Ver Versão Completa : Jipeiros e Ambientalistas
alexandre roveri
13/09/2006, 13:35
Desculpe-me o moderador caso este espaço não seja o adequado !
Gostaria da opnião do povo do forum sobre o assunto que saiu um uma reportagem no Jornal Todo Dia da Região de Americana
http://www2.uol.com.br/tododia/cidades.htm
Essa reportagem saiu no dia 12/09
Ronaldo B.
13/09/2006, 14:42
Se o que tá escrito for verdade, NBTMQSF prá aprender a usar e conservar os locais onde faz trilha, eu mesmo já fiz trilha com um amigo no jipe da frente jogando tudo quanto era lixo pela janela do carro, latinha vazia, pacote de salgadinho vazio, etc... fiquei puto prá kct mas infelizmente isso ainda acontece, depois reclamam quando proibem o acesso, mas antes de julgar tem que ouvir os dois lados a averiguar se a degradação é causada mesmo pela ação dos jipes.
[]´s
pedrodoniva
13/09/2006, 15:19
Quem faz trilha,se enfia no meio do mato,é porque gosta da natureza e quer ficar ao contato dela...Não faz sentido depredar e/ou devastar ..... Jogar lixo pela janela???NUNCA!!! Guarda num saquinho plástico toda a sujeira e depois separa para reciclagem......
Quem não respeita isso não deveria andar de 4x4, muito menos fazer trilha....
Palavra de Engenheiro Ambiental- GRAAAAÇAS A DEUS,aheuhaeua
é...
infelizmente existe ainda muita gente porca.. não só jipeiros e na trilha, mas na cidade também...
Toda vez que vou pra Castelhanos, sempre trago de volta meu lixo e tb o de outros porcos...
Acho que deveira ser matéria orbigatória nas escolas primárias aulas de educação e consientização ambietal...
Abraços
[]´s limpinhos
Otávio Luiz
13/09/2006, 16:47
Gente fdp sem noção tem em tudo que é lugar e aqui não seria diferente.
Acredito que a maioria de nós não leva moto serra pra abrir trilha no mato :discordo: ... pelo menos as trilhas que faço são sempre em estradas já abertas e geralmente abandonadas por chacreiros, madeireiras, etc...
Só corto árvore morta caída no meio da triha, uso sempre cinta pra ancorar o guincho, não jogo nada de lixo pra fora do jipe e não abro caminho na mata.
Como já disseram, quem gosta de off road gosta de mato, não faz sentido destruir o que se gosta.
Marcelo R. A. da Cunha
13/09/2006, 17:35
Quem faz trilha,se enfia no meio do mato,é porque gosta da natureza e quer ficar ao contato dela...Não faz sentido depredar e/ou devastar ..... Jogar lixo pela janela???NUNCA!!! Guarda num saquinho plástico toda a sujeira e depois separa para reciclagem......
Quem não respeita isso não deveria andar de 4x4, muito menos fazer trilha....
:concordo: X2
rgds
cmte_carvalho
13/09/2006, 20:04
É isso mesmo meus amigos!
Eu busco fazer minha parte conscientizando meus amigos e até mesmo minha própria mãe!
Jogar lixo pela janela é algo que não pode mais ser aceito, ainda mais se considerarmos que os materiais atualmente usados nas embalagens são muito difíceis de se degradar - não é à toa que a maioria é reciclável.
Grande abraço, até!
Eduardo Merege
13/09/2006, 20:33
All,
Faço parte do grupo de jipeiros apontado na reportagem, tenho que esclarecer o seguinte, uma das premissas do nosso clube é de não jogar, deixar em hipotese alguma lixo nas trilhas:discordo: , os jipeiros que desobedecem tal obrigação são advertidos, com risco de expulsão do grupo inclusive. Ainda, o lixo encontrado pelo caminho tambem é recolhido.
Quanto a derrubada de árvores, este é outro ponto pelo qual zelamos, jamais foi ou será derrubada alguma arvore para a abertura de uma trilha, constantemente criamos desvios ou "abortos" para não sacrificar arvores ou outro bem da natureza. Mas constantemente encontramos sim arvores cortadas, vale saber que as terras são de uma usina de açucar, quanto maior o canavial...............:parede:
Falam tambem em tratores para abrir trilhas ! Meu deus, :stop: sem comentarios quanto a isso, acredito que escreveram isso ao ver marcas de pneus frontieira, usados por no maximo 2 jipes de nosso clube.
