Conectar

Ver Versão Completa : Consumo BF 161 c/ GNV

Aval
14/09/2006, 20:04
Olá pessoal.

Estou pensando em instalar GNV no BF 161 da minha viatura...
Gostaria de saber qual o consumo por metro cúbico.

Na gasolina faz 6,5 / 7 na estrada.

Abracos

Zepi
14/09/2006, 22:02
Amigo tenho gnv na minha "RURAL" que tem motorização 3.0 willys e é bem economico,faz uns 8~8,5 na cidade e na estrada 11~12km/m3.Só tem que ser no pé do carburador pois com misturador no filtro fica uma mR#¨@$@ !E ajusta o ponto que fica muito bom...Não tenho do que reclamar....ponho 30 reais e rodo 160 quilômetros na cidade...Já fiz 600 km com 65 reais na estrada!
Meus pneus são 30" e relação 11/47.

Abraços

Rogério Barthy
15/09/2006, 14:38
A minha viatura, está com dois cilindros de 7,5 m³ e na estrada faz em média 8 km/m, já que os diferenciais são 8/43. A autonomia chega beirando os 120 Km, já na gasolina, não chega nem ao 5 km/l em estrada.
Rogério

Guz
29/08/2008, 12:32
Amigos, saudações!

Vocês tiveram a coragem que eu até agora não tive... Botar GNV em um motor BF-161. Preciso urgente de uma alternativa à gasolina. Meu BF-161 está muito bom. A 60km/h ele tá fazendo 5km/l na cidade e 8km/l na estrada. Daí fico com medo de passar para álcool e esculhambar com ele. Pensei no GNV e tirei um dia para ir nas convertedoras daqui da região. Mas continuei no 0x0... Numa falaram que é a melhor coisa do mundo. Na Outra que não vai dar certo e vou jogar minha grana no ralo.

Vocês que já fizeram a conversão... Vale a pena??? A economia é essa toda mesmo? O desempenho (potencia) fica em níveis razoáveis? Como vocês acertaram o motor para ele trabalhar satisfatoriamente? Que problemas vocês tiveram?

Meus colegas, se puderem me dar essa luz vou ficar muitíssimo grato.

Abraços,

Gustavo "Guz" de Abreu

Rafaminc
29/08/2008, 12:56
Amigos, saudações!

Vocês tiveram a coragem que eu até agora não tive... Botar GNV em um motor BF-161. Preciso urgente de uma alternativa à gasolina. Meu BF-161 está muito bom. A 60km/h ele tá fazendo 5km/l na cidade e 8km/l na estrada. Daí fico com medo de passar para álcool e esculhambar com ele. Pensei no GNV e tirei um dia para ir nas convertedoras daqui da região. Mas continuei no 0x0... Numa falaram que é a melhor coisa do mundo. Na Outra que não vai dar certo e vou jogar minha grana no ralo.

Vocês que já fizeram a conversão... Vale a pena??? A economia é essa toda mesmo? O desempenho (potencia) fica em níveis razoáveis? Como vocês acertaram o motor para ele trabalhar satisfatoriamente? Que problemas vocês tiveram?

Meus colegas, se puderem me dar essa luz vou ficar muitíssimo grato.

Abraços,

Gustavo "Guz" de Abreu

Acho que depende muito na diferença de valores entre o Alcool e GNV. Na minha cidade coloquei GNV pq o álcool é muito caro. Gasolina 2,65, Álcool 2,00 e GNV 1,78/m. Meu BF161 ficou 50% mais econômico com o GNV, mas perdeu bastante força. Em Subidas que eu andava em 3ª agora coloco 2ª. Tem que pesar bem essas diferenças.

Tem um amigo meu que abastece em SP a quase 1 real o litro do Álcool, daí o GNV não compensa, fora que no mínimo vc vai gastar 2 paus p/ converter com um kit usado, e no álcool deve ser bem menos.

Guz
29/08/2008, 13:17
Cara, aqui no interior de sampa o alcool já teve seus tempos de R$0,90... Essa semana estive em Ribeirão Preto e estava em 1,30... Mas o mecanico me disse que uma semana antes estava todo mundo cobrando R$0,97... (???). Em Araraquara o preço varia menos e tem ficado na casa de 1,20, contra 1,30 do GNV e 2,49 da gasosa...

Eu gostaria do GNV porque eu teria um carro bicombustivel, com "dois tanques", mais autonomia e economia.

O alcool me assusta porque eu teria de mandar o meu BF-161 pra mesa de cirurgia... Tem que baixar cabeçote... Putz, vale a pena abrir uma máquina que tá tão redonda (5km/l na cidade e 8km/l na estrada a 60km/h)?!?!?!?

O GNV seria pro dia a dia... A Gasosa para a trilha... Não me importo que na cidade ele fique mais fraco desde que a economia seja boa e o motor não fique funcionando como se parecesse estar a beira da morte. Se ele sair de 5km/l (2,49) na cidade para, sei lá, 7km/m3 (1,30), putz, valeu a pena...

