PDA

Ver Versão Completa : Motor De Arranque

guilhermeabreu
23/09/2006, 17:32
AMIGOS

Gostaria que tirassem minha dúvida.

Será que o motor de arranque das HILUX SW4 ou outra qquer são deficientes?

Tenho uma SW4 93 , que vive me aporrinhando , hora o arranque funciona hora não , ele fica sem fazer barulho nenhum , vc vai insistindo e ele pega normalmente .

O eletricista me disse que era deficiencia do fio terra , e colocou um mais grosso , melhorou , mas 3 meses depois voltou a mesma AGONIA .

Em janeiro deste ano fui a NATAL - RN. +- 3000 Km de ida , e na volta o problema se agravou que achei que iria me deixar na mão .
Em ITABUNA - BA. , ´parei numa concessionária para trocar pastilhas de freio e pedi para verificar o arranque , me disseram que o induzido e a carcaça não tinha mais jeito e teria que colocar outro pela BAGATELA DE R$3.700,00 , ha de convir que numa volta de férias vc sacar 3.700 pilas não é mole né .
Dei uma sorte tremenda , perto da concessionária tinha um FERRO-VELHO que tinha um arranque que foi tirado de uma HILUX de leilão e paguei R$1.200,00.
Ficou show .

Mas 3 meses após ter chegado , começou a dar a mesma lenha no arranque novo , ísto é , no arranque que comprei usado de uma HILUX 2004 .
Ha um mes atras começou a dar com frequencia que achei que ia me deixar na mão de novo , mas um belo dia deixou de dar , e agora tem uns 3 meses que não dá nada .

Meu vizinho que se apaixonou na minha HILUX , ACABOU COMPRANDO UMA SW4 PARA ELE , ANO 1997 3.0 com 115.000 Km , muito conservada . Outro dia atras ele bateu na minha porta e me disse que a HILUX DELE INGUIÇOU , e de imediato perguntei : ELA NÃO QUER VIRAR ? Ele surpreso , me perguntou , como vc sabe? Eu respondi , ACHO QUE O MAL DAS HILUX ,srrsrsrsrsrsrsrsrs., a minha acontece a mesma coisa .

PERGUNTO : O QUE É ÉSTA MERD@$%¨&*a de defeito ?, ísto é , QUE DEFEITO FANTASMA É ESTE ?

Luca
24/09/2006, 11:26
Será que o motor de arranque das HILUX SW4 ou outra qquer são deficientes?
Guilherme,
A minha SW está com problema parecido. Mas já faz anos, e eu estou levando. Começou de repente. O defeito é intermitente, por isso mesmo é difícil localizá-lo. Pode dar com o motor completamente frio, ou já aquecido. No inverno ou no verão. De dia ou de noite. Tendo usado previamente todos os equipamentos elétricos, ou não. Prá mim é um enigma.

1) Fiz o mesmo que você fez, ie. instalei um fio negativo em paralelo, desde o polo negativo da bateria até o bloco do motor. Pura perfumaria.
2) Troquei todo o relé do motor de partida. Original Toyota. Melhorou por uns tempos. Depois voltou a ficar ruim.
3) Troquei bateria. Uso somente de primeiríssima linha. Uma a cada 02 anos, aproximadamente. Nas primeiras duas semanas, só alegria. Depois volta a rotina.

A única vantagem, se é que se pode dizer assim, é que basta segurar na chave, por um ou dois segundos, e o motor de partida passa a virar normalmente. Daí o motor pega. Sempre.

Próxima investigação será desmontar, eu mesmo, o motor de partida, e inspecionar o induzido, medindo resistência, espira por espira, e ver se há alguma danificada. O mesmo para as escoras. Mas já estou cansado demais, prá fazer estas coisas. Quando fizer, se fizer, te conto o resultado.
Após esta envestigação, faltaria examinar o próprio miolo da chave.
Haja paciência.
Abração.

