PDA

Ver Versão Completa : Qual o custo do imposto para as lojas de veículos?

regis
28/09/2006, 15:56
Quase todos sempre se depararam com a situação de parar em uma loja para trocar o seu carro.

Você procura bastante, acredita na garantia principalmente de uma concessionária, verifica o carro objeto de sua compra, daí oferece o seu na troca.

Então eis que aparece o "avaliador" dos carros usados, e este joga o preço do seu carro, em média, 20% abaixo do valor da tabela FIPE. Você negocia, tenta entender o porque de tanta diferença e ele diz que são os impostos que ele tem que pagar com a emissão de "nota de Compra" para o seu carro.

Pelo que eu saiba, para venda de mercadorias sempre incide o ICMS (18% para SP), só que na hora da empresa pagar este ICMS, vc paga sobre o lucro, pois ele não é cumulativo.

Mas para esta "nota de compra" eu não sei como funciona.

Alguém aqui conseguiria explicar esta "matemática" das lojas de carro para desvalorizar tanto um carro na compra?

Logicamente essa desvalorização varia de 5% a 30% do valor do seu carro.... e cada um dá uma justificativa diferente.

Eu queria entender como isto funciona, para até poder negociar melhor.

Alguém conseguiria montar um "caso" para análise mostrando todo o Trâmite legal de uma loja para comprar e vender um carro?

Obrigado

Grassmann
28/09/2006, 16:10
A conta é relativamente simples.
A loja paga impostos (ICMS mais IR) sobre o lucro apurado na comercialização do veículo.
Paga ainda comissão para o vendedor do carro, quando ele vender o seu usado. Em geral, uns 2% do valor.
Paga ainda uma pequena revisão no seu carro, com troca de óleo, filtros e o que mais precisar. Aí vão mais uns R$200 a R$300.

Em suma:
- ICMS sobre o lucro (depende da UF - No PR é 17%)
- IR sobre o lucro (15%)
- Comissão do vendedor (2% sobre o total)
- Revisão R$200~300

E além disso, ainda tem que assumir o risco do carro quebrar e ele desembolsar mais uns trocos pra arrumar a encrenca. Por lei são 3 meses de garantia de motor e câmbio.

Um exemplo pra facilitar. Suponhamos que você venda seu carro de R$20.000 (tabela FIPE) por 20% a menos, ou seja R$16.000. Vamos considerar que seu carro seja efetivamente vendido pelos R$20.000 depois. Como ficam as contas:
- ICMS = R$680
- IR = R$600
- Comissão = R$400
- Revisão = R$200
Total: R$1.880
Lucro: R$2.120

Muito? Não sei não. Às vezes os carros levam meses para serem vendidos. Neste meio tempo, a tabela cai um pouco e fica mais difícil vender pelos R$20.000 do exemplo. Alguns carros exigem bem mais do que os R$200 de revisão do exemplo. Alguns carros, mesmo após revisão apresentam problemas mecânicos e exigem correção.
Outra coisa que não foi considerada no exemplo foram os custos indiretos do negócio, ou seja:
- Aluguel do local;
- Salário fixo dos vendedores;
- Salário de outros funcionários (telefonista, secretária, manobrista,...)
- Luz, água, ...
- IPTU;
- Seguro do local e do "estoque";
- Propaganda;
-...

Sinceramente, eu não trabalharia por uma margem bruta de 10% nem a pau... Se for ver o lucro líquido do vendedor, não deve chegar a uns 3% do total da transação. Pouco, se for analisar todos os riscos envolvidos.

Concordo que no nosso bolso, parece uma diferença enorme, mas se "explodir" as contas, vai ver que não são tão absurdas assim.

É uma escolha que temos q

regis
28/09/2006, 16:33
Obrigado pelo esclarecimento, mas uma coisa que um vendedor disse que ficou na minha cabeça foi que ele tinha que emitir uma nota de compra, e que tinha que pagar impostos sobre esta nota de compra.

Eu não vejo como funciona esta "operação fiscal" ....

O que vc escreveu é exatamente como eu enxergava, mas como fica a história da "nota de compra" nessa conversa toda?

Ou foi apenas mais um "papo de vendedor"?

Sendo mais claro, quando a loja emite uma nota de compra, ela paga algum imposto que não seja compensado depois?

Obrigado

Grassmann
28/09/2006, 17:10
Eles pagam impostos sobre as notas de entrada sim, mas compensam com as notas de saída. No final das contas, é como se ele pagasse ICMS sobre a diferença das operações de entrada e saída.
Cobrar nos dois tipos de notas é a única maneira. Fica difícil para o fiscal auditar se a nota de entrada corresponde a outra de saída. Na prática, ele compensa entradas e saídas do mês, independente de quais veículos se trata.

DinoGuimaraes
30/09/2006, 02:46
comissao??? revisao??? IR???
nenhum picareta paga isso nao, pelomenos na minha regiao, norte do paraná, eles ficam com todo o lucro por aki, se pagam pagam so icms e as vezes IR.
isso por aki é conversa, pq eles mesmos adoram pegar carros consignados, ou netao vc joga o preço la em baixo pra eles comprar.
bom, essa e a minha opiniao daki da minha regiao
abraços

Giovani
22/10/2006, 23:55
Vc não pode esperar receber pelo seu carro usado o preço final dele. Somente se vender para um particular.
A tabela FIPE nem sempre demonstra a realidade. É só um referencial.
Os preços variam de região para região e também com a relação oferta/procura. Tem carros que valem mais do que está na FIPE e outros menos. Isso sem entrar no mérito do estado de conservação do carro.
Uma revenda não pode receber um veículo que vale 30 mil e vendê-lo pelos mesmos 30 mil. Vão viver do quê?
Se alguém receber seu usado pelos 30 mil, é pq na verdade está com uma boa margem em cima do carro que vc está comprando. Não existe mágica.
E os custos são altos sim, mesmo para aqueles que não pagam (ou pagam pouco) impostos.
Quer ter seu usado bem avaliado? Leve ele como vc gostaria de comprá-lo.:concordo:
E não é só isso... Que carro vc tem? É um carro procurado ou é daqueles que só vc teve coragem de comprar?:lol:

[]'s