Ver Versão Completa : Calço Hidráulico Toy HILUX 2.8 D - E agora ??
Salve ALL ,
O pior aconteceu ... iniciante é uma m@#$ ! Botei a Toy num Lamaçal este fim de semana em Palmital e ocorreu o prevísivel para quem não tem Snorkel ... o motor bebeu água ...
Ocorre que travou o arranque, não virou o motor nem com a retirada dos bicos e nem mesmo com a retirada do cabeçote ... entortou biela e ferrou o pistão!
Resumo da cagada .. Picape no estaleiro pra resolver .
Dúvida:
- Será que eu morri e num tô sabendo ainda ... ??
Tô abrindo o motor todo, um dos cilindros apresenta 30 centésimos de folga .. segundo o meca o aceitável seria 11 , 12 centésimos ( ele tá certo ?)...terei que retificar um cilindro .... o Virabrequim ao que me consta não foi danificado, as válvulas estão ruins...será necessario trocá-las .. amanhã faço a medição das outras bielas para conferir o alinhamento das demais ...
O que devo fazer ?? trocar tudo .. jogo de Bielas, Pistão e Anéis, comando de válvulas, válvulas ???
Há uma solução menos custosa pra tudo isso ou não vale a pena ? já que a mecanica ta fora devo fazer completo ??
Pergunto pelo seguinte fato .. a grana que já tava curta .. sumiu .. e agora não sei o que faço ...
Consegui uma biela usada (boa) por L$ 330 .. achei muito cara ou estou enganado ? por ser uma peça usada vale a pena ??
Desculpem a quantidade de dúvidas ... mas é que realmente tô estático, sem saber o que e como fazer !!
Agradeço a força de todos !
[s] cabisbaixos ...
Juninho,
Não querendo ser estraga prazer, mas já pensou em trocar de motor???
Dá uma ligada para o Gilberto (11-3965-1011) e converse com ele para saber quanto estão cobrando por um motor desses por aí...Ele é o mecânico que conserta os meus carros e pode te informar o preço de tudo isso...Dependendo como for compensa mais você pegar outro do que arrumar o seu...
[]'s não querendo desanimar ninguém,
Otávio Luiz
11/10/2006, 11:36
Meus sentimentos...:cry: :cry: :cry:
Elmer_Jeep
11/10/2006, 18:21
Salve ALL ,
O pior aconteceu ... iniciante é uma m@#$ ! Botei a Toy num Lamaçal este fim de semana em Palmital e ocorreu o prevísivel para quem não tem Snorkel ... o motor bebeu água ...
Ocorre que travou o arranque, não virou o motor nem com a retirada dos bicos e nem mesmo com a retirada do cabeçote ... entortou biela e ferrou o pistão!
Resumo da cagada .. Picape no estaleiro pra resolver .
Dúvida:
- Será que eu morri e num tô sabendo ainda ... ??
Tô abrindo o motor todo, um dos cilindros apresenta 30 centésimos de folga .. segundo o meca o aceitável seria 11 , 12 centésimos ( ele tá certo ?)...terei que retificar um cilindro ....
Essa folga já é desgaste por tempo de uso mesmo, o calço hidráulico não iria causar essa deformação no cilindro.
o Virabrequim ao que me consta não foi danificado, as válvulas estão ruins...será necessario trocá-las .. amanhã faço a medição das outras bielas para conferir o alinhamento das demais ...
É bom conferir criteriosamente essas bielas pois quando ocorre calço hidráulico umas empenam e outras encolhem...
O que devo fazer ?? trocar tudo .. jogo de Bielas, Pistão e Anéis, comando de válvulas, válvulas ???
Mande o mecanico enviar as peças pra uma Retífica de confiança e lá eles podem verificar quais itens podem ser recondicionados ou reutilizados. Explique sua situação, que a grana tá curta, etc, e se as peças que podem ser reaproveitadas não vão comprometer a vida útil do motor.
Dependendo da kilometragem do motor certamente vc terá que substituir alguns itens.
Há uma solução menos custosa pra tudo isso ou não vale a pena ? já que a mecanica ta fora devo fazer completo ??
Pergunto pelo seguinte fato .. a grana que já tava curta .. sumiu .. e agora não sei o que faço ...
A mesma resposta acima. Vai depender da kilometragem do motor(desgaste dos componentes) e análise da Retífica.
Consegui uma biela usada (boa) por L$ 330 .. achei muito cara ou estou enganado ? por ser uma peça usada vale a pena ??