Ha uns 2 meses, durante caminhada de alguns integrantes do grupo, foi encontrado uma clareira, em local afastado, ali colocamos nossa mesa e churrasqueira, nada desmatado ou cortado, limpamos absolutamente tudo ao irmos embora.
Nos amamos aquele local, como nossa propria casa, as vezes ate arrumando encrenca com alguns que aparecem por la sem nossa supervisão.
A grande maioria de nossas trilhas são realizadas em estradas construidas para os caminhoes e maquinarios da usina, estas que com o tempo e chuvas criam erosoes sendo desativadas por eles, o solo daqui é extremamente arenoso, por isso essas estradas tornam se ruelas cercadas de canaviais.
Enfim, creio ter esclarecido alguns dos pontos . Fico a disposição
[]'s
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
14/09/2006, 00:49
All,
Faço parte do grupo de jipeiros apontado na reportagem, tenho que esclarecer o seguinte, uma das premissas do nosso clube é de não jogar, deixar em hipotese alguma lixo nas trilhas:discordo: , os jipeiros que desobedecem tal obrigação são advertidos, com risco de expulsão do grupo inclusive. Ainda, o lixo encontrado pelo caminho tambem é recolhido.
Quanto a derrubada de árvores, este é outro ponto pelo qual zelamos, jamais foi ou será derrubada alguma arvore para a abertura de uma trilha, constantemente criamos desvios ou "abortos" para não sacrificar arvores ou outro bem da natureza. Mas constantemente encontramos sim arvores cortadas, vale saber que as terras são de uma usina de açucar, quanto maior o canavial...............:parede:
Falam tambem em tratores para abrir trilhas ! Meu deus, :stop: sem comentarios quanto a isso, acredito que escreveram isso ao ver marcas de pneus frontieira, usados por no maximo 2 jipes de nosso clube.
Ha uns 2 meses, durante caminhada de alguns integrantes do grupo, foi encontrado uma clareira, em local afastado, ali colocamos nossa mesa e churrasqueira, nada desmatado ou cortado, limpamos absolutamente tudo ao irmos embora.
Nos amamos aquele local, como nossa propria casa, as vezes ate arrumando encrenca com alguns que aparecem por la sem nossa supervisão.
A grande maioria de nossas trilhas são realizadas em estradas construidas para os caminhoes e maquinarios da usina, estas que com o tempo e chuvas criam erosoes sendo desativadas por eles, o solo daqui é extremamente arenoso, por isso essas estradas tornam se ruelas cercadas de canaviais.
Enfim, creio ter esclarecido alguns dos pontos . Fico a disposição
[]'s
Meu... convidem a promotora para um desses churrascos. Antes que ela proiba o uso dessas trilhas por má informação. Mostrem pra ela o vosso jeito de agir e peçam os conselhos dela. Não adianta querer mostrar algo que seja diferente do que vocês fazem normalmente.
Sobretudo, lembrem-se! Toda a ação do homem é predatória de um jeito ou de outro. O que nós temos de ter em mente é que além de preservar, temos de ajudar a reconstituir o que foi destruido. Além de não jogar lixo pela janela, devemos recolher o que outros jogaram.
Podemos (sempre com a orientação dos órgãos ambientais) replantar árvores e outras plantas nativas. Nós amamos os jeeps e a Natureza acima de tudo!...
Ao entrar na trilha, devemos acionar a tração, de modo a diminuir os efeitos erosivos. Devemos usar guincho com fita em volta das árvores, até mesmo para evitar os sulcos erosivos dos pneus.
Há uma outra ação/atitude que podemos tomar: a de levar gêneros alimentícios, roupas usadas e até ferramentas para a população que vive no mato. Médicos, dentistas e todos que integrem a comitiva, podem ajudar nisto também, prestando assistência.
Nós temos um problema na região. Os motoqueiros, difundiram entre os moradores a idéia de que os jeeps causam a destruição. O fato é que as motos são até piores! Um pneu fino abre um sulco numa encosta da serra. Um ano depois temos uma barroca intransponível. Jeep só anda onde já havia uma "estrada" (na verdade, são poucos os que vão "off road"). Motos andam em trilhas de "pedestres" e não servem para carregar mudas de plantas.
Deixo isto aqui, porque não sei se existe no Fórum algum tópico relacionado (ainda sou novo por aqui e não tive muito tempo para procurar tudo). Se não houver, vamos abrir um? O futuro de nossa atividade depende em muito dessa postura.