Obs.: Sugiro alterar o nome do tópico para " Motor de arranque Hilux", para facilidade de futuras pesquisas de todos.

guilhermeabreu
24/09/2006, 19:19
LUCA

É isto mesmo , o mesmo fantasma que nos persegue .

Gostei da sua idéia , de mudar o título , mas não sei como fazer , acredito que só com o auxílio dos MODERADORES .

Arbass
25/09/2006, 06:24
Prezados Toyoteiros,
(acho q me tornarei um e conto c/ ajuda de vcs)

Se melhora c/ bateria nova, talvez um alternador mais potente ajude.

Saudações,

Luca
25/09/2006, 15:20
É isto mesmo , o mesmo fantasma que nos persegue .
Guilherme, acho que próxima semana vou levar a Toya pro estaleiro. Conversarei com o meca, detidamente, e, se for o caso, pedir prá desmontar e analisar. Depois te falo.

Gostei da sua idéia , de mudar o título , mas não sei como fazer , acredito que só com o auxílio dos MODERADORES .
Antigamente, era só mandar editar a primeira mensagem, que o nome do tópico ficava disponível para edição, na mesma tela. Agora que mudou a cara do Fórum, não sei mais. Experimenta. Se não der, terás que falar com o moderador.
Abraço

Alício
25/09/2006, 15:43
Olá. tenho uma sw4 97 que fez isso uma vez. Daí levei para o mecânico que trocou o reparo do motor de partida e nunca mais tive problemas.

Renatopami
25/09/2006, 18:48
As SW4 precisam pisar na embreagem p/serem ligadas?Na minha SRV cabine dupla não precisa,mas lembro de um mitsubishi eclipse que tive,que possuia este dispositivo para ser ligado,tinha um sensor no pedal da embreagem,só ligava com o pedal no fundo...Parece que é normal em carros americanos.Tinha este mesmo problema no eclipse,de as vezes o motor de arranque funcionar e as vezez não,e o problema era neste sensor do pedal da embreagem.
ABRAÇOS!!!

guilhermeabreu
25/09/2006, 20:09
ALÍCIO

Acho que vc esta com sorte , este defeito é imprevisível , como o LUCA mesmo já disse .

RENATO

Aminha SW4 93 tem esta recomendação , mas o defeito vem aleatóriamente com o pedal da embreagem pisado ou não .

Mas vc deu uma LUZ NOVA ao caso , SE por um acaso tenha um sensor no pedal da embreagem e o sensor estiver com defeito , poderia ser o caso .

Mas qdo estava escrevendo o paragerafo anterior , me veio a cabeça que , se o defeito seria no sensor do pedal da embreagem , PORQUE o defeito sumiu qdo troquei o motor de arranque em ITABUNA-BA. ? ENTÃO concluindo : NÃO PODE SER O TAL SENSOR , CASO EXISTA.

Mas foi uma idéia interessante .

LUCA

Vamos aguardar a sua investigação .

Apesar de eu desconfiar que não vão achar nada , pois se esta funcionado normal ? , que defeito vão procurar ?

E CONTINUA O NOSSO FANTASMA PARA NOS ASSUSTAR , PREOCUPAR E TALVEZ NOS DEIXAR NA MÃO .

beni-rj
26/09/2006, 22:53
ALÍCIO e
RENATO

Não há sensor nenhum na embreagem das Hylux. A recomendação para dar a partida com a embreagem pressionada é recomendável para todos os veículos com câmbio mecãnico. Tal prática "alivia" o motor de partida, pois tem menos componentes girando.Entrtanto, a não observância não é suficiente para o mal funcioamento, nem, tampouco, o defeito fantasma citado.

[]S Hiluxminados

guilhermeabreu
27/09/2006, 10:33
beni-rj.

A sua já deu este defeito tambem?

beni-rj
27/09/2006, 22:40
Guilherme

Minha Hilux nunca apresentou esse problema, mas já tive problemas com o induzido em outro carro que deu canseira. Troquei duas vezes o dito cujo e o problema continuava com a peça nova ( na verdade supostamente nova). Vai saber o que o eletro mecânico fazia na calada da noite...

