Ver Versão Completa : Radiador com "vasamento" na tampa
cmte_carvalho
03/10/2006, 21:28
Olá pessoal!
Mecânicos e "mexânicos" de plantão, ajudem-me! Certo dia fui dar uma volta com o Jeep e percebi um vasamento saindo das bordas da tampa do radiador. Como se não bastasse, a água que saía ainda era de cor marrom - como se fosse fruto de barro ou ferrugem. :shock:
Removi o radiador e efetuei uma lavagem nele e nos dutos do motor. Coloquei tudo devolta e até comprei uma tampa feita especialmente para o radiador do motor Opala (o qual uso). Infelizmente o vasamento diminuiu mas ainda permanece... :(
Eu quero até adicionar um fluido arrefecedor e protetor (comprei um da marca Wurth) mas não posso fazê-lo sabendo que ele poderá ser perdido pelo caminho. :neutral:
Um amigo meu trouxe um mecânico até a minha casa e nós avaliamos a possibilidade de colocar um vaso de expansão (a qual achei bastante interessante). Porém, o mecânico afirmou que precisaria fazer uns testes com um radiador que possuía em sua oficina, uma vez que o problema também pode estar relacionado à junta do cabeçote.
O que vocês acham? Essa é uma possibilidade real ou trata-se de uma "passada de perna" à la política brasileira..? :pensativo:
Fico no aguardo. Obrigado desde já e até!
OBS.: Olha aí LEOPOLDO, não te falei que te deixaria em paz? EHEHEHEHHE!!! :mrgreen:
Flavio Miranda
03/10/2006, 22:04
André,
Não entra nestas soluções mágicas não....!
Vai numa casa de radiadores e veja qual a tampa CERTA para ele.
Se não resolver, vc volta e eles vão testando outras até achar uma que fique ok.
E resolva isso, pois é barato, enche o saco ficar botando agua e numa trilha longa com calor forte vc pode ter problemas sérios...
[ ] s
cmte_carvalho
03/10/2006, 22:17
Fala Flávio!
Aí é que está meu amigo: a tampa já é a certa! Antes eu estava usando a do Fiat Uno que me foi "empurrada" pelo vendedor. Como estava apressado e queria resolver o problema, acabei aceitando achando que funcionaria (a tampa que veio o Jeep sequer tinha mola)...
Agora, com a tampa "certa", o vasamento diminuiu mas permanece. Eu até recortei duas rodas de borracha (câmara de ar de pneu) para complementar a vedação da tampa. Diminuiu ainda mais, porém o vasamento persiste.
Agora preciso saber se essa possibilidade da junta do cabeçote é uma realidade para o meu caso... Ou se é "enrolation"...
Até!
kiko ribeiro
03/10/2006, 22:20
boas seguinte é radiador original quando voce comprar uma tampa voce deve retirar o selo "presostato " da mesma porque se não o teu radiador pode esplodir com a preção vasamento sempre tera é uma forma de aliviar a preçõa do radiador ,, sabe como é antigamente era assim que funcionava
cmte_carvalho
03/10/2006, 22:30
Olá Kiko;
Pelo o que eu entendi você então é a favor de colocar simplesmente um vaso de expansão, certo? Nada de inspeção na junta do cabeçote...?
Até.
cmte_carvalho
04/10/2006, 10:57
E aí pessoal? Ninguém mais pode dar uma opinião sobre este caso?
Alessandro Henrique
04/10/2006, 11:24
É possível que o vasamento d'água seja consequência e não a causa do problema. Verifique se o motor não está trabalhando sobreaquecido e que a hélice esteja corretamente posicionada em relação ao radiador e que a válvula termostática esteja boa. Não é difícil de encontrar este tipo de problema na adaptação do motor GM 6 cilindros no Jeep, alguns optam inclusive, pela ventoinha de acionamento elétrico.
Sds.
cmte_carvalho
04/10/2006, 14:26
Olá Alessandro!
A hélice está em sua posição correta e o motor trabalha sem a válvula termostática.
O que eu percebo é o seguinte: com o motor ligado e o jeep parado (ponto morto), mantenho uma rotação elevada por aproximadamente 1 minuto. Até então tudo bem, não há nenhum vasamento...
Porém, tão logo eu libero o acelerador o vasamento começa. Ou seja: parece que a circulação d'água pelo motor neste momento diminui e a pressão remanescente fica concentrada na tampa.
