Ver Versão Completa : Faróis
Gustavo Niva
03/10/2006, 14:15
Pessoal,
to trocando os faróis do niva libre e aproveitei pra botar um resumo de algumas informações aqui, pros novatos tipo eu... por favor complementem...
Kombi nova - tem que tirar o aro do niva, furar o aro do farol e o niva para aparafusar.
Sealed-Beam (popularmente chamados de ciribim hehehe) - plug and play, porém a maioria é de péssima qualidade (queimam rápido) e um de marca boa custa em média o triplo de um genérico.
Chevette/Opalla antigos - plug and play.
Sealed-Beam são os faróis que vem com a lâmpada incorporada ao farol, ou seja, não dá pra trocar a lâmpada sem trocar o farol todo... a desvantagem disso é não poder levar lampada reserva no carro (a menos que leve um farol inteiro)
Além destes li aqui no fórum sobre adaptar os da Twister e um outro que não lembro o nome, mas que tinha lentes de policarbonato... só procurar farol aqui no fórum, só na parte de niva, que aparece...
Os do Niva não sei, mas a maioria dos faróis a venda é de 55/60w... pra colocar um de 100w (sealed-beam ou lâmpada) tem que por um relê duplo pra proteger a fiação (devido à corrente alta, pode derreter tudo), segundo esse esquema...
http://www.futriqueirosdoniva.com.br/eletro/images/esquema-farol-rally.gif
Os números que aparecem no esquema do Site do Aldo (www.futriqueirosdoniva.com.br) vêm impressos no relê...
Espero que ajude alguuém...
Agora a dúvida heheheh (tinha que ter uma)... quais desses faróis que listei acima permitem manter o limpador dos faróis funcionando? pois eu sei que os de kombi não dá por serem planos e as palhetas curvas... os do chevette/opalla servem pra isso?
Zé Novais
04/10/2006, 13:30
Fala Gustavo, cara vou colocar os farois conjugados do fusca, meu mecanico achou maneiro, vimos como ficara, depois mando as fotos do resultado pra geral.
Abç.
PS: vou tentar manter os limpadores mas desligados.
Gustavo Niva
06/10/2006, 11:56
Camaradas,
comprei 2 faróis ótimos la em São Cristóvao, mas o vendedor me deu 2 iguais (a lente eh diferente no esquerdo e direito), e eu nao percebi isso ate depois de serrar uns suportes pra encaixar no niva (encaixam perfeitamente)... os faróis são muito bons mesmo, rodei pra caramba e foram os de melhor qualidade que vi, marca Rossi, vedados, refletor grosso pra kct, lanterna integrada, etc... saiu 35R$ cada um com lampada (não é sealed bean, ou seja, da pra trocar as lampadas)... se alguém quiser amanha mesmo eu vou ver se eles tem o do outro lado la na loja e comprar, e daí vendo o par já com os suportes serrados por um preço camarada... respostas em pvt por favor ( gustavoniteroi@gmail.com )...
OBS: Dá pra manter os limpadores nesses faróis... a lente tem a curvatura identica aos originais do niva...
Abraços,
Gustavo.
Niva Libre
Nit / RJ
Rones Jr
06/10/2006, 14:24
Galera,
É o seguinte: há um modelo selead bean que tem lente lisa, parece que o carro é 2006! Instalei no Shrek na reforma. 90 W no baixo e 100W no alto. Furação idêntica. Iluminam muito bem. Fotos em meu flog. Eu usava os originais russos, queimou um, troquei pelos Opala....mas achei os atuais e gostei.
Porém, reparei no caminhão novo da VW - “Delivery” que parecem ótimos e do tamanho certo para o Niva e acho que dá até pra instalar um kit Xenom....
Atc,
Rones
shuther4x4
06/10/2006, 21:11
Fala Gustavo, cara vou colocar os farois conjugados do fusca, meu mecanico achou maneiro, vimos como ficara, depois mando as fotos do resultado pra geral.
Abç.
