Ver Versão Completa : Cortar o Jeep no meio
pcervieri
17/09/2006, 20:14
E ai mocada.
Tenho um Willys Cj-5 e estou com a ideia errada de cortar ele ao meio para alargar a lataria. Alguem pode me ajudar, sera que vai dar certo??
Penso em cortar pois quero por os diferenciais do troller que sao bem mais largos que os originais do jeep.
Alguem ja fez isso, ou sabe quem ja fez??
José Augusto
17/09/2006, 21:05
pcervieri, fica bom desde que bem feito, ví alguns na internet.
Não é fácil pois tem que reposicionar e reforçar todos os pontos de fixação no chassi, além de muitas outras coisas.
Lembre-se tb que para trilha vai ficar pior com a lata mais exposta.
pcervieri
17/09/2006, 21:12
E ai Jose,
Eu tava pensando em aumentar na mesma medida a lata e o chassi, o que voce acha?
Nao seria muito, acho que de 8 a 10 centimetros.
Alexandre Vaz Ferreira
17/09/2006, 21:56
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1349&highlight=alargar
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5926&highlight=alargar
[]s
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
17/09/2006, 22:13
E ai Jose,
Eu tava pensando em aumentar na mesma medida a lata e o chassi, o que voce acha?
Nao seria muito, acho que de 8 a 10 centimetros.
Vá no site da www.adrenalama.com.br e no www.fiber4x4.com.br. Eles fizeram um jeep alargado. A carroceria é de fibra, mas talvez dê para vc ter uma idéia. Por exemplo a grade dianteira tem 9 rasgos contra os 7 do CJ. Técnicamente, não tem mistério, mas faça a coisa certa, a começar pelo chassis, cujas travessas serão todas alargadas. Cuidado!
creio que vai ficar legau... hurerzinho
philipecoutinho
18/09/2006, 09:12
Com que finalidade você vai fazer isso ?
Pois tanto para trilhar, quando para competição indoor seu jeep vai ficar pior. Pior no sentido de maior e com menos ágil. O bom de todo jeep é esse, pois ele é curto e ágil.
pcervieri
18/09/2006, 13:56
Com que finalidade você vai fazer isso ?
Pois tanto para trilhar, quando para competição indoor seu jeep vai ficar pior. Pior no sentido de maior e com menos ágil. O bom de todo jeep é esse, pois ele é curto e ágil.
So para melhorar a estabilidade, a agilidade creio eu que ela nao vai perder pois o motor e forte. Meu jeep esta muito alto.
José Augusto
18/09/2006, 16:04
pcervieri, agora que notei sua assinatura, vc está rodando com rodas e pneus de trator?
Se minhas contas estiverem certas, estes pneus são equivalentes aos 38", só que bem mais pesados?
Vc tá com um vortec, que tem bastante torque e pneus realmente grandes.
Uma dica o jeep não vai melhorar a estabilidade mexendo na lata e chassi, isso vc já vai resolver com eixos mais largos.
Vc já mexeu nos eixos, pois mesmo sendo do troller tenho minhas dúvidas se irão aguentar, a combinação pneus grandes e pesados com motor forte é quebra de semi eixos.
FernandoRisso
18/09/2006, 16:58
Paulo,
Minha sugestão é: não mexa no chassis e na lataria para alargar, somente nos eixos. O comentário do José é válido e tb fiz lá no outro tópico sobre suspensão com feixes de toyota.
Outra coisa, se quer melhorar estabilidade mexa no entre-eixos, tb sugeri isso no outro tópico.
[]'s
pcervieri
18/09/2006, 19:55
pcervieri, agora que notei sua assinatura, vc está rodando com rodas e pneus de trator?
Se minhas contas estiverem certas, estes pneus são equivalentes aos 38", só que bem mais pesados?
Vc tá com um vortec, que tem bastante torque e pneus realmente grandes.
Uma dica o jeep não vai melhorar a estabilidade mexendo na lata e chassi, isso vc já vai resolver com eixos mais largos.
Vc já mexeu nos eixos, pois mesmo sendo do troller tenho minhas dúvidas se irão aguentar, a combinação pneus grandes e pesados com motor forte é quebra de semi eixos.