Mas,visto de longe, seu problema mais parece de Omar Contato. Experimenta checar, cuidadosamente, os bornes da Bateria e do arranque e, especialmente, o massa da bateria na carroceria. Às vezes, o contato não é bom e, ao ser solicitado no pico do arranque, a tensão cai, não sendo suficiente para o relé cumprir sua função e girar o motor de partida. Nada que um bom eletrecista com um voltímetro/amperímetro e boa vontade não detecte.

Estou surpreso, pois nunca soube ser esse um problema comum nas Hilux. Seria bom se outros usuários mais antigos se pronunciassem.
Espero que as observações do mestre Luca, de volta do estaleiro seja esclarecedora.

Boa sorte e []s Hiluxminados às vesperas dessa eleição.

guilhermeabreu
02/10/2006, 19:49
caro beni-rj

Tudo ísto que vc falou já foi checado várias vezes , foi por ísto que coloquei aqui no forum , e apareceu mais pessoas com o mesmo problema .

ATÉ ENTÃO , PERMANESSE O ENÍGMA .

Juninho
09/10/2006, 01:17
Salve All ...
É possível depois de uma entrada brusca na água .. haver o travamento do arranque ..

Ocorre que neste fimde semana ... peguei um rio fundo e a minha picape bebeu água .. resumindo .. o motor não vira nem na chave , nem direto na polia .,...
O que pode ser ???????????????

[s]

Fernando César Ximenes
09/10/2006, 07:37
Salve All ...
É possível depois de uma entrada brusca na água .. haver o travamento do arranque ..

Ocorre que neste fimde semana ... peguei um rio fundo e a minha picape bebeu água .. resumindo .. o motor não vira nem na chave , nem direto na polia .,...
O que pode ser ???????????????

[s]
Possuo um jpx com motorização hilux e ele apresentou esse mesmo defeito descrito no tópico. Foi resolvido qdo se instalou um relé no fio q leva corrente da bateria ao motor de partida. Se houver interesse de vocês sobre mais detalhes da instalação, podem fazer as perguntas e eu tentarei obter as respostas junto ao eletricista.Abraços, Fernando.

Juninho
09/10/2006, 23:51
Realmente ... o arranque estava travado !

Porém tirei o arranque e o cabeçote ... e mesmo assim não virou o motor ... acho que foi biela !!

Amanhã teremos a resposta ...q m@#$ !!

[s]

guilhermeabreu
11/10/2006, 23:53
Juninho

Acredito Que Vc Tenha Dado Calço Hidráulico .

Se Não Empenou Valvula Esta Tudo Bem , Mas Se Empenou ?, Vishiiiiimaria , é Paulera Na Cabeça , Prejú Na Certa.

Juninho
12/10/2006, 00:04
Pior Guilherme ...

Válvulas, Bielas ...

Lascou ...

se puder dar uma ajuda no tópico do calço hidráulico que criei .. agardeço!!

[s]

Luca
26/10/2006, 22:39
Bom, amigos, conforme havia dito, minha Toya foi levada para uma concessionária Toyota, e relatei o problema intermitente da partida. Ressalvei que o relé do motor de partida, já havia sido trocado, bateria idem, cabo negativo já se encontrava com um auxiliar em paralelo. Falei diretamente com o mecânico. Ele me contou sobre uma Hilux com o mesmo defeito, e que a única solução encontrada foi a substituição do motor de partida. Meu carro ficou lá, por duas semanas.
A solução encontrada foi a troca do fusível do circuito do motor de partida, pois o mesmo estava "... gerando perdas no circuito". Mais nada.
Achei ilógico, mas aceitei. O custo foi marginal. De fato, por dois dias, o motor de arranque estava um tigre. Pena, hoje de noite voltou a fraquejar.
Só resta uma saída, desmontar o motor de partida e medir resistência de cada uma das espiras. Quem sabe num fim de semana chuvoso. Prometo dar notícias.
Seguem fotos do relè trocado. Aliás, ele está queimado, mesmo. Acho que fizeram caca.
Abraço