PS: vou tentar manter os limpadores mas desligados.
Zé, se esses forem os da inov-inovox pense bem antes de colocá-los. Um amigo meu (marcelo) comprou o dele já com esses faróis, já trocou as lâmpadas e a luminosidade continua ruim, é bem inferior ao meu que está com sealed (também já comprei assim). Parece que o problema está no foco, e a regulagem no dele pelo menos, não está surtindo efeito satisfatório. Dê uma conferida!
Gustavo Niva
07/10/2006, 05:00
há um modelo selead bean que tem lente lisa, parece que o carro é 2006! Instalei no Shrek na reforma. 90 W no baixo e 100W no alto. Furação idêntica. Iluminam muito bem. Fotos em meu flog. Eu usava os originais russos, queimou um, troquei pelos Opala....mas achei os atuais e gostei.
Cheguei a ver desses também, mas a maioria desses que tao vendendo sao xing-ling e queimam a toa, um de marca boa custa caro (vagabundo 16R$, Osram 40R$... na mesma loja) e tem que botar um rele duplo, pra garantir a fiacao... Além disso achei feios e que nao combinam com o niva, fica com cara de adaptação... mas gosto é gosto hehehhe...
Gustavo Niva
07/10/2006, 10:50
Acabei de descobrir algo fascinante... os faróis são sempre iguais dos 2 lados, as lentes são identicas o que (imagino) faz com que ilumine diferente de um lado pro outro... pelo que percebi do lado do motorista ilumina mais perto do carro e do carona mais longe... é isso mesmo? (na minha cabeca tinha q ser simétrico...)
Ou seja, nao to mais vendendo farol nao hehehhehehe, e recomendo seriamente esses farois que comprei, são aparentemente de mercedes, pelo menos é isso q ta escrito numa etiqueta nele, se alguem do rj quiser o end ou tel da loja, manda uma mp ou email que eu acho aqui...
shuther4x4
07/10/2006, 14:54
O lado esquerdo ilumina um pouco mais perto para diminuir o ofuscamento no motorista que vem na pista contrária.
Rones Jr
09/10/2006, 09:12
Cheguei a ver desses também, mas a maioria desses que tao vendendo sao xing-ling e queimam a toa, um de marca boa custa caro (vagabundo 16R$, Osram 40R$... na mesma loja) e tem que botar um rele duplo, pra garantir a fiacao... Além disso achei feios e que nao combinam com o niva, fica com cara de adaptação... mas gosto é gosto hehehhe...
Gustavo, entendo sua opinião, mas na minha os faróis de Invox(Kombi, Fusca, Passat), principalmente os com lanternas acopladas é que ficam com cara de adaptção, pois além de retirar o aro cromado ainda temos que refazer a furação. Os faróis de Niva são selead bean, padrão que também é usado nos Ford, Willys, Mavecos, Opalas, Chevettes.....mas, concordo quando diz: gosto é gosto.
Gustavo Niva
09/10/2006, 10:24
Sim, esse foi um dos motivos pelos quais nao coloquei os de Kombi.. o outro foi pq não dava pra usar os limpadores, pela lente ser plana... o que eu acho q não combina com o niva nesses que você cita, é serem lente lisa, tem sealed beam com lente "normal" também que, na minha opinião, ficam mais harmonicos com o carro... a lanterna acoplada nem entendi pq vc menciona pois nem dá pra notar se deixar desconectada...
Sim, sou detalhista e perfeccionista pra kct hehehheh...
Por outro lado imagino que esses de lente lisa iluminem melhor, certo?
Rones Jr
09/10/2006, 11:58
Sim, esse foi um dos motivos pelos quais nao coloquei os de Kombi.. o outro foi pq não dava pra usar os limpadores, pela lente ser plana... o que eu acho q não combina com o niva nesses que você cita, é serem lente lisa, tem sealed beam com lente "normal" também que, na minha opinião, ficam mais harmonicos com o carro... a lanterna acoplada nem entendi pq vc menciona pois nem dá pra notar se deixar desconectada...