Por ser usada tá caro, uma nova custa pouco mais de 500 reais, lembre-se que é usada então deve ser enviada pra Retífica para análise também.
Desculpem a quantidade de dúvidas ... mas é que realmente tô estático, sem saber o que e como fazer !!
Agradeço a força de todos !
[s] cabisbaixos ...
Espero ter ajudado,
[]'s
Juninho,
Não querendo ser estraga prazer, mas já pensou em trocar de motor???
Dá uma ligada para o Gilberto (11-3965-1011) e converse com ele para saber quanto estão cobrando por um motor desses por aí...Ele é o mecânico que conserta os meus carros e pode te informar o preço de tudo isso...Dependendo como for compensa mais você pegar outro do que arrumar o seu...
[]'s não querendo desanimar ninguém,
Beleza Alexandre !
Pensei nesta hipótese também .. mas ocmo não tenho idéia do custo de um motor deste completo .. vou orçar o serviço pra fazer o meu e cotar o preço de um outro motor com o teu meca, e ver o que compensa mais ...
Valeu pela força ...
Aliás .. já colocou Snorkel ?????????? não ??? então põe ....
[s]
Meus sentimentos...:cry: :cry: :cry:
Valeu !!! Agora não adianta chorar o leite derramado ...
Vamo pra frente ...
[s]
Leonardo Dic
11/10/2006, 20:45
Juninho, tenho um conhecido aqui q tem um motor 1kzt guardado, me parece q é bem novo. Se quiser posso ver com ele.
Será que a furação da caixa seca e embreagem muda ?
Apesar q sou mais um 5L. Se vc fosse ter q trocar bielas e pistão, compensa vc comprar o kit do 5L e deixa-la 3.0, só muda o diametro. Passa de 96 para 99,5 mm.
Ve aí, se quiser dou um pulo lá pra ver quanto ele pede no motor.
Estou a 240 km de Londrina.
Abraço
Valeu ELMER ...
A julgar pelas tuas viaturas ... o que vc disser por aqui é sempre bem vindo !! Parabéns pelo Prateado !!!! Sou fã dele !
Bom ..
Realmente pensei como você no sentido de que já que foi quase a vaca toda pro brejo, devo fazer um serviço de muito boa qualidade, pois devo ficar com a picape por um bom tempo! O problema por ora é grana pra fazer um serviço completo.
mas dentro das minhas possibilidades vou procurar fazer um bom serviço, pra não me arrepender depois !
As bielas não pude medir hoje, pois não pude ir a oficina, mas vou ser criterioso com estes itens, como biela, válvulas, retifica de cabeçote, clindro pra não me arrepender depois !!
Obrigado pela força ... se tiver outras dicas agradeço.
Logo posto fotos do estrago!!
[s]
Juninho, tenho um conhecido aqui q tem um motor 1kzt guardado, me parece q é bem novo. Se quiser posso ver com ele.
Será que a furação da caixa seca e embreagem muda ?
Apesar q sou mais um 5L. Se vc fosse ter q trocar bielas e pistão, compensa vc comprar o kit do 5L e deixa-la 3.0, só muda o diametro. Passa de 96 para 99,5 mm.
Ve aí, se quiser dou um pulo lá pra ver quanto ele pede no motor.
Estou a 240 km de Londrina.
Abraço
Fala Leonardo !!
Interessa sim ... Desculpe a ignorãncia ..mas o que seria o motor 1Kzt ??? seria o 2.5 ou nada a vê ???
Putz .. um kit da 3.0 seria o bicho .. vou ver em quanto fica pra mudar ....
Se puder ver o lance do motor e me repassar eu aguardo ..
Qq coisa mande seu tel em pvt e falamos !!!
Valeu !
[s]
Leonardo Dic
11/10/2006, 21:34
Juninho, o 1kzt, é o motor 3.0 turbo, é o mesmo que tem histórias de ferver e trincar o cabeçote. É outro motor, diferente do 2.8 (3L) e do 3.0 aspirado (5L), esses dois são praticamente o mesmo motor, só mudando o diametro do cilindro, o curso inclusive é o mesmo.
Abraço
Ah tá ...
putz .. este turbo seria bacana ! O cara tem o motor completo ?? veja o preço lá ...
[s]
Leonardo Dic
11/10/2006, 22:38
Juninho, pode deixar sexta eu falo com ele. Mas da uma informada aí se esse motor da certo na caixa seca e tb a embreagem ?
Abraço
Beleza !!
vou falar com o Elmer !!!
[s]
José Augusto
11/10/2006, 23:32
Juninho, quando vc tiver o orçamento posta aqui, na minha opnião se vai ter que gastar para fazer o motor aproveita e muda para 3.0 aspirado.
