Ver Versão Completa : Parafuso da polia quebrado
Celsogvs
05/10/2006, 16:38
Amigos, comprei recentemente uma Hilux SW4 ano 93 e resolvi fazer uma revisão para trocar óleo, filtros, verificar freios e correia dentada.
O mecânico disse que o parafuso que prende a polia no eixo virabrequim está quebrado la dentro, ou seja, a polia está presa por apenas (+-) 2,5 centímetros do parafuso que segundo ele mede +- 7 cm.
Não sei por quanto tempo o proprietário anterior rodou, só sei que devo arrumar, mas o que me preocupa é que o mecânico disse que terá que retirar o motor e talvez abrir o motor para retirar o eixo virabrequim.
Estou esperando um torneiro ir à oficina para tentar retirar o pedaço de parafuso, se não der certo vou ter que gastar uma grana violenta.
Alguém teria alguma idéia para ajudar a resolver este problema sem gastar muita grana.
Muito obrigado por qualquer ajuda.
[]
Gabrielpol
06/10/2006, 18:13
Oi Celso, acho exagero de parte do mecanico querer retirar o motor para consertar este problema.
So retirando o radiador vc. tera espaco para utilizar uma furadeira, e a ferramenta certa para retirar o parafuso quebrado.
Te paso o link com o tipo de ferramenta, www.irwin.com.br/novo/extratoresinterna.asp se for o caso compra que nunca esta demais ter este kit em casa.
Boa sorte.
Celso,
Acho que seu meca está certo. De fato, se não houver espaço para trabalhar com precisão, poderá até complicar mais ainda a extração do parafuso, dado que poderá haver estrago da ponta do virabrequim. Mas como ele mesmo falou "talvez", acho que ele deverá tentar extrair sem remover o motor do lugar. Se não der certo, terás que retirar o motor e tentar de novo, e se somente aí, desmontar a parte inferror do motor. Veja bem, não será necessária a desmontagem do motor inteiro. É chato, mas mais simples do que você pode estar imaginando.
Quanto à ferramenta que o Gabriel sugeriu, é um risco grande, pois à medida que o extrator entra no parafuso, ele tende a expandi-lo para o lado dificultando sua retirada. Já usei este tipo de ferramenta, e não deu certo. Já sou de casos em que o extrator quebrou dentro do parafuso.
Depois conta prá nóis o que vc resolveu, e qual foi o resultado.
[]´s
Celsogvs
07/10/2006, 08:43
Gabriel e Luca, ontem passei na oficina e a Toyota estava com a frente toda desmontada.
O meca disse que estava aguardando o torneiro mecânico que tinha ido buscar outras ferramentas. O que pude ver foi um furo no parafuso que esta dentro do virabrequim, acho que ele irá utilizar um ferramenta igual a sugerida pelo Gabriel.
Bem meus amigos, agora é so esperar.
Muito obrigado pelas dicas, fico mais tranquilo ao saber que o serviço que o meca e o torneiro estão fazendo bate com a opinião de vocês.
Assim que estiver pronto informo como foi a solução.
[]´s
Aproveitando o tópico ...
Alguém tem a especificação do retentor da polia da Hilux 97 2.8 ????
A minha vai precisar trocar e como já abri o motor pra resolver o problema do calço aproveito e troco os retentores ...
[s]
Celsogvs
10/10/2006, 10:02
Amigos, ontem fui buscar minha Hilux que estava no meca.
Depois de 4 longos dias de espera ficou pronto, um torneiro bastante paciente com uma ferramenta igual a indicada pelo Gabriel retirou o parafuso quebrado sem danificar a rosca.
Muito obrigado a todos pelas dicas.
Agora é só curtir minha Hilux que vai para a estrada amanhã.
[]'s feliz da vida por não ter gastado uma nota preta para retirar ou até abrir o motor.
[]'s feliz da vida por não ter gastado uma nota preta para retirar ou até abrir o motor.
E eu desolado pelo Calço HIDRAULICO !!!
[s] com a biela torta ...
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.