Jose, o jeep ainda nao ta rodando, so falta o kit do cambio que comprei da deeptec, acho que chega essa semana. Os pneus sao equivalentes ou um pouco maiores que o 39" (medi aqui na cidade) pois sao tratorados e suas garras sao bem grandes. E se eu trocasse a ponta de eixo por aquelas da ensimec, ajudaria alguma coisa? Que eixo vc acha que aguentaria?
pcervieri
18/09/2006, 19:58
Jose, o jeep ainda nao ta rodando, so falta o kit do cambio que comprei da deeptec, acho que chega essa semana. Os pneus sao equivalentes ou um pouco maiores que o 39" (medi aqui na cidade) pois sao tratorados e suas garras sao bem grandes. E se eu trocasse a ponta de eixo por aquelas da ensimec, ajudaria alguma coisa? Que eixo vc acha que aguentaria?
Esqueci de dizer
Nao estou utilizando ainda os diferenciais do troller, estava pensando em coloca-los pois me falaram que aguentam bem, existe alguma outra opcao??
Acho que no meu caso nada vai aguentar nunca. Quando o cambio, o diferencial e o motor forem sucifientes o carda vai abri o bico. O que vcs acham?
Rogério Tortato
18/09/2006, 20:22
fala amigo,
ouça o que te dizem. não vai aguentar.
pneus de trator vão forçar demais os seus eixos e, mesmo esses de troller, se abusar um pouco, vão estourar.
voce ainda disse que vai usar kit deep tec. só posso presumir que teu cambio é um clark 2205 ou 2215. acho que também não vai aguentar. o meu é exatamente esse, mas meu motor é de dentista, como dizem por aí: motorzinho e pneus 33, os mais modestos do off road.
mas... se tá com tes@# vai lá, experimenta e ve no que dá.
quanto ao jeep, aqui na minha cidade tem um assim (alargado), é de um colega de passeio. o jeep fica muito bonito, fica grande, imponente. muito legal mesmo. no caso dele, tá com suspensão do engesa. na trilha, sinceramente, não é dos melhores. o meu, que tem pneus menos agressivos, motor com a metade da potência, mas os mesmos eixos (rural) passa em diversos lugares que ele não passa. eu desaconselho.
mas.... se tá com tes@#......
abraços.
pcervieri
18/09/2006, 20:25
fala amigo,
ouça o que te dizem. não vai aguentar.
pneus de trator vão forçar demais os seus eixos e, mesmo esses de troller, se abusar um pouco, vão estourar.
voce ainda disse que vai usar kit deep tec. só posso presumir que teu cambio é um clark 2205 ou 2215. acho que também não vai aguentar. o meu é exatamente esse, mas meu motor é de dentista, como dizem por aí: motorzinho e pneus 33, os mais modestos do off road.
mas... se tá com tes@# vai lá, experimenta e ve no que dá.
quanto ao jeep, aqui na minha cidade tem um assim (alargado), é de um colega de passeio. o jeep fica muito bonito, fica grande, imponente. muito legal mesmo. no caso dele, tá com suspensão do engesa. na trilha, sinceramente, não é dos melhores. o meu, que tem pneus menos agressivos, motor com a metade da potência, mas os mesmos eixos (rural) passa em diversos lugares que ele não passa. eu desaconselho.
mas.... se tá com......
abraços.
Rogerio,
meu cambio e o 260F, acho que e um pouco mais resistente que esse seu, ou nao, pelo menos foi isso que me disseram. Meu cambio acho que aguenta, o unico problema que eu vejo e o diferencial.
Um abraco.
Paulo
Paulo, tem fotos das bolachas pra gente se deliciar?
Abraços
José Augusto
18/09/2006, 20:57
pcervieri, no seu caso um RockBone para o eixo dianteiro e um Dana 70 (aquele da F4000 com o cubo flutuante) no eixo traseiro seria a única garantia para não quebrar os semi eixos.
Fora isso os cardãns e cruzetas de F4000, reforço do chassi, feixe mais parrudo (compatível com o peso suspenso dos eixos, pneus e rodas) e por aí vai ... o problema não é tanto o tamanho dos pneus mas o peso, as rodas para esse pneu tb são pesadas e imagine voce acelerando, e os cravos afundando bastante no barro e jogando umas "petecas" do tamanho de um tijolo.
O motor é forte mais para um conjunto desse acredito que será necessário 2 tcase ou 2 cambios, (igual ao pessoal do rock crawling, com o agravante do peso do conjunto) pois se ele "fincar" em algum lugar não vai ser qualquer jipe que vai tirar vc do enrrosco.
