Ver Versão Completa : Samuca com AP + Cambio Chevette + Tranfer XCrawler. Precisa adaptação nos Cardans????
Rômulo Tanure Campos
21/09/2006, 11:59
Atenção galera de Samuraizeiros.
Por favor, me tirem essa dúvida antes de comprar as peças (já achei tudo que precisava, so aguardo as dicas de voces para fechar os negocios aqui em SSA):
Ao adaptar o motor AP 2.0 na caixa do Chevette, preciso de uma flange já pronta. Pergunto:
a) Qual a melhor flange no mercado? Qual o fornecedor mais confiável?
Pelo que já lí, com esse motor, terei mais torque (mesmo em baixo giro), a caixa do Chevette acresce uma redução de 12%.
b) Será necessária uma Tranfer XCrawler para enfrentar trilhas pesadas com um pneu 31" (Geninho/ Pneus Genius 1001)?
c) Ao adaptar a Transfer de 94 no Samuca 98, com AP e Cambio Chevette, ainda vou precisar mexer nos eixos cardans?
Por favor, preciso das dicas e orientações de voces para não comprar nada errado!
Antecipadamente agradeço.
ABS
Trem Mineiro na Bahia
(Rômulo Tanure)
rtanure@bol.com.br
Ao adaptar o motor AP 2.0 na caixa do Chevette, preciso de uma flange já pronta. Pergunto:
a) Qual a melhor flange no mercado? Qual o fornecedor mais confiável?
sei lá... mas lembre-se que NAO é so a flange,.... seu mecanicao terá de fazer artezanalmente os suportes de motor ( se fizer torto, CABUM!!), vai ter que usar outro motor de arranque e embreagem, furar lata p/ a alavanca do cambio na bater no painel, novo suporte e coxim de cambio. e mais algumas coisinhas que sempre apararecem na hora..
Pelo que já lí, com esse motor, terei mais torque (mesmo em baixo giro), a caixa do Chevette acresce uma redução de 12%.
acho que 12% só se for a cx do chevette JUNIOR... compare a relacao do cambio que vc tem.
b) Será necessária uma Tranfer XCrawler para enfrentar trilhas pesadas com um pneu 31" (Geninho/ Pneus Genius 1001)?
é bom... em 4x4L fica excepcional
c) Ao adaptar a Transfer de 94 no Samuca 98, com AP e Cambio Chevette, ainda vou precisar mexer nos eixos cardans?
o Quiroz disse que no dele usando cx de chevette teve que fazer uma gambi pq o carda batia na capa seca do chevette e carda do cambio/tcase vai tem que encurtar p/ kcte!! praticamente fica uma cruzeta soldada no outra..heheheh
Por favor, preciso das dicas e orientações de voces para não comprar nada errado!
vc nao quer ouvir, néh??? conhece aquele ditado: "o barato pode sair caro"???
dá um lida...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20463
lorenzo santangelo
21/09/2006, 23:08
eu fiquei de tirar umas fotos da minha adaptaçao...mas ainda nao fiz pq o jipe ta muito sujo...
nao lavei pq nesse finde tera passeio aqui e a lama vai ser forte...
entao ja sabe,..
duas lavaçoes...
mas prometo q semana q vem tiro q coloco aqui..
lorenzo santangelo
21/09/2006, 23:12
tem varias medidas da caixa do chevete..
a minha se nao me engano é a do junior...
tem 5 marchas...
quando fiz minha adaptaçao trouxeram uma 4 marchas...ai fiz carda e tudo mais...so q nao hr da revisao da caixa viram q nao tava legal...
ai me trouxeram uma mais moderna...( essa do junior) ...
a surpresa veio na hr de colocala no lugar...
nao encaixava,,,
teve q fazer tudo denovo....
tanto a furaçao la embaixo quanto o carda dnovo...
masi outro detalhe..
embaixo dosamuka tem uma travessa fixa..
cortem ela e façam uma travessa tipo a do willis...
fica perfeito p tirar e colocar a caixa...
pq se nao amigo...
pode puxar o motor fora...
abraço
Lorenzo...
a sua travessa vc cortou fora e fez outra aparafuzada como no willys ?
vc se atentou ao fato que a travessa original é parte estrutural do chassis ? corta-la nao me parece ser uma boa ideia...
T+
Estava pensando em cortar essa travessa do meu.