Ainda não entendo muito bem deste sistema mas acho que é uma possibilidade. O que vocês acham?
Até!
cmte_carvalho
04/10/2006, 15:40
Estava inspecionando o motor agora a pouco e me dei conta de que dois dentes consecutivos da correia simplesmente não mais existem! :shock:
Quanto será que custa uma correia dessas..?
Até.
otavio_gomes
04/10/2006, 17:59
Comandante,
A verificação das condições da tampa do radiador e do bocal do radiador é tarefa para ser resolvida em uma oficina de radiadores.
O uso do aditivo alcool etileno glicol é altamente recomendavel também.
Sobre a tampa do radiador, ela tem 2 válvulas uma para pressão máxima - quando a água quente se expande, a do Jeep (7 lb/pol2) e a outra para permitir entrada de ar quando a água esfria e contrai, normalmente de meia lb/pol2 (não observei ainda nenhuma diferente disso).
O bocal do radiador tem um buraco grande para dentro do radiador, outro para fora do radiador e um pequenino para o tubo do ladrão (verifique se o seu está entupido). O bocal ainda tem 2 vedações: uma para a válvula de pressão máxima da tampa do radiador e a outra que não deve vasar a tampa (verifique se essa última, a mais alta, não está danificada)
A instalação do vaso de expansão é altamente recomendável.
Existem soluções caras e soluções "digratis"
solução digratis: (usei por mais de 4 anos).
primeiro corrija o defeito dopo bocal do radiador e tampa do radiador e depois, na oficina de radiadores, peça que o ladrão seja uma mangueira flexivel - instale uma garrafa pet de 2 litros é coloque a mangueira do ladrão dentro da garrafa com o final dela no fundo da garrafa.
A outra solução, você manda adaptar um vaso de expansão pressurizado, troca a tampa do radiador por uma tampa cega (sem as válvulas que falei anteriormente) e a tampa com as válvulas fica instalada no vaso de expansão.
Boa sorte,
Otávio.
José Augusto
04/10/2006, 18:42
cmte, o motor GM 6cc trabalha bem quente (por volta dos 100 graus) além de uma pressão elevada (1.2 kgf/cm2 ou 1.2 bar, quase 20% acima do GM 4cc) para uma correta troca térmica a capacidade o volume total do fluído deve ser superior a 12 litros.
Se este volume for menor, em situações de maior esforço o sistema trabalhará com déficit levando o motor a funcionar em um patamar de temperatura mais elevada e aumentando o nível da pressão.
Além de tudo isso, o aditivo que adicionamos a água é composto de um anti-congelante e anti-ferrugem, o problema que poucos sabem é que este composto é pior que água pura para o aspecto da troca térmica, como sempre queremos o melhor para nossas viaturas e no caso do arrefecimento as vezes exageramos na quantidade do aditivo junto com a água e isto leva à um aumento nas pressões internas o que acaba levando o sistema a vazar apesar de todo o resto "dentro dos conformes", falo isto por experiência própria de quem teve várias mangueiras detonadas, várias trocas de tampa vazo de expansão e um radiador estourado.
cmte_carvalho
04/10/2006, 22:25
Olá pessoal!
Quero lhes agradecer por todas as mensagens com sugestões e apoio que vocês estão enviando, entretanto a dúvida derradeira permanece: afinal de contas, a tal "junta do cabeçote" pode ou não estar causando um excesso de pressão da água no sistema???
O mecânico que esteve na minha casa alega que esta é uma grande possibilidade especialmente pelo fato do "mangote" (mangueira de borracha que liga o radiador ao duto de arrefecimento do motor), segundo ele, não estar acumulando pressão (não fica rígido)...
E agora? Até!
leopoldo
04/10/2006, 23:21
NON SENSE
OIA o golpe !
O mangote não pressuriza(fica mais duro) justamente porque o sistema não está vedando decentemente !
Se fosse vazamento de compressão, o radiador poderia estourar.
eu faria o seguinte:
liga o motor, esquenta ele ... na hora que começa a vasar, desliga, põe um par de luvas nas mãos, remova as velas espere uns 15 minutos .... sem as velas, de partida.
Se o pistão cuspir água pelo furo da vela, tem vasamento da câmara para os cilindros, senão, é outra coisa tipo: assentamento da borracha da válvula da tampa no bocal interno do radiador.... aquilo que já conversamos.
Já poliu aquele bocal de assento com bombrill ?