Augustocesar
27/10/2006, 10:42
Galera,
A minha também apresentou esse problema, as vezes acontece de não dar partida, como da última vez na frente de meu cunhado, que aconselhou levar para arruamar senão ficaria na mão.
Levei ao mexânico e após quase 300 partidas o problema não repetiu, mas no outro dia na garagem ele acusou falha, depois de algumas tentativas o motor gira como uma criança.
Já troquei a bateria, troquei o regulador de voltagem e mandei verificar o alternador e esta carregando bem, mas o defeito existe.
Que fazer???
Abraços,
Augusto "De Goiás"
ÉssedablioIVTdi.

mcastanho
13/12/2009, 13:08
Pessoal,

sobre este problema do arranque, alguém achou a solução ? ou somente a troca do arranque inteiro mesmo ?

Abs,

guilhermeabreu
13/12/2009, 15:20
Pessoal,

sobre este problema do arranque, alguém achou a solução ? ou somente a troca do arranque inteiro mesmo ?

Abs,

A TODOS

No meu caso , este diabo de problema foi resolvido ha 2 anos qdo fiz uma viagem a NATAL-RN , na volta em ITABUNA-BA maravilhosa cidade , tudo lá é barato desde hospedagem a alimentação , MAS O PROBLEMA DO ARRANQUE funcionar normalmente e DE VEZ EM QDO NÃO FUNCIONAR e sabe-se lá pq ele volta a funcionar como mágica , veio acontecendo com mais frequencia nesta viagem até qdo cheguei a ITABUNA-BA que parou de funcionar direto , daí levei na concessonária VW de lá que faz o serviço da TOYOTA pq lá não tem concessionária TOYOTA e a VW de lá fez um acordo com a TOYOTA para fazer as revisões e manutenções nos carros TOYOTA , o mecanico lá disse que era o motor de arranque , que teve que levar para uma autoelétrica de fora pois lá não tinha eletricista ( veja só ) .

Qdo fui pegar no eletricista , o cara disse que não tinha conserto , PUTS ESTOU FU1@&*(IDO , pois aqui um motro de arranque era uns R$2.750,00 , em final de férias já viu né ? O cara da VW me levou num ferro velho e comprei um motor de arranque de uma HILUX cd por R$1.200,00 , que esta funcionando até hoje sem O MALDITO PROBLEMA .

SÓ QUE um amigo e vizinho meu que apaixonou-se pela minha SW4 , acabou comprando uma 97 para ele e com 6 meses de uso , APRESENTOU O MESMO FAMIGERADO DEFEITO DE PEGAR NORMALMENTE E DE VEZ EM QDO NÃO DAR SINAL DE VIDA .

Daí nos informaram que tem um eletricista aqui em Campos-RJ que é FERA , ele levou a SW4 97 dele lá neste eletricista que fez o serviço por R$80,00 e GARANTIU QUE NÃO DARIA MAIS ESTE PROBLEMA NUNCA MAIS .

E POR INCRÍVEL QUE POSSA PARECER , NUNCA MAIS DEU PROBLEMA NA SW4 DELE .

Daí perguntei a ele se ele perguntou ao eletricista qual foi o problema que deu , O ELETRICISTA DISSE A ELE QUE ÍSTO É : " SEGREDO DE PROFISSÃO " .

RESUMINDO : O PROBLEMA EXISTE , TEM SOLUÇÃO , QUE É BARATA , MAS NÃO SEI INFORMAR A VCS DO QUE SE TRATA . Mas não precisa de trocar o motor de arranque que é uma fortuna .