Tem umas fotos ai?
pq. senão qq. coisa que precisar fazer no cambio precisa tirar o motor.
mantenha o cambio original do samurai + motor AP que nao precisa...
O problema de ficar com o cambio do samuca é que fica complicado achar a flange e as peças são bem mais caras.
Sem contar o resto, como motor de arranque, embreagem, etc.....
Um colega ferrou as engrenagens da ré e só as engrenagens usadas ficaram mais caras do que um cambio de chevette.
negativo... eu tenho um kit completo para instalar motor AP no cambio do samurai... o kit contem flange+suportes de motor+ coxins. é praticamente tirar o motor original e colocar um AP..
usar combio de chevete como vc já sabe implica tb em adaptar carda, embreagem, motor de arranque, e mais um punhado de detalhes...
cambio original do samurai é bem resistente, dificilmente dá problemas
se quiser mais infos dobre o kit, mail-me fabermg@yahoo.com.br
Não falei que não existe kit. Pelo menos eu só conheço qdo. o cara faz a flange.
Já o AP x Chevette é muito mais facil de achar e acredito mais barato tb.
Qto. custa o seu kit?
Bom o cambio do samuca com o motor do samuca eu nunca vi quebrar, com ap e samuca já, dai que sai caro, não estou falando que o cambio é ruim, só que as peças são caras e dificil de achar.
A unica desvantagem que vejo no cambio de chevete é que vc. diminui o cardan entre o cambio e a t-case, dai por melhor que vc. faça, sempre dá uma trepidadinha, fora isso sou a favor do cambio do chevere, por ter peças mais baratas e facil de achar, mas dai cada um cada um.
Alexandre X
22/09/2006, 23:34
Aguentará a tcase o torque gerado pelo AP2.0?
meu kit AP/Samurai sai por R$990,00 ( flange/suportes de motor/coxins/suportes do chassis) tudo prontinho p/ chegar e acoplar o AP no cambio original. vc minimiza mao de obra de mecanico e possiveis erros do mesmo, ja com cambio de chevette é aquela historia, o meca tem que fazer suportes, alinhar pecas etc... se fica torto, fudeu$$$$ é o famoso "barato que sai caro" ... usando cambio de chevette no final das contas ( quando dá tudo certo) o cara gasta quase isso, se o meca fizer merda, certamente gasta bem mais..
como o X disse, AP 2.0 em samurai é exagero... nao só cambio, mas Tcase e eixos correm perigo de quebra...
na minha opiniao p/ samurai o casamento ideal de motor AP1.6MI + o resto do conjunto original...
T+
Alexandre X
23/09/2006, 18:01
Pois é, eu estou colocando o GM2.2 e não tive as manhas de manter a tcase.
ricardo sabóia
26/09/2006, 16:25
Fabil esse teu "kit AP", deve servir também no jimny né ? Acho que o câmbio dele é o mesmo do samurai helicoidal ???? ...Se servir, talvez precise apenas de novos coxins para o motor.Já soube aqui em Fortaleza de dois jimny´s e vários samurais que deram "calço hidráulico" e lá vai aquela grana p/arrumar o motor$$$$$$.Os caras acham que por ser jipe, pode passar com 1,5m de profundidade e não vai acontecer nada...e aí "PUM",biela saca do bloco,outras entortam.... e AI do bolso!!! Nesse caso, eu colocaria um AP e não gastaria uns ~5 contos p/fazer o motor.Como a maioria por aqui não sabe do fórum, vou fazer propaganda do seu kit !!!!
Abs, Ricardo.
o cambio eu sei que é o mesmo ( alias, o cambio 5 marchas de samurai sao todos iguais, apenas nos helicoidais a 5 marcha e mais longa, mas a carcaca é a mesma) ..
realmente o que pode mudar no jimny sao os suportes de motor ( alguem saberia me dizer se o bloco do motor do jimny é o mesmo do samurai ?) , acho que o bloco é o mesmo... se for é bem provavel que os mesmos suportes sirvam..
Valeu kra... toda ajuda é bem vinda...
ricardo sabóia
26/09/2006, 22:43
Fabil os primeiros Jimny´s (até 99),usam o mesmo bloco do samurai(1298 cm3) e o que muda é o cabeçote com 16V e a injeção que é multipoint.Os modelos acima de 2000/2001, o motor também é 16V só que com duplo comando,possuem corrente ao invéis de correia dentada e tanto o curso como o diâmetro dos cilindros são # (1328 cm3).Então nesse caso, acho que os suportes não devem casar com os do motor antigo.Já andei vendo uns samurais por aqui com motor AP, e achei gambiarra pura! Os caras vão fazendo as coisas na marra,corta daqui, mexe ali e fica uma merda só!Aliás,ultimamente tenho visto uns samurais bem maltratados apesar de serem 97,98... o pessoal vai a praia ou p/trilha e esquece que precisa lavar,lubrificar,etc...e o resultado é esse! Os que olhei(três), juntando não dava p/fazer um que prestasse...