Sim, sou detalhista e perfeccionista pra kct hehehheh...
Por outro lado imagino que esses de lente lisa iluminem melhor, certo?
Gustavo, me referia aos aos Inovox de Fusca que vem vêm com lanterna e alguns com milha acoplados....eu tinha destes em meu Passat 78 e citei pq acho que aí sim parece adaptado pois não há no carro . Em baixa este de lente lisa iluminam bem melhor em alta nem tanto. Os melhores que tive foram os originais russos...mesmo velhos e com o cromo interno descacando iluminvam bem melhor...um deles quebrou em uma trilha.
Quanto aos lente lisas, se não me engano a versão 2006 do Niva 2121...usa lente lisa...(http://www.nivasgerais4x4.com.br/imagens/salao/salao.html)...no mais...esse papo jah rendeu!! Rssssss.....vc sabe ai no Rio onde achar farois da Hella (milha)?? No aguardo, Rones
Rones Jr
09/10/2006, 12:03
Gustavo, me referia aos aos Inovox de Fusca que vem vêm com lanterna e alguns com milha acoplados....eu tinha destes em meu Passat 78 e citei pq acho que aí sim parece adaptado pois não há no carro . Em baixa este de lente lisa iluminam bem melhor em alta nem tanto. Os melhores que tive foram os originais russos...mesmo velhos e com o cromo interno descacando ilumunivam bem melhor...um deles quebrou em uma trilha.
Quanto aos lente lisas, se não me engano a versão 2006 do Niva 2121...usa lente lisa, veja no endereço http://www.nivasgerais4x4.com.br/imagens/salao/salao.html ...no mais...esse papo jah rendeu!! Rssssss.....vc sabe ai no Rio onde achar farois da Hella (milha)?? No aguardo, Rones
Gustavo Niva
09/10/2006, 13:41
Rendeu demais e foi totalmente inútil hehhehehe... tu é mto chato Rones xD
Sei onde achar não, mas qdo eu for em são cristóvão denovo dou uma procurada lá procê... tem várias lojas, umas só de faróis e iluminação... já procurou na Donatti 4x4 ( http://www.jet.com.br/donatti4x4/mural.asp )?
Gustavo Niva
14/12/2006, 00:04
Olha... foi mal reviver o tópico, mas tenho que dar o braço a torcer... achava que os faróis lente lisa ficariam estranhos no niva (que tem cara de velho msm heheheh), mas aparentemente ficam muito bons.
http://nivaverde.flog.oi.com.br/images/1144535277088jnObvbjpsdPRROp9Igom.JPG
shuther4x4
14/12/2006, 00:35
Esse é o niva do Rones não?
Rones, eu sei que irei tomar o maior prejú, mas como sou seu amigo, aceito trocar o meu pau a pau no seu. (coisas de amigo não)
Brincadeira!!! tá lindo seu niva! Parece que acabou de descer da cegonha!
Abraços.
friedmann
14/12/2006, 08:46
gente eu coloquei esses da inovox e vou tirar fora.... não gostei.. não ilumina legal...
Rones e gustavo que faróis estão usando???
Rones Jr
14/12/2006, 09:46
Galera, o Shrek agradece pelos elogios!! rsss....mas vamos lah, estes faróis são da marca VTO, o mesmo da linha Opala, Chevette, Maverick, Jeep.
Eles são selead bean, ou seja não troca lampada...troca logo tudo. Comprei mais 2 de reserva. Custaram 17 latinhas...incrível, mas é esse mesmo o preço. Já vi até no site do Donatti. Vc não faz nada...é mesmo plug and play...eu vi e fiz. Estes meus são 75/90 W, mas existe um modelo 90/100 W.
Meus relatos: Havia trocado os originais russos que estavam descascados, por pura estética, pois eram ótimos, usei os do Chevette lente normal, sem ser lisa, com lampadas H4 de 100W....horríveis, não iluminavam nada...vejam em meu flog que tem uma época q uso 2 pares de farois auxiliares.