ABRAÇOS

marcelo de lima oliveira
02/03/2011, 18:56
Pois é estou com o mesmo problema no motor de arranque, falhando para pegar o carro. Troque a bateria, deu uma melhorada por uma semana e depois voltou a falhar. Alguém tem uma resposta?

jorge.duarte
02/03/2011, 20:56
Pessoal,
Deixo aqui meu relato sobre um problema identico, que era comum no PALIO. A Palio do meu sogro, começou com tal defeito...as vezes pegava...as vezes não...levou no eletricista, que condenou o arranque...colocado um "zerado", alguns meses só alegria, depois voltou o problema. Levou em outro eletricista...condenou o induzido do arranque, que era "zerado"...pois segundo ele dilatava e travava na carcaça...trocado e alguns meses só alegria, depois voltou o problema. Levou em outro cabeçudo, que condenou a bateria...trocado e alguns meses só alegria, depois voltou o problema. Por fim, levou em outro, que trocou o comutador da igniçao, aquele contato atras da chave da partida no painel, trocou os cabos negativo e positivo, feitos por ele, na bitola correta e ainda reforçou o terra do motor do carro.

Enfim nunca mais deu problema!!!

As vezes penamos e gastamos dinheiro com coisas simples de serem resolvidas, por cair em mãos de "profissionais" de m.... Infelizmente achamos o bom e ficamos fieis a ele!!

Abraços

guilhermeabreu
02/03/2011, 23:07
Pois é estou com o mesmo problema no motor de arranque, falhando para pegar o carro. Troque a bateria, deu uma melhorada por uma semana e depois voltou a falhar. Alguém tem uma resposta?

MARCELO LIMA DE OLIVEIRA

O tal eletricista que resolveu o problema de pegar da SW4 do meu vizinho , recentemente fiz toda a elétrica do meu ENGESA com ele , vou perguntar a ele o que ele fez na SW4 do meu vizinho , e se ele disser passo pra vc .

marcelo de lima oliveira
02/03/2011, 23:55
valeu gente, fico no aguardo!

feitosac
05/03/2011, 23:54
Galera,
Minha SW4 é 2001 e não tem este problema, mas depois de ler o tópico, e pelo que entendo de eletricidade, o problema deve ser o comutador (contato) de ignição que é acionado pela chave, com mal contato, como sugestão, passe em uma loja de Mercedes, e compre um botão de ignição de caminhão (é barato) e faça uma ligação direta com este botão, caso funcione por algum tempo sem apresentar problema troque o comutador da chave por um novo.
Abraços.

marcelo de lima oliveira
14/03/2011, 23:26
Então, parece que o problema foi resolvido. A peça reparada foi a ponte que liga a bateria ao motor de arranque que estava bem desgastada.

g0ulart
09/04/2014, 14:55
Olá pessoal.

Estou enfrentando o mesmo problema que o citado aqui. Porém no meu caso quando o carro executa a partida ela é seguida dum barulho tipo ventuinha assim:"thuinnnnn" Usuário Ezahn descreve essa característica mas não consigo entender a descrição.

Algum de vcs sabem quantos amperes um alternador funcionando corretamente fornece?sw4 93 motor 2.8 D aspirado modelo 3L.

Alguém tem imagens do automático de partida? e do RelÊ auxiliar de Partida? Valores desses dois componentes?

Att.

guilhermeabreu
10/04/2014, 22:37
Olá pessoal.

Estou enfrentando o mesmo problema que o citado aqui. Porém no meu caso quando o carro executa a partida ela é seguida dum barulho tipo ventuinha assim:"thuinnnnn" Usuário Ezahn descreve essa característica mas não consigo entender a descrição.

Algum de vcs sabem quantos amperes um alternador funcionando corretamente fornece?sw4 93 motor 2.8 D aspirado modelo 3L.

Alguém tem imagens do automático de partida? e do RelÊ auxiliar de Partida? Valores desses dois componentes?

Att.

GOULART

Este barulho é característico de problema no BENDIX .

O BENDIX é a peça que empurra o pinhão do motor de arranque para encaixar na cremalheira do volante motriz .

g0ulart
11/04/2014, 16:32
GOULART

Este barulho é característico de problema no BENDIX .