Abs, Ricardo.
meu kit AP/Samurai sai por R$990,00 ( flange/suportes de motor/coxins/suportes do chassis) tudo prontinho p/ chegar e acoplar o AP no cambio original. vc minimiza mao de obra de mecanico e possiveis erros do mesmo, ja com cambio de chevette é aquela historia, o meca tem que fazer suportes, alinhar pecas etc... se fica torto, fudeu$$$$ é o famoso "barato que sai caro" ... usando cambio de chevette no final das contas ( quando dá tudo certo) o cara gasta quase isso, se o meca fizer merda, certamente gasta bem mais..
como o X disse, AP 2.0 em samurai é exagero... nao só cambio, mas Tcase e eixos correm perigo de quebra...
na minha opiniao p/ samurai o casamento ideal de motor AP1.6MI + o resto do conjunto original...
T+
Concordo com Fabil.... além do cambio do samuca ser muito mais resistente do que o do chevete....:concordo:
é isso exatamente o que eu estou tentando explicar p/ galera... o povo ACHA que é só meter um cambio de chevette e motor AP lá e pronto... só que nao é, é preciso um monte de ajustes e como nao existe NADA pronto no mercado, cada mecanico vai adaptando a sua maneira ( na maioria das vezes PORCA), o cara vai cortando/soldando chapas de qualquer jeito, emenda daqui, fura dali e entrega a gambiarra...
TODOS os Samurais que eu conheco que foram adaptados AP+chevette os donos tiveram dor-de-cabeca posterior e precisando voltar no mecanico ( ou até mesmo MUDAR de mecanico) p/ refazer alguma coisa que saiu errado, e isso nao é só uma vez, geralmente sao VARIAS vezes até a gambiarra ficar bem feita.
por isso resolvi disponibilizar o KIT, que já vem tudo pronto p/ chegar e montar o AP no samurai, eliminando possiveis erros de mecanicos, desperdico de grana, tempo e dor-de-cabeca p/ o dono do carro.
T+
ricardo sabóia
27/09/2006, 11:11
É isso aí Fabil ! O pessoal acha que um jogo de chaves,marreta,máq.de solda,etc,etc.. resolve qualquer coisa...e acaba ficando uma porcaria.As vezes até "adaptações" de fábrica ficam ruins! Os escorts quando sairam com motor AP 1.8, quebravam direto a base do motor e se você olhase de cima,o motor era um pouco torto!Então colegas se for adaptar qualquer coisa, é melhor perder um tempo p/fazer direito do que ir no papo de qualquer um e se ferrar !!!!!!
Abs, Ricardo.
Rômulo Tanure Campos
29/09/2006, 07:52
Valeu galera!!!!!!!
Essa troca de experiências é muito importante!
:palmas:
Imprimí tudo e vou levar para a oficina aonde está o meu Samurai Transformista. O mecânico tem que ler tudo isso!!!!
Neste final de semana estarei implementando as alterações de motor no Samurai.
Toda experiência de voces, nessa aventura será muito importante! Se puderem continuar me ajudando (e a toda comunidade), com suas dicas (e mais fotos!!!) ficarei muito grato.
Já modifiquei a suspensão: hoje utilizo molas (Gas) reforçadas (Gol Quadrado na frente e Gol Bola trazeira) com amortecedores Kamonseki, calços de PU e buchas de Latex enrrigecido.
Rodo com pneus 30' (Genius 1001).
Agora chegou a vez do motor:
Comprei um Motor AP 1.8 Mi, que rodava em um Santana 99/00. Está em bom estado!
Comprei uma caixa de Chevette (5 marchas), a flange de adaptação no motor VW e a bucha para adaptação/guia do volante ao arranque do AP (feita no Paraná, comprei do Beto aqui do Forum).
Tenho mais algumas perguntas:
1) Como garantir o perfeito alinhamento entre eixo do motor AP, flange, cambio, embreagem , volante, etc... Para evitar vibrações, chimbre, desgastes e quebras??????
