Ver Versão Completa : Suzuki...será que eu entendi direito!?
Mineiro do Cerrado
12/10/2006, 20:19
Olá pessoal,
Estou quase mudando de grupo aqui no fórum! hehehe :)
Estou olhando o jipe do colega Paulo Perine, um Samurai Hoof 1992 (teto alto).
Andei conversando muito com o Robson lá da ALTERNATIVA4x4, o cara foi realmente atencioso. Li e reli vários tópicos aqui do fórum e alguns outros sites sobre os suzukis.
Quero ver se entendi direito....
O Samurai é menos confortável, mas dá menos manutenção e tem consumo um pouco menor.
O Vitara é mais perecido com um carro, confortável, com ar condicionado e direção hidráulica, mas gasta um pouco mais e a manutenção é mais cara.
Os dois carros não correm, (pra quem andava de niva isso ai ta normal) a média que vou poder obter se quiser usar o carro em uma ida pra Sampa por asfalto é 100km\h e ponto... 10km\h a mais ou a menos que isso.
É mais ou menos isto mesmo!? Eu usava meu niva no dia-a-dia, achava ele confortável! O banco não é o de uma Parati G3! Mas, o prazer que a altura do Niva proporciona ao vc olhar os tetos dos outros carros no sinaleiro e as pessoas ficarem com medo de esbarrar em você é impagável!!!! Hehehehe:):):) (ainda mais quando vc resolve o problema de uma rua impedida passando a 70km\h pelo terreninho ao lado como se estivesse passeando! ) Bem, isto já fois.! Ou melhor agora vou fazer isso em um Suzuki!
Pegando o bichinho quero gastar com estribos, um bagageiro e um quebra mato bons! Acho que estes são item de proteção do carro! Já que além de usá-lo no dia-a-dia vou fazer umas trilhas nos finais de semana, e nos feriados viajar até a Serra da Canastra (fia à 150km daqui) Vocês tem idéia do que vou gastar nisto!?
Abraços Do Quiejo!
Mineiro do Cerrado
12/10/2006, 22:29
Acho ou entendi tudo errado.... ou falei algo que não gostaram!!!:(
andre4x4
12/10/2006, 22:41
Dá uma olhada no sites www.rc4x4.com.br e www.todoterreno.net e pede um orçamento das proteções, lá tem tudo que vc quer, tanto para samurai como vitara.
Abs, André
Márcio Magalhães
12/10/2006, 22:59
Olá,
Quero só discordar em uma coisa: a manutenção do Vitara ser mais cara. Isso vai depender muito.
Oportunamente irei defender por aqui minha tese de que a manutenção dos Suzukis é mais barata do que a de um Niva. Só não o faço agora porque ainda preciso coletar mais alguns dados.
[]´s,
Mineiro do Cerrado
12/10/2006, 23:14
Olá,
Quero só discordar em uma coisa: a manutenção do Vitara ser mais cara. Isso vai depender muito.
Oportunamente irei defender por aqui minha tese de que a manutenção dos Suzukis é mais barata do que a de um Niva. Só não o faço agora porque ainda preciso coletar mais alguns dados.
[]´s,
Márcio,
Já vieram me falar isto mesmo! Todavia, dar uma geral em um Suzuki para deixar ele "em pé" (não quero dizer todo equipadp, mas mecânicamente funcionando bem! é caro?
Quanto vc gasta em uma ida à oficina?
Abraços
Mineiro do Cerrado
12/10/2006, 23:16
André,
Obrigado pelos sites estou olhando eles agora!!!:concordo:
Abraços do queijo :mrgreen:
bcantunes
13/10/2006, 08:53
Meu amigo, tenho um Vitara 3p 98 que uso no dia a dia, em muitas viagens de estarda de asfalto e de terra. Comprei o danado no final do ano passado e já rodei 16.000 km, sendo que na cidade rodo 30 km por dia. Então dá para imaginar quão longe eu fui nas minhas viagens... (inclusive já fui a Serra da Canastra - imperdível). Dá para rodar entre 110 e 120, mas a velocidade de cruzeiro está entre 100 e 110. A autonomia é reduzida porque o consumo é maior que um carro normal (12 km/l na estrada, com sorte) e o tanque parece de brinquedo (42 litros).
O Vitara em termos de conforto lembra um carro normal... me acostumei fácil mas quem tá acostumado com carro normal (pra quem eu dou carona eventualmente) sempre reclama que pula muito.
Manutenção: nada demais, nada de menos... fora os amortecedores, tudo é mais ou menos o preço de um carro normal. Para alguns serviços, a mão de obra deve ser um pouco mais especilizada, porque os Suzukis têm alguns macetes (principalmente no sistema ignição/injeção).
O que eu posso dizer é que eu estou feliz para caramba e que o carro é valente.
De Niva e Samurai eu não entendo nada, mas pelo que sei os Nivas dão muita manutenção (não sei se isso é verdade ou não) e os Samurais são mais robustos que os Vitara porém mais desconfortáveis.
Boas compras e boas viagens!
barantes
13/10/2006, 09:36
Falaaaaa, Mineiro do Cerrado hehehe
Cara, estamos a 1 hora de distância hein... também sou doido pra ir pra Canastra mas ainda não tive oportunidade... comprei meu Samuca há 2 meses...
Seguinte: manutenção não é nada de anormal não. Algumas coisas são + caras e outras não... mas na média não foge muito de um carro "normal". É importante pesquisar e usar o fórum e lista de discussão na net pra aprender os macetes dos Suzukis. Tem muita gente que já passou por problemas e que ajuda a gente com dicas. Eu, por exemplo, tive aquele problema de travar a alavanca de transferência no neutro... bastou trocar a bucha (R$ 40) seguindo as instruções que achei na net e o problema foi resolvido. Se tivesse levado num mecânico que não conhece Samurai/Vitara, talvez ele nem soubesse que existisse a tal bucha na caixa de transferência, já que a bucha original havia sumido corroída pelo óleo... talvez fosse mandar eu trocar a t-case inteira!