O BENDIX é a peça que empurra o pinhão do motor de arranque para encaixar na cremalheira do volante motriz .

hmmmm achava que esse era o automático e que a quela engrenagem fosse o bendix.

O eletricista abriu a "coisa", eu assisti td. a engrenagem apresentava desgastes nas pontas, o que indicava que não estava acoplando toda, somente na ponta. O que ocorria era que quando a peça estava totalmente integra, mesmo engatando somente a ponta da engrenagem ele dava a partida normal, porém com o esforço começou a desgastar a ponta fazendo escapar e as vezes engatava e as vezes não. Cada tentativa de partida que tentava dar ia consumindo bateria e chegava ao ponto de descarregar totalmente.

Com a manutenção o problema foi resolvido, achava o eletricista que estava emperrado o pistão.

Até agora não tive mais problemas.

Foi realizado uma manutenção no alternador, o rolamento interno estava imperrado impedindo o funcionamento ideal do mesmo, o carro estava andando até amarrado. Foi feito a manutenção e trocaram as escovas e o rolamento(esse rolamento deu trabalho pra tirar.)

O problema persistia então o eletricista regulou o regulador de tensão deixando bem perto do limite. o carro está um canhão comparado com o estado anterior.

Mas isso tudo saiu um pouco salgado. Mão de Obra 300 + 55 de material. Mas tenho certeza que sairia muito mais se não estivesse em cima verificando tudo.

O engraçado é que o eletricista tocava um terror, ele dizia "Meu Deus ta td F****, vai ter que comprar outro motor de partida, pq foi soldado isso e aquilo e aquilo outro..." mas no fim fez uma manutenção e está 100%

Próximo passo é instalar as bieletas que ligam a barra estabilizadora, as coisfas laterais e vou fazer um teste nela, irei para o uriguay.

Andreloppo
10/07/2015, 22:07
Boa noite amigos foristas. Ressuscitando o tópico, minha Sw4 2002 diesel começou a falhar a partida. Já achava meio estranho que as vezes arranhava a partida ao girar a chave. Agora começou a fazer o tal barulhinho téc e nem ligar. Depois de umas 2 tentativas volta a funcionar. Li nos tópicos referentes a motor de arranque que pode ser o tal do automático. O que os amigos do fórum me sugerem? Levar num eletricista? Levar na concessionária pra passarem um scanner? A viatura está com 235000 e como pretendo ficar com ela por uns 10 anos ou mais fico preocupado de uma hora o motor de arranque me deixar na mão. Sabem se tem como trocar só o automático ou é melhor trocar todo o motor de arranque por um novo? Fico no aguardo. Obrigado.

Elias_qf
15/07/2015, 13:43
leva num auto elétrico de sua confiança vai ficar muito mais em conta que na concessionaria....

sem falar que o sr. mesmo pode fazer o serviço...

desmonta td, limpa engraxa as engrenagens que tem e da uma olhada nos terminais da chave magnetica ela que geralmente da problema por desgastes

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-676917397-reparo-chave-magnetica-partida-toyota-hilux-gb-10716-_JM

esse é apenas os reparos... se o eixo estiver ruim é o mesmo da besta

no dia que fui comprar os terminais o vendedor disse que é o mesmo da besta

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-676178673-reparo-motor-partida-do-embolo-automatico-nipodenso-besta-_JM

porem não comparei para ter 100% de certeza so comprei os terminais...

Elias_qf
15/07/2015, 13:45
da uma olhada neste topico

eu coloquei a foto de como estava a peça que eu troquei...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/100359-motor-de-arranque-hilux-2-8-95-diesel-5.html

Andreloppo
16/07/2015, 17:36
Elias,

muito obrigado pelo retorno. Levei na minha oficina de confiança que após desmontar o motor de arranque encontrou justamente esses terminais bastante gastos. Infelizmente o Bendix estava com defeito também e vou trocá-lo. Valeu pela dica! Grande abraço.

Freitag
17/07/2015, 12:43
Como sempre o Elias dando uma boa dica... Vlw ..