2) Como fica a composição da embreagem? Platô do AP? Colar do Samurai? Please Help!!!!
3) O sistema de arrefecimento, tem que ser modificado? Mantenho o radiador original do Samuca? Não fica pequeno para o motor AP que gera mais calor? O maior fluxo de liquido, impulsionado por uma bomba dágua maior, não força os mangotes e radiador originais? Não sobreaquece nas trilhas? Estou no NE, gostaria de saber a opinião experiência dos colegas de clima quente (Fortaleza? Recife?)
3) O ar-condicionado, como fica? Usar o compressor (maior mais potente) do AP, melhora a eficiencia? Quais outros componentes (radiador , mangueiras, etc...)foram trocados? Tem que trocar a ventoinha do Samuca? Porque Fiat?cAlguem poderia anexar fotos? Please!!!!
4) Como ficaram os suportes (coxins) do Motor? Feitos por encomenda? Como foram ajustados para garantir o alinhamento Motor, Embreagem, Caixa etc.. Sem trepidações e quebras? O Beto postou algumas fotos, ajudaram muito, para que nunca viu uma adaptação dessas (eu e o meu mecanico, por exemplo).
Alguem mais poderia contribuir? Agradeço em nome dos que, futuramente, nos seguirão nessa aventura!
5) Para trilhas pesadas convem utilizar uma X-Crawler na TransferCase, ou da pra manter a original? O cambio do Chevette vai ajudar na obtenção de mais torque?
6) É recomendavel fazer alguma modificação no Diferencial ou Eixos?
E finalmente:
7) O distribuidor do AP fica muito mais baixo que o do Samuca! Como obter uma boa vedação???
Antecipadamente agradeço a ajuda. Se possivel ainda nesse final de semana.
Segunda-feira próxima (02/10) postarei as fotos da transformação!!!!!
Trem Mineiro na Bahia
:parede:
Beleza Rômulo ??
tomara que ranha dado certo o transformismo ... não vi tua msg antes por isso não postei a respeito do que me perguntou .. mas enfim ... eu sou bem leigo nisso também .. mas lembro-me que meu disco de embreagem foi feito sob medida ... no começo eram do tempra, mas depois fizemos no molde correto ... mas num guentava nem a pu .. o último que troquei durou 3 meses e quebrou .. o platô era do AP mesmo .. a reduzida ligava-se ao câmbio atraves de um terceiro cardan, lembrando que usava t-cas eoriginal e depois passei a usar a t-case do willys, o que também melhorou muito a performance do jipe.
No câmbio acho que tive problema com o eixo piloto, que acredito eu, estava desbalanceado, o que gerava vibração e nenhum mecânico conseguia descobrir o que era, quanod se tirava o pé da embreagem ..ela fazia um barulho como se estivesse esfregando os discos ( enforcada0 .. talvez pelo fato de que na época da adaptação .. meados de 1999 ... (não fui eu quem fiz) não havia flange específica sei lá ( os mais entendidos que me corrijam) e talvez a distância do cãmbio para o motor tenha ficado muito grande, fazendo com que o eixo piloto por vezes não tivesse encaixe perfeito na moringa da caixa seca e tal fato gerava a vibração.
Confesso que sou leigo neste aspecto e a oficina onde faço manutenção tb não consegui explicar direito o que havia ! Ficamos no mistério ..
Fora isso .. é um câmbio extremamente valente, pois no dia em que vendi o meu, tive que trocar o câmbio em virtude de uma vibração que ocorreu e não conseguimos achar o motivo, o que gerouy a troca do câmbio por um novo, porém quando abri o meu, todas as engernages estavam zero, todas Ok, apenas alguns rolamento com folga, mas aceitavel, portanto, troquei o câmbio apenas para poder entregar o jipe, e resolvi problema da vibração, mas o meu antigo ainda está n aoficina, quando tivermos tempo vamos desmontá-lo e remontá-lo detalhadamente procurando minuciosamente o problema ...
Boa sorte na adaptação ... espero ter ajudado!!!
Aguardo as fotos ...
[s]
Rômulo Tanure Campos
01/10/2006, 19:12
Valeu Juninho, pelas respostas!!!
Aí Galera, não vou cumprir a promessa de postar as fotos!
Simplesmente não houve o que fotografar.
Todo o trabalho de ajustar a furação da flange com a urna (Caixa Seca do Chevete), que consumiu quase todo o sábado foi perdido.