Fora isso tem mais um monte de soluções disponíveis para problemas grandes e pequenos que podem ocorrer... no mais, o Samurai é forte pra @#$%#$% e nem é tão desconfortável assim.. quer dizer, é... mas eu não to nem aí.. até gosto de pular um pouco hahaha
Dirigi ele de Brasília até Uberlândia a uma média de 90 km/h... quando a estrada era boa (sem buracos/ondulações) pegava 100 km/h... pra mim tá satisfatório, não é isso que vai me impedir de viajar...
Boa sorte na escolha do seu Suzuki. E bora pra Canastra!!!
[]s
Mineiro do Cerrado
13/10/2006, 12:11
Fala Bruno,
Com certeza teremos que marcar um encontro na Serra!!!! Vc tem que ir lá! Vou lá desde criança!!! Meu pai é louco com acmapar e meio do mato... então sempre me levou.... acho que ele tá mais entusismado com a compra do novo jipinho que eu hehehe :D O velho é fã dos 4x4! Eu quanto ficar melhor de grana vou ajudá-lo a comprar um... aliás quero poder um dia estar tão bem que possa comprar um sozinho chegar em casa entregar a chave na mão dele e dizer: - Toma gordo! Esse é seu! (Sobre o gordomé apelido, pois pra magro meu pai teria que engordar uns dez quilos ele pesa 53k!!!)
Mas vamos marcar de cai na Serra.... assim que ue comprar meu suzuki!
Lógico que meu pai vai junto... ele faz um arroz careteiro no final do dia que é ducaralho!
Vc tem que ir na Serra.... é maravilhosa!!!
Abraços vizinho.....
Márcio Magalhães
13/10/2006, 15:55
Olá,
Por experiência própria eu nem poderia dizer se sai caro arrumar o Vitara, pois estou com ele há 2 anos e até agora... nada! Só apertar parafuso frouxo.
Mas como eu havia dito, vou terminar minha pesquisa e mostrar como não é mais caro manter um Vitara, seja pela durabilidade das peças, seja pelo preço das mesmas.
Quanto a deixar um Suzuki em pé... bem, sai caro se ele estiver sem o motor... fora isso, tudo normal! rs...
[]´s,
Walter Carlos Brossel
13/10/2006, 16:21
Pessoal,
Indo à Canastra, reservem pelo menos uns 3 dias para visitarem o Vão da Babilônia. As cachoeiras Tabuão (passando pelo pula jipe), Quilombo, Véu da Noiva e outras são imperdíveis, além do visual que é fantástico. Em julho deste ano fiquei 13 dias lá e rodei todo o parque da Canastra e a Babilônia. Primeiro feriadão que der estou voltando. Quem quiser tenho tudo em GPS.
Com relação à manutenção do Vitara concordo em tudo com o que o Márcio falou.
Umbraçoproçeistudo.
ALLôs a todos.
Não tem carro sem manut. Eu comprei uma Sportage que tava ZERO BALA, estepe sem uso (era 97), lata lisinha, motor fortão, etc. Me deu uma puxa dor de cabeça com uma zica no cabeçote, que demorei quase um ano pra descobrir.
Também já tive problemas semelhantes com carro 1.0 e gastei pra caramba.
O negócio é num passa vontade! Tá a fim? Manda ver! Se der manut nóis arruma hehehe!!!!
Tambem tô afim de um ZUKI, mas agora tô sem $.
[ ]'s a todos. Minas é dá hora!!!!!!!!!!!!
Mineiro do Cerrado
13/10/2006, 21:51
HEHEHEHE:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Moçada, mais uma perguntinha que estava passando batida e o IPVA de um suzuki??? Quanto mais ou menos????
Abraços do queijo:mrgreen:
o mesmo de qualquer outro carro, ou seja aqui em MG é 4% do valor de mercado do automovel..
T+
Mineiro do Cerrado
14/10/2006, 17:12
o mesmo de qualquer outro carro, ou seja aqui em MG é 4% do valor de mercado do automovel..
T+
:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo:4% do valor de tabela, ou 4% do valor pago pelo autómovel:pensativo::pensativo::pensativo:
Suounhamos:mrgreen:
Um jipe 1992 (ou anterior)... todo mexido!!! Um niva supunhamos... que devido a cessórios e xodô e etc tenha sido vendido por uns R$25,000,00 reais...Esse seria o valor anotado no documento de recibo. É sobre este valor que vou pagar os 4%???? Ou existe uma tabela....
Pergunto porque a Parati e a Strada que tem em casa são tabeladas.... o que as vezes é bem abaixo do valore real delas!?:pensativo::pensativo::pensativo:
Abraços do queijo :mrgreen:
bcantunes
14/10/2006, 18:50
Que eu saiba usa-se a tabela da Fipe: 4% em cima do valor da tabela.
Acessório, quebra-mato, rodâo, pneuzão, som, guincho... nada disso entra na conta.
Alem do valor do IPVA, tem-se o seguro obrigatório e as taxas do Detran que aqui no Rio são salgadas para burro.
No meu caso (Vitara 3P 97/98) dá uns 900 reais, tudo...
Abraços!
é calculado sobre o valor de TABELA FIPE.... nao importa o valor de venda... se vc pagou R$1,00 num carro que vale R$20.000,00 vai pagar IPVA sobre os 20mil... assim como se vc pagou R$50.000,00 numa super jipe equipado mas seu valor de tabela é 10.000,00, vc paga imposto sobre 10mil, sacou ???
T+