Eduardo Merege
14/09/2006, 07:41
Antonio,
Obrigado pelas dicas , ja estamos organizando um evento com a participação de crianças e jipeiros para o plantio de mudas nativas e concientização dos atuais e futuros jipeiros, o evento ja conta com o apoio da Prefeitura de Snta Barbara, iremos convidar autoridades e imprensa para participar.
Assim que tiver mais informações posto aqui, quem for da regiao e quiser participar será bem vindo.
[]'s
alexandre roveri
14/09/2006, 08:39
Antonio,
Obrigado pelas dicas , ja estamos organizando um evento com a participação de crianças e jipeiros para o plantio de mudas nativas e concientização dos atuais e futuros jipeiros, o evento ja conta com o apoio da Prefeitura de Snta Barbara, iremos convidar autoridades e imprensa para participar.
Assim que tiver mais informações posto aqui, quem for da regiao e quiser participar será bem vindo.
[]'s
Eduardo Beleza ?
Como sou de Sumaré essa questão me interessou muito, já faz algum tempo que não passeio por aquela região e não tenho mais contato com o pessoal dos Coyotes
Por isto levantei o tópico a fim ouvir o maior nº de pessoas possiveis e saber o que realmente está acontecendo :-| :-|
Caso tenha alguma novidade favor me contatar pessoalmente - alexandre.roveri@amanco.com !
Grato
Otávio Luiz
14/09/2006, 09:02
Há uma outra ação/atitude que podemos tomar: a de levar gêneros alimentícios, roupas usadas e até ferramentas para a população que vive no mato......
Isso nós fazemos sempre por aqui, temos o JeepNoel que foi feito em 2004 e 2005, que nosso grupo, o Curitiba4x4, organizou. Espero que este ano saia de novo... e o Jeep Clube de Curitiba e o Brick também organizam os seus "JeepNoel" a mais tempo que nós.
Nós temos um problema na região. Os motoqueiros, difundiram entre os moradores a idéia de que os jeeps causam a destruição.......
Então é por isso que tem até uma placa "estrada de colonos, proibido o trânsito de jipes" aí em Morretes!!! O local é muito utilizado por motoqueiros...:evil:
Jeep só anda onde já havia uma "estrada"
:concordo: :concordo: :concordo:
moscabranca
14/09/2006, 09:11
Tenho várias mudas de pitanga! Sou "produtor" Se precisarem, estou a disposição! Gratuitamente!
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
14/09/2006, 09:16
Antonio,
[]'s
Se queremos preservar o jeep e a nossa atividade, temos de preservar a Natureza. É uma questão de sobrevivência. Mas precisamos mostrar isso para todo o mundo. Jeep clube tem de virar entidade de utilidade pública em todo o lado. Precisamos de ser simpáticos à população, mostrando nossa atitude correta. Podemos colocar-nos à disposição da prefeitura local e dos órgãos assistenciais/ambientais. Dia de vacinação? Ofereçam-se para levar enfermeiras e vacinas aos pontos mais afastados. Inundações e outras calamidades? Podemos estar lá. Cada vez que sairmos para a trilha, fazer vídeos: com plantio de árvores, ação social, etc. E precisamos divulgar isso sempre. Se não tivermos acesso a uma emissora, podemos levar esses vídeos para o barzinho das reuniões e colocar lá para que os "hereges" os vejam. Não é demagogia, gente!... Não basta PENSARMOS que somos bons, temos de o SER e MOSTRAR!... Dentro de cada clube/associação deveríamos criar um departamento de Ação Social e Meio Ambiente.
Sempre haverá vozes "contra" os jipes e atividade dos jipeiros. Devemos contra-atacar. Mas, acima de tudo, temos de promover nossa própria "limpeza" e conscientizar os membros.
Como escrevi acima, é uma questão de sobrevivência
Jeep clube tem de virar entidade de utilidade pública em todo o lado. Precisamos de ser simpáticos à população, mostrando nossa atitude correta. Podemos colocar-nos à disposição da prefeitura local e dos órgãos assistenciais/ambientais.
O Jeep Clube de Barra Mansa é reconhecido pela Prefeitura como uma entidade de Utilidade Pública.
Temos uma forte ação social cujo evento mais representativo é a Trilha do Brinquedo que acontece em 12 de Outubro. Na ocasião, levamos brinquedos e promovemos recreção. Para esse ano, levaremos dentistas ao distrito rural de Antônio Rocha que farão atividades com a criançada visando a prevenção de cáries.
E precisamos divulgar isso sempre. Se não tivermos acesso a uma emissora, podemos levar esses vídeos para o barzinho das reuniões e colocar lá para que os "hereges" os vejam. Não é demagogia, gente!...