Juninho, quando vc tiver o orçamento posta aqui, na minha opnião se vai ter que gastar para fazer o motor aproveita e muda para 3.0 aspirado.
Certo José Augusto !:concordo:
Orçei por cima valores de jogo de pistão e aneis, correia dentada, jgo de junta, filtros, retentores, e mais umas coisas.. valor final de R$ 2.302,00 em peças... segundo o meca que desmontou meu motor, orçamento de peças originais ( mas não sei não)
Vou ter um orçamento detalhado na sexta e um no sábado .. no fim de semana posto aki o que foi encontrado !
Vou ver a possibilidade de transformá-lo em 3.0 aspirado ou comprar o motor turbo que o LeonardoDIc citou acima, ver o que compensa mais ... vou ver se consigo um orçamento para o 3.0 também !
[s]
guilhermeabreu
12/10/2006, 00:20
JUNINHO
No final do ano passado , tive o dissabor de ter a correia dentada arrebentada , o ESTRAGO É PARECIDO com o do calço hidráulico .
minha SW4 é 93 com motor 2.8 igual ao da sua , para vc ter uma idéia , GASTEI R$2.700,00 NO CABEÇOTE E R$7.000,00 NO MOTOR , FINAL GASTEI EXATOS R$ 9.700,00 PARA FAZER O MOTOR COMPLETO .
TROQUEI CAMISAS E PISTÕES , RETIFIQUEI O EIXO , E A MÃO DE OBRA FOI DE R$ 1.500,00 INCLUÍDO NESTE PREÇO FINAL .TROQUEI TB TODAS AS VÁLVULAS .
NÃO TROQUEI BIELAS QUE VC VAI TER QUE TROCAR , LOGO , DEVE FICAR POR MAIS DE R$10.000,00 .
UM MOTOR DESSE USADO VC DEVE ACHAR POR UNS R$6.000,00 A R$7.000,00 NO DESMANCHE , COM NOTA E BAIXA DE ALIENAÇÃO , E SE VC ACHAR UM MOTOR PARCIAL , SEM OS PERIFÉRICOS QUE VC JÁ TEM , DEVE ACHAR POR UNS 4.000 A 5.000 PAUS .
Eu não imaginava que ficava por ísto tudo , pq primeiro eu fiz só o cabeçote , e depois de 2 meses o motor foi pro saco e o meca disse que ficava por uns R$4.000,00 . Então mandei fazer , e no final ficou por R$7.000,00 , quase arrebentou minhas hemorróidas , está doendo até hoje .
PENSE BEM ANTES DE FAZER O MOTOR .
OUTRA SUGESTÃO : NÃO COMPRE PEÇA USADA PARA MONTAR DEU MOTOR , CASO RESOLVA FAZER O MESMO. DE PREFERENCIA POR PEÇAS ORIGINAIS .
SENÃO VC VAI GASTAR UMA BABA E DEPOIS FICAR INSATISFEITO .
Ave Maria ....
Agora só falta a corda e o galho pra eu me pendurar ...
Alguém puxa o cavalo ???????
Rapaz .. L$ 10.000 ??? tô perdido .... vou orçar tudo direitinho e vou postar aki, meca é sempre assim mesmo, no começo vai gastar uma mixaria, depois ... akela conversa de sempre ( É , o SR. vê .. não adiantava montar do jeito que tava , tinha que fazer .. mas agora ficou bom!!0 e lá se vão 10.000 pratas ...
Valeu pela ajuda Guilherme
[s]
José Augusto
12/10/2006, 00:37
Juninho, o guilherme já adiantou o que eu ia postar a seguir, não compre peças usadas, não dá certo, fica meia boca e o gasto final é quase o mesmo agora se prepare pois fazer um motor desse não sai menos 6k.
Elmer_Jeep
12/10/2006, 01:08
Fala Juninho, esqueci de falar sobre o que a galera já comentou acima, que dependendo do orçamento pra fazer o teu motor pode sair mais barato conseguir outro motor, desculpe por esquecer esse ponto, é que fiquei centrado nos detalhes da retífica já que trabalho nesse ramo e sempre agente tenta dar vida nova aos motores.
Outra coisa, caso vc não encontre outro motor e resolver fazer o seu tem um tópico que criei com alguns telefones de revendedores de peças, por coincidencia nessa época eu estava procurando um fornecedor de peças pra motores de Hilux. Abaixo o tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17883
[]'s
Beleza Elmer !!
