tem como melhorar muito a performance de qualquer motor diesel.
murilloaquino
21/10/2006, 18:14
E por isso q nos carros com injeçao eletronica, esse empuxo e sentido com menos força, mais torna mais uniforme e ganha em tempo de retomada...A injeçao mantem sempre uma pressao uniforme de acordo com a quantidade de ar q entra no motor...
dalmolin
21/10/2006, 18:42
Edin , a 250 depois da regulagem , aumentou um poko a marcha lenta( ficava 700 e tah mais prah 800 rpm). Nessa faixa de 1300 1500 ela jah começa pedalah forte e fumaceia preto ateh 2200 se for afundah o pé.
De 2200 e diante fumaceia razoável ( vi ranger fumando + ) , mas ae que tah negão , ela num para naum , dah prah sentir que o motor tah + cheio , mudou o ronco , eu num gosto de passa de 3700 e , sem frescura , onde ela ia ateh 3400 vai a 3600 , o motor vibra vc nota que tem + pressão.
ó bixo tem que respeitah a malandra , naum lembro de ter andado em picape parecida.
opala66joao@hotmail.com
06/11/2011, 17:52
Edintruder... veja bem se tu manja disso,ou outro amigo que possa ajudar. Passei no bombista pra marcar um repouso da F-1000,comprei uns elementos maior para se utilizar,é aquele vendido na rasch,aproveitando vai uma mola nova do kit super LDA... O bombista me disse que se quiser ele bota tudo isso que comprei e faz uma regulagem igual dos VW 8-150,falou que sobra potência e que quer ver o meu MWM aguentar a brincadeira... Deu vontade de testar a brincadeira,será que funciona? Ou parto pra outro modo de regulagem?
Edintruder
06/11/2011, 21:09
Mas claro que aguenta. Troca os bicos, manda ajustar a lenta pois com os bicos do Rasch a lenta ficará mais acelerada.
pede para aumentar o rpm de corte para os 4000 para entrar nos 3500 em 5a marcha. Sem mexer nisso, a BI corta nos 3000 com carga.
Para instalar a Super LDA, a lenta deve ser ajustada no parafuso do débito, a base da mola deve ser toda recuada e o parafuso da tampa da LDA deve ficar o mais para dentro possível. A contraporca deve ser removida pois o parafuso fica mais baixo que ela.
Com isso o kit funciona legal. Outro ajuste é na turbina, se a tua é valvulada, precisa aumentar um pouco a pressão, pois o kit abre até 1,5Bar, então a pressão obrigatoriamente tem que chegar a pelo menos 1,5Bar. A minha está com 1,8Bar e só mete fumaça preta forte quando entra com o giro no vermelho além dos 3000rpm.
Aproveito e te pergunto uma coisa, sabes qual é a bomba elétrica que o pessoal coloca para substituir a bomba intermediária mecânica?
opala66joao@hotmail.com
07/11/2011, 12:50
Ah... muito obrigado pela informação,a respeito,já achei uma relação coroa e pinhao 2,60 será que fica bão pra curtir a nova regulagem da BI e bicos?
A bomba elétrica eu não sei não,tenho uma bomba importada que era utilizada no meu opala de corrida,é uma holley,alimenta pra kct,to pensando em usar ela,vamos ver! Me disseram que o motor turbo tem que ser uma bomba com mais pressão do que vazão e o aspirado é o inverso....
abrax!
edu.bartz
31/08/2012, 19:34
Olá pessoal, sou novo no forum, muito legal este site.
Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar, tenho uma f250 mwm 4.2 2002 e essa semana resolvi pedir ha um bombista para abrir a bomba dela, foi aberta apena 1/4 mas provavelmente ja devia ter sido mexida anteriormente. Mas oque aconteceu é que ela não teve um bom rendimento e ainda por cima a rotação dela esta demorando para baixar, em ponto morto acelerando ela até uns 2500 rpm quando solto o acelerador ela demora uns 5 segundos para descer a 2000rpm. Alguém sabe dizer oque aconteceu? é bomba se entregando? a camionete tem 145000km. Abraços
Junior-L200Power
27/09/2012, 04:34
Olá pessoal, sou novo no forum, muito legal este site.
Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar, tenho uma f250 mwm 4.2 2002 e essa semana resolvi pedir ha um bombista para abrir a bomba dela, foi aberta apena 1/4 mas provavelmente ja devia ter sido mexida anteriormente. Mas oque aconteceu é que ela não teve um bom rendimento e ainda por cima a rotação dela esta demorando para baixar, em ponto morto acelerando ela até uns 2500 rpm quando solto o acelerador ela demora uns 5 segundos para descer a 2000rpm. Alguém sabe dizer oque aconteceu? é bomba se entregando? a camionete tem 145000km. Abraços
Amigo, respondendo antes tarde doq nunca...
Eu acho é que o cabo do seu acelerador tá enroscando hein...não tem nada a ver com bomba indo pro saco não...
Mesmo essa KM dela não sendo original pelo ano dela, essas bombas não dão pau tão cedo não...tem muita vida pela frente!!
O negócio é que ele deve ter mexido no cabo de acelerador sem querer quand ofoi mexer na bomba, daí agora ele deve ta enroscando...vai lá e passa um WD40..ou dá uma checada oq pode estar causando isso!!
E em relação ao rendimento, ela tava melhor antes?? Se tiver volta a bomba como tava, pode ter algum bico entupido, ou filtro de combustível sujo...!!
Tem que verificar algumas coisas pra saber certo o que causou essa piora de potência...ta fumaceando muito??
Abraço...!!
edu.bartz
03/12/2012, 21:28
Amigo, respondendo antes tarde doq nunca...
Eu acho é que o cabo do seu acelerador tá enroscando hein...não tem nada a ver com bomba indo pro saco não...
Mesmo essa KM dela não sendo original pelo ano dela, essas bombas não dão pau tão cedo não...tem muita vida pela frente!!
O negócio é que ele deve ter mexido no cabo de acelerador sem querer quand ofoi mexer na bomba, daí agora ele deve ta enroscando...vai lá e passa um WD40..ou dá uma checada oq pode estar causando isso!!
E em relação ao rendimento, ela tava melhor antes?? Se tiver volta a bomba como tava, pode ter algum bico entupido, ou filtro de combustível sujo...!!
Tem que verificar algumas coisas pra saber certo o que causou essa piora de potência...ta fumaceando muito??
Abraço...!!
Olá amigo, obrigado pela resposta. Ela estava fumaceando bastante, acabei levando a outro bombista para voltar como estava antes, mas ai começou a apresentar problemas ao desligar ela, as vezes não desligava de jeito nenhum, só apagando na embreagem. Acabei fazendo a bomba e revisando os bicos, agora ficou 100%, sem fumaça, rendimento bom e economia!! Abração
to precisando de ajuda, minha frontier, comprei de uma amigo sei que ele mexeu em alguma coisa, ela tem um manometro de pressão que marca 1.1 mais quando chega as 3.500 ela morre geral como se faltasse combustivel, anda muito bem desenvolve rapido mais morre as 3500 ano 2003 motor mwm. algo pode me dizer o que fazer