O reconhecimento foi graças a divulgação que sensibilizou um dos vereadores da cidade, motivando-o a apresentar o projeto na câmara. A aprovação foi unânime
Sempre haverá vozes "contra" os jipes e atividade dos jipeiros. Devemos contra-atacar.
Ai eu desconcordo. Aquela reportagem por exemplo, é coisa de repórter preguiçoso que ao invés de investigar, achou mais fácil acusar os jipeiros por conta das marcas de pneu que viu na estrada.
As vezes acontece de alguém usando jipe fazer uma porcariada e a culpa recair sobre um grupo ou mesmo o Jeep Clube do local.
Certa feita que recebi um telefonema de um sitiante reclamando que alguns dos integrantes do Jeep Clube de Barra Mansa havia destruído parte de sua cerca ao passar por sua propriedade. Acontece que naquele dia ninguém do nosso grupo havia saído ou passado pela fazenda do cara. Isso leva as pessoas a ter uma reação negativa ao grupo por conta de alguns maleducados que não respeitam a propriedade alheia, muito menos têm consciência da necessidade de preservar o ambiente que usufruimos.
Depois de tudo esclarecido, o sujeito nos pediu desculpas e disse que para nosso grupo a sua propriedade estava sempre aberta.
De toda forma, devemos ter consciência de que a atividade 4x4 causa impactos ambientais, mas é possível realiza-la minimizando esses impactos. Temos alguns bons exemplos, como o Tread Lightly (http://www.treadlightly.org/) ou os regulamentos americanos e europeus onde, por exemplo, são determinados a largura mínima de pneus para se transitar em parques nacionais. Acredito inclusive que isso não demorará a acontecer por aqui.
Em 2004 se não me falha a memória, O IBAMA negou autorização para que o Rally Travessia do Taim fosse realizado naquele parque nacional por conta da fragilidade do ecosistema e também por colocar em risco o sítio arqueológico existente.
Mas, acima de tudo, temos de promover nossa própria "limpeza" e conscientizar os membros.
Falou tudo :concordo:
Podemos resumir isso num slogam : Deixe como encontrou, encontre como deixou !
Como escrevi acima, é uma questão de sobrevivência
:concordo:
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
15/09/2006, 01:04
O Jeep Clube de Barra Mansa é reconhecido pela Prefeitura como uma entidade de Utilidade Pública.
Temos uma forte ação social cujo evento mais representativo é a Trilha do Brinquedo que acontece em 12 de Outubro. Na ocasião, levamos brinquedos e promovemos recreção. Para esse ano, levaremos dentistas ao distrito rural de Antônio Rocha que farão atividades com a criançada visando a prevenção de cáries.
O reconhecimento foi graças a divulgação que sensibilizou um dos vereadores da cidade, motivando-o a apresentar o projeto na câmara. A aprovação foi unânime
Ai eu desconcordo. Aquela reportagem por exemplo, é coisa de repórter preguiçoso que ao invés de investigar, achou mais fácil acusar os jipeiros por conta das marcas de pneu que viu na estrada.
As vezes acontece de alguém usando jipe fazer uma porcariada e a culpa recair sobre um grupo ou mesmo o Jeep Clube do local.
Certa feita que recebi um telefonema de um sitiante reclamando que alguns dos integrantes do Jeep Clube de Barra Mansa havia destruído parte de sua cerca ao passar por sua propriedade. Acontece que naquele dia ninguém do nosso grupo havia saído ou passado pela fazenda do cara. Isso leva as pessoas a ter uma reação negativa ao grupo por conta de alguns maleducados que não respeitam a propriedade alheia, muito menos têm consciência da necessidade de preservar o ambiente que usufruimos.
Depois de tudo esclarecido, o sujeito nos pediu desculpas e disse que para nosso grupo a sua propriedade estava sempre aberta.
De toda forma, devemos ter consciência de que a atividade 4x4 causa impactos ambientais, mas é possível realiza-la minimizando esses impactos. Temos alguns bons exemplos, como o Tread Lightly (http://www.treadlightly.org/) ou os regulamentos americanos e europeus onde, por exemplo, são determinados a largura mínima de pneus para se transitar em parques nacionais. Acredito inclusive que isso não demorará a acontecer por aqui.
Em 2004 se não me falha a memória, O IBAMA negou autorização para que o Rally Travessia do Taim fosse realizado naquele parque nacional por conta da fragilidade do ecosistema e também por colocar em risco o sítio arqueológico existente.