Depois de 4 horas, furando, abrindo rosca e frezando, para modificar a urna de forma a se encaixar no suporte do motor de arranque fixado na flange, fui soldar um acabamento na urna de alumídio.
O calor da solda, trincou toda a urna. Só fui perceber na hora de limpar a peça, antes de instalar no conjunto, ja na oficina!
Resultado, tive que sair pra comprar outra (R$30,00) no ferro-velho.
Proximo capítulo, so no outro final de semana!
Putz !!!
Pelo menos a cerveja não acabou né ????
[s] esperando as fotos !!
Rômulo Tanure Campos
08/10/2006, 23:13
Ai Galera!!
Conforme prometido seguem as fotos da adaptação.
Vamos indo devagar e com cuidado, para evitar os riscos já antecipados.
Creio que até o feriado o AP já estará roncando no Samuka.
Ainda que só na oficina.
Segue a evolução. No próximo final de semana tem mais!
ABS
Trem Mineiro na Bahia
(Rômulo Tanure)
lorenzo santangelo
09/10/2006, 17:00
romulo...quand fiz o meu... foi brabo...
sempre dava um imprevisto....
mas no final vai dar tudo certo sim...
e a ansiedade entao...quase mata
a vontade de andar com ele....é brabo...
mas tenho certeza de uma coisa...vai ficar o bixxo..
prepara o coraçao...
hahahah
abraço:palmas:
Gostei das fotos, apesar de eu naum ter um suzuki, admiro a vontade do Rômulo, parabens a ele e ao pessoal todo envolvido nesse processo, qdo ficar bom mesmo vai faltar motor ap usado aki em salvador de tanto samurai querendo por tb
lorenzo santangelo
10/10/2006, 19:47
agora eu gostei...pena q meu mecanico nao foi caprichoso assim...
ficou joia...
adorei a ideia do suporte....
e foi rapido heim...
abraço
é o Marcio q ta fazendo?? conheço o trabalho dele, caprichoso.
Tenho um Samurai 93, e a tempos penso em adaptar um AP/chevette... só não o fiz ainda por falta de um mecanico em salvador com disposição/competencia pra isso, parece q achei.
Rômulo, sua experiencia vai ser de grande valia p/ mim! continue postando noticias!
um abraço a todos!
Parabens Romulo, esta ficando muito bom.
Vai postando mais fotos da montagem.
Vai ficar bom pra kct.
e ae ? Romulo??
já tá rodando?? manda noticias p/ gente ae..
T+
Algumas coisas que eu tenho aprendido rodando com meu Samuca AP 1.8 alcool:
* Caixa de 5 marchas do Chevette nao aguenta. Nao sei bem pq, mas nao aguenta, e isso praticamente todos os mecanicos que trabalham com adaptacao do AP em Jeeps vao afirmar. O meu foram duas caixas de 5m ate eu ver que realmente so a de 4m funciona bem. Mas pelo menos o encaixe e' o mesmo.
* Arrefecimento. O meu e' AP 1.8 a alcool carburado e esquenta. Como esquenta. Como e' um motor de alto giro, voce ta sempre usando ele com rotacao mais alta, e juntando com o clima de Fortaleza, ja viu. Rodei com o radiador do Samurai, nao deu. Coloquei um do Ap 1.6 (Gol bolinha) que o mecanico me confirmou que ia funcionar, e esquentou tambem. So deu certo quando botei o maior que coube, no caso, foi de um Renault Clio (mas nao tenho certeza se e' dele mesmo, pois comprei o radiador nessas casas de Radiadores). So sei que ele e' uns 40% maior do que o do Samurai e usou quase todo o espaco disponivel entre a caixa da direcao hidraulica e o filtro de ar.
* Filtro de ar. Devido ao pequenino espaco do cofre do Samurai ( e eu ainda querendo colocar uma bateria de 150ah dentro dele), nao deu para colocar um filtro de ar original do AP. Adaptei a caixa da Towner + Filtro dela, e ficou legal. Sem perda aparente do rendimento, mesmo com Snorkel.
* Rendimento. E' outra vida. Outra coisa dirigir ele. Mesmo com meu carrinho bem reduzido (tenho a X-crawler), da para andar a uns 90km/h na 4a marcha legal. Claro que fiz isso umas 2x no maximo, mas que da, da.
* Suportes. Sao `home-made` pelo mecanico.
Qq coisa, avisa!
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