Eu estou com um problema parecido na Rural, mas em menores proporções, pois o pneu apesar de ser grande ainda tem um desenho comportado alem do conjunto pneu+roda ser bem mais leve.
pcervieri
18/09/2006, 21:06
Paulo, tem fotos das bolachas pra gente se deliciar?
Abraços
Tenho sim, da so uma olhada.
Imagina so o buraco que vai cava!!!!
José Augusto
18/09/2006, 21:07
Há esqueci de mencionar algo importante, que caixa de direção vc tem, digo isso pois pelo tamanho da encrenca, tem que ser algo bem parrudo para aguentar, na Rural coloquei da F4000 que é bem grande e pesada, acima disso só de caminhão ou uma full hidro (como a do pessoal do rock crawling, mas aí não vai poder andar na rua).
pcervieri
18/09/2006, 21:09
pcervieri, no seu caso um RockBone para o eixo dianteiro e um Dana 70 (aquele da F4000 com o cubo flutuante) no eixo traseiro seria a única garantia para não quebrar os semi eixos.
Fora isso os cardãns e cruzetas de F4000, reforço do chassi, feixe mais parrudo (compatível com o peso suspenso dos eixos, pneus e rodas) e por aí vai ... o problema não é tanto o tamanho dos pneus mas o peso, as rodas para esse pneu tb são pesadas e imagine voce acelerando, e os cravos afundando bastante no barro e jogando umas "petecas" do tamanho de um tijolo.
O motor é forte mais para um conjunto desse acredito que será necessário 2 tcase ou 2 cambios, (igual ao pessoal do rock crawling, com o agravante do peso do conjunto) pois se ele "fincar" em algum lugar não vai ser qualquer jipe que vai tirar vc do enrrosco.
Eu estou com um problema parecido na Rural, mas em menores proporções, pois o pneu apesar de ser grande ainda tem um desenho comportado alem do conjunto pneu+roda ser bem mais leve.
Jose Augusto,
Esse diferencial da f 4000 e muito maior que o do jeep? e dificil encontrar? e esse da dianteira, nao conheco (rockbone)?
José Augusto
18/09/2006, 21:48
Paulo, esse diferêncial traseiro não é dificil de achar e não é caro, mas é bem maior (e bem mais pesado) que o do jeep, quanto ao Rock Bone é o eixo diânteiro que a ensimec desenvolveu para o Rock Crawling e offroad bem pesado.
Mais uma informação, o "Monster" do Gilvan Costa está com 2 eixos Dana 70 (um ele transformou em diânteiro) ele calça os Creepy Crawler 38.5", foi a solução mais econômica para não se preocupar mais com os semi eixos.
A propósito, belo conjunto pneu e roda, acho até que não ficou tão "pesado", vc já teve a curiosidade de pesar o conjunto montado (ou tem noção de quanto pesa)?
Tem um tópico sobre o RockBone, muito bom por sinal.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18557&highlight=rockbone
Abraços
pcervieri
18/09/2006, 22:33
Boa ideia ein, acho que nao vai ficar tao pesado, to achando que o peso e quase parecido com o meus BF 35"
pcervieri
18/09/2006, 22:48
Tem um tópico sobre o RockBone, muito bom por sinal.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18557&highlight=rockbone
Abraços
Tambem achei muito bom, e barato tambem. Hhehhehehehe
Acho que vou ficar com o diferencial da F75 e da uma maneirada no pe, sai mais barato.
Elmer_Jeep
19/09/2006, 00:55
Tenho sim, da so uma olhada.
Imagina so o buraco que vai cava!!!!
Ei, gastou quanto nesse conjunto de pneus e rodas :?:
Poderia informar as marcas e medidas.
Se meu pai ver vai ficar louco :!: :putz: :twisted:
[]'s
rafaelsouza
19/09/2006, 10:33
Ei Paulo, deixa eu entender as medidas deste pneu :pensativo: quando vc diz que ele é 80 isso seria oque chamamos de 800? pelo que eu vi na foto parecem uns 800x18, esse pneu é maneirinho praticamente do tamanho dum 35" :pensativo:
quando vc disse 12,5 X 80 x 18 pensei que vc tava montando um big foot :mrgreen:
[],s :concordo:
philipecoutinho
19/09/2006, 13:17
pcervieri,
caso seu objetivo com o jeep for indoor o conselho que eu dou é você deixá-lo o mais baixo possível, mas lembre-se das caixas de lama!, a potência não é necessária ser IMENSA e sim uma potência boa ( um motor A.P. 1.8 e se quiser estrapolar coloca um turbo ), alargar o eixo como disseram aí é uma ótima alternativa.