O tópico vai ser de grande valia pra eu poder encontrar as peças que estou precisando .
Será que no Paraguai ou talvez Argentina teria melhores preços para peças novas deste motor ??? sei que lá existem destas picapes de kilo, então ...
Bom .. 6K já não são 10K ... portanto .. cai um pouco o preço.
Aguardo para este fim de semana a definição completa do que fazer e depois posto aki orçamentos, fotos do motor e serviços a realizar.
obrigado pela ajuda de todos !!
[s]
Leonardo Dic
13/10/2006, 14:16
Juninho, te mandei uma MP
Minha opnião sobre fazer o motor:
Compra outro
hehe
Cara, mês passado o motor da minha ranger ferveu, o cabeçote foi pro saco...
Comprei um recondicionado, gastei mais de um caminhão de latinhas e o carro está UMA BOSTA!!! um lixo, uma merda!
Pra vc ter uma idéia, pra subir a rampa da minha garagem precisa ligar a reduzida hahahaha... to com vontade de jogar o carro no lixo...
Agora estou juntando latinhas pra comprar um motor novo.
Juninho, te mandei uma MP
te ligo amanhã ...
[s]
Juninho,
A capa seca dos 3L (2.8) e 5L (3.0 sem turbo) são iguais, e são diferentes da do Kzt (3.0 turbo).
Sem dúvidas, comprar as peças no Uruguai, Paraguai ou Argentina, sai bem mais em conta.
Mas pense bem e faça bem as contas: a idéia de comprar um motor usado, com procedência e garantia, é bem mais interessante.
Afinal, motor 2.8 tem aos montes nos desmanches, e não costumam estar ruins, prefira um mais recente.
Além disso, uma boa reforma, com peças originais, custa uma pequena fortuna.
Tô passando por isso com o GM 4.1 de meu CJ: tô fazendo todo novo, mas me arrependi, pois já gastei mais de 1,5k só em peças, e isso que não precisei de pistões novos e nem precisarei mexer no cabeçote, que foi feito há pouco.
Mas é que tô comprando tudo de primeira linha: anéis, bronzinas, bomba de óleo, bómba dagua, juntas, camisas, etc. Mas é loucura;
Poderia ter comprado um motor usado com garantia e sairia bem mais barato.
Ah, e mais: Um bom motor usado que vc compre, terá sido montado pela Toyota, e não pelo zé da esquina....
ps.: eu procuraria um 5L (3.0 sem turbo), plug and play em sua Hilux...
Eh Gustavo ... quanto a questão do custo, sem dúvida uim motor usado acaba por ser em determinados pontos mais confiável, como vc citou, montado pela Toyota .. porém ...
A procedncia todos sabeos como é .. sempre vão dizer que o motor é zero, que tava novo, que era de uma picape de mulher ! e aí .. só arriscando um olho como diz, pra saber no que vai dar ! Mas é um aalternativa ...
pensei esse fds no motor 1kzt(3.0 turbo) mas por conta do lance de procedencia, NF e tudo o mais optei por fazer o meu memso ... não tenho aqui em mãos o orçamento de peças para poder postar .. mas vou postar aqui marcas e preços de tudo o que foi comprado e também do serviço de mão de obra para que possamos ter base para novos acontecimentos como este.
Semana que vem deve estar pronto novamente e estarei rumando pra SP comprar um Snorkel OGZ. Aproveito as férias e resolvo esta pendenga !!
e pego umas trilhas por aí ...
[s]
Juninho,
Aproveitando, me tira uma dúvida: Qual era a altura da água para a sua toy conseguir dar calço hidráulico???
Lembrei disso, pois recebi um e-mail da ogz oferecendo snorkel por 480 mangos, mas ainda tenho esperança de conseguir um parecido com o modelo da safari...
[]'s
Alô galera da Toyota,
Aproveitando q estão discutindo sobre os motores da Hilux e da SW4, por favor poderiam me dizer os modelos de motores em cada ano destes carros e qual o motor q tem apresentado vários casos de superaquecimento.
Faço essa pergunta porque espero em breve adquirir um destes carros.
Obrigado,
Juninho,
Aproveitando, me tira uma dúvida: Qual era a altura da água para a sua toy conseguir dar calço hidráulico???
Lembrei disso, pois recebi um e-mail da ogz oferecendo snorkel por 480 mangos, mas ainda tenho esperança de conseguir um parecido com o modelo da safari...
[]'s
Fala Alexandre ...