Pra encurtar... Vc está satisfeito??? Vc acha que valeu a pena??? Se comprasse outro Willys faria de novo???

Abraços,

Gustavo

Pedro....
29/08/2008, 13:51
Amigos

Utilizo o GNV há bastante tempo, lembro que 7 anos atrás, ficava 50 minutos na fila para abastecer. Já tive gás no carburador e agora na injeção e posso dizer que funciona bem.

O que é funcionar bem: Utilizar um kit de boa qualidade e mão de obra especializada, no GNV gambiarra é sinônimo de dor de cabeça.

A conta que deve ser feita:

GNV 1,39
Gasolina 2,20
Álcool 1,10

Valores em São Paulo.

Investimento para converter motor para GNV com 15 M3 +- R$ 2.500,00 – (carburador).

Vamos supor que rode 60 KM por dia
Consumo: 5 KM gasolina
3 KM álcool
7 KM GNV

Na gasolina teremos : R$ 15,26 de economia por dia, o capital retornará em 5 meses
No Álcool teremos : R$ 10,86 de economia por dia, o capital retornará em 8 meses

abs

PredadorRJ
29/08/2008, 13:52
Salve!
Aproveitando o tópico, que muito me interessa, qual o melhor local de instalação dos cilindros num CJ5? Já me disseram que por baixo da carroceria, no vão do chassis fica bom, mas teria que se remover uma travessa (?) do chassis.
Me foi dito também que na parte de trás, por baixo do banco traseiro.
Qual a opinião de quem já instalou?
Em relação ao misturador, pra se colocar no pé do carburador, precisa de flange, ou fura o pobre coitado mesmo?

Abraços à todos.

Rafaminc
30/08/2008, 22:20
Salve!
Aproveitando o tópico, que muito me interessa, qual o melhor local de instalação dos cilindros num CJ5? Já me disseram que por baixo da carroceria, no vão do chassis fica bom, mas teria que se remover uma travessa (?) do chassis.
Me foi dito também que na parte de trás, por baixo do banco traseiro.
Qual a opinião de quem já instalou?
Em relação ao misturador, pra se colocar no pé do carburador, precisa de flange, ou fura o pobre coitado mesmo?

Abraços à todos.

Eu coloquei 2 de 7,5 deitados, ficou muito bom, só que não dá mais para carregar pedra na caçamba...

Rogério Barthy
08/09/2008, 16:11
Na minha viatura, instalei os dois de 7,5 m³ sob o banco traseiro, entre as caixas de rodas traseiras. O banco ficou na altura da caixa de rodas e não instalei por baixo, para não perder a travessa que dá segurança e firmesa ao ponto de reboque na traseira do Jeep, junto ao parachoque.
Quanto ao misturador, o instalador furou o carburador.....
Rogério

PredadorRJ
08/09/2008, 20:09
Salve Rogério,
Tira mais uma dúvida minha: Qual a posição que vc colocou? Assim = ou assim ||?
Grato!

Santoro
08/09/2008, 20:33
|| colado na tampa traseira, e o melhor jeito

PredadorRJ
08/09/2008, 21:55
Valeu Santoro e Rogério!!

Milton Quindim
09/09/2008, 02:04
Tava pensando seriamente em trocar de motor por um mais econômico e tal.mas lendo este tópico cheguei a conclusão que seria mais barato e menos adaptativo instalar um kit gnv no meu jipe, mas fiquei ainda na duvida sobre a posição dos cilindros, se eu colocá-los assim ll atras do banco traseiro terei de colocar o banco mais para frente?
Qual é o diametro destes cilindros de 7,5 m³?
Ou melhor quais as dimensões deles?

Santoro
09/09/2008, 08:19
Milton, para vc instalar os cilindros, tem que retirar o banco traseiro, vc pode fazer encima dos cilindros um banco, é o que a maioria do pessoal faz.

Rogério Barthy
12/09/2008, 16:00
Segue algumas fotos da instalação dos cilindros e banco traseiro
Rogério

PredadorRJ
12/09/2008, 16:57
Rogério,
Sem querer abusar, mas já pentelhando, vc poderia postar mais umas fotos da instalação?
O meu grande problema é que eu resolvi fazer as coisas na viatura. Me enrolei na lanternagem, mas a parte final foi pra um profissional, que também vai pintar.
Como eu mesmo vou colocar GNV na viatura, preciso de dicas pra não ter problema na vistoria e homologação.
Grande abraço!

coloma
10/01/2009, 11:34
Eu gostaria de saber se é complicado fazer a vistoria no detran para colocar o gnv pois ja estou com meus cilindros prontos mas nao quero me aborrecer com a burocracia.Qual a exigencia deles ???

PredadorRJ
11/01/2009, 14:17
Botijas certificadas, nota fiscal de tudo (kit, botija e instalação), laudo do Inmetro da suspensão e segurança das botijas. Aqui em Petrópolis/RJ. Tem lugar que é mais simples.