Marco Costa
04/10/2006, 23:26
Boa noite pessoal blz..então preciso de uma ajuda do experts...
Tenho um jeep 51 com motor de opala...o radiador deu varios problemas, muitas vezes porque os mecanicos não arrumaram direito o suporte dai raspava e furava...bom no fim o radiador foi pro pau..
Dai..não tenho espaço, estou atualmente usando o radiador do uno e a ventuinha do marea...que blz...tá virando um fiat....rsrsrs..o cara que instalou garantiu que daria conta....mas não esta dando conta...acabei trocando a junta do cabeçote pois com o radiador antigo ferveu varias vezes, estou achando que a junta já estava queimada...dai por isso que continuava esquentando...
Não estou achando radiador que caiba ...pois a ventuinha ela é bem grande deve ter uns 15cm de largura quase pega no motor..
e o pistão cuspir água pelo furo da vela, tem vasamento da câmara para os cilindros,
mas aí só de tirar a vela já da para saber se tem água, não?
ela deve estar com pontos de ferrugem ou algo assim... teve um amigo meu que teve este problema na camper dele.
era em um pistão só.
otavio_gomes
05/10/2006, 11:10
mas aí só de tirar a vela já da para saber se tem água, não?
ela deve estar com pontos de ferrugem ou algo assim... teve um amigo meu que teve este problema na camper dele.
era em um pistão só.
Xará, o processo incluiu esquentar o motor para pressurizar o sistema de arrefecimento. Com a pressão da água maior que a pressão atmosférica a tendencia é que a água vá para a câmara de combustão se houver algum vasamento.
já tive junta de cabeçote dando passagem de água para os cilindros. é muito interessante quando dá a partida no carro sem as velas e com água nos cilindros. a água sobe alto pacas (o meu tinha muita água).
Agora, é mais fácil essa verificação olhando se há bolhas de ar na água do radiador.
Me parece que o radiador em questão está com o bocal defeituoso em uma das duas vedações que possui ou estã com o ladrão entupido. nos dois casos, a melhor opção ainda é oficina de radiadores.
Um abraço,
cmte_carvalho
05/10/2006, 18:16
Olá pessoal!
Leopoldo, bem que você disse!!! Eu havia esquecido de polir a boca do radiador como você havia recomendado anteriormente...
Hoje dei uma boa volta com o Jeep e, ao chegar em casa, deixei o motor ligado e abri o capô... Ainda dei umas aceleradas para garantir mas não houve vazamento!!! :D
Além do polimento eu só coloquei água até o nível do tubo que sai do radiador e chega ao motor - antes eu colocava praticamente até a boca do radiador.
Outra coisa: conversando com um outro mecânico hoje descobri que para confirmar a queima ou não da junta do cabeçote basta verificar a vareta do óleo - se houverem bolhas esbranquiçadas, o diagnóstico de queima é certo!
Só para garantir, verifiquei a vareta do Thunderbolt e o óleo está normal.
Por agora é isso. Ainda darei mais algumas voltas para confirmar antes de adicionar o fluido arrefecedor. Obrigado novamente a todos que se proporam a dar aqui o seu "pitaco".
Até!
leopoldo
05/10/2006, 18:28
:stop:
OPA!
:discordo:
Nem sempre quando queima junta existirá a passagem de água para galerias de óleo.
Outra:
Veja se a tampa está assentando corretamente ---
tire a tampa do radiador,
agora encaixe mas não vire.
Observe se para acabar de encaixa nas travas vc tem de pressionar a tampa para baixo. :shock:
Se vc tem de pressionar, o assento "poderá" estar na altura correta, pois é evidente que ao pressionar vc age sobre a mola da válvula.
Se vc não precisa pressionar para virar, ou pressionar muito pouco, a tampa pode não ser a correta para este bocal ou .... o bocal está deformado (ou afundado, ou as orelhas deformadas para cima) e não haverá o correto assentamento da mola/válvula de retenção da pressão.
cmte_carvalho
05/10/2006, 18:40
Olá mestre!
Quanto à tampa, é preciso sim pressioná-la para baixo para que se consiga encaixar as abas (travas).
Aparentemente o assento está em condições normais, sem apresentar deformidades.