Depois comprei estes VTO, tb por estética....e iluminam bem mais que os anteriores nacionais, tanto em alta como em baixa, mas em alta os russos ainda parecem ser melhores...ou eu to ficando velho mesmo!!! Estou satisfeito com os atuais, mas procuro um bom par de milhas para as aventuras noturnas.
Rones Jr
14/12/2006, 09:49
Esse é o niva do Rones não?
Rones, eu sei que irei tomar o maior prejú, mas como sou seu amigo, aceito trocar o meu pau a pau no seu. (coisas de amigo não)
Brincadeira!!! tá lindo seu niva! Parece que acabou de descer da cegonha!
Abraços.
Shutter...proposta tentadora...rsss. To arrependido da reforma....não tenho mais coragem de botar o bixin na lama!! Virou Niva da Barbie!! Rsss...
MAURICIO PASSERO
14/12/2006, 11:20
Pessoal,
Na minha viatura, coloquei faróis marca ORGUS (Universal H4), acredito que usados em Opala, Chevette, etc, com lâmpadas de 100W da linha Off Road OSRAM, ligados com relê auxiliar. Os faróis custaram R$19,00 cada e as lâmpadas R$16,00. Ficaram show, iluminam muitíssimo bem.
Onde comprei, tinham 02 modelos, com furo e sem, optei em comprar com furo, passando a "lanterna" para os faróis. No lugar das lanternas originais, substiuí as lâmpadas originais pelas do pisca do Pálio 2000, cujas são cromadas, com efeito azulado, deram um visual bem legal na viatura. Agora minhas lanternas ficam nos faróis, com visual mais "moderninho" e os piscas ascendem as 02 lâmpadas de uma só vez. Ficaram muito show!!!
Também estou instalando 02 milhas de 6 polegadas da marca Satuga, cujos vem com lâmpadas de 55W, que serão substituídas pelas mesmas de 100W Osram da linha Off Road. Tb iluminam muitíssimo bem....
Anexo uma foto dos faróis, depois posto outras com os piscas e milhas.
MAURICIO PASSERO
14/12/2006, 12:02
Algumas fotos já com os milhas e lâmpadas do Pálio.
Rones Jr
14/12/2006, 13:41
Mauricio,
q vc acho destes Satugas? Acho q são os mais próximos do Hella q vamos achar...qto pagou? Vem em Kit ou só os faróis?
MAURICIO PASSERO
14/12/2006, 15:06
Olá Rones!!
Vamos lá...Nos meus eu paguei R$65,00 cada, ou seja, R$130,00 no par. Na questão iluminação e visual eles são muito bons, realmente os mais próximos do Hella. Eu havia dito que eles tem 6 polegadas, na verdade tem 7. Eles já vem prontos para instalação, com suporte e porca para fixação e lâmpada de 55W, com lente lisa.
Onde comprei, eles tem outro modelo da Satuga, de 6 polegadas, cópia exatamente idêntica aos Hella Rally 1000, tem lente raiada e já vem com lâmpadas de 100W, top de linha dos vendidos por aqui, porém custam um pouco mais, R$115,00 cada um, mas vale a pena, pois são lindos!! Em breve estarei colocando também um par deles na minha viatura....hehehe!
Segue o link de onde comprei...caso ligue ou escreva, procure pelo Ricardo, pode dizer que eu o indiquei, irá lhe atender muito bem...
http://www.garra4x4.com.br/
As lâmpadas, comprei no site www.autoz.com.br (http://www.autoz.com.br), no menu superior, clique em "off road", depois no menu lateral clique em "iluminação, verá as lâmpadas Osram, linha Off Road. Para os milhas, custam R$10,00 cada (H3). Eles tb tinham as lâmpadas linha Rally da Phillips, mas devem estar sem estoque. Custam um pouco mais caras, mas iluminam exatamente iguais às Osram.
Espero ter ajudado.