Assim sua viatura fica ágil e potente.
pcervieri
19/09/2006, 14:30
Ei, gastou quanto nesse conjunto de pneus e rodas :?:
Poderia informar as marcas e medidas.
Se meu pai ver vai ficar louco :!: :putz: :twisted:
[]'s
E ai Elmer, blz
Nas rodas gastei 160 latas cada uma elas sao as rodas traseiras da colheitadeira new holland TC 57 e os pneus sao goodyear, 12,5x80 R18, comprados aqui no paraguai, divisa seca com minha cidade e sem fiscalizacao( que inveja ne) por aproximadamente 350 reais cada um.
pcervieri
19/09/2006, 14:33
Ei Paulo, deixa eu entender as medidas deste pneu :pensativo: quando vc diz que ele é 80 isso seria oque chamamos de 800? pelo que eu vi na foto parecem uns 800x18, esse pneu é maneirinho praticamente do tamanho dum 35" :pensativo:
quando vc disse 12,5 X 80 x 18 pensei que vc tava montando um big foot :mrgreen:
E ai Rafael,
voce e da top kits???
Acho que comprei um kit com vc.
Os peneus sao bem maiores que o 35, tinha o 35 no meu jeep e m medi, da bastante diferenca.
Se nao me engano os pneus tem 99cm de altura
Vo medi e te aviso.
pcervieri
19/09/2006, 14:34
pcervieri,
caso seu objetivo com o jeep for indoor o conselho que eu dou é você deixá-lo o mais baixo possível, mas lembre-se das caixas de lama!, a potência não é necessária ser IMENSA e sim uma potência boa ( um motor A.P. 1.8 e se quiser estrapolar coloca um turbo ), alargar o eixo como disseram aí é uma ótima alternativa.
Assim sua viatura fica ágil e potente.
A nave e so pra trilha mesmo, nem tem indoor aqui na minha cidade
José Augusto
20/09/2006, 01:44
Rafael, acredito que a conta seja igual a dos pneus com medidas em mílimetros:
12.5" de largura, 80 (de 80 % de altura em relação a largura) e raio interno de 18", assim :
Diâmetro nominal seria = 2*12.5"*0.8 +18" = 20" + 18" = 38" ou 97 cm.
pcervieri
20/09/2006, 01:57
Rafael, acredito que a conta seja igual a dos pneus com medidas em mílimetros:
12.5" de largura, 80 (de 80 % de altura em relação a largura) e raio interno de 18", assim :
Diâmetro nominal seria = 2*12.5"*0.8 +18" = 20" + 18" = 38" ou 97 cm.
E ai Jose,
Eu tinha pensado nessa conta tambem mas nao bateu.
Medi o pneu hoje, ele tem 106cm de altura, perguntei pro gerente da loja e ele me disse que nao sabia fazer a conversao. Vai tentar descobrir na goodyear e me passa."
[]'S Paulo.
Elmer_Jeep
20/09/2006, 09:10
E ai Elmer, blz
Nas rodas gastei 160 latas cada uma elas sao as rodas traseiras da colheitadeira new holland TC 57 e os pneus sao goodyear, 12,5x80 R18, comprados aqui no paraguai, divisa seca com minha cidade e sem fiscalizacao( que inveja ne) por aproximadamente 350 reais cada um.
Ok, obrigado pelas dicas. Moro à 200km da fronteira com a Venezuela, normalmente faço esse esquema também, quem fica com inveja é a galera de SP :lol: :twisted:
As rodas foram retrabalhadas, off-set, furação, ou já vieram prontas pra uso :?:
Tem mais fotos dos pneus aí :?:
[]'s
rafaelsouza
20/09/2006, 09:56
José Augusto, Paulo e galera, meio confuso isso :pensativo: mas é realmente um pneuzão pois dá uns 41" pode se preparar pra adquirir uns eixos de respeito :mrgreen:
pcervieri
20/09/2006, 10:23
Ok, obrigado pelas dicas. Moro à 200km da fronteira com a Venezuela, normalmente faço esse esquema também, quem fica com inveja é a galera de SP :lol: :twisted:
As rodas foram retrabalhadas, off-set, furação, ou já vieram prontas pra uso :?:
Tem mais fotos dos pneus aí :?:
[]'s
Ar rodas eu comprei no Parana, vieram sem o centro e o centro venho sem furacao nenhuma pois o rapaz que fabrica essas rodas nao sabia a medida do meu eixo.