Falou tudo :concordo:
Podemos resumir isso num slogam : Deixe como encontrou, encontre como deixou !
:concordo:
Não era crítica gente... mas um alerta. àqueles que já ajudam a Natureza (e sei que turmas como a do Otávio são exemplares) parabéns! E que assim continuem sempre. Aos que ainda não se tocaram... que se toquem!
Há vozes contra, sim!... Que clamem no deserto... nós (todos os jipeiros) seguiremos em frente nos nossos propósitos!
Quanto ao slogan : Deixe como encontrou, encontre como deixou ! Talvez seja melhor ajudar a Natureza e deixar MELHOR que encontamos. Digo-vos que infelizmente, os jipeiros são poucos para consertar o que os "hereges" estragam
Em tempo... entendam certos vocábulos:
"jipeiros" = fourwheelers
"hereges" = não jipeiros
Eduardo Merege
15/09/2006, 11:20
Tenho várias mudas de pitanga! Sou "produtor" Se precisarem, estou a disposição! Gratuitamente!
Muitissimo obrigado, nos interessamos sim, assim que tivermos uma melhor definição de data e amplitude do evento, entro em contato.
Em que cidade voce esta?
Grande []
querem um exemplo disso
veja a foto!
isso é realmente F#$% eu quem tirei a foto numa trilha aqui perto de Campinas
A gente parou e tirou a lata da cabeça do coitado, mas a vontade era enfiar uma lada no pescoço do cara que fez isso.
Conheço essa trilha que o pessoal ta falando.
Realmente é uma trilha muito boa, mas nao vi nada de errado. passamos ao lado de muita mata fechada e nao vi ninguém fazer nada. Pelo menos a minha turma, mas como sabemos, tem de tudo.
é uma pena, pq lá é muito show!
[]s
A gente parou e tirou a lata da cabeça do coitado, mas a vontade era enfiar uma lada no pescoço do cara que fez isso.
Alguém jogou essa lata, mas foi o lagarto mesmo que enfiou a cabeça dentro dela. Mesmo se vc enterrar sobras de comida, do acampamento, eles cavam tudo para comer...
Mas é soda mesmo. Ô povinho difícil esse nosso...:?
[]'s
meu jeep anda sempre cheio de lixo por isso
meus amigos, que andam comigo, ja convenci a não jogar lixo no chão, principalmente nas trilhas
normalmente o pessoal é assim, mas tem gente que ainda precisa ser "educada" nesse sentido
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
24/09/2006, 07:57
Alguém jogou essa lata, mas foi o lagarto mesmo que enfiou a cabeça dentro dela. Mesmo se vc enterrar sobras de comida, do acampamento, eles cavam tudo para comer...
Mas é soda mesmo. Ô povinho difícil esse nosso...:?
[]'s
É isso mesmo, Giovani... Alguém jogou essa lata! No caso, o lagarto foi salvo graças aos trilheiros. Esse é um exemplo do que podemos fazer. Não só "guardar" o nosso lixo como catar o dos outros. São plásticos, latas e tudo o mais que encontarmos pelas trilhas. Enterrar as sobras de comida também não ajuda em nada. Geralmente, o que nós podemos digerir, não é bom para os animais, que têm de se alimentar naturalmente. Mudas de árvores frutíferas, além de preservarem o solo da erosão também provêem a fauna de alimento. Quando comemos mamão, melancia e outras frutas em casa, não custa guardar as sementes, deixá-las secar, embrulhar em guardanapos de papel (é bio degradável e solúvel) e levá-las para espalhar ao longo das trilhas. Algumas serão consumidas por pássaros, mas outras poderão vingar, crescer e fornecer alimento mais perene (eventualmente para os jipeiros também). Estive na Europa e, nos lugares mais recônditos onde esperava encontrar a Natureza preservada (afinal é primeiro mundo... não é?), não consegui tirar fotos sem que aparecessem plásticos e outros vestígios do Homem. O Planeta pede socorro!... Temos de dar uma mão nisso! Apenas deixar como está, não resolve. São muitos os predadores e poucos os reconstituidores. Olhem à volta. Catem todo o lixo que encontrarem, mas façam mais do que isso: coloquem panfletos (bio degradáveis, heim!...) para conscientizar os outros utentes, espalhem sementes, plantem e DEIXEM MELHOR QUE ENCONTRAREM.
Este, sim, deveria ser o nosso lema... DEIXE MELHOR QUE ENCONTROU!
Não basta "dar a outra face"... "Sêde como o sândalo que perfuma o machado que o corta" Sic. - Chrisnamurthy