Esqueci de informar o quão difícil é encontrar um mísero vaso de expansão aqui na minha cidade. Rodei a manhã inteira por diversas lojas de autopeças e até mesmo sucatas, não achando nada... Nem mesmo a válvula termostática... :(
Até!
leopoldo
05/10/2006, 18:52
não esquece que o vazo de expansão só funcionará SE estiver instalado acima da linha do radiador.
cmte_carvalho
05/10/2006, 18:58
OPA, não sabia dessa!!! Há algum "limite específico" de altura para que o sistema funcione corretamente?
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
05/10/2006, 19:56
Olá mestre!
Quanto à tampa, é preciso sim pressioná-la para baixo para que se consiga encaixar as abas (travas).
Aparentemente o assento está em condições normais, sem apresentar deformidades.
Esqueci de informar o quão difícil é encontrar um mísero vaso de expansão aqui na minha cidade. Rodei a manhã inteira por diversas lojas de autopeças e até mesmo sucatas, não achando nada... Nem mesmo a válvula termostática... :(
Até!
Cmdt, tem no Mercado Livre... Acessórios para VeículosAcessórios e Peças p/ CarrosOutros Produto: #48462892. Só que tá 95 pilas + frete
Caros amigos!
Também tive problemas com radiador, principalmente após a troca do motor de um 4cc para 6cc, o que fiz foi o seguinte:
1) retirei a tampa do radiador, do radiador;
2) coloquei um expansor da linha VW;
3) instalei uma ventoinha elétrica e
4) coloquei aditivo na água.
Nesse caso, quando o vaso expansor faz parte da circulação da água, o bocal do reservatório tem que ser mais alto que a altura máxima do radiador, pois esse já tem a tampa com a valvula de pressão maxima (saída), mínima (retorno) e quantidade máxima de água a colocar. (foto anexa).
Se o vaso expansor for do tipo "deposito de água", como o do opala/d20, pode ser mais baixo, respeitando o seguinte esquema:
A mangueira que sai da tampa do radiador, tem que seguir até o fundo do reservatório, assim quando o motor esfriar e ocorrer a contração da água, essa mangueira puxará a água para o radiador, completando-o; Quando esquentar, jogará a água no vaso expansor.
Note, são dois sistemas diferentes.
A willys tinha um sistema assim original, vífotos no Forum, fica na grade, na altura do parachoque.
cmte_carvalho
30/10/2006, 18:51
Olá pessoal;
Estou voltando a esse assunto pelo seguinte: tem sido muito difícil encontrar o vaso de expansão original para o Opala na minha cidade até que hoje um amigo encontrou um à venda num desmanche. A questão é que o tal vaso só possui um tubo (ao invés de dois). E aí? Funciona?
Nas laterais do vaso pode-se ler o nome da marca "Motorcraft" e ainda há a marcação de nível máximo e mínimo. A tampa dele é metálica e, além do tubo em si, percebe-se dois respiros...
Fico no aguardo, até!
Caro cmte_carvalho!
O vaso que achou é da linha Ford, usado no corcel, corcelI, belina, belinaI.
A sua ligação e simples, o tubo que tem liga na tampa do radiador, onde seria o respiro.
Teoricamente, este vaso tem sua tampa já com pressão, vc teria apenas que fechar a parte superior do radiador, sem a mola que faz a pressão no sistema de arrefacimento.
Muitas vezes, essa tampa não funciona nem quando nova, então use como expansão de água somente, lembrando que a mangueira deve chegar até próximo ao fundo do vaso.
Antes de colocar este que está na foto, ia colocar um desse que descreve, por sorte consegui o da linha VW ate com o suporte.
Abraços.
Kim.
cmte_carvalho
30/10/2006, 21:05
Fala Kim!
Estava lavando o vaso agora à noite e pude verificar que ele aparentemente não acumula pressão: ao encher o vaso d'água, fechá-lo, e virá-lo de cabeça para baixo, constatei que a água vasa tanto pela mangueira quanto pelo respiro...
E agora?
Obrigado e até!
Rogério Barthy
31/10/2006, 09:49
Troquei a tampa do radiador de meu CJ-5 BF-161 e adicionei aditivo no radiador após ter efetuado a lavagem e limpesa de todo o sistema de arrefecimento.
Com o motor frio, tenho feito a vistoria do radiador e ele continua com o líquido límpo e na mesma altura, mesmo após trilhas pesadas e muita estrada em dia quente. O motor ainda possui a válvula termostática em funcionamento, já que em minha região a temperatura oscila muito, fazendo frio pela manhã e muito calor após o sol à pino.