Mais uma da bolachinha.
Um abraco.
Paulo
José Augusto
20/09/2006, 14:28
Paulo, tenho muita curiosidade se vc tiver condição de pesar o conjunto pneu/roda seria uma informação bem interessante, outra coisa eles "pegam" balanceamento.
Esse conjunto "no barro" com eixos e mecânica "compatíveis" deve ser show, a merd@ é que mesmo sabendo de todas as dificuldades, consequências e implicações ainda ficamos entusiasmados pensando o que seria necessário alterar no veículo para acomodar um conjunto desses.
pcervieri
20/09/2006, 20:12
Paulo, tenho muita curiosidade se vc tiver condição de pesar o conjunto pneu/roda seria uma informação bem interessante, outra coisa eles "pegam" balanceamento.
Esse conjunto "no barro" com eixos e mecânica "compatíveis" deve ser show, a merd@ é que mesmo sabendo de todas as dificuldades, consequências e implicações ainda ficamos entusiasmados pensando o que seria necessário alterar no veículo para acomodar um conjunto desses.
E ai Jose Augusto,
Tudo tranquilo, andei dando uma olhada no site da mangels http://www.mangelsrodas.com.br/r_prod_pick.htm, e vi uma roda que acho que vai ficar melhor no meu conjunto pois iria utilizar a roda de ferro original da colheitadeira mesmo, da uma olhada e ve o que vcs acham, acho q o peso vai diminuir bastante. Com relacao ao balanceamento acho que nao pois os 35 com desenho tipo mud ja sao dificeis de balancear devido ao tamanho.
Acredito que no asfalto o conjunto va pesar menos que os 35" pois a area de contato com o asfalto e menor devido as garras serem maiores.
pcervieri
20/09/2006, 20:14
E ai Jose Augusto,
Tudo tranquilo, andei dando uma olhada no site da mangels http://www.mangelsrodas.com.br/r_prod_pick.htm, e vi uma roda que acho que vai ficar melhor no meu conjunto pois iria utilizar a roda de ferro original da colheitadeira mesmo, da uma olhada e ve o que vcs acham, acho q o peso vai diminuir bastante. Com relacao ao balanceamento acho que nao pois os 35 com desenho tipo mud ja sao dificeis de balancear devido ao tamanho.
Acredito que no asfalto o conjunto va pesar menos que os 35" pois a area de contato com o asfalto e menor devido as garras serem maiores.
ESQUECI DE DIZER, O MODELO DA RODA E O KOMBAT, semi diamantado preto, pois minha nave e preta. O que vcs acham?? Aceito sugestoes
Rogério Tortato
20/09/2006, 22:06
pcervieri,
quanto sai o preço dessas rodas (só o aro) sem centro?
o cara faz de qualquer medida?
faze até aro 15?
teria o contato dele por e-mail? grato
abraços.
pcervieri
21/09/2006, 02:01
Vo da uma olhada, na verdade quem conseguiu o telefone desse cara pra mim foi o vendedor da Equagril (concessionaria Ford/New Holland), essa semana vou dar uma passada la e pergunto o telefone do cara. Acho que faz qualquer tipo de roda.
pcervieri
21/09/2006, 02:12
Esse topico ta animal ein,
Comecamos cortando o jeep no meio, depois medindo pneus e agora estamos comprando rodas.
UHAHUAHUAHUAHUAHUHAUHUA
philipecoutinho
25/09/2006, 09:14
Já cortou ???????
pcervieri
28/09/2006, 22:43
Nem.
Acho que vou abandonar a ideia, e muita missao.
Vai ficar assim mesmo.
philipecoutinho
02/10/2006, 13:09
Essa sua adaptação iria realmente custar um tempo muito bom!
pcervieri
02/10/2006, 13:58
Pois e, e agora ta comecando as chuvas aqui na minha regiao.
Ai nao da pra ficar sem jeep, sabado choveu 120mm e domingo amanheceu chovendo e foi ate as 11:00 da manha, e eu sem jeep.
HAHHAHAHAHAHAAHH