Putz .. imagina aí .. água na altura de um 33" ... porém , pense em vc entrar de pé relativamente embaixo, numa completa demonstração de idiotice. Foi esse o caso .. nem era tão fundo, porém se eu entrasse devagar e tivesse deixado a onda se formar antes .. talvez tivesse passado ... quando a picape parou, a água estava a 5 dedos da porta ...( MInha Toy tá com problema na torsão .. tá muito baixa .. mas ainda não consegui descobrir porque ...)
OGZ a R$ 480,00 ??????????????? Sem instalação ???? Tô indo pra SP em Novembro ....será que pego esa promoção ??? PArticularmente ... eu sou mais o OGZ do que o SAFARI !!!!:concordo:
SE tiver fotos ... poste uma da posição do teu filtro de ar .. o meu estava realmente bem baixo .. o que contribuiu na cagada ....:parede: :parede:
[s]
Juninho,
As vezes fazemos coisas que até o diabo duvida!!!...E são nessas horas que as M's acontecem!!!...Rs
Esse preço da OGZ já é instalado, mas como gosto é complicado, eu ainda so fã do safari!!!...Vai entender???...Rs...Se interessa para vc, acho que compensa ligar lá e conversar com eles...Sei que a situação não deve estar muito fácil depois do problema com a sua toy, mas se vc já for pagando agora não tem porque eles não poderem instalar só em novembro para vc!!!
Segue uma foto do meu motor que dá para ver de leve o filtro de ar...
Segue tbm uma outra foto de uma toy com snorkel da safari...
[]'s
Bacana também o Snorkel safari ... mas vc deixaria a tomada de ar para a frente também ????
Acho mais bacana ao contrário ..mas já vi tanta discussaõ a respeito disso aqui no fórum que já nem sei mais ...
Putz ! Instalado ??? Vou ligar lá sim ... como vou estar de férias em Novembro, compensa ir até SP e instalar !!
Combinamos e nos encontramos por aí ..vou num final de semana e vamos pra trilha !!!
[s]
Alguém sabe me dizer se a cor original do motor da TOY é preto ????
Tô pintando amanhã e fiquei na dúvida ...
[s] saindo do estaleiro ....
Voltando ao assunto!!!
Esse fds eu estava olhando o filtro da minha toy e percebi porque o risco do calço hidráulico existe...
A tomada de ar da hilux fica alí perto do farol, então qualquer onda vai acabar jogando água para dentro do filtro de quem não tem snorkel...O argumento é pegar ar fresco para o motor, mas o risco fica grande para quem faz trilha com muita água...
Ainda não é a soluçao definitiva, mas para minimizar o problema desmontei a tomada de ar e assim retirei o caminho certinho que estava pronto para a água entrar...
A história é assim: O conjunto do filtro é formado por 3 peças, uma que fica atrás do farol que se junta a uma intermediária, uma intermediária que se junta ao corpo do filtro e o próprio corpo do filtro...O que eu fiz foi tirar essa intermediária e tapar aquela que fica próximo ao farol com uma mangueira de borracha grossa...
Para completar coloquei um daqueles filtros de turbina que não filtram nada na boca do filtro e pronto...
Enquanto o snorkel não chega pode ser uma boa pedida para deixar a tomada de ar mais alta e eliminar o caminho certinho que a água tem na toy...
[]'s
Alexandre
São Paulo - SP
Troller (Clips) e Hilux (Toy)
Juninho,
Vc passou da linha do farol esquerdo na água????
Já tive uma Hilux e a entrada de ar original fica bem atras do farol esquerdo......
Justamente Caio !!!
Passei o limite ... mas desculpe-me engenheiros .. mas precisava ser tão abaixo a entrada de ar ???? E se eu morasse em SP .. onde a rua virou rio ?????
Mas resolvi o problema com míseros R$ 30.00 e confesso que o resultado foi satisfatório .. fiz um Snorkel caseiro .. mangueira de 2,5 pol bracadeiras originais, stand-up plastico ( abracadeiras) uma chapa de alumínio de 75 cm +- e 0,5 mm de esspessura, 3 rebites-rosca, 1/2 metro de deblum ( aqueles acabamentos de porta de carro e um pouco de criatividade !!
Ficou até bacana na minha opinião !!! Vou ver se posto fotos detalhadas inclusive da mudança dos canos que saem do filtro de ar para encaixe na mangueira!!
Sem lembrar que tb não pode ter dó .. senão !!!! filtro e paralams originais nunca mais serão os mesmos !!!
[s]
Fotos do Snorkel ...
Made in home !!!!!!!!:roll: :pensativo: :mrgreen: :mrgreen:
[s]