Mesmo com o motor muito quente, o líquido de arrefecimento não é escoado pela mangueira do ladrão, já que a tampa não deixa disperdícios, o que não acontecia com a anterior, que com a corrosão, ficou com a mola mais fraca e ao aquecer o motor, já soltava líquido pelo ladrão.
Rogério
Caro cmte_carvalho!
Se vc for usaa-lo somente para armazenar a água exedente, para no momento que o motor esfriar a mesma retornar, não há problema, pois como dito, os expansores da ford deixam a desejar.
Tem que observar a mangueira, que sairá da lateral da boca do radiador e irá atá o fundo do vaso expansor.
Funcionando assim, o respiro tem que ser livre, sem pressão.
Agora no meu caso, como nas fotos postada, a tampa tem pressão, pois o vaso expansor faz parte do sistema de arrefacimento, portanto há pressão.
No seu caso não haverá pressão, somente reservatório de água.
Necessáriamente, não há necessidade de se ficar na altura do bocal, pode ficar abaixo, o importante é não ficar ar na mangueira.
Caso precise de mais informações, estou a disposição.
Abraços.
Kim.
cmte_carvalho
01/11/2006, 20:11
Olá pessoal!
Tenho a felicidade neste momento de lhes dizer que consegui resolver o meu problema! Encontrei o depósito original do Opala, além do seu suporte (também original). Este último foi pintado de preto e modificado de tal maneira que pudesse ser colocado no paralama esquerdo, próximo ao bocal do radiador.
O depósito veio sem tampa mas, com ajuda divina, acabei encontrando numa Caravan que estava sendo desmontada numa outra sucata.
Comprei ainda uma tampa sem mola, apenas para vedar o radiador. Instalei tudo e de início o vasamento pelas bordas da tampa do radiador permaneceu (o que me deixou um tanto desolado). Aumentei um pouco o furo do ladrão e coloquei uma borracha a mais na tampa - e bingo! Vedação perfeita!
Fiz todos os testes e o sistema está funcionando bacana! A água circula tranquilamente pelos tubos, chegando até o depósito (aumento de pressão) ou saindo dele (abaixamento de pressão).
Estou muito feliz! É um problema a menos para o meu querido Thunderbolt! Ah, vale dizer que contei com a ajuda de um grande amigo meu, o mototaxista Dadá, que foi em busca de muitas peças a meu serviço!
Agradeço a TODOS que de alguma maneira contribuiram aqui! Muito obrigado! E até!
Caro cmte_carvalho!
Lendo o que escreveu, não pude deixar de observar que colocou uma tampa sem mola.:shock:
Com o sistema GM, a tampa que que ter a mola para que o sistema crie pressão, diferentemento do que cloquei, como já escrevi, o que vc colocou, recebe o exedente da pressão.
A borracha que colocou está certa, mais falta a tampa com mola, compreende.
Já que teve todo o trabalho na procura, faça da maneira correta.
mantenha o radiador com a tampa com mola + vaso expansor, assi quando esquenta aumenta a água do vaso, quando esfria, baixa. Não tem nada a ver com aceleração.
Abraços.
Kim.
cmte_carvalho
02/11/2006, 00:24
Oé Kim?
Mas até aqui no fórum já me disseram que quando se usa o vaso de expansão deve-se colocar uma tampa no radiador que sirva apenas para lacrá-lo... Agora eu não entendo mais nada...
Se eu voltar a utilizar a tampa com mola (que eu já possuo) eu tenho quase certeza absoluta que o vasamento pelas bordas da mesma irá retornar.
Outra coisa: se a tampa tiver mola, não haverá uma circulação correta do líquido uma vez que, quando a pressão no interior do radiador for menor, a mola se expandirá e impedirá que o excesso de líquido que fora para o vaso retorne ao radiador, entende o que digo..? Em outras palavras, o vaso só iria encher, encher, encher... Porque sempre que a água tentasse retornar para o radiador a mola estaria lá, empatando o caminho.
Até.
Caro amigo!
Vou colocar fotos de todos os sistemas.
O da ford, VW e gm, para saber em qual vc se encaixa e, assim solucionar sus dúvidas.
Abraços.
Kim.
cmte_carvalho
04/11/2006, 13:08
Ok Kim, fico no aguardo das fotos!
De qualquer forma já dei boas voltas com o Jeep e o sistema me pareceu estar funcionando perfeitamente!
Até!