Ver Versão Completa : Ventoinha - qual a melhor?
Amigos,
Qual a ventoinha mais eficiente pro CJ com motor 4.1:
Hidro-dinâmica (viscosa) da F-1000 3.6, Ranger, etc;
Ou elétrica (e de qual carro)?
Meu CJ funciona sempre muito quente, quero melhorar isso.
Paulo Eduardo
16/10/2006, 13:09
olá...
eu uso a do opala 6cc elétrica, ela praticamente cobre todo o radiador.
e levo sempre uma hélice comum no carro caso de pau na elétrica.
[]´s
Gustavo,
A hidro-dinâmica requer uma certa adaptação para colocá-la no CJ, visto que ela é presa numa polia do motor e só entra em funcionamento quando aumenta a temperatura, a elétrica já não, é mais simples, só fixar, puxar dois fios e pronto. E ainda é possível colocar uma na frente do radiador deixando a original do BF-161 do lado de dentro.
Se for partir para a elétrica, uma boa opção é a do ar-condicionado do Astra. É grande e estreita, já vem com a estrutura de plástico e possui duas velocidades. Mas ela foi projetada para ficar à frente do radiador. Assoprando ar, não puxando.
[s] ventilados,
FernandoRisso
16/10/2006, 14:07
Como dito a do Astra, porém a do radiador mesmo, é maior e deve ser instalada entre o radiador e o motor, conta com 2 velocidades tb.
Colocamos uma dessas no jeep com 4.1, porém com o radiador do Landau.
[]'s refrigerados
pcervieri
16/10/2006, 14:29
A do astra e a melhor opcao mesmo.
No meu eu tirei o radiador do motor e deixei somente o eletrico com uma chave no painel que corta a corrente dele, pra passar em trechos alagados.
Esse negocio de fica tirando correia e colocando devolta nao vira.
To pensando em coloca um a frente do radiador tambem, com o mesmo sistema.
[]'s mais praticos.
Como dito a do Astra, porém a do radiador mesmo, é maior e deve ser instalada entre o radiador e o motor, conta com 2 velocidades tb.
Colocamos uma dessas no jeep com 4.1, porém com o radiador do Landau.
[]'s refrigerados
Mas...
astra de que ano?
Gostei do suporte que vc fez pro radiador... Tem mais detalhadas?
[]´s
Esse negocio de fica tirando correia e colocando devolta nao vira.
[]'s mais praticos.
Tirar a correia da ventoinha? Porque? Isso estraga a ventoinha se ela pegar na água ao cruzar rios e alagados mais profundos?
Por favor, expliquem isso pra mim porque, eu não estou a fim de deixar a hélice do meu motor no rio e ter dores de cabeça muito fortes no meio de uma trilha. Nunca tive que fazer isso porque só faço trilhas leves mas, quando precisas... já viu né!!!!
Obrigado por mencionar.
pcervieri
16/10/2006, 23:38
Tirar a correia da ventoinha? Porque? Isso estraga a ventoinha se ela pegar na água ao cruzar rios e alagados mais profundos?
Por favor, expliquem isso pra mim porque, eu não estou a fim de deixar a hélice do meu motor no rio e ter dores de cabeça muito fortes no meio de uma trilha. Nunca tive que fazer isso porque só faço trilhas leves mas, quando precisas... já viu né!!!!
Obrigado por mencionar.
E o seguinte Lama,
A helice do seu motor nao vai ficar no rio, provavelmente vai ficar dentro do seu radiador.
Acontece que quando vc esta cruzando trechos alagados, de profundidade alta, geralmente esta com a reduzida acionada e em uma velocidade constante, sendo assim seu motor esta com um giro muito alto e quando a sua helice tocar na agua, se for de "prastico" vai quebrar e se for de ferro ou aluminio com certeza vai rasgar o seu radiador.
Entao pra evitar essa dor de cabeca, geralmente tiramos a correia do motor para a ventoinha parar de funcionar e depois de cruzar o alagado colocamos novamente.
Para nao ter esse trabalho todo, tirei a ventoinha do motor do meu jeep, deixando somente a pulia e coloquei a ventoinha eletrica presa junto ao radiador, entao quando passo na agua desligo no botao a ventoinha eletrica e ligo depois de cruzar noamente.
entendeu?
Um [] sem pas de ventoinha no radiador.
FernandoRisso
17/10/2006, 08:30
Fugger,
É do astra de 2000 para frente, é bem fácil de achar, mas precisa pesquisar o preço antes. Conseguimos por 180 as 2 ventoinhas, tanto do radiador qto do ar-condicionado, por enquanto só colocamos a do radiador e já deve dar conta do recado.
Tenho mais algumas fotos do suporte do radiador sim, é bem simples de ser feito, e o radiador encaixa por cima.
[]'s
Valeu pcervieri.
Não imaginava que era tão grave assim!!!
Com certeza vou ter mais cuidado ao entrar com a joinha na água das próximas vezes. E assim que sobrar uma verba, vou ver se ponho uma ventoinha elétrica na Rural também.
Valeu.
AE !!
Usei a do ar condicionado do astra, porém colokei entre o radiador e a grade...
Ficou perfeito, alem do radiador ficar sempre limpo na lama, pq a ventoinha eh animal...
[]´s ventilados mas não frescos
Marco Costa
17/10/2006, 21:37
Então quando comprei o meu jeep foi numa 4ºfeira quinta fui experimentar dai capotei..:palmas: bom dai na sexta feira tinha o raid da meia noite fui com ele..bom na epoca era todo original..com motor do opala..arrebentou o suporte do motor e aventuinha arrebentou o radiador e tudo mais..
Bom pra resumir acabei colocando uma ventuinha do marea que é estupida mas muito grande..mas assim é melhor ah..acabei colocando o radiador da rural..espero não ter mais problemas..
abraços..
pcervieri
17/10/2006, 22:13
Então quando comprei o meu jeep foi numa 4ºfeira quinta fui experimentar dai capotei..:palmas: bom dai na sexta feira tinha o raid da meia noite fui com ele..bom na epoca era todo original..com motor do opala..arrebentou o suporte do motor e aventuinha arrebentou o radiador e tudo mais..
Bom pra resumir acabei colocando uma ventuinha do marea que é estupida mas muito grande..mas assim é melhor ah..acabei colocando o radiador da rural..espero não ter mais problemas..
abraços..
Que azar em Marco,
Ainda bem que voce nao foi andar domingo, possivelmente o jeep iria explodir.
HAHAHAHAHAHHA
Um [] e + sorte da proxima
p.peleje
18/10/2006, 10:50
Que azar em Marco,
Ainda bem que voce nao foi andar domingo, possivelmente o jeep iria explodir.
HAHAHAHAHAHHA
Um [] e + sorte da proxima
Usei do Passat V6 Alemão, ela é bem grande e possui duas velocidades. Custou R$150.
[]s
Peleje